Helena Tannure | COMO TER UM CORAÇÃO LEVE

17.3k views7842 WordsCopy TextShare
Central da Palavra
Hoje, a Pastora Helena Tannure, aqui no canal Central da Palavra, traz um sermão poderoso que toca o...
Video Transcript:
Obrigada. A graça e a paz, queridas. Pode se assentar.
Honra para mim estar aqui com vocês mais uma vez. Você não tinha vindo na casa nova? Que coisa linda esse lugar que o senhor preparou, né?
Que grande bênção. Fico tão feliz, tão grata ao Senhor por tudo que ele tem feito na vida de vocês. E é uma alegria muito grande eu e o João estarmos aqui hoje.
Antes de mais nada, eu fui informada que vocês estão falando sobre unidade. É isso mesmo, pastora CES. Unidade.
Uau! Esse é um desafio. Esse é um desafio dos nossos dias, onde há tanta comparação, tanta competição e tanto orgulho, não é verdade?
Infelizmente a gente vê através das coisas mais cotidianas, mais comuns, mais simples, como todo mundo tem uma opinião, como todo mundo tem razão, né? cada um puxando a sardinha pro seu lado. É um tempo de tantas polarizações e esse é um retrato de uma falta de unidade.
Infelizmente isso não é uma característica só do século, uma característica desse tempo, mas infelizmente a gente também observa isso dentro da igreja de Cristo. E o Senhor está nos atraindo para um tempo de crescimento. O Senhor está nos esticando, vamos dizer assim, né?
Nem sempre é confortável crescer. Naturalmente os pediatras dizem que algumas crianças desenvolvem um certo tipo de dor, dor nas articulações, na fase do crescimento, quando a criança tá dando aquele estirão, aí sente dor nas articulações. E espiritualmente não é muito diferente, gente.
Se você lembrar da sua história, aí você vai pensar que o momento que você mais experimentou crescimento na sua vida foi um tempo de falta, um tempo de privação, um tempo de luta, um tempo de dificuldade, um tempo de você pensou assim: "Meu Deus, será que Deus me esqueceu? " E aí depois que você passou e olhou para trás, uau, foi bom passar por isso? Não, não foi bom passar por isso não.
Mas valeu a pena. como diz a canção, eu saí melhor dessa situação, eu saí mais empática dessa situação, eu saí com o meu coração dilatado, né? Então, o conforto que a gente tem na nossa vida é que nada, absolutamente nada que Deus permitir na nossa vida vai ficar em frutífero.
Essa que é a beleza de pertencer a Deus, né? Como diz amor, ele faz com que todas as coisas cooperem conjuntamente para o nosso bem. Amém?
É isso que o apóstolo Paulo fala na sua carta aos Romanos. Ele faz com que todas as coisas, diga comigo, todas todas todas as coisas todas as coisas cooperam conjuntamente cooperam conjuntamente para o bem para o bem daqueles que amam a Deus daqueles que amam a Deus. E amar o Senhor, gente, não é cantar isso nas nossas canções.
Amar o Senhor não é ser o frequentador de uma igreja. Amar o Senhor não é só expresso através da das nossas orações ou da vida na comunidade. Amar o Senhor é primordialmente obedecê-lo.
Aquele que tem os meus mandamentos e os obedece. Esse é o que me ama. É Jesus que tá falando.
E aquele que me ama será amado por meu pai e eu também o amarei e me manifestarei a ele. Glória a Deus. Então se você cuida de obedecer a Deus, então descansa.
Descansa porque as coisas estão cooperando conjuntamente pro seu bem. A, Elena, mas não tá bom não. Não deve ter sido bom para Jesus ser moído no Jetsem.
Não deve ter sido bom para Jesus morrer na cruz. Não deve ter sido bom para Jesus ser abandonado pelos seus melhores amigos. Mas valeu a pena.
Sempre a gente sabe o final da história, mas parece que a gente não sabe, né? O senhor já deu o spoiler do final do filme, mas a gente parece que não sabe. E vira e mexe a gente é aprisionado pelo medo, porque nós somos humanos.
Mas o Senhor tá nos convidando. Resista. Proclame a bênção, proclame a esperança.
Ao invés de ficar chorando em cima de semente, de murmuração. Eu aprendi com o Edmé e Williams o seguinte: todo tudo que você chora em cima dá. Tudo que você chora em cima brota, floresce.
Então, presta atenção no que que você tá falando enquanto chora. E nunca mais isso saiu da minha cabeça. Presta atenção.
Ai, esse menino não tem jeito, tá me matando de desgosto. Não, não posso não, porque vai florescer. Ô Deus, eu não tô entendendo nada, mas o Senhor tá com a mão no fulano.
Eu sei que todas as coisas cooperam pro meu bem. Vigia suas palavras enquanto você chora. Pode chorar.
Não é permito chorar, não. Pode chorar. Mas enquanto você chora, cuida das suas palavras.
Aliás, cuida das palavras em todo tempo, né, gente? Porque palavras são sementes poderosas e elas criam uma atmosfera ou de fé ou de derrota. Então, quando você tiver com medo, começa a proclamar palavras de da verdade.
Traga a sua memória, o que te pode dar esperança. O Senhor colocou uma palavra para eu dividir com vocês, porque uma coisa que sabota a unidade é um coração endurecido. Todas as divisões, todas as contendas, elas nascem num coração duro.
O próprio Jesus disse que o divórcio foi instituído por causa da dureza do coração do homem. Nunca foi plano de Deus permitiu divórcio. Nunca passou pela cabeça de Deus ter divórcio.
Mas ele foi instituído por causa da dureza do coração do homem. Quando não é a dureza de dois, é a dureza de pelo menos um, não é? E a dureza de coração, ela sabota a unidade e ela sabota tantas outras coisas na nossa vida.
Abra a sua Bíblia comigo no livro de Marcos, no evangelho de Marcos, capítulo 3. Marcos, capítulo 3. E nós vamos ler a partir do verso primeiro.
Eu estou usando a a versão NVT. talvez seja um pouco diferente da sua, mas fica ligado aí porque o texto quer dizer exatamente a mesma coisa, ok? A partir do verso primeiro, o capítulo 3 do Evangelho segundo Marcos, diz assim: "Em outra ocasião, Jesus entrou na sinagoga e notou que havia ali um homem com uma das mãos deformada.
