Comênio

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Quando se fala de uma escola em que as crianças são respeitadas como seres humanos dotados de inteli...
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ó didática significa a arte de ensinar esta frase é hoje repetida maioria das pessoas não sabe nem quem é que disse isso está aqui há 400 mais de 400 anos dita por comer [Música] ian amós cummins isc ou comenius nasceu na morávia a região da europa central pertencente ao antigo reino da boêmia atual república tcheca ele jogou questão é conhecido como pai da didática moderno suas obras expressam um período de transição a idade média para a modernidade nelas redonda onde os gregos e latinos transpõe para seu momento histórico em uma área pouco valorizada na época
a didática o período em que ele viveu é o período em que há uma grande evolução e uma grande transformação social em termos de descobertas científicas é o momento muito forte da astronomia à a ciência da natureza quando se descobre o processo de circulação do sangue do corpo humano o momento das grandes viagens no período de descoberta de novos países de novas terras é o período em que o homem de certa forma começa a pensar por si mesmo de certa maneira independente da de deus da lei divina e começa a se passar do até o
centrismo para o antropocentrismo o mundo passava por amplas reformas em diversas áreas filosofia economia política e nas ciências o trabalho começava a deixar o modo de produção serviu para algo próximo ao assalariado do artesanato o via se a manufatura mundo transformava se em grande mundo com muitas descobertas e novos conhecimentos a palavra didática significa pela sua ecologia grega arte de ensinar a palavra magna que significa grande enorme porque porque queria expressar o tempo em que ele estava vivendo o tempo era grande estava se tornando enorme estava se tornando um cosmo estava se tornando um universalis
então ele escreveu uma didática magna isto é uma didática que abrange se todo o conhecimento daquele período em que ele vivia o subtítulo é da didática magna é tratado da arte universal de ensinar tudo a todos porque porque ele queria que todos aprender se ler e escrever e tivessem acesso a esse novo conhecimento e por isso para entrar para a escola esse novo conhecimento era necessário que houvesse uma didática do mesmo tamanho isto é uma grande data [Música] a obra didática magna ela tem que ser lida com cuidado porque quer estudar lá porque se a
gente a ler com os olhos de hoje sem se reportar ao século 17 infelizmente nós entenderemos porque ela se constitui de quatro planos o primeiro são os fundamentos filosóficos e teológicos da didática o segundo plano são os princípios gerais da didática o terceiro é a didática especial específica das artes da religião da das ciências da linguagem e o quarto plano são os planos de ensino que nós conhecemos até hoje o primeiro princípio da didática magna obra mais importante de comércio é a observação da natureza especialmente a árvore a natureza e sáb [Música] a nova unidade
de juiz de fora dos muros da escola para coelho professor para a sala de aula o segundo princípio ele disse que a química natureza o sapateiro o coureiro ou livres o artesão o pintor o escultor isto é para constituírem as suas obras ele segue o modelo da natureza emitam a natureza e mton av portanto são artistas são artesãos 3º passo quem é que não limita a natureza nós professores ele diz os professores são a aberração da natureza porque eles não limitam a natureza eles não seguem a natureza eles não obedecem ao ritmo da natureza 4º
passo a correção para nós professores professores m temos o artesão que não é professor mt que imita natureza que sabe então esses são os fundamentos da didática num primeiro momento [Música] o segundo modelo da didática que o menino apresenta é o relógio não é evidente que não é veloz em nosso atual é o relógio da com as engrenagens e ele se encanta com o relógio porque ele diz como uma máquina construída pelo ser humano consegue imitar a natureza o relógio marca o dia e à noite e as horas o nascer eo pôr do sol ele
diz porque a escola não pode ser como relógio em que há os alunos os professores a coordenação a direção e todos funcionam como se estivessem numa engrenagem perfeita as grandes e renna jens as menores as mínimas todas andam em harmonia mas é o período e também em que se inventa em que se descobre que se institui socialmente a imprensa e convênio se encanta conhece novo artefato humano a tal ponto que ele quer mudar até o nome da didática quer que ela se chame de da coreografia porque ele diz a imprensa é aquela que imprime o
conhecimento no papel o professor por sua didática deve ser aquele que imprime na cabeça dos alunos o conhecimento e toma a o novo invento econômico político social da imprensa e quer transpô la para a sala de aula para que se torne o modelo do professor a voz do professor ea tinta que imprime o aluno é a folha em que é impresso o conhecimento a os intervalos dos recreios é admirada da página a página precisa secar o aluno precisa pensar e vai fazendo toda a descrição do livro da aula como se fosse uma empresa que imprime
os livros [Música] quando você perguntou por que ele é o pai da didática moderna porque ele foi capaz de ler o seu tempo a didática não é uma técnica de sala de aula didática é uma uma leitura de mundo que faz lembrar paulo freire hoje que antes de ler a letra onde desde a escola tem que ler o mundo a criança jovem ou adulto antes de celebrar ele tem que ler a vida ler o mundo como ele fez uma leitura de mundo ea didática de convênio não quer uma técnica de ensino é uma leitura de
