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é bem na semana passada no último estudo nós estivemos aqui analisando a passagem bíblica de Colossenses 3 versos 22 até o capítulo 4 verso 1 e neste texto nós verificamos como o apóstolo Paulo instruir a igreja sobre como evidenciar o senhorio de Cristo a primazia de Cristo na vida profissional nesse aspecto nós vimos aqui que em respostas reconhecimento os empregados eles devem obedecer os seus empregadores eu quero ensina no verso 22 com a motivação de servir ao Senhor versus 23 ao verso 24 a parte a e na parte B do verso 24 até o verso
25 Paulo destaca a razão porque os empregadores empregados devem obedecer em Tudo aos seus empregadores é porque essa é a deve ser motivação é como se eles tivessem servindo ao senhor e o senhor é aquele que retribui tanto o bom empregador e o mal empregador por isso nós devemos obedecer os nossos empregadores sabendo que estamos servindo ao senhor e a resposta venha dele mesmo a benção vem é dele mesmo em resposta ao reconhecimento de que Jesus é o prêmio mente o senhor os empregadores agora Paulo foca sua atenção aqueles que empregam os senhores aqueles que
têm o poder para conceder empregos e supervisionar os os empregadores devem tratar os seus funcionários com justiça e equilíbrio e Equidade verso a parte adversa um parte adversa no capítulo 4 e por fim Paulo termina na parte B do verso um dizendo que eles devem tratar os seus empregados dessa maneira com justiça e também com Equidade porque eles também tem um senhor no céu não apenas os empregados têm um senhor mas os empregadores também tem um senhor Veja a o detalhe que o apóstolo Paulo é o senhor que está no céu ele é o senhor
dos Senhores ele está acima de todos e aqueles que costumam ter poder aqueles que têm poder geralmente eles perdem a sensibilidade por aqueles que estão debaixo da sua autoridade debaixo do seu poder e que Paulo chama atenção adverte os empregadores Para que sejam cuidadosos porque o Senhor é retribuidor não apenas dos empregados mas também daqueles que empregam hoje o nosso o estudo está baseado no capítulo 4 versos 2 ao verso 6 que diz o seguinte verso 2 perseverai na oração vigiando com ações de graças suplicai ao mesmo tempo também por nós para que Deus usava
a porta a palavra a fim de falarmos do Mistério de Cristo pelo qual também se tornou gemado para que eu o manifeste como devo fazer portai-vos com sabedoria para os que estão de fora aproveitar e a bom graças a vossa palavra seja sempre agradável temperada com sal para saberdes Como deveis responder a cada uma das mais ou menos três meses ou na verdade um pouco mais de três meses estamos expondo epístola aos Colossenses os estudos foram divididos basicamente em duas partes a primeira capítulo 1 verso 11 até o capítulo 2 verso 22 onde Paulo expõe
a teologia a espírito de Cristo Ele demonstra a Previdência de Cristo sobre a igreja na segunda parte Capítulo 3 verso 11 até o capítulo 4 verso 18 Paulo agora vai aplicar essa teologia na vida da igreja exigindo que igreja se sujeite a Cristo ele ela se submeta a Cristo o capítulo enfatiza a primazia de Cristo em todas as coisas conforme Lemos no verso 18 seguinte exortação para que como crentes e receberam tal testemunho assim também e vivam em coerência com este testemunho eles ouviram o evangelho e agora Credo o evangelho devem viver de acordo com
o evangelho Essa é a coerência que Paulo espera de todos os crentes é o que ele demonstra no capítulo 2 verso 6 ou verso 7 Paulo adverte para que nenhum Cristão se distraia desta verdade mas se concentre nessa doutrina por isso ele diz no capítulo no capítulo 2 verso 8 cuidado que ninguém vos venha a enredar no verso 16 ele diz ninguém pois vos julgue e no verso 18 do capítulo 2 ele desliguem se faça árbitro Paulo está aqui chamando atenção da igreja para que ela se concentre na verdade a respeito de Jesus Cristo que
ela mantenha sua atenção no testemunho que havia recebido moscando e pensando as coisas lá do alto onde Cristo está onde Cristo Vive é o que ele demonstra em si no capítulo 3 verso verso 4 a partir deste entendimento de que Cristo Ele tem a primazia de que ele é o senhor e que portanto devemos manter toda a atenção da nossa vida na pessoa e na obra de Jesus Cristo diversas orientações são oferecidas para que todos saibam como viver e também como lidar com seus relacionamentos com a fixa atenção na Previdência de Cristo a primeira orientação
do apóstolo dar é quanto a santidade pessoal a qual todos os verdadeiros cristãos todos os verdadeiros crentes em Cristo deve ansiar e buscar diligentemente você puder olhar na sua Bíblia Capítulo 3 verso 5 ao verso 11 ele começa dizendo fazer e Pois uma vez que vocês tem a atenção voltada para Cristo no céu onde ele vive vocês pensam nas coisas lá do alto em razão disso então faça um morrer a vossa natureza terrena a partir daqui Paulo ensina instrui como a igreja deve então buscar a santidade pessoal as em seguida no âmbito da igreja a
