Autoconhecimento e o Espírito imortal - Artur Valadares

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NEPE Paulo de Tarso | Evangelho e Espiritismo
Palestra realizada no dia 15/09/2024 durante o 2º Seminário Espírita de Santa Gertrudes/SP.
Video Transcript:
prezados amigos e amigas uma boa tarde para todos nós que Jesus a todos nos abençoe e nos envolva em sua paz que estejamos sintonizados e conectados com a espiritualidade que aqui se faz presente e que certamente há de nos prover com muitas reflexões e inspirações que se as soubermos aproveitar serão extremamente úteis à nossa Agradeço pelo convite pela oportunidade de estar aqui em Santa Gertrudes mais uma vez revendo tantos amigos corações queridos aqui de nossa região até de regiões um pouquinho mais distantes que aqui se congregam e espero sinceramente retribuir esse carinho na forma de
reflexões que sejam úteis a todos nós para meditarmos sobre o tema que nos foi proposto dentro da temática central da evento girando em torno do autoconhecimento cou noos falar sobre a relação entre o autoconhecimento e o Espírito Imortal ou também esse conhecimento essa apreensão da imortalidade e iniciamos com uma mensagem de Emmanuel que se encontra numa numa obra cujo título já em si muito ilustrativo uma parceria muito valiosa que se deu não só nessa obra mas em outras obras quatro obras uma parceria entre Herculano Pires e Francisco Cândido Xavier vários espíritos traziam mensagens por meio
do Chico e Herculano como irmão Saulo comentava as mensagens que eram trazidas pelo Chico mensagens de Emanuel de André luí então eles fizeram essa parceria nessa obra na era do Espírito cujo nome já em si muito pertinente para os tempos que vivemos também na obra astronautas do além Olha que título interessante diálogo dos vivos e Chico Xavier Pede licença nós vamos encontrar essa parceria no livro na era do espírito que Como já dissemos aqui é um tema muito importante para nós Porque de fato estamos a viver o Limiar dessa era a disrupção digamos assim de
um antigo paradigma muito centrado na matéria e em que a criatura se identificava muito com a matéria nós estamos enfim abordando já os horizontes dessa era do espírito em que a criatura começa de fato a transcender tanto em termos de compreensão quanto em termos de vivência identificando-se como espírito aproximamo-nos aí de tempos de séculos em que os que aqui estamos encarnados não mais estaremos tão detidos nos horizontes por materiais e no capítulo 17 dessa obra nós vamos encontrar uma mensagem deano chamada Progresso e Vida em que ele vai nos dizer o seguinte aquele que vislumbrasse
ou projetasse o seu olhar alguns decênios para trás meio século um século certamente se espantaria com a velocidade do Progresso que vem transformando cenário terrestre sobretudo do ponto de vista material há 50 anos atrás nós não teríamos não tínhamos os smartphones que nos permitem hoje gravar transmitir uma palestra torná-la acessível a todas as partes do Globo nós não teríamos não tínhamos a internet mesmo os recursos de comunicação eram ainda muito limitados tínhamos já o rádio primórdios da televisão mas ainda muito limitados nessas possibilidades de de informação mesmo de locomoção hoje toma-se um avião aqui em
algumas poucas horas você está literalmente do outro lado do Globo então é impressionante espaos a velocidade com que os cenários terrestres o progresso material vem se efetuando no entanto nesse mundo marcado por arranha céus por tantos engenhos e conquistas do humano vemos ainda Profundas contradições digamos lacunas ainda a serem preenchidas em especial no que diz respeito ao Progresso moral que deverá que deverá acompanhar esse Progresso material então emu ele começa a listar para nós algumas dessas contradições e veremos que elas TM tudo a ver com essa reflexão em torno do espírito doel é o capital
da compreensão do espírito na mudança da humanidade terrestre inclusive de suas ciências de seu modo de pensar e ver conceber a vida e o papel que isso terá na preparação do mundo novo que esperamos do mundo regenerado sobre o qual os espíritos tantas vezes nos falaram nas obras de Kardec ou nas obras subsidiárias então ele diz assim nesse mundo marcado por tanto Progresso material vamos ver as tantas formas de comunicação por exemplo a televisão a internet que nos permitem estarem informados de ocorrências que se dão em outras partes do mundo bem distantes de nós mas
