A polis e a democracia no Mundo Grego: Uma história em 5 minutos #3

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História Online
Terceiro episódio da série "Uma História em 5 minutos": A polis e a democracia no Mundo Grego. Um re...
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e o mundo grego na antiguidade clássica alcança seu apogeu entre os séculos sexto e quarto antes de Cristo apresentava uma forte identidade cultural expressa no uso de uma mesma língua na crença politeísta mitológica e em eventos como os jogos olímpicos contudo nunca existiu uma unidade política entre as cidades do mundo Greco a cidade do mundo grego se organizavam como cidades-estados a famosa Police possuíam autonomia política econômica e militar por isso um habitante de uma cidade como Apenas quando visitava outra cidade como Esparta era considerado um estrangeiro mesmo com uma forte identidade cultural não existia entre
os habitantes das diferentes cidades estados um sentimento de pertencimento a um mesmo país nação o pátria amada a conta disso definimos a estrutura política do mundo grego como fragmentada usar termos como nação país o mesmo ideais como o nacionalismo para nos referirmos ao mundo grego seria cometer um erro de anacronismo querer entender o passado no conceitos e categorias que não existiam em sua época e ainda no campo da organização política o maior destaque foi a cidade-estado de Atenas berço da democracia em Atenas a partir do século sétimo antes de Cristo uma sequência de reformas legislativas
permitiu a construção de uma estrutura política original nunca Vista antes aos poucos a política deixava de ser Oligárquica ou seja um privilégio de poucos de uma elite rica e detentora de terras para ser tratada como um direito dos cidadãos independentemente da condição social de cada um o processo de formação da Democracia foi longo e tortuoso mas pode ser resumido em alguns pontos principais no final do século sétimo antes de Cristo um legislador chamado Dragon cria o primeiro código de leis escritas de Atenas as chamadas leis draconianas eram leite conservadoras mas o fá a ter um
código escrito trouxe mais estabilidade nas relações jurídicas dentro de Atenas em 594 antes de Cristo um legislador chamado solo um empreendeu uma usada a reforma criou a bulé e a Eclésia duas instituições que existiram até a derrocada da democracia em Atenas no século 4 antes de Cristo o destaque aqui é a Eclésia a assembleia que reunia todos os cidadãos e que tinha poder deliberativo ou seja de decisão o poder decisório não estava mais nas mãos de uma elite específica ligada à exclusivamente algum critério tradicional só não também proibiu a escravidão hipotecária a escravidão por dívidas
diminuindo assim o número de cidadãos atenienses e perdiam sua liberdade por conta de endividamento com tudo solo não retirou todos os critérios censitários de participação na política e mantendo dessa forma uma parcela significativa da população de homens livres e pobres sem direito de participação na política devido à sua condição Econômica tem 512 antes de Cristo depois de um turbulento período de governos chamados tirânicos temos a reforma política de clístenes sua reforma mantém a bulé e a Eclésia divide a cidade em Distrito chamados demos e institui a chamada lei democrática dizendo que todo cidadão é igual
perante a lei clístenes aboliu o critério censitário de participação política permitindo que todo o homem livre nascido em Atenas de pais atenienses livres e maior de 18 anos de idade participasse ativamente da política o critério criado por clístenes exclui a mulheres estrangeiros e libertos ambos chamados de metecos e crianças de notar que o conceito de democracia ateniense é diferente da Visão democrática atual pautada em um conceito de cidadania Universal a participação política em Atenas se dava de forma direta não sendo necessário escolher um representante todas as decisões eram tomadas pela Eclésia ou seja pelo conjunto
de cidadãos não existindo poder decisório nas mãos de lideranças políticas dos princípios da democracia ateniense merecem destaque a isonomia noção de direitos iguais a todos os cidadãos e a isegoria o direito de fala a todos os cidadãos a democracia contribuiu para o desenvolvimento da retórica arte de discursar e tinha nos debates o seu grande momento de batia-se os assuntos ligados à Vida pública da comunidade aquilo que os atenienses chamavam de política Vale ressaltar que a o ateniense era escravista o trabalho escravo era fundamental para permitir ao cidadão o uso do seu tempo livre do Ócio
para a atividade política no século 5º antes de Cristo Péricles criou a mistoforia o salário político medida que ampliou a participação dos cidadãos mais pobres na política a democracia em Atenas não foi obra de um único legislador foi um processo longo de várias reformas que trouxe consigo uma novidade fundamental na política a ideia de soberania popular E aí E aí E aí
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