Meus queridos, graça e paz para tua vida! Mais um vídeo aqui para tua edificação. Hoje eu quero falar algo interessante: é de quem é o dever de fazer o resgate dos primogênitos.
Então, deixa eu esclarecer algo para você: o dever sempre foi e sempre será dos pais. Só que tem um detalhe: os pais podem falhar. Então, agora nós chegamos na situação, outra é que se os pais morreram, os seus pais não acreditam nisso, os seus pais não são nem mesmo evangélicos ou dizem que isso é tudo do passado ou até mesmo são órfãos.
Então, como que fica, pastor, nessa situação? Se o dever é dos pais, e os pais falharam e não fizeram aquilo que era necessário fazer, muito bem, sempre tem uma solução, porque a Bíblia vai deixar bem claro que quando se tratava de resgate, principalmente de coisas que também depois servem para pessoa, a partir do seguinte princípio: o primeiro, quando se trata de filhos, os pais deveriam fazer isso. Por quê?
Porque o menino nasceu em 40 dias; 31 dias tem de 30 dias; 33 levaria o menino e fazia a oferta do resgate, dando o valor de um cordeiro. Aí você pode dizer: "Pastor, mas eu vou levar um animal! " Não é esse o objetivo, os rituais acabaram, mas os princípios permanecem.
Ou seja, não precisa ser literalmente levar um cordeiro, mas você pode levar o preço equivalente de um cordeiro ou, sendo uma grama de prata da prata pura 9,99, ou seja, prata mil, ela é um valor especial, sem mistura. Então, não é uma prata comum. E então você poderia levar no valor de um cordeiro.
Então, quem é que deveria fazer isso? Os pais deveriam fazer isso, mas se os pais não querem, se os pais não aceitam, se os pais não acreditam, então entra a segunda opção: você mesmo, tendo condição, adquirindo riquezas, o reino dos recursos, você pode resgatar. Mas se é uma pessoa órfã, então o parente que tem melhor condição pode resgatar.
Mas se esse parente não quiser resgatar, então um estranho pode resgatar. Vou dar um exemplo para que vocês possam compreender: imagina uma multa de trânsito. Você não concorda.
Não tinha uma placa lá que você não pudesse pôr o carro? Talvez você passou por um limite de 60 e foi a 61. E você fica com raiva e não concorda com aquela multa.
Talvez foi apenas uma implicância de um policial, ele poderia ter liberado, mas na verdade você levou uma multa. Você fica muito contrariado, pega a multa e joga dentro do lixo e diz assim: "Eu não vou pagar! " A pergunta é: ela sai do sistema por você não pagar?
Não, não sai. Ela sai? Ela vai um dia entrar no esquecimento?
Não, não vai. O que vai acontecer é que, daqui uns dias, a multa vai chegar com outro valor e depois com outro valor. Talvez umas três vezes vai mandar a carta para você, sempre crescendo o valor, e chega um momento em que o governo vai então te mandar ou alguém vai te mandar uma carta, e essa carta dizendo que agora já está em tribunal.
E aí você vai ter que pagar um preço muito mais alto. E isso também acontece na nossa vida espiritual. Se o Senhor deixou uma ordem para resgatar a primogenitura e você diz: "Eu não concordo!
" Isso para Deus não muda nada. Mas se eu mesmo odeio ou for lá e pegar uma multa, mesmo que não seja minha, e eu pago aquela multa, quem está ligado ao nome dela é beneficiado. Eu não estou dizendo que Deus te deu uma multa para pagar; não é isso.
Estou dando um exemplo. É que quando essa lei foi estabelecida por Deus, a lei do resgate, a primeira obrigação era dos pais. Se os pais não pagarem, eles mesmos podem resgatar a própria pessoa.
Se a pessoa não resgatar, então pode ser o mais rico da família; se o mais rico da família não resgatar, então pode ser um estranho. Ou seja, de qualquer forma, Deus quer que resgate, assim como no mundo natural o governo quer que você pague aquela dívida. Quando Deus deu um primogênito para o pai criar, não estava dando ao pai só o direito dele ter um filho, mas esse primogênito é de Deus.
Em Êxodo está muito claro; Êxodo 13 está dizendo muito claro que tudo primogênito é meu. Então, aí todos os primogênitos, o filho do homem, resgatará o Senhor. Até o Senhor resgatou o seu próprio primogênito.
Foi Deus que desceu aqui na Terra para resgatar e Deus deu Ele para resgatar nós. Então, o resgate do primogênito é algo espetacular, que quando eu coloco em prática, tudo muda em minha vida. Se você conhece algum órfão e Deus te deu condição financeira, e você oferta para resgatar, duas pessoas serão abençoadas: você, que será abençoado, e aquele que foi resgatado.
Mas por que os pais não fazem esses resgates? Dois motivos: primeiro, não tendo conhecimento; e o segundo, o amor ao dinheiro. A pessoa acha que é caro dar uma oferta no valor de um cordeiro.
Fica muito caro, e então eu prefiro deixar o filho morrer, né? Eu prefiro ficar com o cordeiro, em vez de subir com Isaque e descer com Isaque do altar, deixando o cordeiro no lugar. Tem pessoas que preferem subir com Isaque e descer com o cordeiro.
Eles preferem que os filhos morram. Então, o direito é dos pais. Alguém disse para mim: "A gente tem que orar e jejuar para filhos de referências sobre primícia, primogênita, primogênito e primogenitura.
" Eu já achei 198 referências bíblicas. Jejuar por filho, até agora eu não encontrei nenhum. Se você encontrar, deixa um comentário aqui, fala para mim que você vai me ajudar.
Então, as pessoas dizem: "Pastor, mas só tem que ler a Bíblia. " Orar com os filhos, jejuar com os filhos, que Deus vai abençoar. É verdade, só que, antes disso, a primeira coisa, antes do menino ter consciência, ele precisaria ser resgatado.
Não adianta você querer arrumar o telhado dos seus filhos se a base ainda não foi resolvida. A obrigação é dos pais. Se seus pais falharam, faz parte; não importa a idade que você tem.
Eu já vi pessoas na nossa igreja, quase 80 anos, fazer o resgate da primogenitura. Não importa se está quase indo embora, o importante é que eu vou cumprir os princípios que Deus deixou estabelecidos e as bênçãos de Deus derramam sobre a tua vida, ainda que faltem poucos anos de vida. Deus abençoe tua vida, tua casa e tua família.
Coloca os princípios em prática. Quem coloca princípio em prática e quem pratica os princípios não precisa de milagre. Deus abençoe.