A MENSAGEM DA CRUZ - Luciano Subirá

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ORVALHO
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abra sua bíblia então em primeiro os coríntios capítulo 1 versículos 18 palavras do apóstolo paulo ele faz a seguinte declaração pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo mas para nós que estamos sendo salvos é o poder de deus pois está escrito destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes nessa 20 onde está o sábio onde o erudito onde está o questionador dessa era acaso não tornou deus louca sabedoria deste mundo visto que na sabedoria de deus o mundo não conheceu por meio da sabedoria humana agradou a deus
salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação os judeus pedem sinais miraculosos e os gregos procuram sabedoria nós porém pregamos a cristo crucificado o qual de fato escândalo para os judeus e loucura para os gentios mas para os que foram chamados tanto judeus como gregos cristo é o poder de deus ea sabedoria de deus aleluia ele começa dizendo versículo 18 sob o poder de deus e vimos que mesmo 24 repete novamente a frase do poder de deus a versão que eu li a nv ea nova versão internacional começa usando a expressão a mensagem
da cruz há uma parte das outras versões do português dizem a palavra da cruz é lógico que quando ele está falando aqui da palavra e está falando da pregação aliás ele usa tanto no versículo 21 como no versículo 23 a expressão pregação no verso 21 ele fala da loucura da pregação no 23 ele diz pregamos a cristo crucificado então se essa é uma palavra se essa é uma pregação eu acredito que faz muito sentido para nós nos referimos não só com uma pregação da cruz a palavra da cruz mas essa palavra essa pregação na comunico
que uma mensagem particularmente me agrada essa tradução ainda que não tão literal no sentido que ela produz a mensagem da cruz e esse é o tema da minha mensagem é esta noite a mensagem da cruz eu quero que a gente possa considerar algumas coisas importantes eu me lembro que desde criança ouvia isso né de pessoas no bairro na escola expressões que são comum em especial aí aos brasileiros ainda que às vezes não reflita o entendimento bíblico mas às vezes a gente ouve alguém falando por exemplo fulano fugiu como o diabo foge da cruz e na
verdade a expressão usada o diabo foge da cruz parece sugerir que a cruz sozinha por si mesma teria algum poder de afugentá lo mas na verdade o poder não está na cruz a cruz era simplesmente um objeto de execução nós olhamos não apenas para a palavra de deus mas para a história e percebemos que o império romano por exemplo cruz ficou em contáveis milhares de pessoas a cruz era meramente um instrumento de execução para os romanos para os judeus é um símbolo de maldição paulo escrevendo aos gálatas ele menciona maldito aquele que for pendurado no
madeiro a cruz por si mesmo não significava nada belo nada positivo a cruz em si mesmo tem nada de especial nem mesmo a cruzada pelo próprio senhor jesus o que já foi objecto pelo menos o tema nós sabemos que não tinha como ela ser verdadeiro por exemplo da época medieval em que se vendiam as relíquias sagradas se você juntar todas as lascas da cruz de cristo que já foram vendidos dava pra dar a volta no mundo de tanta cruz né a aquela superstição de acreditar que era um pedaço de madeira onde o senhor foi crucificado
que tinham poder sempre foi um equívoco o poder nunca esteve na cruz em si o poder está na obra realizada na cruz o poder está naquilo que o cristo crucificado proporcionou para cada um de nós então é muito importante que a gente entenda né que o poder não está na cruz está na obra realizada e quando a gente olha essa perspectiva nós podemos dizer que a mensagem da cruz é o poder de deus não é a cruz a mensagem da cruz é o poder de deus e essa distinção não precisa ser feita porque qual é
o poder da mensagem ela nos leva a conhecer a verdade que nas palavras do senhor jesus liberta e joão 8 32 ele diz conhecereis a verdade ea verdade vos libertará outro dia alguém me falou pastor já dizia escritura a verdade liberta foi não é bem assim é o conhecimento da verdade que liberta só a verdade se não for conhecida ela não tem o poder libertador eu gosto de um exemplo né que o encontro do livro do que ele é rei no nome de jesus citando o episódio de charles expulso um pregador inglês a quem foi
dado o título de príncipe dos pregadores ele foi visitar uma senhora que além de idosa estava enferma acamada e naquela visita ele descobre emoldurado pendurado na parede da casa dela o que essa mulher não sabia ser um testamento ele pergunta é o que é isso disse é uma lembrança que minha senhora ser me deixou antes de morrer né ela serviu alguém que pertencia à nobreza inglesa e essa mulher quando morreu não tinha filhos e herdeiros e parte da sua herança foi deixada a ela por meio de um testamento a mulher analfabeta pega um pedaço de
papel que ela chutou bonito e bem elaborado e ela pendura mandou emoldurar e ela guarda aquilo com muito carinho porque a senhora dela lembrou dela antes de morrer despojam disse pra ela minha senhora isso é um testamento a a a pessoa para quem você trabalhou por muitos anos que deixou parte dos bens dela eles conseguiram acionar advogados deu tempo de ainda receber a herança mas a mulher já estava não apenas idosa como enferma a ponte não ter podido desfrutar daquilo como desfrutaria se tivesse entendimento que era o pedaço de papel eu gosto essa ilustração porque