orientação se dirige a comunhão do corpo de Cristo na qual os crentes devem suportar e perdoar uns aos outros versos 12 Alberto 17 para que ela esta comunhão seja viva e eficaz em reconhecimento de que Cristo é o senhor nenhuma comunhão na igreja pode sustentar-se pode manter-se pode subsistir se nós quando entramos em conflitos de pensamentos e relacionamentos nós não desenvolvemos aquilo que Paulo exige nessa porção da palavra versos 12 e o resto 17 e suportar os nossos irmãos o de sustentar os nossos irmãos e de também perdoar quando nós oferecemos para que essa comunhão
ela continue sendo viva eficaz Esta é a exigência a exortação que aprendamos um âmbito da igreja das nossas relações cristãs a não suportar e também a nos perdoar nós somos pessoas diferentes uns dos outros e temos inclinações e modos diferentes de interpretarmos o mundo natural que vez por outra nós tenhamos algum tipo de conflito e e neste momento que nós precisamos exercer esses cuidados que Paulo está exigindo nos dois últimos estudos verso 18 do capítulo 3 até o verso 1 do Capítulo 4 verificamos como a submissão dos verdadeiros crentes em Cristo não dos falsos cristãos
mas os verdadeiros crentes em Cristo como eles devem se submeter a Cristo no âmbito das suas relações familiares e aí ele da instrução as esposas maridos filhos e pais e também no âmbito profissional e a orientação as votação a instrução de Paulo é para os empregados e também para os empregadores agora na passagem que nós lemos Paulo instrui como deve ser o envolvimento destes crentes nutridos e equipados dentro dos limites da igreja para com aqueles que são de fora então Tudo indica que Paulo está até aqui com a sua atenção voltada para a igreja como
os crentes devem viver dentro do âmbito religioso e Cristão agora estou dizendo hora Vocês precisam aprender a lidar com 11 fora e nesse sentido Paulo está aplicando a doutrina de Cristo a teologia de que Cristo é o senhor da nossa vida é o senhor da nossa vida esse mundo ele é doutrinado por hereges e por suas heresias e quando nós falamos herege a palavra herege quando a palavra eles geralmente nós associamos com o hábito religioso mas as escrituras especialmente do novo testamento nós temos fortes evidências de que não se trata apenas no âmbito religioso não
se trata apenas do âmbito religioso mas em todas as esferas da sociedade vocês ver pessoas com as suas mentes pervertidas proclamando ensinando tentando influenciar a sociedade a seguir as suas perversidades e por causa desses hereges e das suas heresias as suas filosofias das suas perversões este mundo é guiado às paixões infames a vaidade o egoísmo a incredulidade e as mais variadas formas de idolatria Esta é a sociedade sociedade na qual todos nós nos encontramos a pergunta de que modo o Cristão pode se preparar qual deve ser a sua resposta aos que divergem dele você prega
o evangelho você dá testemunho a respeito de Cristo você facilmente encontrará pessoas divergindo de Voce pessoas que vão se opor a você e vão até te os utilizar então como deve ser a nossa resposta como devemos responder a estas divergências como lidar com as oportunidades e também que linguagem é a mais adequada para este mundo no tocante ao dever de todo Cristão tem de dar testemunho de Cristo nessa passagem Paulo testemunha que a sua missão não era apenas instruir os crentes mas também aos que não eram na expectativa de que todos se sujeitar sem a
Cristo reconhecendo a sua primazia Paulo tinha uma tinha uma uma missão e esta missão ela tinha dois direcionamentos fortalecer a igreja em meio o e alcançar aqueles que ainda estavam perdidos estão em nenhum momento Paulo perde a sua perspectiva de alcançar aqueles que ainda não tinham sido alcançados com a palavra do evangelho ele entendia que a comunhão com Cristo impulsiona para a missão de Cristo eu costumo dizer que se a Nossa Comunhão nos impede o nos constrange ou nos restringe de cumprir a missão de dar testemunho de Cristo esta comunhão precisa ser questionada Porque a
verdadeira comunhão com Cristo impulsiona nos para a missão de Cristo neste mundo nós somos embaixadores como igreja não somos a igreja militante nós Recebemos a incumbência de anunciar a palavra do evangelho e nós não podemos ser impedidos pela Nossa Comunhão Se temos verdadeira comunhão nós teremos unidade também de Missão e Paulo faz Exatamente Essa Associação ele primeiro fortalece os laços da igreja especialmente o verso 5 no âmbito pessoal depois da coletividade da igreja versos 12 e o resto 17 e da família versos 18 até o verso 21 e no âmbito profissional versos 22 até o
primeiro verso do Capítulo 4 agora Paulo está dizendo vocês estão no tribos orientados fortalecidos como igreja agora preparados e equipados assim voltem a atenção de vocês para aqueles que são de fora então o crente não deve ignorar o mundo mas publicamente ofereceram o poderoso Evangelho da Salvação Pois todos nós fomos chamados para cumprir exatamente esta missão Jesus comissionou todos os discípulos a pregarem o evangelho entre todas as ações do mesmo modo apareceu e enviou o apóstolo Paulo com autoridade Apostólica então Paulo se apresenta nas suas epístolas como aquele que recebeu a mesma autoridade que os