em tempo real então recebemos esse tipo de informações por outro lado diz ele a imensa maioria das criaturas não tem ainda autoconhecimento suficiente para analisar-se de de modo construtivo ou seja somos bombardeados com uma série um volume gigantesco de informações que não encontra qualquer comparação com alguém que por exemplo vivesse na idade média o que um espírito encarnado hoje acessa de informação até os 10 15 anos um indivíduo na Idade Média não acessava num Encarnação inteira a gente acessa esse volume gigantesco de informações e no no entanto no que des respeita a nós próprios Muitas
vezes somos aqueles que nos ignoramos profundamente contrastes desse tempo que vivemos ele acrescenta inventamos os computadores que fazem verdadeiros prodígios em termos de informação e de cálculo e aqui falando como Engenheiro eu me impressionava com as possibilidades de cálculo que os computadores nos trouxeram por exemplo simular gente um escoamento da água num cano É a coisa uma das coisas mais difíceis que você pode pensar em fazer e era praticamente inviável à mão só os computadores nos propiciaram isso fazer uma simulação do escoamento de um fluido entendendo as relações entre cada partícula num fluido relações essas
que são muito distintas das relações de uma partícula num material sólido Então você tem muito mais graus de liberdade portanto os cálculos se tornam muito mais complexos só quem nos possibilitou isso foram os computadores Estamos chegando agora num num outro Limiar que é a computação quântica que vai nos propiciar coisas que por H sequer podemos conceber mas tudo isso evolução tecnológica só que nos acrescenta emano mesmo com tudo isso a imensa maioria das criaturas conhece bem pouco das engrenagens perfeitas pelas quais se expressam as leis de causa e efeito que nos presidem Os destinos Então
temos os computadores temos esses cálculos tão elaborados mas muitas das vezes aqueles mesmos que estiveram por detrás desse avanço desse Engenho tão fascinante desconhecem quase que totalmente a lei de causa e efeito que lhes Preside Os destinos contrastes manejamos manipulamos prossegue Emmanuel a energia nuclear e no entanto ainda não alcançamos toda a extensão dos poderes do Espírito daqueles poderes sobre os quais Jesus Um dia disse a Paulo usa os poderes do Espírito então nós manejamos essa capacidade geradora de imensa energia no entanto ainda desconhecemos o maior dínamo da criação que é o ser que é
o espírito fazemos viagens espaciais aplicando os princípios da astronáutica no entanto somos compelidos a aulas de relacionamento humano a fim de que nos harmonizem com os nossos vizinhos ou com aqueles que pensam diferente de nós então a gente tá pensando em chegar em Marte e não dá conta de conviver com o vizinho com a pessoa dentro de casa com aquele que tem uma perspectiva diferente contrastes desse mundo onde falta justamente e é aí onde queremos chegar a apreensão desse elemento Central o espírito ou o que somos para que essa pecinha fundamental Abra para nós toda
uma nova perspectiva sobre a vida como um todo ele ainda continua dizendo vacinamos noos contra a poliomelite ou outras doenças e enfermidades no entanto ainda não aprendemos a nos imunizar contra os perigos do ódio e do ressentimento do desespero e da discórdia então desenvolvemos vacinas aí do covid outras tantas mas a vacina contra o egoísmo contra a vaidade que são males que geram dores e aflições muito mais amplas para umidade porque não atinge só o corpo atinge Sobretudo o ser o espírito contra esses temos tido ainda dificuldade em nos imunizar e ele conclui essas comparações
suas dizendo serve-se o homem dos recursos da terra do mar do ar então nós nos servimos desses recursos para a nossa indústria para os nossos feitos no entanto não sabemos manejar ainda senão muito imperfeitamente os valores da Alma então é fascinante essa abordagem de Emanuel como quem consegue num Panorama numa visão panorâmica apresentar-nos ainda as as contradições de nosso tempo desse tempo que vive No Limiar da era do Espírito ajudando-nos portanto a identificar Onde estão os pontos principais a serem trabalhados Se quisermos de fato adentrar essa nova era enquanto indivíduos mais conscientes de si de
sua natureza origem e destinação mas também enquanto humanidade terrestre mais desperta para a grandeza de seus destinos tudo isso todas essas contradições como nós vemos aqui vão girar em torno da ausência do devido conhecimento de si do ser do espírito e daquilo que lhe diga a respeito portanto a moralidade o mundo espiritual as finalidades maiores e transcendentes da vida para além simplesmente dos limites do sensorial então nós voltamos o foco e esse deverá ser o foco da humanidade daqui para frente não é por outro motivo que a voz dos Imortais se fez ecoar para que