ela reflete aquilo que muitos de nós temos um direito conquistado porém a falta de conhecimento disso não nos permite usufruir daquilo que nos foi disponibilizado o que jesus fez na cruz é algo extraordinário mas essa verdade só vai produzir um impacto na vida de alguém que entende a mensagem da cruz que consegue compreender lo e quando nós de fato conseguimos entender e compreender isso vai nos inspirar não apenas com entendimentos saber o que é nosso mas vai produzir fé no íntimo de cada um de nós pra que então essa mensagem faça a diferença paulo escrevendo
aos romanos ele faz uma declaração no capítulo 10 eu quero ler com você a partir do versículo 13 romanos capítulo 10 a partir do verso 13 e diz assim porque todo aquele que invocar o nome do senhor será salvo em outras palavras para que a pessoa possa experimentar salvação de deus ela tem que primeiro invocar o nome do senhor mas olha pergunta que ele faz no verso 14 como pois invocaram aquele em quem não querer provocar você precisa primeiro crescer então ele faz outra pergunta e como ocorreram naquele de quem não ouviram falar porque pra
crer tem que ouvir e depois ele pergunta como ouviram se não houver quem pregue em outras palavras é a pregação que permite que a pessoa ouvindo possa exercer fé então invocar e desfrutar dos benefícios mas tudo começa a partir da mensagem então ele chega no versículo 17 e diz conseqüentemente afeta impulse ouvir a mensagem ea mensagem ouvida mediante a palavra de cristo então o poder não está na cruz o poder está na obra realizada na cruz mas quando comunicado devidamente através de uma mensagem que gere não apenas esclarecimento mas também gere fé razão pela qual
nós precisamos entender a importância que isso tem paulo reconhecer esse assunto como a sua principal mensagem que primeiro os coríntios 2 2 ele faz a seguinte declaração porque decidir nada saber entre vós se não a jesus cristo e este crucificado paulo estava dizendo o tema central da minha mensagem é jesus e este crucificado tudo parte da obra realizada na cruz e não importa aquilo que a gente possa falar neste fim de ano o natal se aproxima e começa a dar muita ênfase ao nascimento de jesus mas a razão pela qual eles subsistindo como deuses vazio
se de si mesmo assumir a forma humana diz paulo na carta aos filipenses foi pra que na forma humana ele puder ser obediente obediente até à morte e morte de cruz o tempo todo o foco está naquilo que ele veio realizar por nós na cruz do calvário agora porque essa mensagem se torna tão significativa e tão poderosa nós primeiro precisamos entender que ela tem uma declaração no reino espiritual que fala de substituição você pode repetir comigo diga substituição só mais uma vez substituição é só para te ajudar a memorizar que o que de mais importante
nós vamos falar obra da cruz ela precisa ser entendida como um ato de substituição cristo foi julgado no nosso lugar a palavra de deus diz isaías 53 na teologia nós chamamos isso de um sacrifício vicário substitutivo a palavra de deus disse isaías 53 isaías de todos os profetas do velho testamento talvez seja o mais nesse ano aquele que mais falou da vinda do cristo o messias da sua obra daquilo que ele realizaria por nós e isaías 53 no versículo valendo 4 até o versículo 7 a palavra de deus assim certamente ele tomou sobre si as
nossas enfermidades e levou sobre si as nossas doenças contudo nós o consideramos castigado por deus por deus atingido e afligido mas ele foi traz passado por causa das nossas transgressões foi esmagado por causa de nossas iniqüidades o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele e pelas suas feridas fomos curados todos nós tal qual ovelhas nos desviamos cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho e o senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós observe essa frase o senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós ele foi oprimido
e afligido e contudo não abriu a sua boca como um cordeiro foi levado para o matadouro e como a ovelha que diante dos seus tosquiadores ficar calado ele não abriu a sua boca mas você lê atos capítulo 8 daquele etíope que vinha voltando de jerusalém o espírito santo manda felipe encostar ao lado da carruagem e percebe que ele está lendo esse texto da bíblia que alguém me perguntou como sabe o texto que eu estava lendo porque a leitura bíblica sempre foi feita em voz alta então era o que se percebia né aliás em momentos que
você tem a sós no seu quarto e devocional e em secreto 'nesse permita de vez em quando fazer esse tipo de leitura bíblica de voz alta não é isso que ajuda a memorizar te ajuda a enfatizar verdades era algo que eles praticavam felipe ouve ele está lendo atos oito dias exatamente esse texto é a pergunta que felipe faz pra ele é a seguinte você entende aquilo que você está lendo ea resposta daquele homem é a seguinte como entenderei se alguém não me explicar naquele momento felipe oferece ajuda pra ele né e diz olha a ajuda
chegou eu posso te ajudar e o versículo 32 jatos 8 nos mostra que era esse texto de isaías 53 que nós lemos que ele estava lento ea pergunta do homem era a seguinte o profeta fala de si mesmo ou de outra pessoa o versículo 35 diz o seguinte então felipe explicou e começando por esta passagem da escritura anunciou lhe a jesus claramente a bíblia interpreta que essa profecia está relacionada a cristo e que a obra de cristo era sofrer no nosso lugar o castigo que nos traz paz e você tínhamos uma dívida de pecado para
com deus cada né ser humano tinha uma dívida de pecado que começa lá em adam a bíblia diz que quando adam pecou por meio do pecado entrou a morte ea morte passou a todos os homens o pecado do primeiro homem com cabeça da raça se espalhou por toda a humanidade todos nós fomos afetados na nossa própria essência e natureza porque uma das leis da criação era que tudo se reproduzir se conforme a sua espécie conforme a sua espécie e nós precisamos entender que a humanidade passou a estar comprometido havia necessidade citação da dívida do pecado
