Os gêneros do discurso - BAKHTIN (Parte 1 de 3)

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Saber Linguagem - Prof. Dr. Lucas Maciel
Os elementos constitutivos do enunciado, as diferenças entre gêneros discursivos primários e secundá...
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E aí é bom no vídeo de hoje eu vou falar a respeito no texto gêneros do discurso pode dividir essa apresentação em três partes é outro ando mais ou menos pelo número de páginas das repetições das Produções né tentando portanto olhar jogamos primeiro um terço das páginas depois do segundo terço e depois do terceiro terço é para dividir um pouco a apresentação e a tão pesado né claro que mesmo assim não vou dar conta de falar a respeito de todos os aspectos do texto e também na apresentação Vou me pontuar a Edson maneira bastante próximo
aquilo que apresentados no texto mesmo que talvez essa não seja a melhor forma de apresentação dos conceitos estou fazendo essa apresentação para aquelas pessoas que querem ler o texto né que vão ler o texto por essa linearidade então nós temos aí os gêneros do discurso nessa apresentação eu vou falar dessa parte um Lembrando que na verdade essa parte 1 e como eu estou dividindo a apresentação porque eu isso ele também é dividido em duas partes como nós veremos a seguir é a base portanto né a nossa discussão aqui para nossa apresentação é o texto gêneros
do discurso do latim que pode ser encontrado no livro Gente esse discurso na tradução mais atual do Polo Bezerra de 2006 Mais também integra a coleção a coletânea estética da criação verbal né que foi produzido no Brasil já há muitos anos a tradição do Paulo Bezerra de 2003 é e anteriormente a tradução a partir do francês e no primeiro ou e o texto é dividido inicialmente em duas seções a primeira seção tem curtido do problema e sua definição nessa primeira sessão do ativo é falar em respeito dos gêneros discursivos e também da dificuldade de se
a estabelecerem critérios para que se posse de um determinado enunciado é um gênero discursivo e ele começa o texto falando a respeito dos Famosos três elementos constitutivos anunciaram que são conteúdo temático construção composicional e estilo e o que seriam esse conteúdo temático a construção composicional e estilo claro que essa discussão era pode ser visto em outros textos do circo outros textos o ciclo e até de maneira mais aprofundada mais dizendo de uma maneira bastante resumida vocês aqui o conteúdo temático é aquilo sobre o que fala no pistão se eu tenho uma redação o solar já
borda o aborto o conteúdo temática o amor se eu tenho uma reportagem em um jornal que fala a respeito do aumento do número de casos de feminicídio ao conteúdo temático É Esse aumento dos casos de feminicídio construção composicional é estrutura Geral do texto se eu voltar pensar em uma redação eu posso ter uma estrutura composicional como introdução alguns parágrafos dois ou três desenvolvimento e uma conclusão Então essa estruturação em introdução desenvolvimento e conclusão é o que eu vou chamar de construção composicional ou de estrutura composicional ou de forma composicional se eu pensar em um outro
gênero por exemplo uma monografia de conclusão de curso eu também tenho algumas partes que estruturam esse texto eu tenho a introdução e eu tenho a fundamentação teórica análise dos dados as considerações finais as referências bibliográficas por vezes anexos apêndices Então são partes que estruturam aquele piso e o estilo e são as escolhas lexicais gramaticais e Prazer lógicas que o falante o escrevente realizam ao anunciar as palavras que o sujeito escolhe as formas gramaticais os tempos verbais as escolhas frase mortas se o falante ou escrevente optar por um período simples ou período os compostos menus superiores
em ordem direta ou guardem direta todos esses são aspectos do estilo que podem conduzir o texto realizado em um determinado gênero em um estilo mais formal o estilo mais informal um desses aspectos ainda importante considerar que para bakhtin eles estão indissoluvelmente ligados o sítio a uma verdadeira relação entre conteúdo temático construção composicional e estilo pensemos no exemplo da redação o seu fazer uma redação sobre o tema boa e no espaço composicional inicial da introdução eu terei provavelmente um certo desenvolvimento temático qual seja falar sobre aquele problema contextualizar aquele problema historicamente para aquele problema e posso