12 incluindo inclusive O que foi eleito Após a Morte de Judas Matias para também pregar o Evangelho entre todas as ações a partir do testemunho dos Apóstolos todos os crentes são instruídos a divulgarem o mesmo testemunho aos que não são crentes é o que nós lemos por exemplo em Atos Capítulo 2 verso 42 A 47 cujo testemunho de uma igreja fundamentada na doutrina dos Apóstolos que estavam Unidos as orações No Partir do Pão na comunhão e assim cuidando daqueles que passavam por necessidades não deixando não permitindo que nenhum passasse necessidade diz o texto que é
igreja testemunhado a sobre o fundamento dos Apóstolos nesses valores cristãos o senhor mesmo acrescentava dia-a-dia aqueles que iam sendo salvos Perceba como o testemunho dos Apóstolos determina não apenas a comunhão da igreja na oração No Partir do Pão mas também no testemunho Público dessa igreja diante daqueles que não os cristãos o Paulo disse é no capítulo aqui no capítulo 2 Capítulo 4 desculpa e PS2 o verso 4 que primeiramente a missão da igreja se cumprir com a preparação nas orações nós nunca deveríamos sair para o trabalho missionário e eu não me refiro aqui a pegar
uma mochila e entrar num ônibus ou um avião e geograficamente se mudar para uma outra região do mundo mas quando você sai no sentido de assumir a responsabilidade intencional de anunciar o testemunho de Jesus nesse sentido antes nós devemos nos preparar em oração devemos nos fortalecer na presença de Deus é isso que Polo trata que nos versos 2 verso 4 depois anunciando o Evangelho com seu próprio testemunho no âmbito pessoal a sua responsabilidade pessoal ou a coerência que você se estabelece entre o que você fala e aquilo que você demonstra também com a sua vida
verso 5 por fim o as palavras versos 6 Então primeiramente nós nos preparamos em oração depois anunciamos com as nossas vidas e também com as nossas palavras e vamos voltar a nossa atenção para o que ele diz novamente no verso 2 sobre essa preparação na oração na verdade verso 2 até o verso 4 do Capítulo 4 Paulo diz assim perseverai na oração vigiando com ações de graças quando se trata de testemunho da igreja a primeira iniciativa deve ser a oração é isso que Paulo trata nesta passagem não temos que o ponto de Paulo é o
ministério da palavra revendo toda essa passagem dessa os dois ao verso 6 olha o que Paulo diz olha como ele enfatiza o ministério da palavra para que Deus nos abre a porta palavra falarmos do Mistério de Cristo para que eu o manifesto ou seja o mistério de Cristo como devo fazer cortar vos com sabedoria para a construção de Fora EA que pode estar refletido sobre o ministério da palavra aproveitarem as oportunidades Paulo também está refletindo do Ministério da palavra então o ponto de e veja a vossa palavra seja sempre agradável temperada com sal para saberdes
Como deveis responder a cada um Paulo está o tempo todo pensando no ministério da palavra como a igreja como os crentes devem lidar com o evangelho que recebeu como nós recebemos evangelho como nós agora devemos anunciar esse evangelho a outros tanto ele pessoalmente como também os demais crentes Ou seja a oração sobre a qual Paulo está tratando se encontra aqui no contexto do testemunho Público da palavra oração está relacionada imediatamente com o ministério de pregar o Evangelho a igreja jamais deveria querer falar ao mundo sem antes falar com Deus Este é o mesmo exemplo que
encontramos a conduta dos Apóstolos lá em Atos Capítulo 6 verso 4 nós vemos E quanto a nós ele os apóstolos até então estavam cuidando de anunciar a palavra o testemunho do Cristo ressurreto e também está o tempo tentando acudir tantos crentes que estavam passando por necessidades os crentes estavam Vendendo as suas propriedades colocando-o sobre os pés sobre os pés dos Apóstolos que é uma expressão de confiar a autoridade EA gestão administração dos Apóstolos eles estavam cuidando tanto da actividade do Ministério do serviço da palavra como também do serviço social da igreja a igreja cresceu exponencialmente
quando nós chegamos no capítulo 6 nós percebemos que já estava ocorrendo um estrangulamento deste trabalho os apóstolos estavam pressionados naquilo que para eles era uma prioridade naquele momento de fundamentação de lançar os fundamentos doutrinários da igreja e ao mesmo tempo estava com já não estavam conseguindo atender muitos crentes nesse momento os apóstolos então instruíram a igreja para que escolhesse para que eleger sem homens com virtudes que pudessem virtudes essa o mesmo declararam no capítulo 6 para que estes eleitos pudessem então cuidar das Mesas como ele diz aí os apóstolos falam no verso 4 e quanto
a nós nos consagrados consagraremos a oração e ao Ministério da palavra Veja a ordem que os apóstolos é comunicaram a missão deles mas como saberemos a oração primeiro nós precisamos cuidar para falarmos com Deus para em segundo lugar então falar para o mundo ver se era um entendimento dos apóstolos antes de falarmos ao mundo para que estejamos habilitados para falarmos ao mundo porque não se trata apenas de um conhecimento intelectual não se trata apenas de um armazenamento de informações Paulo aqui nessa passagem de Colossenses Capítulo 2 verso capítulo 4 verso 2 e sem infantizando Exatamente