de um pagamento mas nenhum de nós tínhamos condição de pagar isaías 49 no solo e isso nos versículos 78 que nenhum de nós poderia dar adeus o resgate pela vida dos irmãos a bíblia diz porque a redenção da sua alma é caríssimo então havia um castigo requerido mas nenhum de nós poderíamos suportar lo ea bíblia diz que deus fez cair sobre ele sobre jesus a iniqüidade de nós todos a essência da obra da cruz é a substituição é ele sofrendo aquilo que nós merecíamos para que nós pudéssemos ser inocentados para que nós pudéssemos ser justificados
a cruz não foi um acidente de percurso a cruz não foi produzida pela traição de judas ou pela oposição dos romanos ou mesmo dos judeus a cruz era parte de um plano eterna a bíblia diz que jesus é o cordeiro um conhecido antes da fundação do mundo a palavra cordeiro na mentalidade da cultura dos judeus para quem inicialmente a palavra de deus foi escrito já explicar por si mesma necessidade de um sacrifício aliás quando nós falamos de substituição não dá é pra ignorar a comparação que se faz o tempo todo dele com o cordeiro com
uma ovelha o animal do sacrifício próprio texto de isaías 53 né fala que assim como a ovelha muda e levado ao matadouro assim aconteceu com ele aliás e joão no capítulo 8 versículo 56 jesus faz uma declaração tremendo ele disse que abraão viu seu dia e se alegrou onde jesus fez esta declaração judeus a voto pergunta pra ele que 150 anos vai dizer que você e abraão já se encontraram por aí jesus na verdade estava citando um episódio das escrituras ainda que ele justifique depois antes que abraão existisse eu sou falando da sua existência e
ele estava se referindo a um episódio específico quando foi que abraão vi o dia de cristo e se alegrou você só vai achar um texto nas escrituras que revela isso quando ele está indo ao monte moriá levando isaac seu filho para oferecer em sacrifício e isaac no meio do caminho faz uma pergunta e começa a observar o que está rolando diz papai tá faltando nada não como assim nós não temos de fazer um sacrifício a paz sim só tá levando a lenta levando o fogo está levando otelo em dourado e pra sacrificar o animal mas
papai cadê o animal o sacrifício ea lógica do menino ela precisa quem é que vai fazer um sacrifício não levo que vai ser sacrificado na verdade estava levando que iria ser sacrificado o menino pela pelo tom da conversa não sabe o que é que está acontecendo então abraão dá uma resposta para ele dizendo deus proverá pra se o animal do sacrifício meu filho eu achei minha vida inteira de crente que abraão estava enrolando o menino porque se até agora o menino sabe que o sacrifício ele imagina que abraão penso é melhor que ele não saiba
até a hora final e eu me imagino lugar de isaac se eu estou caminhando com abraão e o velho meu pai de sacrifício é você meu filho eu diria para então me pega na corrida o que eu não sei se eu teria me me rendido assim tão fácil mas a pergunta dele foi muito sentido imagina hoje como tentar contextualizar isso imagina hoje você chegando no posto de gasolina e dizendo o frentista encher o tanque mas se chegou a pé ao olhar para você tentar faltando nada não está faltando um carro a moto algo encher o
tanque como é que enche o tanque de alguém que chegou a pé pra você disse o frentista encher um tanque você tem que ter o essencial para aquilo que é o meio de condução da mesma forma isaac óleo não faz sentido na cabeça dele é como se o pai tivesse falando vamos no posto encher o tanque mas eles estão indo a pé ele está faltando algo pra cá de um animal do sacrifício agora a resposta de abraão que durante muito tempo achei que era uma relação na verdade era a declaração profética e precisa sobre a
obra de cristo onde ele diz deus proverá para si o animal do sacrifício abraão na verdade estava expressão da fé que ele tinha desde o início porque quando ele deixa os seus servos no pé do monte e disse vocês querem aqui e meu filho iremos adorar emos ele disse e retornaremos o livro de abreu disse que ele queria que das cinzas deus poderia levantar já que ele sabia que o menino voltaria sabia agora ele faz uma declaração deus proverá pra se ele não está apenas sendo este problema de deus ele já estava declarando em fé
e profeticamente na hora certa haverá um animal que vai substituir você ea bíblia diz que quando o anjo do senhor brada dos céus em do abraão não faça isso porque abraão foi disposto nem a chegar até o fim na hora que ele coloca o menino sob o altar está disposto a sacrificar lo o anjo de deus brady disse não faça isso a bíblia diz cabral olhou e havia um cordeiro com chifre enroscado né num arbusto preço ea bíblia diz que então ele substitui isaac e coloca o cordeiro que foi sacrificado quando ele diz deus proverá
para se ele não estava falando só para estar aqui na hora certa deus vai substituir você outro vai morrer no seu lugar abraão estava dizendo chegará o dia onde cada um de nós com a parada morte que merece porque joão cordeiro substituto assim como aquele não estava enroscado à toa assim como a que ele não estava preso pelo chips à toa e aquilo era uma provisão de vina abraão estava dizendo deus já tem uma provisão eterna haver alguém que vai nos substituir da morte que nós merecemos a mensagem da cruz ela falando de mais nada
