pra gente começar então a nossa aula de hoje mas celeste em nome de jesus nós damos graças a ti porque o senhor é que nos deu esse dia o senhor que nos dá a vida e oceanos de oportunidade nos reunimos aqui pra refletir sobre nosso lugar no teu reino sobre a nossa função sobre o uso da mente no seu serviço pedimos a iluminação do senhor em nome de jesus ea graça do discernimento para examinarmos todas as coisas e temos apenas aquilo que é bom em nome de jesus amém então gente estamos aí na crítica transcendental
de dólares já fez uma introdução ontem a isso e nós falamos sobre o primeiro problema transcendental eu vou continuar é passado rapidamente pelo que a gente examinou a respeito do produto o primeiro problema transcedental e vamos seguir em diante lembrando que essa crítica que dói ver desenvolveu é foi feita em resposta à alegação de que o pensamento filosófico a partir de pressuposições cristãs pensamento teórico a partir de pressuposições cristãs não seria possível então deve construir uma crítica ao assim chamado dogma da autonomia religiosa do pensamento teórico ea gente está apresentando o argumento que ele desenvolveu
então nós começamos lembrando esse tema central de ovos que a realidade é significado ela não é não apenas tem significado mas ela é significado porque a sua dimensão mais íntima ou a realidade mais íntima de todas as coisas é a relação que elas têm com deus e com a sua vontade então o sentido é primário em relação ao ser das coisas então é esse eram 12 colocava isso nesses termos de design o significado eu ser de tudo que é criado e nós usamos também essa ideia do prisma que novos gostava de empregar como metáfora para
falar sobre a natureza multicolorida da realidade nós temos vários livros de sentido vários níveis de experiência temporal e o próprio deus estabeleceu essa pluralidade de sentidos na nossa experiência e o toda crítica de dog o pensamento teórico passa também por essa descoberta dá da natureza modal das nossas experiências do tempo e do sentido falamos um pouco sobre essa escala modal a gente deve falar mais sobre isso aí da manhã bom abordagem de dólares lembrando a abordagem transcedental porque envolve uma investigação sobre as condições de possibilidade da experiência da realidade do conhecimento é então esse é
um tipo estilo de filosofia que nós temos aí como é emmanuel kant como nome principal é o pai da filosofia transcendental e dói do empreendimento transcendental é claro que outras abordagens podem ser usadas para desenvolver o pensamento cristão só lembrando aqui e ao implante vinícolas outro estofo tente foram muito importantes no desenvolvimento de uma abordagem analítica é a questão da de uma filosofia cristã que a gente tem uma abordagem do caso dói de uma abordagem é continental a gente pode dizer então é enfim gente pressionou emmanuel kant como eu nome central na construção dessa proposta
e falando sobre a sua visão de que é todos sabem tem duas fontes os dados brutos da experiência empírica e as categorias é da razão ou do entendimento então toda experiência com crítico acontece quando eles são plasmados a partir do sujeito é transcendental que é na verdade um ponto de referência abstrato que cante imaginou mas a partir desse centro racional essas experiências as que surgem caótica são organizadas e formatadas a partir de categorias racionais e assim nós temos experiências cognitivas nós percebemos as coisas como se localizando no espaço como se separando no tempo se desdobrando
no tempo percebemos a multiplicidade percebemos a diferença e assim por diante a forma organizada da espécie cognitiva não vem do mundo é aplicada aos dados da experiência pela compreensão e isso significa então que o centro de toda experiência competitiva ao sujeito o sujeito que projeto essas categorias e organiza o universo é importante ter isso em mente essa visão dos da experiência cognitiva como algo que é de certa forma construído pelo sujeito é um tipo de construtivismo é epistemológico a gente pode dizer 'bom dói ver tinha objeções a essa abordagem embora ele tenha adotado a idéia
de uma filosofia transcendental como agente mencionou mas na perspectiva de dólares de algumas carências nessa forma de enfrentar o problema do conhecimento que na verdade tem várias manifestações é o caso do cante apenas uma delas então a uma polêmica de dólares com o meu cante realismo que era muito forte na época em que ele apresentou os seus tema filosófico e ele mesmo por um tempo trabalhou com categorias meu cante anos então por isso há essa discussão toda sobre os paralelos entre o pensamento de doyle de essa tradição em particular então o que dói ver se
apresenta como é uma abordagem transcedental é dada a experiência do pensamento teórico a primeira pergunta que ele faz 20 começou esse tema ontem é é a pergunta a respeito da diferença entre a relação é com a realidade que nós estabelecemos no pensamento teórico e as experiências cognitivas esse sujeito objeto que são experiências ingênuos ordinários o que são dadas para usar uma linguagem da do pessoal da epistemologia reformada que são dadas com o nosso aparelho cognitivo natural então esse é um primeiro ponto de dólares 9 e achava que a crítica campeã era insuficiente porque ela assumir
que todas as experiências cognitivas ordinárias seguiam estruturalmente o mesmo padrão da reflexão teórica então como a reflexão teórica desmanche a estrutura da realidade faz uma síntese kant imaginou que toda a experiência cognitivas seguir um padrão similar daí que ele imaginou que a experiência cognitiva seria ordinária seria uma síntese de dados dos sentidos com as categorias da razão que do que o cantor estaria fazendo isso estaria vendo experiência cognitiva ordinária do jeito que o pensamento teórico funciona agora faz parte da experiência do pensamento teórico que você não consegue esgotar a realidade a partir dos recordes abstratos
que você faz a gente está com isso ontem quando eu usei o copo como referência não acho que vocês lembram disso é então o pensamento teórico de vída é o rompe a unidade da realidade fragmentada unidade da realidade e com isso não é capaz de capturar embora ele possa nos dar uma visão em profundidade de certos aspectos da experiência e não pode capturar a totalidade da experiência então digamos assim que quando você tem um exército pensamento teórico você consegue fundo mas você tem uma houve a sensação de incompletude porque não há como captar o todo
da realidade ora quando você pensa experiência com objetivo ordenar nesses termos você começa a imaginar a mesma coisa que a experiência ordinária não nos dá acesso à própria realidade que a experiência ordinária simplesmente uma organização que a nossa mente faz dos dados da experiência mas o mundo externo fica além do nosso alcance o mundo do das coisas em si daí o dia se era o termo que é kant usado no mundo dos números a gente não sabe como é o mundo lá fora a gente só sabe o mundo como está organizado dentro da nossa consciência