esse pensamento de que a igreja antes de falar o mundo ela primeiro primeiramente precisa falar com Deus E pedir a Deus a sua benção a instrução de Deus habilidade a capacitação não é apenas intelectual ela é também espiritual Então esta Esse era o testemunho dos Apóstolos primeiro falar com Deus depois falar com o mundo então em se tratando da missão da igreja de proclamar o evangelho a sua primeira necessidade é de falar com Deus Paulo provou que oração promove confiança em Deus para falar o mundo e portanto orava é o que nós lemos no capítulo
1 verso 3 verso 12 damos sempre graças a Deus pai de Nosso Senhor Jesus Cristo Quando Oramos por vós e ele vai descrevendo a sua oração os motivos da sua da sua oração até o verso 12 no capítulo um Aliás o capítulo termina dizendo dando graças ao pai que vos fez idôneos a parte que vos cabe da herança o Santos na luz São Paulo ele entendeu que a oração era muito importante no seu ministério e portanto não hesitou pedir orações conforme Lemos na segunda epístola aos Tessalonicenses Capítulo 3 verso 1 ao verso 2 ele diz
finalmente irmãos orai por nós para que a palavra do senhor se propague veja a relação que ele faz da oração com o ministério da palavra para que continuemos pregando a palavra para que continuamos anunciando e dando o testemunho de Jesus Cristo irmãos orai por nós como também está acontecendo para que vos para que a palavra do senhor se propaga e seja glorificada como também está acontecendo entre vós e para que sejamos livres dos homens perversos e maus porque a fé não é de todos e é dever da igreja orar por aqueles que pregam o evangelho
e um dos motivos que Paulo declara exatamente por causa dos homens perversos irmãos anunciar a verdade no mundo que ama mentira anunciar um Deus vivo ao mundo que ama adorar a criação anunciar Jesus Cristo ao mundo que ama outros meses e é uma declaração de guerra e Paulo está dizendo irmãos orem orem se vocês vão pregar o Evangelho antes porém E não se esqueça orem também por nós é o que ele diz no capítulo quatro aqui no verso 3 ele diz suplicai ao mesmo tempo também por nós veja que a oração é uma prioridade antes
de sair para a missão é preciso fortalecer a comunhão A oração é simples em sua essência é a comunicação com Deus e ela é motivada pela confiança na mediação de por quê que nós Oramos porque sabemos que temos um mediador Jesus Cristo e por mais que tenhamos boas intenções do coração por mais que nossa vida seja disciplinada do ponto de vista religioso ainda Sim estamos maculadas pelo pecado o que nos torna indignos estarmos a presença de Deus e só somos ouvidos por Deus e só desfrutamos da comunhão com Deus por causa de Jesus Cristo Ele
é o nosso mediador e é nessa confiança portanto que nós nos dirigimos a Deus em oração pensando no testemunho Público dos crentes ao mundo a oração deveria ser uma prioridade sob constante atenção constante atenção o verbo perseverar que nós temos aqui nessa passagem é o imperativo e significa literalmente o exercício da persistência ou simplesmente o apego fiel a uma pessoa ou algo Paulo Jesus e Romanos Capítulo 12 verso 12 E quanto a oração perseverantes mesmo autor da epístola aos Colossenses risa Y em pessoas Romanos em relação a oração sejam perseverantes a é uma pego fiel
apego forte que não pode ser separado a palavra que ele usa aqui para perseverar é proskartereo é uma preposição pros significa perto e um verbo Carter é o que significa permanecer Veja a ideia que de Paulo a usar esse verbo perseverai é de uma pego forte a oração você não deixa de orar e eu não me refiro a uma agenda de oração mas a uma vida de oração você está dirigindo seu carro fale com Deus você tá indo em direção à padaria para comprar um pãozinho fale com Deus você se deita o sono demora chegar
fale com Deus e é uma vida de oração a coração deve ser uma Constância você vai tomar uma refeição antes aproveite o momento antes de rapidamente avançar na comida pare por um instante feche os seus olhos agradeço a Deus Aproveite esse momento ore pela igreja ore pelos seus líderes Ore ore pelas autoridades públicas Ore pelas calamidades da nossa sociedade fale com Deus Ore pelo seu colega sua colega só melhores que estão ainda perdidos nas trevas do engano momento de oração Não deixe de orar a oração deve ser uma marca de todo Cristão Paulo esclarece coração
é essencial para o crescimento da igreja não antes de sair pregando evangelho dedique-se persevere na oração Essa oração é tão Vital quanto a respiração é para a saúde física portanto deve ser perseverante em seu propósito quando a primeira Tessalonicenses Capítulo 5 verso 17 orai sem cessar ele não está dizendo que nós devemos orar sem parar mas posso devemos ser perseverantes na oração não forma casual eventual mas perseverantes na oração e na prática da oração deve ser vigilante com ações de graças porque ele diz perseverai na oração vigiando veja que o verbo vive a está qualificando
a prática da oração vigilante com ações de graças e aqui temos uma advertência e um modo de praticar nos esta advertência advertência nos recorda que as palavras de Jesus E mais uma vez recordando Paulo São tratando da oração no contexto da evangelização Então essa essa advertência nos Lembra as palavras de Jesus em Mateus Capítulo 10 verso 16 Jesus disse eis que vos envio como ovelhas para o meio de lobos a sede portanto prudentes como as serpentes e símplices como as pombas vocês estão indo para um meio de uma batalha seja um simples sejam puros sejam
