o que eu quero apresentar Então hoje nessa série de vídeos e focado na compreensão dos diversos tipos de teorias psicanalíticas sobre desenvolvimento é a perspectiva apresentada por Erik Erikson e nos manuais de psicologia do desenvolvimento Erik Erikson tem sido caracterizado como tendo oferecido a segunda opção de Perspectiva da perspectiva psicanalítica para a compreensão do desenvolvimento emocional a primeira opção comentada já nesses manuais e que eu já me de por ser um pouco com vocês é a teoria do desenvolvimento da sexualidade tal como esboçada por Sigmund Freud consolidada por Anna Freud Ericsson teria reformulada essa perspectiva
apresentando as fases do desenvolvimento né mesmo que tendo ainda uma referência mede fundo a essa perspectiva forçada por Freud e furando a Ford incluído a questão das determinações sociais ou culturais né E reescrevendo essas fases a sua maneira uma outra dublagem por um lado Oi Erick só acrescenta as determinações individuais as determinações que advém da cultura e da vida social e por outro escreve e teorias esse processo é utilizando uma linguagem que se refere a fenômenos propriamente humanos o muito mais próximo aos fenômenos o aos sentimentos humanos do que as analogias biológicas oral anal tal
como Freud utilizavam usando termos Tais com segurança e segurança confiança autonomia vergonha não é culpa tinta todo uma linguagem muito mais próxima a esse conjunto de afecções ou uma semântica muito mais própria daquilo que o ser humano filho né daí então pensando tanto nessa questão das determinações sociais quanto mês tá nova semântica a sua teoria poder ser caracterizada com a teoria psicossocial e que assim tá parece nos manuais colheu uma teoria construída então numa outra semântica e dentro desse outro contexto né tanto em termos linguísticos quanto em termos das suas determinações né E nesse sentido
Ericsson poderia às vezes caracterizado como a tendo fazendo uma teoria psicanalítica mais humanista né para a compreensão do desenvolvimento emocional a sua proposta de compreensão Visa num certo sentido ultrapassar aquilo que ele acho que é uma limitação do texto freudiano que é um certo individualismo que a não consideração da das determinações sociais e culturais da não determinações histórico-sociais que constituem a vida da alma ou a vida psíquica e constituem a personalidade dos indivíduos né a nós podemos retomar alguns aspectos acho o gráfico se podem ver vai entender a obra de Ericsson e também a sua
teoria do desenvolvimento então a retomada da sua história pessoal ainda que de forma aqui apenas indicativa pode ajudar a compreender o foco de suas preocupações não se trata no entanto de reduzir um pensamento aquilo que o autor viveu e ter os seus conflitos pessoais mesmo que isso tem importância o pensamento e apreensão da realidade de um determinado o ponto de vista pessoal tem necessariamente que ultrapassar a doxa a opinião para ser expressão da compreensão Universal da realidade ou seja existem alguns autores no entanto tem uma tal articulação entre sua história de vida e sua teoria
que a compreensão da sua história de vida nos ajuda a compreender a sua teoria e este é um caso Claro específico Como eu vou mostrar aqui Dr e a mão sem Robert Ericsson é fácil 902i morreu 1994 seu próprio nome modificado diversas vezes ao longo da vida é uma importante de suas preocupações pessoais e teórico se o nome de nascimento Eric salmão se filho de Carla Abrão sem nascido em 1902 uma família de origem Dinamarca uma família de origem Judaica mas sem dar a isso muito importância eles por exemplo que a sua vida nem falavam
Elite e de um pai dele é um desconhecido que se supõe chamava-se Eric Carla tiver um casamento com Valdemar amam sem esses 98 que não durou uma noite tendo o pai de Carlos buscam sendo o pai de cá lá buscar água na própria noite de núpcias ao que tudo indica assim que o casamento tivesse sido consumir tu e fumados de Valdemar Sansão logo depois acaba fugindo repentinamente para o México em função de negócios escusos é o sobrenome Hamburgo vende seu pai adotivo que estando com sua mãe desde quando Ericsson não tinha dois anos agora na
