Aula 56 MODERNISMO no Brasil parte 8 Segunda Geração Murilo Mendes

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oi eu sou goto professor de literatura e hoje vamos dar continuidade à segunda geração do modernismo em poesia nós passadas falamos sobre o contexto histórico falamos sobre as principais características de maneira geral falando um pouquinho sobre manuel bandeira as questões dele a tuberculose a forma como ele se colocava falamos sobre cecília meireles essa grande escritor e docente mesmo dela e nessa esteira do otimismo vamos falar um pouquinho sobre murilo mendes que a outro do de um dos nomes mais importantes desse período em 1901 e ele começa em 1930 publicando textos e poemas em diversas revistas
as fontes ele seguiu uma tendência no início da sua construção literária isso ele tinha influência no início da sua produção a galera do cubismo eo futurismo tentava seguir essa literatura pouco tempo depois coisa de cinco anos em 1935 um católico praticante ele começa a participar das questões religiosas e ele começa a verter por um outro caminho e ele começa a ter uma influência surrealista surrealista dele a fase mais importante da sua construção tudo bem que no final da vida dele por volta de 1970 ele vai retomar as origens faltando cinco minutos para morrer ele retoma
as origens do cubismo só que agora ele entra na vertente uma escola literária nova estava surgindo e que vamos estudar um pouco mais pra frente que se chama concretismo tudo bem bom de maneiras bem geral de em geral mesmo porque os planos no momento ele tem uma singularidade muito específica todo o problema dele aborda uma questão existencial isso é fato todo o problema dele é uma busca de equilíbrio é uma busca de romper com aquilo que destrói o mundo a busca de trazer de volta ou ou de construir três vão construir um mundo melhor pra
pessoas pra pra ele mesmo então todo poema dele trabalha com uma preocupação essencialmente existencial muitas existencial intimista e muitas vezes potencial social então essas duas vertentes não estar muito presentes na produção do milho homens ele tem uma preocupação especial com ele mesmo com a infância dele que ele foi como ele se constitui a infância é muito característico moralmente é só lembrar retoma aula do surrealismo a gente leu um poema chamado para a história uma investida de rendas tocavam piano no caos um é um dia cansada de tanto som do sino azul a cair no álbum
de retratos aquele é um poema surrealista número nem falando sobre o seu próprio passando passado falando sobre si mesmo ele vai ter uma coisa que a gente já tinha uma menina murilo ele passou a infância dele mas ele também tem uma preocupação social e tem uma preocupação especial com a sociedade com as questões que se direcionam que se ligam diretamente como manuel bandeira é aquele poema do bicho com vinicius de moraes a sua fase social e com o irmão de andrade e sua fase social também mas todos os poemas trabalham com esta vertente surrealista todos
eles trabalham como se fossem quadros do salvador dalí e é muito bonita forma como constrói essa advertência dentro do seu poema forma dele a grande maioria trabalha sempre com um contrato entre o infinito do infinito entre a matéria espírito o sagrado eo profano o ser ou não ser o existir um vivendo esses contratos estão colocados somente ele trabalha explora com uma magnitude e com uma profundidade muito bacana como já disse é dividido em três fases a primeira fase é chamada de cubismo ou experimental era que ela fala que está muito influenciado muito forçado mesmo pela
primeira vez o modernista tudo experimentalismo toda da ruptura toda pesquisa e inovação estética está muito influenciado por essas vertentes e pela memória de todos no marizão país então ele vai ter uma escrita muito experimental mesmo escrito aí até estranho só que na segunda fase dele nos 35 é o momento em que encontra um tom para a poesia dele é o momento em que a partir do surrealismo ele consegue reconstruir de em construir diversas imagens poéticas maravilhosa uma profundidade muito bacana do seu povo para que ele se encontra com o realismo ele dá um jeito do
surrealismo dialogar diretamente com o cristianismo a grande preocupação dele era reconstituir uma literatura eo pensamento cristão que deixasse conservadorismo convencionalismo atrás que ele conseguisse colocar que a pessoa mesmo que passar grave e profunda ele tem uma constituição até certo ponto barroca dentro da sua visão do cristianismo ele era extremamente religioso ele tinha essa questão crítica muito forte nele mas ele gostava de trabalhar com os contrastes com a faca com essa construção barroca misturada esses o realismo do rio - ele é uma malga mas de muitas coisas e no final da vida dele faltando cinco anos
como já disse nas 70 ele tem uma terceira fase que é uma retomada do cubismo como a mistura do concretismo que a escola literária que a gente vai estudar ainda um pouquinho mais para frente também aqui a apresentação geral do museu - quem for moralmente a constituição bem e agora a gente vai dar uma olhada em 3 paninhos demorou uns é um poema intimista um poema da infância foi mais existencial pessoal e vamos namorar em dois poemas existenciais sociais que dialogam diretamente com essa segunda geração essa geração engajada politicamente bom começar a falar sobre a