Os inimigos de Jesus o observavam atentamente. Se ele curasse a mão do homem, planejavam acusá-lo, pois era sábado. Jesus disse ao homem com a mão deformada: "Venha e fique diante de todos".
Em seguida, voltou-se para seus críticos e perguntou: "O que é que a lei permite fazer no sábado? O bem ou o mal? salvar uma vida ou destruí-la.
Eles ficaram em silêncio. Jesus olhou para os que estavam ao seu redor, irado e muito triste, pelo coração endurecido deles. Então disse ao homem: "Estenda a mão".
O homem estendeu a mão e ela foi restaurada. No mesmo instante, os fariseus saíram e se reuniram com os membros do partido de Herodes para tramar um modo de matá-lo. Uau, que texto chocante.
Quando a gente começa a a enxergar um pouco os ritos do judaísmo, a gente sabe como eles observam o sábado com muita reverência e temor. E quando a gente vai a Israel, eles não podem nem apertar o botão do elevador. Então, tem o elevador do Shabat e o elevador normal.
Porque eles não podem apertar um botão significa fazer um trabalho. Fazer uma máquina funcionar significa que eles estão trabalhando. É uma coisa bem bem religiosa mesmo, bem chi, né?
Ou sunita, no caso aí bem radical. Então aqui não era muito diferente, mas eu fico pensando, Jesus não precisou nem de apertar um botão. Jesus não precisou de fazer nenhum esforço.
Ele fez algum esforço, gente? Não. Ele só deu uma ordem.
Estende a mão. E o cara estendeu a mão e ela foi curada. Qual é o esforço nisso?
Qual é o trabalho disso? Nenhum. Eles não ensinavam a Torá no sábado.
Eles não se reuniam na sinagoga para estudar a Torá, para falar da palavra de Deus. Na prática do judaísmo, hoje no no no nosso século, eles se assentam, eles valorizam a a mulher, eles leem Provérbios 31, honrando a mãe diante dos filhos, eles podem ir lá no muro para fazer orações. Então assim, aparentemente não estava fazendo nenhum tipo de trabalho, mas antes de fazer o milagre, Jesus conhecendo a dureza do coração deles, olha para eles e faz essa pergunta desconcertante, né?
O que a lei permite fazer no sábado? O bem ou o mal? salvar uma vida ou destruí-la?
Qual que é a resposta, gente? Salvar uma vida, não é? Mas eles estavam com seu coração endurecido.
O problema de um coração endurecido, eles ele a resposta óbvia não é óbvia. Não se escuta o que é certo, se escuta o que convém. Se escuta de acordo com seus próprios interesses.
Não se enxerga o que é o devido fazer. A pessoa se apega demasiadamente aquilo que ela acredita, aquilo que ela sabe, aquilo que ela entende ser o melhor. E ela não abre precedentes, ela não abre ouvidoria, ela não quer entender o processo, ela só quer fazer executar o que ela acredita.
É do meu jeito, na minha hora, do jeito que eu quero. Isso é um coração endurecido, não dá ouvidos para o que é o melhor a fazer. Quando o nosso coração fica endurecido, gente, ele perde a capacidade de ser tratado, de ser tratável.
A gente perde a sensibilidade, a gente se torna teimoso, presunçoso. O presunçoso é aquele que pensa que sempre tá certo. Aquele que pensa, eu sei das coisas, ninguém precisa de me ensinar coisa nenhuma.
E isso é uma outra faceta da arrogância, porque nós sempre temos o que aprender. E a gente vai morrer, a gente vai terminar os nossos dias sem ter aprendido um tanto de coisa. E sempre tem alguém para te te ensinar alguma coisa, independente da formação da da da capacidade intelectual.
Se você sentar, você sentar como fazendeiro, com um cara que nunca estudou, mas que cuida da terra, que observa o tempo, você vai aprender coisas lindas. Se você se assentar com uma lavadeira, com um sapateiro, uau, eles sabem coisas que você não faz a menor ideia. Por isso que lá em Efésios, o apóstolo Paulo, ele diz assim: "Enchei-vos do Espírito falando entre vós com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e salmodiando a Deus no vosso coração, dando por tudo graças ao nosso Deus, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor do Senhor.
" Olha uma maneira de você ser cheio do espírito, sujeitando-vos uns aos outros. E se sujeitar um ao outro a entender que o outro também é feito à imagem e semelhança de Deus, que o outro também é amado por Deus. Gente, a gente vive hoje um evangelho tão autocentrado que a pessoa pensa: "Eu sou tão especial, eu sou tão amada por Deus, Deus me resgatou, Deus quer me restaurar, Deus ama minha casa, Deus tá cuidando de mim".
Glória a Deus. Você falou só a verdade, mas não é só sobre você. Ele também ama a pessoa que tá do seu lado.
Ele também tem um propósito na vida da pessoa que tá do seu lado. Ele também tá restaurando a vida da pessoa que tá do seu lado. Por isso que chama Pai nosso que estás no céu.
Santificado seja o teu nome. Não é pai meu que está no céu. A gente não vive o reino de Deus sozinho, gente.
Não existe reino de Deus com o súdito só. Mas às vezes a gente viaja um pouco nessa vibe. Hoje nós estamos, estamos vivendo um tempo ególatra, a idolatria do ego, gente.
Que que é isso aí? Tem uma unção na garrafa. Tem tem uma unção, a garrafa deu glória a Deus [Risadas] ali.
Nós estamos vivendo um tempo da idolatria do ego. Então primeiro lugar, gente, a gente tá pegando verdades que são verdades, mas exagerando em certas verdades, né? É, é muito importante você se amar para você poder amar o outro.
Porque a Bíblia diz assim: "Ama o teu próximo como a ti mesmo". Isso é uma verdade. É uma verdade.
Mas isso tá sendo tão mega valorizado que as pessoas que se dizem cristãs estão se dando ao luxo de descartar algumas pessoas ou de buscar um relacionamento simplesmente baseado naquilo que ele vai te proporcionar. Imagina se Jesus pensasse assim, hein? Não, não, gente.
