Olá amigos e amigas do Saber Neste vídeo de hoje falaremos sobre cristianismo primitivo e comunismo vejam bem o cristianismo é uma prática O cristianismo não pode ser compreendido como um conjunto de doutrinas nas quais acreditar o cristianismo estabelece uma prática de vida uma forma de viver a vida então tendo em vista que o cristianismo é uma prática isso é que o cristianismo de certa maneira ele também estabelece uma moral e uma ética Que tipo de política nós podemos extrair a partir desta prática porque há uma ligação muito importante entre ética e política Platão e Aristóteles
já falavam muito sobre isso para Aristóteles por exemplo era impossível você separar ética de política então se nós temos uma prática se nós temos de certa maneira uma ética cristã que política se deriva disso é uma questão muito importante pra gente discutir hoje tendo em vista que alguns supostos cristãos perseguem um Padre porque ele está seguindo o exemplo de Jesus é uma coisa que não faz absolutamente o menor sentido e nós vamos ver como as primeiras comunidades cristãs entendiam a questão do comunismo nós vamos falar sobre o comunismo primitivo nas primeiras comunidades cristãs e ao
final do vídeo nós vamos mostrar também que há uma diferença entre esse comunismo primitivo da igreja e o chamado socialismo científico de Marx e engels e também nós vamos responder a uma objeção muito com porque sempre que eu toco nesse assunto aparece a mesma objeção de sempre que não faz absolutamente o menor sentido Então vamos lá [Música] acompanhe Antes de iniciar um breve recado Faça a sua inscrição em nosso curso de introdução à filosofia dos pré-socráticos a Sartre nosso curso tem mais de 14 horas de duração oferece Total flexibilidade porque não tem data nem para
você começar e nem para você terminar o seu acesso é vitalício a todo o conteúdo e Você ainda recebe Um certificado ao final o objetivo do nosso curso é colocar você em contato direto com alguns dos principais textos de toda a história da filosofia para mais informações para ver a grade curricular basta clicar no link que está aqui na descrição deste vídeo e o nosso segundo e último recado É sobre o meu mais novo curso a filosofia de cmx uma introdução esse curso faz um recorte naquilo que há de especificamente filosófico nas obras de Carl
Marx para mais informações basta acessar o link que também está aqui na descrição deste vídeo voltemos então ao nosso tema cristianismo primitivo e comunismo como nós já Antecipamos no início deste vídeo Aristóteles pensava que não era possível separar ética e política ele pensava que a ética examinava os meios para tornar um indivíduo feliz enquanto a polí política era a ciência do bem para o homem de maneira mais genérica a gente pode ainda dizer Não especificamente sobre Aristóteles né mas para a gente tentar definir brevemente o que é a ética e o que é a política
a ética é a área da filosofia que trata da avaliação das ações dos indivíduos enquanto que a política tem como alvo a tematização e a regulação dos assuntos comuns agora a gente não pode dizer que a política se reduz a uma mera aplicação de uma moral porque em um estado laico há grupos com diferentes princípios normativos sobre o que é uma boa vida sobre o que é uma vida feliz o que é uma vida moral então a gente não pode simplesmente tentar fazer política com os conceitos Morais de um determinado grupo político porque a gente
tem pessoas de diferentes religiões diferentes credos então na arena política os critérios são outros agora os dois Campos também não podem ser simplesmente separados de modo que a prática Cristã e este é o tema de nosso vídeo engendra também uma política Cristã E nós queremos falar exatamente sobre o tipo de política que uma prática Cristã deveria engendrar para os primeiros cristãos era muito claro que uma vida cristã significava uma prática Cristã e não simplesmente dizer que determinado conjunto de crenças é verdadeiro não simplesmente dizer ah isso é verdade a minha crença é essa logo sou
cristão eles não pensavam isso eles sabiam que uma vida cristã significava uma prática um agir e eles tinham como modelo justamente aquele mestre que havia multiplicado pães e peixes a fim de alimentar uma multidão faminta então vejam só pegando como exemplo essa multiplicação dos pães e dos peixes para alimentar ar uma multidão faminta Que tipo de princípio a gente pode extrair daí que poderia resultar em uma prática política Mas vamos examinar um pouco mais se qualquer política pode ser considerada compatível com uma prática Cristã Isso é se Tanto Faz a Posição política do Cristão se