de substituição ela fala de troca ela fala de jesus assumindo o nosso lugar a uma declaração de caifás um sacerdote que não pode ser ignorado o evangelho de joão no capítulo 11 eu quero ler versículos 49 aos 52 estão a conversa onde demonstram medo de que toda nação ps e caifás diz o seguinte caifás porém um dentre eles sumo sacerdote naquele ano advertiu dizendo voz nada saber nem consideráveis que vos convém que morra um some pelo povo e não venha a oferecer toda a nação está a dizer não haverá necessidade de que todos pereçam um
choque vai assumir o lugar de todos agora olha o que o texto diz hora ele não disse isso de si mesmo mas sendo somos sacerdotes naquele ano petit zizou que jesus estava para morrer pela nação e não somente pela nação mas para reunir em um só corpo os filhos de deus que andam dispersos a declaração o tempo toda a bíblia é que jesus nos substituiu essa substituição na verdade envolve uma troca da qual já vou falar essa substituição na verdade nos poupou de sofrer o castigo que nós merecíamos e ainda gerou o produziu liberou pra
nós benefícios e não dá pra pregar a mensagem da cruz sem reconhecer a substituição e não dá para anunciar a mensagem da cruz sem falar dos benefícios que ela nos proporciona então a segunda coisa que eu quero falar agora depois dos benefícios é depois da substituição perdão e respeito dos benefícios a obra da cruz ela trata diretamente com os nossos pecados e há muitos textos que nos apontam isso mas um em particular que eu gosto falar em colossenses no capítulo 2 e no versículo 14 quando a bíblia diz que o escrito de dívida que havia
contra nós nas suas ordenanças o qual 10 contrário a bíblia diz que ele removeu do nosso meio e ele pregou na cruz a perspectiva na ótica de deus e da justiça divina o que estava preso e pregado na cruz não era apenas o corpo de nosso senhor porque ele é o nosso instituto porque o castigo que nos traz a paz caiu sobre ele no momento onde ele estava sofrendo a condenação que nós merecíamos pelos nossos pecados a bíblia diz que deus arrancar o escrito de dívida leia-se isso na nossa cultura como uma promissória eu não
sei que já teve uma promissória na linguagem antigamente pendurada no prego né sabe que já teve sabe o alívio de contas e quito e rasga aquela promissória que ele escrito e dívida quanto você destaca zerado né talvez quem já ter vivenciado sem experiência entendo um pouco melhor o senhor pegou aquela promissória de uma dívida que jamais poderíamos pagar e ele toma aquilo e ele pregou na cruz no momento em que jesus foi pregado à cruz junto com ele a nossa dívida foi pregado a nossa dívida foi anulada a nossa dívida foi o perdão não é
apenas deus olhando pra mim pra sua vida dizendo ok nós vamos deixar pra lá e ninguém paga por isso e disse você não pode pagar eu providenciei quem paga em seu lugar talvez na linguagem jurídica eu tenho mais próximo que a gente tenha para ilustrar isso hoje seja um pagamento de fiança quando alguém pode pagar pelo crime de outro mas na verdade jesus fez isso com substituição o ato de compra né o do resgate não foi realizado com dinheiro algum o apóstolo pedro não foi com prata ou ouro que fostes libertados da vossa maneira de
viver que por tradição ea das dos nossos pais mas com o precioso sangue de um cordeiro sem defeito nós precisamos olhar para a mensagem da cruz e entender os benefícios ela começa com a quitação da dívida ela começa com o pagamento da dívida e qual a consequência disso porque que os r da obra da cruz é deus tratando com o pecado porque ele foi a causa da nossa separação isaias 59 2 diz os vossos pecados fazem separação entre voz de deus de modo que ele não usou se a bíblia sempre apresentou o pecado como sendo
o responsável pela separação entre o homem e deus ea obra da cruz na verdade é uma obra de reconciliação e colossenses no capítulo 1 versículos 1929 - o seguinte pois foi do agrado de deus que nele habitasse toda plenitude está falando de jesus e por meio dele reconciliar se consigo todas as coisas tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz ou seja a palavra de deus está dizendo foi do agrado de deus que nele jesus houvesse a reconciliação consigo um deus de todas
as coisas como que ele fez à reconciliação pelo sangue da cruz a palavra religião ela passou a significar um tipo específico de criança mas ela vem do latim religare que fala de religação ou de reconciliação na verdade cristã a verdadeira religião ele é o único que pode conectar o homem separado de deus pelo pecado através da obra que fez é por isso que a bíblia diz naím primeira timóteo 25 a um só mediador entre deus e os homens jesus cristo homem e ele fez isso através da obra da cruz quando nós entendemos que o cerne
da obra da cruz é tratar com os pecados nós podemos entender também alguns desdobramentos dos benefícios da cruz porque deus não veio tratar apenas com o pecado mas ele decidiu tratar também com as consequências do nosso pecado por exemplo deus de uma sentença ao primeiro casal a no éden não comam da árvore do conhecimento do bem e do mal porque do dia em que vocês comerem dela certamente vocês vão morrer eles não morreram fisicamente até porque deus está falando de morte espiritual e que fala de separação morte na bíblia tem essa idéia não dê fim
de existência mais separação mesmo quando a gente se refere a alguém que não está mais no nosso meio a gente pensa no fim de existência a bíblia trata isso como separação thiago diz que o espírito sem o corpo né ou vice versa o corpo sem espírito está morto é o momento de separação e um espírito desprovido do corpo ele perde o contato com o mundo natural e com as pessoas não significa fim de existência mesmo corpo que será sepultado e que vai se recompor um dia será recitado então para nós em perspectiva nenhuma significa fim