a humanidade aprenda então a voltar o foco para o estudo de si da sua natureza para o estudo do Espírito Em suas imensas possibilidades na imortalidade que lhe está reservada que lhe é atributo ofertado pelo criador então nós só conseguiremos solucionar essas contradições esses entraves que nos impedem de avançar para essa era do Espírito se voltarmos ao mesmo Ponto chave fundamental que diz respeito ao estudo de nós próprios ao estudo do espírito e é exatamente por isso que Allan Kardec compreendendo muito bem o que era a essência da doutrina espírita ou do Espiritismo Isto é
o culto o estudo a a depreensão ou a apreensão melhor dizendo de tudo que tia respeito ao Espírito compreendendo muito bem essa Essência essa Essência naquele que foi o seu principal laboratório de composição da doutrina espírita na Revista Espírita ele vai nos trazer lá no primeiro número Janeiro de 1858 na introdução que ele faz da Revista Espírita ele vai falar assim olha não se chamará obra somente Revista Espírita nós vamos acrescentar aqui um subtítulo que é extremamente importante porque ele diz respeito à essência a fundamento maior de todo o empreendimento que nós estamos iniciando com
as obras básicas do Espiritismo com esse grande laboratório que seria a Revista Espírita nós vamos chamá-lo também esse periódico de jornal de estudos psicológicos isso é fascinante né porque isso é antes digamos do nascimento da consolidação da própria psicologia Kardec vai lá na filosofia grega vai lá num termo grego que que significa literalmente respiração sopro alento mas que dentro do contexto da filosofia foi sendo associado e tinha essa conotação portanto de vida de espírito de mente de alma lembrando o simbolismo que já tínhamos lá nas escrituras O sopro de Deus nas narinas de Adão claro
uma simbologia o alento da vida a alma O sopro a psiquê a palavra psiquê significa isso então Kardec se propõe naquele laboratório de que se serviria e que tantos tesouros nos legou a nós espíritas embora infelizmente tantas vezes desconhecido que é a Revista Espírita ele se propõe a fazer um jornal de estudos psicológicos Para quê Para que compreendêssemos a psiquê o ser a alma o espírito Porque a partir dessa compreensão do Espírito Imortal todos os outros elementos vão se encaix vão decorrendo disso é o que entendia Kardec é o que ele aprendeu com o próprio
Santo Agostinho que orientou Olha o caminho mais efetivo de progresso de fato para seres e coletividades é o estudo da psiquê da alma do ser de si próprio ou o autoconhecimento jornal de estudos psicológicos e tão interessante pensarmos nisso né Porque nas ciências do mundo de hoje nós aquelas que trabalham dentro da linha da psique que vão estudar a psique humana e é interessante notar que temos abordagens que vão estudar a psique humana mas que não acreditam na alma abordagens materialistas em torno da psique humana é mais ou menos estudar matemática sem número né Vamos
estudar matemática sem número ou português sem o alfabeto tá aí um dos paradigmas fundamentais a serem renovados para o qual espiritismo vem trazer um valiosíssimo contributo a partir do momento em que os estudos da psiquê se abrirem de fato a realidade da Alma ser pré-existente ser sobrevivente com tudo que isso envolve imagina o quanto não vai se abrir de horizontes paraa compreensão da psiquia humana quantos naquela ciência que estuda a vida a Biologia o farão sem considerar a vida para além do que pode ser medido apenas do que é sensorial Então qual recorte da vida
que se tem Senão um recorte tão Estreito imagina o dia que as ciências biológicas que estudam a vida não considerarem simplesmente a vida do corpo mas também a vida da psiquê Como já vemos lá na obra de André Luiz todas as conexões que um dia serão alcançadas que cada vez mais a ciência vai alcançando no livro evolução em Dois Mundos a evolução que se dá por meio dessa interação entre os dois mundos espírito e matéria dois dos elementos primordiais da Trindade universal interagindo para que a evolução o progresso se dê então percebe a importância do
momento que nós estamos vivendo e e o alcance que Kardec teve em colocar ali jornal de estudos psicológicos ali ele dá uma pista Olha nós não conseguiremos alcançar um outro patamar enquanto esse elemento fundamental da psiquê da alma do Espírito não foi for devidamente compreendido e não for então uma chave que abre muitas janelas e muitas portas para todas as ciências humanas Kardec na introdução de O Livro dos Espíritos assim definirá a doutrina espírita uma ciência do infinito porque ela tangencia todas as áreas da Medicina a Biologia a psiquê a filosofia a educação tudo ganha
