tá tudo bem vamos ver então você disse diante do padre que era no microfone bom e no ruim na saúde e na pobrez até o fim não sou nem batizada eu sei então não posso falar na frente mas você sabe que você pode ser batizada agora inclusive você pode me batizar posso qualquer batizado pode batizar e o não batizado pode também porque se é Judas quem batiza é Jesus Quem batiza seria bom você me batizar porque eu já não vou pro Limbo não é É mas o Limbo já foi extinto pelo Bento 16 o Limbo
foi extinto PR onde fazer um loteamento do Limbo você é um inferno mesmo porque você é adulta então é inferno mesmo ah purgatório você teria que ser batizada também endi e você vai para onde quinto círculo do inferno não mas eu vou para qual círculo ah mas tem tanta escolha platitudes com Gabriela prioli e Leandro carnal Olá estamos aqui nesse podcast que agora vocês ficam sabendo que se chama platitudes por que o nome dele é platitudes porque no nosso programa piloto a gente abriu uma mensagem de um Hater e o Hater dizia o seguinte o
carnal é o rei das platitudes E aí estávamos ali em dúvida de qual nome escolher para o nosso podcast que se chamava e se tivéssemos um podcast um nome um tanto longo né carnal que eu acho que não ia pegar assim só para digitar no perfil do Instagram já ficava difícil para caramba e a gente decidiu então talvez fosse bom se nós nos apropriem do nome que o Hater sugeriu agora nosso podcast chama platitudes carnal Por que Rei das platitudes eu contesto essa indicação primeiro lugar porque eu sou Republicano então Rei das platitudes eu preferia
que fosse o primeiro ministro das platitudes o chanceler das platitudes a palavra platitude que significaria banalidade coisa superficial é uma acusação que se lança as pessoas que em geral fazem sucesso Este é um lançamento eu não estou nem dizendo se ela é correta ou não mas ela só acontece com quem faz sucesso quando a primeira vez eu ouvi isso de um Jornalista diretamente eu disse uma frase filosófica bem densa sobre a escola de Frankfurt e disse se eu falasse isso as pessoas não entenderiam como você não entendeu eu quero ser entendido pelas pessoas e fazer
sucesso tem que ser punido sempre com a ideia de superficialidade e assim por diante o nome é muito bom porque se você não gostar do nosso podcast disser só coisa superficial o nome já diz platitudes você procurou esse podcast E se nós contrari armos isso vai ser interessante que a gente pode então pensar porque afinal nós vamos aprofundar muitas coisas sempre querendo a compreensão porque o hermetismo fica fechado numa linguagem técnica é um recurso de poder que se usa no direito e na filosofia para excluir as pessoas e para Demon eu não sou igual a
você então eu vou usar palavras de pouco uso e conceitos complexos para você ser excluído mas tem gente que gosta desse tipo de densidade é densidade simbólica né sabe que tem uma um trecho do rubben Alves que eu gosto muito no religião e repressão que ele fala sobre a violência de nós usarmos as pessoas o povo amplamente considerado como objeto do nosso estudo e depois a intelectualidade ou a academia diz desenvolver um trabalho que não consegue ser acessado por esse povo então a gente usa as pessoas a gente fala sobre as pessoas mas a gente
produz o conteúdo que a gente elabora a partir delas numa linguagem que elas não acessam Então isso é inclusive uma dinâmica absolutamente violenta porque se a gente se comporta e se comunica num dialeto que ninguém consegue acessar senão as pessoas eh formadas em determinadas áreas ou educadas e em escolas que a grande maioria da população não consegue acessar a gente tá sendo violento na divulgação da nossa informação né Tem vários sentidos Gabriel eu posso usar por exemplo uma linguagem mais formal ou mais técnic ou até gírias que demonstra o pertencimento a um grupo a um
grupo específico eu posso usar termos derivados do yorubá para me afastar por exemplo de um outro grupo eu posso utilizar temos em inglês para caracterizar que eu sou inserido no mercado eu posso dizer dat vene eu posso aluguer para que as Pessoas sintam que eu não sou uma pessoa como com um eu sou formado em direito e posso salpicar aqui ai hermenêutica heurística ontológico para que todos saibam que eu tenho formação em filosofia então eu posso usar e às vezes no texto acadêmico isso é importante mas quando eu me comunico com o grande público a
minha acusação contra minha querida Universidade ou seja todas universidades a minha querida instituição Universitária é porque os intelectuais se afastaram do debate público é porque as pessoas que pensam não debateram nos jornais e na televisão gente que é preconceituosa excludente ou francamente agressiva tomou o centro da discussão já que o espaço do Poder pensa nosso bom Maquiavel nunca está vazio e aí é importante para vocês refletirem principalmente se em algum momento você pensou ai olha só essa linguagem simples eh que coisa mais eh enfim que que que pouco né Eu queria mais desse diálogo eu
queria que ele fosse mais erudito e e e o carnal pontua bem que essa acusação da platitude é uma acusação que geralmente se dirige às pessoas que fazem sucesso ao falar simples e aí quando a gente pensa na rede social que hoje em dia é a intermediação eh das relações da grande maioria das pessoas ou mesmo na televisão Qualquer meio de comunicação de massa quando a gente pensa nisso e a gente olha para quem faz sucesso ou seja para quem é consumido por muita gente e diz ele só é consumido por muita gente ou ela
só é consumida por muita gente porque fala de maneira simplória porque essa é a acusação que tá dentro da palavra platitudes o que a gente está dizendo é as pessoas que consomem esse conteúdo são simplórias então em alguma medida é uma tentativa de uma pessoa insegura de taxar uma massa de simplória de intelectualmente menos favorecida e nesse movimento se afirmar então é um movimento de insegurança E aí o carnaro fala uma coisa interessante que é essa eu me afirmar na linguagem difícil a linguagem difícil ela tem duas vantagens para quem não tem segurança do quanto
sabe né A primeira vantagem é que ela é um símbolo mesmo eu faço parte de uma elite de um povo selecionado e a segunda vantagem você e você não necessariamente precisa ser bom você apenas pode fingir que fala javanês como o conto do Lima Barreto que a gente já estudou num vídeo público mas a segunda vantagem é se você se comunica numa linguagem que não é compreendida pela maioria das pessoas você inviabiliza a pergunta e aí se você não tem segurança para responder a perguntas você precisa se esconder atrás da linguagem difícil então pode ser