Alemanha demorou para adotá-lo só fazendo isso em 1911 11 quando Ericsson não tinha Nokia a mãe de Eric Carla morando na Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial exibiria Sua dupla nacionalidade enquanto here frequentava o ginásio entre 1914/1918 a Primeira Guerra Mundial consumiu toda a Europa do terrível massacre de toda uma geração de homens durante esse tempo a mãe de Eric Manteve a observância estrita dos costumes judaicos de animais ao mesmo tempo que continuava a falar dinamarquês e a ler que fica idade ela insistiu em e já as bandeiras alemã e dinamarquesa na sua casa isso
serviu para ampliar os sentimentos de confusão de identidade tanto na escola como na sinagoga já que Ericsson sentia que ele não pertencia inteiramente à nenhum dos dois lados a lembrança 121 terminada sua formação básica e tendo viajado pela Europa Mochileiro né durante 920l matriculou-se na escola de arte escolhendo uma direção de vida em conflito com o seu pai adotivo esperava uma atitude que mostrava claramente e ele se estava se afastando do cenário da família dos negócios da família Judaica ele segue nessa direção começando uma carreira como artista até que retorne 1927 para cálculo sua cidade
natal para ser professor de arte neste mesmo ano recebe o convite de seu amigo de ginásio e Peter Blos para ajudar na criação de uma escola em Viena e funcionaria segundo os princípios psicanalíticos High School fundada por Anna Freud e Dori Burger King o Erickson foi acolhido na escola e por suas fundadores trabalhando ali até 1932 quando Extra escola encerra suas atividades depois de cinco anos de funcionamento nesse período Ericsson Fez análise com a Anna Freud ele cobrava o preço apenas simbólico estudou compor feder e fez supervisão com Auguste rishop consolidando sua firma sua formação
como psicanalista e sua atuação como educador casou-se em 1933 com Yohan som uma jovem de origem canadense e americana que conheceu na escola no final de 33 A convite de um sax migrou com a família para os Estados Unidos sendo calorosamente recebido em Nova York e logo depois seguido para Boston onde obteve um lugar para trabalhar na pista para trabalho e pesquisa da Harvard Medical School em massachussets General o hospital nesse cenário Ericsson e Mathias se como está na lista ensinando E clicando começou a desenvolver um projeto de pesquisa sobre a formação da personalidade estudando
um grupo de universitários o interesse nesse tipo de pesquisa nos Estados Unidos acabou por a brilha possibilidade é de 1976 ingressar em new Haven Instituto de relações humanas da universidade ayu em 1930 1939 aprofundando seu processo de americanização o cenário e desenvolvimento da segunda guerra Eric se muda oficialmente muda oficialmente o seu nome de família não atitude que também visava evitar uma certa reação negativa em relação ao seu sobrenome alemão Hamburgo para Ericsson tornando-se um cidadão americano é Ericsson Eric filho de Edson e adrielly sinal em 1939 com desenvolvimento como desenvolvimento de seus projetos de
pesquisa Ericsson pode observar crianças indígenas decio que viviam na reserva Pine ridge em Dakota do Sul desta perspectiva resultou a publicação do artigo observations o education em 1939 este artigo chamou a atenção de outros pesquisadores psicólogos e antropólogos e com incentivo da scooter Michael Jackson mudou-se para a Califórnia e diz Palombo em berklee ele aceitou uma posição no instituto do bem-estar da criança da Universidade da Califórnia e se juntou a um estudo geracional sobre o processo de crianças normais liberado por jamar mckinley em São Francisco ele se juntou a Alfred Roller Coronel o decano de
antropólogos americanos para estudar os índios e o Hulk perto de cama órgão on Olá tudo isso cria todo uma ambiência uma preocupação de Érico com as determinações sociais com a determinação da cultura com a determinação do lugar aonde a pessoa existe na Constituição da sua identidade Ah pois então um problema ou questão que permeia toda a vida de Ericsson presente elaborada também na sua teoria do desenvolvimento que é o problema da Constituição da identidade da filiação da inserção e da pertinência a um determinado grupo social a uma Pati e etc enquanto um fenômeno que é
