O que é trabalho para Marx?

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Crítica Marxista
Confiram também: Trabalho (e a economia) no pensamento de Marx - Introdução ao Marxismo https://yout...
Video Transcript:
max vai se negar a pensar o trabalho tal como ele é posto no âmbito da economia política max pensará o trabalho de uma maneira muito mais ampla e muito mais radical ea palavra radical aqui tem que ser tematizada é aí que marx vai afirmar é nesses anos que mais afinal renan que se radical é tomar as coisas pela raiz e para o homem diz max arraes o próprio homem essa é uma outra palavra que a gente vai ter que recuperar água a palavra radical hoje a gente fala e radicalidade radical as almas engravatados ct foi
só na espinha ano horrível ser radical dar exemplo de bom comportamento e hoje fundamental a radicalidade horrível no juro que antes do próximo convite que vocês me quiserem eu vou dar uma passadinha na firjan e na frente na febraban que aí a gente abandona o rótulo de radical e se torna palatável ter custado ser radical é tomar as coisas pela raiz para o homem a raiz é o próprio homem márquez tomará o trabalho de uma ótica radical ele vai desenvolver aqui uma concepção nitidamente antropológica antropológica deixou no sentido antropologia em macs não parecia desse segundo
alguns dessa especialização segundo outros dessa enfermidade antropólogo no sentido da centralidade do antropos martins irá que o homem é uma constante tensão entre a sua génese cidade humana entre o seu ser genérico e à sua singularidade o que é próprio de nós e nos percepcionar existirmos enquanto sede singulares esta singularidade imediata que nos constitui e que é isso prime view eu na minha limitação física mas não só física não posso ser outro eu não sou o outro essa singularidade em big imediata que é isso privil ela só se transcende se resolve na generali cidade humana
eu sou eu não sou apenas eu e não como queria e não apenas como queria o aluno eu ea minha circunstância um pouco mais do que isso é você se recorda o namoro de joinville lância é pouco eu sou eu e toda referência à realidade da minha herança cultural e do meu horizonte enquanto expressão de uma sociabilidade um ser social que me transcende do corsa o portador essa tensão dramática atenções do prêmio mas ela se mantém enquanto tensão se a hipertrofia disso aqui ó não é o indivíduo que regride é o gênero que cinco aprece
isso por uma razão simples cima para nós é que esse ser aqui só se expressa singulares genericamente na medida em que é um ser objetivo e agora por favor que significa por marx e 1.844 ser um ser objetivo o dirá o homem é um ser objetivo ser o objetivo é aquele que só se mantém enquanto tal na medida em que se objetiva meus amigos abby que maria está dizendo que está dizendo o seguinte vocês podem anotar está tudo no texto ela eu queria trazer novidades para observar e orientar meu menu tornou que o mar está
dizendo é o seguinte eu tô aqui conversando com vocês a removendo trocando com vocês de repente de repente eu tenho aqui um avc no meio dessa exposição fica até gravado uma vez hedge das maiores conseqüências entrou num coma profundo irreversível o canto é claro que não está no meu programa não é mas pode acontecer eu espero ser tratado pelas pessoas que me querem como um indivíduo humano a espero que me prestem os cuidados médicos imediatos que na medida em que essa coisa não tiver volta enquanto não apareceu a uma piedosa pode ligar lá o botãozinho
que ponham a cama limpa que me alimenta adequadamente que me tratem como uma pessoa eu espero e seguramente vai acontecer pelo menos é o que desejo mas notem eu continuarei a ser o homem é paulo óbvio que não eu estarei vivo organicamente com seqüelas profundas mas a minha socialidade perdeu esqueçam esse exemplo imagine um caso de autismo extremo eu digo autismo extremas o pt tem que tomar cuidado tem médico aqui nessa sala porque me parece que hoje há técnicas ea terapias que é permitem a agressão dos níveis de a última vamos imaginar caso extremo absoluto
limite de autismo que impede qualquer relação consciente com o mundo fora do sujeito é claro que se eu tenho um filho autista eu vou cumpri-lo de cuidados eu vou querer eu vou amá lo mas rigorosamente eu não tenho aí um homem um homem atenção ou uma mulher as feministas de plantão não antes que as feministas plantão comecem a se coçar e esse homem aqui é homem mulher pelo amor de deus a totem o que max quer dizer com isso é que a condição a condição da existência humana é é a condição da objetivação do sujeito
singulares subjetivação se da onde através de formas evanescentes pouco perenes o meu gesto o meu riso o meu movimento na minha fala cotidiana mas se dá 10 de formas privilegiadas mais duradouras pense no trabalho na obra que eu crio o proto calizo pense na ciência pense na arte pensei na literatura max irá a ele forma de objetivação e este ser que o homem só existe como um homem na escala em que esse objetivo esse conjunto de objetivos ações que o acervo da humanidade que não tem dono é esse conjunto de objetivos ações que pode ser
apropriado pelos indivíduos que pode ser a atenção subjectiva de pelos indivíduos tornando seu interior e lá marx o homem rico não é aquele que tem é aquele que é o tomilho da humanidade eu domínio dos ser não é o domínio do ter olhem a crítica aquela outra categoria que estava em cima propriedade o homem rico é aquele que conseguiu subjectivar uma riqueza de objetivo ações por favor meus amigos eu quero enfatizar isso porque esta obra exerce um enorme fascínio para os críticos da sociedade portuguesa que tem uma matriz religiosa meus amigos e eu tenho vários