ingênuos mas não totalmente é preciso que vocês também sejam prudentes como Prudente é a serpente atenção as orações não pode fechar os nossos olhos quanto aos perigos reais que se encontram bem próximos de nós bem próximo de nós várias vezes ao longo do meu ministério eu tive que lidar com pessoas sob opressão Demoníaca e eu aprendi que a orar nesses casos Você não fecha os dois olhos você mantém um olho fechado Mas você deixa aberto que você pode ser agredido né Você pode sofrer uma investida pô é ele que está sob o poder do diabo
sobre poder os demônios tão é importantíssimo meus irmãos que nós ao pregarmos o evangelho nós passamos nós sejamos simples sejamos Claros sejamos puros as nossas intenções mas ao mesmo tempo vigilantes porque o perigo está em nossa volta O perigo está em nossa volta tão perigos reais e próximos provocados pela Malícia dos Homens para o meio dos quais a igreja foi enviada Jesus disse aos discípulos eu estou enviando vocês para o meio o meio é o ponto de referência mais estratégico para alcançar o todo exista dizendo estou enviando vocês para o meio pontos estratégicos Qual é
o contexto contexto extremamente hostil ovelha no meio de logo é alvo predatório bom então não pense que nós estamos em um mundo simpático a Cristo Não pense que nós estamos em um mundo simpático à nossa mensagem e temos que ser vigilantes na oração com as suas Graças diz o apóstolo Paulo enquanto é vigilante deve ser grata a igreja deve ser grata e isto revela agora atitude da igreja em relação a Deus diante de Deus Paulo diz o Colossenses 13 12 Capítulo 13 16 e 17 ações de graças agradecendo ele mesmo diz no capítulo 1 verso
3 damos sempre graças a Deus aí lá no final ele diz Quando Oramos o quando suplicamos o quando pedimos e Enquanto estamos orando por vocês nós estamos dando graças e quando você vai até o verso 12 do capítulo 1 você vê que Paulo ele mistura tanto necessidades que a igreja tinha porque não era perfeita razão porque ele suplicava diante de Deus mas ele também percebe que há muitas virtudes já sendo produzidos na vida daquela igreja razão porque ele também está agradecendo por exemplo no verso 6 ele diz sobre a palavra do evangelho da palavra da
verdade o evangelho versus 6 que chegou até vós como também todo mundo está produzindo frutos crescendo tal acontece entre vós desde o dia em que ouvistes entendestes a graça de Deus na verdade é motivo de ações de graças então o Polo está orando por causa de um problema de uma necessidade mas ao mesmo tempo está dando graças a Deus e seu mesmo conselho que ele dá para igreja a igreja deve orar vigiando com ações de Graças São Paulo menciona a gratidão seis vezes aqui nessa equipe Oi e a razão uma das razões improváveis é que
as tensões e hostilidades por pregar o Evangelho por anunciar Cristo a este mundo podem nos distrair da Alegria de sofremos por causa do nome do senhor Imagina você pregando evangelho sofrendo uma sensação uma privação uma perseguição tendo que enfrentar o luto de pessoas próximas à você que pregaram o evangelho por essa razão foram assassinadas nesses momentos nesses contextos nós podemos facilmente a perder a noção de que nós temos ações para agradecermos a Deus e uma das razões Por que que temos para agradecermos a Deus é porque sofrer por causa do nome de Cristo é motivo
de grande alegria e a todo Cristão para Apóstolo Pedro ele diz na sua epistola no capítulo 3 versos 15 versos três Alberto 15 bem-aventurado Será que ele que sofrer por causa do nome de Cristo o mesmo quando nós perdemos tudo e nós estamos sendo coparticipantes dos Sofrimentos de Cristo e esta é uma honra e uma alegria para toda pressão São Paulo está dizendo perseverai na oração vigiando com ações de graças com as suas graças a outra ainda sobre a oração Paulo continua dizendo suplicai ao mesmo tempo também por nós para que Deus nos abre a
porta a palavra a fim de falarmos do Mistério de Cristo pelo qual também estou Algemado ele estava preso privado para que eu o Manifest manifesting o que o mistério de Cristo como é como devo fazer ele diz lá em primeira polícia Capítulo 9 ele diz ai de mim se não pregar o Evangelho Paulo civil nesta obrigação de pregar o evangélico primeiro porque estava em comunhão com Deus e ele conheceu a graça da salvação que ele disse que o evangelho e o poder de Deus para salvação ele quer compartilhar isso com o máximo possível de pessoas
segundo porque ele tinha consciência da sua vocação o próprio Cristo pessoalmente o comissionou para essa tarefa e ele então termina aqui no verso 4 dizendo como devo fazer um dever pregar o Evangelho não seria exagero meus irmãos eu não quero ser que exagerado eu acredito que estou sendo bem realista ao afirmar que raramente Oramos conforme Paulo fala sobre aqueles que são dedicados ao Ministério do ensino no capítulo quatro lá de Efésios e raramente Oramos pelos Evangelistas pelos missionários pelos pastores e Mestres empenhados do Ministério da palavra contudo Paulo Apelou Apelou literalmente para que quando a