conflituoso que estaria presente ao longo de toda a vida Expresso de modo diferente com dinâmicas diferentes saudáveis e patológicas nos diversos tipos de Cultura mas também nos diversas fases do desenvolvimento a teoria então do desenvolvimento de Erikson eh Caracterize é conhecido e caracterizada como tendo inserido o conjunto de as ações sociais no processo de organização da vida psíquica a sua proposta é uma articulação entre a teoria do desenvolvimento da sexualidade Oi e a consideração de que o ambiente externo cultural determina a construção de si mesmo e dos modos de relação com o outro Uma das
características centrais da sua maneira de compreender o desenvolvimento é a consideração de que dentro desse contexto cada uma das fases deve ser caracterizada por um conflito Central estrutural que organiza e estrutura o comportamento EA existência do indivíduo né seu modo de sentir seu modo de ser consigo mesmo e com o outro né desértico nesse sentido apresentarei o crescimento humano do ponto de vista dos conflitos internos e externos que a personalidade e tal suporta ressurgindo de cada crise consentimento maior de unidade interior um aumento de bom juízo e o incremento da capacidade de agir bem de
acordo com os seus próprios padrões e aqueles padrões adotados O que são significativas para ela né Palombo comenta a característica de sua proposta com a cada fase do desenvolvimento caracteriza por uma polaridade dinâmica ou uma crise do Eco Psychosocial normativo é esse o elemento Central né que vai fazer com que é Edson Pacific as fases de determinada maneira né então e é sobre a compreensão fredian é que Ericsson pensa nesses conflitos e que aparece uma nova linguagem rede escreve esta teoria do desenvolvimento né a pensar então desenvolvimento e eu pensava essas fases é isso não
vai pensar cada um dos períodos existência né E vai então a diferenciar essas fases com o período da infância aquele Nascimento a 18º mês depois a pequena do 18º mês aos 34 anos a idade do brincar de três a quatro anos a 56 anos depois vai dar descolar adolescência o adulta maturidade EA velhice né então ele vai pensar no desenvolvimento não em função daquelas fases os modos de funcionamento biológico se faz 15 anos oral anal mas agora em função de conflitos que determinam cada um desses períodos existenciais né a cronologia que está indicada que ela
é uma coruja muito aproximada porque ela não aparece dessa forma na obra de Ericsson né É porque ela tem variações muito grandes Mas essa é uma cronologia depreende dos estudos ou da leitura dos textos de de Ericsson né quem faz essa cronologia de uma maneira mais subjetivo Evidente assim é palon no seu guia para compreensão das teorias psicanalíticas do desenvolvimento né e ele o Edson ele ao apresenta o essas fases do desenvolvimento és períodos do desenvolvimento né Associados a essas cronologias aproximadas né às vezes Ericsson também se refere a esses estágios que eu fui colocando
essas fases né como sendo e da actual numa referência às sete cidades do homem escritas por Shakespeare né infância pequena metade do brincar escolar essas todas que eu apresentei para vocês né e Freud e Erickson vai caracterizar isso como fases do desenvolvimento idades do homem né E tem interessante que ao final da vida era só apresenta ainda ele apresenta essas 8 idades né mas elas vão receber uma nova idade acrescentada no texto pós proposto e como sendo está sem sinal no qual se fecha o ciclo da vida estágio da transcendência geriátrica né E vai aí
dos 90 90 anos até a morte né dentro desse contexto também uma coisa que eu tenho vontade e é muito importante né é linguagem que Ericsson usa para descrever estas fases desses conflitos e os acontecimentos que estão acontecendo no desenvolvimento humano a mudança de linguagem que ele faz a ponta para comportamentos e modos de sentir a si mesmo EA relação com os outros mais de acordo com termos referidos ao comportamentos e sentimentos humanos propriamente ditos afastando sintam né é essa sua concepção daquelas analogias Frade anos oral a tal e certo né E nesse sentido e
ela é tão humanização da teoria Se vocês quiser retomando então aqui agora de uma maneira mas a juntando isso que eu tava falando para vocês as idades são as as fases são as oito cidades do homem nela infância criança pequena idade do brincar e cada uma destas fases ela está caracterizada por um conflito Central né Por uma crise ou seja uma dificuldade de juntar de juntar esses elementos opostos né é que diz respeito à Espírito então na infância né é a primeira infância o falecimento até o 18º mês temos um conflito em que a confiança