O cristão é movido por aquilo que vai proporcionar ao reino de Deus. Um dia você teve uma vida complicada e alguém investiu em você, orou por você, teve paciência de ouvir suas besteiras, te te escutou e te acolheu no dia ruim, que você tava cheio de bobagem na cabeça, querendo fazer loucura. Aí você gostou quando você foi acolhido, quando você foi perdoado, quando você foi aceito, quando tiveram paciência com você.
Mas quando é pra gente tomar a nossa parte nisso e ser suporte pro outro com aquilo que nós recebemos, compartilharmos aquilo que recebemos, praticando aquilo que nos alcançou, aí a história é outra. Então hoje se fala muito em, desculpa, gente, network. Eu tô enojada dessa palavra, porque network é bacana.
Network é bacana. Você tem uma rede de contatos de negócios, sócios, pessoas em comum que podem facilitar a sua caminhada, mas isso não tem nada a ver com a mesa da comunhão. A gente não se assenta na mesa da comunhão querendo fazer um contato legal para ter uma agenda legal.
A gente não se assenta na mesa da comunhão porque com aquele irmão que ela tem uma grana bacana. Se um dia tiver uma dificuldade, quem sabe ela pode me emprestar uma grana. Então deixa eu ficar amiga dela, porque ela é rica.
Que nojeira. Então, a gente tá trazendo uma mentalidade do século que só se aproveita do outro e trazendo pra igreja. Não, gente, na igreja de Jesus é diferente.
Na igreja de Jesus, cada um de nós vem com aquilo que pode oferecer. Glória. A igreja não é um supermercado onde você consome o que te interessa.
A igreja é o lugar onde você vem cooperar com aquilo que você pode servir, amar, ouvir, acolher. Isso não é só a responsabilidade da pastora Ces ou da minha da minha responsabilidade. Não.
Todo cristão foi feito em Cristo Jesus sacerdote. Glória a Deus. A responsabilidade agora apertou pro nosso lado também.
Mas a gente não quer saber de de de responsabilidade. Muitas vezes nós nos nos confortamos em vir e consumir a igreja. Quando eu digo a igreja, a instituição, né?
O lugar de reunião. E eu entrei aqui nessa igreja hoje, eu tô conhecendo hoje a casa de vocês. Que delícia, que lugar aconchegante.
Ele foi pensado para receber uma família. Não é assim? O pastor Marcelo, todo o tempo que ele tava me apresentando as dependências, ele falou assim: "Isso aqui é extensão da nossa casa.
Isso aqui é a nossa casa". Então você vê o coração do pastor de vocês, é a nossa casa. Ele ele encara como uma família.
E numa família, gente, não é um pai e uma mãe puxando um bando de filho parasita, não. Na família você cuida dos filhos menores, onde quando eles não têm condição de se cuidarem a si mesmos. E quando eles começam a ficar grandinhos, eles também começam a ter responsabilidade dentro de uma família funcional e saudável.
É isso que acontece. Quando você fez pais exaustos e filhos parasitas, tem alguma coisa errada aí, alguma coisa falhou. Teve um pai e uma mãe querendo compensar seus erros, protegendo os filhos de suas autoresponsabilidades.
Isso por isso que saiu uma pesquisa aí falando que os homens estão amadurecendo com 45 anos de idade, né, mamãe? Porque você fica cuidando desse menino, né? A menina é empoderada.
Vai lá, minha filha, conquista, estuda, não depende de homem nenhum. E o menino, você fica levando prato para ele comer no videogame. Aí aquelas meninas com 21 anos de idade já estão terminando a faculdade, já compraram o carro, já estão pensando no apartamento, já estão pensando no no MBA, no no pós-doutorado.
E o menino tá lá passando de fase no Candy Crush. Se fala muito de feminismo e de um de formar. Gente, você tem poder feminino?
Poder feminino maior do que educar a próxima geração de homens? Aleluia! Glória a Deus!
se empoderou muito as meninas, as mulheres, disse para elas que elas podiam fazer o que elas quisessem, que elas têm capacidade de dirigir bem um carro, que elas têm capacidade de fazer um um doutorado, um pós-doutorado, de trabalhar naquilo que elas escolherem trabalhar. Nenhuma mentira nisso. O problema é que não se ensinou aos homens a assumir responsabilidade, a ter uma palavra só, a valorizar uma mulher, mesmo quando ela fica feia por ter dado a luz a quatro filhos, mesmo quando ela envelhece, porque envelhecer faz parte do processo.
Não se ensinem isso aos homens. Aí a gente via uma uma geração inteira de meninões, de meninas super poderosas e infelizes e que estão achando agora na nas relações do mesmo sexo uma alternativa a sua solidão ou a sua incapacidade de lidar com uma geração de homens frouxos. Você é mamãe?
Presta atenção nos homens que você tá criando. Tem hora que os pais entram para fazer um corte, sabe? No nosso excesso de cuidado.
Você fala: "Não, deixa ele ir de carro, tá muito perigoso". E o pai fala: "Vai, menino, vai pegar o ônibus". Não, mas o tempo tá muito perigoso.
O tempo tá muito perigoso mesmo, gente. Nosso medo é justificado, mas o Senhor cuida. Aleluia.
Nenhum fio de cabelo vai ser tocado nos nossos filhos se eles foram consagrados ao Senhor. E se foi tocado é porque o Senhor permitiu, o dia dos nossos filhos chegou. É duro a gente falar sobre isso, gente, mas a gente tá dando vazão pro nosso medo e pros adoentamentos do nosso tempo.
E isso tá sabotando as relações humanas. Tá todo mundo quebrado. Um bando de mulher infeliz, um bando de homem infeliz e chamando isso de liberdade.
Então vamos pensar o que que a gente tá fazendo nesse jeito centrado. E quando a gente vai falar sobre isso, tem muita gente que põe o pé atrás e o coração fica duro, mais duro ainda. Porque como eu acabei de falar, quando a pessoa tem um coração endurecido, ela não é tratável.
Talvez você conheça uma pessoa que você tem que pisar em ovos com ela o tempo inteiro, porque tudo que fala com ela, ela se ressente. Tudo que fala com ela, não, não é assim não. Tudo que fala com ela, ela pela.
Ela não aceita a correção. Esse é de coração duro. A Bíblia fala que receber correção não é bom.
Não é mesmo não, gente. Ninguém gosta de, ai, que delícia, tô sendo corrigido. Nossa, passei uma vergonha.
