[Música] Você já ouviu falar do cantor Júnior Cobal ele tem um rit sertanejo chamado você anda já foi tocado quase um milhão de vezes no Spotify lembrou da música e do Júnior Cobal não nunca ouviu falar Pois é nem eu e a gente tem um bom motivo para desconhecer o Júnior Cobal porque o Júnior Cobal não existe o Hit sucesso que você anda esse existe tá lá no Spotify e o esquema é tão descarado que o que ilustra a capa do álbum onde tá essa música não é uma foto do inexistente Júnior cobol Aliás nem poderia ser né é uma imagem tosca feita com inteligência artificial é um horror é um cérebro com uma coroa envoltos por um triângulo 3D E para piorar o nome do álbum é Miragem que mostra que o pessoal tem pelo menos ironia né os autores da música Você anda existem e foram roubados eles não ganharam nemum centavo sequer apesar de a música já ter sido tocada 920. 000 vezes só no Spotify o que é pior talvez enquanto a gente conversa aqui mais gente continua ouvindo a música roubada lá no Spotify e não é a única longe disso tem uma indústria de roubo de músicas sertanejas operando impunemente nas plataformas digitais quem descobriu essa história foi o repórter Rodrigo Ortega que não só existe como você já ouviu aqui antes contando pra gente sobre a abençoada geração Jesus do Gospel Brasileiro o Ortega investigou a fundo esse golpe sertanejo e conta pra gente como funciona o esquema de roubo em massa dessas composições E lembrando que o Mercado Sertanejo é o mercado musical mais popular e mais rentável do Brasil rentável também pros ladrões bem-vindo Rodrigo Ortega obrigado eu sou José Roberto de Toledo e este é o Wall Prime toda semana a gente conversa com os melhores repórteres sobre as melhores reportagens do [Música] Wall Rodrigo eu já fiz muita reportagem sobre sacanagem no mundo da política mas roubo de música para mim é a primeira vez como é que você descobriu esses artistas que não existem Então teve uma denúncia dos compos atores eh começou a se falar ali no meio da composição de Goiânia Todos existe uma rede de compositores sertanejos baseados em Goiânia que se juntam ali para compor e eles começaram a a a denunciar a falar sobre isso em redes sociais e existe uma pessoa bem influente ali ela ajuda os compositores nessa questão de direitos autorais ela também é autora se chama Bruna Campos tá acontecendo uma coisa muito grave que tem a ver com as guias que vocês gravam e também com os seus lançamentos oficiais ela tem um perfil ali que é um meio um centro ali uma influencer no no meio da composição sertaneja e ela fez um post falando olha tão roubando as músicas eh as composições sertanejas e colocando em nome de artistas falsos fez um poste on fez um post no Instagram denunciando isso e alguns compositores estavam ali comentando olha fui roubado comecei a falar com esses compositores Cada um ia me indicando o outro e falava olha nos grupos de Goiânia tá todo mundo sendo roubado todo mundo vendo achando esses perfis fakes e sem saber o que fazer só para corrigir uma coisa uma falha da minha apresentação Quem são os autores de você anda o rit roubado aí pelo falsário como a maioria das músicas sertanejas é um grupinho ali eh sempre mais de um ou dois os autores dessa música que na verdade se chama banalizando intimidades e foi renomeada pelo ladrão para ser mais difícil de ser rastreada é a Valéria Costa o alas dias o Daniel deck e o Igor Neto todosos compositores ali já ativos na na cena de [Música] Goiânia agora eu me interessei por esse mercado ô Rodrigo e tô pensando em virar compositor de música alheia como é que eu faço olha não é difícil sem querer incentivar o crime mas constatando o que eu vi após a apuração porque isso é o mais chocante eu li a matéria eu tô perguntando porque eu li a matéria eu eu Custei a acreditar de quão fácil é ser criminoso no Brasil pois é e nesse mercado digital de música digital é mais fácil ainda porque as plataformas de streaming cadastram por dia mais de 120. 