não estou falando que seja pode ser que aquela a pessoa que se apresenta falando muito difícil de um jeito que você não consegue entender queira mesmo que você não entenda porque se você entender você pode perceber que essa pessoa não sabe do que tá falando tem uma excelente personagem na peça que eu adoro do Maquiavel a mandrágora e ele precisa fingir que é médico para um médico e o médico para quem ele vai fingir não adianta tentar fingir comigo eu saberei se ele usa um bom latim e aí chega o cara e começa dura Lex
Lex a Dr per aspera começa em a dizer expressões comuns em latim e outros esse esse é bom esse é de fato um médico Ou seja é o Que Nós chamávamos na década de 80 através de um texto da marilen Chi de discurso competente não é aquele que me dá competência mas é aquele que me faz ser reconhecido como competente entre as pessoas Então não é aquele que me torna um bom médico ou um bom advogado mas é aquele que faz com que as pessoas reconheçam em M essa competência porque minha linguagem é excludente então
sim acusação de platitude acusação de superficialidade é válida algumas obras de literatura algumas músicas são superficiais mas geralmente ela vem acompanhada de demofobia como a Gabriela disse e o Leandro usou uma palavra difícil demofobia demos povo um horror ao popular a democracia ao povo e veja que você poderia ter falado isso sem usar o termo demofobia você poderia dizer a frase Geralmente vem carregada de uma de um desprezo pelo povo você estaria usando significado sem precisar usar a palavra e a sua escolha ou usar o termo e depois explicá-lo ou usar um um um jargão
que as pessoas conhecem É uma opção por se fazer compreender né Hum vamos lá então pra gente não continuar falando só de platitudes o resto do podcast seguinte hoje a gente hoje o tema do nosso podcast é humilhados e ofendidos a obra do dostoyevski também mas antes da gente passar pra nossa discussão sobre humilhados e ofendidos que incluirá também uma reflexão sobre Será que a gente passou do ponto nessa sensação permanente de que existe uma ofensa contra nós antes da gente entrar nesse tema eu queria ler mais outras duas mensagens de Hater por quê Porque
esse é um quadro do nosso podcast que fez muito sucesso no nosso programa piloto vocês adoraram Então a gente vai aqui ler mais algumas mensagens a primeira Leandro carnal fala de você hum o palhaço chá de fita é o nome dele diz o seguinte em um ano e meio trabalhando em cebo finalmente aconteceu alguém me perguntou se tinha livros tô lendo como tá escrito do Leandro carnal si si si eu não sei se exatamente é um Hater ou é uma descrição boa eu tenho 61 anos eu lanço livros desde 1990 eu já posso constar em
cebos eu já me encontrei em cebos mas ele está partindo do seguinte pressuposto que é válido quem é mais pedido deve ser melhor logo vamos identificar nas paradas de sucesso de música Quais são os cantores mais ouvidos devem ser os melhores vamos olhar na listos mais vendidos onde eu já constei Em alguns momentos devem ser os melhores o critério que está sendo usado aqui é o seguinte se todo mundo pedisse Leandro carnal todos os dias seria um Vox popul e Vox Day lembrei da mandragora a voz do povo e a voz de Deus então eu
seria bom eu fico imaginando se alguém lá pediu por exemplo Renan o anticlerical do século XIX ou anteiro de Quental o português ou pedi o Camilo Castelo Branco ou pediu o padre Bernardes o concorrente na retórica Barroca por exemplo de Vieira talvez não logo o padre Bernades Renan e anteiro de Quental devem ser horríveis e piores até do que eu então é uma frase neutra Mas o que ele quis dizer é ninguém ouviu falar de você eh pode ser que não mas vamos fazer uma enquete quantas pessoas ouviram falar do palhaço de fita e chá
de fita favor respeito palhaço não desculpe foi um ato falo e e quanto P quer dizer não sei não sei se é um ataque ou uma falta de domínio da linguagem você você sabe que eu acho que que é uma incompreensão da dinâmica que se estabelece no sebo porque eu pensei numa resposta diferente veja o cebo é um lugar que vende Livros Usados uhum consequentemente eu alimento o cebo de que maneira as pessoas compram os seus livros provavelmente livros novos porque como você bem disz você você não é um autor tão antigo compram seus livros
nas livrarias edições novas levam para casa leem e depois elas se desfazem vendem para um cebo onde eles poderão ser adquiridos por outras pessoas Eu particularmente tenho uma dinâmica para lidar com os meus livros aqueles que eu gosto muito e que eu consulto com frequência eu não vendo pro CEO e nem faço doação porque eu os quero na minha biblioteca logo se você é um autor bem vendido E no caso a gente sabe que é porque a gente tem os dados das listas dos mais vendidos e seus livros são best Sellers e eles não estão
no cebos e as pessoas não os procuram no sebos é porque as pessoas partem do pressuposto de que os seus livros não se encontrarão lá por quê Porque quem os compra novos não tem a intenção de vendê-los perfeito Você demonstrou ser amiga e advogada Ou seja você extraiu o argumento a partir disto eh e e na verdade assim se todos doassem ou vendessem meus vios para o cebo ou ninguém eu continuo sendo quem eu sou porque minha qualidade não é determinada pelo grande comércio notável de alfarrábios de cebos que eu tenho grande veneração por cebos
e essa é uma questão importante se era um ataque não sei se eu entendi exatamente como um ataque agora a gente tem um para mim vamos lá e eu tô meio tensa porque você gostou do meu óculos Gostei do seu óculos sim você achou que ele é apropriado retrô retrô tinha Exato eu tava dançando de onra volta e você eu tava no céu tava no céu esperando para vir o visual Brasiliense de São Paulo diz o visual interfere na notícia se ele chama mais atenção ao que está sendo veiculado T vou tudo com Sique né
Isso é básico e a Gabriela prioli deve estar se fazendo de desentendida eu agradeço eu acho muito bom que a Brasiliense de São Paulo ela enfim tenha me mandado uma dica de como me apresentar eh eu vou aproveitar carnal dizer se por acaso já aconteceu com você das pessoas fazerem observações sobre o seu visual mas eu vou tomar a liberdade aqui de dar uma olhadinha ao vivo enquanto a gente conversa no perfil da Brasiliense de São Paulo porque Muito provavelmente ela deve ser um as na comunicação né porque ela tá dando dica para terceiros então
passo a bola para você enquant você fazer pesse cacófato asn tudo bem mas asno Vai corer um cacófato asna Tá certo não criou o cacófato Mas ela é um asno Campo da comunicação Então vamos lá eh eu durante uns 20 ou 30 anos eu dominantemente utilizei alfaiataria ternos colete inclusive às vezes com gravatas gravei muito programa Roda Viva gravei na TV Cultura com colete gravata ternos quase sempre me esforçando para que fossem os melhores possíveis como eu sou homem ninguém jamais ligou para a TV Cultura para bante para CNN dizendo o Leandro está chamando mais
