Você gosta de mitologia? Se a resposta for não, não tem problema Com essa série você vai gostar. O motivo de muita gente achar que mitologia é chata É que o pouco que a gente aprende na escola É com aquele professor de História que já está de saco cheio e fazia a gente assistir algum documentário absurdamente chato tipo Mistérios do Egito.
Nossa cara, isso era que nem um sonífero na sala. É aí que entra o Mitologuia, a ideia desse quadro é contar essas histórias da maneira mais descontraída possível, como se fosse uma conversa de bar. E a maior vantagem desse tema é que todo mundo já conhece os grandes personagens, e até já ouviu falar das histórias.
Mas ninguém sabe realmente o que aconteceu em cada uma delas. Por exemplo: todo mundo já ouviu falar do Minotauro, mas algum de vocês conhece a história dele? E até as mais famosas, tipo os Doze Trabalhos de Hércules, as pessoas só conhecem a versão da Disney, que a propósito é bem diferente da original.
Mas chega de enrolação, vamos começar essa bagaça. A primeira coisa que tem que ser dita é que uma mitologia nada mais é que um conjunto de lendas criadas por um povo durante muitas gerações. E elas eram usadas para explicar fenômenos que eles ainda não eram capazes de entender.
Por exemplo: quando os povos nórdicos escutavam trovão, eles diziam que era algum deus passando com sua carruagem pelos céus. E assim surgiu Thor, o deus do trovão. Tendo dito isso a gente pode começar a falar da minha mitologia favorita, a grega.
Os relatos escritos mais antigos que se tem documentados são os dois poemas épicos de Homero, a Ilíada e a Odisseia, e um pouco depois a Teogonia, escrita por Hesíodo, onde ele fez a primeira Árvore Genealógica dos deuses. Lembrando que tudo isso é Antes de Cristo. Mas antes que isso vire uma aula chata de História vamos começar a falar dos primeiros deuses.
Muita gente acha que o deus mais antigo é Zeus, porque ele é o Rei do Olimpo e tem aquela barba branca, mas não tem muita coisa pra trás de Zeus. A primeira divindade foi o Caos, o deus do Vazio. Ele era o tudo e o nada.
E como já era de se esperar não demorou muito pra ele ficar entediado. Então literalmente do nada ele criou Gaia, a deusa do planeta Terra, ou melhor ela é o planeta Terra. E quando Caos viu que ele conseguia fazer isso ele já se empolgou, então na sequência ele gerou o Tártaro, o deus do Submundo, que futuramente vai ser o lugar pra onde os mortos vão.
E por último o Caos gerou um par de gêmeos, Erebus, o deus da Escuridão, e Nix, a deusa da Noite. E faz sentido que eles sejam gêmeos, porque convenhamos um para escuridão e um pra noite é bem redundante, né? Um só já cuidava do Blackout.
A partir daí a gente começa a ver os netos do Caos. Nix sozinha gerou doze filhos, e dentre eles os mais relevantes são: Éris, a deusa da Discórdia, que é uma personagem fundamental na história de Guerra de Troia que eu ainda vou contar um dia, e também dois gêmeos, Hipnos, o deus do Sono, porque Hipnos é literalmente Sono em grego, então á hipnose vem daí, e o irmão dele Tânatos, o deus da Morte. Então mais uma vez, faz sentido que sejam gêmeos porque a morte nada mais é que um sono que você não acorda mais.
Mas voltando ao planeta Terra. Gaia sozinha dá a luz a Urano, o deus do Céu. E agora você deve tá pensando ''Peraí, nós temos um planeta com esse nome!
'' E você está correto amiguinho! Vai ganhar um biscoito no final da aula. Urano é o sétimo planeta a partir do Sol, mas o que você, provavelmente, não sabe é que todos os planetas do Sistema Solar são deuses gregos.
As pessoas só não reconhece porque a gente usa os nomes romanos deles. Não se preocupe, eu vou explicar. O que aconteceu foi que povo romano daquela época foi muito influenciado pela cultura grega, então eles acabaram adotando muitas das crenças e do estilo de literatura deles, fazendo com que a mitologia romana seja praticamente igual a grega, só que com nomes diferentes.