000 músicas Então são 83 músicas subindo ali Por Minuto Mais de uma por segundo é impossível controlar ainda mais nas Big tags que não querem controlar elas querem o conteúdo sem quanto mais conteúdo melhor sem responsabilidade né eu compositor fake como é que eu quais são o meu passo a passo você tem que criar um nome de um artista tá eh uma capa desse álbum toda música tem que estar dentro de um álbum e um arquivo de áudio que aí é é né é o que é o que é roubado mas o nome a capa basta parecer real e é tudo declaratório quando você sobe na plataforma e você não precisa de ter nenhuma comprovação de que aquele material é seu é tudo você coloca o nome o nome do compositor o nome da editora que a empresa que cuida dos direitos autorais tudo ali você pode inventar ou colocar da forma que você [Música] quiser agora o Júnior Cobal não existe mas é a voz que tá cantando a música dele a voz que tá cantando a música dele é de um dos compositores da música O holas dias e quando os compositores sertanejos eles criam as músicas eles gravam o que eles chamam de guia a gente conhece em outros mercados como versão demo também é uma versão de demonstração da música que eles usam para mandar para tentar vender essa música pros cantores sertanejos e famosos e por que que T todas 1 minuto e tr segundos Isso é uma praa é é é a média de tempo e é porque essa guia ela precisa só mostrar como é o o verso o refrão geralmente uma música repete os versos e o refrão essa essa guia essa versão de demonstração não precisa repetir que é só pro compositor ver ali qu Qual é a letra Qual é a ideia Qual é a base da música Como é que o ladrão tem acesso essa música Guia esses 1 minuto e 13 segundos como é que ele descobre isso no mercado sertanejo que é muito aquecido e que uma canção é muito valiosa que vender uma canção para um Gustavo Lima para uma Mayar Maraísa para um grande artista da vida é é um golaço é uma né quase certeza de ganhar milhares de reais essa venda de músicas ela funciona através geralmente em grupos de WhatsApp tá brincando esses compositores Eles escrevem geralmente eles se juntam ali grupos de mais ou menos uns cinco compositores passam a uma tarde escrevendo as melhores músicas que eles criam eles gravam essas guias que são as versões de demonstração E aí disparam por WhatsApp pros contatos deles disparam essas guias é o jeito que eles têm de divulgar E aí em algum momento ali dessa desse disparo em que os eh empresários ou os artistas estão avaliando a compra da música essa música tá sendo desviada e ela aparece no Spotify em nome de artistas falsos a não aparece a pessoa não tem trabalho de regravar para aparecer uma música finalizada de disfarçar não aparece a guia que é um é como se fosse a semente de uma música né o começo do trabalho uma coisa valiosa pros caras aparece lá direto em nome de outra pessoa entendi quer dizer o você anda que está falsamente acreditado ao Júnior Cobal tá na voz do Wallace que é um dos compositores uhum e o Júnior Cobal que é essa pessoa que se identifica como Júnior coloca se coloca lá como cantor compositor produtor da música Então ele ganha todos os direitos que estaria dividido se essa música fosse gravada entre os autores entre quem fosse gravar entre quem fosse produzir tá tudo indo para só só para esse golpista tá então o Zé toled que é o meu minha versão Pati eh criou essa versão lá no Spotify roubou a música de alguém essa música Guia colocou lá no Spotify como é que eu ganho din dinheiro o Spotify ele remunera por play a cada milhar de play ele dá mais ou menos uns 3 centavos é pouco mas se ele tem muitos perfis muitas músicas ele começa a arrecadar existe uma empresa intermediária o Spotify como toda bigtech de novo ele não quer ter muito trabalho com esse conteúdo Então você tem que cadastrar a sua música numa empresa intermediária essa empresa intermediária coloca lá no Spotify e ela recebe o dinheiro e te Repassa tem um parceiro no crime é é um parceiro no crime e é uma forma de tirar um pouco do trabalho do do spotfy