Nietzsche: por onde começar? | Scarlett Marton e Leandro Karnal

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Prazer, Karnal - Canal Oficial de Leandro Karnal
Por onde começar a ler Nietzsche? Ele era misógino? Ele é mal compreendido? Nietzsche teria uma con...
Video Transcript:
o olá muito boa noite muito bem vindos a essa live onde nós teremos hoje o prazer de conversar com a professora scarlett marton da usp a maior especialista do brasil uma das maiores do mundo hoje nós tivemos essa essa grande honra de receber ela professora de forma muito nervosa aceitou conversar conosco a professora scarlet nós sabemos é dedicada aos estudos de elite ela dirige o grupo de estudos nitrogen da universidade de são paulo a usp ela fez mestrado na universidade de paris um as soluções e o doutorado e livre-docência na usp e só para dizer
alguns dos muitos livros da nossa convidada ela escreveu unity das forças cósmicas aos valores humanos na universidade federal editora universidade federal de minas gerais extravagâncias da editora discurso ensaios sobre a filosofia de nit ou recusável busca de sentido autobiografia intelectual pela tele o nit filósofo da suspeita casa do saber casa da palavra 2010 initiate decifrar enigmas loyola a morte como instante da vida pela puc é uma honra receber uma caçadora tão importante tão renomada tão conhecida e antes de darmos a palavra que realmente queremos ouvir professora estar eu vou pedir ao o igor que nos
acompanha que solte a vinheta por favor do prazer carnal e aí para vocês que nos acompanham não se esqueça de fazer inscrição no nosso canal acionar aí essa campainha sininho de lembrete para que você não perca nenhuma das nossas lages toda quinta-feira aqui no canal professor escala muito obrigado pela sua generosidade pouca gente sabe o e como é notável a sua generosidade é sua disposição e a sua paciência muito obrigado por ter aceitado falar com o nosso canal prazer carnal muitíssimo obrigada pela pessoa carnal pelo convite é uma grande alegria para mim estar aqui participando
dessa conversa porque sou bem sabe do meu apreço pelo seu trabalho a preço esse que dá para dillon longos tempos não usando já enfim e agradeço muito esse ou esse ou caloroso acolhimento muito obrigado e eu queria fazer uma pergunta autobiográfica que nós realmente uma personalidade conhecida nacional e internacionalmente as pessoas que em curiosidades pessoais então queria saber entre tantos filósofos possíveis tantos filósofos que marcaram as nossas gerações tantos clássicos e contemporâneos porque especificamente foi buscar alguém um pouco fora do mainstream um pouco é da tradição mais clássica da universidade afinal departamento de filosofia da
usp é muito ligada à frança ea tradição francesa por quê exatamente nit e não outros filósofos o filósofo que acompanhou toda a sua carreira sim é fato na verdade na década de 70 ni tu não estava não estava entre os mais procurados na universidade e tudo ocorreu da seguinte maneira eu cursava o 2º ano da graduação de filosofia na usp quando mediante a necessidade de fazer um trabalho de curso fui até a biblioteca e me caiu nas mãos a genealogia da moral' de unidos insisto nas expressão me caiu nas mãos pela seguinte razão na verdade
eu entendo o que nós determinamos muito menos as nossas vidas do que nós imaginamos e o supomos e assim naquela impetrou a cidade uma jovem de 19 anos eu me lancei na leitura da genealogia da moral e fiquei extremamente tocada por tudo aquilo que não lhe porque se tratava antes de mais nada de um livro que me permitia me permitiu me livrar da culpa anos depois conversando com um amigo muito querido já desaparecido o professor guerra do bom vai quer de me dizia assim de fato unity e fróide foram os verdadeiros libertadores do ser humano
na medida em que os libertaram da da culpa e foi a partir daí a partir da leitura da genealogia da moral que eu comecei a me interessar por nit e nis ii e se tornou um homem a quem eu me mantive fiel durante todos esses anos é muito interessante isso né com algumas pessoas chegam a nós e determinam quase forma aleatória mas acabou fazendo uma biografia sobre cada com a nossa eu penso nos filósofos e nos pensadores da desconfiança os mestres da suspeita unique falecer 1900 froid rayger e uma coisa que acontece muito essa subjetividade
o sujeito vem sendo muito atacado desde o século 19 mas especialmente no no 20 gozoni chegou a perguntar quem precisa do sujeito que a daf 91 por exemplo vai escrever o quê que vem depois do sujeito esses ataques ao sujeito o que knit diria já que ele também é um filósofo da suspeita sobre essa desconfiança do sujeito que era uma grande tradição da filosofia moderna o sujeito moderno como sem dúvida é exatamente essa concepção de sujeito é a concepção moderna de sujeito que vai estar no os ataques diniz lembrando muito rapidamente que quando o tempo