um problema social às Origens históricas aquele problema no desenvolvimento é o espaço composicional e que o autor para os seus argumentos argumentos de outras pessoas dados para basear a sua argumentação para basear a sua exposição e ao final no parágrafo final na sua visão e pode por exemplo a lançar mão de perspectivas de quais são os possíveis soluções para aquele problema para o debate em torno da questão do aborto vejo portanto que existe um certo acompanhamento em o senhor movimento do conteúdo temático e a estrutura composicional em cada parte da estrutura composicional se esperam certo
desenvolvimento temático também assim com relação ao estilo porque não param introdutório se o outro faz uma retrospectiva histórica é provável que ele utilize verbos no pretérito durante a sua argumentação nos parágrafos de desenvolvimento provavelmente lançará mão do tempo presente e na conclusão se ele fizer considerações a respeito de possíveis soluções futuras é bastante provável que ele utilizará o futuro ou expressões que remetam ao tempo futuro uma vezque o patinho ou tanto Desculpa bom então aí ele falou a respeito desses três elementos constitutivos do enunciado mas o enunciado não é o gênio o enunciado na verdade
é algo de natureza geral é um conceito de natureza geral toda vez que eu falo toda vez que eu escrevo toda vez que nós falamos toda vez que nós escrevamos nós realizamos enunciados mas os nossos enunciados ele se concretizam formas típicas que são os gêneros discursivos Então os gêmeos cursivos são o modo típico em que os enunciados são concretizados o enunciado Portanto tem uma natureza geral um dos gêneros discursivos são os tipos de enunciado e veja eu acabei de dizer OK fala OK texto é realizado em anunciado e todo enunciado se concretiza através de um
gênero discursivo nesse sentido se segunda falta todo texto se realiza por meio que não tinha fio nós temos inúmeros gêneros discursivos orais e escritos isso remeteria levaria a uma grande dificuldade que é o que bate comentaram existe uma extrema heterogeneidade dos gêneros são muito diferentes eles podem ir por exemplo desde uma simples réplica oral no dia a dia quando alguém diz Bom dia o outro Responde Bom dia são enunciados quando livro é uma obra em vários tons em vários volumes também ela anunciado concretizado em um gênero discursivo ou por exemplo romance outra a Sofia algum
tratado de direito contratado de engenharia me se esses dois enunciados todo diverso cada um mês de um gênio um é a réplica é mor o vocal do dia a dia o outro é um romance vários tons eles são tão diversos ou poderia parecer que é impossível vocês tudo que é impossível a sua classificação é impossível que os linguiças que os estudiosos da linguagem possam fazer um estudo desses gênios é mais uma tingirá que sim que é possível fazer esse Estudo e mais à frente para seremos querer então outro a aspectos que permitem identificar aquele aquela
realização verbal aquele texto aquela fala como um enunciado que pertence que a concretizado por meio de um gênero discursivo E aí e ir para pensar aí essa diversidade de gêneros discursivos bate vai falar a respeito da distinção entre gêneros discursivos primários e gêneros discursivos secundários o que que eu discursivos primários segundo a Tim só aqueles tem um vínculo e mediar com a realidade concreta ou seja eles estão fortemente ligados à realidade Extra verbal que está além texto além da fala bastante relacionados com aquele cronotopo com aquele lugar e com aqui tempo em que o gênero
é realizado é um exemplo para o disse a conversa se eu combino com colega de nós conversarmos em um determinado restaurante nós almoçarmos juntos para conversar se esse meu colega não se dirigir a esse lugar que ele restaurante específico o gênero conversa não acontecerá esse meu colega se dirigiram restaurante mas em um momento diferente daquele em que eu supus havíamos combinado também não acontecerá o gênio ou seja os os gêneros discursivos primários eles estão fortemente ligados ao tempo e ao espaço de sua realização é necessário que os sujeitos interlocutores que aquele que anuncia e aquele
que está é sendo aquele momento o leitor ou ouvinte eles estejam juntos do é do escrevente e juntos do falante para que haja o gênio Então se por exemplo o meu colega não se dirigiu aquele restaurante seria não esteve é presente aquele momento tempo gênero não aconteceu por conta dessa relação do gênero discursivo primário está diretamente relacionado ao espacial tempo é bastante comum que nos relacionemos os gêneros discursivos primários aos gêneros da oralidade se por exemplo um aluno uma aula real no virtual é não vai à aula de determinado Professor daquele espaço naquele tempo ele