senão ele teria empresa intermediária ela faz a distribuição do dinheiro e a distribuição das músicas is É algumas empresas são muito conhecidas ligadas a grandes gravadoras elas cobram para você cadastrar Sua Música lá elas fazem um trabalho junto de marketing de apoio ao artista e o Ladrão usa essas empresas ladrão não usa empresa ele usa um tipo de empresa que são agregadoras gratuitas que basta você colocar lá você não paga nada a empresa só vai ficar com uma porcentagem isso todas ficam com uma porcentagem ali entre 10 e 30% da da música do do que a música Render do que o Spotify passar o Spotify fica com um pouco da renda 30% passa o 70% paraa distribuidora e essa distribuidora Repassa por artista e vem cá e ninguém nenhum dos compositores wace os outros compositores tantos que foram roubados chegou lá e tocou pro Spotify aquele trechinho da música do você em que você diz como é que é sua seu descaso com o nosso caso é uma covardia banalizando a nossa intimidade seu Desc cas é cov Eles procuram o o Spotify ou a sua Editora que é uma empresa que que ajuda a cuidar desses direitos mas existe a questão de que é muito fácil colocar uma música lá e o objetivo né Tanto do Spotify quanto das agregadoras é ter muita música Ali rodando Mas é difícil tirar porque não tem nenhum interesse em ficar monitorando policiando e tirando E aí o que eu acho assim genial do golpe é que como eles estão roubando uma música que ainda é uma composição que ainda é uma semente essa música Ainda não foi registrada no ecad ela o o compositor tem um pouco mais de dificuldade para comprovar só com um documento com uma coisa que essa música é dele eh ele precisaria mostrar ali o WhatsApp dele se tivesse um processo judicial ele ia ele ia mostrar aqui no no WhatsApp dele ele mostrou anção é é perfeito porque você tem facilidade para colocar a mercadoria roubada no ar as pessoas tocam com isso estão dando dinheiro para o criminoso através dessa agregadora que você chamou essa empresa intermediária o Spotify aparentemente não tá muito preocupado com o assunto e agregadora tampouco imagino ex agregadora a maioria é omissa a maioria é empresa que nem tá no Brasil não precisa seguir a nossa legislação Inclusive eu fui procurar uma dessas agregadoras e foi assim inacreditável o a quem em quem eu cheguei no final porque é uma agregadora que tá registrada em Dubai o DDI os números que eu tentava ligar eram da Bélgica ninguém atendia obviamente eu achei uma pessoa no Linkedin que era dessa empresa Play TRX era uma representante de RP da Play TRX eu falei ótimo achei a pessoa para me né pressionar ela ver ó sua empresa tá cheia de música roubada ali ela se chama Faith Randon é um perfil no Linkedin aí eu achei estranho porque a foto dela era muito perfeitinha assim da Faith Randon mandei mensagem ela não respondeu peguei essa foto coloquei em busca reversa no Google uma busca que você vê de onde é a origem dessa imagem e é gerada por Inteligência Artificial muito bem então a inteligência artificial está dando está presente em todas as etapas do R das músicas exatamente era uma falsa atendente uma falsa representante da empresa que era simplesmente um robô e genérico de Inteligência Artificial além de você falsificar a capa do álbum que não existe e eventualmente dar a sugestão de nomes pros artistas que não existem e de gerar a foto da representante da empresa que aparentemente não existe também ainda não tá compondo são nessas etapas e como eles roubam as músicas Eles não precisam compor ainda usando Inteligência Artificial eles só jogam ali uma música criada por humano né que tem um valor um pouco mais uma graça agora a gente tá deu o exemplo do Júnior Cobal Mas você descobriu uma rede de mais de 200 perfis falsos né como é que você conseguiu identificar e separar o joio do trigo né quem é falso quem é real exatamente os compositores eh foram me passando esses perfis que tinham roubado as músicas deles e E aí eu fui batendo ali e vários desses perfis tinham e o o