mundo na perspectiva da filosofia da ciência da religião dos inventos humanos do relógio e da imprensa então a didática dele é muito mais do que uma técnica de ensino é um método de ensino tanto assim é que ele diz que é a didática é a arte de ensinar depois ele diz é a arte de ensinar e de aprender e conclui didática e arte de aprender porque é como semear nos espíritos o conhecimento se semeado e dadas as condições ele se desenvolve cresce com a didática a magna é um coelho pretendia reformar as escolas isso teria
que os conhecimentos científicos que aludiam fossem levados aos alunos não pela imposição mas com satisfação e alegria então ele quer mudar essa postura de apenas aprender por aprender mas começa a mostrar que o conhecimento que o conteúdo que o tucano vai ou adquirindo deve servir para a vida isto é deve ser algo que vai para além da escola o conhecimento em si não está na escola o conhecimento entra para escolas uma forma de conteúdos de teorização e princípios de normas de regras de conhecimentos abstratos que o aluno tem que se apropriar mas que isto deve
voltar depois para a vida atividade camargo era também uma obra política acreditava que a educação é a chave da mudança social para ele a educação religião ea piedade eram os grandes instrumentos para a salvação a visão de homem que o menino tem é um homem novo cujo destino maior é a vida eterna o céu este homem novo para conquistar a vida eterna ele propunha que primeiro lugar fosse um homem instruído por isso todos deviam saber ler e escrever às vezes e contrariamente aos cristãos católicos que não precisavam ler a bíblia porque a própria igreja interpretava
ele diz todos têm que saber ler e escrever para poder ler e interpretar por conta própria a bíblia então essa é uma das finalidades de todos e que todos deviam ler é saber ler e escrever segundo allen destruindo o homem tinha que ter a região porque era outro instrumento de salvação que tinha que ter uma religiosidade piedosa então ele tinha três elementos básicos que constituiu o novo homem não significa que a dívida de cadeia tinha até lhe tinha sido a utilizada pelos professores do seu tempo e em pequena medida assim mas há uma questão é
a leitura que ele fez a proposta que ele escreveu e depois o tempo que demorou para ainda ser implantada então não é automática porque alguém percebe uma nova dimensão que ela automaticamente passa a fazer parte da escola demora [Música] quando ele faz a leitura de mundo e que ele propõe que todos sejam educados em todas as coisas na didática magna ele propõe que todos sejam educados mas quando ele diz todos ele também tem limitações então a primeira eliminação ele disse todos porém só os jovens até 24 anos preferencialmente os moços secundariamente as moças também então
já não são todos os jovens moços até 24 anos da religião dele então excluir as outras crenças e excluía a idade adulta mas ele dizia todos devem ser educados e propunha só que o todos também têm limitações para ele todavia a didática tem com o subtítulo a arte de universal de ensinar tudo a todos quando ele percebeu que o todos tinha limitações ele escreveu uma outra obra chamada pan pede a este livro não pede que em português significa educação universal é a obra em que ele passa a didática maga que é este para a universalidade
total da educação eu diria que em itatinga magna ele traça a educação universal mas ainda em sua forma relativa empapada ele traz a educação universal em sua forma absurdo cá não esquece ninguém trabalha com todos e quer que todos efetivamente todos sejam educados de tal forma que ele disse todos devem ser educados em tudo totalmente a palavra ban pede a vem do grego pela sua tecnologia pan significa tudo todos totalmente e com a ideia educação então a palavra panqueca significa educação universal em português não pede a propõe que haja professores universais livros universais e escolas
e universidades na didática magna ele propõe a que haja uma escola da infância e da adolescência da juventude e da idade adulta são quatro escolas quando os quatro níveis escolares na média ele propõe oito porque ele quer abranger a totalidade tanto assim que começa o primeiro nível da educação a educação dos noivos a educação da criança deve começar na preparação para o casamento primeira escola a preparação para o casamento a segunda a escola da polícia da infância e da adolescência da juventude da idade adulta da velhice e da morte oito níveis para que antes do
nascimento e após a morte ainda se aprendesse isto é a universalidade total absoluta em todos os sentidos e pergunta em aqueles que nascem com necessidades nós diríamos hoje necessidades especiais os cegos surdos mudos deficientes estes também têm que ser educado porque são filhos de deus mas se houver alguém que não tem condições mesmo de ser educado então entregamos isso a deus pois é criatura dele até isso ele visita o menino viajou por toda a europa e meu em diversas fontes viveu intensamente a transição entre a idade medieval ea modernidade as tensões entre a religião ea
ciência a leitura de mundo que me faz para transportar a de idade que para a educação tem suas pontes no renascimento dos gregos e latinos e tem também a fonte contemporânea dele então ele dialoga por exemplo com de kart com a filosofia de cara o método de condução do espírito as regras de condução do espírito que de kart é propõe para a filosofia com menos se apropria inclusive mantiveram um encontro em que cada um apresentou suas seus escritos e suas filosofias e disse que foi um encontro muito interessante porque comenius religioso de data e e