de existência mas tem idéia de separação e quando o homem pegou ele separou de deus é por isso que ele precisa da reconciliação mas houve também consequências por exemplo o homem vivia muito mais no início e ao longo do tempo a média de vida do homem na própria escritura vai sendo baixada e diminuído muitas das conseqüências do pecado se instalar muito daquilo que nós vivenciamos experimentamos hoje em várias áreas ainda é fruto e conseqüência do pecado como por exemplo as enfermidades e é fácil a gente saber disso porque a redenção mostra que um dia elas
serão completamente extirpados eliminadas o livro do apocalipse fala de um momento onde já não haverá dor onde já não haverá morte onde já não haverá uma audição onde deus enxugará dos olhos toda lágrima em outras palavras o plano de deus para o homem que não houvesse nenhuma ordem de sofrimento mas tudo isso instalou por conta do pecado e jesus não veio para tratar só com o pecado de forma direta como ele também tem uma provisão para as conseqüências do pecado há vários textos que o dzaí a 53 que fala né da substituição de cristo nos
mostra por exemplo a declaração de que ele levou sobre si não só as nossas iniqüidades mas as nossas enfermidades evangelho de mateus no capítulo 8 a uma referência a esse episódio nos versículos 16 e 17 de mateus 8 a gente lê o seguinte ao anoitecer foram trazidos a ele muitos endemoniados e ele expulsou os espíritos com uma palavra e curou todos os doentes e assim se cumpriu o que foi dito pelo profeta isaías ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças se tudo o que o novo testamento fala a
respeito desse texto de isaías fosse só essa menção do evangelho de mateus talvez a gente não poderia declarar que se trata da obra da cruz já lhe comentaristas e teólogos declara não essa profecia de isaías sobre cura se cumpriu no ministério terreno de jesus em outras palavras eles estão dizendo e quando jesus estava aqui corozo enfrenta quem estava aqui aproveitou bem quem não viveu essa época dançou mas nada na bíblia limita essa obra de jesus de levar sobre se as enfermidades ao seu ministério terreno essa suposição até caberia se essa fosse a única declaração mas
olha 1ª dp 2 24 diz assim ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro tá falando que da cruz a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça ele diz por suas feridas vocês foram curados a parte de cura assim como do perdão dos pecados se cumpre na mesma cruz ele tem previsão de cura nós não podemos perder isso de vista por favor de ganhar o salmo 103 davids bendize ó minha alma ao senhor e não se esqueça de nenhum só dos seus benefícios é ele quem perdoa
as suas iniqüidades mas ele quem sarah todas as suas enfermidades a ele que redime a tua vida da cova ele quem decorou de graça de benignidade e muitas vezes nós deixamos de olhar os demais benefícios às vezes nós estamos olhando o perdão dos pecados e dizendo tá ótimo não precisa mais nada na verdade se deus decidiu incluir além do perdão dos pecados um trato com conseqüências dele nós precisamos deixar que a mensagem da fé espírita fé no nosso coração para a provisão maior do que aquilo que ele veio fazer em relação ao pecado por exemplo
pecado trouxe maldições entre elas deus diz o homem lá no jardim do éden a terra vai produzir espinhos você vai ter um trabalho bem mais árdua do que teria antes eu acho interessante que a maldição vista aqui é o trabalho se tornar mais árdua do que seria mas outro dia um irmão com ares vagabundagem fla passou sabe que o trabalho é maldição né o homem trabalhava antes e depois do pecado deus amaldiçoe para ter que trabalhar eu falei você tá maluco mesmo gênesis 2 15 diz que deus colocou o homem no jardim para lavrar e
guardar o trabalho já existia antes da queda o problema é que depois da queda da maldição vai ter que ralar mais foi que soa muito mais para ter resultado que talvez seriam mais fáceis e acessíveis antes então trabalhar não é maldição não se permita pensar dessa forma é bênção agora a maldição foi o surgimento dos espinhos isso tornaria o trabalho do homem muito mais árduo agora não é só a terra plantar e colher agora o tempo todo ficar lutando enquanto isso em conta é a erva daninha conta aquilo que concorre com o seu próprio trabalho
agora quando jesus é cruz ele assume uma coroa de espinhos e pra minha mensagem muito claro o primeiro sinal da maldição está atrelado aos espinhos quando aquela coroa de espinhos é colocado é lógico que quem decidiu colocar não pensou que aquilo fosse um símbolo um sinal profético muitas vezes você mas damos um spin que só arranha teste a bíblia diz que aqueles guardas romanos davam uma cana na cabeça de jesus porque faziam isso para que aqueles escritos penetrasse a cabeça do lula é um dos lugares encha facilmente agora você imagina que quanto mais eles batiam
e aquilo mais fria a cabeça né mas ela em xavi aquilo mais machucados é lógico que eles pensaram em parte do aspecto em aumentar o sofrimento ea tortura mas o significado dele eu acredito não pode ser ignorado jesus estava dizendo estou levando sobre mim não apenas os pecados de vocês mas as conseqüências do pecado em gálatas do capítulo 3 os versículos 13 e 14 o apóstolo paulo deixa claro esse acontecimento quando diz o seguinte ela traz 3 13 14 cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou uma audição em nosso lugar pois está