Spotify identifica mais ou menos as pessoas que ou vem uma coisa geralmente ou vem outras então eles estavam mais ou menos nas mesmas playlists e subidos na mesma agregadora que o esses superfí que eles iam me passando você descobriu um padrão e o padrão é sempre eles têm duas músicas eh com esse formato de guia que é de 1 minuto 1 minuto e 10 ali eh e por qu assim Se derrubar um como é o caso só com duas músicas não com é Se derrubar um não cai a Rede Inteira né E aí ele sempre tem nomes genéricos eles nunca existem em outros lugares da internet você procura o Júnior Cobal não tem um perfil no Instagram não tem um perfil em outra no Twitter e como ele tem 1 milhão né de de de Play sem ter tá perdendo uma oportunidade de mercado aí eu acho viu porque se ele tivesse um perfil no Instagram ele podia fazer a mesma coisa e vender sei lá a a foto do da do cérebro AD com um triângulo lá porque também não ia acontecer nada com ele no instag essas imagens são maravilhosas assim porque parece que você tá num num lugar que não existe não identifica Óbvio nenum rosto mas sempre é tipo uma casa com neon uma estrada com um chapéu alguma coisa muito genérica com cara de Inteligência Artificial ou de banco de imagem a gente achou também algum um um cantor ali pô tem tá identificado a cara da pessoa O que é raro nesse tipo de artista a gente foi fazer a busca reversa era de uma propaganda de roupa de uma marca americana holl eles roubam essas imagens e e e usam ali Rodrigo orteg você ainda não me convenceu a entrar nesse mercado de para ser ladrão de música e quais são os valores só pra gente ter uma ideia de qual que é o tamanho desse mercado e qual o tamanho desse roubo desse negócio então desses 209 artistas e eles tinham publicado mais ou menos 209 artistas que não existem que não 209 perfis tinham 4 44 guias que é aquela média de duas duas por artistas algun tem um pouco mais eles tiveram mais ou menos até o dia que eu olhei 28,3 milhões de Plays no aplicativo quanto 28,3 essas músicas somadas milhões músicas roubadas é de Plays o que pagaria mais ou menos R 332.
000 para esses perfil que eu encontrei que simplesmente pegou subiu ser um cara só talvez é ou uma rede pequena ou um cara só porque todo o o o o modo modos operantes dos perfis é o mesmo então ele ganhou R 332. 000 só pegando essas músicas do do WhatsApp subindo ali em nome de artistas falsos sem nenhuma necessidade de criação visual ali colocando imagens genéricas mínimo de trabalho agora e pro pro artista o prejuízo é só essas R 330. 000 que eles deixaram de faturar ou é maior do que esse é muito maior porque é essas músicas cada música hoje no mercado sertanejo que é muito aquecido muito valorizado ela se você vender com exclusividade para um grande artista exclusividade é só você pode gravar essa música Ninguém Mais e ela custa mais ou menos R 15.
000 só para dar esse direito pro artista então o ol Joga lá no grupo de WhatsApp dos produtores e empresários de artistas sertanejos e fala daqui Se você quiser exclusividade é r$ 1. 000 ele fica só com esses R 15. 000 ou ele fica com uma participação na música caso ela história ele é o compositor da música Se ele for geralmente não é único se ele for o único compositor ele fica com 100% dos direitos autorais Ola e companhia tá bom É cada um ali dos cinco ficou com 20% dos direitos autorais se essa música tivesse sido vendida então além desses 15.
