irmãos amados Que privilégio poder partilhar com vocês nesta manhã a palavra de Deus e eu convido a todos para abrirmos a Bíblia na carta de Paulo a Tito carta de Paulo a tito Capítulo 2 versos 11 a 15 carta de Paulo a tito Capítulo 2 versos de 11 a 15 está escrito porquanto a graça de Deus se manifestou Salvadora a todos os homens educando-o impiedade à Paixões mundanas vivamos no presente século sensata Justa e piedosamente aguardando a Bendita esperança e a manifestação da Glória do nosso grande Deus e salvador Cristo Jesus o qual a si
mesmo se deu por nós Aim de remos de nossa iniquidade ficar para si mesmo um povo exclusivamente seu Zeloso de boas obras diz estas coisas exorta e repreende também com toda a autoridade ninguém te despreze irmãos eu gostaria então de forma objetiva tratar nesta manhã sobre a graça Salvadora de Deus quando a reforma protestante do século X aconteceu a igreja da época estava buscando Salvação em muitos outros caminhos através das obras através de ritos sagrados a igreja havia se apartado da Pureza e simplicidade do Evangelho a igreja estava comercializando o perdão de Pecados deturpando a
mensagem de Cristo e induzindo o povo ao engano e ao erro quando então no dia 31 de outubro de 1517 o monge Agostiniano Martinho Lutero vai fixar nas portas da igreja de vitg na Alemanha as chamadas 95 teses contra as indulgências flagrando esse movimento que certamente é o maior na história da igreja desde o Pentecostes não foi uma inovação foi um retorno não foi busca de novidades foi retornar ao cristianismo apostólico não foi introduzir novas doutrinas ou novidades mas retomar a simplicidade do Santo evangelho de Cristo mostrando a exclusivamente pela graça não pelo merecimento humano
e hoje eu gostaria de tratando deste assunto sol GR sua graça expor aos irmãos esta preciosa passagem escrita pelo Apóstolo Paulo a tito tito está increta quando Paulo saiu da Primeira prisão no interregno Dair para segunda prisão em Roma ele deixou Timóteo em Éfeso e deixou Tito em Creta e Tito recebe esta carta de Paulo e ele a escreveu entre as duas prisões quando também escreveu primeiro Timóteo e esta carta tem uma característica diferente das demais via de regra a a metodologia de Paulo era primeiro dar a doutrina depois fazer aplicação primeiro dar o fundamento
teológico depois aplicar pra ética cristã mas nesta carta ele inverte primeiro ele dá o dever depois ele dá a doutrina essas duas coisas caminham Sempre Juntas na verdade a ética é filha da teologia na verdade você faz aquilo que você crê primeiro tem um fundamento teológico depois vem a prática deste fundamento e aqui agora no texto lido Paulo vai deste fundamento falando sobre a graça Salvadora e eu quero destacar aqui algumas verdades primeira delas é a manifestação da graça notem comigo o verso 11 porque a graça de Deus se manifestou Esta palavra manifestou é uma
das palavras mais ricas do novo testamento é a palavra iia é a manifestação a que é usada por exemplo a segunda vinda de Cristo a epifania e a Graça se manifestou como em Cristo o verbo se fez carne e habitou entre nós cheio de graça a graça é a expressão da própria pessoa e da obra de Cristo seu nascimento sua vida seus ensinos seus Milagres sua morte sua ressurreição a graça tem nome tem endereço a graça é a expressão do próprio Redentor mas aqui quero destacar algumas questões da manifestação dessa graça primeiro a origem da
Graça vejam vocês porquanto a graça de Deus a graça está ancorada na própria pessoa de Deus ela emana do próprio Deus ela sede do próprio Deus Deus é o autor da Graça a fonte da Graça a origem da Graça e esta graça obviamente procedendo de Deus é revelada e manifestada em Cristo mas nota em segundo lugar que não apenas a origem da Graça mas Paulo fala também da natureza da Graça o verso 11 diz porquanto a graça de Deus se manifestou Salvadora em outras palavras Nós não temos outra fonte de salvação a não ser a
graça Salvadora de Deus não há salvação em nenhum outro nome a não ser no nome de Cristo não há outra possibilidade do homem ser salvo a não ser pela graça o apóstolo Paulo é categórico peremptório decisivo em dizer isso pela graça sois salvos mediante a fé e isso não vem de voz é dom de Deus não de obras para que ninguém se glorie amados irmãos O que é a graça como entender a graça eu já usei essa ilustração aqui algumas vezes e vou repeti-la por amor às pessoas que nos visitam nesta manhã eu escutei essa