atenção do que a notícia porque para os homens há um perdão estético extraordinário nós somos governados historicamente por pessoas fora de forma mas a única presidente do Brasil que foi alvo de debate sobre a forma física foi Dilma eu não estou discutindo o governo Dilma estou lembrando que as mulheres são alvos de um julgamento muitas vezes por outras mulheres em que os homens funcionam sempre os homens funcionam sempre se a mulher não se arruma ela é desleixada não tem amor próprio Ela não é uma pessoa para estar em público e se ela se arruma muito
ela é vaidosa en vazio não tem perdão especialmente da parte de outras mulheres então eu tenho cuidado que esse tipo de crítica ele venha sempre com uma questão de gênero segundo a palavra misoginia ou seja como uma crítica ao feminino em si e é muito interessante os presidentes da república ostentando barrigas volumosas nunca foram alvo de debate Quem é esse General Figueiredo que fez foto de sunga Quem é essa barriga ninguém debate isso recentemente deu a coxa do Lula deu o que falar deu o que falar mas também com uso político foi bom potic ou
seja Mas eu vi um longo debate sobre mulheres então é muito difícil nós temos que ter cuidado cuidados estéticos há uma certa presença de maon aqui de que o meio a mensagem que aparência a mensagem bem no mundo contemporâneo separar significado e significante é Ignorar as bases da comunicação ou eu vou dizer que caterin de nev foi vista exclusivamente por ser uma grande atriz que minha amiga Maria Fernanda Cândido fez o sucesso com os filmes recentes por exemplo porque é só como é uma grande atriz ou que a beleza e as roupas extraordinárias fizeram parte
disso ou seja nós temos que ter um certo cuidado porque aqui tem um ódio de gênero e não uma análise estético Mas você procurou e achou achei e eu achei bom que você tenha terminado a sua fala assim porque o que a Brasiliense de São Paulo diz é que eu devo me fazer de desentendida e eu dei uma olhada no perfil dela ela não trabalha com comunicação ela tem 1000 seguidores eu coloquei aqui as publicações a publicação que tem mais interações um RS tem pouco mais de 2200 visualizações eu sou uma pessoa que tem milhões
de seguidores nas muitas redes em que eu Me apresento e os meus rs por exemplo alguns alcançaram mais de 15 milhões de visualizações isso só no meu perfil sem contar as visualizações da republicação desse conteúdo na plataforma de terceiros Mas aí o que que eu queria falar paraa Brasiliense de São Paulo que é o inverso de desentendida é na verdade porque eu entendo muito inclusive que o carnal descreveu agora quando eu depois de construir uma carreira num espaço tradicional como o direito em universidades tradicionais como a úp da aula em universidades tradicionais também como Macken
decido fazer a transição paraa comunicação eh com uma fala que tem substância Eu também por uma decisão deliberadamente proponho uma comunicação que traga esse ento do interesse pela moda que geralmente por ser um interesse associado ao feminino é descredibilizado eu trago isso para minha comunicação como ã algo que vai causar um incômodo mas com a proposta deliberada de causar esse incômodo Então essa aparente contradição entre aquilo que eu falo entre a minha formação e e a o modo como eu Me apresento ele é uma vontade ele é um desejo eu quis que as pessoas que
se se incomodassem eu quero que as pessoas se perturbem e eu quero que elas se perturbem porque eu gostaria muito e trabalho para isso que as mulheres tivessem mais liberdade na sua forma de se apresentar no mundo que usar um óculos espelhado com armação Dourada cheia de anéis ou com brincos grandes ou sei lá coloca aí qualquer coisa que eu tenha usado não seja mais tomada tomado como uma demonstração de incompetência eh então Brasiliense de São Paulo não é desentendida na verdade é de propósito entendeu Eu sei que para algumas pessoas isso pode parecer incompatível
E aí a minha proposta é que essas pessoas guardem o seu incômodo no bolso para não usar um outro termo porque eu continuarei me apresentando exatamente dessa forma e como eu imaginava quando comecei eu encontrei os meus iguais e talvez por isso eu tenha desenvolvido uma carreira na comunicação que tá só no começo eu tô aqui há 4 anos mas que tem dado Bons Frutos tem eu quando cheguei aqui era tudo mato Gabriel quando eu cheguei aqui era tudo mato não fala isso canal senão a gente vai ter que fazer um programa sobre etarismo vai
ser compado tem uma que eu acho que dá pra gente etarismo já ir pro nosso tema a gau diz assim achei esse quadro muito incompatível com o nível de vocês não dá para considerar uma Hater porque ela tá dizendo nosso nível é mais alto Uhum E ela fala corre o risco de de flopar de dar errado mas o que é a vida Leandro sen não a gente se colocar em situações que correm o risco de dar errado eu convivo há anos Gabi com gente me dando dicas sobre como falar em público eu convivo há anos
sobre como eu devo dirigir minhas redes sociais e nestes muitos anos que eu sou bem mais velho Eu nunca peguei alguém acima me indicando como subir Eu nunca peguei alguém que é milhões né que me dissesse assim eu tenho mil de seguidores você tem apenas 11 eu quero lhe dar uma dica para você melhorar melhorar eu tive contato com grandes intelectuais que eu gostaria muito cheguei a pedir alguns deles que eu respeito como escritores que me dessem dicas para escrever melhor pedia a grandes escritores brasileiros vou citar apenas um já falecido que é o mairis
Clear eu dei para ele dois livros e pedi Moacir eu admiro muito seu texto o Centauro no Jardim mudou minha maneira de pensar Constituição da personagem Me dá uma dica como eu posso melhorar e todos os grandes escritores especialistas em línguas como Antonio Wi com quem eu tive o privilégio de jantar Um dia todos disseram siga seu caminho a gente tá sempre aprendendo os grandes os que estão acima de mim os que estão muito muito longe do meu conhecimento disseram não temos nada a dizer não porque eu fosse perfeito mas siga o seu caminho encontre
sua voz mas as pessoas com 1000 seguidores as que lançaram um artigo no jornal da escola em 1982 essas me dão dicas frequentemente como eu devo crescer e é claro que eu tenho que melhorar eu tenho que aprender mais a língua eu tenho que aprender técnicas de comunicação mas uma regra que nunca encontrou exceção nesses anos de Exposição pública alguém lá de cima com centenas de milhões de seguidores com livros consagrados por um prêmio Nobel chega e diz Leandro melhor nunca Essas pessoas me disseram Mas eu não estou desqualificando o interlocutor eu estou pensando na
indicação porque eu analiso o que as pessoas dizem então quando alguém diz isso está muito diferente do nosso nível um pouco neutro porque ele pode estar baixo isso pode estar alto mas é um julgamento de que a formalidade Garanta qualidade então se nós fizéssemos aqui um podcast chamado hermenêutica jurídica enfoques gadami seria de altíssimo nível Gabriela teria muito a dizer de hermenêutica jurídica eu muito a dizer de gad nem tá aqui mas hermenêutica jurídica com Leandro carnal então nós começaríamos de becaria em diante ou talvez com brocados direito do código Justiniano a pensar a leitura