ele pode se decidir por qualquer lado seria possível Talvez uma prática que fosse Cristã e maquiavélica ao mesmo tempo eu explico Maquiavel pensava que deveria haver uma separação entre ética e política de modo que em Sua obra O Príncipe sua obra mais conhecida ele afirma algumas coisas como por exemplo ele diz o seguinte olha os homens ou precisam ser adados ou esmagados isso é ou você adula as pessoas ou você esmaga isso aí tá em O Príncipe de Maquiavel Será que isso cai bem no conjunto de crenças de um cristão será que um cristão ele
pode ter uma vida privada Cristã e uma vida política completamente diferente com outros princípios uma coisa que não tem nada a ver com a outra um outro exemplo também aqui de Maquiavel né o Maquiavel ele fala o seguinte essa citação também extraí de o príncipe ele fala o seguinte Olha o dano que causar a um homem deve ser tal que não precise temer sua vingança Isso é se você for causar dano a alguém Esmague de tal forma forma que você não precisa nem Temer a vingança do indivíduo será que isso cai bem para um cristão
será que um um indivíduo que professa ser um seguidor de Jesus Cristo que professa viver uma vida como daquele que morreu na cruz será que ele pode praticar um tipo de política dessa então será que é possível Ser Cristão e maquiavélico ao mesmo tempo nós já demos o exemplo da multiplicação dos pães e dos peixes eu quero dar um outro exemplo de Jesus pra gente pensar Que tipo de política a gente poderia extrair a partir das práticas do mestre além de ter multiplicado pães e peixes para alimentar a uma multidão ele também deu uma parábola
bem interessante que é conhecida como a parábola do bom samaritano e nessa parábola Jesus deixou muito claro como que os seus seguidores deveriam se relacionar com aqueles considerados os seus oponentes e Jesus foi muito inteligente nessa parábola porque ele utilizou como exemplo justamente um samaritano porque era de um grupo que tinha uma grande rivalidade com os judeus então ele queria mostrar justamente o seguinte Olha o seu próximo é também aqueles com os quais você tem rivalidade Este é o seu próximo então que tipo de política a gente poderia extrair a partir da parábola do bom
samaritano e vejam lembre-se todo que o fio aqui da nossa argumentação é nós temos uma prática de vida e a partir dessa prática quais princípios políticos nós podemos extrair a parábola de Jesus em si não é política tá é uma parábola para ensinar uma prática de vida mas há uma relação entre a prática de vida e os princípios políticos e a pergunta é mais uma vez que tipo de política a gente pode extrair a partir de ensinamentos como estes mas avançando um pouco mais na história e ao invés de falar sobre Jesus Cristo vamos falar
sobre o cristianismo primitivo ou sobre como os primeiros cristãos compreendiam a mensagem de seu mestre o cristianismo primitivo encontrou um terreno fértil para sua expansão principalmente entre as camadas mais pobres da população O cristianismo não era simplesmente uma como alguns gostam de dizer né uma ideologia alienante uma coisa imposta pelas classes dominantes não o cristianismo era uma religião proibida e ilegal e perseguida era um movimento autenticamente popular e que ganhava espaço justamente por responder aos anseios por justiça e igualdade social e a estrutura comunista da Igreja Primitiva deixa isso muito claro e essa estrutura comunista
foi um dos principais atrativos do cristianismo para os pobres as primeiras comunidades cristãs eram muito semelhantes com o próprio movimento comunista do século XIX e a gente tem isso aqui em engels eu tô aqui com a obra para uma história do cristianismo primitivo Na verdade é um pequeno texto de engs e eu gostaria de ler algumas das frases iniciais deste artigo a fim de que você perceba as enormes semelhanças e similaridades entre as primeiras comunidades cristãs primitivas e o movimento comunista o movimento de trabalhadores do século XIX o engs começa esse texto falando o seguinte
a história do cristianismo primitivo oferece curiosos pontos de contato com o movimento operário moderno como este o cristianismo era na origem o movimento dos oprimidos apareceu primeiro como a religião dos escravos e dos libertos dos pobres e dos homens privados de direitos dos povos subjugados ou dispersos por Roma os dois o cristianismo como o socialismo Operário pregam uma Liber próxima da servidão e da miséria o cristianismo transpõe essa Liber para além numa vida depois da morte no cé socialismo coloca noo numa transformação da sociedade dois são perseguidos e encalados os seus aderentes são proscritos e