um novo patamar de apreensão e compreensão a partir do momento que você considera o espírito Imortal no seu processo de conhecimento e desenvolvimento no transcurso de séculos incontáveis e em falando então de jornal de estudos psicológicos essa compreensão de Kardec do quão fundamental é esse ponto o estudo A análise o aprofundamento na realidade do ser nós nos voltamos à aquela figura Ou aquele espírito que talvez tenha mais destacado isso dentro da doutrina espírita talvez até tenha inspirado Kardec a trazer essa abordagem ele que foi conhecido quando esteve encarnado pelos escritos que deixou considerado ainda hoje
um dos maiores filósofos que já existiu ele foi conhecido por ser uma espécie de precursor da Psicologia muitos séculos antes até mesmo da própria doutrina espírita ou da Psicologia como a temos no mundo hoje ele que foi foi um dos chamados pais da igreja que é a figura de Santa Agostinho aquele que na conhecidíssima talvez a mais conhecida das questões de Livro dos Espíritos trouxe-nos aquela forma que não é dele propriamente que ele diz ser de um sábio da antiguidade porque até hoje é disputada a autoria dessa frase estava escrita lá no oráculo Mas quem
que escreveu algum dos sábios lá do da antiguidade então ele fala um sábio da antiguidade para não gerar polêmica se foi de thal se foi de um sábio da antiguidade ja Volo disse não foi de Sócrates também embora Sócrates tenha se servido muito desse espírito na sua maiêutica né o parto do conhecimento ele serviu-se muito desse espírito do conhece-te a ti mesmo então nós voltamos a Santo Agostinho a questão dele é muito rica lá principalmente né 919 a quando ele traz aquela orientação mais pragmática de como fazer esse processo de autoconhecimento mas aqui nós gostaríamos
de voltar ainda mais no tempo aos seus próprios escritos quando esteve encarnado porque a obra de Agostin é fascinante embora desafiadora em muitos aspectos e claro nós não teríamos a pretensão aqui de tentar apresentá-la porque é uma obra muito vasta né é uma obra gigantesca e moldou muito do próprio pensamento do ocidente do pensamento cristão ele que fez uma uma junção ali meio que inédita ao seu tempo do pensamento Cristão com a filosofia grega principalmente platônica mas quando a gente vai lendo a obra de Agostinho a gente vai percebendo que fundamentalmente ela gira em torno
do autoconhecimento e ela vai ter alguns Pilares interessantes como ele entendia o autoconhecimento então alguns adores né alguns estudiosos vão dizer assim que a gente pode tentar sintetizar a proposta de Santo Agostinho por exemplo no binômio conhecer-me e conhecer-te e aqui o t maiúsculo ou seja o fundamento da evolução da compreensão da própria mensagem do Cristo passa por conhecer-me e conhecer-te t maiúsculo Deus verdade leis de divinas Então esse binômio ele está sempre trabalhando em conjunto à medida que eu me empenho em conhecer-te conhecer a Deus isso projeta luz sobre o conhecer-me conhecer a mim
próprio a eu próprio a mim mesmo melhor dizendo E nesse esforço por conhecer a mim mesmo eu vou ganhando novas perspectivas novos recursos para conhecer melhor a Deus e a sua obra então Santo Agostinho compreende que sim o que nós alcançamos lá fora por exemplo a observância da Harmonia do Cosmos nos ajuda a nos aproximarmos de Deus a compreendermos melhor o criador isso de alguma maneira projeta luz sobre o conhecimento de nós mesmos então o conhecimento exterior tem alguma função mas o principal caminho de apreensão da Verdade é no interior é No íntimo da criatura
isso é interessante porque depois nós vamos ter um grande filósofo Espírita que nos trouxe Exatamente isso numa obra que eu reputo assim uma das mais belas da doutrina espírita chamada o grande Enigma de Leon Dani porque o título já diz né o grande Enigma Então como alcançar o grande Enigma que é Deus a sua criação as suas leis e ali Leon vai trabalhar essas duas frentes eu posso tanto apreendê-lo pelo estudo da sua obra então quando eu olho a natureza quando eu vejo a perfeição das leis a harmonia do Cosmos eu estou alcançando algo de
Deus mas eu também preciso das vias interiores Eu também preciso passar pelas vias interiores identificando que Deus também estará em mim Deus é ao mesmo tempo transcendente e imanente como diz a a filosofia né nas suas abordagens Santo Agostinho inclusive então conhecer-me e conhecer-te a busca por conhecer a Deus ilumina a busca por me conhecer o esforço Por Me Conhecer abre campo para uma melhor compreensão de Deus naturalmente que aqui Santo Agostinho está muito influenciado pelo pensamento por exemplo daquele que foi uma grande referência para ele o apóstolo Paulo Paulo já trazia essa visão da