Igreja Orar se suplicasse também por ele e seu companheiro missionário ele diz orai também por nós o Paulo está se referindo a Timóteo que estava com ele nesta ocasião em Roma Quando ele estava preso ele diz no verso um Paulo do capítulo 1 Paulo Apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus e o irmão Timóteo que mostra estava com ele na ocasião em que as equipes foi escrita e os propostos que ele declara que ele apresenta para igreja orar por ele são basicamente dois Primeiro para que falassem eles O Mistério de Cristo segundo para que
o revelar se revelasse com fidelidade ele disse como devo fazer como devo manifestar como devo revelar o mistério de Cristo Então existe um critério e esse critério critério da fidelidade possa dizer Orem por nós para que ao anunciarmos a Cristo façamos com fidelidade e com critério com Rigor como devo fazer o Paulo estava preso em Roma por causa do Evangelho quando escreveu o remeteu a epístola aos Colossenses qual seria a sua maior necessidade a maioria dos prisioneiros pediria por liberdade que a porta da prisão fosse aberta entretanto este não foi o pedido de oração ou
motivo de oração que Paulo apresentou para igreja mas o motivo que ele apresentou para que a Igreja Orar se foi para que Deus abrisse a porta a palavra a palavra ele estava mais interessado no propósito de Deus pela palavra que na sua própria liberdade na sua própria liberdade e significa dizer que não estava preocupado com a privação da sua liberdade ele já estava acostumado com toda todo tipo de perseguição e de uma utilidade mas a sua maior preocupação era para que a palavra continuar se cumprindo o propósito de Deus o que de fato aconteceu e
vamos por exemplo nesta ocasião que Onésimo aquele escravo fugitivo Justamente na região de Colossos Onésimo ele foge e vai para um lugar distante e em Roma ele teve a oportunidade de ouvir o evangelho pelo Apóstolo Paulo que agora escreve uma carta para o senhor daquele escravo que para que ele recebesse o nessa não como escravo mas como o irmão caríssimo é um fruto do Evangelho também em Filipenses que é uma epístola escrita na mesma ocasião das pessoas Colossenses Paulo diz que toda guarda pretoriana e todos os demais estavam sendo alcançados pelo evangelho Paulo estava preso
mas ele disse toda a guarda pretoriana que guarda pretoriana era essa era a guarda mais especializada dos Romanos era guarda responsável por guardar os pais os Palácios por proteger o Imperador então eram os mais cruéis e os mais bem os soldados e Paulo preso com a guarda pretoriana o vigiando estava cumprindo prisão domiciliar que que Paulo fazia que tem que pegava para guarda pretoriana e também os demais ao que tudo indica outros soldados Romanos em outros romanos que estavam em volta dele ele diz no verso 14 o capítulo de Filipenses a maioria do que a
maioria dos irmãos estavam sendo estimulados e disse que porque Paulo estava preso ele disse porque ele estava preso Algemado muitos irmãos estavam sendo fortalecidos a pregarem com maior ousadia o evangelho então mesmo preso a palavra como ele diz não está algemada tão isso de fato aconteceu era resposta de oração dele para que a palavra continuar assim sendo divulgada sendo pregada lá no final da epístola aos Filipenses no capítulo 4 verso 22 temos um detalhe muito importante como o que o Santos da casa de César também vos saúdam o recado dos crentes lá do Palácio do
Imperador o lugar onde havia tramas traições promiscuidades a sede da Crueldade romana a sede da idolatria Romana e Paulo está dizendo os crentes lado do Palácio de César do Imperador também está mandando recomendações e saudações para vocês a cidade de filipos naquele lugar de trevas avião Santos e Paulo tinha contato com todos eles porque Paulo está agora mandando o recado deles para os crentes da cidade de filipos isso de fato aconteceu e agora no verso 5 a temática muda um pouquinho de oração agora Paulo vai focar na instrução da igreja sobre o cuidado que o
crente deve ter com a sua própria vida diante daqueles que estão fora do âmbito da igreja e que precisam ouvir a palavra do evangelho ele diz um verso 5 portai-vos com sabedoria para a constrição de Fora aproveitai as oportunidades Paulo instrui que a vida cristã inclui não apenas a vida privada a vida da oração da resignação da meditação mas também a vida pública demonstrando pela vida particular de cada crente o testemunho de Cristo recebido através da pregação Paulo diz no capítulo 2 versos 6 e 7 hora como recebestes ou seja como Vocês ouviram o evangelho
de Cristo Jesus assim andai e vivam em coerência fundamentados na palavra que vocês receberam a frase portai-vos com sabedoria é tradução dessa frase grega Periperi patente hein Sofia a preposição Peri significa em torno em volta o verbo patel significa pisar mais a preposição em que significa dentro né de por o com e o substantivo Sofia que significa sabedoria ciência conhecimento inteligência bom então essa frase no grego pode ser seguramente compreendida como vivam na sabedoria sabedoria essa que Paulo está citando na sua epístola no capítulo 1 verso 19 verso 28 do capítulo 3 verso 16 também
hora essa sabedoria é a sabedoria de Deus não à sabedoria do homem e ela deve ser Evidente na vida de cada crente para com os de fora ou seja para os quis os que não são crentes em Cristo Este é o dever de cada Cristão viver a vida cristã com sabedoria diante daqueles que estão de fora veja três passagens bíblicas nas quais esta ênfase é dada sobre o dever do Cristão ser cuidadoso com seu testemunho este que recebeu o evangelho que Creu em Cristo Jesus veja as exortações bíblicas quanto a este dever primeiro em primeira