se não é essa que sujeito a esse sujeito é um ser digamos assim que possui certas qualidades desenvolve certas atividades é o uno permanente idêntico a si mesmo sem fissuras esta concepção de sujeito surge precisamente na aurora da modernidade surge com a filosofia moderna surge nos poderíamos dizer com de kart de castro no fim das contas opera uma grande evolução no que diz respeito à história da filosofia porque se lembrarmos bem antes de deitar com a filosofia escolástica filosofia medieval deus é está no centro das reflexões de eckhart não acho na verdade coloca o homem
o ser humano no centro das reflexões nós bem sabemos que a primeira verdade que inaugura o grande encadeamento lógico das proposições o quintal gura o grande sistema cartesiano sistema de de cá é o penso logo existo e este penso logo existo para as com ele evidentemente essa concepção moderna de sujeito é contra essa concepção knit vai vai vai suportar convém lembrar também que no século 17 niche igualmente igualmente vai se voltar contra toda uma concepção de sujeito que faz do homem um ser a parte de tudo aquilo que o cerca vamos lembrar temos lá de
kart de tarde aqui na primeira parte do discurso do método escreve nossa senhores e possuidores da natureza temos na mesma época bacon que escreve saber é poder esses filósofos trazem então uma concepção do ser humano que mostra que ele é e ele está a parte do mundo não que ele faça parte do mundo ao contrário ele estava a parte do mundo e ele é capaz ele tem o poder saber de poder não é de controlar a natureza controlar tudo aquilo que o certa controlar o próprio mundo hora neste vai se voltar justamente contra essa concepção
de sujeito porque ele ver ela o antropocentrismo num dos seus belíssimos textos o ensaio sobre verdade e mentira no sentido extra-moral um texto inacabado na verdade enfim que não foi publicado na smith em vida ainda nesse texto que é de 1873 o texto que eu aprecio muito na verdade nítido irá o homem se senta e se sente o centro do universo mas também temos uma mosca a música também se sente o centro volante do universo portanto que ideia mais arrogante para em casa essa de de imaginar que nós seres humanos nós podemos estar a parte
do mundo e portanto podemos julgar controlar o minarum nós bem sabemos aliás o que essa concepção de sujeito trouxe como consequência para a nossa civilização o curioso e páginas emitir com seu humor se pusesse o homem vitruviano feito pelas moscas haveria uma mosca vitruviana fundada por leonardo da vinci do universo das moscas ocupando o centro esse universo na verdade é uma crítica de fato um sujeito muito affirmanti racional individual que o esses sujeitos são tô logia moderna em particular mt introduz um tema que eu acho muito inovador que a ideia do ressentimento no at homem
que faz aliás primeiro livro que eu li bonito ele disse que o ressentimento é danoso ao ressentido na genealogia da moral que a senhora já citou ele fala que o ressentimento é daqueles que surgem contra é uma moral escrava então e negação e não de afirmação pensando a partir desse conceito que me parece central na obra do nit o que queria dizer sobre o ressentimento especialmente se nós oi hoje aplicando unity hoje os dias atuais e ainda somos uma era de ressentidos como ele invocava tanto tempo na cultura ocidental é sim professor se me permitir
na verdade eu gostaria de trazer duas vertentes distintas para tratar dessa questão antes de mais nada gostaria de falar um tanto sobre a noção do ressentimento nos textos limite eles mesmos no meu entender a noção do ressentimento introduzida por nit é uma dessas cobertas filosóficas mais importantes nesses últimos 120 130 e não sabemos knit era e logo ou seja ele começou a sua vida restabelecendo os textos dos antigos ele conhecia muito esse um filólogo helenista a diferença de outros colegas seus amigos seus que eram ambientalistas nesse voltou para grécia e ele conhecia muito da grécia
não é então para pensar questão do ressentimento nós vamos fazer isso em dois momentos distintos o mito começou na verdade voltando lá para as no século nono antes de cristo os tempos homéricos e trazendo dos tempos homéricos aristocracia guerreira e ele dirá o que foram os aristocrats gregos guerreiros portanto inicialmente criaram o valor bom e criaram da seguinte maneira afirmando nós os bons os belos os felizes só depois com o tempo inventaram o valor ruim que atribuíram aqueles que não pertenciam à aristocracia guerreira que eram incapazes da luta e assim o valor bom surge a
