e o arminianismo que é uma visão teológica sobre a doutrina da salvação ele tem duas tradições ou Duas Faces o arminianismo clássico que aquele que vende Jacó armínio mais raiz na dos remonstrantes são líderes arminianos posteriores a Jacó armínio e o arminianismo Wesley ano que vem mais da Visão é de John Wesley tem um R um dos mais importantes avivalistas da igreja um dos mais importantes teólogos da história recente da igreja sendo posterior a Jacó armínio não tendo vivido as pressões EA perseguição que Jacó armínio viveu ele teve tempo de refletir um pouco mais de
pensar um pouco mais de brilhante como ele era teologicamente falando ele desenvolveu algumas questões algumas particularidades a doutrina da salvação que gerou algumas diferenças entre a visão Wesleyana da doutrina da salvação e a visão arminiano de Jacó armínio eu vou aqui mencionar algumas delas e colegas divergem sobre essas questões mas eu vou começar mencionar das mais importantes no meu ponto de vista para as menos importantes Ok e dessa forma ajudar aqueles que têm dúvida sobre isso essa é uma dúvida recorrente que me fazem Então nesse Rios aqui e eu acredito que eu consigo ajudá-los a
entender melhor primeira é aparente contradição ou divergência que há entre arminianos clássicos e Wesley ano é a respeito da expiação a expiação EA doutrina fala a respeito da Morte oferecida por Jesus em favor dos pecadores e aqui nesse sentido é são duas visões os dentes Wesley sustentável o sli ano de modo geral sustentam é uma expiação governamental que Jesus morreu como um modelo de santidade modelo de obediência a Deus e aqueles que depositam ferem Jesus por essa razão então são justificados enquanto que é ar - clássicos Jacó armínio sustentava a chamada expiação expiação substitutiva Jesus
morreu em lugar dos pecadores Então são duas perspectivas eu posso gravar outros vídeos explicando melhor sobre elas então de modo geral wesleyanos acreditam na inspiração governamental principalmente os arminianos wesleyanos mais recentes Os arminianos Clássicos sustentam a chamada expiação substitutiva tá mais alinhado aos principais reformadores uma segunda questão que arminianos clássicos e o isleno divergem é sobre a justificação a doutrina da justificação arminianos clássicos sustentam a chamada justificação imputada e ela mais é jurídica Mas se for em si por assim dizer significa o seguinte que Jesus morreu no nosso lugar fez expiação substitutiva por nós em
nosso lugar e portanto nós somos justificados diante de Deus por causa da obra de Cristo mas continuamos pecadores continuamos com a natureza pecaminoso mas Deus olha para nós e ele leva em conta o sacrifício de Jesus É mas ele nos vê pecadores o Wesley entendeu de uma forma diferente ele concorda com isso mas ele meio que acrescentou a chamada expiação comunicada ou justificação comunicada significa o seguinte Jesus transfere a sua natureza justa para nós então ele a pena ele não só nos absolve da culpa mas ele transfere a sua justiça para nós então portanto somos
Santos mesmo quem então Deus olha para nós e nos ver Santo enquanto que arme não entendia de uma maneira um pouco diferente é uma terceira questão importante que divergem arminianos clássicos e Wesley ano é sobre a segurança da salvação a natureza da doutrina da segurança da salvação que é o quinto ponto do sexo de modo geral arminianos clássicos entendem que uma vez perdida salvação não pode ser mais restaurada recuperada uma vez que a pessoa cai da Graça tá perdido para sempre Wesley já entendeu diferente ele entende que ia wesleyanos entendem que é possível cair da
Graça recuperar a salvação cair da Graça recuperar a salvação por isso que de modo mais popular no meio Pentecostal e se tem um pouco Essa visão de que é possível perder e ganhar perder e ganhar arminianos clássicos entendem que uma vez perdida não se recupera mais e outras questões agora menos importantes wesleyanos por causa justamente da chamada justificação comunicada que aquela que Cristo transferir a sua natureza justa para nós se desenvolveu a chamada doutrina da inteira Santificação essa doutrina de que nós podemos ser inteiramente Santos e é no sentido pleno não não é não como
arminianos clássicos entendem e continuamos pecadores apenas ter um arrependimento somos perdoados essa doutrina uma doutrina muito particular do islamismo não é da inteira Santificação uma outra em fazer que se encontra no meio do arminianismo wesleyano é da dos Carinhos mas dos donos é o armínio não não trabalhou essas questões não teve tempo de pensar essa questão da pneu matou logia e essa é uma ênfase muito grande no meio dos wesleyanos sendo inclusive os wesleyanos os precursores do movimento carismático Pentecostal por assim dizer eu espero ter contribuído um pouquinho mais Futuramente eu gravo vídeos específicos sobre
justificação comunicado imputada sobre inspiração governamental e substitutiva e eu vou o conteúdo para que você vai aprendendo um pouco mais sobre essas riquezas da teologia evangélica e somos todos irmãos em Cristo porque ele é o cabeça da igreja Amém querida