ilustração em 1978 e foi contada por Nilson Fanini pastor batista quando pregava numa cruzada em Campinas e ele disse o seguinte certo Professor de escola bíblica dominical atendendo crianças muito carentes de um bairro que passava por muitas lutas na ordem econômica social e essas crianças vinham a ele todos os domingos e ele ensinava elas a palavra de Deus mas uma delas se destacou era a criança mais carente as roupinhas surradas e às vezes puídas pés descalços e esse professor um dia tomou a decisão de ir a uma loja comprar roupas calçados material escolar até brinquedos
e começa a subir o monro para levar esses presentes à aquela criança obviamente ela não sabia que esses presentes era para ela ouvir aquele homem com tantos presentes nas mãos cobiçando aqueles presentes pegou uma pedra jogou naquele homem e ele caiu ferido sangrando e a criança catou os presentes levou para casa quando aquele homem Melhorou Ele voltou a loja comprou os mesmos presentes tomou o mesmo caminho em direção à casa daquele menino ele chega à casa Bate a porta o pai constrangido vem atender e o professor disse eu vim trazer esses presentes para o seu
filho e o pai tomado por uma senso de consciência de Justiça disse o meu filho machucou o senhor foi ele quem jogou aquela pedra no Senhor o meu filho não merece esses presentes e o professor respondeu o seu filho não merece mas o seu filho precisa o seu filho precisa isso é graça eu não mereço você não merece mas nós precisamos da Graça Salvadora de Deus mas notem vocês que esta graça não apenas tem uma origem e tem uma natureza mas esta graça tem uma extensão Olha o Versículo 11 ainda porque a graça de Deus
se manifestou Salvadora a todos os homens Esta é a extensão mas entendamos todos os homens qualitativamente falando e não quantitativamente falando ou seja o texto não está ensinando universalismo o texto está dizendo que todas as pessoas sem exceção serão salvas pela graça mas todas as pessoas sem acepção o contexto aqui no capítulo 2 ele tá falando para vários tipos de pessoas no Versículo dois para homens idosos no Versículo três para mulheres idosas Versículo 4ro para jovens Versículo 6 pros moços e ele está no Versículo 9 falando para servos e ele está dizendo o seguinte que
não importa quem é você se homem se mulher se jovem se velho se Rico se pobre se Doutor ou abo se servo ou patrão a graça de Deus se manifestou Salvadora a todos os homens sem excepção Esta é a benção do Evangelho irmãos a graça está disponível para todos aqueles porem Cristo morreu e comprou com o seu sangue então esta é a verdade preciosa da manifestação da Graça de Deus mas há uma segunda verdade nesse texto é a pedagogia da Graça notem comigo os versos 12 e 13 e a primeira coisa que a pedagogia da
Graça nos ensina é que a graça nos educa a renos o Mal olha o verso de número 12 educando noos e a palavra educando aqui exatamente no Grego é a palavra pedagogia a graça de Deus nos educa não é apenas nos salva ela nos educa e ela nos educa primeiramente para renos o mal veja você algumas coisas que eu quero chamar e destacar atenção primeiro A Graça nos educa ou nos ensina a renegar A falsa teologia Educando para que renegadas a impiedade a palavra impiedade na língua original traz a ideia da sua relação não com
os homens mas na sua relação com Deus a graça de Deus capacita você a ter discernimento para abandonar o caminho do erro abandonar a teologia errada abandonar a falsa doutrina abandonar todos os conceitos torcidos en vizados que apartam que se apartam da palavra de Deus e então a graça de Deus educa você para você rejeitar a doutrina errada e acolher a doutrina certa que vai levar você a um relacionamento certo com Deus Essa é a ideia renegar a impiedade tudo que é irreverente você Abandona e você vai abandonar tudo aquilo que é contra Deus ou
sem Deus você vai abandonar tudo aquilo que conspira contra a verdade de Deus e contra a santidade de Deus isso é impiedade agora que a graça de Deus ela também nos ensina a renegar não só a falsa doutrina mas também a falsa ética porque notem Versículo 12 Educando para que renegadas em Piedade as paixões mundanas paixões mundanas então Preste atenção no que eu vou lhes dizer a impiedade vai produzir o comportamento errado a teologia errada desemboca na vida errada a teologia é mãe da ética a ética é filha da teologia quando alguém Abraça a impiedade