então que o dog diz é que essa incompletude que é própria do pensamento teórico quando é você e enxerga o pensamento é ordinário seguir segundo o padrão do pensamento teórico você começa a imaginar que ele sofre da mesma incompletude e que conseqüentemente você não tem acesso à realidade você só tem acesso a uma construção que a sua consciência faz não somente faz o dog diz que na verdade é o inverso e se essa falta de acesso à própria realidade não é um traço do do pensamento ordinário é um traço do pensamento teórico é o pensamento
teórico que rompe a unidade da realidade e que não acessa as coisas em si mesmos mas apenas conjunto de propriedades ou aspectos então isso é um primeiro problema que você tem que compreender pra entender o raciocínio de dólares é a diferença entre o pensamento ingênua ordinário ou experiência cognitiva ordinária eo pensamento teórico a experiência cognitiva ordinária é única e envolve uma conexão com as estruturas concretas da realidade o pensamento teórico é intencional e o que ele oferece não é é um acesso superior a estrutura da realidade é superior ao pensamento ordinário o que ele faz
é é aprofundar essa conexão melhor dizendo mas não exatamente superar essa conexão se a gente fosse usar uma ilustração é como um zumbi um telescópio você como telescópio enxerga mais longe mas você tem que ter olhos para enxergar sem os olhos o telescópio não serve nenhum sentido então o pensamento teórico não é um substituto do pensamento ordinário e ele é uma espécie por assim dizer de equipamento que nós usamos pra enxergar um pouco mais longe mas a gente ainda precisa nesse processo de usar todo o aparelho cognitivo natural que nos é dado então gente a
primeira pergunta como atitude pessoal e teórico se caracteriza em contraste com a estrutura é pré teórica então enfim gente eu vou rir disso apenas repetir seus pontos no pensamento ordinário as estruturas da experiência são deixadas intactas o pensamento teórico já é uma ação em ter sido intencional e controlada é uma técnica então é 11 uma ação intencional que nós realizamos em relação ao a realidade o pensamento teórico envolve mantidas entre dimensões não lógicas ea dimensão lógica é da da consciência e nesse processo diante de nós separamos uma dimensão da realidade das outras dimensões da realidade
e confrontamos com as leis da lógica para formatar aquela dimensão da experiência num discurso racional é então eu procurei está cá essa escala modal que dog escudo é construir muita gente pergunta porque dói ver desenvolveu essa estrutura que tem versões com 14 níveis ou com um 16 níveis ou até mais de onde e doyle tirou essa escala modal ser uma longa história pode ter responder perguntas depois mas existe um sentido aqui da gente não é uma lista gratuita dói me procurou de ser news vários livros de experiência da realidade e observar se existe uma relação
é de anterioridade e posterioridade entre essas esferas então e dorme e apresenta alguns argumentos para mostrar por exemplo que a esfera numérica é a base para a esfera espacial o prospecto do espaço e que os aspectos do número e do espaço são condições para o aspecto cinético e assim por diante então existe uma ordem de fundação nessas 15 ou 16 esferas no caso né existe uma ordem de fundação para essas esferas tempo é a gente nem todos os autores concordam reformar jornais concordam que a esfera física ea cinética serão esferas distintas então é carlos béque
por exemplo pensa em alguns momentos trata como uma única esfera é outro exemplo é na esfera psíquica nós temos uma divisão então o véu que é um autor que escreve sobre psicologia na perspectiva informacional o livro dele até foi publicado pela editora cultura cristã é coração e alma então ele já divide a esfera psíquica em duas sedes tinga dimensão sensitiva é de uma dimensão que seria propriamente psíquica é então enfim há discussões a respeito dessa escala modal se ela pode ser ampliada se a outras esferas e assim por diante é mas enfim o importante é
compreender aqui esse é o ponto de 2 que é possível distinguir seus vários níveis de sentido e um traço importante dessa é tipo de reflexão é que se você quiser demonstrar que uma dessas esferas é não não é realmente uma esfera distintas de outras você precisa ser capaz de descrever a linguagem daquela esfera em termos da esfera anterior então por exemplo é ao ew aconteceu um movimento entre o final do século 19 e início do século 20 na inglaterra surgiu um movimento que procurou explicar o demonstrar que todas as teses matemáticas poderiam ser reduzidas a
lógica desse movimento aconteceu alguns talvez nem ouvir falar de bertrand brasil foi um dos grandes nomes nessa isso esse esforço que foi uma espécie de longe sismo matemática pessoal procurou mostrar que o que nós chamamos de matemática é na verdade é pode ser derivado da lógica e houve um grande esforço para fazer essa elevação mas ela finalmente fracassou desistiu o esforço do loge sismo demonstra mostrar que qualquer proposição matemática poderia ser reduzido a um discurso lógico com dois e pegou essa experiência está com o seguinte o que isso indica se nós não conseguimos descrever um
tipo de discurso totalmente em termos de um outro tipo de discurso é porque eles se referem a níveis e irredutíveis da realidade então a razão porque o pessoal não conseguiu reduzir a matemática lógica é que realmente a dimensão numérica irredutível em relação à dimensão lógica ea outros é exemplo disso é você pode tentar reduzir o espaço aos números mas houve inclusive tentativa de fazer isso mas não funcionou você pode por exemplo ainda tem gente tentando reduzir a dimensão biótica da vida a dimensão física e procurando procurando mostrar que todo e qualquer processo biológico poderia ser
descrito como um processo puramente químicos existe muita gente tentando fazer isso mas esse projeto ainda não teve sucesso é e uma das dos esforços experimentais que foram tentados mas não houve sucesso nesse sentido pra mostrar que o biótico ser irredutível físico é de produzir é formas de vida por exemplo a partir de pura engenharia ou a partir de uma reconstrução do que seriam as condições originais pra é o surgimento da vida a partir de processos químicos não vivos na teoria dá a biogênese mas a teoria da abl gênios e continua sem demonstração ainda continua sem
demonstração a outros de outras dimensões da vida que pode tentar reduzir por exemplo é talvez alguns de vocês têm ouvido falar de antônio grande é um grande pensador marxista é um dos fundadores do marxismo humanista que está é uma das bases para o euro o comunismo depois da segunda guerra mundial e então antónio grande tem até uma influência grande no brasil e se você pesquisar o pensamento grande sobre história e sociedade o grande era contra a idéia de uma sociologia científica distinta da história porque nós vamos falar sobre isso depois o grande pensava como outros