interioridade não sabeis que vós sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em Vós ou quando ele falava na epístola aos Coríntios e é bonito Porque várias vezes Santa custi vai recorrer a trechos de Paulo né Versículo 12 Capítulo 13 Primeira epístola aos Coríntios aquela sobre a caridade mas lá no finalzinho Paulo diz assim por hora conhecemos em espelho eem Enigma mas um dia conheceremos Face a Face então no início a gente vai fazendo um estudo de Deus refletido eu estudo ele pela obra eu estudo ele pelos atributos mas Chegará um
dia principalmente no plano da comunhão íntima que eu verei Face a Face então é bonito ver essa cadeia de influências que chega até nós no espiritismo que vai resgatar essa importância do conhecimento próprio do ser para que então Se liberte e se Abra para os horizontes da vida e do Progresso isso começa lá atrás com o próprio mestre por Óbvio passa por Paulo chega em Agostinho e Agostinho depois volta em espírito para introjetar essa compreensão na doutrina espírita Mas mesmo Paulo havia aprendido isso com outro além de Jesus recordamos noos aqui da orientação que ele
recebe de gamaliel quando ele está indo pro asis de Dan gamaliel fala assim para ele Paulo ainda Saulo a época eu descobri que estudar o Evangelho é descobrir um novo país cuja grandeza se perde no infinito da alma em outras palavras Paulo estudar a verdade nas palavras do Cristo conduz-nos a uma busca da verdade nessa imensidão de nós mesmos ver Deus refletido nas palavras do Cristo nos impele a buscá-lo Vivo e presente dentro de nós mesmos nesse grande país nesse infinito país ainda desconhecido Então percebamos como que há uma cadeia gamaliel mold do pensamento de
Paulo Paulo molda o pensamento de Agustinho Agustinho vem molda o pensamento Espírita influenciando Kardec a todos nós ajudando-nos a entender o que é esse processo Então temos esse binômio sempre operando conhecer-me conhecer-te o que eu vejo lá fora acende luzes para o estudo aqui dentro isso faz-me Recordar aquela fala muito interessante de Jesus no evangelho para Pedro que geralmente é entendida com uma outra conotação bem distinta quando Jesus tá falando ali né de entregar as chaves para Pedro isso geralmente interpretado como fazendo referência à igreja ele fala assim o que ligares na terra será ligado
no céu e se a gente pensar terra como o cenário que está ao redor de mim e céu como o que está dentro de mim o que eu estudo lá fora acende uma luz para o estudo aqui dentro o que ligares na terra será ligado no céu eu estudo o evangelho lá fora a luz da doutrina espírita ele liga alguma coisa dentro do céu de mim mesmo da minha consciência acende uma luz nessa jornada dentro de mim então é esse binômio conhecer-me e conhecer-te e outra coisa que está muito presente em Santo Agostinho por conta
disso mesmo é a verdade a busca da verdade impele-nos a interiorização assim como é na interiorização que nós chegaremos mais propriamente à verdade se a gente puder traduzir alguns dos pilares do pensamento Agostiniano é isso o estudo da Verdade lá fora impele-nos a interiorização e o esforço de interiorização abre-nos mais horizontes ainda para acessarmos a verdade então nos recordamos aqui de algumas frases muito belas né de Santo Agostinho quando ele fala ó beleza tão Rara tarde te amei tu estavas dentro mas eu estava fora a criatura fora de si mesma a criatura que se que
não se conhece a criatura que se ignora é a criatura que vive fora de si mesmo que ainda não começou a grande jornada por devassar e descobrir esse país cuja grandeza se perde no infinito da Alma então assim Santo Agostinho vai trabalhando a ideia do que seja o autoconhecimento a apreensão do Evangelho da Verdade nas palavras do Cristo impele necessariamente impulsiona a alma uma busca dentro de si por essa presença e por essa comunhão uma verdade que leva a interioridade é nessa interioridade que ela se descobre que ela se liberta que ela vê o que
nela ainda destoa da proposta da referência e que ela então consegue se ajustar buscando aquilo também que ela passa a aprender em relação ao seu futuro em relação ao que ela está destinada a ser então recorda-me de uma outra frase de Agostinho que é muito bonita quando ele fala assim né conhecer-te ó conhecedor de mim conhecer-te ó conhecedor de mim tal qual Sou conhecido por ti Olha a meta conhecer-te ó conhecedor de mim tal qual Sou conhecido por ti então o que que Agostinho tá querendo dizer o autoconhecimento não é só uma apreensão própria de
