e o indivíduo humano precisa ser educado para se tornar plenamente humano portanto a educação falha de educação é legalizada se a educação não acontece em alguma das suas dimensões desse indivíduo tá sendo do seriado e E aí E aí E aí E qual é que você não tive né então ele nasceu em Moscou no 903 e faleceu também não ficou nossa 79 e ele começou a carreira dele estudando um curso na verdade voltado para ciências humanas e sociais na década de 1920 e ele fez essa formação Inicial né e depois então passou a desenvolver pesquisas
né nas Campos da psicologia e se abrigou com outro pesquisador então formaram um time de pesquisadores para começar a estudar o programa desenvolvimento da criança tudo eram áreas novas né que não estavam ainda muito estudados e aí ele se aproximou Então desse grupo que era liderado pelo bigode e informaram então eu chamo de troika né três três grandes pesquisadores aí Oi Lurdes e não thieves estamos fizeram o trabalho em conjunto até a década de 1930 mais ou menos trabalhar em conjunto depois de gótico faleceu né e o não Tiago Então passou a trabalhar na universidade
de Moscou de ser final do departamento de Psicologia ele foi um pesquisador muito de laboratório assim apresentador muito de investigados fatos né E ao mesmo tempo ele escreveu uma obra com elementos bastante filosófico então ele certa forma tentou ligar essas duas questões G1 E aí bom então de modo geral na última da Psicologia histórico-cultural né que o que o negócio que inaugurou e ele é uma série então foi um dos grandes desenvolvedores da Psicologia ela defende que o psiquismo humano né desenvolvimento de uma criança por exemplo ele é muito determinado pelo processo educativo porque ele
se dá no contexto cultural a isso afeta essencialmente o desenvolvimento da criança por aí a gente a aproximação muito grande com educação porque eles sempre defenderam por exemplo né que um dos elementos centrais do desenvolvimento da Criança é o aprendizado do conhecimento já existente do conhecimento já elaborado a criança se apropriar daquilo que a humanidade desenvolveu ao longo da história para Que ela possa se desenvolver plenamente como ser humano e por isso né Eles foram também muito ligados à questão da Psicologia Educacional na que chegaram até a numa certa em certo momento a criar e
do cunhado da Psicologia voltada especialmente para essa parte do que seria hoje a psicologia escolar E aí e enfim é uma obra aqui aborda fundamentalmente a questão de como ser humano se desenvolve no contexto da cultura que é o elemento central da preocupação né da chamada psicologia histórico-cultural que o bigode que inaugurou a pensar o ser humano como ser humano que se desenvolve na relação social na relação com com outros seres humanos e portanto no contexto de uma determinada cultura e em toda a discussão deles é que esse desenvolvimento cultural afeta opera e dirige o
próprio envolvimento ideológico então o ser humano não é determinado essencialmente pela sua herança biológica Mas a nossa atividade cultural o nosso Desenvolvimento Social histórico e a vida de cada um desenvolvimento Educacional altera o próprio processo oxic lá e faz com que os determinantes biológicos não tenham tanta importância contém por exemplo entre os animais quando se fala do leontiev muitas vezes se associa com essa ideia da teoria da atividade né que que é específico ao meu ver da teoria durante have a ideia de que a atividade humana é sempre mediada socialmente culturalmente então a sociedade tá
sempre mediando atividades indivíduo e dirigindo essa atividade tão um dos conselhos durante ela identificou foi conselho de atividade dominante a atividade principal é uma ideia de que em cada fase do desenvolvimento da criança existe uma atividade que é determinante para o desenvolvimento dela e portanto você olhada vamos assim com mais atenção então no caso por exemplo né que a gente trabalha mais que crianças de idade pré-escolar né crianças do processo de escolaridade aí dos anos iniciais do ensino fundamental é por causa de educação infantil na o Hospital da Criança a brincadeira de papéis que é
o famoso faz-de-conta a criança brincar brincar de faz de conta então quando a criança brinca de faz de conta ela tá fazendo o que ela tá é se apropriando da herança cultural da humanidade através daquela brincadeira e aí no dia em que então a criança se desenvolve né ela vai formando novos tipos de atividade então no caso da criança na Educação Ensino Fundamental atividade principal já não é mais o brincadeira não é mais do faz-de-conta é o estudo e aí Ele trouxe um outro conceito né eu conceito de motivo toda atividade ela é gerada a