pensadores marxistas que todas as estruturas da vida social são produtos do processo histórico até através da construção é é que o homem faz de si mesmo das suas instituições é por meio da sua ação cultural criativa é que nós temos as formas sociais é como a família é o estado e os critérios para as relações entre as pessoas e todas as relações sociais são construídas historicamente segundo grande então ele achava que a sociologia quando ela tenta descobrir leis não históricas das relações humanas leis que são independentes do processo histórico ou que são gerais leis universais
como se encontrem por caio por exemplo na opinião ou no ouro fino a sociologia funcionalista americana na opinião de é de grande o que você está fazendo neste momento é naturalizar estruturas sociais que foram inventados pelo homem que poderiam ser feitos de um outro jeito quando você fica esperando encontrar leis sociais permanentes e isso faz parte da visão marxiana é de que da crença de que seria possível revolucionar a sociedade reconstruir a sociedade com uma estrutura social é completamente diferente do que nós temos hoje então na opinião dele é não pode existir uma sociologia autônoma
em relação à história você tem que demonstrar no final das contas que a sociologia que se faz neste momento é a sociologia de como as relações humanas se constituíram historicamente até essa altura isso é curioso é muito ciosos acabaram rejeitando essa ideia porque existem princípios universais para organizar as relações humanas que não são redutíveis ao processo histórico mas é interessante que se encontra em vários momentos na história do pensamento esses esforços de provar que uma dessas cores na verdade é ilusória que na verdade uma dessas dimensões é uma invenção nossa mas não é estruturante e
conseqüentemente ela pode ser descartada ou explicado em termos das outras dimensões estão aí como eu disse pessoal tentei explicar a matemática em termos da lógica ou tenta explicar a experiência psicológica em termos puramente biológicos como você encontra em fraude por exemplo ou você pode tentar explicar que os processos sociais ou processos econômicos são na verdade construções históricas e é isso é um historicismo você pode tentar provar que há um sistema jurídico por exemplo é a sé não reflete um padrão de justiça é super histórico ou mesmo além da sociedade então do sociologista jurídico existe essa
crença de que as há o sistema de laser é sempre uma forma de organizar a vida social até certa altura mas no final das contas a ciência do direito pode ser esgotada por meio da sociologia ou você tem também a tentativa de explicar todos os processos vitais como processos puramente físicos nas formas é é naturalista de biologia e assim por diante há várias manifestações desse mesmo padrão que procura reduzir legal algumas dimensões da realidade o que o dog procuraram enfatizar que se você percebe que uma dessas dimensões da realidade resistir a redução uma outra dimensão
então deixa uma queda por assim dizer assuma inclua isso na sua equação teórica e com esse tipo de abordagem que chegou à conclusão de que a gente tem pelo menos 10 15 ou 16 as esferas de sentido ou níveis de sentido e consequentemente são níveis exploratório diferentes é por isso que eu usei aquela ilustração do copo é que a gente pode tomar um copo examinar sobre vários anos dependendo da sua especialidade do campo de ciências e trabalho então o que o ponto de dose é que nós temos todos esses de experiência quando nós é estamos
trabalho operando no nível da da experiência ordinária o ingênuo nós captamos as coisas na sua integralidade com todos esses níveis sentido combinados no pensamento teórico a gente usa uma dessas funções que a função lógica e é pra estabeleceu fazer a análise que eu disse e estabelecer a distanásia do sentido ou seja separar esses níveis de sentido e aí eu uso essa função loja como se eu é tirar cielo do lugar por assim dizer e fizesse um confronto dessa função com uma outra função então a gente pode pensar aqui por exemplo estão chegando a 7 aí
sim ótimo então é como se a gente fizesse por exemplo o seguinte a gente é toma aqui a dimensão lógica estabelece uma antítese entre essa dimensão lógica ea dimensão social então a gente usa as categorias da lógica que são próprios para fazer a análise ea gente separa o aspecto social da experiência dos outros aspectos da experiência e não apenas a gente faz isso mas a gente procura dizer lhe o que seriam leis propriamente sociais ou princípios propriamente sociais distinguir esses princípios de outros princípios os princípios econômicos ou lingüísticos ou históricos por exemplo e aí com
isso nós construímos o que se chama sociologia por exemplo é assim que se constrói a sociologia a gente a atua intencionalmente a partir do aspecto lógico pra destacar o aspecto social explanar os processos sociais e uma ilustração ontem é diferente né os ilustração do da física a gente voltasse aqui ó então o que seria no caso a descrição mata é física de uma dimensão da experiência é a mesma coisa você toma o aspecto tomar um aspecto lógico tomar um aspecto lógico e realiza uma ação lógica intencional de análise distinguindo a dimensão física das outras dimensões
e procurando identificar processos é fisicamente qualificados de escrever esses processos com o discurso lógico então assim a gente tem a física teórica né então o que é é a de estágio do sentido é a abstração a gente recorda uma série de propriedades da stasi da realidade para formar conceitos lógicos então pra fazer um pensamento teórico funcionar gem nós temos que reconhecer a diferença dos sentidos idade se você não for capaz de distinguir a diferença entre as coisas e entre os níveis platónicos você não pode produzir a multiplicidade de ciências que a gente tem é hoje
tensão é uma é uma no resultado da nossa capacidade analítica mas também um resultado da pluralidade de significado que a própria realidade apresenta deus essa ilustração né da física de cidade igual massa sobre volume que nós temos ali uma relação lógica é de igualdade e diversidade ea razão de massa e volume mas essa relação lógica trabalha com um outro conteúdo que não vem da lógica que vem da dimensão física da realidade que a existência dessa proporção nas na dimensão física da experiência dessa proporção está lá toda vez que você encontra densidade e densidade sempre reflete
uma ou sempre é igual a uma razão de massa e volume e é assim então o que a gente faz é é tomar essa dimensão da experiência identificar essa estrutura que não é lógica e dá uma forma uma formatação lógica é na nossa explicação dessa dimensão então gente olha quem não sabe nada de física certamente sem o saber experimenta objetos que tem densidade e sem saber experimenta que a densidade desses objetos é sempre igual a razão da massa do volume ele pode não saber disso mas é parte da estrutura da realidade agora splice tarefa estrutura