Coríntios Capítulo 5 verso 11 ao a crise o apóstolo Paulo diz mas agora vos escrevo que não vos associeis com alguém que dizendo-se irmão for impuro ou Avarento ou idólatra ou maldizente ou beberrão ou roubador com esse tal nem ainda com mais pois com que direito haveria eu de julgar os de fora se vocês estão andando da mesma maneira o que vocês estão se comportando como em crédito como um descrente como ímpio como que eu vou julgar os de fora se vocês tão dando mau exemplo é o que ele tá dizendo e não julgais vós
de dentro hora hoje fora porém Deus os julgará expulsar e pois de entre vós o malfeitor bom então é uma exigência forte de Paulo para que nós tenhamos autoridade de pregar o Evangelho aos de Fora nós devemos viver esse evangelho primeiramente na nossa vida pessoal se nós estamos nos comportando como aqueles que não conhecem a Cristo que autoridade teremos para anunciar o evangelho e chamar os pecadores ao arrependimento é preciso haver coerência entre o que nós afirmamos crer e aquilo que nós vivemos aquilo que nós praticamos o nosso testemunho deve ser um testemunho nesse sentido
sábio que é a correta aplicação da verdade de Deus na vida pessoal diante dos que são de foro Segunda passagem primeiro atenção licença capítulo 4 verso 12 Paulo diz de modo que vos portáteis com dignidade para com os de fora e de nada vem mais a precisar a porta viver de modo Digno diante dos que são de fora última passagem Primeira Timóteo Capítulo 3 verso 7 o apóstolo Paulo também diz pelo contrário é necessário que ele tenha bom testemunho dos E fora a fim de não cair no opróbrio no vexame e no laço do diabo
e no laço do diabo o cliente ele tem que se importar com sabedoria ele tem que ser cauteloso o seu testemunho especialmente para com os de Fora Além disso os crentes não devem viver a vida cristã passivamente esperando ser procurar os pulsos para serem arguidos pelos descrentes Mas preciso estar preparados e serem intencionais o testemunho Público de Jesus aproveitando as oportunidades Paulo Diz ao pastor de ervas é preso em Timóteo de pastor de Éfeso Timóteo em segunda terça segunda Timóteo capítulo 4 verso 2 pregai o Evangelho que aeroporto não quer não em toda e qualquer
circunstância prega o evangelho Paulo está dizendo aqui para os crentes em Colossos aproveitarem as oportunidades vivam a vida com sabedoria ou seja dão testemunho do Evangelho da vida de vocês diantes dos de E aproveitando todas as oportunidades a associação teve Claro propósito de instruir os crentes a não desanimar em injusta e desnecessariamente os escritos a conduta moral de cada crente que ele trata aqui no capítulo 3 verso 5 ao verso 11 o relacionamento de uns para com os outros crentes professos da mesma fé versus 3 Capítulo 3 versos 12 a 17 suas relações familiares Capítulo
3 versos 18 a 21 e as suas relações profissionais Capítulo 3 versos 22 até o verso 1 do Capítulo 4 jamais devem servir como pedra de tropeço para os inscritos Inclusive depreciando a credibilidade que confiança do evangelho que pregam se nós como crentes não formos habilitados preparados para darmos testemunho aos de fora com o nosso testemunho com a nossa conduta nessas áreas que Paulo já tratou como que nós podemos esperar que as é bem crédito o evangelho e com fim que vale a pena viver de acordo com as Angélicas sendo que nós estamos dando um
testemunho que dizem coragem que desanima os que estão de fora e para terminar Paulo agora chama atenção não ele deixa a ênfase na conduta pessoal e agora vai falar sobre o uso da palavra do discurso da oratória da oralidade ele diz no verso 6 a vossa palavra seja sempre agradável temperada com sal para saberdes Como deveis responder a cada um amanhã fazer aquele daqui no final a cada um Além disso o discurso para os crentes devem ser sempre caracterizado pela graça essa palavra que ele usa e na verdade que consta na nossa tradução aqui para
língua portuguesa agradável é a palavra cáries tá ou seja desejável de acordo com que Paulo disse no capítulo 3 versos 8 e verso 9 agora porém despojai-vos igualmente de tudo isto Ira indignação maldade maledicência linguagem obscena do vosso falar não mintais uns aos outros uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e esta é a palavra é a conduta da palavra agradável com a qual devemos nos dirigir aos que são de fora essa é a palavra que ele chama de temperada com sal e temperada com sal Jesus declarou vós sois o
sal da terra Ora se o sal vier a ser insípido como lhe restaurar o sabor para nada mais presta senão para lançado fora ser pisado pelos homens Mateus capítulo 5 verso 13 nos dias de Jesus e também do apóstolo Paulo o sal era usado de diversas maneiras servia para temperar as refeições e acentuar o sabor servia como moeda para remunerar o trabalho daí Porque nós chamamos até hoje de salário né A Origem era porque antigamente se usava o sal porções de sal como e para remunerar o trabalho servir também como antisséptico o sal era usado
