E aí o Olá pessoal é um prazer receber os bancos teatro anatômico Eu sou professor Eduardo beber e esta aula será sobre o sétimo par de nervos cranianos ou seja o nervo facial bom então é o seguinte quando vamos estudar qualquer nervo seja craniano ou espinhal alguns pontos são fundamentais e precisam ser considerados do contrário o estudo ficará incompleto o primeiro ponto é conhecer bem o trajeto do nervo de seus ramos Afinal ao longo da sua distribuição periférica eles podem sofrer na cometimento de várias ideologias tumoral traumática vascular infecciosa e até mesmo iatrogênica e o
segundo. É saber quais são os órgãos alvo o destino dos Ramos que estruturas ele se né vão eu terceiro. É saber que tipo de estímulo os Ramos conduzem ou seja conhecer seus componentes funcionais é uma sensibilidade geral uma sensibilidade especial uma motricidade são estímulos autônomos E além disso particularmente para o estudo dos nervos cranianos Eu recomendo fortemente que se conheça a embriologia da face aquela parte dos Arcos faríngeos e seus derivados e também a divisão autônoma do sistema nervoso dito isso para nossa aula ficar mais didática ela terá a seguinte estrutura começaremos com a apresentação
dos componentes funcionais e os lucros envolvidos com o nervo facial depois falaremos das origens aparente e craniana descreveremos o trajeto intra e Extra craniano e somente depois que estudaremos seus ramos é muito bem para apresentar os componentes funcionais e núcleos do nervo facial vou usar um corte transversal da ponte na altura dos colículos faciais como indica essa imagem vocês lembram que os núcleos dos nervos cranianos se dispõe colunas funcionais dentro do tronco encefálico onde por conta do desenvolvimento do tubo neural os núcleos motores são mais mediais enquanto os núcleos sensitivos são mais laterais então em
amarelo é o núcleo do facial da onde partem os estímulos eferentes viscerais especiais para os músculos do segundo arco faríngeo reparem que os axônios contorna o núcleo do abducente gerando uma discreta elevação no assoalho do quarto ventrículo que é justamente o que chamamos de colículo facial e em vermelho estão representados os outros dois núcleos motores ambos agora da coluna eferente visceral geral ou seja relacionados com as vias para simpáticas são eles o núcleo salivatório superior e o núcleo lacrimal de onde partem os estímulos para simpáticos pré-ganglionares para as glândulas submandibular e sublingual no caso do
primeiro e para as glândulas lacrimais ao nasais E palatinas no caso do segundo núcleo não podemos esquecer que esses núcleos motores são agrupamentos de corpos de neurônios multipolares cujos axônios deixa o tronco encefálico para seguirem na distribuição periférica do nervo reparem que a cor dos axônios é a mesma dos respectivos núcleos indicando que esse Saxon que pertencem a esses corpos neuronais trata-se do mesmo neurônio Além disso observa em as setas em direção ao exterior do tronco encefálico ressaltando que são estímulos motores já em relação aos estímulos sensitivos Observe essas fibras e roxo laranja reparem que
elas estão vindo da Periferia e penetrando no tronco encefálico Vejam a direção das setas notem ainda que as fibras roxas estão terminando nesse núcleo Verde enquanto as fibras laranja terminam neste núcleo Azul essa diferença de cores entre os lucros e as fibras indica que são partes e neurônios diferentes ou seja as fibras e roxo e laranja são os prolongamentos centrais dos neurônios pseudo-unipolares cujos corpos estão localizados o tronco encefálico ou seja em um gânglio sensitivo e já vamos estudar enquanto os lucros em verde e azul são os corpos dos próximos neurônios que recebem esses estímulos
sensitivos e vão dar sequência às vias assim em verde é o núcleo do trato solitário e recebe tanto aferência visceral geral quanto a especial no caso a gustação e o azul é o núcleo espinal do trigêmeo recebe os estímulos aferentes somáticos Gerais de uma parte da orelha externa tem alguns autores que acreditam que existimos também vão para o núcleo sensitivo principal do trigêmeo Mas como ele é superior ao nível do corte da imagem não está representado aqui e portanto notem que o nervo facial contém cinco componentes funcionais porém são poucos os autores que abordam todos
eles a maioria acaba focando nos componentes cujos acometimentos trarão maiores prejuízos ao paciente O que é bastante compreensível por exemplo como a paralisia dos músculos do segundo arco faríngeo disfunção secretomotora das glândulas e ageusia EA perda da gustação é a origem aparente é no sulco bulbo-pontino mais precisamente numa região chamada ângulo pontocerebelar imediatamente Medial ao oitavo par o nervo vestíbulo-coclear vigor a origem aparente do nervo facial é composta por duas raízes uma Medial mais robusta chamada raiz motora ou nervo facial propriamente dito e conduz os estímulos motores para os músculos do segundo Arco faríngeo em