submetidos leis de exce uns como inimigos do G humo os outros como inimigos do Governo da religião da família da Ordem Social nessa passagem engs Deixa claro as semelhanças entre a Igreja Cristã primitiva e a organização dos trabalhadores comunistas no século XIX e angos traz uma citação bem interessante também que vem de Ernest Renan o autor deste livro aqui muito famoso que é a vida de Jesus hernest Renan foi um escritor foi um Historiador da história da igreja ele conhecia profundamente não apenas a vida de Jesus mas também a história do cristianismo primitivo e o
Ernest Renan é citado por engs aqui como dizendo o seguinte se quiserem fazer uma ideia das primeiras comunidades cristãs observem uma sessão local da associação internacional de trabalhadores o que era a associação internacional de trabalhadores é como se fosse um uma organização um movimento uma organização guarda-chuva que reunia diversas outras organizações menores de trabalhadores e o Ernest Renan vivendo naquele período na França no século XIX e fala Olha o que eu vejo aqui nessa internacional comunista é o que eu vejo através dos meus estudos históricos na comunidade cristã primitiva Então não é apenas o engs
que está falando isso mas o próprio Ernest Renan também percebia tal similaridade a relação entre o socialismo e a igreja cristã primitiva também foi abordada por Rosa Luxemburgo em um artigo chamado o socialismo e as igrejas um texto de 1905 Rosa Luxemburgo foi uma teórica marxista polonesa que foi assassinada pelos nazistas e nesse texto ela vai mostrar a relação entre a fé dos primeiros cristãos e o socialismo moderno e contemporâneo e ela faz diversas afirmações muito interessantes nessa obra a fim de desfazer também alguns mal-entendidos algumas mentiras deliberadamente espalhadas para afastar os trabalhadores de qualquer
discussão sobre o comunismo enquanto alternativa política então a Rosa luxemburg ela afirma por exemplo o seguinte nesse texto ela fala olha todo homem pode ter aquela fé e aquelas opiniões que lhe pareçam capazes de assegurar a felicidade ninguém tem o direito de perseguir ou atacar a opinião religiosa particular dos outros Isto é o que os socialistas pensam isso deixa muito claro que Os Comunistas não pretendem perseguir a religião de ninguém tendo em Vista que o próprio k Marx pensava que a religião desapareceria naturalmente ao se transformar as condições sociais que produzem a própria religião Car
Marx não pensava que deveria se impor uma proibição às religiões Os Comunistas não pensam isso e sabem que isso é uma tremenda bobagem os únicos que falam isso são os reacionários que não leem Marx e querem difamar o Marxismo ao invés de discutir a questão de maneira séria e elevar o nível do debate a Rosa Luxemburgo também afirma nesse texto que Os Comunistas propõem acabar com a exploração do Povo pelos ricos sendo assim os cristãos então deveriam ser os primeiros a se empenhar também nessa tarefa mais do que os próprios comunistas tendo em vista que
o próprio Jesus ensinou que é mais fácil um camelo passar no buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus então a Rosa fala o seguinte olha Os Comunistas estão também tentam trazer a todos os países regimes sociais baseados na igualdade na Liberdade e na Fraternidade de todos os cidadãos agora se os líderes religiosos realmente desejam que aquele princípio ama teu próximo como a ti mesmo que ele seja aplicado na vida real Então por que é que esses líderes religiosos não reagem bem e com entusiasmo a essa proposta dos comunistas de
trazer a paz soci de trazer a igualdade entre os indivíduos nós já falamos uma moral Cristã engendra em certa medida também uma política Cristã então se você deve amar o seu próximo como a ti mesmo se o o teu próximo é o Samaritano aquela pessoa daquele grupo que você acha que não tem nada a ver com você bom que tipo de política nós podemos extrair disso aí mas nós precisamos falar um pouco mais sobre a igreja cristã primitiva eu quero dar mais um pouco de contexto mostrar o que os primeiros cristãos pensavam e isso a
gente pode encontrar não apenas na história na literatura apócrifa mas também na própria Bíblia naqueles textos considerados canônicos Então vamos tentar compreender melhor o mundo no qual as primeiras comunidades cristãs surgiram e se desenvolveram vejam bem a igreja cristã primitiva se desenvolveu principalmente na Roma antiga no período do declin do Império Romano um império antes rico e muito poderoso e aquela região compreendia territórios que hoje são por exemplo a Itália a Espanha parte da França parte da Turquia a Palestina e vários outros por um lado naquele contexto histórico vivia um bando de gente rica um