do texto e suas extrapolações pergunta você entenderia você acompanharia teria muito sentido para alguns especialistas Mas a nossa pretensão é dois ambos ambos adorariam o nosso podcast eu deixei de ser professor universitário e de publicar artigos científicos em congresso como eu fiz por quase 30 anos porque minha vaidade exigia que eu não falasse mais para quatro pessoas na plateia depois lançasse na plataforma uma CNPQ um artigo que seria lido por seis a minha vaidade seis você lido hein Não eu era muito popular eu era muito popular Principalmente quando eu obrigava os alunos com bibliografia meu
texto eu escolhi esse comentário pra gente deixar por último carnal porque eu acho que ele já já Puxa um gancho pro tema da nossa conversa de hoje a gente escolheu o título humilhado de ofendidos que é o título de um livro do dostoyevski que tem pinceladas ali de traços autobiográficos eh e a gente escolheu humilhados e ofendidos pensando um pouco nessa nossa dinâmica de hoje em dia que a gente observa acho que principalmente nas redes né porque é o lugar onde a gente tem se colocado com mais frequência a gente tem perdido um pouco os
encontros presenciais para conversar mais por ali pelas redes e um pouco essa dinâmica não só de ofensas frequentes de dis exposição dessa sensação de Humilhação mas talvez muitas vezes de uma dificuldade de estabelecer grau de ofensa Então tudo virou uma ofensa muito grave Se você não se ofende constante e frequentemente você é confundido com um alienado e uma dinâmica que caracteriza um Uma emoção como ressentimento É que eu tô usando a definição da Maria Rita Kel que inclusive você entrevistou no seu canal e tem um livro ótimo sobre isso que fala do ressentimento como uma
mágoa que você não quer deixar passar você não toma nenhuma atitude para fazer com que aquilo passe você não não se coloca diante daquela dor e eu achei que essa história do vocês correm o risco de falhar tinha relação com isso porque de fato você precisa se colocar nas coisas e se colocar pressupõe o risco de falhar E aí para passar um pouco um pouco não para passar completamente a bola para você eu separei duas frases do humilhados e ofendidos E aí eu deixo você falar um pouco desse texto que foi publicado em 1861 A
primeira é é uma frase que fala da Nell é uma garota que sofreu muito e e é descrita dessa maneira pareceu-me que ela mesma cutucava sua ferida de propósito sentindo uma espécie de necessidade de fazer isso uma necessidade de desespero de sofrimento e com quanta frequência isso acontece a um coração que perdeu muito e outra frase e do Príncipe Val kowski Russo é assim gente a primeira lida é como como é é o seguinte eh nesse tipo de infelicidade a pessoa Experimenta até uma espécie de Êxtase elevado por se sentir completamente certa e magnânima e
ter pleno direito de chamar o seu ofensor de Pati muito interessante esse é um texto extraordinário porque é um texto que dialoga com o exílio de doco na Sibéria é um texto no qual influência de dickens já é visível sobre ele ele já leu dickens já leu as grandes obras desse inglês que fala tanto da pobreza Nós estamos uma sociedade russa que está no processo de abolição da servidão então que as diferenças sociais não são dadas temporariamente mas são dadas pelo Nascimento é um tipo de desnível social diferente do nosso porque no nosso há esperança
que eu possa enriquecer todo o nosso discurso atual é uma ideia de que isso possa acontecer na Rússia isso é um pouco diferente a pobreza é mais dramática porque o inverno mata as pessoas que não têm recursos e o narrador aí eu você falou dos nomes em russo meu problema não são os nomes em Russo Eu não falo russo O problema é que eles voltam com outros nomes então então por exemplo o Ivan é Vânia o Ivan o narrador nessa obra ele volta como Vânia em nenhum momento As pessoas dizem que Vânia é Ivan Russo
e eu que não falo russo me perco e fico quem é a Vânia quem é a Vânia que entrou aqui mas A grande questão dos gênio dostoyevski acho que dostoyevski Rita Kel traz nesse conceito não freudiano por excelência que é o ressentimento essa paixão triste Como diz Espinosa esta vontade de macerar a dor porque a dor me dá identidade eu tenho duas maneiras de brilhar no mundo uma é eu atingir o topo e ser lindo rico inteligente que é mais difícil e a outra é eu ser o último da pirâmide e dizer como o profeta
Jeremias olhai a voz que passai se a dor maior do que a minha esta frase inclusive está na Pietá do Michelangelo ah das lamentações do profeta Jeremias no Antigo Testamento eu tenho Grande prazer nesta ferida porque esta ferida me torna único e ela Disfarça a minha participação porque se eu fui humilhado ofendido excluído se eu sou alguém que pertence a esse grupo eu não preciso fazer mais porque eu já tenho o meu lugar garantido é um porco é um pouco o orgulho do de alguém excluído do sistema de castas né é um pouco a vaidade
quem não tem nada a perder então das duas maneiras de obter identidade uma positiva e outra por exclusão Esta é a ferida talvez a paixão mais triste porque quando Espinosa fala em paixão triste tá falando de uma Paixão de uma pcio algo que me move a continuar naquilo e para os budistas o perdão não se impõe por necessidade de um Deus que exige que eu perdoo como um dos sete pedidos do Pai Nosso para nós para os budistas o perdão é uma necessidade de eu superar aquela dor para eu seguir a adiante não para o
outro e não para um Deus que no budismo não existe então ser humilhado e ofendido é um lugar muito bom de estar ou seja o ódio também é um lugar quentinho Como diz um grande comentarista internet o ódio é um lugar quentinho e é um lugar que me dá segurança porque eu sou o filho que não foi Amado pela minha mãe eu sou o aluno que era escorraçado da sala de aula eu sou a pessoa que não tem boa aparência tudo isso pode ser verdade mas com o sentimento de Humilhação ressentido eu não preciso fazer
mais nada que meu lugar está garantido do universo totalmente diferente quando você está lutando como um grupo por exemplo que luta contra o racismo para poder dizer que você não pode ser alvo daquele tipo de palavra porque ela ataca a pessoa diminui sua autoestima induz ao suicídio e promove violência Porque toda violência começa com um sentimento de um mil ação Então como se diz a piada antissemita abre os portões de Auschwitz eu tenho que recusar aquilo que me ataca isso é uma coisa e a outra coisa é quanto eu gosto cultivo e massero eu vou