uma raiz lateral bem mais delgada chamada raiz sensitiva ou nervo intermédio um nervo intermédio é um termo mais adequado que raiz sensitiva pois ele contém não só os estímulos sensitivos mas também os para simpáticos ele recebe esse nome o devido à sua posição entre o nervo vestíbulo-coclear e a raiz motora mas nas Peças cadavericas na maioria das vezes ele encontra essa aderido a um ou a outra O que torna difícil sua visualização e Logo no início do trajeto periférico no meato acústico interno a raiz motora e o nervo intermédio se unem e depois seguem como
único nervo que após percorrer o trajeto intracraniano emerge na base externa do crânio por este forame localizado entre os processos este Lloyd e mastoide chamado por este motivo de forame estilomastóideo é acerca do trajeto nós vamos iniciar pelo trajeto intracraniano que é o maior de todos os nervos cranianos e na sequência o trajeto Extra craniano que é onde e limite seus ramos terminais logo que emergem do tronco encefálico as duas Raízes do nervo facial e o nervo vestíbulo-coclear seguem juntos por um trajeto curto ântero-lateral em direção ao poro acústico interno no qual penetram e seguem
pelo respectivo mapa no final do meato acústico interno como vocês estão vendo nesta imagem cada nervo segue seu próprio caminho sendo essa abertura ântero-superior o início do Chamado Canal do nervo facial e segue por um trajeto bem peculiar na parte petrosa do temporal e termina justamente no forame estilomastóideo como vimos é esse trajeto que o nervo percorre ao longo do canal é dividido em três partes por conta de suas relações a primeira parte a mais curta de todas segue ântero-lateralmente passando imediatamente sobre o vestíbulo do labirinto ósseo e por isso chamada de parte labiríntica e
quando ele atinge o nível da parede medial da cavidade timpânica imediatamente superior ao processo cocleariforme muda acentuadamente de direção assumindo um trajeto posterior essa mudança aguda de direção é chamada de joelho do nervo facial Enquanto essa segunda parte relacionada com a parede medial da cavidade timpânica é chamada a parte implica e por fim quando ele alcança a parede mastóidea da cavidade novamente muda de direção curvando-se agora para inferior e segue praticamente vertical no interior do aparelho de mastoide até terminar e saber na base externa do crânio pelo forame estilomastóideo e essa terceira parte do trajeto
intracraniano é chamada de parte mastoide e é no joelho do nervo facial está localizado o ganglio sensitivo do Face ao que comentei no início da aula dele partem os prolongamentos centrais para os núcleos sensitivos que já comentamos e os prolongamentos periféricos e se distribuíram com o nervo e estão trazendo os estímulos sensitivos da Periferia para o sistema nervoso central como joelho em Latim é pequeno e Cigano é chamado de gânglio geniculado E aqui nessa imagem do osso temporal cortado essa é uma vista da parede medial da cavidade timpânica onde vemos o local do joelho do
nervo facial que segue posteriormente em direção à parede mastoide reparem que nessa parte timpânica do trajeto o canal do facial gera uma leve elevação óssea na parede que já foi explicado no vídeo de cavidade timpânica e nessa outra peça mais descer cada achou Onda Verde representa o nervo facial dentro do seu canal então aqui é o joelho seguida pela parte timpânica e depois pela parte mastóidea que termina aqui no forame estilomastóideo e após emergir na base externa do crânio o nervo facial curva se anteriormente e penetra na substância da parótida onde se divide e emitir
seus ramos terminais é importante observar que no interior da glândula o Face ao assumir uma posição lateral em relação as outras estruturas então aqui o maior aumento o nervo facial é o mais lateral a carótida externa é a mais Medial mais profunda posterior ao ramo da mandíbula e a veia retromandibular é intermédio a e agora na última parte da nossa aula Vamos estudar os Ramos do Face ao que didaticamente serão separados em três grupos Ramos intracranianos Ramos na base externa do crânio e Ramos na Face e no pescoço tá começando pelos Ramos intracranianos o primeiro
Ramo do facial é o nervo petroso maior que origina-se do gânglio geniculado e segue anteriormente em direção ao forame lacerado ele é merge no assoalho da fossa média do crânio pelo hiato do canal do nervo petroso maior e segue pelo suco do nervo petroso maior até o forame lacerado como eu já disse quem não lembra esses nomes recomendo assistir o vídeo de base interno Tô voltando ele contém fibras para simpáticas pré-ganglionares para as glândulas lacrimais ao da mucosa nasal e as salivares palatinas e também dois tipos de fibras sensitivas as degustação no palato e as
de sensibilidade geral dos colonos e palato mole e não foram dilacerado o nervo petroso maior se une com o nervo petroso profundo proveniente do plexo caótico interno contendo fibras simpáticas e origina o nervo do canal pterigóideo este por sua vez atravessa o canal em questão e chega na fossa pterigopalatina onde termina no gânglio pterigopalatino e como esse é um gânglio para simpático nele as fibras pré-ganglionares para simpáticas fazem sinapse com as fibras pós-ganglionares que seguem por Ramos do trigêmeo para estimular a secreção das glândulas lacrimais ao nasais e palatinas como já comentei a gustação no