mim mesmo o quanto eu consigo alcançar de mim não é só uma apreensão do meu estado atual há uma outra dimensão no autoconhecimento que é conhecer-me como Deus me conhece ou seja aquilo que eu por mim mesmo somente não conseguiria ainda alcançar ou seja o autoconhecimento a luz do pensamento de Agostinho não é só conhecer o que eu fiz de mim até aqui a minha atual versão minhas imperfeições minhas limitações as minhas questões isso é parte do autoconhecimento digamos alo que diga respeito mais ao nosso pretérito e ao nosso presente mas uma há uma parcela
fundamental do autoconhecimento que é aquela que diz respeito ao nosso futuro conhecer o que eu ainda não sou estou destinado a ser o que Deus sabe que eu serei o projeto de Deus para cada ser que eu ainda não sou mas estou destinado a ser partir do momento que eu consigo apreender isso isso serve de combustível isso traz ao Espírito uma força incalculável para suas realizações e transformações porque não é mais até onde ele foi é um universo que se abre do que ele pode e será isso inunda o espírito de esperança isso inunda o
espírito de motivos de porquês de estímulos porque o que fizemos de nós até aqui não é algo assim tão belo de se ver mas o que o nós seremos um dia é magnífico de se conhecer então Kardec conseguiu pegar essa essência e por isso um dos temas principais sobre os quais ele vai falar e ele vai falar principalmente do Poder moralizador Desse tema é vida futura tem um texto de Kardec que tá no livro obas póstumas chamado vida futura que é excepcional que inclusive foi inserido na revista eh na Revista Espírita de acho que novembro
de 1869 portanto Kardec já tinha partido aí os novos eh ores da revista inserem esse texto que encontraram lá nas anotações de Kardec também foi inserido no livro obras póstumas e ali Kardec com o raciocínio mais límpido claro lógico possível vai falando desse imenso poder moralizador que o conhecimento do que nos espera tem sobre nós sobre o Espírito não só o que nos espera em termos exteriores as esferas soim né a as dimensões outras os horizontes tão sublimes que nos aguardam aí em planetas mais desenvolvidos enfim nas muitas instâncias nas muitas moradas da casa do
pai isso também mas principalmente o que o espírito pode ser a gente poder contemplar o que o espírito pode ser E será um dia nós seremos um dia tem um poder enorme sobre a moralização do ser porque ajuda-o a mudar o foco dos seus interesses das suas prioridades das suas metas dos seus valores é o que os espíritos vão dizer para Kardec por exemplo questão 914 Kardec fala assim olha o egoísmo parece uma coisa arraigada demais pra gente conseguir vencê-lo né Um dia a gente chegará a conseguir vencê-lo e os espíritos falam sim à medida
que o homem se instrui Acerca das coisas espirituais menos valor ele dá as coisas materiais que que eles estão falando quanto mais ele conhece o que ele está destinado a ser ou seja quanto mais ele acessa essa parte do autoconhecimento que não é sobre o que ele já é ou fez de si Mas o que ele ainda vai ser quanto mais ele conhece o que está em potencial em si menos valor ele dá para o que é efêmero e transitório e mais ele se conecta com esses Horizontes tão belos que acenam para ele então se
a gente vai ao início do livro A Gênese Capítulo 1 caráter da Revelação Espírita nós temos ali o item 37 desse livro A Gênese em que ele vai dizer assim Kardec tirai do homem o espírito livre independente sobrevivente à matéria e fareis dele uma simples máquina organizada sem finalidade nem responsabilidade sem outro freio além da Lei civil e própria a ser explorada como animal inteligente em outras palavras se você cortar da criatura essa compreensão de que ela não é um corpo de que ela não é uma personalidade de que na verdade ela é um espírito
com imensos potenciais a realizar e a desenvolver se você tirar isso dela parcela do conhecimento dela própria são imensas as chances dela ser simplesmente um autômato na vida ao sabor de suas paixões regida assim muito limitadamente pelas leis civis a gente vê quando Às vezes tem né Há alguns anos teve lá uma greve da polícia aí você vê o ser humano se entregando de fato ao que ele é por hora e ao que ele busca porque as leis civis seguram assim a muito custo o ímpeto da animalidade mas por quê Porque esses seres não acessaram