poética sobre os poemas momento vamos ver esses dois o topo pista e um dos homens os dois trabalham com uma função assistencial ele tem sal da arte principalmente nas crenças e tudo mais mas da maneira social da maneira da existência civil de assistência social em contraposição à assistência pessoal esse contraste que a gente vê o monumento trabalho começa o primeiro foi inteiro a gente comenta um pouco a gente vai produzir os homens acham incrível o utopismo ele acredita que o chama duro que todos os homens estão presos que há limites para a poesia que não
há sorrisos das crianças nem amor das mulheres que só de pão vive o homem que não há um outro mundo o modelo nem subverte o próprio sentido da palavra utopia o próprio sentido da palavra culto pista porque a utopia ser um paraíso seria um lugar perfeito lugar a ser alcançado e utopia é aquele que acredita nesse lugar perfeito é aquele que acredita num lugar a ser alcançado e luta para que esse lugar aconteça o que torna esse lugar sempre como uma bússola sempre como norte e busca esse lugar a pista é exatamente o cara que
a destruição o tô pensando que é o paraíso utopia que a miséria o turista que a fome a utopia desse mundo foi quebrada então a gente já tem uma presença de uma poça utopia uma perna de utopia muito grande e que vai citar o nosso contemporâneo homem já havia isso nesse período o tupi o o paraíso pra esse cara ele acredita que o chão duro o jogo é fértil o chão não é passível de ser engravidado de futuro passível de ser engravidado de semente de vida o chão duro chance no chão morto que todos os
homens estão presos não podem mais ser livre para esse jeito o ideal é que os homens não sejam livres e homens jovens se mantêm empresas se mantenham um é em casos numa questão de impossibilidade de transcendência muito parecido com o regionalismo ele acredita que não é basta que a poesia não é eterna depois não serve essa é a grande questão que está colocando pra gente que não há sorrisos das crianças nem amor das mulheres ele acredita que só de pão vive o homem que não há um outro mundo eu acho linda se esse final porque
está fazendo uma crítica direta a uma questão capital há uma questão monetária a uma questão de dinheiro você a arte a poesia não geram esse dinheiro muito essa questão há até ontem cerveja não tem serventia muita muita atenção que todos entendam no sentindo traído a arte não tem serventia no mundo contemporâneo porque a arte não gera lucro ou a tinta não gera lucro para fazer essa questão essa grande máquina que é a economia rodar então utopista coloca essas questões o boi motorista ele coloca que a utopia preciso jeito é o dinheiro o homem tem que
viver de pão e não tem dez poesias o homem tem que viver daquilo que ele ganha do ganha pão dentro do dinheiro não dá alma então ele está fazendo uma crítica muito ácida é muito forte a esse jeito ele está mostrando disso a utopia que foi construída é dessa maneira ele sente quebrar essa utopia a gente tem que quebrar essa questão de só monetário vale de que a poesia muito mais que a polícia não tem limite o chão é duro xampu o chão ele é ele é sempre passível de ser engravidado de futuro que os
homens não podem estar presos não podem se limitar a corrente os grilhões que criam eles no dia a dia que os homens têm de transcender essa condição os homens são livres assim como a poesia livre que as crianças são felizes que ela tem que lutar por essa felicidade que não são mais as pessoas amam o amor nas pessoas não podem ser reduzidas é muito bacana que não só de comida física não é só o dinheiro que vive o homem mas homens dessa energia espiritual e essa questão que não há outro mundo é exatamente dois lados
principalmente que não há outro mundo metafísico uma outra assistência uma vida após a morte ou que o motorista acredita que o mundo que ele está criando para a gente é o único que existe no mundo já são presenças certas na corrente a poesia não existe seria um único mundo que existe mas o topete esquece que existe o poeta que diz o artista e é esse pode ser satisfeita que cria um outro mundo disse aécio segundo ainda a quebra com esse mundo completamente já a brado já destruído pela ausência da arte e da própria alma então
esse poema utopia é muito bacana pela subversão que ele faz a palavra utopia e pela construção que faz da utopia para esse efeito também já temos aqui a questão existencial e social sendo colocado de maneira muito forte esses contrastes entre a utopia e o que é realidade entre o que é verdade é mentira tudo isso tem colocado cada um dá uma olhadinha no desenvolvem o desordem de zorba de zarqa de poesia diz música despedida do homem obeso homem de nova fome a guerra a peste a morte então o que realmente a gente que se diz
um homem é exatamente a mesma pessoa o homem é autopista dessa geração o homem é o homem reconheceu enquanto o homem é aquele que faz com que o homem pensa no lucro o homem pense na questão de que ele vai ganhar na questão de sempre econômico então o homem resolve é muito bacana a forma - o desconto é uma negação então o não homem desova então prolifera faz com que germine ausência da arte ausência da poesia ausência da música ea ausência do próprio homem porque o homem é homem no momento o homem no sentido humano