que a gente lida com ela usando categorias lógica e isso é um pensamento teórico agora quando é que você conhece o mundo físico você não conhece o mundo físico é em primeiro lugar onde você tem a teoria física você conhece o mundo físico entrando em contato com o mundo físico quer dizer porque são possíveis experimentos práticos para identificar o que a gente chama de densidade e pra experimentar o peso das coisas e o tamanho das coisas o volume assim por diante é porque essas experiências são possíveis e que a teoria é possível então lembro que
eu falei do olho do telescópio o pensamento teórico não descarta a necessidade do pensamento ordinário você continua usando os olhos para olhar através do telescópio a ele que o telescópio que ajude a ver mais longe então o pensamento físico tempo inteiro supõe o nosso contato com as realidades na sua integralidade na qual nós temos experiências físicas ea partir disso então vem o pensamento teórico então é um erro tratar o pensamento teórico como se fosse um acesso à realidade que descarta o pensamento ordinário então a gente só coisas ponto do dólar hoje é que o pensamento
ordinário é o dado supremo pra toda a teoria do conhecimento de toda a teoria filosófica que não lida com esse esse dado como a fonte de tudo saber deve tá errada nos seus fundamentos bom então é resumindo a pergunta é né o que na estudante técnica de pensamento teórico nós abstraindo das estruturas da realidade empírica e como nos são dados na experiência ingênua e como essa abstração é possível essa resposta de idosos no pensamento teórico e faz recortes você e reconhece aspectos da realidade modalidades do sentido as estruturas da realidade empírica são experimentadas na sua
integralidade no pensamento ordinário no pensamento teórico agente capta os recordes então as estruturas da realidade não são integralmente capturadas na abstração teórica elas são pressupostos na abstração teórica gente isso tem uma implicação muito interessante é que pra cá 2 verde ter o pensamento teórico não é capaz de acessar a realidade independente da experiência cognitiva em geno a fonte da nossa experiência do real não é a teoria é o contato com as coisas na sua é concretude na sua integralidade isso tem uma série de implicações vou trazer uma que é muito importante tem a ver com
o nosso segundo problema transcendental como é que o homem pode conhecer o homem na visão de dólares você só conhece o ser humano no contato direto com as pessoas na sua integralidade mas o tempo ciências humanas temos as ciências humanas podem aprofundar várias dimensões nós saber sobre o ser humano mas elas não não nos dão o conhecimento da realidade do que é o ser humano porque o conhecimento da realidade das coisas do que é o ser humano é dado na experiência direta ordinário isso se aplica tecnologia também a teologia não é capaz de nos dar
ocorre o contato com a realidade de deus a realidade deus encontrada na experiência ordinária no nível da experiência ingênua que é onde a gente encontra as estruturas realmente na realidade o que a tecnologia nos dá a capacidade de aprofundar a nossa compreensão dessa experiência mas ela não pode nos dar essas experiências ela trabalha a partir dessas experiências então o pensamento teórico sempre tem que ser imaginado como um servo da experiência concreta da realidade e não o inverso nunca se deve pensar no pensamento teórico como algo capaz de substituir a experiência cognitiva ordinária ele só pode
aprofundar sofisticar mas ele não pode superar essa experiência não lembro que eu falei também de novo do telescópio você talvez usando reflexão teológica pô talvez você possa enxergar mais longe na sua compreensão da escritura de deus e assim por diante mas veja só se você vai ser capaz de ver a deus ou não ainda e isso está além da tecnologia está além da tecnologia se você não vê a deus não vai te fazer ver a deus mas se você consegue reconhecer a deus então a tecnologia pode te ajudar a purificar melhorar essa sua compreensão das
coisas por outro lado é se você não reconhece a deus é o telescópio por assim dizer da teologia não vai resolver seu problema então existe um risco de a gente coloca também para o teólogo é do teólogo imaginar que o seu acesso a deus seu acesso a deus é dado pela teologia não seu acesso a deus não é dado pela teologia seu acesso a deus é dado pela iluminação do espírito santo que abra seus olhos para reconhecer a realidade de que deus é no nível da experiência ordinária ingênua deus ilumina o seu aparelho cognitivo natural
que ele mesmo e por que implantou em você ou com qual você foi feito é isso que deus ilumine o pensamento teórico é um seguro é uma segunda actividade que é feita sobre essa a partir disso ou se a gente fosse colocar o sistema se você trabalha sobre o trabalho divino eu estou fazendo analogia que com a tecnologia você se compreenderem que isso é muito importante essa discussão de drogas têm implicações para como a gente pensa a estrutura da teologia também mas vamos para o segundo problema transcendental é uma vez que distinguir estas duas formas
de entendimento e compreender o que é o pensamento teórico agora surgiu essa é outra questão quando você separa uma dimensão da experiência das outras e confronta se admire dimensão com as categorias lógicas para formular conceitos lógicos a partir de qual o reconto de referência você sabe como conectar as duas cores a partir de qual ponto de referência então essa é a questão então gente o objetivo dessa relação de antítese teórica que a gente chamou de gay restante dodge chamava assim é a síntese então você não separa a dimensão física das outras menções para deixar lá
você separa para fazer uma síntese com as categorias lógicas e formar conceitos de teoria física ou por exemplo citou o caso da sociologia se você isola as admissões o aspecto das relações sociais para encontrar a lógica social que você está querendo fazer com isso se quer formar conceitos sociológicos ou seja conceitos a partir de categorias lógica sobre a dimensão social da experiência você quer conceptualizar o que é não lógico ou seja aquilo que são outros níveis de experiência agora a síntese teórica precisa relacionar esses dois aspectos como a unidade radical como ser humano pode saber
como descrever em termos lógicos uma dimensão lógica é porque em algum ponto na sua consciência essas duas dimensões estão unificadas ele sabe como fazer como fazer isso eu usei a ilustração ontem do tradutor né você fala inglês a outra pessoa fala em português você precisa de um mediador alguém que sabe português e inglês e que sabe com a conexão que uma palavra tem com a outra vai traduzir aquele significado pra você então existe um ponto de convergência na verdade foi um ponto de convergência então administração da água o sujeito de design e de outro você