perdeu aquele gênero ele não assistiu à aula então para ele aquele gênero nunca foi realizado e eu saímos assim portanto que os gêneros discursivos primários eles são somente os orais Muitas pessoas acreditam nisso mas na verdade não pensamos um exemplo de um bilhete então seu afixar um bilhete na porta de uma sala de aula dizendo que os ovos Hoje a aula é no laboratório de informática esses meus alunos que sabem que naquele dia o início ao e que é para eles que é dirigido esse bilhete eles estão relacionados esse tempo esse espaço eles leram o
meu bilhete falaram olha Hoje a aula no laboratório então vamos ao laboratório Mas vamos supor que eu não tenha assinado Elite eu não tenha colocado a data do bilhete eu não tenho a minha referenciado a que série aqui turma da escola Eu dirigi aquele bilhete bem antiga e se eu esquecer aquele bilhete na porta uma outra turma de um outro professor em um outro momento e chegue ordem aquele bilhete e se dirige a uma laboratório de informática porque aquele bilhete aquele instrumento de comunicação ele estava ligado àquele espaço e aquele tempo e aqueles interruptores específicos
então não necessariamente o gênero primário é somente o oral o gênero primário é aquele que tem forte vínculo com espaço e o tempo a realidade concreta e o circunda no momento da sua realização não gêneros secundários eles não tem essa ligação tão forte com o tempo o espaço por exemplo nós podemos ver um romance foi escrito na Europa e no lugar e há séculos atrás no tempo porque esse gênero já se desprendeu de alguma maneira daquele cro notou daquele espaço daquele tempo que ele foi concebido Essa é a nem disco gêneros secundários eles costumam podem
pelo menos inobra alguns gêneros primários um lance por exemplo pode integrar dentro desse um diálogo uma carta é um poema um filho pode conglobar aquele gênero dentro desse nesse sentido nós dizemos também o gênero discursivo secundárias eles são ideologicamente mais bem elaborados porque provavelmente o autor é de mais tempo para sua elaboração ele está falando muitas vezes de ter de temas que são de discutidos nas altas esferas ideológicas nas esferas científicas filosóficas políticas literárias Ah mas então gêneros discursivos secundários são apenas escritos não pensamos dessa apresentação Está Sendo Gravada e vai ser disponibilizado é bastante
provado que os sujeitos assistam a esse vídeo em diversos momentos do tempo em diversos lugares Então hoje os recursos da tecnologia nós temos que repensar essa questão porque não necessariamente ao de foi elaborado através da modalidade oral é necessariamente primário nesse caso Esse vídeo é secundário porque ele foi ideologicamente mais bem elaborado eu pensei nos slides eu pensei a respeito do que eu falaria E além disso você espectadores assistiram esses a esse vídeo em diferentes momentos ela em diferentes momentos do espaço então tem não está preso mas no seu momento de realização ele não está
preso mais algum lugar dos realização ele não está preso aos interlocutores imediatos da sua realização e na sequência batinga e falar aqui olhar para o desenvolvimento dos gêneros discursivos é muito importante para entender o estilo e que o Martin sempre teve uma preocupação com o desenvolvimento histórico dos gêneros discursivos olhando bastante para as questões da literatura é algo que eu não vou poder ter esse vídeo mas que algo passar bastante relevance quando estão estudando os textos do Círculo de bakhtin uma primeira questão nós podemos pensar e a respeito da distinção entre o estilo romântico e
um estilo na Perspectiva patina estilo romântico quando eu penso do Stilo a partir do que se vê numa perspectiva romântica do Romantismo do individualismo do Romantismo é que somente alguns autores teriam estilo somente em alguns textos então é como nós falamos no estilo Machado de Assis no estilo dos sete Alencar no estilo do João Guimarães Rosa é mas na Perspectiva bakhtiniana todos os sujeitos em todos os seus textos em todas as suas falas vocês em todos os seus enunciados eles realizam este porque em todos enunciados toda vez que eu falo toda vez que escrevo eu