Ai, que delícia. Não, gente, a Bíblia diz que na hora a correção produz tristeza, mas depois ela produz fruto. Aleluia!
Glória a Deus! Será que você pode ter uma ideia de como é que tá o seu coração? Como é que tá o seu coração?
O salmista Davi tinha acabado de pecar e ele escreve o Salmo 51 e ele diz assim: "Tu não desejas sacrifícios, do contrário, eu os ofereceria. Também não queres holocaustos. O sacrifício que desejas é um espírito quebrantado.
Não rejeitarás um coração humilde e arrependido. O Senhor se agrada de um coração humilde e arrependido. O Senhor se agrada de um coração ensinável, um coração quebrantado.
Eu costumo dizer que muita gente fala assim: "Nossa, mas eu fui tão humilhado naquele lugar, eu fui tão humilhada naquela igreja, eu fui tão humilhada naquele emprego, eu fui tão humilhada pelo meu marido. " Gente, quem é humilde não se sente humilhado. Essa é uma é uma capacidade do espírito.
É humildade. A gente nunca vai chegar à plenitude, a não ser a aquele grande dia que a gente vai ver Jesus face a face. Aí seremos como ele é.
Mas Jesus ele diz assim: "Vinde a mim, vocês que estão cansados e sobrecarregados, eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jo, porque o meu fado é leve, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso. " O duro de coração não tem descanso.
O duro de coração é obstinado. O duro de coração é irado. O duro de coração é insatisfeito.
O duro de coração é irrepreensível. Irrepreensível é essa palavra. Irrepreensível é quem não tem defeito, né?
Talvez seja outra palavra. Irreconciliável. O duro de coração não admite ser corrigido.
O duro de coração não admite tá errado. O duro de coração quer vingança, quer poder, quer se vingar, quer mostrar que é bom. Essas são características da dureza de coração.
E a dureza de coração sabota a unidade no corpo de Cristo. É por isso que o diabo não precisa de levar a gente pra balada, não precisa levar pra gente pro pro pecado de adultério. Ele não precisa de levar a gente no fundo do poço, não.
É só ele manter você com coração altivo, com coração endurecido, dona da razão. É aí que começa. que quando você se acha dona da razão, você nem se permite ouvir o outro generosamente, genuinamente.
A gente não sabe ouvir, gente. A gente já tá ouvindo a pessoa, a pessoa tá rebatendo um argumento seu e você já tá bolando contra argumento, você não tá ouvindo, você tá querendo vencer a briga. E essa é uma característica da dureza de coração.
Deixa as armas na mesa, se abra. Nem que seja para você ouvir genuinamente, entender o ponto de vista e discordar. Você não tem que concordar com tudo, não.
Mas você tem que, mas às vezes o que o outro vai te dar como argumento vai até fortalecer a sua convicção, mas a gente não pode deixar que a dureza do nosso coração impeça o que Deus quer fazer na nossa vida. Às vezes, gente, a gente pensa que é o diabo que tá pelejando contra nós e atrapalhando o nosso caminho. E ele atrapalha bastante mesmo.
Mas eu quero te contar uma notícia. O diabo é um inimigo que não pode ser menosprezado. Seria uma tolice da nossa parte desmerecer ou menosprezar um inimigo tão poderoso?
O livro de Hebreus diz que quando o arcanjo Miguel pelejava com Satanás pelo corpo sem vida de Moisés, o arcanjo Miguel disse a Satanás: "O Senhor te repreenda". Olha isso. Miguel arcanjo, na hierarquia dos anjos, é o comandante do exército celestial.
E ele diz para Satanás: "O Senhor te repreenda". Olha isso. E a gente fica e tirando farofa.
Vem comigo. Não, diabo. Que que você vai ver comigo?
Não seja tolo. Não menospreze o seu adversário, mas não superestime. O Senhor é poderoso.
O Senhor é criador. Satanás é criatura, mas Satanás trabalha com o material que a gente dá para ele. A Bíblia diz assim que ele foi despojado na cruz do Calvário.
O que que é ser despojado? tiraram as armas [Música] dele. Jesus despojou Satanás na cruz, todo principado e potestade.
Então, por que que eles ainda têm muito poder? A gente dá material. Porque somos tentados segundo a cobiça do nosso próprio coração.
E onde há altivez do espírito, o Senhor resiste. O Senhor resiste ao soberbo, mas aos humildes ele concede sua graça. O humilde não é duro de coração.
O arrogante sim. Então, não menospreze a dureza do coração. O próprio Senhor lá em Ezequiel, quando ele tá lidando com o povo de Israel, ele diz assim: "Pois eu os reunirei dentre as nações.
" Não é porque não é porque Israel merecia, não. Israel já tinha pisado na bola com Deus, adorando a falsos deuses. Mas vem a palavra do Senhor através do profeta Ezequiel e ele diz: "Pois eu os reunirei dentre as nações e os trarei de volta para sua terra.
Então as perdrei sobre vocês água pura e ficarão limpos. Eu os purificarei de sua impureza e e sua adoração a ídolos. Eu lhes darei um novo coração e colocarei em vocês um novo espírito.
Removerei seu coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Pei dentro de vocês meu espírito para que sigam meus decretos e tenham o cuidado de obedecer a meus estatutos. Ezequiel 36 de 24 a 27.
Amém. Olha, isso que o Senhor tá falando. Eu vou resgatar vocês, eu vou trazer de vocês de volta.
E qual que é a complementação da minha obra em vocês? Eu vou tirar de vocês esse coração de pedra. Amém.
E eu vou colocar em vocês um coração de carne. E aí então eu vou colocar o meu espírito em vocês. Em outro texto que tá lá em Hebreus, pode abrir aí Hebreus 3.
Hebreus capítulo 3, de 12 a 15. Hebreus 3 de 12 a 15 diz assim: "Portanto, irmãos, cuidem para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo que os desvie de Deus vivo. Divirtam uns aos outros todos os dias, enquanto ainda é hoje, para que nenhum de vocês seja enganado pelo pecado e fique endurecido, porque nos tornaremos participantes de Cristo se de fato mantivermos firme até o fim a confiança que nele depositamos no início.