bando de pessoas que gozavam de da luxúria de todos os prazeres e por outro lado vivia uma enorme massa de pobres que literalmente apodrecia na pobreza e todo o império romano foi mergulhado então em completa desordem e cercado por inimigos externos o povo estava sem pão Sem Abrigo sem vestuário sem esperança e sem possibilidade de sair da pobreza e foi Neste contexto que começaram a proliferar as primeiras comunidades cristãs e nós lemos no livro de Atos dos Apóstolos um texto canônico que está ali na própria Bíblia o seguinte uma descrição da primeira comunidade de Jerusalém
o texto é o seguinte olha entre eles não havia ninguém necessitado Pois todos os que possuíam terras ou cases vendiam nas traziam o produto da venda e depositavam aos pés dos Apóstolos e a cada um era distribuído de acordo com a sua necessidade Esse é um texto bem conhecido que mostra como que a aquela comunidade em Jerusalém pensava isso é compartilhar os bens Isso é uma forma de organização comunista mas é o comunismo primitivo no final do vídeo como a gente já prometeu a gente vai mostrar a diferença entre esse comunismo dos cristãos primitivos e
o comunismo marxista mas vamos continuar aqui no ano de 1780 um Historiador chamado ferger que é um Historiador que é citado pela Rosa Luxemburgo no texto que nós já mencionamos ele escreve também basicamente a mesma coisa sobre os primeiros cristãos esse Historiador fala o seguinte de acordo com a regra todo Cristão tinha direito à propriedade de todos os membros da comunidade caso quisesse podia pedir que os membros mais ricos dividissem a sua fortuna com ele de acordo com as suas necessidades todo Cristão podia fazer uso da propriedade dos seus irmãos assim os cristãos que não
tinham casa podiam exigir do que tinha duas ou três que os recebesse o proprietário conservava para si próprio apenas a sua própria casa mas por causa da comunidade de gozo dos bens tinha de darse habitação à aquele que a não tinha era uma prática muito comum da igreja de colocar o dinheiro em uma caixa comum e um membro da sociedade né um membro daquela comunidade que era especificamente escolhido para tal tarefa dividia a fortuna coletiva Entre todos mas não era só isso não tá entre os primeiros cristãos o comunismo foi levado tão longe que eles
tomavam até suas refeições em comum de modo que a sua vida familiar era portanto literalmente abolida todas as famílias cristãs numa sociedade viviam juntas como uma única Grande Família então quando eles acusam Os Comunistas de querer acabar ou abolir a família na verdade os cristãos primitivos já tinham abolido esse tipo de família aqui há no entanto um problema com esse tipo de Comunismo praticado pelos primeiros cristãos é porque esse comunismo primitivo era baseado no consumo de produtos acabados e não era um comunismo do trabalho e por isso que esse comunismo se mostrou incapaz de reformar
aquela sociedade romana da época e de colocar um fim à desigualdade entre os indivíduos isso é esse comunismo dos primeiros crã foi incapaz de derrubar aquela barreira que separa ricos e pobres Em uma sociedade agora essa perspectiva comunista Cristã ainda ecoou pelos séculos seguintes eu gostaria de trazer aqui um trecho de uma pregação de João Crisóstomo que foi Patriarca de Constantinopla João Crisóstomo nasceu no ano de 347 e faleceu em 407 João Crisóstomo pregou ardentemente para para que os cristãos retornassem ao primeiro comunismo dos apóstolos na sua 11ª homilia sobre os Atos dos Apóstolos ele
afirma o seguinte e havia uma grande caridade entre eles os apóstolos ninguém era pobre entre eles ninguém considerava como seu o que lhe pertencia todas as suas riquezas estavam em comum uma caridade existia em todos eles esta caridade consistia em que não havia pobre entre eles de tal modo que os que tinham bens apressavam se a desprender-se deles não dividiam as suas fortunas em duas partes dando uma e guardando a outra davam o que tinham assim não havia desigualdade entre eles todos viviam em grande abundância tudo se fazia com maior respeito o que davam não
passava da mão do doador para a mão do que recebia as suas dádivas eram sem ostentação traziam os bens aos pés dos Apóstolos que se tornavam os controladores e donos deles e que os usavam daí para o futuro como bens da comunidade e já não como propriedade de indivíduos por este meio Cortaram a possibilidade da van glória a Por que é que se terão perdido essas tradições ricos e pobres poderiam todos tirar proveito destes costumes piedosos e uns aos outros sentiríamos o mesmo prazer em nos conformarmos com eles nos Mosteiros ainda se vive como na