ainda de todo essa parcela do autoconhecimento o que você está destinado a ser o que há de potência enorme em você potencial melhor a ser convertido em potência então o Kardec Olha a sutileza do raciocínio de Kardec refletindo muito do pensamento Agostiniano mostrando que a comunhão Ali inspirativa era muito profunda se você tira que que é um dos grandes problemas da humanidade hoje que vive mergulhada nesse materialismo ausência da devida compreensão e introjeção disso Tu és um espírito com possibilidades riquezas faculdades imensamente maiores do que simplesmente O que buscas aqui nesse mundo a descobrir felicidade
Sensações muito mais duradouras profundas e do que simplesmente gosos materiais rasteiros se você tira isso o que que acontece com a criatura ela se entrega a animalidade a vivência plena do materialismo como diria Paulo há muito tempo se não há ressurreição dos mortos comamos e bebamos porque morremos amanhã é a consequência natural do Horizonte que a criatura tem se você tira a realidade espiritual dela se você apriva de acessar a sua natureza espiritual a consequência natural em geral é o materialismo e entrega as paixões nada esperando depois da morte nada obsta A que aumente os
go os gozos do presente se sofre só tem a perspectiva do desespero e o nada como Refúgio Então as consequências lógicas do materialismo da ignorância quanto a sua natureza da ausência dessa parcela fundamental do autoconhecimento você é um espírito você mais do que você fez de você até aqui você está destinado a ser algo muito maior com a certeza do Futuro por outro lado com a de encontrar de novo aqueles a quem amou e com o temor de tornar a ver aqueles a quem ofendeu todas as suas ideias mudam o espiritismo ainda que só fizesse
forrar o homem a dúvida relativamente à Vida Futura teria feito mais pelo seu aperfeiçoamento moral do que todas as leis disciplinares que o detém algumas vezes mas que o não transformam em outras palavras simplesmente por dizer a criatura e ajudá-la a conhecer se nesse aspecto você é um espírito a vida prossegue e há consequências Morais o espiritismo faz mais pela transformação do ser do que todas as leis disciplinares que mais buscam punir propri mente do que transformar simplesmente ofertando essa parcela adicional do conhecimento em torno do que nos espera em termos de destinação você não
está destinado ao Pó você não está destinado à mediocridade espiritualmente falando você está destinado às estrelas você está destinado a imensas possibilidades do Espírito vocês está destinado a ser a parecer e a ser com aquilo ou aquilo que você viu em Jesus Então esse simples eh adendo que o espiritismo Traz esse simples conhecimento em torno do Espírito Imortal é um elemento mais poderoso que quaisquer leis disciplinares no que diz respeito ao Progresso do ser por isso autoconhecimento espírito imal gerando Progresso o conhecimento em torno do Espírito Imortal e dos potenciais que temos é um dos
maiores estímulos ao Progresso algo que Kardec vai desenvolver de maneira complementar naquele texto que nós já citamos o texto sobre a vida futura no livro obras póstumas já quase no final do seu artigo ele diz assim tem de ser para ele a vida futura quando esta não mais se achar perdida nas nebulosidades da abstração e for uma atualidade palpável completamente necessário da vida presente uma das fases da vida geral como os dias são fases da vida corporal então que que Kardec tá dizendo um dos principais contributos do Espiritismo tornar a vida futura palpável Então não
é não é abstração não é especulação não é um cara que sentou no seu gabinete e falou assim vou pensar sobre o que nos espera não são os espíritos que vieram falar o que os espera é isso e mais vieram nos explicar o que Jesus lhes havia apresentado é o futuro que vos espera o Cristo é o futuro você quer saber qual que é a sua destinação Olha Pro cristo essa é a vida que te espera percebe que seo é uma parcela fundamental do autoconhecimento seu Horizonte não se detém no que você consegue Parc alcançar
agora Olha Pro cristo e veja isso é parte de você ainda não realizada mas que será Então você imagina quanto de esperança quanto de estímulo é introjetado no espírito quando ele pensa Puxa vida eu poderei viver isso que eu vi no Cristo isso que me toca isso que emociona isso que me faz Porque como foi dito aqui pelo Gustavo tudo mais que se ergueu contra a mensagem do Cristo hoje é pó e cinza o pedestal dele é cada vez mais luminoso nos séculos Então se Olha Pro cristo as multidões olham Pro cristo e ele as
fascina ele as chama por quê Porque intuitivamente o espírito sabe que aquilo tem a ver com ele intuitivamente sabe embora talvez conscientemente a que aquilo é o que lhe está reservado o espiritismo vem então tornar Esse palpável é isso mesmo nós os que aqui estamos os que avançamos um pouco mais lhes dizemos o Cristo é o futuro Esse é o futuro de cada um de vocês ser cada vez mais como ele a afeição dele que é a mesma coisa que ser cada vez mais a imagem e Semelhança do Criador revelando os potenciais divinos outrora ignorados