partir de um conjunto de motivos e tem um motivo que é o determinante que faz com que aquela atividade aconteça ou não E aí ele falou de dois tipos de motivo os motivos e compreendidos que você sabe que são são coisas necessárias e os motivos eficazes o que realmente faz a criança ou adulto agir isso tem uma importância do condição pedagógico por conta da questão da disciplina na escola e na sala de aula e e ele foi trazendo Então essa ideia de que o educador não tem um papel portanto fundamental aí no desenvolvimento da criança
de criar né motivos esse caso mas também explicar para criança o motivo para que a criança entenda por que que ela precisa fazer é leve a desenvolver um outro conceito que eu acho importante que é o de neoformações ele provou experimentalmente que que o cérebro humano tem uma plasticidade e que ao longo da vida né através das atividades que a gente vai desenvolvendo Mas vamos modificando o nosso cérebro a gente vai produzindo novas estruturas que ele chamou de órgãos funcionais então por exemplo né a criança não sabe lê em certo momento que ela aprende a
ler Altera a configuração do cérebro dela para você cria uma nova estrutura que é um órgão específico da Leitura que não existe antes que é formado pela combinação de diferentes áreas do cérebro taças neoformações são produzidos pelo processo educativo aqui no Brasil eu vejo que a gente tem duas versões duas correntes que tenta extrair consequências dessa teoria para a prática pedagógica na para o trabalho do professor em sala de aula uma é que tenta fazer isso de uma forma mais direta então tem autores que trabalham nessa perspectiva de tentar buscar uma relação mais direta entre
o que o autor escreveu e o que são os problemas da sala de aula e aí tem algumas alguns conceitos que foram elaborados mais recentemente baseado na teoria durante é de como o conceito de situação desencadeadora da aprendizagem né que tenta trazer um pouco E durante have de que toda atividade humana né ela tem um motivo para ser feita ela tem uma série de relações que se estabelecem para que o sujeito possa realizar atividade Então é só uma vertente a outra vertente que a cola Eu trabalho na verdade é que tenta fazer uma ligação mais
direta Entre esses autores e e a sala de aula que é através dos estudos da própria pedagogia Então nesse sentido que a a gente entende que a as relações na da Psicologia histórico-cultural durante é lido vigotski do Lúcia com a pedagogia com a sala de aula elas são ser mediados por uma teoria pedagógica E no caso a gente entende o que é pedagogia histórico-crítica é a que mais se aproxima por ter o mesmo fundamento filosófico é qual o fundamento filosófico do biótico durante F né é o materialismo dialético Mas eles procuraram fazer Bom dia baseado
em Marx e a pedagogia histórico-crítica também né então elas partem do mesmo fundamento filosófico né que é uma concepção do ser humano como ser social é como a sociedade como uma sociedade em transformação existe aí o conceito da sociologia por exemplo conceito de classe social que na psicologia não é tão presente mas que por exemplo antialérgico autor contratou muito explicitamente não é muito claramente da ideia de que a classe social afeta né a natureza do psiquismo e e o livro que tem a língua portuguesa talvez em que desenvolve Matilde um pouco mais elaborado É esse
aqui o desenvolvimento do psiquismo mas aqui ele fala desde como os animais né aprendem desde os animais mais simples né até chegar no ser humano o que que diferencia o aprendizado humano o conhecimento humano dos animais ele tem um capítulo aqui em especial que eu recomendo que chamou a minha cultura então ele vai defender Então essa ideia né de que o que caracteriza o desenvolvimento propriamente humano é cultural não é biológico e tem disponível na internet uma tradução do livro dele na que se chama atividade consciência o personalidade é a edição oficial desse livro existe
em inglês e espanhol além do rosto né mas existe uma tradução que circula na internet de domínio público que tem esse livro esse livro interesse eu queria teoria da atividade né atividade mediada entre adjetivadora aparece uma forma pouco mais completa de uma forma um pouco mais detalhada Mas o que o que ele procurou mostrar é que muitas características que as pessoas consideram que são próprios do ser humanos não são inatas são produtos da educação e da educação escolar em particular então é o que ele procura mostrar também aqui numa sociedade dividida em classes Isso é
distribuído uma forma desigual então uma parte importante da sociedade especialmente se todos os mais excluídos os trabalhadores não têm acesso a esse aí esse conhecimento e portanto ficam com um desenvolvimento limitado e uma série de aspecto por isso ele defendeu né a ideia de que a educação seja educação não formal na educação familiar e sobretudo a educação formal da CV e democratizada não deveria ser acessível para todos e com a máxima qualidade possível é E aí E aí E aí [Música]