escrito maldito todo aquele que for pendurado no madeiro isso para quem cristo jesus a bênção de abraão chegasse também aos gentios para que recebêssemos a promessa do espírito mediante a fé a cruz é um lugar de troca quando as nossas iniqüidades foram lançadas sobre ele está fazendo uma troca segundo aos coríntios 5 21 diz aquele que não conhecia o pecado está falando em jesus deus o fez pecado por nós em nosso lugar para que nele nós nos tornássemos a justiça de deus ele que nasceu em pecado nunca pecou ele nos transferir gratuitamente a sua justiça
em troca dos nossos pecados que ele assumiu sobre se ele leva sobre si as nossas maldições pra quê pra que a gente receber se a bênção em segundo aos coríntios 89 a bíblia diz que ele se fez pobre para que nós fossemos ricos o tempo todo nós temos uma troca mas quando ele levou sobre si as nossas enfermidades era só isso não querido ele fez isso para que nós recebêssemos cura e saúde por favor diga amém aliás mesmo nessa declaração de segunda os coríntios 89 quando disse que ele se fez pobre para que nós fossemos
ricos eu sei que de forma alguma limitar uma declaração dessa ao aspecto material mas eu também não entendo por que alguns tentam jogar a este nível de intervenção fora porque quando a bíblia diz jesus se fez pobre não está falando da condição de pecado e miséria espiritual porque ele não assumiu isso a não ser no momento da cruz a onde de fato as nossas iniqüidades caíram sobre ele não dá pra colocar jesus num quadro de miséria espiritual o máximo que nós poderíamos dizer quando filipenses 2 que diz que eles subsistindo como deus assumiu a forma
humana agentes foi um baita empobrecimento porque ele queria nos enriquecer por toda a eternidade mas quando nós pensamos também nas conseqüências do pecado que envolve a dificuldade do homem de conseguir sustento nós precisamos entender que a obra da cruz também significa alcançarmos provisão não estou falando de riqueza de enriquecimento mas provisão e provisão plena que permita não apenas temos nossas necessidades básicas supridas mas que nos permita sermos abençoadores há muitos benefícios esse assunto obviamente iria muito longe a ideia é que a gente apresente apenas uma resenha mas além de tratar com o pecado e com
as conseqüências do pecado jesus veio para na obra na obra que realizou na cruz vencer em definitivo a satanás colossenses 2 15 diz que ele triunfou foi um dos principais dados e potestades na cruz o triunfo foi o deles na cruz e pode repetir comigo dia triunfou deles na cruz agora tudo o que jesus na cruz foi por mim e por você em nosso lugar e leva sobre se os nossos pecados para que a gente receba justiça e leva sobre si as nossas enfermidades para que a gente tem a cura leva sobre se as maldições
para que a gente tenha a bênção ele se fez pobre para que a gente fosse rico agora por que você acha que ele venceu o diabo e não tá mera e simplesmente uma linguagem popular resolvendo a treta que os dois tinham está garantindo a nossa vitória a vitória conquistada contra satanás na cruz é a minha e à sua vitória e nós podemos andar nesse lugar é por isso que joão falando esse lugar que hoje estamos em cristo diz maior é aquele que está em nós do que aquele que está no mundo ele está dizendo que
a vitória de jesus ela se manifesta em nós ele está disponível pra mim pra você juntamente com a presença dele que se tornou possível pela obra da cruz em 1º de junho 38 a bíblia diz para isso se manifestou filho de deus para destruir as obras do diabo e porque venceu e nos confiou a sua vitória o poder do seu nome e você podemos andar vitória sobre o inimigo jesus disse meu nome vocês vão expulsar demônios e de sejam pisar serpentes e escorpiões jesus estava dizendo basicamente que você não precisaríamos viver com medo do inimigo
é por isso que a bíblia diz resistiu diabo e ele fugirá de vós e você podemos andar em vitória contra toda oposição do reino das trevas por favor diga amém eu não gosto de crentes que exageram o poder do diabo quase tentando equiparado com deus e não chega aos pés do deus todo-poderoso a nossa - podemos negar que ele tem lá o seu poder mas aí você não precisamos ter medo algum porque a nossa vitória foi garantida e determinada a nossa vitória foi estabelecida na cruz de cristo não importa o quanto reino das trevas cho
dei o tente de perseguir você tem um direito garantido andar em vitória sobre o reino das trevas agora depois de entendermos a substituição depois entendemos que a obra da cruz produz benefícios talvez a pergunta prática que nos leve aqui encerrar a nossa conversa o que fazer para usufruir os benefícios então depois fala da substituição dos benefícios eu quero encerrar falando terceiro lugar da nossa responsabilidade daquilo que é a nossa parte em primeiro lugar nós precisamos começar falando da fé do evangelho de joão o senhor jesus faz uma declaração importante aí joão no capítulo 3 ele
diz assim como moisés levantou a serpente no deserto assim importa que o filho do homem seja levantado aqui jesus está falando da mensagem da cruz que já era anunciada de forma simbólica e tecnológica desde a velha aliança e depois de falar dessa comparação e quando você olha para a mensagem da serpente de bronze você vai encontrar uma maldição assolando o povo falar em números 21 serpentes abrasadores deus manda moisés levantar não ache de metal a figura de uma serpente que era maldição que assola o povo o senhor disse todo aquele que for picado por uma
serpente e olhar para aquela de bronze ele vai viver mas o que for picado e não olhar vai morrer jesus diz da mesma forma que moisés fez assim deus está fazendo com o filho do homem qual era a maldição que nos assola a comunidade o pecado ea bíblia diz que ele foi feito pecado por nós ele é levantado como símbolo da maldição indo pra cruz que era algo que só os criminosos mereciam não era o tipo de morte de uma pessoa justa deveria ter e qua a mensagem que está sendo dito assim como só saravá