000 que é só o o start ele perde a chance de se a música for por exemplo aí para dar uma ideia de quanto rende se a música for um primeiro lugar Nacional ficar bem durante um tempo em primeiro lugar nas rádios e na internet o o o ganho autoral dessa música hoje em dia é mais ou menos R 1 milhão deais R milhão então é então assim não dá para cravar o número de o a quantidade de dinheiro que esses caras perdem com 444 músicas roubadas porque cada música pode ter uma performance ali depois de ser vendida mas é um prejuízo milionário pelo menos da venda da música que fica prejudicada se ela já for lançada o o Júnior Cobal lançou antes do Wallace vender para um outro cantor famoso isso prejudicou a venda essa música deixou de ser vendida é o que os compositores estão desesperados É por isso porque se a música Ela vaza não só ela é muito fácil de o se o a pessoa que quiser tá tentando ali vender vê acha Pô Essa tem 1 milhão de Plays a chance de alguém ouvir e o cara fala ó essa música não é exclusiva porque a exclusividade na venda é importante então ela já a pessoa perde isso e tem muito menos chance de vender a música Além disso eu conversei com um compositor que eu gosto muito no sertanejo que ele se chama Daniel dos versos ele compôs a música Coração cachorro que foi um Hit aí mais ou menos do anos e ele falou não é só esse dinheiro direto mas se a música tá lá no nome lá do Júnior Cobal e as pessoas começam a ouvir a ideia da música A sacada da música ela se torna pública então é fácil alguém copiar também essa sacada não Tá circulando só entre os produtores uma outra música que tem alguma similaridade com aquela usando a ideia Central PR nós compositores é ruim demais porque assim a gente teve uma ideia criativa uma ideia única à vez né que ninguém teve ainda aí quando uma guia dessa solta antes né soltada Antes um outro compositor possa vir pegar aquela ideia né Outra entendeu Tipo assim ela deixa de ser inédita o Mercado Sertanejo é quase uma não dá para chamar de monocultura Mas é uma grande comparando aí com o Agro que tá ligado é uma uma grande fonte de renda e tá sendo vítima de uma praga digital que desvaloriza suas sementes são os gafanhotos da do sertanejo né pessoa tá entrando aqui na nossa frente e a gente some no trabalho em nome de quem que tava lá J bobal com k e aí você procura ele não existe no Instagram ele não existe em lugar nenhum e cada música que você ouve você vê com uma voz diferente esse não é um bem material é um bem é uma propriedade intelectual a sua vida tá ali muitas vezes naquela música a sua história tá ali naquela música e você não quer que ela seja tratada com esse desrespeito a gente ouviu agora uma quem tava falando é a Valéria Costa que é uma das autoras dessa música do Júnior Cobal já estamos aqui dando crédito indevidamente ao Júnior Cobal né e o nome da música Como Você já tinha dito é banalizando intimidades eu acho que até o título roubado é melhor mas tudo bem Rodrigo como é que a Valéria ficou sabendo que a música dela tinha sido roubada Então ela compôs lá com o pessoal banalizando intimidades no começo do ano passado de 2023 ela falou que venderia assim para um artista tipo Henrique Juliano que para né quem escuta é uma um romantismo um pouco mais derramado uma canção grandiosa assim e eles eh mandaram ainda não tinha tido resposta o que é normal os cantores sertanejos demoram 1 2 anos a cada projeto então a música Pode ficar rodando até ser vendida no começo desse ano o wallas que é o cara que tem a voz na guia ele tava escutando uma playlist de sertanejo no Spotify geralmente uma playlist automático o Spotify bota coloca o o o gênero que a pessoa tá ouvindo Spotify ainda divulga é exatamente porque alguém tem que chegar ali naqueles caras falsos que ninguém conhece e ele chegou ouviu a música dele mesmo com outro nome num a voz dele com uma faixa com outro nome que virou você anda aí tem uma coisa que é meio Matrix ali que todas as músicas o título delas é são as duas primeiras palavras do dos versos da música Ela começa falando você anda alguma coisa e aí ela passa a chamar você anda quer diz os adres industrializaram o processo eles nem pensam eles só pega pegar duas primeiras palavras e transformar em título Às vezes tem uns erros também eh uns erros de de grafia ou parece que a pessoa entendeu errado então eu não sei se é uma pessoa ou se eles estão se é a transcrição automática de que já pega as duas primeiras palavras tá aí algum possível uso de Inteligência Artificial a história parecida eu falei com vários compositores que eles falam assim pô achamos E aí