partir de uma lógica de auto-afirmação afirmação mais ainda auto-afirmação nó os bons passados aí uns séculos digamos assim a a a casta guerreira essa estou classe guerreira perde a supremacia e pior que a supremacia pela por conta da casta sacerdotal a casta sacerdotal ganha poder ganhar espaço e promove uma grande inversão de valores que se dá da seguinte maneira e como sacerdotes não podiam evidentemente não é na base da luta não podiam notar eles passam a designa os fortes os nobres como maus e se eles são maus então os sacerdotes dizem nós somos bons e
nos vemos aí já essa mudança é assim inversão de valores que começa com uma lógica de negação e oposição os sacerdotes negam os guerreiros eles são maus e por negarem os guerreiros e seu porém a eles então se consideram bons temos aqui há duas maneiras diferentes de colocar valores de estabelecer valores uma que surge de um movimento de auto-afirmação outra surge com a casta sacerdotal de um movimento de negação e oposição esta outra na verdade é a moral dos que sentidos é a forma de colocar valores do ressentimento por que razão porque os sacerdotes não
podem reagir após guerreiros só resta a eles portanto recente este ressentimento que surge com a casta sacerdotal no judaísmo será aprofundado como cristianismo então bom passa até no sentido radicalmente diferente bom agora é sofrer miserável etc né é o bom cristão que aparece aí a diferença do nosso os bons belos e capazes de expandir a nossa própria força essa mudança de valores é ela ela trará consigo por parte dos ressentidos duas palavras de o que são ódio e desejo de vingança assim é que o que sentidos vão criar um outro mundo o reino de deus
e lá assim vão ser figuras eminentes vão ter uma posição de destaque e vão exercer uma vingança imaginária com transportes bem somos uma era de ressentidos eu gostaria de trazer um outro elemento antes de abordar mais diretamente essa questão um outro filósofo max scheler max ela que escreveu um livro intitulado o homem do ressentimento no início do século 20 e max scheler na verdade vai se apropriar da noção indiana de ressentimento e vai ampliá-la agora e para esfera devemos assim social para a nossa sociedade e maxwell e parte da seguinte ideia o ressentimento surge numa
organização social quando há um descompasso entre a situação jurídica e o poder real ou seja nós na nossa sociedade vivemos numa democracia uma democracia qual é a situação jurídica dos cidadãos nessa democracia é igualdade de direitos mas essa igualdade de direitos e apenas uma igualdade formal porque qual é o poder real de cada cidadão o poder real depende antes de mais nada da sua riqueza se formos pelo pela ideia do consumo depende do seu poder de compra ou daí por diante ou seja a situação dos cidadãos na nossa sociedade ela não corresponde a igualdade perante
a lei a diferença sadismo a a e do menor me desigualdade de riquezas e quem seriam os ressentidos nesta nossa sociedade em particular a na sociedade brasileira não são os mais não são os menos favorecidos não são os menos favorecidos que se ressentem do fato de não terem aquilo que os mais abastados de fato possuem não ao contrário do que se poderia pensar à primeira vista não a primeira abordagem e sentidos são os grupos sociais abastados os grupos sociais que estão na esfera ou nas esferas do poder e por que razão ele se ressentem porque
até um determinado momento eles eram os únicos privilegiados se nós pensarmos em termos de consumo agora os menos favorecidos esses começam ter acesso a bens de consumo que eles eram anteriormente vendados eles não tinham acesso bom e quando eles começam a ter acesso o que era uma marca distintiva dos mais abastados deixa de ser a partir daí então o óleo e desejo de vingança se expressa contra os menos favorecidos é assim não me entender que o ressentimento está presente hoje na sociedade brasileira o nascimento que dá para juntar isso com conservador que é que tu
quer vir ao analisar a democracia e sobre como a democracia lida com o ressentimento e o fato de excesso do tipo de elite e unir a crença aristocrática dos guerreiros com a vaidade metafísica dos sacerdotes o pior de dois mundos de fantasia boa para gente imaginar e isso eu li um texto o seu numa entrevista sua que uma revista universitário knit terminou falando muito de psicologia um termo muito antigo aristotélico até a e falando da genealogia dos sentimentos hoje é muito comum que um certo tipo de psicologia nem estou dizendo que seja a psicologia científica
mas é muito comum dicas psicológicas de reforço do ego de aos encorajamento de auto-ajuda e assim por diante é de como é que nós podemos pensar com unity a sua genealogia dos sentimentos a psicologia que domina hoje em site de divulgação e afirmação você importante é filho do universo irmão das estrelas você pode assim por diante como dá para juntar essas duas coisas ou são as simplesmente impossíveis de serem aproximados e assim na verdade o tema psicologia tem um sentido muito preciso no pensamento no tirano os textos aí do nosso filósofo psicologia a gente vai