não sabe o que significa não pode ajudar o cara mas aí esse termo médio tradutor chega pra você diz o seguinte olha ele precisa de água que está com sede o que na verdade unifica a experiência do sujeito que fala inglês e eu e você é porque para além da linguagem vocês têm um ponto de convergência com o ponto de convergência que são seres humanos e sabe o que sabe o que é ter sede então como você compartilha da mesma natureza que a outra pessoa você consegue encontrar um e se essa conexão você consegue enfatizar
entender o que ele está sentindo uma vez que as palavras sejam traduzidas ou a frase seja traduzida não pensa no seguinte para você saber como a dimensão lógica e uma dimensão não lógica se conectam tem que existir um termo médio um tradutor alguém que sabe de que forma essas duas dimensões estão conectadas a dizer em outras palavras é que a gente só consegue isolar duas dimensões e conectar essas menções porque a gente já sabia que elas estavam conectadas antes isso é um ponto muito importante pra ilustrar isso vou citar uma coisa que você encontra nos
pré socráticos que é uma discussão epistemológica muito interessante eles fazem o seguinte pergunta por que quando eu vejo o fogo eu sei que o fogo é fogo por que então um sujeito diria o seguinte eu sei que o fogo fogo porque eu tenho dentro de mim o oposto do fogo que é a água então por isso eu sei que é o fogo e outro filósofo assim não é o contrário eu sei que aquilo é o fogo porque eu tenho dentro de mim o fogo então por que eu tenho dele o fogo reconheceu aquilo que está
lá fora como fogo três antes a forma de colocar né a discussão e tecnológica mas o ponto é bem e se você pra reconhecer o objeto você tenha que associar o objeto com algo que está dentro de você não é assim que se aprende línguas você não precisa associar aquelas palavras em inglês com alguma experiência que você tem isso não é um recurso e mónica às vezes as pessoas querem memorizar uma idéia ela ser tão conectar aquela ideia com alguma outra coisa que faça sentido então a gente aprende cinco conexões o conhecimento se constrói por
conexões que dorme está dizendo é o seguinte é que nós temos um conhecimento intuitivo da unidade e da diversidade do todo da experiência é por causa disso que nós somos capazes de separar uma dimensão do sentido da outra e depois confrontar as duas é porque de algum modo as duas já estão em nós então significa que para você ter uma uma é teoria do conhecimento que explique como nós podemos compreender todas as dimensões da experiência só existe uma solução para isso é que todas essas dimensões da experiência de algum modo têm que estar dentro do
homem de algum modo elas têm que estar dentro por isso a gente consegue reconhecer e distinguir todas as experiências é um depois vou citar esse sujeito pico della mirândola um é é um dos principais pensadores do no início do renascimento é do século é 15 escrever um discurso sobre a dignidade humana em que ele faz uma ele praticamente dizer que a gente tá tá falando mas com uma linguagem narrativa muito bonita ele falou o seguinte que quando deus criou o mundo e fez um mundo com vários várias esferas várias ordens em cada esfera de as
colocar uma criatura e assim ele povo ou todo o seu universo no final de tudo ele queria criar um ser que fosse capaz de contemplar toda obra que ele fez mas quando ele olhou o mundo não existe um lugar para colocar esse essa criatura que todos os lugares são ocupados então deus resolveu fazer uma criatura sem lugar o que essa criatura sem lugar é uma criatura que tinha dentro dela as sementes de todas as esferas de toda a criação todas as dimensões estavam dentro dessa criatura e essa criatura não tem um lugar específico de modo
que ela poderia escolher onde ela ia ficar quem essa criatura o homem é o homem então é aquele ser que ele pode escolher se ele quisesse eu como um anjo ele pode ser como um animal feroz como uma besta porque tem as sementes de toda a realidade nele isso é uma forma muito interessante de dizer algo que doeu está colocando o homem consegue reconhecer todos os níveis de significado da realidade porque todos os níveis estão concentrados nele por isso ele consegue se o homem fosse uma alma racional ou seja se ele fosse feito dessa matéria
por assim dizer ele fosse basicamente razão ele nunca consegui entender o que é não razão como por exemplo a experiência sensorial e curiosamente é isso que o cante faz que conhece diz que o todo o conhecimento é fruto de uma síntese da experiência sensorial com as categorias da razão mas quando ele vai dizer o que é o ponto de convergência que junta tudo ele disse que é é um erro racional é é a razão de outro nós temos é o mundo externo a razão fica e com possível então ele postura que existe o mundo é
dos números que a gente não tem acesso por meio da razão então o problema é que se o homem for essencialmente racional as outras dimensões do sentido ser um mistério para ele se ele foi essencialmente psicológico as outras dimensões sentido ser um mistério para ele se o ser humano fosse essencialmente estético as outras dimensões sendo um mistério por que o homem consegue reconhecer e correlacionar todos esses sentidos porque ele é todos esses sentidos então resumindo aqui algo que eu vou apresentar em termos o argumento mas eu quis antecipar para facilitar a compreensão então gente a
questão é o ponto aqui mediano que é um ponto aqui mediano lembra da ilustração de arquimedes né ele dizia é um ponto de apoio moverei o mundo e dói e usou essa imagem para falar sobre o pensamento teórico que é um ponto de apoio é aquele ponto fixo a partir do qual você pode realizar uma movimentar um objeto pesado né eu não sei se de um ponto fixo além de de uma arte então a questão é a seguinte qual é aquele ponto no homem a partir do qual ele pode por assim dizer erguer a totalidade
da sua experiência comitiva com esse ponto do homem ponto chave que dá pra ele uma posição privilegiada a partir do qual a totalidade da experiência pode ser captado então dói dizer o seguinte não é o pensamento teórico pensamento teórico não dá isso porque porque o pensamento teórico recorta dividir a realidade pega um pedacinho o pensamento teórico trabalha com recordes como a partir do pensamento teórico você vai capsi capaz de mover total da experiência cognitiva não é o pensamento teórico que nos dá e se as condições para o acesso à integralidade da realidade então o que
é afinal de contas o ponto aqui mediano essa é a pergunta do dói dizer que não é a razão outro tema importante do dólar e eu um arquivo ou a referência ontológica do ego ou do self que é aquele ponto aquilo que ele usa como base para explicar o todo da realidade nós vamos falar sobre isso contexto agora a gente dorme já ataca nesse ponto o orgulho da razão quando o homem acredita que o pensamento teórico é o ponto aqui mediano do conhecimento ou seja essa chave ou esse ponto de referência privilegiado a partir do