até hoje né o sal é usado como anti-séptico para impedir o avanço de bactérias Nós lemos um exemplo disso as escrituras em Ezequiel Capítulo 16 verso 4 se o sal fosse contaminado ele perdia as suas propriedades essenciais e para quem ele servia servia para pavimentar estradas e os degraus também das escadas por isso que Jesus fala para nada mais presta se o sal ele for se tornar insípido ou se ele perder a sua propriedade essencial ele só serve para como se fosse um local como se fosse uma areia para pavimentar a estradas e também os
degraus das escadas e servia de acordo com o testemunho bíblico como um sinal também da Aliança de Deus nós vemos isso em Levítico números e segunda crônicas o sal te sendo descrito como um sinal é de Deus para conosco e para conservação de alimentos vamos lembrar que naquela época não tinha frigobar não tinha refrigerador então único meio que eles tinham para conservar os seus alimentos eras alganduro até hoje você vai no interior Aí do Estado de Goiás Tocantins pesca se o peixe O que que você faça salva o peixe por quê que salva tanto peixe
é para preservar o peixe tão antigamente também se usava existem passagens bíblicas que indicam que os sacerdotes eles tinham que salgar as carnes que eram oferecidas em sacrifício por quê Porque eles também se alimentavam daquilo que era oferecido os Altares a ordem levítica se alimentava daquilo que era oferecido os Altares e muitos alimentos tinha que ser salgado preservados conservados para o seu consumo posterior e é provável que Paulo tenha se referido a duas propriedades do Sol aqui Sabor e Conservação a vossa palavra seja sempre agradável temperada com sal se considerarmos o contexto que nós vemos
aqui no capítulo 3 verso 8 ao verso 19 onde ele trata exatamente sobre como o crente deve lidar com o uso das suas palavras tá abandonando toda forma de indignação de irá de maledicência é linguagem obscena e também mentira então se considerarmos isso é provável que Paulo esteja aqui se referindo a esse tempero com sal observando exatamente o contexto o testemunho oral dos clientes deve ser assim agradável promovendo o interesse por conhecer mais sobre Jesus Cristo o crente que tem uma fala temperada com sal produz o que nos outros que estão vindo sede da palavra
o Speedy interesse desejo por conhecer mais de Jesus Cristo então o crente ele deve ter a sua linguagem acomodada aos valores da palavra de Deus para que os seus ouvintes tenham cada vez mais interesse pela palavra de Deus o marido mais como sol possui propriedades como conservante a linguagem deve ser igualmente temperada em Efésios Paulo menciona o efeito corrosivo da palavra quando inapropriada biblicamente crente que faz os inapropriadamente do das suas palavras Polo diz não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe e sim unicamente a que for boa para a edificação Paulo não está falando
aqui de palavrão Paulo está falando de um testemunho corrompido contaminado Então não saia da palavra boca de vocês nenhuma palavra torpe corrompida e outras palavras é o sentido original da palavra grega aqui corrompida é mas unicamente a que for boa para edificação conforme a necessidade e assim transmita Graça transmita Graça aos que ouvem isso tem tudo a ver com que ele está tratando exatamente no verso 6 no Capítulo 4 de Colossenses a palavra temperada é aquela que é biblicamente fiel e comunicada com sabedoria Paulo entende que cada pessoa é um indivíduo formado por múltiplas experiências
e pensamentos e portanto os crentes não devem testemunhar Jesus Cristo da mesma maneira que testemunha para todos para todos veja que Paulo está dizendo para saber Diz Para que vocês saibam responder como deveis responder a cada um um dos grandes perigos os folhetos e das frases evangelísticas decoradas para esses muitos eventos que são promovidos pela igreja é a de induzir o cliente a interpretar Oi gente como um projeto e não como uma pessoa a hora que nós vemos em primeira pedro 3 verso 15 ao verso 16 antes santificai a Cristo como senhor em voz do
coração estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em Vós fazendo todavia com mansidão e temor com boa consciência de modo que naquilo que falam contra vós outros fiquem envergonhados os que difama o vosso bom procedimento em Cristo devemos lembrar que cada pessoa é um indivíduo único e estarmos sempre preparados sempre preparados para respondermos com graça que Jesus é a única esperança a pecadores arrependidos hoje Amém meus irmãos o aleluia e nós vamos orar depois tem um recadinho para dar para cada um de vocês vamos pedir
a benção do Senhor o bendito nós te damos graças pela palavra e pela autoridade que ela tem sobre nós que o senhor o Deus da tua graça que preenche o nosso coração e nos deu uma disposição para nos submeter ao ensino das escrituras ajuda-nos a sermos fiéis testemunhas do teu filho a este mundo Vivendo uma vida cristã privada Nas orações mas também pública na comunicação da tua palavra dá-nos ousadia da nos coragem dá-nos autoridade senhor EA confiança de que agindo Sim estamos Cumprindo com a nossa missão E glorificando o teu filho diante deste momento nós
Oramos por isto em nome de Jesus amém
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