o que vai acontecer em seguida são paixões mundanas é por isso que Paulo diz que a ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão primeiro o homem tem um relacionamento errado com Deus depois o homem tem um relacionamento errado com o próximo em impossível alguém ter uma teologia errada e ter uma vida santa e é impossível uma pessoa ter uma teologia certa e viv a vida mundana uma é consequência da outra a graça de Deus nos equipa e nos educa para reneg armos as paixões mundanas a vida errada mas notem comigo
irmãos que a graça de Deus é pedagógica não apenas para nos ajudar e nos educar a reneg armos o mal mas a graça nos educa para praticarmos o bem olha comigo o Versículo 12 b vivamos a graça nos educa para renegar a impiedade e as paixões mundanas e vivamos no presente século sensata Justa e piedosamente e eu peço a sua atenção para essas três palavras sensata Justa e piedosamente porque estas três palavras resumem o Tríplice relacionamento do ser humano primeiro relacionamento eh com ele mesmo segundo relacionamento com o próximo terceiro relacionamento com Deus vejamos isso
a graça nos ensina o correto relacionament com nós mesmos nós devemos viver no presente século de forma sensata Esta palavra sensata na na língua original Ela traz a ideia de prudência autocontrole moderação sensatez nos impulsos nas ações e nas reações é a maneira correta de você lidar com você mesmo uma pessoa que recebe a instrução da graça está debaixo da pedagogia da Graça ela não é destemperada ela não é Descontrolada ela não é a pessoa Explosiva que não sabe lidar com os seus sentimentos com as suas ações com as suas palavras com as suas reações
ela tem uma vida sensata equilibrada controlada Essa é a ideia segundo lugar a graça nos ensina o correto relacionamento com o próximo porque a próxima palavra aí o ela nos ensina a viver no presente séo de forma Justa e o que é justiça aqui é você é não se pôr acima dos outros nem tentar diminuir os outros é você conceder ao outro o que lhe é devido o que que é uma pessoa injusta é quando ela age com o próximo de maneira desleal quando ela não dá ao próximo a honra que lhe é devida quando
ela mantém um relacionamento com o próximo de explora de extrativismo ela quer tirar ela quer explorar ela quer prevalecer ela quer sugar ela quer oprimir Ela Quer saquear Ela é injusta mas a graça de Deus nos educa para nós respeitarmos o próximo para nós honrarmos o próximo para nós não pensarmos apenas em nós mesmos mas também no que é do outro esta é a ideia que a graça de Deus nos educa mas em terceiro lugar a graça de Deus nos educa também para um correto relacionamento com Deus e aí vem a terceira palavra para nós
vivermos no presente século de maneira piedosa piedosa aqui é o seu relacionamento com Deus é a sua intimidade com Deus é a sua comunhão com Deus é a sua vida de relacionamento íntimo com Deus é a graça de Deus que nos educa para isso irmãos a graça não nos salva a graça nos educa depois da salvação que recebemos em Cristo Para vivermos uma vida digna do Evangelho num relacionamento certo com nós mesmos com o nosso próximo e com Deus mas notem mais meus amados irmãos a graça em terceiro lugar nos educa para guardarmos a manifestação
do nosso grande Deus e salvador Jesus Cristo Versículo 13 aguardando a Bendita esperança e a manifestação da Glória do nosso grande Deus e salvador Jesus Cristo preste bem atenção que a palavra de novo aqui é a palavra epifania a mesma que apareceu no verso 11 manifestou então note você que ele tá falando que existe uma epifania da Graça e existe uma epifania da Glória onde tem graça tem Glória quem é salvo pela graça Aguarda a Bendita Esperança uma rica Esperança uma viva esperança a esperança da volta de Jesus a esperança de estarmos com ele para
sempre a esperança de reinos com ele por toda a eternidade a esperança de termos um corpo semelhante ao corpo da Glória do Senhor Jesus a esperança de que o pecado que já fo mas ainda habita em nós não reine não apenas em nós mas não esteja presente em nós agora estamos salvos da condenação do pecado agora estamos sendo salvos do Poder do pecado mas então seremos salvos da presença do pecado Esta é a nossa Bendita Esperança mas eu quero concluir em último lugar nós vamos ver Não só a manifestação da Graça não só a pedagogia