Então Mercúrio é Hermes, Vênus é Afrodite, Terra é obviamente a Gaia, Marte é o Ares, Júpiter é Zeus, Saturno é Cronos, Urano é o único que já está com nome grego, Netuno é Poseidon e Plutão que não é mais um planeta, é Hades. E de brinde o Sol é o Hélio, que foi a inspiração para o nome do elemento. Mas voltando a história.
Depois de Urano, Gaia gerou mais dois filhos, Óreas, o deus das Montanhas e Pontus, o deus do Mar. Ou seja, ela estava fazendo um paisagismo nela mesma. A partir daí os deuses começaram a parar de ter filhos assexuadamente e começaram a ter filhos ''incestuosamente'', e isso é muito comum em todas as mitologias.
Até se você parar para analisar a história da religião Cristã. Da onde você acha que vieram os netos de Adão e Eva? Então Gaia copulou com Urano.
O que mesmo sem a parte do incesto, já é bem bizarro. Como é que o céu faz sexo com a terra? Eu queria entender a logística, tipo.
. . não sei.
Mas com isso eles conceberam doze filhos, os chamados Titãs. Não, não esses. Não!
Os titãs são esses aqui. Quem quiser ver com calma é só pausar o vídeo. Depois disso Gaia e Urano decretaram que não era pra nascer mais nenhum Titã, mas como não existia camisinha naquela época ela continuou engravidando igual.
Só que aí vez de nascerem deuses começaram a nascer monstros. Sendo eles três ciclopes Brontes, Esteropes e Arges. E depois os Hecatônquiros, que entram pro Top 10 de criaturas mais bizarras da mitologia grega.
E o motivo é que cada um deles tem cem braços e cinquenta cabeças. Muitos artistas já tentaram retratar como eles seriam. Sendo que algumas representações ficaram muito boas, outras nem tanto.
E aí Urano vendo as criaturas que ele mesmo gerou, sentiu repulso dos próprios filhos e disse que o único lugar que eles mereciam ficar era no Submundo, sendo que esse é a primeira vez que o Submundo ia ser útil pra alguma coisa, mas isso tinha um problema! O Submundo fica no centro da Terra, ou seja, dentro de Gaia. Então quando Urano aprisionou os Ciclopes e os Hecatônquiros nas profundezas do planeta, Gaia começou a sentir muita dor.
E aí você pode interpretar que as dores eram literalmente uma dor de barriga por ela ter criaturas dentro dela, ou que o sofrimento era, na verdade, a tristeza de saber que os filhos dela estavam aprisionados. Eu diria que é os dois. Mas aí Gaia bolou um plano, com a ajuda de Nix ela juntou o mineral mais resistente que ela encontrou nela mesma, no caso o Adamante, que é um termo arcaico pra representar um material muito resistente, e eu acredito que também tenha sido a inspiração para o Adamantium do Wolverine.
E com esse material ela fez uma foice, aí quando Urano saiu pra ir na padaria, ela chamou todo os filhos e disse que um deles teria que usar essa foice pra castrar o Urano. Porque os deuses são imortais, isso era o máximo que ela podia fazer. E tinha que ser outro deus usando a foice porque ela ia distrair o marido pra que ele não percebesse o que ia acontecer.
Mas quando os filhos dela ouviram esse plano, eles ficaram muito chocados e pularam fora, menos um. O único que aceitou foi Cronos, o mais novo e mais rebelde dos titãs. Aí a Gaia explicou melhor o plano, ele era pra ficar escondido e na hora que Urano viesse fazer sexo com ela, esse seria o momento em que ele ia estar mais distraído.
O que é verdade, nesse tipo de situação pode está acontecendo até um terremoto no quintal, que o homem não vai nem olhar pro lado. Mas o que eu realmente queria saber é como ela contou isso pro Cronos, o caçula dela. Porque deve ter sido a conversa mais constrangedora do mundo!
*Ele imitando a voz de Gaia* ''Filho pega essa foice e se esconde ali atrás do criado- mudo. Aí quando teu pai vier me comer, você sai correndo e corta o pau dele, tá? Bem bonitinho, depois mamãe vai te dar um Kinder Ovo.