escolho determinadas palavras eu escolho determinadas construções gramaticais prazer lógicas para falar e escrever ou seja todo sujeito tem o seu estilo próprio em cada realização cada terço em cada gênero que ele anuncia em cada gênero que ele concretes obviamente que nem todos os gêneros discursivos são voltados para uma exibição do estilo individual muitas vezes o estilo individual não faz parte do Objetivo principal daquele gênero os textos literários géneros literários Sim nós colhemos por gêneros literários esperando o Beach Park é desse jeito mas outros gênios mais formais pensemos por exemplo ingerimos burocráticos em gêneros do mundo
jurídico e uma lei sem o Bruno espero transparência o estilo individual do sujeito ou do sujeito e compuseram aquela ver isso não é Inspirado naquele gênero embora seja assim possível se eu quiser reconhecer ali um estilo individual ou dos indivíduos que compuseram aquele texto porque cada indivíduo cada sujeito faz suas escolhas lexicais e frases lógicas toda vez que não se ainda tem muitos muitas vezes em muitos gêneros isso não serão objetivo principal mas é importante observar contanto que provar Tim Diferentemente do Romantismo se estilo está presente só em alguns textos e só em alguns autores
por bakhtin não mochila está presente em todos e todo escrevi todo falante é um autor e em todos os textos toda vez que o sujeito renuncia uma vez que ele fala toda vez que isso Além disso O assim vai dizer que o estilo individual de cada sujeito ele se modula a partir do gênero discursivo escolhido então por exemplo eu posso ter um professor que nos textos e pública nos artigos científicos e Pública ele é extremamente formal mas esse mesmo sujeito dando aula é bastante brincalhão bastante informal O que quer dizer que seu estilo é modulado
a depender do gênero em que ele se insere e só os assim também na vida Olha eu posso ser um sujeito é extremamente sério e determinados gêneros do trabalho um relatório e ele realiza para uma empresa mas é o sujeito muito bem-humorado por exemplo em uma conversa e a roda de amigos em um bar sério Então na verdade nosso modula anos nosso estilo para determinados gêneros para os gêmeos nos pais nós nos inserimos em determinados contextos da nossa vida em determinados momentos da comunicação discursiva II e avançam daqui nós chegamos a segunda parte do texto
gêneros do discurso que é uma parte muito mais longa e que tem por título enunciado como unidade da comunicação discursiva diferença entre essa umidade e as unidades da língua oração a partir desse momento para pensar no enunciado que é aquilo tem na natureza geral é as características gerais enunciados de vampiro permitir entender o gênero o ativo é começar a fazer uma distinção mais elaborada entre a o enunciado no ponto algo que é real a comunicação discursiva concreta que de fato nós falamos e escrevemos e a oração que é uma estrutura sintática G1 e pra começar
aí fazer essa crítica uma tinha começa a fazer uma retrospectiva de algumas correntes do pensamento lindos a primeira aqueles que é é uma crítica que ele faz ao rumo a China leitura que ele faz ele vai dizer que no pensamento comtiano a uma um foco na relação entre pensamento e um guardar e uma pouca consideração a respeito à comunicação sempre Nós pensamos a linguagem de fábulas podemos olhar para dois aspectos por fato de carimbagem pode ser instrumento de comunicação entre mim e o outro e pode ser um instrumento para o meu pensamento e inclusive porque
para alguns Só existe pensamento elaborado quando eu tenho uma linguagem bom então quando eu vou pensar na linguagem quando eu vou estudar linguagem não posso olhar para esses dois aspectos pelo menos para a linguagem como uma estrutura ou uma estruturadora do pensamento e da linguagem como meio de comunicação no Marketing o Hubble coloca o foco no pensamento tanto assim tipo arrumou poderia é mesmo que não houvesse a ação haveria linguagem de alguma maneira porque a linguagem está com homem mesmo que ele não se community o batismo discordar a disso o link para eles embora este
fato a linguagem tem um papel fundamental na estruturação do pensamento ele bate vai enfatizar que eu recebo a linguagem do outro então eu estrutural meu pensamento eu preciso que eu ou me traga a sua linguagem que o outro me passe a sua linguagem então meu pensamento a estrutura a sua estruturação pela linguagem ele depende da comunicação são momentos indissociáveis a comunicação e a elaboração do pensamento pela linguagem tá bom Silvio moure foco no pensamento o batting também para criticar outras correntes do pensamento linguístico aqui passam a considerar o outro porque o robô parece considerar só