da Graça mas em último em terceiro e último lugar a operação da Graça confira comigo o Versículo 14 o qual a si mesmo se deu por nós a fim deiros de toda iniquidade E purificar para si mesmo um povo exclusivamente seu Zeloso de boas obras e eu destaco aqui meus irmãos três verdades primeira o presente da Graça tá escrito o seguinte o qual a si mesmo se deu por nós o grande presente da Graça é o próprio filho de Deus não podia ter um presente maior não é coisa é o próprio Deus que se dá
a Bíblia diz que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo que nele crê mereça mas tem a vida eterna mas agora o texto está dizendo que o próprio Jesus se deu por nós ele não veio ao mundo por constrangimento ele não veio contra sua vontade ele não morreu na cruz como um mártir ele não morreu na cruz porque sucumbiu ao poder de Roma ele não foi pra cruz porque Judas o traiu Porque Pedro negou porque o entre porque Pilatos sentenciou ele deu voluntariamente a sua vida é
isso que o texto está dizendo ele a si mesmo se deu por nós Este é o presente da graça agora vejamos em segundo lugar não só o presente da Graça mas o propósito da Graça ol a a parte B Aim de remos E purificar para si mesmo um povo exclusivamente seu e eu chamo aa atenção aqui para dois propósitos um negativo e outro positivo Qual é o negativo tá escrito aí no Versículo 14 a fim de remir noos de toda a iniquidade preste atenção nisso Deus salva você do pecado e não no pecado você foi
arrancado de toda iniquidade portanto uma pessoa salva pela graça não pode mais viver na prática do Pecado Se você vive na prática do pecado significa você ainda não encontrou a graça não foi alcançado pela graça não foi salvo pela graça não está sendo ensinado pela Pedagogia da Graça e não tem em você a operação da Graça Deus Salou no pecado Deus nos salvou do pecado mas tem um propósito positivo não só negativo Qual é o positivo Olha o Versículo 14 E purificar para si mesmo um povo exclusivamente seu note você que o povo de Deus
tem duas características é um povo limpo e é um povo exclusivo onde não a Santificação não é evidência da Graça povo de Deus precisa ser puro porque Jesus morreu para remir noos da iniquidade de toda iniquidade e também purificar-nos nós somos o povo exclusivo de Deus nós somos a herança de Deus nós somos A Menina dos Olhos de Deus nós somos a delícia de Deus e ele comprou noos e remiu noos e purificou noos para sermos exclusivamente dele ele tem ciúmes de nós ele não nos partilha com o mundo e com o pecado quer que
sejamos exclusivamente seu essa é a pedagogia da Graça Esta é a operação da Graça mas concluo mostrando aqui não só o presente da Graça e o propósito da Graça mas aqui também o resultado da Graça Olha a parte final do Versículo 14 um povo exclusivamente seu Zeloso de boas obras Zeloso de boas obras essa questão de fé e obras tem sido debatida ao longo dos séculos e é muito importante entender isso a salvação não é pelas obras a salvação não é pela fé mais as obras a salvação é exclusivamente pela fé para as boas obras
as boas obras não são a causa da nossa salvação mas as boas obras são a evidência da nossa salvação uma fé que não produz obras é uma fé morta Deus nos remiu Deus nos limpou para nós sermos um povo Zeloso de boas obras e note você que a palavra Zeloso aqui não é apenas que você é capacitado para fazer boas obras mas você tem paixão por fazer boas obras se é o seu deleite se é o seu prazer é seu entusiasmo da sua vida pois bem eu concluo levando você oo Versículo 15 porque no Versículo
15 ele vai exatamente terminar como começou o capítulo 2 olha como é que ele começa o capítulo do Tu porém fala o que convém a Sã Doutrina olha como ele termina o capítulo 2 diz estas coisas diz estas coisas Cabe a você que foi alcançado pela graça agora ser um instrumento nas mãos de Deus para que outros sejam alcançados esta mensagem não pode ficar apenas retida em você todo alcançado é um enviado todo o que recebe agora instrui todo que Aprendeu agora precisa passar esse ensinamento e ele termina dizendo diz essas coisas e agrega exorta
e repreende também com toda autoridade quando ele diz ninguém te despreze a autoridade irmãos não está na pessoa do homem do pregador a autoridade está na palavra que ele anuncia se você é portador desta mensagem os homens não podem desprezar você você tem autoridade de Deus para o evangelho da Graça que Deus nos ajude a ver a manifestação da Graça em nossa vida a perceber a pedagogia da Graça na nossa vida e a