qual a totalidade da espécie cognitiva pode ser é abarcado se a gente trata o pensamento teórico como ponto aqui mediano então a gente trata a explicação teórica como a medida do conhecimento agora se a gente trata a explicação teórica com uma medida do conhecimento então nós vamos tratar os produtos da explicação teórica como suficiente para dar conta de toda a realidade então o que é tratar o pensamento teórico como pontuar que mediano vou dar um exemplo disso é como um físico materialista o naturalista que acredita que é possível construir uma teoria física de tudo e
que todas as coisas podem ser explicadas em termos puramente físicos isso significa que a vida pode ser explicado assim a psicologia pode ser explicada sim mas também a cultura humana poderia ser explicado assim como uma coisa puramente material do que é isso o cara pegou uma abstração teórica que é essa síntese da dimensão física com a dimensão lógica é uma teoria e trata essa teoria como a chave capaz de explicar tudo o que ele fez nesse momento ele por um lado absolutismo pensamento teórico e fez do pensamento teórico e mais importante do que a experiência
ordinária que cá a integralidade da da vivência humana ele trata o pensamento teórico como superior mas além disso quem está fazendo está tratando a dimensão física da realidade que a dimensão que ele abstraiu como sendo a origem de toda a realidade ou mark doyle usava o termo arqueiro para falar sobre isso a origem de tudo então toda vez que você toma a explicação teórica preferida que você tem como a chave para explicar o todo da realidade você não apenas confia no pensamento teórico como sendo a chave do conhecimento e assim confia nas suas obras que
o pensamento teórico é uma ação intencional mas também você confia naquela dimensão que você abstrair da realidade como sendo a origem o ar que o princípio explanatória de toda a realidade hora a gente já estudou isso lá atrás quando falei do rock house o princípio que você considera como originam ante e capaz de dar sentido pra toda a realidade e isso eu quero estoque chamada de que o divino o divino então o que é um orgulho da razão orgulho da razão é quando um cientista acha que o campo disse explicação teórica de lhe dar um
acesso à realidade superior a experiência ordinária e ele trata dimensão teórica que ele abstraiu como a fonte das outras experiências então eu citei o caso do físico isso poderia ser aplicada um sociólogo então você tem o pessoal aí que é da área de sociologia por exemplo que acredita que a partir de leis sociais você pode explicar o comportamento é é individual psicológico do ser humano você pode explicar todas as experiências cognitivas então o assim chamado programa forte da sociologia do conhecimento é defendia isso que toda a experiência subjetiva pode ser reduzida processos sociais é você
pode chegar à conclusão então que o sistema jurídico pode ser reduzido a a estrutura social e assim por diante o que você está fazendo neste momento você está nesse momento tratando o pensamento teórico como o ponto aqui mediano como a chave pra interpretar é é a realidade né o ponto de arquimedes e você está tratando a dimensão social da experiência como a origem do sentido e por isso a dimensão jurídica a estética à psicologia o saber a linguagem pode ser reduzidos a processos sociais ou seja a dimensão social da experiência tem uma função divina no
seu pensamento ela tem a função de deus é a origem do sentido então o problema que isso proteger era que o dog de destaca bastante é que o que aparentemente na cabeça do do pensador reducionista é um enriquecimento teórico é na verdade um empobrecimento porque se você trata por exemplo a dimensão social como o suficiente para explicar todas aquelas experiências humanas que eu mencionei o conhecimento a lógica as emoções e assim por diante só se realizam o procedimento como esse você na verdade está tirando as cores da existência lembro que eu disse que a experiência
humana pole coppoli cromática tem várias cores vários tons então você quer eliminando tonalidade empobrecendo na verdade a vida humana e você começa a pensar com essas categorias então é muito comum encontrar um sujeito que começa a estudar sociologia começa a pensar que tudo é resultado de estudo das estruturas sociais onde como as redes sociais funcionam geralmente treinamento historicismo junto na sociologia contemporânea ea esta altura o sujeito começa a pensar que os princípios morais são produtos um subproduto de relações sociais não existe uma dimensão moral que transcenda as leis sociais a nossa moralidade é produto do
ordenamento social aí o sujeito começa a achar que todas as a moralidade é construído em relativa à determinada sociedade e é isso começa a gerar uma crise moral que começa a duvidar da possibilidade sentido de ética não sendo de uma forma pragmática e aí ele pode entrar numa crise comportamental ea gente encontra isso muito né é comum encontrar jovens e que aprender um certo comportamento e depois que eles entram na universidade eles acham que não existem leis morais afinal de contas que tudo é relações sociais ele acha que ele pode quebrar na sua vida relacional
nossa vida moral amorosa todo tipo de regra moral porque isso vai fazer nenhum mal pra ele é esse o único mal é um preconceito que vai sofrer eventualmente por causa desse posicionamento que ele assumiu e ea vida do sujeito empobrecida porque toda uma dimensão da sua experiência é dissolvida por causa do que o pensamento teórico não pensou em teórico vamos lá por causa da absolutização dos resultados do pensamento teórico então esse é o problema do orgulho da razão a razão achar que quando ela faz uma abstração ele encontrou divino não encontrou divino ela recortou uma
dimensão da realidade o que ela encontrou é menor do que o que ela tinha antes ainda que seja digamos assim como o olhar do telescópio né enxerga mais longe mas olha vamos lá você tiver um telescópio bem poderoso que seja capaz de capacidade de observar os planetas ali e depois de júpiter ali pra frente imagina você com três cópias e muito poderoso que gosta tanto disso que aí você prega interscope de si em cada olho seu então agora você tem uma supervisão não é isso que você é capaz de chegar a até plutão tem nada
você tem que levantar de manhã em que no banheiro você tem que comer você tem que abraçar sua mulher como você vai fazer isso como telescópio que aumenta 400 vezes nos olhos não vai funcionar vai funcionar obviamente não vai ter que tirar o telescópio do zóio e voltar pra experiência ordinária que é onde a vida funciona então as nossas obras atenção às nossas obras e o pensamento teórico é uma obra não podem substituir aquilo que nos foi dada que a graça então pensa em termos teológicos sobre epistemologia o que significa que você não pode colocar