em nós mesmos por isso Paulo dizia ele é a imagem do Deus Invisível o que nós não podíamos aprender o Cristo tornou palpável e os espíritos vem tornar ainda mais palpável pela vida futura que nos revelam e pela explicação que nos trazem do que Jesus nos levou então Se pudéssemos dizer qual parcela mais importante de autoconhecimento que o espiritismo nos dá nos impele a ter é de conhecer a nós mesmos tá essa é muito importante mas a mais importante é a dessa parte que ainda não é mas será porque essa é que nos impulsiona porque
se eu só conhecer os meus erros eu mergulho eu mergulho no buraco se eu só olhar pros meus erros se eu só olhar pro que eu sou agora O desânimo toma conta por inteiro mas eu olho pro que sou agora e de repente Olho Pro cristo eu Paulo tem jeito h esperança e não é pouca esperança é infinita a esperança Esse é o seu futuro olha para o Cristo compreenda-o incorporeo e então estarás alcançando a parcela mais essencial do autoconhecimento que é desenvolver em você o que aí está ainda não realizado é a parcela do
Futuro que diz respeito ao autoconhecimento a do passado e a do presente faz parte mas sem a do Futuro por que caminhar se não há um Horizonte melhor mais esperançoso amanhã por tentar vencer a mim mesmo o Cristo é a resposta é isso que Kardec tá dizendo ele prossegue ó quando vir o presente reagir sobre o futuro eh pela força das coisas e sobretudo quando compreender a reação do Futuro sobre o presente Olha que fantástic gente porque sim os espíritos vieram falar conosco para nos falar veja como o presente reage no futuro ah eu fiz
isso isso isso olha como é que eu tô aqui no mundo espiritual tá lá o céu Inferno para nos atestar isso então o presente reagindo sobre o futuro mas Kardec falou o mais importante é o futuro reagindo sobre o presente entende porque Leon den tem uma obra depois da morte para falar do a da morte quando a gente ent Impacto desse futuro alcançado pelo evangelho pela compreensão do Cristo como futuro de todos nós quando a gente entender o impacto moralizador e estimulador disso nós teremos alcançado a essência do autoconhecimento à luz do Espiritismo então quando
em suma verificar que o passado o presente e o futuro se encadeiam por inflexível necessidade como ontem o hoje e o amanhã na vida atual ó então suas ideias porque ele verá na vida futura não só um fim como também um meio um meio de alcançar o que estamos destinados por Deus a ser quando entendemos que o Cristo é a concretude que Deus nos ofertou para que nunca nos faltasse Esperança quant porv por isso Jesus a todos coisas que eu faço vós um dia também as fareis e maiores não um efeito distante essa vida futura
mas atual então igualmente essa crença exercerá sem dúvida e por uma consequência toda natural ação preponderante sobre o estado social e sobre a moralização da humanidade tal o ponto de vista de onde o espiritismo nos faz considerar a vida futura então nós tentamos sintetizar aqui um pouco daquele que na doutrina espírita nos relembrou a importância dessa mácia não avançaremos não progredirem enquanto espíritos e coletividades sem que passemos por essa máxima de Sabedoria da antiguidade que ele enquanto espírito vem nos relembrar mas que quando esteve encarnado dela falou verdade estudo da Verdade nas palavras do Cristo
na natureza que nos cerca a nos conduzir a uma interioridade e na interioridade Em Busca da Verdade o encontro a comunhão com Deus e a descoberta da nossa destinação dos imensos potenciais que hão de nos elevar a outros páramos autoconhecimento e espírito mortal o conhecimento da realidade mortal do espírito e do imenso potencial que o agora imortalidade é a chave mais efetiva diria Santo Agostinho do Progresso efetivo do ser por isso lembremo-nos dessa sua frase que creio é para nós muito poética e profunda em tudo que nos diz conhecer-te ó conhecedor de mim tal qual
sou por ti conhecido ou como Paulo nos disse e um dia assim será por hora vemos em espelho e Enigma mas um dia veremos Face a Face e na face do Cristo haveremos de desde já contemplar a grandeza da face Divina da destinação Sublime Divina que a todos nos aguarda que por meio dele portanto avancemos em direção a Deus tomando posse da herança que a todos nos está reservada no infinito da a todos vocês muita luz e muita paz seja o Cristo sempre a luz de nossos passos
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