a básica EA desconfiança básica depois da criança pequena né dos 18 meses aos 34 anos há um conflito entre autonomia né E a vergonha e dúvida né na idade do brincar aqui é dos três quatro anos aos 56 anos a uma oposição conflito entre iniciativa versus culpa na idade escolar um conflito é de construtividade e inferioridade na adolescência que é o elemento Central A partir de qual ele ficou conhecido é com um teórico da adolescência né Há conflito entre a identidade confusão identitária né o confusão de identidade né é depois de um jovem adulto uma
vez ultrapassado esse conflito né também estabelecimento de um o tipo de experiência de conflito que ele vai vendo que diz a oposição entre a intimidade isolamento na vida adulta e produtividade estagnação são na maturidade entre integridade desespero né E no final da vida tem a oposição entre a dissolução final e o agarrar-se a existência né É aqui é só uma apresentação estrutural do que que está sendo colocado em jogo do quais são os temas e os modos de abordar esses temas né E também como fiz nos outros apresentações não se trata aqui de detalhes de
cada uma dessas fases mas o entendimento de como que o desenvolvimento está sendo feito com que o desenvolvimento está sendo proposto e está sendo compreendido assim né então Ericsson foi não só aclamado como fornecendo uma contribuição importante para compreender o desenvolvimento emocional como incluído então um é esses modos como Ericsson vai apresentar a sua teoria é esse modo de essa outra linguagem essa preocupação com as determinações sociais e um pouco até dos seus estudos antropológicos isso faz encontra grande ressonância grande apoio da sociedade Americana e Epson então é reconhecido e conhecido até hoje como um
dos grandes autores do desenvolvimento né então nós poderíamos agora finalizando essa minha apresentação retomar aquilo que a minha Matriz analítico cripta analítico histórico-crítica né para apresentar Ericsson dentro dessa Matriz né que assim que a visão mates que pode fazer com que a gente entenda o desenvolvimento tem uma visão Geral de desenvolvimento mas também posso pensar isso comparativamente com os usos diversos altos né Então seu problema básica é só que esses conflitos né mas não de a questão da identidade aparece é um problema Central é a identidade em sessão EA determinação social Esses são suas questões
e de fundo EA partir desses problemas o dessas questões que ele vai pensando no desenvolvimento emocional como desenvolvimento psico-social é esse o seu problema universal para se dizer como fundamentos operativos ou variáveis alternativas é e se apoia nas fases desenvolvimento psico-social né cinco sexual de tal como Freud e Anna Freud dele apresentaram né Ele tá se pro preocupado com os modos de ser sociais O que que a sociedade oferece determina nesse caminho é ele se refere mais propriamente dessa linguagem dos modos dos sentimentos e modos de estar agir propriamente humanos é e segurança todos esses
temos que eu fui citando para vocês é e é esses são seus fundamentos operativos as suas os seus conceitos e os seus instrumentos para observar escrever sistematizar entender o desenvolvimento explicar o desenvolvimento né e termos de uma antologia ele compõe dois tipos de odontologia por assim dizer compondo perspectivas díspares naturalismo de Floyd com as suas teorias das pulsões ainda que em menor medida como a perspectiva antropológica na qual o homem é fruto da cultura e da Ordem Social trata-se de uma perspectiva humanista e feridos a modos de ser estar do homem no mundo é que
se expressa para mim que passou linguagem e o homem é essencialmente um ambiente sócio-cultural e tem um modo de ser própio né E a sua singularidade existencial não é redutível a sua Biologia O as dinâmicas naturalistas né Essa composição específica que era que tá fazendo que digamos assim amplia o carácter escreve o modelo de homem utilizado na sua teoria do desenvolvimento enquanto método né para observação construir construção servação do desenvolvimento e construção de sua teoria por um lado Ericsson sempre se Manteve com o psicanalista no desenvolvimento de trabalho com Clínico dizendo o documento de curas
