é muito bom né [Música] E aí pessoal tudo bem vamos continuar com Arte Moderna o exames queria fazer que ele pedido básico básico porém muito importante se vocês estão gostando gente não esquece de curtir por favor também se puder divulgar o canal compartilhar o Inter lado vai ser muito bom para gente crescer né E tem também o Instagram do canal@canal espalhando arte tem sempre muita coisa bacana interessante Furiosa para vocês feito com muito carinho Ok então ó não esquece não se gostou curte por favor e um os comentários também são super importante você sabe disso
tá muito obrigada diante mão foi sobre carta a quinta Hoje a gente vai ver um movimento super importante do século 19 chamado a and Crafts movimento de artes e ofícios esse movimento teve início na Inglaterra na segunda metade do século 19 mas primeiro a gente precisa falar um pouco do contexto naquela época na Inglaterra a industrialização estava em pleno andamento as pessoas estão deixando o campo para a cidade as cidades estavam mal Preparadas para lidar com a quantidade de recém-chegados que eram a muito atos em moradias Miseráveis e eram sujeitos a empregos perigosos e Atos
com longas jornadas de trabalho e baixos salários né e as cidades ficavam tão o regulamente encharcadas com a poluição de um bando de novas fábricas essas fábricas cada vez maiores produzem um número crescente de bens produzidos em massa e obviamente havia uma preocupação com essa produção em massa de produtos parar e os ambientes urbanos cada vez mais insalubres as máquinas estavam substituindo as pessoas nascia aí então um desejo de humano da valorização do homem Nas artes visuais uma forma que os artistas encontraram de revalorizar o trabalho humano foi reafirmar a importância do Design e do
artesanato em todas as artes era também desejo eu ia das Artes que exaltava A escultura EA pintura como Artes maiores e o que eles queriam era reavivar e restaurar a dignidade do Artesanato moderno e fazer assim uma arte menos elitista que estivesse ao alcance de todos os bolsos eram fazer com as mãos a valorização do trabalho humano e olhando para o passado em qual momento da história encontramos modelos uma simples e melhores para a produção e para a vida com um ambiente saudável e elevados padrões morais a idade média Conde aviões guildas onde todos os
artesãos trabalhavam juntos para um bem comum o período medieval foi visto como o ideal para um bom design e para uma boa vida daí o desejo de reacender a apreciação do Artesanato acreditando que um bom design poderia ser uma força positiva para encorajar uma boa sociedade pé a figura mais importante e mais influente desse movimento foi o designer pintor poeta e reformador social inglês William Morris em 1871 Morris e vários Associados fundaram a empresa de artes decorativas morre smashan Falconi and Company a empresa se concentrava no design simples e bonito de produtos usados com uma
finalidade prática em casa tinha uma estrutura antes Industrial baseada nas guildas E aí onde os artesãos projetavam e ao mesmo tempo executavam as obras produziam objetos domésticos incluindo mobiliário Tapeçaria Vitrais tecidos de decoração ladrilhos e papel de parede morre se esperava inspirar as indústrias caseiras entre as classes trabalhadoras e trazer fazer ao seu trabalho criando assim uma espécie de arte democrática o próprio morre se envolvia em todas as etapas de produção dos itens da empresa voltando com a ideia de que o design o artista deveria guiar todo o processo criativo em Oposição a divisão Mecânica
do trabalho que era cada vez mais utilizada nas o Eri inclusive reviveu o uso de corantes naturais orgânicos E aí vem o problema o uso de recursos naturais e artesanais tornou-se extremamente trabalhoso e caro o que causou o fracasso do movimento no sentido de promover a arte para as massas por exemplo a gente sabe que o bordado feito a mão acaba ficando muito mais caro do que o bordado Industrial bem antes de apresentar os trabalhos a 100 Caps é preciso ressaltar uma característica particular do movimento muitos de seus integrantes tinham formação em arquitetura essa cultura
comum ajudou a promover uma crença coletiva na importância de projetar objetos para um interior total no espaço no colo ar o móveis decoração de paredes etc se fundem em todo harmonioso como resultado a maioria dos designers de artes e ofícios trabalharam em uma variedade incomum de diversas disciplinas em uma única carreira um artista um designer podia trabalhar com projetos tão variado sendo desde o design de poltronas ao jetos de vidro um ótimo exemplo disso é a casa vermelha concluída em 1860 na cidade the best we have no sudoeste de Londres Inglaterra essa casa vermelha Aliás