foram trocando ideia e viram que existia essa rede de aí de roubos eu fiquei um pouco chocado porque a tua reportagem já saiu há algum tempo e eu fui relê-lo e fui checar no Spotify se continuava lá e continua lá tem nada o Spotify não faz nada eles avisaram o Spotify eh não tem um crime aí não abre inquérito policial fica no Limbo então poucas músicas dessas 209 pouquíssimas foram saíram do ar duas delas a Bruna que é especialista em direitos autorais que deu essa primeira esse primeiro grito ela conseguiu encher o saco lá do Spotify ela conseguiu ela encheu lá o Spotify de pedidos e conseguiu tirar e em um caso a agregadora não era de outro país era brasileira Aí eu procurei a agregadora que eu procurei para fazer a reportagem Eles derrubaram os perfis deles que eram falsos eram mais ou menos 10 o o dono da agregadora me falou olha Eh um desses uma pessoa é dona da maioria desses 10 perfis a outra pode ser ligada o CNPJ que cadastrou cadastrou vários Falei pô passa aí o nome porque essa é provavelmente é uma ou das poucas pessoas que tá comandando esse esquema não pode por causa da lei geral de proteção de dados eh a pessoa que cadastra eles não podem passar teria que ter uma ordem judicial para passar um crime protegido pela lei muito bomal Is examente então eles tentam antes e depois eles fazem denúncias mas o Spotify é não tem muito interesse e não tem muito mecanismo de prova para saber que são eles mesmos os autores porque ainda não é uma música registrada e parece assim ter uma burocracia muito muito maior se você é roubado do que simplesmente você quiser subir qualquer música Ali e e não tem nenhum inquérito policial nenhum processo na justiça ainda não poderia ter não é a lei brasileira ela permite a lei de direitos autorais ela prevê esse tipo de funcionamento mesmo ela é autodeclaratória você declara que você é compositor ou você tem autorização da composição dessa música e você lança isso funcionava quando o mercado era físico tinha um controle ali poucas poucos discos saindo ali por por dia ou por semana mas é uma lei completamente despreparada para esse mundo digital essa avalanche de música saindo e no meio dali várias coisas roubadas poderi poderia sim ser denunciado a a Bruna conversa com as pessoas eles estão fazendo essas denúncias mais Fort ao Spotify podem ter a possibilidade de fazer uma denúncia coletiva Até hoje me parece que eles não Confiam nem a prática do mercado brasileiro levar isso à polícia eles tentam levar para ver se o Spotify de Uba Ou passa e aa fez pouquíssimo né desses 209 tirou e 10 dessa agregadora mais dois que a Bruna e continua pagando o Júnior Cobal mas existe um histórico do Spotify ser leniente com perfis falsos assim tem perfis claramente falsos há muitos anos no lá que já foram temas de outras denúncias não de crimes tão descarados quanto esse Mas tipo tem perfil tem gente ali que não é artista verdadeiro que o Spotify simples simplesmente deixa lá se tem 1 milhão de Plays D dá uma né dá um movimenta ali o o aplicativo deles entendi por que que só no Sertanejo É porque a distribuição por causa desses grupos de WhatsApp ou tem algum outro gênero musical que também é alvo desse dessa quadrilha então no Brasil é o gênero mais rentável é um gênero que por causa dessa forma de venda de músicas é mais vulnerável são Mercador valiosas rodando entre muitas pessoas Então esse esquema eu até procurei ver se se existia eh eh compositores de Pop ou compositores de funk não tem nesse pelo menos nessa rede ela teve como alvo o sertanejo como artistas falsos em geral no Spotify E aí não camente eles estão roubando as músicas eles podem estar usando músicas genéricas músicas antigas ou músicas feitas por Inteligência Artificial aí existem em outros gêneros também e até no jazz tem artista de jazz falso no no Spotify mas esse golpe específico mirou o sertanejo porque o sertanejo tem dinheiro e tem material não é um golpe 100% brasileiro mas talvez aqui onde ele esteja fazendo mais sucesso é então