e se você abrir o livro de história da filosofia Qualquer que seja o melhor ou pior você vai ver que a filosofia ocidental é composta basicamente por homem é uma história mais ou menos assim começa lá nos pré-socráticos depois nós temos o Sócrates Platão Aristóteles o Cícero ando um pouquinho os filósofos medievais o Guilherme dioca né disso Santo Agostinho ainda mais um pouco tem um Maquiavel Hobbes Locke o sou o cante o reggae o Marcos nas melhores das hipóteses oh Marcos entra nas histórias da filosofia ocidental e assim ó e aí a gente para e
pensa o seguinte a Deus mulheres onde foram parar as mulheres não houve mulheres filósofas E aí é o ponto é ouvir muito embora elas não tenham entrado nosso muito embora elas tenham sido apagados da história da filosofia ocidental que sempre houve mulheres filósofas é alguma coisa que o hoje a gente está descobrindo com toda a certeza na verdade já faz um tempo né que a gente sabe que houve mulheres filósofas ao longo de todo esse processo Desde a antiguidade grega Romana até hoje o que hoje está acontecendo precisamente é que há muitas mulheres no Brasil
e no mundo todo fazendo um trabalho O trabalho que a gente pode chamar de Arqueológico de descobrindo essas mulheres e por alguma razão eu acho que a gente sabe qual é ficaram à margem do que a gente sabe qual é eu posso antecipar é o fato de que o cânone é uma história contada por homens e portanto é uma história contada por homens para os homens pelos homens povoada jovens Hoje nós estamos recontando essa história né Essa é a ótima é a boníssima notícia e quando a gente vê Conta essa história a gente vai descobrir
entendeu Bolina de lindos a gente vai descobrir hypatia de Alexandria lá na antiguidade e o de dar da won-bin na Idade Média assim como Christine de Pisan ou então Emily de chata ele é e colei Elizabeth da boêmia na modernidade Mary wollstonecraft e por aí vá agora a gente começa né a fazer esse movimento de recontar a história da filosofia a gente enfrenta enfrentando duas grandemente a primeira claro né o meu Acabei de mencionar de que não houve mulheres filósofas bom então a gente pode dizer um cano ali ele é mentiroso porque ele contou a
história mas ele contou a história digamos assim de uma mulher é bastante enviesada é de uma maneira sexista então fazer uma história da filosofia Nec descubra as mulheres que exalte as mulheres é uma maneira feminista de contar a história da filosofia que é isso O que a gente tá fazendo aqui agora agora tem uma segunda mentira uma mentira enorme quando a gente consegue desfazer a primeira vem logo em seguida uma outra que é a seguinte assim houve mulher então sobre o que elas falaram sobre mulher a segunda mentira é que existe assunto de mulher é
o pior ainda que o assunto de mulher é mulher só que se a gente voltar um pouquinho nessa história da filosofia né que inclui as mulheres que por exemplo né como eu acabei de dizer um a colina de lindos hipátia de Alexandria Emily chatêlier a gente vai descobrir que as mulheres trataram ao longo da história dos temas mais diversos possíveis ele deixar atelier por exemplo lá no século 17 ela fazer o quê filosofia da natureza é Nicole Fazer o quê metafísico né e o outono craft fazer assim filosofia prática agora isso posto significa que as
mulheres se interessam por muitas coisas além de por elas mesmos e por todas as dificuldades que se impõe ao longo do processo para sua né realização e imposição como mulheres filho agora é claro né é inevitável notar que Muitas delas muitas dessas mulheres das quais o mencionei algumas poucas Em algum momento do seu percurso intelectual é mesmo que não e lê e João a questão da mulher como um tema central mostro de ser mulher é uma área como a filosofia é muito difícil é muito difícil Porque está dados mulheres e aí a gente pode voltar