da picada da serpente quem olhava para aquela serpente de bronze o bronze na bíblia fala de juízo eu estava dizendo eu vou julgar essa maldição nessa arte é uma mensagem que anunciava o que ele faria na cruz um dia eu estava dizendo eu vou julgar os pecados no madeiro e naquele que eu vou levantar como figura de uma audição no lugar de vocês então quem olhava para aquilo poderia receber do antídoto que vinha da parte de deus quem se recusava a lhe olhar iria morrer eu estava dizendo um dia eu vou resolver esse problema na
cruz mas você precisa olhar e reconhecer o que jesus fez senão olhar pra ele não reconhecer o que ele fez no seu lugar você jamais vai usufruir os benefícios é logo depois de fazer essa declaração no versículo 14 que jesus então continua e diz o seguinte 15 do do 14 até o 16 joão 3 da mesma forma com moisés levantou a serpente no deserto assim também é necessário que o filho do homem seja levantado para que todo o que nele crer tem a vida eterna porque deus amou o mundo de tal maneira que deu o
seu filho unigênito para que todo o que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna o tempo todo a falar da obra cruza ele diz creia para que possa ter a vida eterna tudo o que deus nos disponibilizou na sua graça só se recebe com fé é por isso que a bíblia diz pela graça sois salvos efésios 28 mediante a fé agora a gente precisa entender o que crê que alguns pensam que é só acreditar que jesus existe é real que ele é de verdade não deixa eu te dizer existe um tipo de fé
envolve reconhecimento que não produz resultado nenhum pra você tiago escreve descrito em deus e diz os demônios também e estremece só que a fé dos demônios está ajudando eles em absolutamente nada é possível você tem um tipo de fé que não te ajude sim se ela for uma fé equivocado se você apenas aceitar que jesus é real isso não tem o poder de mudar sua vida o que você precisa entender é que a fé tem alguns elementos eu gosto e resumidos em 3 primeiro e identificação segundo apropriação e 3º confissão você pode repetir comigo de
identificação apropriação e confissão vamos a um exemplo disso paulo declara em gálatas no capítulo 2 no século 19 e 20 estou crucificado com cristo você pegasse uma máquina do tempo vamos ter um momento de ficção aqui na mensagem e voltasse ao momento exato onde paulo fez essa declaração você não encontrar empregado na mesma cruz de cristo até porque o tempo de vida de paulo e do ministério declaração disso é posterior à crucificação mas quando ele está dizendo estou crucificado com cristo está falando que a identificação seja jesus morrer meu lugar um momento onde ele foi
pregado na cruz eu estava lá eu fui crucificado lá porque ele é o meu substituto porque ele é o meu representante a identificação na verdade nunca poderia ser só com a crucificação a bíblia diz que nós morremos com ele nós fomos sepultados com ele a bíblia diz que nós ressuscitamos com ele ea bíblia diz que depois que ele se sentou à direita de deus nas alturas nós estamos assentados com ele porque ele nos representa no substituindo então o lugar onde está legalmente aos olhos de deus nós também estamos aos colossenses um capítulo 303 paulo diz
a vossa vida está escondida com cristo em deus onde quer que esteja que ele esteja nós estamos também quem está entendendo isso então paulo escreve aos coríntios se alguém está em cristo nova criatura é como você pode se tornar uma nova criatura estando em cristo conquistou em cristo quando eu me identifico se ele fez no meu lugar eu estava lá quando eu assumo esse posicionamento de fé de identificar entendendo a substituição é onde tudo começa eu sugiro a você quando estiver lendo principalmente o novo testamento as epístolas começar grifasi expressões nele em cristo com cristo
e você vai surpreender com aquilo que a bíblia fala sobre o seu lugar ea sua posição dele mas não basta a identificação nós precisamos da apropriação se ele foi levantado em meu lugar e foi julgado o meu pecado foi julgado então eu não tenho que pagar mais por isso eu não suporta ouvir o cliente cento pagando pelos meus pecados eu digo isso tudo estivesse pagando tinha que tá na cruz você tinha que ter morrido pelos seus pecados não está pagando pelos seus pecados e pode até sofrer algumas consequências inevitáveis de alguns pecados mas não está
pagando por eles jesus já pagou isso por você e quando você entende identifica o que você precisa apropriar então cheguei meu eu tenho direito o primeiro terremoto 6/12 toma posse da vida eterna quer tomar posse esse é meu por direito eu me aproprio mas também é necessário uma confissão e o batismo talvez alguns não entendem a importância do batismo não é um mero ritual ele a maior expressão de confissão pública do que a nossa fé e romanos 6 a bíblia diz que nós morremos com ele fomos sepultados com ele ressuscitamos com ele para dar a
novidade de vida quando a gente pega pessoa funda d'água dentro da água e do que eu brinca e chama de o santo caldo nós estamos testemunhando você morreu e foi sepultado com cristo quando a gente tira a pessoa da água sem brincar é importante essa parte também de trazer pra fora quando a gente tira água nós estamos testemunhando que essa pessoa ressuscitou andarem novidade de vida ou seja o batismo ele é uma confissão de fé é mas que declarou que a identificação e apropriação mas ela precisa do selo final da confissão e quando nós passamos