Lembrem-se do que foi dito hoje. ouvirem sua voz, não endureçam o coração como eles fizeram na rebelião. Quando ouvides a voz do Senhor, não endureçam o vosso coração.
Eu me lembro de uma amiga um tempo atrás que ela chegou em casa e ela falou assim com o marido dela assim. Ela tinha escutado uma pregação minha e eu tinha falado sobre generosidade, sobre repartir o que nós recebemos, que tudo que nós recebemos não é só para nós. Tudo que nós recebemos é para ser compartilhado.
Se você tem um carro, ele não pertence só a você, ele existe. Deus confiou esse carro a você. É para servir a sua família e é também para ser um instrumento no reino de Deus, para servir outras pessoas.
Se você tem uma casa, que bção, você tem uma casa, mas ela não é só sobre você e a sua família, ela também pode ser colocada a serviço do reino. E assim, tudo que a gente recebe, a nossa roupa, nosso sapato, nosso carro, nossa casa, nossos bens, eles pertencem a nós, eles servem a nós, a nossa família, aos nossos amigos, mas ele também, eles também tm que ter, a gente tem que ter esse desapego de que tudo que recebemos de Deus veio, recebemos pela graça e que isso também pode ser um instrumento para abençoar outras pessoas. Eu tava falando sobre isso e eu falei assim, sabe aquela calça 38 que te servia, não te serve mais?
Libera essa calça do armário, menina. E aí a mulherada ficou alvoroçada. Eu falei assim: "Não, eu tô guardando porque um dia ela vai voltar a servir.
" Eu falei assim: "Tô, tô feliz com a sua fé, mas o Senhor é fiel para te dar outra calça 38, quando você alcançar o seu novo, o novo peso. " É, agora ela não te ela te cabe hoje? Não.
Então ela não te pertence hoje. Libera a bênção. E aí ela chegou em casa depois dessa palavra e olhou no guarda-roupa dela e ela falou com com o marido dela assim.
A Helena falou: "Isso e isso isso e isso tem um tanto de roupa nesse armário que não me serve". Aí eu tô sentindo uma vontade de doar e o marido dela escutando. Eu tô sentindo uma vontade de doar, mas sabe aquela história?
Vontade de dar e passa, né, gente? Ela olhou pro guarda-roupa, fez, fez, fez, não tirou uma peça, fechou. Aí o marido dela falou: "Escuta aqui, você não vai, você não vai doar a roupa não?
" Não, coisa da minha cabeça. Escuta, a sua cabeça nunca vai mandar você fazer uma coisa que é contra aquilo que é o seu lugar de conforto. Você tá pegado essas roupas?
Tô. Você ouviu a palavra do Senhor? Vi.
Te incomodou? Dou essas roupas. Essa é uma obra do espírito.
Eu aprendi isso com a Renata Valadão, né? Crente não tem cisma. Crente tem o Espírito Santo.
Às vezes você fala assim: "Ah, tô cismada. A sua cisma não vai te mandar você negar o seu próprio ego. A sua cisma não vai você fazer você doar aquilo que você tá apegado.
Quando tá te incomodando, você tá assim muito apegado. É para dar mesmo, é para entregar mesmo. E dói, mas depois passa também, tá?
Depois te dá uma alegria da obediência, né? A gente endurece o coração para as coisas mais simples que às vezes dá, compartilhar, oferecer, abrir a casa, ai vou fazer uma uma reunião aqui em casa para mulher, vai estragar o meu sofá novo. Vamos cuidar das nossas coisas, vamos ser excelentes e e bons mordomos daquilo que Deus nos confia, mas não apegados.
Tem uma música do dos arraiis que eu amo, que fala assim: "Me dê somente aquilo que de imediato eu posso abandonar". Oração corajosa essa, né? Me dê aquilo que eu possa abandonar de imediato, se o Senhor me pedir.
Que que vocês acham que Deus mandou Abraão subir o monte Moriá, entregar Isaque? Aí o pessoal fala assim: "Eu tô entregando meu Isaque". Isaque nada, porque Isaque foi devolvido.
Às vezes você vai ter que entregar mesmo, sem devolução, porque aquilo tem o poder de te aprisionar. Não endureça o coração. Se a gente endurece o coração para coisas, e nós mulheres, gente, a gente endurece o coração para coisas.
Fala, pensa no tanto de coisa que você tem que você não usa. Faz esse exercício comigo agora. Tem um tanto de coisa que você não usa há mais de seis meses e fica assim, mas eu vou usar smigle.
Quem assistiu o Senhor dos Anéis, my precious, não solta de jeito nenhum. A gente deixa R$ 300 no salão, fácil, fácil. Faz um corte, uma hidratação, luzes, R$ 300 fica lá fácil, barato.
R$ 300, dependendo do salão que você for. Faz a mão, faz o pé, faz uma escova, corta cabelo, fácil. E você não dói na sua consciência e nem no seu bolso.
Você sai toda feliz. Uh. Aí na hora de do dízimo, da oferta, você cata as moedas no fundo da bolsa.
Isso é coração duro, gente. Movimentar. Ah, tem uma movimentação de missões.
Nós temos que levantar uma oferta de missões. Ô, glória, gente. Você economiza não sei quanto para comprar uma bolsa, porque aquela bolsa vai impressionar as pessoas.
Ô, gente, quem gosta de você não precisa ser impressionado por marca. Isso é uma mentalidade do tempo. Não tô falando que é pecado você ter uma bolsa cara.
Não, gente, não é isso que eu tô falando, não. Eu tô falando que qual que é a sua medida de valor? Tem algumas marcas que estão alugando bolsa.
Sério? Você pega uma hermês alugada, as coisas até marmota. Tem umas coisas de marca que é feio pra caramba.
É feio, mas você fica se sentindo mais valorizada porque você tem aquela marca, ô gente, que a marca da promessa de Deus na sua vida seja maior do que qualquer outra marca. Coração duro. Isso é dureza de [Música] coração.
E às vezes a gente não percebe, sabe, gente? O pior do coração duro é que é igual mau hálito. Todo mundo sabe, todo mundo sente o cheiro do seu coração duro, mas você não faz a menor ideia e ninguém tem coragem de te dizer.
Mas eu vim aqui hoje te dizer, glória a Deus, quando ouvires a voz do Senhor, não endureçais o vosso coração. Amém. Não endurece, simplifica a vida.