está o humano só é humano no momento em que ele tem essa concepção da linguagem artística que tem essa concepção da linguagem da poesia da música quando o homem nega assim mesmo arte ele se nega enquanto o homem bicho porque ele vive naquela questão do capitalismo selvagem ou da questão da economia selvagem onde o que interessa é conquistar conquistar e destruir os dois territórios conquistar territórios conquistar sempre o processo então e transforma o próprio homem é um animal aqui hutton pista é um animal ou tropical sujeito que não consegue transcender essa construção é bacana e
para terminar o desenvolvem resolva a fome ea guerra a peste a morte se o tesouro se o homem não consegue mais ter acesso à sua arte não consegue manter certa sua poesia o homem vive neste mundo que assutou pista criando exatamente para governar e depois para ter um poder sobre o cine esse homem depois o desenvolvem o que ele vai desovar o que ele vai criar a fome a desigualdade social a guerra a luta pelo lucro a peste a destruição entre pessoas do mesmo tempo familiar por conta desse lucro e principalmente pôr fim à morte
a morte não só física mas a morte do próprio espírito o desenvolve em destrói o homem usou em transforma o homem de novo ao pessoal do momento em que ele fala sobre a própria infância que chama menino murilo de hoje vamos terminar ainda chamado murilo menino que trabalha um pouquinho as questões são realistas o que eu quero que a gente veja mais esse problema de todos os outros é a construção surrealista eu não vou me deter muito na análise dele o que significa cada coisa eu vou fazer uma leitura geral e uma visão bem por
cima mas é preciso ter muita atenção nas imagens em constituir suas imagens na mente de vocês constituir as imagens na cabeça de vocês vejam como forma um quadro de salvador tem essa preocupação é existencial independentemente das outras duas coisas sociais que trabalham com a questão da sociedade com o social por mais que também são surrealistas esteja o desenvolvem que se desenvolvem como é constituído com aquele fica novamente como ele prefere desova todas essas coisas são extremamente surrealista aquele outro tom pista extremamente surrealista aqui a mesma questão mas é uma coisa mais pessoal é uma coisa
da infância do menino morreu o menino tudo bem então fazer uma leitura a gente comenta algumas partidas o poderoso que viaja quando entendi noite em dia quero ouvir a falta sem fim de dólares da sua alta quero que o preto velho de dólares de um concerto com as minhas primas ao piano lá no salão azul da baronesa quero conhecer a mãe d'água que no claro do rio penteia os cabelos com o pente de sete cores salve salve a rainha obviamente a piedosa a doce virgem maria como pode uma rainha ser também advogada é como se
tivesse fazendo um mosaico da infância dele um mosaico de várias questões da infância dele ele correndo pelo vento ele vivendo essa vida feliz essa vida que voa fazendo a relação do vento como se fosse um cavalo ele brincando nas cachoeiras é essa questão da manhã água essa água que se penteia essa imagem muito dela com o pente de sete cores é como uma cachoeira uma água que tentei que é constantemente citado pelo arco íris então ele tem essa imagem muito bonita aqui essa é a realização da manhã água o rio a nascente à cachoeira transformada
numa mãe água numa entidade uma personificação quer ouvir a flauta doce é como se fosse um momento da infância dele então o murilo mendes ele vai retomando todas as fases da infância como a visão surrealista com essas imagens realistas sobre a própria vida dele quero ouvir a falta sem símbolos de dolo da falta que tivesse alguém ficava por ali na infância dele quero precisar isidoro de um concerto com as minhas primas ao piano e não me lembro dessa música a musicalidade que é quase uma questão simbolista também é construída ao redor desse poema como eu
disse não quero aprofundar muito neles na interpretação dele por ela ser extremamente basta a gente ainda tem muito tempo aquilo que não vale a pena mostrar o contrário vale a pena pegar esse poema analisarem buscar interpretações diversas sobre o que significa expoema a mensagem de cópias poema mas a princípio o que eu quero deixar claro para vocês essa fase surrealista são essas imagens surrealistas que ele propõe pra gente essas construções são realistas acerca do que é o poema do que é a poesia acerca da própria infância dele como ele retome sua infância não de maneira
realista de maneira fria calculada de maneira classista mas como ele retoma sua infância sempre converso realista sempre trazendo de novo fantasia a esse momento fantasioso que é a própria infância tudo bem então por aqui ficamos com a aula sobre murilo mendes já falamos de manuel bandeira já falamos nos ensina mulheres e hoje finalizamos momento nas próximas aulas falaremos sobre vinícius de moraes e carlos drummond de andrade para finalizarmos a segunda geração do modernismo nessa no mês eu não trouxe o meu poema favorito do momento que ela para a história porque ele já está lá na
aula de surrealismo aconselho que você retornem ao surrealismo dê uma lida com aquele poema de uma olhada na interpretação que fizemos porque vale muito a pena é o pra mim foi uma mais algum momento de longe e vale a pena conhecer outras coisas que ele escreveu também tudo bem espero que tenham gostado muito nesse estado que retomem aula de surrealismo para se dar uma olhadinha na constituição na composição do para a história espero vocês lá nas próximas aulas como faremos - morais de carlos drummond de andrade então gostado chão até a próxima aula
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