palato EA sensibilidade geral dos cornos e palato mole segue em sentido oposto em direção ao tronco encefálico e evidentemente passando direto pelo gânglio pterigopalatino ainda no trajeto intracraniano o Face ao emitir mais três Ramos todos na parte mastoide do seu trajeto bom Então primeiramente Observe essa foto O processo mastoide foi todo dessecado e o fio azul representa o nervo facial dentro do seu canal agora essa imagem é exatamente a mesma vista só que um pouco mais próxima e com o canal do facial dessecado E no momento que nervo facial passa posterior da eminência piramidal deixa
um pequeno ramo o nervo estapédio exclusivamente motor para o músculo estapédio seguindo inferiormente cerca de 15 MM do forame estilomastóideo o nervo facial emitir a corda do tímpano esse nervo contém fibras para simpáticas pré-ganglionares para as glândulas submandibular e sublingual e também fibras gustatórias dos dois terços anteriores da língua o trajeto detalhado da corda do tímpano foi descrito no vídeo de cavidade timpânica mas de forma geral ele é merge da parede mastóidea da cavidade timpânica segue anteriormente entre o martelo EA bigorna e deixa a cavidade pela fissura petrotimpanica tô na fossa infratemporal a corda do
tímpano o filme com o nervo lingual do trigêmeo e segue com este em direção a língua quando o nervo lingual Passa lateralmente ao musculo hioglosso próximo ao processo profundo da glândula submandibular associado a ele existe outro ganglio parassimpático o ganglio submandibular nele as fibras pré-ganglionares para simpáticas fazem sinapse com as fibras pós-ganglionares que através de pequenos filamentos seguem para as glândulas submandibular e sublingual estimulando a secreção já as fibras gustatórias seguem o trajeto inverso em direção ao núcleo do trato solitário sem absolutamente nenhuma relação com o ganglio submandibular Oi e para finalizar OS Ramos intracranianos
temos essa comunicação do facial com o ramo auricular do vago normalmente essa comunicação ocorre inferior a corda do tímpano praticamente ao nível do forame estilomastóideo mas como tudo na anatomia podem ocorrer variações anatômicas pode nem existir esta vista posterior nós vemos um ramo auricular do vago tiro Logo no início se anastomosa com o grosso faríngeo depois penetra no temporal pelo canalículo mastoide aqui na fossa jugular cruza o canal do facial onde normalmente acontece a comunicação entre eles e segue lateralmente em direção a orelha externa para emergir pela fissura um pano mastoide e assim esses três
nervos facial gols faringe o vago enervam a pele da chamada zona de Range Hunting e a parte posterior do meato acústico externo um pedaço da própria membrana timpânica e a concha e suas adjacências e ainda compreende a face medial da orelha é sobre os Ramos na base externo assim que eu facial emerge na base do crânio em 23 Ramos o auricular posterior ou de gástrico e o estilo hióideo os Ramos de gástrico em estilo hióideo são bem curtos e delgados e levam os músculos e mesmo nome a única ressalva é que o ramo de gástrico
vai para o ventre posterior do músculo enquanto vem entre anterior é inervada pelo trigêmeo o ouriku lar posterior como o nome sugere acende posterior à orelha em direção à região mastóidea e hospital inerva o músculo auricular posterior e o ventre hospital occipitofrontal mas também contribui com a sensibilidade cutânea da região na verdade aí existem muitas anastomoses dos Ramos cutâneos tem o auricular posterior o ramo auricular do vago que acabamos de ver e ainda o auricular Magno e Hospital menor provenientes do plexo cervical e para finalizar a aula vamos para os Ramos na Face e no
pescoço e como já comentei assim que emerge na base do crânio o facial curva-se para frente e penetra na parótida onde cerca de meio centímetro posterior ao ramo da mandíbula divide-se em dois troncos principais o temporofacial e o cérvico-facial a partir desses troncos são emitidos os Ramos terminais os quais ainda dentro da parótida se anastomosam formando um complexo intraparotideo E então seguem para a margem anterior da glândula de onde se irradiam para os músculos da expressão facial e o platisma e são cinco Ramos terminais cujos nomes são relacionados com as religiões que inervam os Ramos
temporais Ramos zigomáticos Ramos bucais ramo Marginal da mandíbula e o ramo cervical para o batismo Vale lembrar que na face esses Ramos voltam a se anastomosar de forma variável sendo bem comum a comunicação entre os Ramos zigomáticos e bucais mas para quem quiser se aprofundar nos padrões de ramificações e anastomoses do facial da descrição do vídeo eu deixei a referência de um artigo sobre isso bom então é isso pessoal eu vou ficando por aqui por favor comentem o que vocês acharam dessa aula pois a opinião de vocês é muito importante para melhorarmos o canal um
grande abraço e até a próxima