entender como uma investigação sobre os valores que norteiam a conduta tomada tanto é que e quando nisso introduz a noção de valor em assim falava zaratustra ele passa a identificar a psicologia com o próprio procedimento genealógico e o procedimento genealógico nós bem sabemos ele consiste justamente em nós nos perguntaram da onde surgem os valores nit entende que os valores valores morais por exemplo não são humanos pessoal lourdes morais por exemplo não são essenciais e imutáveis e eternos eles não são os mesmos nunca foram os mesmos mas e aqui o traria uma frase de paz car
que é um filósofo de que eu gosto muito e que apreciaria notice mu lá do século 17 divertida justiça essa que um rio limita verdade a quem dos pirineus e rolem ou seja os valores eles eles surda se transforma desaparecem e tirar eles são humanos demasiado humanos portanto é sempre que necessário perguntar como onde sujeira quem os entrou quem nos estabeleceu quem os colocou tem os trios a b e a partir daí é preciso olhar essa própria criação esses valores contribuem para a expansão da vida ou contribuem para sua degeneração é bem então a psicologia
aqui é a psicologia dos sentimentos humanos dos móveis humanos daquilo que leva o ser humano a agir e nitidez se faz muito bem acompanhado nisso ele se faz acompanhado ele se acompanha enfim dos moralistas franceses do chamado os moralistas francesas que nada tem a vidente mente de moralistas eles não pregam moral alguma na verdade eles fazem um diagnóstico curto coração eles fazem um diagnóstico da alma humana usando esses termos coração alma para dizer daquilo que há de mais escondido demais secreto eles desvendam tudo isso e ao knit pretende fazer também na verdade assim é que
me gente vai entender que ao lado de lá rocha ficou dition forma é igualmente ao lado de standard que a gente considera um grande moralista esse autor extraordinário das crônicas e tatiana ct perto dos outros livros que nem te admirava tanto bem ao lado deles todos altos sai deve-se de alguma maneira não é como o próprio mito ao lado deles né gente vai procurar fazer essa investigação não é dos sentimentos do ser humano e ao fazer essa investigação ele vai por exemplo verificar que a abnegação altruísmo é só uma máscara para atitudes realmente egoístas por
exemplo a bondade materna a bondade materna não não vem favorecer os filhos mas vem simplesmente alimentar a vaidade dessas mães que precisam se mostrar boas zelosas cuidadosa e assim por diante né a investigação psicológica genealógica nichi vai sempre se manifestar contrário ao que ele chama de espírito gregário de instinto de rebanho e portanto a ideia de adaptação toda terapêutica que vise facilitar ao indivíduo a sua adaptação ao meio seja esse e-mail meio social engenho do meio familiar o meio profissional e é uma terapêutica que contribui para tornar o ser humano mais medíocre porque ela exclui
as singularidades ela suprime as diferenças portanto este civil critério terapias que visam a adaptação certamente não seriam não seriam bem vistas por meio muito pelo contrário seriam alvos de ataque privilegiados não publicar e autoajuda essa ou não constaria no setor eu é muito é muito histórico pensar como os sentimentos são criados como todos os sentimentos que eu vivo amor materno tem uma uma historicidade o uma das funções da minha área da história é desnaturalizar as coisas e mostrar que elas são produção de convenções bom e uma outra área muito histórica que eu sei que entra
em contar com a sua pesquisa é a recepção de leite porque a recepção revela muito sobre o autor mas revela muito sobre a sociedade que o recebe recepção a um campo para ordinário então como é que o brasil lê o historicamente nike de como o brasil recebeu esse autor que morre no último ano do século 19 mil novecentos como é que o brasil a partir do século 20 leu este autor um nem te chega muito cedo o brasil na verdade ele chega através do anarquismo espanhol e apresentado como um pensador dos mais revolucionários isso já
na década de 1910 e essa primeira recepção de nítida chamar pelos na literatura brasileira ensaios novelas romances enfim aí encontramos marcas dessa primeira recepção temos uma segunda grande vaga por volta enfim na década de 1930 no brasil como em outros países da europa need vai ser apropriado pelo fascismo eu penso aqui no movimento de plínio salgado e essa apropriação agora uma para uma apropriação sem dúvida selvagem enfim que vai usar mit para fins políticos esta apropriação deixou marcas igualmente em revistas jornais e revistas da época e tipo um político porque em uma terceira grande vaca