nessa história mais uma vez e vai ver como as mulheres da modernidade por exemplo de ser um isso de maneira muito insistente como é difícil sair do Papel social e da tribo EA mulher um único lugar possível o que é o lar o privado então em alguma medida mesmo as mulheres que estavam fazendo outras coisas como por exemplo metafísica acusaram a dificuldade extrema que é a gente se afirmar como alguém capaz de fazer uso pleno da raça a história da filosofia né Ela é uma ela é muito não Manancial para a gente enfim descubrir as
inúmeras potencialidades da Razão do razão é capaz das Belezas a razão mas a história da filosofia e também é por outro lado um lugar no qual a gente descobre é a reiteração de uma série de violência uma dessas violências é essa né que se arma contra as mulheres e retirando delas a capacidade do uso da razão os filósofos aqueles que estão lá né nos livros de história da filosofia aqueles que compõem aquele cânone escrito por homens e para homens muito frequentemente em terão o preconceito sexista de que as mulheres não tem condição de fazer o
uso da razão e que Portanto o lugar privilegiado o lugar no qual né Elas podem e devem estar para realizar plenamente sua natureza é onde dentro da casa fazendo o quê precisamente o que está da as mulheres e os filósofos desde Aristóteles entende que está dado às mulheres o cuidado da família aliás isso é muito interessante de ver é como a história da filosofia é a reiteração desse preconceito sexista Eu mencionei o Aristóteles na antiguidade mas eu podia mencionar outros ele é alguns bastante badalados como os o cores em que pensa o que precisamente da
mulher pensa que a mulher não é capaz de uma racionalidade especulativo que a mulher tem uma racionalidade prática feita para que para cuidar né da casa tá cuidar dos outros para administrar o lar o sol chega dizer que uma mulher e intelectual é um flagelo é o flagelo dos seus filhos é o flagelo do seu marido é o flagelo de uma sociedade inteira o schopenhauer ele não fica nada atrás do Russo o penal ele dizia que as mulheres e rapazes inteiramente em capazes de que de Filosofia de artes e de alta cultura e que portanto
Claro elas são assim como umas crianças crescidas desde o Chop na hora respeito das mulheres pelos próprios filósofos então a gente aprende né que a cultura ocidental ela tá fortemente enraizada numa série de dicotomias e numa série de dicotomistas que tem um impacto muito importante muito forte né na estipulação de papéis sociais é o na divisão de papéis sociais para as mulheres limpas nós vamos falar um pouco dessas dicotomias razão de um lado no São do objetividade de um lado subjetividade do Poder de um lado afeto e cuidado do outro público de um lado o
privado Quando o Sol diz assim e os homens devem ser educados para fazer uso pleno da sua razão para ser importantes filósofos e também para quem sabe serem os políticos ao passo que as mulheres a figura emblemática Sophie deve ser educada para ser uma boa mãe o que que ele tá dizendo que nesse esse par de opostos né os homens estão identificados com a razão as mulheres foi emoção os homens qual a objetividade as mulheres com a subjetividade os homens como poder as mulheres como afeto e com cuidado e que portanto são os homens tem
condições de assumir um lugar público ou passo que as mulheres devem estar como diz o Russo trancadas confirmadas dentro das costas agora de outro lado como eu insistia se a gente olhar para essa mesma história da filosofia agora com as mulheres de e nós descobrimos que as mulheres eram sim capazes de racionalidade que a elas não estava dado apenas a subjetividade mais a objetividade com a qual nos fizerem física metafísica matemática e filosofia natural por exemplo que as mulheres também estavam Preparadas para assumir postos de poder e de comando com aqueles que exigem o uso
de uma racionalidade voltada para a tomada de decisões e que portanto as mulheres também tinham condição de fazer o uso público e não apenas privados da sua se você quiser saber um pouco mais sobre a história das mulheres na filosofia você pode ir lá no blog mulheres na filosofia que tá na rede de blogs científicos da Unicamp é blogs.de camp.br mulheres na filosofia é isso gostou desse vídeo bom então aproveite porque tem muita coisa boa te esperando aqui inscreva-se e E aí E aí [Música]