foi a residência de William Morris e de sua família e ela foi Projetada pelo próprio ele é morre e pelo arquiteto Felipe uebe sua planta assimétrica em forma de ele Arcos ponte um conjunto de telhados ingres e chaminés por Mineiro lembram o estilo gótico o telhado de telhas e a construção de tijolos vermelhos daí o seu nome causa vermelha que são em grande parte desprovidos de ornamentos expressam a simplicidade que morre pregava eles valorizavam a beleza específica dos materiais naturais que consideravam muito superiores e mais saudáveis do que os materiais produzidos industrialmente e é engraçado
que a casa contrastava fortemente com as residências vitorianas suburbanas ou rurais que eram super elaboradas é pretensiosamente decoradas e sua localização permite o que morde continuar assim com a natureza longe do centro sujo e poluído de Londres e o projeto inclui alojamentos incomumente grandes para empregados o que atendia as inclinações socialistas de Morris referir web que queriam eliminar as distinções de classe o interior foi decorado por morre e ele incluiu projetar e criar quase tudo sozinho tudo é uma celebração do Artesanato medieval desde os papéis de parede até o mobiliário a porta de entrada é
um excelente exemplo dessa imagem que eu tô mostrando para vocês Dessa porta os vidros não são originais Ok pé mas agora então vamos ver as características do movimento aplicadas aos móveis em primeiro lugar rejeitaram a t Bom dia moderna eles haviam como um dos elementos que estavam impactando negativamente a sociedade e optar um produzir móveis simples despidos de ornamentação muito retilíneos Muitas vezes com essas nas formas verticais alongadas eram geralmente feitas de madeira escura como o Carvalho manchado a madeira é um material natural vindo diretamente da natureza né e os móveis eram fabricados usando Marcenaria
de encaixe e argamassa não há pregos ou parafusos nas articulações que suportam carga por isso que é de encaixe em baixo fazer né gente já pensou em geral gente a decoração é tão mínima que muitas vezes um único ornamento de alguns móveis São dobradiças de latão escuro proeminentes nas portas de armários Parece que elas foram roubadas de uma porta de catedral gótica e é engraçado que isso dá um móvel uma área enganador de que ele é mais antigo do que realmente é e faz obviamente uma conexão com a idade média né a estética artcraft variar
muito dependendo do objeto e do local envolvido e além de ter sido muito influenciado pelas formas da arte medieval com já vimos também se inspirou na natureza super importante a natureza é mãe né gente veio e a nossa essência EA natureza então recusando a indústria nem a modernidade voltar para a natureza mas de uma outra forma diferente do romantismo mas valorizar ao natural assim como a mão do homem os valores humanos um ótimo exemplo é o desenho dos ladrilhos e papéis de parede de William Morris ele usa elementos naturais tais como flores Videiras folhas pássaros
insetos animais as cores tendem a ser tons naturais com verde escuro marrom e Terracota São avermelhadas mas o desenho de móveis vai além de uma cópia da natureza e aí já podemos notar um senso de abstração E conforme as chapadas e ênfase na linha ele faz uma simplificação uma estilização da natureza por isso que eu falo que eu já tenho senso de abstração né ele deixa para lá o Real natural e dá uma estilizada dá uma simplificada Ok e temos que lembrar que essa simplificação essa qualidade linear esse senso de forma já vinha chamando atenção
através da gravura japonesa não é verdade impressionante como a gravura é o desenho japonês é simplificado é linear e a gente sabe que o Japão já vem influenciando esse segunda metade do século 19 aí fortemente né E tem também a volta à Idade Média que eu já tenho E especialmente ao gótico com seu rendilhado e desenho de plantas e elementos vivos dos Vitrais e também arte Celta que é medieval com sua ornamentação profusa e linearidade curva Mas ninguém dorme simbolista e acorda ataque Craft Brincadeiras à parte o que eu estou querendo dizer é que aqui
já vemos a síntese o resumo da forma já pensada e adotada por muitos como uma nova possibilidade nessa segunda metade do século 19 né o simbolismo mesmo fez isso um bogan fez isso com seu sintetismo esses desenhos planos e e resumidos com linhas fluidas e dinâmicas mais tarde aqui é um pouquinho influenciariam o ar novo eu quero dizer para vocês kill a base do vovô está aqui no nesse movimento Arthur Clarke Oi e esse vai ser o nosso próximo assunto Ok então se você está aprendendo se divertindo com as minhas aulas não é agradeça agradeça
aquele lindo pessoal que tem contribuído lá preencham para que esses vídeos aconteça há sempre o meu muito obrigado e até a próxima aula beijo tchau