usar essa palavra quando você coloca para curtir no álcool para macerar algo e extrair daquilo o máximo possível eu gosto muito de outro termo do niet que é a revolta submissa uhum essa revolta passiva então eu me percebo como vítima de uma ofensa e essa ofensa pode ser real eu posso de fato ser vítima mas eu não faço nada e em alguma medida eh eu sempre tem um um um trecho do do chopen harer que eu adoro ten várias ressalvas em relação ao chopen harer uma pessoa que eu não acho tão legal ninguém achou ninguém
achar o chopen leg os poodles dele talvez ou não Não sei a gente não teve oportunidade de conversar com eles mas eu mais jovem gostava mais do schopenhauer do que do que hoje eu gosto como como pessoa como lápis ele é óo como escrita eu tem algumas coisas que eu gosto muito e tem um trecho dele que eu li ficou na minha cabeça que ele fala que o tolo vestido de púrpura geme sob o peso irremovível quando quando entrega os seus próprios cuidados quando sozinho entrega seus próprios cuidados geme sob o peso irremovível da sua
pobre individualidade que que eu penso dessa frase Então vamos pensar que o tolo vestido de púrpura então a veste púrpura é um disfarce pra tolice ele se apresenta pros outros como alguém melhor como alguém que ele não é mas quando ele tá sozinho Entregue os seus próprios cuidados ele geme sob o peso da pobre individualidade que ele conhece no fundo a gente sabe quem a gente é então esse ressentido que se revolta de maneira submissa em alguma medida e em algum lugar ele sabe da sua submissão ele sabe que ele só grita e não não
faz nada que ele não age que ele não se coloca no mundo para tentar resolver aquilo que ele declara como motivo do seu Infortúnio e Na minha percepção é isso que afunda mais o ressentimento então o macerar que você usa o termo eu acho muito bom também esse macerar esse esse continuar alimentando a mágoa ele não só não te permite resolver o seu problema mas ele vai aprofundando a mágoa e a hora que você se der conta você vai tá lá no fundo do fundo do fundo do poço né E para fazer uma distinção muito
importante Gabriela uma coisa é eu ter me sentido ofendido porque alguém passou na rua escreveu um texto e me acusou de algo e que me ofende ofende como grupo ofende como categoria como orientação sexual o que for e a partir disso por exemplo eu crio um grupo de consciência Eu crio um partido político eu crio um sindicato eu crio uma ação concreta para superar essa diminuição foi fundamental que as mulheres se unissem para acabar com ofensas feitas de médicos a políticos e que elas encontrassem seu espaço Essas são as sufres que lutaram pelo voto feminino
Essas são as feministas do século XIX como Flora tristan ou do século XX como Simone bouvard e Bet frieden Essas são as pessoas que agem publicam livros fazem debates e participam isto é muito bom porque eu estou agindo eu não transformei em dor macerada eu transformei em Ação Redentora agora outra coisa eu volto para casa é a pessoa falou aquilo aquilo me magoou profundamente e eu vou ficar nessa nesse mito do Eterno Retorno para usar uma expressão tanto da antropologia religiosa como do niet eu vou ficar nesse mito do Eterno Retorno sem conseguir fazer alguma
coisa então eu preciso gente distinguir que eu posso me ofender com Ofensa desde que eu Haja o que nós estamos condenando aqui é o ressentimento esse grande sentimento histórico que quando é levada Às vezes a cena pública como na obra de animal Farm do orwell não é para acabar com o poder dos humanos na fazenda mas é para que os porcos possam deitar na cama também E aí quando eu ataco o xar e me torna um governante a partir de 17 mais autoritário do que o xar é porque eu não condenava o xar Eu apenas
condenava que ele tivesse o poder que eu queria para mim o ressentimento gera também ditaduras e gera dores que vão ser impostas a outras pessoas por isso que eu tenho que cuidar muito disso viver é ter dores existir é ter dores aí eu que não gosto pessoalmente schopenhauer mas adoro os textos no mundo como vontade de representação ou parerga paralipomena eu entendo que eu tenho que viver sem ressentimento Apenas me autoconhecendo me xingaram não o que que isso é verdade ou é mentira e o que que eu vou fazer a partir disto e isso é
um Desafio Isto é um grande desafio para todos nós e e a gente tava enfim estabelecer o tema desse podcast eu fiquei pensando sobre isso e eu acho que nessa dinâmica das sedes Acontece uma coisa interessante e triste que é você usou o termo ação Redentora Então não é ressentimento se eu em vez de ficar macerando aquilo Transformo em Ação Redentora deu o exemplo das sufraga e outros ótimos exemplos as pessoas que sofrem uma violência que percebem uma violência não necessariamente pessoalmente mas há um grupo e agem a dinâmica das redes permitiu que postar uma
crítica ou uma reclamação fosse entendido em alguma medida como ação não estou dizendo que a não tenham um papel de galvanização de de de movimentação de grupos e e promoção de de adoção de outros membros eh para lutar por determinadas causas Mas eu sinto que ah ah eu olhei a mão do carnal assim achei que ele queria falar não mas eu sinto que as pessoas começaram a olhar para a performance que muitas vezes é desacompanhada de ação como suficiente eu vou dar um exemplo prático Acontece uma catástrofe eu sou uma comunicadora É claro que eu
tenho um papel e que eu posso instrumentalizar os meus canais de comunicação para sugerir para mais pessoas que ajudem as vítimas dessa Catástrofe e isso é bom mas é importante que eu tenha uma ação coerente com meu posicionamento então não basta só que eu poste sinto muito pelas vítimas dessa catástrofe é an que eu na minha vida privada eh comunicando isso ou não publicizado isso ou não tenha uma ação de me movimentar para ajudar essas pessoas mas muitas vezes acontecem coisas como essa e eu recebo mensagens agora eu percebi que eu estou certo em ser
seu fã e eu fico pensando mas e se eu só declarasse algo e não vivesse de acordo Será que a nossa dinâmica das redes fez com que nós achássemos que a performance basta e eu digo isso porque o que eu percebo é uma manifestação de ressentimento que se desenvolve nessa reclamação repetida nas redes sociais sem qualquer ação Redentora sem qualquer disposição paraa luta que não tem impactos reais de mudança mas que faz com que o sujeito fique ali macerando aquele sentimento e que ele inclusive desperdice uma energia produtiva que ele poderia usar para transformar o
mundo nesse ressentimento público nesse ressentimento de performance que as pessoas têm visto talvez como uma ação Redentora eh e aí eu fiquei aqui pensando que durante muito tempo eh do mesmo jeito que falar a linguagem simples eh criticado por algumas pessoas sob acusação de aquilo que é simples ser simplório e são coisas diferentes a a posit eh foi olhada com alguma desconfiança então ser positivo era visto como ser ingênuo uhum a a a verdadeira sabedoria pertencia à aqueles que conseguiam ver o mal que conseguiam ver os problemas ah como resposta a isso a gente tem