carta e um matemático um pensador e filósofo dialogando sobre a questão do método sobre a questão da educação sobre a questão da filosofia então esse dialogava com os contemporâneos ele conhecia a obra de bacon o método novo órgão de beco em que dei que propõe a a nova ciência pela experiência e com o menino aprendi isso eleva para a cidade que dispara os professores antes de explicar o que é uma coisa de para o aluno a coisa objeto depois faça um discurso sobre ela depois faça explicação então tudo começa com a experiência com a prática
é a nova ciência proposta ou instituída ou é codificada ou é trazida teoricamente por beco o menino propõe candidate que aparta sempre da vivência educando conhecimento que ele já possui e de sua realidade a concepção de professor para o menino era de alguém que tinha um conhecimento que tinha autoridade instituída socialmente mas era alguém que se apresentava como modelo isto é o aluno pia no professor a imagem da perfeição [Música] é evidente que o professor de comércio a água apresenta ainda não é o professor assalariado é o professor que de certa forma dá a sua
aula a gente esquece que a palavra expressão dar aula nós usamos hoje tão comezinha mente como se fosse o cotidiano na verdade essa expressão ela é do período de comércio e anterior a ele quando o professor efetivamente tava gratuitamente suas aulas porque ele vivia da agricultura de vídeo do artesanato e também dava aula então ele ministrava ele oferecia gradil graciosamente as suas aulas nesse período havia uma transição entre o preceptor que educava o filho nobre para educação coletiva com ele acreditava que se podia ensinar muitas crianças ao mesmo tempo desde que todos pudessem ver e
ouvir o professor o meio e um novo modo de produção do artesanato para manufatura e possivelmente essa visão tem influenciado o seu modo de ver como deveria ser a nova organização escolar a didática que comem e propõe ela leva em conta o momento histórico que ele viveu e as necessidades sociais da época tanto assim que a proposta didática dele é uma resposta às necessidades sociais mas ao mesmo tempo uma expressão das necessidades sociais então a educação ea didática não são apenas a dimensão da escola que respondem a sociedade antes de ser uma resposta à didática
ea educação propostas por convênios são uma leitura são uma expressão de necessidades sociais daquele momento por isso quando ele propõe que todos devem saber ler e escrever ele tem interesses econômicos políticos sociais e educacionais religiosos mas é uma necessidade social porque porque todos devem aprender a ler e escrever porque há uma necessidade social de conhecer os novos mundos as novas funções sociais às novas dimensões de ciência e cultura de conhecimento que se expressam pela imprensa o que adianta ter livros impressos se não há quem os lê por não saber ainda é uma necessidade social criada
também por um objeto por uma impor um evento social e ainda se ele diz que todos devem e podem saber ler e escrever é também porque todos podem trabalhar não só o sérvio não só os escravos buzz todos são capazes de trabalhar [Música] as escolas que ele fundava em princípio eu poderia dizer assim que não eram tão com meninas porque à medida que ele fazia leitura e propunha por escrito a as obras dele é nem sempre eles eram automaticamente a a proposta nas escolas mas por exemplo uma questão que ele levava em conta era que
todos educassem coletivamente jovens adultos crianças anciãos isto é que todos aprendessem a ler e escrever conjunta conjuntamente e não separado então essa é uma inovação que ele propunha e as escolas que ele propunha ela sempre tinha um caráter religioso necessariamente mas ao mesmo tempo na busca da ciência a busca do novo a busca daquilo que estava sendo proposto tanto assim ele cento essencialmente religioso muitas vezes e gum se surpreendida em contradição e ele mesmo escreve de idade que a magna como eu sei do religioso que devia pegar a deus pegar a bíblia estou me envolvendo
com coisas humanas às vezes mundana que nada tender do reino dos céus porém para ir para o céu você tem que saber ler e escrever você tem que ser destruído você não pode ser ignorante você tem que ter piedade você tem que ter uma crença em tom de crítica muitas universidades e diz as universidades não propõe esse tripé por isso as universidades a embu luz burros indômitos em doentes porque só se ensina conhecimento não se ensina moral nos ensina religiosidade pela crítica mas tem uma visão muito interessante das universidades primeiro lugar e dizem para as
universidades não devem ir todos devem ir só os melhores os outros vão trabalhar a terra nas universidades façam c todos os estudos científicos e teórico mas o último ano das universidades não se faça nas universidades se façam se passa último ano nas viagens para conhecer o mundo [Música] ele tem muito a dizer para nós hoje mas lendo no momento dele vendo como ele expressou o momento dele e retornar aos clássicos nem valendo de uma frase do pensador português que produziu o convênio o professor ferreira que retornar aos clássicos é progredir e avançar mas não copiar
os clássicos mas lê los e entendê los e ser capaz pelo olhar com o qual eles leram o seu tempo nós seremos capazes como educadores de ler o nosso tempo de levar esse tempo para a sala de aula para trabalharmos o conteúdo para trabalharmos o que é necessário hoje para o momento da perspectiva do futuro [Música]
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