que ocorre na década de 1970 através dos franceses do chamado os pensadores campeão e esse focou de lidar com um número um dos mestres da suspeita justamente e e chega como um pensador libertar libertário porque lá na frança net havia sido apropriado pela extrema-esquerda de maio de 68 e quase como uma caixa de ressonância nem já chega então por essa via ao brasil e passa a ser visto como patrono de uma comunidade dos rebeldes imaginários liberação de costumes enfim anticonvencionalismo etc é uma imagem de mídia uma figura que ainda está presente em entre nós hoje
esse limite libertário ainda tem existência no brasil mas veio a cena um outro unit é sim no ano de 2009 temos lembrar que por volta de 1990 o país o nosso país se abriu aquilo que normalmente chamamos de neoliberalismo e os cidadãos foram convertidos em consumidores então no ano 2000 é que se comemora justamente o centenário não sei se dá para se comemorar mas se comemora justamente o centenário da morte de niti enchem neste momento unity apresentado ao público brasileiro por um objeto de consumo entre outros é curioso porque nesse ano 2000 eu viajei muito
participei de muitos eventos em vários lugares a viagem muito para fora do brasil agora viajo menos porque eu tenho passado cerca de seis meses na frança então por essa razão já estou lá viaja pensa da europa mas enfim ano 2000 foi o ano em que eu viajei de fato mente sim e escreveu vários lugares e nada civil com aquilo que aconteceu no brasil foi realmente limpa o que aconteceu no brasil as bancas de jornais não é exibiam aí livros os mais variados sobre ele diz o jornais as revistas se eles mesmos publicavam toda a sorte
de texto de artigo acerca de emitir isso para nós termos uma ideia de aqui ponto unity se converteu num objeto de consumo ea partir do ano 2000 ocorre também uma corrente a vários que assim pensam que passam a verniz ou naquele que viria no e na a ser bem sucedido na profissão a preservar a nossa saúde a encontrar a felicidade em suma também e sobretudo need nos ensinaria a evitar o estresse e os questionamentos nada mais antes nitia porque nós sabemos que dentre as grandes provocações que nisso propõe aos seus leitores é justamente esta parte
se colocarem em questão é a de se questionarem e o que chegou a conviver com a primeira onda do feminismo do 19 nike tem algumas prática e constam quase sempre em listas de frases misóginos ele e schopenhauer sempre contribuem com algum pensamento sobre as mulheres dois homens que nunca casaram e é muito interessante que mente foi considerado quase sempre misorio eu sei pela nossa conversa que o seu próximo texto a ser lançado em francês é a pesquisa sobre mit as mulheres o tema muito interessante podíamos dizer que forma mais sólida do que uma frase perdida
de sobre as mulheres que que mick pensava de farra sobre as mulheres o canal na verdade sim mente as mulheres é um livro que eu concluído no ano passado que deverá ser publicado lá na frança quando vier a ser publicado será meu vigésimo livro espero que ele vem a ser publicado igualmente no brasil e foi um livro longamente gestado digamos assim e eu me dei conta ao longo dessa pesquisa que as as observações winits sobre as mulheres não são digressões espaços não são opiniões pessoais preferências não fazem parte efetivamente do seu projeto filosófico e a
curioso porque durante muito tempo durante muito tempo não se levou os comentadores rinite não levaram em conta até hoje inclusive aqueles que ainda não levam em conta aqueles por exemplo que fazem o estudar é de humano demasiado humano um livro demite em que consta um capítulo sobre as mulheres que tratam do livro enquanto um todo pulando o capítulo sobre as mulheres mas enfim porque porque isso acontecia porque isso ainda acontece porque se entende que as reflexões de mídia sobre as mulheres são desprovidas de interesse filosófico então como eu dizia no meu entender ao contrário elas
fazem parte mesmo do projeto filosófico de início da empreitada filosófica americana senão vejamos como eu disse a pouco não humano demasiado humano esse livro de 1878 temos aí um capítulo curiosamente intitulado a mulher ea criança é que a mulher ea criança são colocadas no mesmo pé de igualdade e em contraposição aos homens ela jamais as mulheres jamais podem pretender ter a mesma importância que os homens nesse capítulo me trará algumas observações e saborosas eu trago apenas duas delas aqui medir aqui as mulheres foram sempre muito ardilosas porque ela o procuraram convencer para os homens que
a tarefa de a cuidar dos filhos e acompanhar o marido enfim a tarefa de ser rainha do lar era uma tarefa muito penosa e que portanto todos deviam ser sustentados não entendi que não essas são tarefas com mesinhas dia a dia quem devem ser sustentados são os homens porque estes estão destinados a realizar grandes tarefas essa alteração deveria ocorrer na sociedade mas é um outro momento bastante saboroso aí nesse capítulo em que a gente vai dizer é bem verdade que as mulheres elas têm muitos afazeres além dos afazeres domésticos por vezes elas têm negócio tem