clérigos padres pastores especialmente os mais progressistas insistem numa leitura crítica da sociedade burguesa é muito próximo a isso aqui o importante do homem é o se não eu ter essa leitura é privilegiada por esses meus companheiros mas eu só queria lembrar pra vocês nós estamos aqui nas antípodas de uma antropologia cristã bem o antropologia cristã sugere que eu posso lutar muito porque os o rico interiormente abaixo assim não eu posso ser rico interiormente se eu puder interiorizar seu poder subjectiva a riqueza de objetivo ações da humanidade daquela que precede das gerações anteriores ninguém nasce ferreiro
a e porque é preciso existir isso como é que a gente se apropria da obra de arte a quem aqui já viu beethoven interpretado pela sinfônica de viena alguém aqui da tv lá mas vocês são livres para viajar podem lá tá vendo toda porque sejam vôo am a haver um padre e de sabe o que é isso né aquele movimento do balé que é indício é o teatro municipal mas no fim do ano a platéia não falar no camarim como é que é isso a isso passa pela posição de classe que larga medida determina o
teu rendimento familiar como é que você vai ler as grandes obras eu estava dizendo para uma amiga ou agora tô me dando à luz sábado e domingo o prazer da releitura não vou reler quer paz você vai ler quer repaginar 1.600 personagens você precisa de ter sempre esse divórcio sempre lá quem paga por isso e se machuca está dizendo olha só o acesso às objectivas ões em que permitia subjetivação eu mas está pensando no indivíduo socialmente construído e portanto socialmente rico ninguém nasce mais rico mais pobre da sociedade pela história mais ricos e os mais
pobres para marx e sistema de objetivo ações que faz desenvolve mais exatamente que faz emergir de desenvolver um ser social quais são as objectivas fundamental por mais exatamente qual é pra max a objetivação elementar aquela a partir da qual todas se desenvolvem e ao desenvolver se autonomizam a arte é hoje uma objetivação autônoma dos jovens a ciência é outro objetivo da ação autônoma dos homens martins irá a uma objetivação que é a objetivação elementar naquela que constituiu o ser social aquela sem o qual este se genérico singular o objetivo é impensável subjetivação para marx é
o trabalho marx pensa que os homens que a humanidade no seu e vou vir vem se desenvolvendo na medida em que desenvolve os seus sistemas de objetivação ao conjunto dessas objetivo ações ao conjunto delas estaria reservado o conceito de práxis para marx o homem é antes de tudo um ser prático e social não ser prático e social este caráter da antropologia esse caráter tanto antropos é exemplificado paradigmaticamente pelo trabalho para martins o trabalho não é uma obrigação o trabalho não é uma penitência o trabalho não é algo fortuito o trabalho é aquela objetivação privilegiada garante
a condição humana lá no capital am trinta anos depois ele dirá o trabalho é a condição eterna do homem trabalha com seu eterno e dom o meu deus do céu marx o sheik foi sempre contra os absolutos vai falar que trabalha condição eterna é isso mesmo pode ser eterna no seguinte sentido suprimido intercâmbio do ano com a natureza o seu primeiro trabalho não existe humanidade a condição da humanidade é o trabalho o maxi antigo né ele não dá conta da sociedade que está acabando com o trabalho não tá acabando o trabalho somos humildes só com
o projeto passa a palavra mas não dá conta da sociedade acabou o trabalho acabando segundo dominique mêda o trabalho é um valor em extinção essa mesma conversa vocês caiam se quiserem vocês não acham que a gente vive na sociedade de consumo provavelmente tem gente aqui que acha que nós vemos na sociedade consumo vai conversar com cada lado interior do sertão para ver o que ele consome sociedade consumo para quem cara pálida sociedade com 52 texto mas não morre de fome e nós vivemos numa sociedade de consumo não vemos na sociedade de repressão ao consumo necessário
hoje entrou nós né não haver uma sociedade consumista assim eu tô consumir o burro né vocês também né necessidade nada de necessidades básicas nossa necessidade social estão todas cobertas então são todos consumindo humana vive na sociedade do consumo na sociedade da informação antonio mundo têm computador tá todo mundo ligado na internet né um dos programas mais sofisticados não é isso se não gosta de ter uma mistificação e pelo pedaço aqui a gente tem que começar a parar para discutir isso você não acha que está havendo uma grande confusão entre emprego e trabalho há capitalismo contemporâneo
aliás em alkmaar já demonstrou isso há mais de 150 anos aumenta a composição orgânica do capital de volta força produtiva a economia de trabalho só que a economia de trabalho na sociedade do capital significa desemprego mesmo não significa que a gente vai dividir o trabalho de tal maneira que a gente possa estudar que a gente possa cidoca que a gente possa ir à praia que a gente possa sonhar que a gente possa amar não é uma massa de desempregados e aí vamos lá os bombeiros falam dos excluídos que max está nos apontando porque é que
o trabalho a ativação mais especificamente humana trabalho só existe realizado por estes tira aí abelha trabalha castor um trabalho passarinho no trabalho discutindo no trabalho trabalha atividade especificamente humana e essa atividade aqui ó que funda o conjunto das objecções essa atividade que realiza a essência humana e por favor se esse humana aí não é o sopro do cidadão lá de cima de um boneco de barro se humano a estrutura fechada temporal esse humana aqui é um conjunto de atributos de qualidades é um conjunto de possibilidades que este ser vem desenvolvendo ao longo da sua lá
rice uma trajetória em cima dessa pequena casquinha que a terra para marques o trabalho é a realização dos homens trabalha condição de humanidade mas antes de prosseguir
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