o sujeito pensante e não sujeito na comunicação com o outro mas aqui o a TIM também para criticar outras correntes que olham para o piolho para comunicação olham para a linguagem como instrumento de comunicação mas que olha para esse outro com Paulo e como sujeito passivo de simplesmente recebe aquilo que eu falo aquilo que eu escrevo passivamente Oi e aí Nós entramos nela um dos grandes aspectos da teoria bate Ana é que proativo esse outro com Power relaciona-se interruptor para o Paulo de lixo ele nunca é passivo e sempre tem um ativa ou se são
responsivos bate falar adaptativa posição responsivo do ouvinte ou do leitor Por que você está assistindo esse vídeo enquanto um ouvinte você está intenção Esse vídeo é interessante ou esse vídeo não é interessante eu estou entendendo não estou entendendo você está fazendo milhares de conexões com outros conteúdos outras informações que você tem ou seja você está ativamente recebendo esse anunciado assim também um texto ou nós mesmos um texto nós vamos relacionando aquele texto com as informações que nós já teve então o ouvinte ou o leitor eles nunca são pacientes eles sempre tem uma posição e eles
respondem aquele anunciado um sentido figurado respondem Porque eles estão pensando com você Olha isso eu posso usar para minha peça Olha isso eu posso usar no meu trabalho eu gostei dessa aula de determinado sujeito o tempo todo nós estamos respondendo aos enunciados aos quais não são as respostas que nós pensarmos por exemplo nas redes sociais hoje quando nós olhamos ao Facebook no Instagram jornais online nós vemos aquilo que está postado nós ouvimos aquilo que está gostado e nós respondemos internamente Gostei não gostei achei aqui no absurdo achei aquilo muito bom embora nós não deixa sinceramente
verbalizamos aquilo nesse momento Nós provavelmente não falaremos né sozinhos como computador como celular mas aquilo tanto a uma resposta que em algum outro momento ele pode vir a ser verbalizado eu o futuro conversar com outra pessoa fala olha a uns dias atrás ouvi tal coisa no Instagram e Hospital coisa do Facebook eu vi um vídeo assim no YouTube e etc etc ou seja aquilo criou em mim é eu criei Na verdade uma resposta aqui denunciado e eu posso responder o futuramente trazê-lo para mente verbalizado esternamente em outros momentos e eu tô Sink batting isso é
tão importante essa ativa posição responsiva do outro que lhe dirá que o falante escrevente sempre considera a resposta do outro sempre que eu falo sempre que eu escrevo no momento que eu faço esse vídeo eu imagino o sujeito que vai assistir a esse vídeo é por isso que eu falo determinado moda é por isso que eu estruturei essa apresentação de determinar o modo estou pensando no meu interlocutor assim também quando nós escrevermos quaisquer que sejam gêmeos seja a resposta de uma prova seja uma postagem no Facebook seja um e-mail nós sempre estamos pensando na resposta
do outro sejam corrico então eu sempre imagino a resposta do Eu nunca imaginei que o outro é um sujeito passivo que simplesmente receber Aquilo é tranquilamente e sem elaborar uma resposta aquilo que eu disse ativo que eu escrevi é Oi e esse outro pode ser o Real se eu estou lá na mesa do bar conversando com meu colega eu sei que aquele sujeito estão a senhora tchau de frente aos meus alunos Eu sei que eles são aquele sujeito ou se eu estou por exemplo nesse vídeo Eu presumo os possíveis sujeitos que se interessaram por esse
tipo de vídeo e independentemente de ser real ou presumido e o sempre estou considerando um outro possível leitor ou Possivelmente atingir ainda que o falante escrevente alisa o gênero discursivo em todos os seus elementos considerando os entrar locutor aquilo que também eu já comentei de alguma maneira quando eu faço apresentação eu faço ela pensando composicionalmente nela em quantos slides terá em quais slides eu direi cada uma das coisas que eu quero dizer qual slide o a portaria qual aspecto daquilo que eu quero dizer o disse no início que dá para eu estou estruturando essa apresentação