que dar conta de outras tarefas então seria muito exigir delas que ainda satisfizessem os apetites sexuais dos seus maridos por essa razão é de fundo a importância ao lado do casamento haja também o concubinato olha as concubinas são mais honestas do que as esposas porque as concubinas deixam bastante claro que elas se fazem sustentar com o seu próprio trabalho enquanto as esposas são maravilhosas como nós vemos bem isso que nós encontramos em humano demasiado humano são as primeiras reflexões denit sobre as mulheres na sua obra depois vamos vamos ter outras reflexões que aparecem na gaia
ciência numa sequência de parágrafos que vai dos 57 aos 75 por aí 75/76 em que a gente vai trabalhar as imagens que os homens têm das mulheres como essas imagens foram construídas n tirar o homem desde logo traz consigo uma imagem da mulher que vem da mãe e as mulheres por suas vezes e quando convivem com os homem e quando ama os homens neste amor feminino a algo do amor materno o que reforça sem sombra de dúvida a imagem das mulheres que o homem e os homens já tem portanto todas as atitudes dos homens em
relação às mulheres têm responsável por ela por essas atitudes são as próprias mulheres já que são elas que trazem aos homens para a imagem da mulher que eles têm bem é bem possível que me digam mas há outras mulheres a frequentarem os textos de mitos e verdades em assim falava zaratustra nós vamos ter as mulheres bem-amadas de zaratustra a vida e a sabedoria selvagem a eternidade essas são as mulheres bem-amadas de zaratustra e agora nós estamos diante de mulheres sedutoras arrebatador as mulheres volúveis inclusive mulheres feiticeiras mulheres é sim vibrantes e como usar a tua
estranho nos vemos o enorme descompasso que existe entre as mulheres bem-amadas e aqui também encontramos aí no prefácio ao pararem de bem e mal a verdade ou no prefácio a gaia ciência também a verdade e as mulheres que são humanas demasiado humanas a mesa porque zaratustra da frente já que a primeira grande incumbência da mulher é engendrar filhos robustos bem mais um passo para além de bem e mal nesse livro vamos encontrar mais uma sequência a cerca 50 e parágrafos acerca das mulheres então a gente vai combater de forma contundente o movimento de uma situação
feminina que surgia lá no século 19 e um dos seus alvos de ataque será a ideia de igualdade nós sabemos que o primeiro feminismo em frente trazia justamente essa reivindicação na igualdade de direitos para homens e mulheres e nítido irá as mulheres ao reivindicarem a igualdade elas fazem um erro de cálculo e elas não pensarem que mais importante do que ter direitos é exercer influência e elas deveriam na verdade apelar para aquilo que lhe é mais característico e o belo o doce e o agradável e ao mesmo tempo em knit in situ as mulheres a
não abrirem mandas daquilo que ele considera como sendo as suas características as peculiaridades do feminino livro vai encorajar os seus pares vai encorajar os homens a tomarem muito cuidado com as mulheres porque as mulheres elas são como pássaros as imagens agora serão todas limite não me diz as mulheres são como pássaros e correm o risco de sair voando portanto é preciso em jaula e as mulheres são como gatos traiçoeiras como gatos ardilosas em relação a mulher o homem não tem alternativa ele tende a agir a maneira oriental ele tem que tomar a mulher como posse
ele tem de exercer a sua posição de mando e a mulher cabe apenas apenas obedecer cabe apenas uma atitude de subserviência e por fim o último texto que eu quero trazer e trago esses textos todos parabéns mostrar que não se tratam de direções esparsas que na verdade essas reflexões sobre as mulheres estão no cerne mesmo da obra alentejana o último que aquele pos produzido nos que me é particularmente e particularmente interessante porque então nicho que vai atacar as mulheres que escrevem livros e também porque ele vai entender que as mulheres não devem ter acesso a
elas está vedado o acesso a se exprimir em público sobre filosofia e política é como uma linha contra a calúnia eles mas é interessante acompanhar essa genealogia das ideias na inserir limite numa ordem histórica também e dentro de uma de uma determinada concepção do século 19 qual ele transcendeu tanto mas ao mesmo tempo era um homem do século 19 hoje à tarde eu recebi professores cada tua consulta de uma pessoa em um grupo meu e perguntar por onde começar a lenir e eu de forma inspirado no meu gosto tem um mau conselho eu disse que
