pois é maxímino é a questão racial nem essa é uma controvérsia é é parte do movimento negro acredita que há uma em compatibilidade entre o marxismo e à questão racial entre entre um olhar sobre o racismo essas confiança eu acho que vem de dois lados acho que tem dois motivos para que essa desconfiança primeiro motivo é que eu acho que o motiva sempre justo é que de fato o marxismo ele foi ele enquanto método o quanto o método ele foi apropriado pela branquitude no sentido que ele foi ele foi tomado com um privilégio branco e
assim às questões raciais ela sempre passaram ao lago é de um debate mais amplo a respeito uma questão racial então em geral que a gente percebe que é que não se debate a questão racial é de com os como outros assuntos são tratados né eu acho que e sentir a importância que a uma importância que esse é fundamental a estética por exemplo ela merece mais é é mais falada e mais tratada pela estética porque é um assunto que nem todo domingo não mas é um assunto mais divulgado mais tratado é mais elaborado do que a
questão racial que pra nós e fala do brasil especial não só no brasil no mundo todo uma questão que eu acho que é o vento que sempre se coloca se recolocam o tempo todo mas enfim né então eu me motivo seria o motivo e aí eu acho que é uma questão também pertinente o próprio movimento negro ou parte dele é um desconhecimento bastante grande das contribuições existentes acerca da questão racial e que partem do marxismo onde o conhecimento mesmo que não se essas obras não são divulgadas é e não tem divulgação que merecem ou então
também porque essa ojeriza com a sola inicialmente faz com que a leitura ea busca dessas obras as contribuições sejam esquecidas sejam deixados de lado tu quer dizer com tudo isso é porque eu peguei esses dois motivos porque isso é essa esse afastamento entre as contribuições do marxismo em todas as suas dimensões ea questão racial e aquilo que inclusive do ponto de vista é teórico foi elaborado sobre a questão racial é perdem ambos com esse afastamento esse afastamento ele é ele é nocivo esse afastamento na minha concepção ele em viabiliza né o marxismo de cumprir a
sua tarefa maior né que enquanto método quanto e quanto teoria enquanto ciência da história de olhar a realidade naquilo que a realidade tem mais profundo mais concreta então isso inviabiliza não olhar a questão racial não olhar a constituição das desigualdades dos privilégios à parte da chave do racismo como elemento de compreensão de inteligibilidade histórica compromete esse papel do marxismo assume desde seus primórdios por outro lado a questão racial quando ela não se conecta com essa ciência da história levando em consideração as determinações econômicos como essas determinações elas constituem o cenário político nós constitui as subjetividades
como nós constitui a sua a todas as formas de exploração e também há as formas de opressão que estão em causa as formas de exploração é a questão racial movimento negro deixa de entender aspectos fundamentais da sua própria situação enquanto movimento negro então nesse sentido é necessário que essas duas é esses dois pólos eles eles passem a dialogar até porque ea gente tem que ser esse justo e tem que olhar as coisas uma perspectiva histórica de construção teórica é a questão racial ela sempre foi uma preocupação do marxismo ou seja a formulações a teorias constituídas
sobre a questão racial e que partem do marxismo o próprio marx forma luxemburgo lênin bauer todos eles trataram da questão racial de alguma forma é é partiram deram um ponto de partida se trataram a questão como importante o marco capital deixa isso muito evidente mas a questão é se ela tem novos contornos tem novas leituras sobre a questão racial eu quero citar algumas dessas leituras que são cruciais que eu acho que são das melhores coisas que se produziram sobre racismo é e que não são lidas em especial é pelos próprios marxistas é que reivindicam mais
um pra si e que são brancos por exemplo a obra de angela davis desde que vai também será publicada pela trabalho tente outra vez neta do português a obra já de uma obra que tem quebec parte do marxismo com o comum como fundamento ela tenha esse comportamento teórico nós temos também a stock car microfone aqui de duas de doido duas grandes figuras da geladeira stock car maicon que fizeram parte de um dos maiores ícones de um dos símbolos do movimento negro do mundo todo que que é que o partido dos panteras negras pode exportar as
lendas era um partido de inspiração marxista a gente isso aí tem que ser dita nós tivemos também o marxismo africano que lidou com as questões específicas da situação histórica econômica política em áfrica mas reivindicando o método marxista para compreensão tanto a sua realidade também como da ação política nós temos aqui um nome que eu considero que um dos grandes teóricos marxistas africanos amiga cabral amílcar cabral é um eu considero que era obrigatório quando cromar patrice lumumba e tantos outros tantos outros que poderiam ser citados aqui no brasil nós temos a obra de clóvis moura um
grande sociólogo brasileiros também pouquíssimo lido pouquíssimo estudado ou seja é é acredito eu que as grandes contribuições sobre a questão racial foram dadas justamente por aqueles que ousaram ler o racismo e todas as suas conseqüências a partir das em marxismo então pra dizer de maneira muito simples tá parecendo querer falar de classe social sem entender que essas que as classes elas são constituídas a partir de sujeitos a situações específicas e que vive na sua condição de indivíduos enquanto sujeito seus atos concretos que vivenciam a sua própria constituição de sentimentos de visão de mundo lembrar o
seguinte que quando nós falamos da exploração temos que lembrar das mulheres negras que no interior da sociedade brasileira e não só do brasil são aquelas que são mais exploradas que ganha os piores salários que fazem os chamados sido os trabalhos improdutivos que são fundamentais para a reprodução do capital mas que são aqueles que são os mais desvalorizados então é fundamental essa aproximação entre raças mais de 5 sobre o risco se entender nem uma coisa nem outra o marxismo é marxista ou o marxismo que não trata da questão racial não tá fazendo maximum inteira fazendo uma
campanha metade não entendeu que o marxismo não entender a proposta da radicalidade de pegar as coisas pela raiz e na raiz da formação social brasileira mas de todas as formas de exploração do capitalismo eu tô falando aqui é mandar acumulação primitiva do colonialismo significado disso está a questão racial se você não tem a questão racial você não pega as coisas pela raiz do outro lado também a questão racial ela não passa sem a compreensão dessas grandes determinações que a ciência da história que o marxismo constitui pretende fazer pretende ser