Sabe por quê, gente? Porque se a gente endurece o coração e o Senhor tem um propósito na nossa vida, ele vai ter que amaciar. Quem aqui já comeu carne de segunda?
Você sabe, gente, chão de dent você tem que dar umas marteladas nele para virar bife. Tem que bater. Não é igual filé minon.
Filé minon já vem maciinho. Mas o chã você tem que fazer um bifinho mais fino e pá pá pá. Eu lembro de minha mãe batendo.
Hoje nem nem vende mais esse utensílio, né? Hoje tem produto. Uh, para maciar a carne.
Mas mamãe batia mesmo, né? E como Deus é um usa métodos ortodoxos, eu tenho certeza que às vezes ele tem que bater na gente igual o chan de vento pra gente ficar macio. Então tem certas circunstâncias que vem pra nossa vida e Deus fala: "Deixa, eu vou trabalhar através disso, eu vou amaciar ela através disso.
" Eu sei o seguinte, gente, que eu eu tem uns 10 anos que eu tô levando martelada. Mas tá prestando, tá? Tá me amaciando, neném.
Diz o João que tá me amaciando. Você não percebe o quanto você era duro até quando você começa a passar pelo processo. Não é fácil não, gente.
Tem dias terríveis. Tem dias que eu já falei: "Jesus, não vai mudar não, né? " Sabe, tem dia que literalmente teve um dia desse aí para trás que eu falei: "Senhor, a esperança adiada apudrece os ossos.
Se vai demorar ainda, me dá uma armadura para próximo trecho, porque essa aqui minha já tá toda perfurada. Põe uma armadura nova, senhor, e me mantém na intercessão. " É difícil, gente.
Glória a Deus. Mas eu posso testemunhar para vocês. Aleluia.
Glória a Deus. Eu não sou a mulher dura que eu era mais. Glória a Deus.
Tem um pastor, amigo meu, que falou assim: "Olha, se você tá sendo golpeado no mesmo lugar por muito tempo, ou Satanás achou sua fraqueza, ou Deus achou a sua dureza e eu prefiro estar nas mãos de Deus. Então, se ele tá permitindo ainda, é porque ainda tem coisa para trabalhar em mim. Ainda tem coisa para trabalhar no João, ainda tem coisa para trabalhar na nossa casa.
Às vezes você não entende, às vezes você não vai nem entender, mas cooperam conjuntamente para o bem daqueles que amam a Deus. Deus não tá trabalhando só naquela pessoa, ele tá trabalhando em todo mundo que tá perto. É assim que Deus faz.
É igual uma uma colxa, sabe? Um tear. Ele vai tecendo.
Tem uma música do Stênio Márcio que chama O tapeceiro. Depois você procura no YouTube e escuta. Stênio Március.
Tapeceiro. Tapeceiro, grande artista, sabe o fim desde o começo. Ele vai bordando, ele vai fazendo a tapeçaria.
Você olha do avesso, você não entende nada. Parece tudo um uma emaranhada de coisa, mas quando vira do lado direito, uau, que lindeza que é. E é assim que Deus não dá ponto sem nó.
E não é só sobre nós, é sobre gente, pessoas ao nosso redor. Quant nessa nessa jornada, quantas mães chegaram perto de mim e falou assim: "Eu não desisti do meu filho porque você não desistiu da sua. Eu continuo orando pelo meu filho porque você permanece orando pela sua.
" Você me ensinou a amar minha filha porque eu queria pôr ela para fora de casa, porque ela me passava vergonha. E você ama sua filha, mesmo ela vivendo a vida que ela tá vivendo. Gente, amar não significa aplaudir, não significa concordar.
A gente nunca vai ser conivente com pecado. O amor confronta, o amor fala verdade. Mas não só fala verdade.
O amor também abraça, o amor também acolhe. O amor da comida, o amor da casa, da cama, da Sabe como eu não merecia nada. Quando Jesus me deu a vida dele, eu não sabia nem quem era Jesus.
Eu não tinha nem nascido. Ele me deu a vida dele. E o padrão que ele colocou pra gente é esse.
Como eu vos amei, que vos ameis uns aos outros. Ó. Ele não me amou quando eu tava pronto.
Ele não me amou quando eu correspondia. Ele não me amou quando eu aceitava. Ele não me amou quando eu entendia o seu amor.
Mas ele me amou e foi porque ele me amou. Primeiro. É que hoje eu posso dizer que eu amo.
Ó. Nós o amamos porque ele nos amou primeiro. Não é isso que João diz?
E essa é a realidade. Nós só o amamos porque ele nos amou primeiro. E quando nós temos o coração endurecido, a gente começa a trazer para Deus as nossas justificativas.
Deus, por que que você tá permitindo que eu tô vivendo isso? Deus, por que que eu tô passando essa vergonha, essa humilhação? Deus, por que que o Senhor não muda essa situação?
Deus, eu tô te servindo, tô na sua casa. Por que que o Senhor não faz alguma coisa? Gente, Deus não nos deve nada.
Ele já deu tudo e ele deu o seu melhor, ele deu seu filho. A gente merecia o inferno e a gente ganhou vida e vida em abundância. [Música] Deus, mas por causa da dureza do nosso coração, a gente insiste nos pensamentos de que Deus deve a gente.
Gente, quando você vive uma vida de santidade, bom é para você. Deus não é mais santo porque você vive uma vida de santidade, não. Ele é era santo, é santo e será santo eternamente.
Ele é perfeito, ele é completo. Nós é que precisamos dele. E quando nós vivemos em santidade, nós somos protegidos de muitos males, de muitas dores, de muitas consequências tenebrosas.
Mas a gente tem, sabe, a gente pega essas relações e eh utilitaristas do século XX e a gente transfere na nossa relação com Deus. Ó Deus, ó, tô fazendo tudo bonitinho, hein. O Senhor tá me devendo, ó.
Sou dizimista, ofertante, trabalho comissões, dou minha vida na igreja, limpo os bancos, limpo as cadeiras, olha como é que eu sou humilde, Senhor. O Senhor me deve uma. Isso é dureza de coração, gente.
Tem preço pro ar que você respira. Enche o pulmão de ar aí. Você só tá vivo porque Deus te dá a vida para viver.