um movimento de positividade de tudo que também não é legal e eu acho que dá para encontrar essa essa contraposição entre o mundo da negatividade do fou da das proibições e o mundo da positividade limitada da nossa sociedade que tá no biun Chan A Sociedade do cansaço é a sociedade do Positivo você pode tudo é tóxica todas Mas em vez da gente encontrar um meio do caminho de novo a gente tem um movimento de que toda positividade é tóxica Então veja surge o o argumento da positividade e e quase que automaticamente surge de novo a
resposta de que toda a positiv ade é tóxica então assim claro que para você conquistar algo Você precisa acreditar que pode conquistar aquilo Porque acreditar que pode conquistar algo é pressuposto para você tomar medidas e se movimentar para conquistar esse algo mas acreditar que você pode conquistar algo não é a única coisa que importa então existem outras variáveis a positividade levada ao extremo como crença absoluta de que apenas acreditar muda a sua vida está errada assim como uma crítica absoluta de qualquer posit idade porque se você não acredita que aquilo é possível Por que que
você vai se movimentar para alcançar algo que você vê como impossível mas nessa crítica à positividade que pode sim se desenrolar para uma positividade tóxica vem de novo esse culto à negatividade e uma dificuldade de gradação e eu tô dizendo isso por tem uma pesquisa que tem me deixado assim aflita eh perturbada mentalmente que é uma pesquisa feita nos Estados Unidos com dados da saúde pública jovens entre 17 18 anos que constatou que a saúde mental dos jovens que se identificam como liberais nos Estados Unidos liberais são as pessoas que se identificam como de esquerda
a saúde mental desses jovens é pior do que a saúde mental dos jovens que se consideram conservadores e nesse grupo daqueles que se consideram Liber a saúde mental das mulheres que se consideram liberais é pior ainda os pesquisadores deram algumas explicações e os que organizaram o estudo disseram que Muito provavelmente é porque o conservadorismo tem crescido e os jovens liberais sensíveis às questões sociais eh começam a ficar muito Aflitos mas aí uma uma colonista do New York Times a Michelle Goldberg questionou essa conclusão dizendo olha mas os dados da prevalência de de distúrbios de saúde
mental Entre esses jovens no governo Obama também são mais altos então não me parece que esse seja o motivo até porque os conservadores ainda que sob uma gestão trump tô falando dos Estados Unidos se organizam em torno de um discurso que é um discurso de vítima então eles também deveriam se sentir provocados o Jonathan H que é um autor que a gente gosta a gente leu no clube a mente moralista ele traz uma explicação diferente o que que ele diz que esses índices decorrem da forma como tem se desenvolvido a política Progressista contemporânea que estimula
uma sensibilidade que não propõe gradação então toda ofensa deve ser vista como grande e insuportável como uma violência inadmissível que isso seria como uma terapia reversa Esse é o termo que ele usa porque enquanto a terapia busca contextualizar criar distanciamento e aprender a lidar com o trauma então a boa conduta diante de uma ofensa já que a gente tá falando disso nessa política o esforço é para ver as ofensas como violências intoleráveis que não devem ser esquecidas se você esquece a ofensa você é um alienado você não tá com a gente e isso tem prejudicado
muito a saúde dos jovens que se identificam com a corrente Progressista principalmente das meninas segundo Jonathan Hyde porque as meninas Us mais as redes sociais essa é uma dinâmica que se comunica principalmente pelas redes E aí o que que me perturba carnal o que me aflige pessoas com a saúde comprometida Saúde Mental é saúde de maneira geral tem muito mais dificuldade de se organizar pra luta como é que você age para efetivamente transformar uma realidade se você tá doente você trouxe três questões muito importantes a primeira seria uma ênfase na tragédia e uma falta de
humor que eu vou dizer inclusive que talvez seja uma caraterística do ressentimento raramente o ressentido tem um bom humor raramente Ele acha que eu posso rir de alguma coisa que seria um sinal saudável de certo distanciamento Então nesse caso talvez seja por isso que a gente ten a obra sobre a tragédia de Aristóteles e não se tenha desejado conservar a obra dele sobre comédia talvez por isso volta por exemplo no no livro do cândido ele ironiza leibnitz e fala desse é o melhor dos mundos sí e o Cândido candid como diz o nome é uma
pessoa super otimista isso é visto como uma imbecilidade pelo iluminismo pelo menos por volta essa é uma primeira questão falta de humor pode indicar incapacidade de consciência mas a segunda questão um pouco mais grave é um mundo no qual eu trabalho com modelos ideais e talvez O Liberal nos Estados Unidos não se esqueça liberal no Brasil não é o mesmo que nos Estados Unidos O Liberal nos Estados Unidos se identifica com a esquerda no Brasil seria alguém contra a presença do estado na economia pode ser até um conservador no padrão americano mas nos Estados Unidos
esse Liberal que trabalha mais com ideais ele tem uma enorme dificuldade lidar com este real que se recusa a essa questão E aí eu posso até imaginar como uma estratégia algorítmica que quando eu mantenho cada tribo no seu grupo recebendo indicações daquilo que deixa cada um feliz ou infeliz os dois grupos não trabal balham porque eles ficam fechados numa redoma recebendo informações de esquerda ou de direita e incapaz de lidar com o real um pouco além da sua própria bolha Então essa é uma questão que o ressentimento traz como um elemento imobilizador um elemento narcísico
no sentido que a minha dor é a mais importante do mundo e um elemento absolutamente narcísico quando eu imagino que ninguém pode me ofender Todos devem me amar e eu digo com toda a clareza para as pessoas nós somos obrigados a respeitar todo mundo mas amar é um pouquinho mais desafiador um pouquinho mais desafiador talvez você consiga com dois amigos e três ou quatro pessoas da sua família é eu sou muito popular e muito muito amar é um grande desafio eu preciso de respeito eu preciso de respeito no ambiente de trabalho inclusive mas amar é
um grande desafio então a questão que eu proponho é aceite que você não vai ser amado por todos aceite que você seja odiado por alguns ou muitos aceite que sua atitude não cause um impacto no mundo e lide com o fato de que você deve concentrar forças em pouca gente no meu livro sobre preconceito eu decidi começar com preconceito sobre Jesus porque para as pessoas leitoras médias no Brasil Jesus é a pessoa per feito o homem Deus segunda a pessoa da Trindade logo ele não é possível que Jesus tenha algum defeito e como Jesus recebe