seria melhor começar pelo zaratustra acho que é porque eu trabalhei muito tempo com a teologia da morte de deus e o zaratustra era importante para falar dessa teologia da morte de deus século 19 porque eu gosto da música do strauss assim falava zaratustra e por uma série de motivos eu reconheço que foi um conselho errado não há uma obra introdutória em que me desculpar a quem pedir e então pedindo uma especialista que tem mais conhecimento para alguém que não é da área de filosofia mas tem interesse na obra mediana é dizer quais seriam os livros
iniciais para ter acesso ao pensamento de emitir sem professor carnaval concordo inteiramente zaratustra não é mesmo um bom começo livro extremamente hermético enfim e além disso que nos leva para visitar platão o cristianismo shopping nave e assim por diante tampouco seria um bom começo o nascimento da tragédia o nascimento da tragédia é um livro que para os termos o primeiro acesso a ele temos antes de mais nada de conhecer tristão e isolda de wagner isso sem falar em apolo e dionísio toda mitologia grega o teto grego etc enfim não sei talvez essa pudéssemos começar com
a genealogia da moral' porque assim como ela me tocou talvez ela possa tocar os mais jovens não é nisso que ainda é um cancro dentro da nossa maneira de pensar dentro da nossa sociedade qo cura setra não é enfim aí nós vamos ter a noção de ressentimento claramente exposta e nós vamos ter também toda a desmontagem da religião cristã do sentimento de culpa esse vírus corrosivo e a nossa sociedade a introduzir cotidianamente insidiosamente no nosso coração bem mas se quisermos uma outra abordagem o panorama geral da filosofia de nit do pensamento dos escritos deste nosso
tão instigante filósofo eu sugiro o livro obras incompletas nit obras incompletas publicado na coleção os pensadores essa publicação data da década de 70 na verdade são obras em completissimos mas enfim com trechos que foram extraídos desde o nascimento da tragédia até o seus últimos livros lá a seleção de textos foi feita pelo nosso querido e já desaparecido gerar leblon e a tradução foi feita por rubens rodrigues torres filho filósofo poeta e jornalista então os leitores terão em mãos um material de primeiríssima qualidade só lembrar foi meu professor denit na usp de um curso fumando desbragadamente
de sol a sol e comparando unity os seus diálogos com kant com schopenhauer e outros mas é e principalmente mas é interessante que essa coleção da abril vendeu mais platão no brasil que qualquer país do mundo significa o brasil um país e filósofos platônicos avançadíssimo de muita gente comprou platão não sei se muita gente leu talvez seja que ela se nome do livro de umberto eco o nome da rosa muitos compradores e poucos leitores mas é uma coleção extraordinária que continuou outras editoras sem aquela capa azul o que a gente tinha da década de 70
as bibliotecas de todo mundo com coisas extraordinárias na coleção eu vou fazer uma pergunta não sente para conduzir apesar da do prazer de ouvir lá e eu já mais uma vez em público que eu dou aula por obrigação profissional e gosto mais a minha vocação a ser aluno realmente tem nenhuma demagogia ficar escutando alguém falando sobre um tema de forma inteligente aguda e que me faça pensar é o maior prazer que eu tenho tenho as vantagens de fazer todos os cursos de novo coisa que talvez eu possa fazer em breve eu fazer uma pergunta não
senso uma pergunta não-acadêmica vamos fazer algo de meta história introduzir uma ficção se estivesse vivo em 2020 semente não tivesse falecido tivesse curado disciples estivesse vivo entre nós nem teria o instagram e se ele tivesse o que ele publicaria nas suas redes que que seria o perfil de niti altenticado por ele mesmo o professor carnaval apenas uma frase sobre ser aluno e professor e me lembro do livro trouxe que diria que nós nos convertemos nos tornamos professores para nunca deixarmos de ser alunos ela também como eu me sinto é também como eu me sinto em
imenso prazer em ouvir lu já ouvir em várias ocasiões e espero continuar a nesse nosso diálogo um diálogo que não precisa ser ao vivo ea cores mas que se faz de alma alma cine tu tivesse no instagram vamos pensar num duplo registro aí vamos pensar que me que vamos pensar aqui no final do século 19 já existiu instagram de janeiro sem sombra de dúvida ele faria a propaganda dos seus escritos lá mas além disso é mais que ele faria em 874 aos 30 anos sempre estaria criticando de forma ver e a criticando de forma veemente
a miséria cultural alemã a cultura tendo sido tomada pelos os imitadores etc enfim a falta de criação cultural em 1886 aos 42 anos ele estaria criticando sem dúvida a religião cristã e denunciando o ressentimento em 1888 aos 44 anos o último ano aquele se manter intelectualmente ativo unity estaria procurando impedir a civilização ocidental olá eu sou dinamite ele escreve não é ciúme esse hoje minha se estivesse entre nós seria o instagram teriam instagram sem sombra de dúvida e o que ele estaria fazendo ele estaria sem sombra de dúvida até onde eu consigo perceber e divulgando