Aleluia. Você só acordou hoje de manhã porque Deus permitiu que você acordasse. Glória a Deus.
Você vê andando para cá porque Deus te dá vigor, Deus te dá saúde, Deus te deu pernas. Você come, sente o sabor das coisas. Olha que dádiva.
Quando você tiver muito atribulado, vai passar um diazinho no hospital. Senta lá na galera que tá esperando quem tá sendo operado. Faz um bem.
Você acorda para o tanto de dádiva que você tem e nem percebe. Não endureça o seu coração. Efésios capítulo 4 pra gente terminar.
Efésios capítulo 4 a partir do 17. Efésios 4:17 diz assim: "Assim eu lhes digo com a autoridade do Senhor: Não vivam mais como os gentios, levados por pensamentos vazios e inúteis. A mente deles está mergulhada na escuridão.
Andam sem rumo, alienados da vida que Deus dá, pois são ignorantes e endureceram o coração para ele. Tornaram-se insensíveis, vivem em função dos prazeres sensuais e praticam avidamente toda espécie de impureza. Mas não foi isso que vocês aprenderam de Cristo?
Uma vez que ouviram falar de Jesus e foram ensinados sobre a verdade que vem dele? Livrem-se de sua antiga natureza e de seu velho modo de viver, corrompido pelos desejos impuros e pelo engano. Deixem que o Espírito renove seus pensamentos e atitudes e revistam-se de sua nova natureza.
criada para ser verdadeiramente justa e santa como Deus. Portanto, abandonem a mentira e digam a verdade a seu próximo, pois somos todos parte do mesmo corpo. Olha isso aqui.
O apóstolo Paulo falando aos Efésios, ele faz uma comparação daqueles que estão mortos, alienados da vida de Deus. Eles endureceram o coração para Deus. Mas aqueles que andam conforme Cristo, eles deixam que o Espírito renove seus pensamentos e atitudes.
Eles se revestem de uma nova natureza criada para ser verdadeiramente justa e santa como Deus. E ele fala claramente, né, que se tornem como um só. Somos todos parte do mesmo corpo.
Então, quando o nosso coração tá endurecido, não existe [Música] humidade, não existe ensino, não existe crescimento, amadurecimento, nós ficamos aprisionados na nossa infantilidade espiritual e o Senhor quer nos livrar, levar, nos conduzir a este lugar de crescimento e neste crescimento desfrutarmos da unidade. Unidade não é uniformidade. É tão lindo como Deus tceu a nossa individualidade.
Mas individualidade não é individualismo. Individualismo é o adoentamento da individualidade. É quando você se acha superior ao outro.
É quando você acha que as suas características te tornam mais amado, mais especial, mais sábio. A gente tá vendo aí um tempo de tanta disputa teológica. Um quer sabe mostrar que sabe mais do que o outro teologicamente.
Olha gente, se a nossa teologia não tá tornando a gente mais humilde, mais parecido com Jesus, não tá prestando para nada. A gente tem que buscar conhecimento mesmo. A gente precisa buscar conhecimento de Deus mesmo.
Tem gente que demoniza o ensino bíblico, demoniza a teologia. Não, o problema nunca é o ensino, o problema nunca é o crescimento. O problema sempre é o coração do homem que se ensoberbece à medida que conhece a Deus.
Se o seu verdadeiro conhecimento de Deus, se você conhecer Deus, teologicamente caminha junto com você conhecer Deus na intimidade do seu quarto, isso vai te tornar mais parecido com Jesus, vai te livrar do engano e vai te fazer ensinar a verdade amorosamente. Eu aprendi uma coisa. Quando a gente quer combater uma mentira, uma falsa doutrina, a gente ensina a verdade.
A gente não expõe a nudez de ninguém. Sabe por quê? Porque tem muita gente que tá ensinando abobrinha.
Não é porque é falso profeta, não. É porque teve uma escola deficiente. É porque às vezes teve o conhecimento e o estudo demonizado na sua religião, na sua e eh como é que fala?
Não, na sua na sua doutrina, não, na como é que fala? denominação. Às vezes tem algumas denominações que demonizam tanto o conhecimento e o estudo que a pessoa às vezes lê a Bíblia, ela é sincera de coração, mas ela não tem uma análise, não faz uma exegese do texto, não foi ensinada a fazer isso e aí ela começa a ensinar uma coisa errada.
Então você não coloca todo mundo no mesmo saco, não. Se você quer combater uma mentira, eleve a verdade. Ensine a verdade.
Mostre o caminho sem arrogância no seu coração. Feche os seus olhos e deixe o Espírito Santo lançar a sonda no seu [Música] coração. Sermos confrontadas com a dureza do coração é desconfortável.
[Música] Às vezes quando a gente não quer ouvir alguma coisa, ela incomoda, dá vontade de sair fora. Não gostei dessa palavra, mas essa não é a palavra da Helena, gente. Essa é a palavra de Deus.
Todo o tempo aqui eu trouxe para vocês textos que estão na Bíblia. Quando ouvires a voz do Senhor, não endureçam o seu coração. Aqueles que vivem distantes de Deus tem o coração endurecido.
O salmista disse claramente que o Senhor tá procurando aqueles que tm o coração quebrantado e contrito. O humilde de coração é aquele que tá ávido até pela correção do Senhor. O Senhor corrige mesmo.
justo que precisa ser ajustado. Talvez se na sua vida prática você tem uma dificuldade de acatar [Música] conselho, de ouvir pessoas que caminham há mais tempo na fé do que você, de ser corrigido. Às vezes não é por causa do tom, sabe?
É porque simplesmente você não quer ouvir. Eu tenho que te dizer, se você não deixar Deus amaciar o seu coração, às vezes você vai entrar por um caminho de muitas [Música] dores. Para de recalcitrar contra os aguilhões, né?
Para de lutar contra a correção de Deus. Tem aquela pessoa que às vezes você quer provar para ela que você é melhor. Desiste disso.
Você não tem que provar para ninguém aí. Você só tem que deixar o Espírito Santo tornar você uma pessoa melhor. E isso vai aparecer espontaneamente.
Frutos florescem. Não é um esforço, é uma entrega, é uma rendição que gera vida, que gera frutos. O Espírito Santo trabalha em você.