a confessar não apenas no momento mas num estilo de vida quando paulo dia estou crucificado com cristo ao falar com cristo ele mostrou identificação quando eu disse estou ele se apropriou isso aqui é meu e serve pra mim a própria declaração dele mostra que a fé dele também tinha confissão todos esses três elementos estão sempre envolvidos com a fé então me em sua responsabilidade crê nos apropriar daquilo que nós confessar e declarar aquilo que nós mas nós também precisamos aplicar de forma prática a obra da cruz nós vimos que pedro diz que quando ele levou
sobre si os nossos pecados sobre o madeiro é pra que você estejamos mortos para o pecado e que possamos viver para a justiça e significa que de forma prática eu não posso olhar e dizer me substituir mas eu preciso puxar aquela realidade e dizer eu não serei mais escravo do pecado quem está entendendo também em gálatas no capítulo 6 versículo 14 o apóstolo paulo ainda faz a seguinte declaração quanto a mim que eu jamais me glorie a não ser na cruz de nosso senhor jesus cristo por meio da qual o mundo foi crucificado pra mim
e eu para o mundo sabe que ele tá dizendo entender o que aconteceu lá muda a minha forma de viver eu morri para o mundo o mundo morreu para mim aquela cruz me separou definitivamente do pecado e do ambiente onde ele é tão incentivada a ser praticado então nós precisamos trazer isso o aspecto prático da aplicação prática o que envolve entre outras coisas não vou entrar em detalhe a gente entendeu que a mensagem de tomar a nossa cruz é uma extensão de uma aplicação prática do que ele fez por nós mas além de crê e
além de enveredar pelo caminho de aplicação prática e você precisamos entender a nossa responsabilidade de proclamar a mensagem tudo que deus nos dá ele faz com o intuito de que não pare nós de óleo abraão e diz eu te abençoarei mas ele disse e eu falei detinha uma bênção porque deus que abençoe alguém para que a bênção transporte dele pra outros paulo dirceu prossigo para alcançar aquilo para o qual também foi alcançado a gente tirou desse texto de felipe aos 39 o nosso mote aqui com qualidade e alcance alcançados para alcançar mas ele está dizendo
deus não alcançou o objetivo era só isso ele diz agora entendo que é um propósito qual era o propósito paulo dizem nada tenho a minha vida como valiosa contanto que eu complete a carreira né é o ministério que me foi confiado de testemunhar o evangelho da graça de deus quando estava dizendo ele me alcançou com o propósito é através de mim alcançar outros paulo dias aos coríntios com a consolação que nós somos consolados nós funcionamos os outros cabe aqui a paráfrase com a salvação que nós somos salvos nós também vamos salvar os outros a palavra
evangelho significa boas novas não existe melhor notícia nesse mundo do que a mensagem da cruz mas nós não temos o direito de reter a mensagem da cruz só para nós eu gosto muito de como um amigo meu pastor carlito paz repete muito uma frase que na vida cristã normalmente nós temos três ações né que elas estão todas relacionadas e fala sobre receber celebrar e compartilhar acredito que com a cruz não pode ser diferente nós precisamos receber pela fé em deus espera que a gente celebre quando você olha adoração mesmo no céu depois de tudo é
consumado a bíblia mostra que o foco da nossa adoração ainda é o cordeiro que foi morto em nosso lugar o reconhecimento ea gratidão à celebração da obra da cruz ela continua por toda a eternidade mesmo aqui na terra jesus ao instituir a ceia desfaçam isso e memória de mim ele espera que a gente o tempo todo recorde ande na consciência dessas verdades que a gente celebre isso em gratidão e adoração mas ele também espera que a gente compartilhe porque muitas vezes a vida do cliente se limitem receber celebrar e a gente elimina o aspecto compartilhar
eu quero te encoraja hoje não apenas receber e celebrar o que é seu por direito proporcionados através da cruz mas a se comprometer com a responsabilidade de ser o mensageiro da parte do senhor de anunciar paulo não pregava o evangelho da cruz apenas porque ele tinha um chamado específico a respeito disso ele entendia que cada um de nós que foi alcançado pela obra da reconciliação tinha a mesma responsabilidade segundo os coríntios 5 18 e diz tudo isso provém de deus que nos reconciliou consigo mesmo por meio de cristo e nos deu o ministério da reconciliação
deus não só nos reconciliou ele nos deu o ministério da reconciliação paulo estão agora nós nos tornamos embaixadores dele jogando em nome dele que as pessoas se reconciliou com ele nós temos uma responsabilidade de proclamar esta mensagem e nós não podemos como igreja apenas esperar que o pecador simplesmente apareça pela porta que ele descubra o caminho sozinho assim como você nunca viu um pescador que vai lá para o barco em alto mar e fica esperando o pessoal lá dentro a igreja não deveria te esperando o pecador aparecer o ato é significa que nós vamos buscar
o peixe se necessário vamos a uma isca para atrair o peixe mas nós vamos atrás dele e nós temos a responsabilidade de repartir com a nossa casa com os nossos amigos e até mesmo desconhecidos que deus é colocar você no caminho deles ou eles no seu caminho não importa nós temos a responsabilidade de compartilhar essa mensagem é a minha oração e o meu clamor a deus neste próximo ano que se inicia a gente como igreja entenda que nós estamos na iminência de viver a maior colheita da nossa história a uma estação profética o vento de
deus soprando que deus quer que a gente prega a vontade dele para todo o tempo mas há uma graça para resultados diferenciados e eu quero encorajar a proclamar sua mensagem em nome de jesus se essa palavra
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