uma xenofobia dizem a ele acaso pode vir algo bom de Nazaré eu quis deixar claro paraas pessoas que não importa quem você seja você sofrerá restrições preconceitos e ataques Como eu disse os ataques atingem um grupo caracterizam uma exclusão inclusive prevista na lei como por exemplo racismo é hora de agir e não permitir que os racistas por exemplo se sintam tranquilos em colocar suas ideias absurdas porque são crime inafiançável e imprescritível mas o mundo vai atacar porque eu não tenho cabelo porque eu sou gay porque eu tenho 61 anos porque tudo o mundo vai atacar
eu vou ter que dar a seguinte resposta qual é a minha postura a este respeito Quais são as causas que eu quero ousar e lutar e quais são as causas que eu vou ter que dizer é o seu direito é o seu direito como um aluno da uma vez gritou batendo a porta gritou careca e eu cheguei a ele disse verdade mas eu sou careca que dá nota isso me torna um careca muito específico na pirâmide alimentar e você tem que levar isso em conta do ponto de vista político antes de atacar quer dizer isto
é fundamental sempre há pessoas mais bonitas mais ricas mais inteligentes do que você e eu vou ter que lidar com isso então eu acho que existe uma questão de infantilização da relação com o mundo de novo distinguindo o que é um ataque Como o racismo uma misoginia que causam mortes inclusive E esses são inadmissíveis agora pessoa me disse eu sou chato gente eu me acho chato com frequência tem dias que eu me acho insuportável eu gostaria de me divorciar de mim mesmo aliás domingo de manhã eu estava assim eu estava assim eu queria que bom
que eu pudesse sair de mim se alguém me dissesse você é insuportável Parabéns Eu também acho eu não preciso ser brilhante interessante sedutor para todo mundo depois durante o dia melhorou a minha chatice e a Minha autoestima eu preciso pensar que o mundo é um lugar de fato complexo e eu vou ter que lidar com o meu Narciso nesse mundo eh o carnal falou sobre os ideais e tem uma frase do Fernando Pessoa que eu adoro ele diz assim o mal de todo o romantismo é a confusão entre o que nos é preciso e o
que desejamos é humano querer o que não nos é preciso Mas é para nós desejável O que é doença é desejar com igual intensidade O que é preciso e o que é desejável e sofrer por não ser perfeito como se sofresse por não ter pão é interessante que a gente pediu aqui que fizessem para nós um levantamento de uma expressão típica do ressentimento e dessa era de humilhados e ofendidos que é mimi no Brasil isso se tornou Popular com aoa personagem com esse nome ambíguo Fudêncio e Seus Amigos entre 2005 e 2011 na MTV um
humor eh que respondia monossilabico com mi mas o mais interessante que a revista Time em 2013 cria uma outra direção não ao falar em mimimi que hoje se tornou eh Quase que o sinônimo de uma reclamação sem sentido mas falou de um mi mimi com m m m como uma referência de um pronome oblíquo em que seria mimimi Generation ou seja uma geração que acha que tudo é em torno de si e são as duas maneiras de eu pensar essa palavra que já teve sentido político eu lembro do presidente Fernando Henrique falando de mimimi sociológico
já teve sentido na televisão mas é pensar com consciência que quando eu digo que é mimimi do outro é provavelmente não é uma dor minha a dor do outro é sempre mimimi né e quando eu não sou ofendido eu sempre acho que o outro se ofende com facilidade mas a outra coisa é trazer esse me memê escrito mimi de um pronome oblíquo para dizer não é tudo sobre mim não é tudo a meu respeito não choveu no dia do meu casamento porque Deus me odeia mas porque é um jogo de massas de ar e este
jogo na primavera em particular progride muito rapidamente e o seu casamento não detém a nuv em cúmulos nimbos E isto é o fato de que você não é o centro do universo a grande lição de Copérnico Nós não somos o centro do universo Por mais difícil que isso seja isso é uma música eu acabei de inventar agora vamos para o quadro pitacos no seu bo ah ideia interessante né Pois é tem uma Nossa aqui muito boa a mesa atrás de mim em um jantar de recepção tinha uma criança Assistindo um vídeo em volume alto durante
os discursos olhei várias vezes porque era uma distração esperando que eles entendessem a dica para diminuir o volume a mãe acabou comentando sobre isso e disse meu filho não tirou a soneca hoje eu entendo perfeitamente a importância do horário de cochilo de uma criança e que elas podem se tornar pequenos animais se não dormirem o suficiente depois que os discursos Terminaram a mãe me confrontou de uma maneira muito agressiva e pensou que eu estava questionando suas habilidades parentais e suas escolhas de tempo de tela eu não tinha dito nada para ela e não estava questionando
suas habilidades como mãe em geral Achei que era uma cortesia comum não deixar o volume dos aparelhos eletrônicos muito altos em um local público ou em um evento quando alguém está falando é preciso ter uma consciência nesse seu BO e primeiro lugar que quando eu moro numa casa com animais de estimação eu não sinto o cheiro deles e eu até me orgulho a minha casa não tem cheiro de bicho eu já ouvi isso várias vezes porque a minha casa não tem cheiro de nenhum absolutamente nenhum a única chance você ter uma casa que não tenha
cheiro de é onde não haja bicho então quando eu tenho criança em geral eu me acostumei com aquele volume e eu tô fazendo aqui a sociologia do pecador eu me acostumei com aquele volume E aí voltamos à questão do mimimi eu já tive que pedir a pessoas não crianças propriamente que baixassem seu volume num avião de madrugada aindo pra China e eu peço ou para a comissária Ou eu mesmo peço e se a pessoa se ofender eu quero que ela morra porque ela está ofendendo um espaço público ela não tem esse direito ela não pode
fazer isto eu não gosto de pessoas que reclamam do choro de bebês porque eu acho que é a maneira de comunicação dos bebês e eu acho que nós temos que ser muito tolerantes com bebês mas eu chegaria a esses pais talvez como eu sou uma pessoa pública e eu não posso posso me desgastar porque a pessoa vai pras rees Leandro o novo Herodes atacando as crianças né Eu não posso fazer isso então eu pediria ao responsável pela festa para dizer isso é preciso ter consciência mas para diminuir a sua raiva eu também introduziria Freud todas
as vezes que eu me irritei com alguém vendo uma tela ou Ouvindo uma música ou distraída porque eu também tava com raiva daqueles discursos e eu não posso não prestar atenção e quando eu vejo uma criança feliz não prestando atenção naquela baboseira interminável eu digo como é que essa criança pode ser feliz fazendo o que eu não posso tudo isso vai ajudar a diminuir esta esta raiva mas na Europa não haveria problema a pessoa chega lá é proibido nesse volume pronto na Alemanha gente você não pode lavar roupa no domingo se você lavar roupa no