Então, que toda dureza de coração caia por terra nessa noite e não sabote a unidade do corpo de Cristo. Não sabote a unidade entre vocês, mulheres. Mulheres tanto potencial de serem conselheiras, acolhedoras, tem tanto potencial de ser [Música] refrigério, mas também tem todo esse potencial pode ser revertido para mal.
Os comentários mais cruéis que eu recebo no meu Instagram são de mulheres. As observações mais bizarras. sobre aparência, sobre peso, sobre tudo.
Eu olho com uma tristeza, tem tanto potencial aqui para ser uma uma encorajadora e vira uma boca do capeta. Porque o diabo não desperdiça a mão de obra. Se ela não é usada paraa glória do Senhor, ele recruta.
Então, que em nome de Jesus, mulheres, que você se posicione com um coração maleável, humilde, contrito, um coração macio, um coração [Música] ensinável e que você não traga a mão de Deus pro seu peito, porque ele resiste ao soberbo. Às vezes você tá pensando que você tá lidando com Satanás, mas você tá lidando com a própria mão do Eterno, te resistindo, que em nome de Jesus, ouvindo a voz do Senhor, vocês não endureçam o seu coração. Fique de pé, segura a mão da mulher que tá do seu lado e nós vamos [Música] orar.
Senhor, essa é a nossa oração cantada nessa noite, Deus. Nós estamos reunidas aqui na tua presença, Senhor, reunidas aqui diante do Senhor para clamar ao Senhor. Faz de nós um jardim fechado, regado, cuidado pelo Teu Espírito.
Afasta de nós, ó Deus, toda dureza de coração, toda obstinação, toda teimosia, toda rebelião. Ó Deus, em nome de Jesus, Senhor, que o nosso coração esteja rendido, entregue, formado pelo Teu Espírito Santo, a semelhança do Teu coração, Jesus. Afasta de nós a arrogância, a presunção, ó Deus, nesse tempo de polaridades, ó Deus, que o Senhor seja o centro, que o Senhor ocupe o centro da nossa vida, dos nossos anseios, dos nossos afetos, da nossa segurança, nossa fonte.
Ô Deus, perdoa, Senhor, toda dureza. Dureza nas palavras, dureza nos pensamentos. Toda resistência ao teu espírito nos perdoa, Senhor.
Ce o nosso coração, aquelas áreas endurecidas na nossa mente, ó Deus, que elas recebam água, as águas do Senhor, as águas que correm do trono, as águas que curam, as águas que limpam, amolece, Senhor, a terra dura do nosso coração, Senhor, e nos deu um coração de carne no lugar de um coração de pedra para honra e para a glória do teu nome e em nome de Jesus. Amém. E amém.
Deus abençoe vocês.
Related Videos
Helena Tannure | NOVOS COMEÇOS
1:10:34
Helena Tannure | NOVOS COMEÇOS
Central da Palavra
5,967 views
Helena Tannure - Qual alimento temos escolhido?
1:06:08
Helena Tannure - Qual alimento temos escol...
Helena Tannure
27,848 views
Estou SEM FORÇAS para continuar || Pastora Talitha Pereira
34:43
Estou SEM FORÇAS para continuar || Pastora...
Pastora Talitha Pereira
7,043 views
Que horas são no relógio de Deus?
1:56:19
Que horas são no relógio de Deus?
Missionária Edmeia Williams Oficial
112,578 views
8 Tipos de Pessoas que Você Não Deve Ajudar - Billy Graham
35:58
8 Tipos de Pessoas que Você Não Deve Ajuda...
Chamados para Evangelizar
53,391 views
Helena Tannure | ESPERANÇA RENOVADA!
56:32
Helena Tannure | ESPERANÇA RENOVADA!
Central da Palavra
1,188 views
Helena Tannure - Lidando com as Frustrações
44:45
Helena Tannure - Lidando com as Frustrações
Helena Tannure
78,052 views
A TESTIMONY OF STEADFASTNESS IN FAITH! ISA REIS #MAISFORTEPODCAST
1:34:53
A TESTIMONY OF STEADFASTNESS IN FAITH! ISA...
KARINA BACCHI
80,380 views
Você foi criada para um propósito | Pra. Viviane Martinello
45:18
Você foi criada para um propósito | Pra. V...
Viviane Martinello
66,423 views
Helena Tannure - Aprenda a Perder
53:01
Helena Tannure - Aprenda a Perder
Helena Tannure
25,276 views
Helena Tannure - Acrescente!
49:29
Helena Tannure - Acrescente!
Helena Tannure
31,334 views
Helena Tannure | DEUS FARÁ UM MILAGRE EM SUA VIDA
1:08:11
Helena Tannure | DEUS FARÁ UM MILAGRE EM S...
Central da Palavra
2,620 views
UMA MULHER DE FÉ ! HELENA TANNURE #MAISFORTEPODCAST
2:04:00
UMA MULHER DE FÉ ! HELENA TANNURE #MAISFOR...
KARINA BACCHI
430,697 views
SILENCIE PARA VENCER - Talitha Pereira
48:34
SILENCIE PARA VENCER - Talitha Pereira
Talitha Pereira
124,887 views
Helena Tannure | SEJA LIVRE DAS SUAS PRISÕES
1:13:14
Helena Tannure | SEJA LIVRE DAS SUAS PRISÕES
Central da Palavra
7,438 views
4 Hábitos Matinais que Agradam a Deus - Billy Graham
24:03
4 Hábitos Matinais que Agradam a Deus - Bi...
Chamados para Evangelizar
32,577 views
Helena Tannure - Seja Guardiã do seu Lar
1:24:52
Helena Tannure - Seja Guardiã do seu Lar
Helena Tannure
673,663 views
Eu não vou temer 1-2 | Joyce Meyer
25:30
Eu não vou temer 1-2 | Joyce Meyer
Joyce Meyer Ministries Portugues
16,749 views
DEIXE DEUS TOMAR CONTA DE VOCÊ | Camila Barros
1:41:41
DEIXE DEUS TOMAR CONTA DE VOCÊ | Camila Ba...
Camila Barros
472,529 views
Helena Tannure | O QUE TODA MULHER PRECISA DE OUVIR
1:03:58
Helena Tannure | O QUE TODA MULHER PRECISA...
Central da Palavra
37,827 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com