primitiva igreja e quem morre de fome Ali quem é que ali não encontra o bastante para comer nessa Homilia de João Crisóstomo ele está Relembrando como os primeiros cristãos se organizavam e está chamando os homens de seu tempo a se organizar da mesma maneira Mas isso foi infelizmente em vão um pouquinho mais para frente a gente também tem um trecho de eh Gregório Gregório o grande também em uma de suas pregações afirmou o seguinte Vejam Só que Gregório ainda mais radical não é de modo algum suficiente não roubar a propriedade dos outros é errado conservar
para si próprio a riqueza que Deus criou para todos aquele que não dá aos outros o que possui é um assassino quando Guarda para seu próprio uso o que proveria os pobres pode dizer-se que está a matar os que podiam ter vivido da sua abundância quando repartimos com que estão sofrendo nós não damos o que nos pertence mas o que lhes pertence ISO não é um ato de Misericórdia mas o pagamento de uma dívida como nós podemos ver Gregório no século vi é ainda mais radical e chega a dizer que é um assassino aquele que
não dá aos outros o que possui nós podemos mostrar também na tradição protestante ecos desse comunismo primitivo e Especialmente na figura de Thomas minz que foi um reformador protestante vejam na época da reforma protestante havia basicamente três facções os católicos conservadores os reformadores moderados representados pelo próprio Martinho Lutero e os reformadores plebeus e revolucionários representados por Thomas minzer e é sobre ele que a gente quer falar agora o Martinho Lutero começou a reforma protestante de maneira mais radical mas aos poucos ele se tornou moderado e decidiu se aliar às alas mais baixas da classe dominante
E com isso houve uma cisão na reforma protestante e de modo que foi o Thomas M quem acabou representando os interesses do povo pobre dos plebeus dos Camponeses E especialmente nas chamadas revoltas camponesas que se iniciaram em 1524 que foi um movimento que se espalhou por toda Alemanha e em alguns outros países da Europa Martinho Lutero foi importante segundo o próprio Ah engels porque Lutero forneceu ao movimento plebeu uma ferramenta poderosa que foi a tradução da Bíblia os Camponeses passaram então a comparar a sociedade feudal em que viviam com as sociedades cristãs primitivas e os
Camponeses perceberam que essas sociedades não tinham absolutamente nada a ver uma com a outra Thomas munzer foi Originalmente apenas um teólogo pobre né com o título de Doutor Mas então ele foi se tornando aos poucos um agitador político e a ala protestante representada por Thomas munzer tinha também um programa político teológico bem definido o qual consistia basicamente em estabelecer o reino de Deus na terra aqui e agora e por Reino de Deus Thomas minz entendia nada menos que uma sociedade sem classes e sem propriedade privada se você quiser conhecer mais sobre o Thomas MS Eu
recomendo a leitura da obra as revoltas camponesas na Alemanha de autoria do Friedrich Angels o que nós podemos dizer aqui então a guisa de conclusão a Rosa Luxemburgo que foi um dos nossos apoios aqui durante o vídeo eu observa que os líderes cristãos que combatem o comunismo estão na prática combatendo também a prática doss primeiros cristãos isso é combater Os Comunistas hoje é como combater os primeiros cristãos e nós temos que considerar também que estes cristãos estavam histórica e culturalmente muito mais próximos de Jesus do que nós hoje 2000 anos depois de modo que nós
devemos prestar especial atenção à maneira como estes viam e viviam o evangelho e agora mais duas coisas importantes que no início do vídeo eu falei que eu apresentaria agora no final a primeira delas é distinguir entre esse comunismo primitivo dos primeiros cristãos e a teoria do socialismo científico de Marx e engels e também uma objeção muito comum que às vezes se levanta em relação a este tema então sobre essa distinção entre essas duas formas de Comunismo Vejam Só a exigência feita pelos cristãos de coletivizar a propriedade não dizia respeito aos meios de produção Como faz
o Marxismo isso é os cristãos primitivos queriam socializar apenas os bens de consumo agora o Marxismo Fala de outra coisa o Marxismo não fala de socializar as coisas que eu tenho na minha casa tá o o comunismo de tipo marxista não fala que eu tenho que pegar essa instante de livros aqui e colocar isso geral paraa galera não isso aqui eu comprei com meu trabalho é meu mesmo tá e a proposta do Marx não é socializar isso dar as minhas coisas pessoais para os outros mas socializar os meios de produção então vejam os cristãos primitivos