seus escritos coisa que ele sempre fez ao contrário do que se possa imaginar né o pensador lele na sua redoma de cristal não estaria divulgando os seus escritos mas ele estaria também combatendo o mercantilismo cultural a indústria cultural que veio a ser chamado no início do século 20 de indústria cultural estaria combatendo nivelamento por baixo da educação da arte etc estaria combatendo as redes de poder enfim os as esferas de influência e coisas dessa ordem história também denunciando o ressentimento da nossa sociedade eu gostaria criticando os detentores do poder sem sombra de dúvida a história
afirmando que a civilização ocidental deu errado no fim ela formou um ser humano malogrado é na medida em que mito entre que o ser humano é parte do mundo e não está afastado do mundo mas é parte dele estaria que alguma forma cuidando do mundo true e não me surpreenderia se ele impunha-se a bandeira de luta da ecologia e se nós tivéssemos de pensar numa frase ligada ao perfil unity no instagram no facebook ele sempre eu penso que seria esta o que não me derruba me torna mais forte isso não claro que parte aqui em
cima cultura poc essa frase neste ana também está no preâmbulo do filme conan o bárbaro resposta tudo aquilo que não nos mata nos torna mais forte eu acho que a gente também estaria bloqueando o salomé no seu perfil conservador pela resposta e wagner também que ele morreu obrigado e os jesuítas em geral ele de testar eu gosto todas mas é professor scarlet acho que o público nunca saberá da extensão da sua generosidade nós levaremos esse segredo para o nosso túmulo distante o público não quer saber a extensão da sua generosidade foi além de uma aula
humana e de uma aula te conhecimento de inteligência de capacidade ela fica aqui essa dica para todos nós que somos sempre aprendizes esse conhecimento da professora scarlett não é um dom nascido com uma pallas athena da cabeça diesel é fruto lá desde a graduação na usp de ler a genealogia da moral' um dia professor scale que nunca tinha trabalhado com o texto unity começou a ler nit e para chegar a esse ponto de referência mundial na área não é só talento é suor e esforço é tradução é ida o exterior então a dica que eu
digo a tu as pessoas é que todos os caminhos que a gente admira a gente admira lá na frente esquece o esforço do meio desse caminho de uma carreira dedicada ao conhecimento de uma carreira de professor na universidade pública comprometida com mais sofisticada área de produção em filosofia e ao mesmo tempo preocupado com a divulgação como essa live para que outras pessoas de fora da academia tem um acesso é uma preocupação que eu gosto muitíssimo nas pessoas que elas pensem alto mas também mostrem aos outros como pensar no meio e no alto aquelas possam atingir
é um com imenso prazer eu aprendi muito deu muita vontade de ler de novo limite tentar entender várias coisas que eu ainda não entendi sobre sobre as questões da filosofia e agradeço profundamente a sua generosidades ea sua grandeza intelectual aqui nessa live do nosso canal muito obrigado professora scarlet professor canal cá e agradecendo pela oportunidade porque eu sempre entende que se nós não que nós não partilharmos aquilo que nós sabemos na verdade nós vamos deixar de saber é preciso se desfazer do feito para continuar a fazer assistência muitíssimo obrigado mais uma vez professor a conversa
tão instigante e por essa oportunidade de estarmos juntos por isso nestes momentos o prazer é nosso prazer o nosso aqui não é um plural de demência nem majestade que tem muita gente teoria que fazer esse canal o igor que está por detrás da parte técnica e da direção do canal todas as pessoas envolvidas semana que vem no mesmo horário quinta 20 horas terei o prazer de conversar com outra caríssima amiga outra mulher e me fascina é a fafá de belém e decidimos falar sobre envelhecimento invisibilidade feminina depois dos 50 ou como uma mulher se com
é nessa fase de maturidade acompanhe também pelas parou para respirar com vocês tem a escola do canal não se esqueçam de fazer a inscrição de marcar aí no canal para você receber essas notícias aulas essas lojas e podem nos fazer pensar leiam hoje você estiver a indicação comecem pela genealogia da moral a moral pegue o volume dos pensadores organizado pelo geraldo e branco e comecem a ler pesquisar forma em suas próprias ideias torna-se quem vocês de fato são sejam unity anos no sentido estrito da palavra ao todo mundo vai ganhar com isso é um desafio
ao pensamento muito obrigado muito boa noite gente boas leituras bom crescimento e até o próximo encontro muito obrigado a o prazer carnal e e aí e aí e aí e aí
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