de alguma maneira na linearidade do texto do bar team Então é porque eu tenho um objetivo né de que essa apresentação possa auxiliar a pessoa que quer ler aquele texto batting é então estou costurando a resposta no modo como eu abordo cada uma dessas partes no modo como eu misturo essa apresentação inclusive temos o estilo das palavras que eu escoro tentamos trazer as palavras mais técnicas possíveis para que não haja uma distorção essa minha Fatinha mas ao mesmo tempo dentro do possível é o povo didatizar e essa é esse conhecimento watching aquilo que vai vim
traz um texto e assim todos os gêneros nós fazemos isso sempre todos os genes Nós escolhemos por pal-g nós falaríamos ver Qual o gênero nosso descreveremos como nós com poremos estruturalmente aquele gênero o que nós iremos em cada uma das partes daquela estrutura composicional e Ao estilo sempre pensando no nosso interlocutor e além disso é Nós pensamos um outro porque há diversos modos de resposta o nosso outro outro para o qual nos dirigimos nosso leitor Nossa ouvinte ele tem diversos modos de responder a diversas respostas possíveis pode ser uma simples réplica do diabo né quando
nós estamos conversando e um dia e aí tudo bem outro responde tudo bem Oi me responde tudo bem É apenas uma réplica uma resposta aquele breve anunciado ali de uma é mas também existe a compreensão no outro extremo talvez dá uma compreensão consigo de ficar até cuidado quando eu leio por exemplo um poema Tratado de física um Tratado de química um Tratado de Filosofia e eu não vou responder para operar naquele momento eu vou compreender ativamente mas essa compreensão responsiva Ela vai ficar em mim até em algum momento ou um efeito ela possa voltar pode
voltar em uma fala e alguma prova que vai realizar em algum texto ou venha a escrever eu não necessariamente a resposta que disparate é uma resposta do diabo que é também uma resposta no seu exemplo talvez mais Evidente de dialogismo e ela seja óticas né fala o outro Responde Mas eu também respondo isso longo Eu também respondo a outros enunciados não necessariamente logo após e o eu vou vir aqui renunciar eu vou já desde o início da leitura e durante as fontes de determinados gêneros elaborando uma resposta Mas eu posso ficar com essa resposta para
mim enquanto uma compreensão responsiva mas ela terá Ela será dividida Por que só em um momento posterior talvez ela venha a ser batizada em algum anunciado em alguma fala em algum texto e o Bactrim Além disso ainda eu considero o outro para o qual ele disse a minha fala para o qual eu dirijo a minha escrita e medir aqui todo falante todos os crentes não apenas postei a resposta Futura do mas também os enunciados anteriores é é o que nós chamamos de dialogismo de relações dialógicas no gênero discursivo porque quando eu elaboro uma fala eu
retorno no céu sabe sobre o gravar um texto eu retorno enunciados amigos mesmo que eu não me dei conta disso mesmo que eu não consiga reiniciar aquele que o redor nessa apresentação por exemplo eu estou reclamando paramente o texto gênero subs curso Pati Então eu estou retomando um enunciado alheio Mas eu também já fiz referência aqui alguns exemplos algumas práticas que eu vivenciei o que eu retorno da minha vida aqueles elementos do diálogo com enunciados anteriores que eu ouvi que eu Ah e assim todos os jeitos quando nós temos iamos uma das características denunciada é
que ele sempre é tecido entre relações dialógicas ele sempre expressa relações dialógicas porque ele retoma necessariamente enunciados anteriores que pareça do mesmo sujeito outro por exemplo a gente para comer de uma hora que eu mesmo ministrei ou de outros sujeitos quando por exemplo o retomo o enunciado tu bate e eu me dirijo uma resposta futura Então essa característica das relações geológicas ouro de autismo ela é fundamental no enunciado e isso mostra atividade tanto do sujeito enunciador e retoma os enunciados anteriores quanto a posição ativa do meu futuro espectador no futuro ouvinte do meu futuro leitor
e por que isso é tão importante e muitas vezes nós achamos que e quando eu retorno a palavra do outro ele não toma apenas intermos de tema apenas em termos de ideias né de conteúdo tem mais Mas não é assim muitas vezes o que eu retomo do outro é o estilo do muitas vezes que o retorno do outro é a construção composicional em geral nós retomamos embora não consigamos de serem claramente todos os três elementos conteúdo temático construção composicional e estilo do outro os pessoal exemplo e eu tenho um aluno do curso de engenharia química