eles não pediam que a terra as oficinas os instrumentos de trabalho se tornassem propriedade coletiva de toda a sociedade não mas eles diziam unicamente que tudo deveria ser repartido entre eles mas coisas como casas roupas alimentos e iso é os produtos acabados mais necessários à vida isso é produtos já prontos tá a diferença é isso quando você fala da produção de produtos e quando você fala dos produtos já acabados Os Comunistas cristãos os primeiros cristãos da Igreja Primitiva eles não se preocuparam em investigar a origem dessas riquezas o trabalho ali naquela sociedade sempre recaiu sobre
os escravos né então aquele povo Cristão desejava apenas que aqueles que possuíam a riqueza viessem para o cristianismo e com isso eles distribuiri todos os seus bens e aí todo mundo ficaria numa boa né Mas seria uma coisa assim vamos converter Os Ricos para que eles distribuam as suas riquezas com a gente agora o Marxismo não propõe nada disso tá o Marxismo não propõe a distribuição dos produtos pront dos produtos acabados mas o fim da exploração no processo produtivo o comunismo para o Marxismo é isso o fim da exploração no processo de produção é uma
coisa bem diferente mais uma vez eu vou dar esse exemplo é bem diferente de eu ter que pegar as minhas coisas e distribuir geral pra galera e antes de finalizar é necessário também responder a uma objeção muito comum sempre levantada por crentes resistentes ao comunismo quando a gente apresenta este tema a ideia básica dessa objeção é dizer que o comunismo das primeiras comunidades cristãs foi uma decisão livre e autônoma das primeiras comunidades mas que uma revolução socialista é imposta pela força né é uma imposição feita através de uma revolução mas Vejam Só essa objeção erra
completamente o ponto da discussão não se trata de discutir como uma organização socialista deve ser alcançada a questão em debate aqui não é como se chegar lá mas se esta é a forma de organização social mais próxima do espírito do cristianismo a questão é essa então o debate sobre o melhor caminho para se chegar esse tipo de sociedade se este caminho seria através de uma revolução ou através de reformas lentas e graduais isso é outro debate isso é outra questão Isso é apenas uma discussão interna daqueles que já estão de acordo no objetivo principal final
então vejam a pergunta é o Socialismo se aproxima mais da prática das Comunidades cristãs primitivas do que o capitalismo o que se parece mais com a forma com que os primeiros cristãos viviam o socialismo ou o capitalismo e resta ainda fazer um último um esclarecimento qualquer estado é um órgão de opressão de uma classe sobre outra o capitalismo hoje não é mantido de maneira natural ou pacífica não o capitalismo hoje é mantido através da violência do atual estado que também é chamado de estado burguês não é à toa que as principais instituições do Estado São
exército e polícia Isso é para manter a ordem pela força pela violência então caracter o estado socialista como ditatorial mas ao mesmo tempo afirmar que o estado burguês é democrático isso não é apenas um err caço Isso é uma afirmação ideológica no sentido Nato da palavra ideológico porque é uma afirmação que Visa legitimar a exploração burguesa sobre a imensa maioria da população deste planeta então se for um cristão que diz o seguinte não eu sou contra todo tipo de opressão bom Então esse indivíduo deve se tornar anarquista ou comunista mas dizer que sou pelo capitalismo
porque o capitalismo é neutro não a violência já está instalada agora hoje nesse dia o estado burguês está cometendo violências hoje no dia que você está assistindo este vídeo tá então se se é contra todo tipo de opressão Então por uma sociedade sem estado e quem é que propõe uma sociedade sem estado anarquistas e comunistas porque ao contrário do que dizem o objetivo final dos comunistas é uma sociedade sem estado e esse é o objetivo comum entre anarquistas e comunistas eles vão divergir só quanto ao momento de acabar com este estado mas o objetivo final
dos comunistas também é acabar com o Estado então foi esse aí o nosso vídeo de hoje lembrando mais uma vez faça sua inscrição em nosso curso de introdução à filosofia dos pré-socráticos ass Sartre o link para o nosso curso está aqui na descrição deste vídeo assim como o link para o meu mais novo curso a filosofia de cmx uma introdução e se você considera que a internet é um lugar melhor com o nosso trabalho do que sem ele seja um de nossos apoiadores através da plataforma apoia-se ou então faça qualquer contribuição através de nossa chave
pix que é nosso endereço de e-mail filosofi vermelha @gmail.com e você também pode se tornar membro do canal tendo acesso ao Nosso Clube de leitura e aos vídeos mais longos e explicativos que nós publicamos por aqui Um grande abraço e até o próximo