o resultado do trabalho humano os produtos os artefatos intelectuais que nós produzimos acima da experiência cognitiva natural que deus já nos deu com a criação não existe uma significação teológica que estão abrindo um parênteses pra fazer uma ponte que a aula de teologia na estrada falando de filosofia vai fazer uma ponte aqui a gente fosse um paralelo uma analogia entre o que eu tô falando em epistemologia com a nossa tecnologia é formado por quem diria que a justificação epistêmica não é pelas obras a experiência cognitivo não é pelas obras a experiência cognitiva é graça é
dádiva é faz parte dos dons da criação e da nossa experiência de graça comum mas vejam só a atenção para isso não é que a gente não deva ter obras ou seja realizar o pensamento teórico mas aí eu vou chamar o apóstolo paulo para me ajudar pela graça sois salvos mediante a fé é isso não vem de vós é dom de deus não de obras para que ninguém se glorie mas depois e diz assim pois somos feitura sua criados em que jesus para as boas obras que de antemão preparou pra quem das nelas o que
a gente pode dizer com isso acho que devo uma falha aqui no nosso projeto tá funcionando aí ok pode ser uma imagem enfim é fazendo uma analogia então esse é um ponto é que as obras têm sentido quando elas são uma resposta aquilo que nos foi dado ok e não quando nós trabalhamos como se a graça de deus estivesse ausente e nós fossemos os autores das nossas boas ovos não quem é o autor é deus tão atenção quando se tem uma epistemologia que trata o homem como o autor autônomo do seu conhecimento é sempre tecnologia
anti cristã você tem que ter uma tecnologia como cristão que explique de que forma a sua atividade cognitiva intencional responde a experiências cognitivas que não são dadas essa é a ordem correta do ponto de vista que a gente está apresentando aqui ele é o ponto de vista do rei verdiano é assim como o fariseu não supõe a graça divina e acredita nas suas obras para ter o acesso a deus então esse hybris orgulho então o orgulho da razão é imaginar que o conhecimento é um produto dos seus da sua actividade intencional e não de condições
cognitivas que deus nos deu e isso ea partir das quais a gente vai trabalhar a gente ainda tem que ir ao jardim gente mandato cultural está deus deu jardim colocou hoje no jardim mandou a gente guardar o jardim e cultivar o jardim esse é o nosso mandato não tem algo para a gente fazer tem mas a gente trabalha no jardim que já foi plantado de trabalho jardim foi plantado então a suposição de que o acesso à realidade divina vai ser dado por meio do pensamento teórico e que o pensamento teórico é a chave pra o
contato com o real é orgulho pecaminoso produzem então o reducionismo teórico já existem alguns exemplos de reducionismo teórico e parei pra vocês nós temos aí o materialismo por exemplo que tem eu tenho sua versão e marciana tem a sua versão meu davi nista um exemplo de biologistas foi um movimento vitalismo é dog interagiu bastante com isso porque davi um pouquinho de filosofia vitalícia que tratava a vida como um princípio substancial independente da matéria existe inclusive teorias vitalícias novas surgindo que vão dizer que a origem do universo e da matéria como nós conhecemos é a vida
e não o oposto não é que a vida veja matéria mas a matéria resulta da própria vida que é visto como um princípio abstrato independente nós temos o psicologismo então o físico rs mar por exemplo que era inclusive é foi contemporâneo de einstein e omar pensava sobre é a os átomos que eles eram ficções que na verdade a única realidade existem experiências psíquicas e as nossas teorias físicas procuram explicar na verdade essas experiências psíquicas mas atuamos por exemplo não existem como objetos concretos na época dele ainda dava para pensar isso mas depois se mostrou que
objetos físicos existem sim e particularmente não enfim já se decidiu que ele existiu mas é particularmente o átomo o ovo demonstrações empíricas da da existência do átomo contra a tese psicologia do mar então veja só eu reduzo reducionista variados aqui a gente tem um físico que não era mata materialista era psicologismo e achava que tudo era experiência sensorial que não existe matéria como uma realidade externa nós temos o historicismo que têm suas ou manifestação em hindi uti tem e reggio em marx vemos torcida também nós temos em rixas corte o historicismo nessa ideia de que
não existe verdade teórico norma universal tudo é relativo ao conselho contexto histórico na antropologia cultural a gente também tem uma o historicismo tudo é relativo à construção cultural local nós temos o fim da smo também o pessoal que acha que nenhuma ciência pode nos dar verdade sobre um só teologia então que a tecnologia de certo todo mundo tem que ninguém pode discordar é do que o teólogo está dizendo então isso levo que o fundamentalismo ideológico a forma de fidelização né nega as outras experiências cognitivas que nós temos que deus também nos deu o ok a
criação é boa ea redenção no destrói a criação então você tem que dar um jeito de correlacionar a experiência de conhecimento por meio da bíblia com as outras experiências e conhecimento e se não tem não é cristão ignorar os outros poderes cognitivos e dizer assim não só preciso da bíblia meu irmão não mesmo não por exemplo a ler a bíblia você não precisa de seus sóis preciso não precisa então você precisa de outros acessos cognitivos a realidade além da fé então tá errado esse negócio de querer ignorar os outros peões cognitivos a questão é como
com relacioná las essa é outra questão e aí a filosofia do dólar inclusive uma forma de ajudar a gente a fazer isso hoje sismo mencionei antes em frente ou em e bertrand brasil então o rasgar a idéia de que o raciocínio matemático poderia ser reduzida lógico o sociologista em br por exemplo então a religião é visto como todo social identificada com a ampla nas relações sociais enfim há muitas outras formas de reducionismo que a gente encontro entoando reducionismo envolve o mesmo procedimento a pessoa coloca confiança na razão como a fonte da verdade e coloca aquele
objeto que ela está estudando como a fonte do sentido então esse é o mesmo procedimento sempre esse é o procedimento errado que está fazendo esse momento fazendo um ídolo de pau ea juliana e enfrente o seu ídolo de paulo que a sua teoria sobre realidade não pode fazer isso então o sismo científicos nascem de um sentido de totalidade inadequado o que a crítica transcendental deve fazê lo deve identificar então qual é o verdadeiro ponto aqui mediano que não é razão então isso significa que a gente precisa falar sobre o conhece te a ti mesmo faz
uma citação de dólares bem interessante é daqui a pouco mas enfim a busca do ponto de síntese quando nós estamos conectando a dimensão uma dimensão biológica com a dimensão não lógico dimensionou lógica com a lógica é uma música filosófica de autoconhecimento na verdade eu antecipei um pouco a questão processo seria o quadro né mas a busca do ponto aqui mediano do conhecimento é a música do da identidade humana é a busca de saber quem eu sou afinal de contas o que é esse lugar dentro de mim a partir do qual eu consigo enxergar a coerência