que chegou quer fazer sua monografia de conclusão de curso e ele tem um exemplo de monografia mas ele não achou um exemplo na internet de monografia de conclusão de curso de engenharia química mas ele achou um exemplo de conclusão de curso de monografia de conclusão de curso de medicina por exemplo então ele vai pegar aquela monografia O que quer principalmente daquela monografia é estrutura composicional os capítulos onde vem o resumo uma introdução tem dedicatória não tem tem sumário como são as referências ele tá estrutura porque um monte de medicina EA dele vai ser de engenharia
aqui mas lendo a monografia do outro jeito provavelmente ele pode talvez aproveitar uma ideia que estava ali Olha aquele sujeito fala de ter quebrado o tipo de metodologia do trabalho científico o pênis o Brasil no meu o aquele sujeito ali na escrita ele escreve muito bem ele usa muito por exemplo de tarde nunca tinha ouvido falar nessa expressão acho que é muito boa por gênero acadêmico está escrevendo ou trazer também Então na verdade eu acabo trazendo denunciado outro por meio dessas relações dialógicas construção composicional o estilo e também o conteúdo temático embora em geral nós
tendamos a pensar que eu só retorno do Outra ideia do mas em geral Eu posso também retomar hostil e a construção composicional por fim aqui e para encerrar essa apresentação desce primeiro um terço texto né pensando na divisão por páginas é o ativo vai começar Então já falou aguardem de aspectos gerais do gênero né aspectos gerais do enunciado ele já culto ou aqui uma característica fundamental do enunciado é a sua relação de Tiago com os outros enunciados a questão do dialogismo a questão das relações da Lojas Então agora ele vai chegar nesse que é um
ponto que ele quer discutir essa segunda parte do texto é a diferença entre oração e enunciado e ele vai começar pela alternância do sujeito ele vai dizer em relação a alternância do suítes não há alternância de sujeito ou não estou conhecendo no campo das orações e alternância do sujeito quando estou pensando Campo dos enunciados para você toda essa minha apresentação toda essa minha fala seu parar pensar foi lá fazer uma transcrição e começar a recortar olha até aqui é uma frase até aqui outra frase essa frase eu posso de poder compõe orações e períodos enfim
em todas essas casas todas essas falas o vídeo todo ele traz somente enunciado os meus então eu passo de uma oração a outra nação mantendo o mesmo enuciador o mesmo sujeito enunciador agora quando eu acabo o meu anunciado quando eu encerro o vídeo quando eu gravo vídeo possa esse vídeo como enunciado cavalo o sujeito espectador ele pode responder às seguinte ele vai poder diz assim gostei desse vídeo não gostei desse vídeo vou usar esse vídeo na minha prova explicitamente ou não vou usar esse vídeo explicitamente ou não em um artigo científico vou postar esse vídeo
os meus alunos vou colocar esse vídeo para o meu grupo de pesquisa enfim eu pego o enunciado para o outro mas aí veja a outros sujeitos aí já são outros a nossa amores então eu passo a minha voz para voz dos outros quando eu estou pensando na farra o preço de um único sujeito eu passo de uma oração a outra mas é o único sujeito e quando aquele texto o que ela fala e esta acabada um outro sujeito pode se relacionar com ele então eu tenho uma alternância de sujeito que é um ponto fundamental para
caracterizar o como enunciado como eu sei que é aquilo anunciar se houve alternância de sujeitos então houve alternância dos genes e eu estou no campo do enunciado não houve eu estou no campo das orações o vídeo tolo e é composto de orações único sujeito mas ao final esse conjunto se torna enunciado porque pode ser respondido por outros sujeitos nós pensarmos interesse escrito uma redação de vestibular por exemplo tem várias frases aquelas frases todas passando de uma frase para outro. A outra frase Todas aquelas frases são orações no sentido parte ano porque eu tenho o mesmo
sujeito enunciador quando aquele texto acabou está acabado a difference a respeito dele eu faço uma referência melhor dizendo aquele texto quando eu uso ele é só meu pega um fragmento daquele texto e levo para dar mal bom aí Eu tenho uma alternância de sujeito não é mais que um único sujeito falando mas é um sujeito falando a respeito daquela redação então se eu tivesse trazido aqui nessa apresentação um exemplo de redação eu estaria dialogando com aquela redação eu amei uma alternância sujeitos por hoje por enquanto é isso essa primeira parte aí do texto os gêneros
do discurso G1
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