'' Ou seja, a chance do Cronos ter um desenvolvimento psicológico sadio é zero. Mas de qualquer maneira, logo em seguida o Urano chegou, olhou pra Gaia, começou a tocar um (não entendi), ela fingiu que estava interessada. E quando chegou a hora do ''vamo vê'' o Cronos surge das sombras e PÁ!
Vai mijar sentado pro resto dá vida! E existe uma outra versão dessa história que diz que não só os Ciclopes e os Hecatônquiros foram aprisionados, mas sim todos os Titãs. Então Cronos estaria dentro do ventre de Gaia e cortou a genitália do pai durante o ato sexual!
Com isso a gente chega a conclusão de que as pessoas podem dizer que mitologia é qualquer coisa, menos chata. Continuando a história, até então Urano era o rei dos Titãs, mas depois de ser derrotado Cronos assumiu esse cargo. O que é justo levando em consideração o que ele teve que fazer.
Com isso Gaia ficou muito feliz, porque finalmente os filhos dela iam ser libertados . Ou pelo menos era isso que ela achava que ia acontecer. Porque Cronos chegou e falou: '' Os monstros não vão sair.
'' Gaia ficou pasma, e foi aí que ela percebeu que Cronos não atacou Urano pra salvar os irmãos, e sim pra usurpar o pai e tomar o lugar dele. Então Gaia olhou nos olhos de Cronos e profetizou que ele seria destronado por um de seus filhos assim como ele fez com o pai dele. Cronos deu as costas e saiu, que nem novela mexicana.
Aí sendo o soberano e o mais forte dos Titãs a primeira coisa que ele fez foi escolher Réia como sua esposa e rainha. E assim começou o reinado de Cronos, que foi bem mais longo do que do pai. Nesse período ele decidiu que não seria uma boa ideia brincar com a profecia de Gaia.
Então ele resolveu não ter filhos, já seus irmãos tiveram vários. Sendo que um deles Prometeu, filho de Iapeto, criou o Homem, fazendo dessa a primeira geração da humanidade. Aí muito tempo se passou sem grandes problemas, exceto que Réia estava muito infeliz, porque ela era a deusa da Maternidade casada com um cara que não queria ter filhos.
Então chegou uma hora que ela ficou de saco cheio e acidentalmente esqueceu de cuidar a folhinha, resultado ficou ''buchuda'' . Mas Cronos era precavido, ele nunca esqueceu a profecia feita pela mãe / avó dele. Então ele resolveu aprisionar seus descendentes, só que Cronos foi mais inteligente que o pai, ao invés de prender dentro da mãe, quando a primeira criança nasceu ele pegou e devorou.
E isso foi acontecendo com cada filho. Héstia, Hades, Deméter, Poseidon, Hera e agora quem gosta de mitologia já deve ter percebido que se tem Hades e Poseidon tá faltando alguém aqui. O que nos leva a próxima parte da história.
Réia não aguentava mais ver seus filhos serem devorados, então quando a sexta criança nasceu ela escondeu o bebê. E quando Cronos chegou. .
. Ou Ou Ou, peraí dá um pause. Eu não posso ser o único que está com essa dúvida, como é que isso aqui engravidou isso aqui?
Pensando bem eu não quero saber. O importante é que no lugar da criança ela entregou uma rocha enrolada no cobertor. E eu gosto de imaginar que era uma pedra com um smile pintado de canetinha.
Aí com já era a sexta vez que o Cronos estava fazendo isso, ele nem prestou atenção, ele só mandou pra dentro. A partir daí a vida dos Titãs continuou normalmente, mas o que eles não sabiam é que o último filho de Cronos estava sendo criado escondido em uma caverna, e obviamente ele não tinha como se criar sozinho. Quem cuidou dele foi sua avó, Gaia.
Então esse garoto por muito tempo foi mantido em segredo na ilha de Creta. E ele foi crescendo e se tornando cada vez mais poderoso. Até que depois de décadas de treino ele sentiu que finalmente tinha chegado a hora de cumprir sua missão: confrontar o rei dos Titãs, libertar seus irmãos e concretizar a profecia de Gaia.
O nome dele era Zeus. E aí pessoal, espero que vocês tenham gostado do vídeo. E pra quem ficou curioso com esse final não se preocupe, vou terminar de contar essa história no próximo Mitologuia.
Só não quero que esses vídeos fiquem muito compridos porque assim posso postar com mais frequência.