E não importa se você é vendedora ou correspondente, você com certeza já viveu a sensação de ligar para um cliente, fazer uma oferta e ele te dizer não. E com certeza, lá no fundo, no fundo, se você conhece bem o crédito consignado, você ficou frustrado, porque você sabe o quanto aquele produto poderia ajudar aquele cliente. Você conseguiria explicar para ele se ele tivesse pelo menos a oportunidade de falar.
Se você já sentiu essa sensação, continua aqui com a gente que eu vou te falar, só é a solução para o seu problema. Olá! Sejam muito bem vindos da escola do crédito!
Hoje eu tô muito feliz, porque eu vou te contar um dos meus principais aprendizados no crédito consignado, uma das coisas que mais transformou a minha operação. Assim como a gente falou lá no começo do vídeo, eu já vivi muito a sensação de ligar para o cliente, o cliente não me dá oportunidade de falar. Então, a gente descobriu uma metodologia chamada a receita previsível e, nessa metodologia, ele fala sobre a importância de você dividir o processo de venda, né?
Ao invés de você ir lá e fazer uma oferta de venda direto, você pode ir fazendo isso em doses homeopáticas. Eu vou explicar esse processo utilizando como base um vendedor de sapato, por exemplo. Você com certeza já viveu a situação de você tá lá, linda, andando pelo shopping, passou perto de uma loja, um vendedor chegou em você e te abordou, falando para te ajudar.
Vem aqui, nem comprar a tal. Isso não. Eu não quero.
E é muito confortável para você falar não e sair, né? Assim como é muito confortável para o cliente que recebeu uma ligação. Oi, dona Maria!
Tem 10 mil aqui, você quer? Ela fala não, não quero. Tchau.
É muito confortável para ela falar isso, né? E aí eu pensei, e se a gente mudasse essa abordagem, né? Isso é, ao invés de eu ligar fazendo uma oferta direta, se eu fizesse uma oferta mais sutil que fosse mais fácil para esse cliente aceitar.
E foi aí que tudo se transformou. A gente começou a utilizar um script inicial como oferta de consultoria, onde, ao invés de ligar para aquele cliente fazendo uma oferta direta, eu ligo dizendo que nós temos excelentes condições de taxa e que, por conta disso, eu poderia talvez reduzir o valor da parcela daquele cliente, ou até mesmo liberar o recurso mantendo o mesmo valor de parcela. E nisso, eu pego esse e se ele falar não, mas eu não quero agora, eu falo: nossa, mas como assim?
Você não tem interesse em reduzir o seu valor de parcela? Nossa, imagina só se eu consegui, digamos que eu consigo a reduzir sei lá R$60 na sua parcela que ainda faltam X parcelas. Eu conseguiria te ajudar a economizar X.
Você tem certeza que você tá dizendo para mim que você não tem interesse em ter essa economia? Ou: nossa, mas eu tô te falando aqui que eu consigo, às vezes, te liberar 2, 3 mil reais sem que você pague nada a mais, você não vai ter uma nova parcela. Você tem certeza que não tem nenhum cheque especial, nenhum crédito aí que tá que pode te ajudar, sei lá, qual é o limite no seu cartão, esse tipo de coisa?
E, se eu sempre finalizo dizendo: não, hora é só uma simulação, sem compromisso, é rapidinho, só vou verificar as possibilidades. E já fica tudo mais simples, mais fácil para esse cliente dizer não. Tudo bem, vai pode ver para mim?
A Elisa tá me dando uma autorização para que eu vá e verifique as possibilidades dele. Então, quando eu ligar qual oferta ele vai estar ali atento, disposto a me ouvir, né? Não fui eu que lá fui impondo nele uma oferta que ele nem queria saber, né?
Então é mais sutil para ele aceitar uma simulação do que ele aceitar uma oferta. E, ao mesmo tempo que ele aceita uma simulação e que eu ligo para ele faça as novas informações de possibilidades, com toda aquela atenção, a minha ligação, ela fica muito mais marcada, entende? Ele é muito diferenciado em relação a todas aquelas ligações que aquele cliente recebe com frequência.
Entendi? Então é aí que tá a grande diferença desse processo, sem falar de vários outros benefícios que você tem quando você faz esse processo. Obviamente que você também pode utilizar a tecnologia para te ajudar nessa questão, onde, ao invés de você ter vendedores que buscam esse interesse prévio desse seu cliente, você pode utilizar SMS, Facebook, automações, robôs, e etc.
Mas, se hoje você tem lá com time de vendas ligando para o meio, ali com aquela dificuldade no fechamento, fazer esse pequeno ajuste no escrito já vai fazer toda a diferença. Se você se interessou por essa metodologia e quer saber mais sobre esse escrito, sobre como que eu posso fazer o passo a passo para utilizar ele na minha operação, tudo isso você encontra no nosso treinamento Vendedor Faixa Preta, tá bom? Então só com isso você com certeza já consegue lá e ajustar na sua operação.
Mas se você quiser detalhes, além de vários gatilhos mentais, quebra de objeções, questões em relação a fidelização e também um treinamento completo para formar-se os nossos colaboradores do nosso treinamento Vendedor Faixa Preta, você vai conseguir ter tudo isso. Eu espero que você tenha gostado, espero que isso faça grande diferença para você, que se você tiver interesse, se junte lá no nosso treinamento. E da fábrica, tá bom?
Um super beijo e até lá.