é um golpe que une a omissão da das Big techs com a malandragem brasileira quer dizer é um crime perfeito e já não é mais o crime perfeito porque tem vários né nessa Seara de digital a gente já fez até um outro programa aqui com a Camil de shot mostrando como é que se faz golpe na no Instagram Então essa seráa digital ela se transformou no Paraíso desses golpistas né porque as empresas não estão nem aí a justiça não sabe como atuar ou também não tá nem aí e as pessoas não TM nem a quem recorrendo e o crime é continuado né não tem ninguém que vai pra cadeia é um estímulo né é existe pouquíssimos casos de cadeia por direito autoral no Brasil mas aí é mais por eh pirataria de filme ou de TV ao vivo qualquer coisa que mexe com pessoas muito maiores do que compositores sertanejos tudo na música hoje na música Digital parece fake n é difícil distinguir na nesse nessas plataformas O que é Real o que é falso o Spotify tem derrubado algumas alguns perfis que usam eh de de métodos artificiais para parecer que tem muito Plays artistas que chegam alto nas paradas e que na verdade ninguém ouve porque ele tá aí no caso não é a existência do artista que é falso mas o play que é falso eu acho que a coisa tá ficando tão irreal que talvez a própria empresa comece a agir o que ainda não agiu nesse caso mas eh a legislação ela não é não é preparada para isso eh o a as os intermediários estão ganhando dinheiro com isso e os criadores estão vulneráveis Pero mais ainda né é isso e eles pelo menos pararam de usar grupo de WhatsApp para distribuir distribuir as suas músicas é isso que eu falei nos grupos eh isso não nos grupos de distribuição mas nos grupos em que eles se conversam e aí eu falei com muitos e eles falaram Como como que eles estão fazendo para isso eh ter mais cuidado para mandar diretamente só para um eh um um artista um pouco mais focado eh e eles poderem ter algum tipo de registro anterior alguns sobem por exemplo no YouTube ou em alguma plataforma a composição deles de forma discreta para que se tiver um roubo eles poderem ter um registro mais eh direto de que a música é deles Eles estão só se precavendo de um crime que eles viram a dimensão nesse momento Rodrigo Ortega que que diz a lei sobre esse caso os Júnior Cobal o ou seja ele quem for Tá infringindo qual artigo de qual código enfim que que ele tá sujeito em tese é o ele tá infringindo ele tá violando a lei de direitos autorais ele tá violando o direito autoral dos autores dessa música e essa violação ela prevê 2 a 4 anos de prisão Mais uma multa que pode ser calculada de acordo com o a obra que foi violada além de outros eh outros processos que que os autores podem entrar como danos morais danos materiais não é uma prática no Brasil nunca eh não existe caso de gente que foi presa por violar direitos autorais na música em streaming mas ela pode ser aplicada em teoria e vou até consultar a diretora Caroline que é advogada ou estudou Diferentemente da gente eh até onde eu saiba para você ter um processo você precisa ter alguém que é o autor daquele a pessoa que vai ser processada né se você não sabe quem você vai processar não tem nem como abrir o processo não é isso civilmente Você precisa apresentar quem é o Júnior Cobal que a gente não sabe quem é criminalmente a polícia teria que sair de trás da escrivaninha e descobrir quem é o Júnior Cobal coisa que não aconteceu até agora a lei prevê que a violação de direitos autorais tem uma pena de 2 a 4 anos de prisão Ortega a gente corre algum risco de esse episódio ser derrubado pelo Spotify não eu acho que não porque o Spotify tá preocupado é em produtos que tem boa audiência a gente tá aí bombando então assim seja o golpe seja a denúncia do golpe seja a reação para eles está tudo bom J Cobal Você não perde por esperar estamos chegando nos seus calcanhares aí obrigado Rodrigo Ortega onde é que as pessoas podem ler a sua reportagem onde é que elas podem ver o vídeo da sua reportagem obrigado a você as pessoas podem ler no wall. com.