estrutural da realidade e conectar uma coisa com a outra essa busca desse ponto aqui mediano dogma de direção concêntrica do pensamento teórico a gente poderia chamar também de direção convergentes do pensamento teórico então essa pergunta qual é esse lugar em mim que me habilita a fazer sínteses teóricas que lugar é esse aqui eu faço a situação que dodói para atingir a unidade última da consciência na qual participamos da totalidade do sentido ea partir da qual realizamos a síntese teórica precisamos dirigir o pensamento para o ego pensante com essa constatação da verdade minha de um crescimento
com doyle chamou essa forma de reflexão de direção concêntricas do pensamento teórico bom então o que a direção consciente do pensamento teórico na verdade a pergunta sobre o que é o eu que pensa kant achava que existe um ego lógico transcendental a partir do qual se sintetiza os dados brutos da experiência com as categorias lógicas mas esse está errado seu ponto de drogas esse centro a partir do qual se sintetiza o lógico cronológico não podes estar preso nesse pólo nem preso nesse pólo ele não pode ser lógico transcendental e não pode ser não lógico e
tem que ser algo que transcende tudo isso não case e eu pensando como o pensamento teórico é de estático porque ele rompe a unidade da realidade não faz sentido buscar o eu por meio do pensamento teórico olha só que davies descobriu se o pensamento teórico rompe a unidade do real e os self o eu a partir do qual a gente faz sínteses teóricas transcende essas divisões então não vou encontrar o meu eu buscando nessas divisões a sociologia não vai dizer qual é o ponto da síntese teórica o self que é o ego a sociologia não
vai dizer isso a psicologia não vai dizer isso a filosofia moral não vai dizer isso a física não vai dizer isso e assim por diante a situação aqui de um filósofo judeu chamado e bryan fechou que tem um site muito similar no livro hussman acho que até tem portuguesa eu quem é quem é o homem ele diz o seguinte estamos preocupados com a totalidade da existência humana e não apenas o primariamente como os seus aspectos vastos esforços científicos têm sido devotados à exploração dos vários aspectos da vida humana por exemplo a antropologia economia a linguística
a medicina fisiologia a ciência política a psicologia ea sociologia mas qualquer estudo especializado do homem tratando cada fuera fun cada uma dessas funções é de forma isolada tende a olhar para a totalidade da pessoa do ponto de vista daquela função particular tais procedimentos têm na verdade resultado em uma crescente atomização do nosso conhecimento do homem na fragmentação da sua personalidade em incompreensões metonímica na confusão da parte com tudo é possível compreender o impulso separadamente desconsiderando a interdependência de todos os impulsos na totalidade da pessoa interessante o que o recheio disso feita dia seguinte que por
mais que você possa examinar a natureza humana sob vários aspectos você ainda não compreende o ser humano quando você apenas tem esse quebra-cabeça desmontado que é o pensamento teórico pode dar então onde é que você encontra essa totalidade rechuan é um ciclo de martin buber é que foi influenciado fazer porque chega ele vai dizer que no encontro pessoal é na relação eu tô aí que a gente vai encontrar é a realidade do a realidade do outro realidade da pessoa de hoje 2 e vai trabalhar nessa direção que ele vai propor o sujeito humano é capaz
de complemento de contemplar cada um desses livros de sentido separadamente inclusive no pensamento teórico o que significa que o sujeito o ego self transcende a diversidade do sentido então o que é o órgão do conhecimento órgão do conhecimento não é a razão é o coração o órgão do conhecimento é o coração porque o coração porque é no coração que todas as dimensões da experiência estão concentradas e unificadas o coração é o tradutor o coração é que sabe o que é a dimensão social tem a ver com a dimensão estética ou que a dimensão lógica tem
a ver com a dimensão física é o coração que conhece a experiência total e depois por isso mesmo usando a razão ele é capaz de quebrar essa experiência para formular conceitos lógicos mas o coração que esse ponto de concentração da natureza humana é que faz esse procedimento o pensamento teórico ou da record diz ele é capaz de fazer de nos entregar isso então eu vou fazer uma citação aqui de pascal e aí nós vamos entrar no intervalo atenção para esta situação aqui é interessante a menos joe claussell um livro dele muito interessantes no if derrota
conhecido com o coração é um filósofo 2-verde ano ele fez essa aproximação com o pascal que não aparece na obra de dólares mas ele é muito curiosa vejo que disse pascal nós conhecemos a verdade não apenas por meio da razão mas também por meio do coração através do coração que conhecemos os primeiros princípios ea razão que não tem nenhuma parte nesse conhecimento vamente tenta contestá los nós sabemos que não estamos sonhando mesmo que sejamos impotentes para provar isso por meio da razão essa impotência prova apenas a fraqueza da nossa razão e não a incerteza da
totalidade do nosso conhecimento interessante o que passou está dizendo você sabe que você não está sonhando você sabe que você está acordado é alguém pode demandar de você uma prova lógica disso você pode não ser capaz de dar essa prova isso não faz diferença nenhuma continua sabendo que está acordado então o saber o mundo não é controlado pelo pensamento lógico e analítico pensamento lógico e analítico é um servo pode ser um bom serviço mal cerro mas ele é secundário seguindo o conhecimento dos primeiros princípios tais como espaço o tempo o movimento e os números é
tão certo como qualquer raciocínio que podemos produzir e é sobre a base desse conhecimento por meio do coração e do instinto que a razão precisa trabalhar e deve organizar deve fundar todos os seus argumentos o coração sente que a três dimensões do espaço e que existe uma série infinita de números então a razão segue em frente para provar que não existem dois números é quadrados dos quais é é um seja o dobro do outro os princípios são sentidos e as proposições são aprovadas tanto conclusivamente embora por meios diferentes e é inútil e estúpido para o
coração exigir da razão um sentimento para todas as proposições que ela prova antes de aceitá los enfim o pascal tá dizendo que nós conhecemos a verdade pelo coração a verdade dói vai dizer mais do que isso vai dizer que a própria razão é na verdade uma das máscaras do coração a razão é uma das funções que o coração realiza ou a razão teórica então o quem é que faz a síntese perdão faz antítese lógico que descer para uma dimensão da experiência das outras e faz os conceitos lógicos quem é um agente de toda essa obra
teórica é um homem inteiro a partir do coração então não existe razão gente não existe a razão existem pessoas e pessoas têm coração e pessoas têm racionalidade a razão é uma abstração