psicanalíticas processos psicoterápicos especialmente com crianças e por outro fez observações antropológicos de outras culturas além do que também se dedicou análise de biografias de personagens importantes da história né é com esse acabolso e com esse cenário que ele refez então a teoria do desenvolvimento do ponto de vista da psicanálise é uma teoria do desenvolvimento psicossocial com aquelas 9 fase so 9dades que o homem né e com os seus conflitos básicos estruturais né focando organizando Street em cada uma das fases a cada um dos momentos da existência metal como vocês podem ver nesse quadro que eu
estou apresentando para vocês né chegando então ao final nós temos uma questão que é o valor heurístico e a utilidade dessa perspectiva de Ericsson né a nossa poder então reconhecida com a perspectiva psicanalítica para a compreensão do desenvolvimento ainda que não tenha sido aprofundada após Edson termos de uma maior especificação das dinâmicas entre relacionais né esse então eles têm sido usado se apresenta é apresentado assim ainda que é o que saiba não tá já grandes desenvolvimentos da sua proposta ela mostrou-se útil no campo essa proposta de ar de Ericsson mostrou-se útil no campo da psicoterapia
psicanalítica de adolescentes dado que colocou em evidência Operativa um conjunto de conflitos crises sentimentos e questões que fazem parte desse período em especial Passou a moratória é o adolescente chega pronto para exercer a vida adulta e tem que esperar para fazer exercê-la né E tem uma questão de identidade assim Central aí mostrou-se também como o modo de pensar sócio-antropológico de interesse para a não só Ecologia mais para a antropologia sociologia ainda que não tenha se tornado um instrumento de análise sociológica ou antropológica né então são uma avaliação da utilidade do valor heurístico as propostas de
Edson eu queria terminar minha apresentação agora fazendo mais um outro comentário sobre a certas críticas ao que Ericsson fez o que ficou com criticavam na posição de época é justamente a qualidade de Edson que acaba por dificultar a sua aceitação entre socialistas e desenvolvimento da sua perspectiva desenvolvimentista com a perspectiva científica no cenário e para linda se canais sua linguagem ou seja qual sair sua linguagem de feridas sentimentos e modos de ser humanos pouco objetifique o objetivo haveis e pouco a pouco dado a pesquisas quantitativas o que tem a referência mais direta com a Biologia
né além disto outra crítica se refere ao fato de que sua caracterização de cada estágio como sendo apenas uma crise a redutibilidade seria Por demais redutor Então essa posição de Ericsson né É por referência a períodos que apresenta uma série de outros problemas por assim dizer né Além disso Além disso pensando o objetivo da ciência que a ser uma prática de resolução de problemas a semântica teórico-conceitual descritiva de Ericsson não se mostrou muito objetivo seja clinicamente em termos psicoterápico seja no campo da sociologia e da antropologia da resolução de problemas específicos dessas o conhecimento a
não ser no caso da compreensão da adolescência e da crise de identidade a ela associada Onde encontramos não só uma aplicação mais efetivo como também o fato de que esta permanece ainda como uma referência importante no campo da psicoterapia psicanalítica de adolescentes Apple seja a proposta de Ericsson não se mostrou heuristicamente útil e Operativa na resolução de problemas específicos da prática psicoterápica não fez em um avanço teórico importante no que se refere à Psicose nem a outras patologias os sintomas e ainda que tenha valorizado ambiente a dependência à vida social não construiu formas de usar
esse tipo de entendimento na ação efetiva sobre estas realidades e estes fenômenos né bom vocês têm agora no final aqui um pouco uma série de referências biográficas de Érico são os comentadores sobre Edson mas no olho as teorias psicanalíticas desenvolvimento um capítulo muito mais longo aonde eu analiso mais em detalhes tudo isso que eu apresentei para vocês aqui para dar uma visão geral dessa perspectiva desenvolvida por ex são encontradas nos manuais de teoria do desenvolvimento ao lado de Freud com os dois exemplos de teorias psicanalíticas do desenvolvimento