domingo uma senhora vai chegar à sua porta creio no tio e vai bater a porta e dizer é proibido verbot proibido lavar-roupa domingo bem nós somos menos diretos mas eu não acho que eu precise agradar quem incorreu em um erro eu não preciso ser delicado com quem estacionou numa vaga de cadeirante por exemplo eu vou lembrar a regra e falar ah a pessoa me confrontou é um problema dela agora para que diminua sua raiva nesse Episódio é bom pensar o seguinte vocês estavam perdendo muita coisa ouvindo a criança era um discurso de um novo Demostenes
era um discurso de um Vieira que a plateia entusiasmada urrava de prazer ou era como todo discurso que eu escuto uma porcaria interminável Com erros de português então talvez eu prestasse mais atenção na tela da criança porque ali naquele desenho tivesse mais chance de civilização do que aquilo que tivesse sendo dito eu eu gostei muito dessa mensagem eu acho que tem várias coisas para comentar primeira é a reação da mãe quando ela diz que a mãe veio confrontar ela achando que era uma observação sobre o tempo de tele sobre a educação que ela dá pra
criança eu percebo porque vivo isso há pouco tempo tô me descobrindo como mãe uma mãe que já tá previamente se sentindo muito cobrado em relação à educação que dá pros filhos e isso porque o peso as expectativas da Maternidade sobre as mulheres são insuportáveis Então essa essa mãe ela já acha que tá em falta temos um dom dado pela natureza ou por Deus eu sei criar o filho dos outros Você não imagina como eu sou sábio com o filho dos outros Este é um dom e esse dom é universal mas para filho eu diz 5
minutos lá em casa eu resolvi isso leva leva então acho que enfim sendo solidária eu consigo compreender e me compadeço dessa mãe que tá sentindo nas suas costas o peso desses olhares atravessados que Muito provavelmente ela percebe desde que engravidou mas aí a segunda coisa eu acho bastante relevante a gente falar sobre isso porque se relaciona com a nossa com o nosso debate sobre amadurecimento sobre o mi mi mi MM me nós precisamos nos diferenciar do mundo a gente nasce pequenininho e a gente acha que a gente é tudo o mundo somos nós e tudo
que existe existe para nós satisfazer né né E a gente vai crescendo e vai percebendo que não funciona desse jeito o mundo é o mundo as pessoas são outras pessoas e inclusive os nossos pais a nossa mãe aquele vínculo absoluto ela tem outros interesses que não nós nós não somos o centro do universo e é importante que as crianças seja oportunizada a possibilidade de entender que elas não são o mundo por que que eu tô falando isso porque quando a gente tá numa num saguão de aeroporto num avião em qualquer espaço público na praia e
a gente precisa lidar com as pessoas ouvindo música palestras ligações sem usar o fone de ouvido Na minha percepção a gente tá enfrentando o dilema de conviver com pessoas que não amadureceram o suficiente para entender que elas não são o mundo uhum o mundo é o mundo e existem outras pessoas ocupando aquele espaço então se você quer ouvir uma música você ouve a sua música num fone de ouvido aquele som é interesse seu e ninguém ali é obrigado a escutar então eu tenho uma filha pequena eu já vivenciei dificuldades com a minha filha que também
não tinha feito a sua soneca do dia e eventualmente se ela não consegue ficar quietinha para ouvir os discursos que outras pessoas querem ouvir sendo eles chatos ou não eu posso eventualmente pegar a minha filha no colo e sair para uma sala ao lado e deixar ela escutar o tablet no volume que ela quiser se ela for um pouco maior posso colocar um fone se assim achar que devo fazer mas eu levo minha filha para viajar de avião por exemplo e ouvir o o tablet sem fone não é uma opção brincar com o carrinho que
faz barulho com ele ligado não é uma opção porque essa criança por mais doloroso que seja no começo precisa aos poucos a aprender que não a gente não pode ligar um barulh em qualquer lugar submetendo todas as outras pessoas aos nossos desejos e isso é importante para tudo pessoal É não é porque eu quero me relacionar com alguém que essa pessoa tem que querer não é porque eu quero ouvir uma música que todas as pessoas ao redor devem querer escutar Não é porque eu quero me posicionar de determinada determinada forma nas redes sociais que todas
as pessoas são obrigadas a gostar Uhum Então isso nos dá capacidade inclusive para lidar com a rejeição e a crítica eu sou eu o meu mundo é o meu mundo e Ninguém é obrigado a se sujeitar a ele e para que nós convivamos pacificamente para que eu Garanta o respeito a esse meu espaço de liberdade eu preciso Respeitar o espaço de liberdade das outras pessoas você foi muito racional Gabriel sobre espaços defende um equilíbrio absoluto da individualidade e do do público e do privado a minha experiência de aeroporto infelizmente é diária e quando eu estou
sentado lendo e alguém põe uma música alta eu tenho uma atitude behaviorista eu pego o meu celular e coloco outra música alta assim e quase todas as pessoas levam um susto Como se até então elas não percebessem que a música dela atinge o Pavilhão auricular dela e todos os outros naquele instante ela leva um susto ela nunca diz hum percebo que eu estava invadindo o seu espaço agora não é um susto ela descobre o Robson cruzou descobre um sexta-feira na ilha e fica muito impressionado tá me referindo ao romance O deniel de F né Eh
ele fica muito impressionado com aquilo ou seja eu acho que nós temos uma questão anterior à racionalidade do indivído que você está trazendo que é a quase que uma blindagem em relação ao outro universo tudo virou o espaço da casa eu vejo pessoas no aeroporto tirando o sapato e botando o pé na outra poltrona impedindo que dois sentem a pessoa tem três malas cada poltrona é para uma mala né como se as malas nádegas tivessem e cada uma fica sentada ocupando todo aquele espaço e entram com a sua mochila como uma divisão Panzer na Segunda
Guerra derrubando as pessoas do lado sem nenhuma é assim não é exatamente grosseiro que sempre houve e todos já cometemos grosserias eu principalmente mas é a incapacidade de ver que existe mais gente e isso eu acho que isso é mais recente não é o grosseiro clássico descrito na literatura mas é o grosseiro epistemológico é aquele que não tem usando outra palavra difícil que não tem consciência da validação da existência do outro e isto é muito interessante a minha experiência de aeroporto é que existe o folgado mas exe o alienado do espaço social e este é
dominante como no trânsito existe um motorista agressivo o motorista tóxico exe simplesmente o Pateta e esse domina completamente o trânsito São Paulo será que a revista Time estava Correta que os millennial são a geração mi mi mi e a gente desaprendeu a reconhecer o mundo a minha experiência os jovens estão todos de fone de ouvido são as pessoas da minha idade que são os folgados os jovens todos TM fone de última e porque não estão nem aí pro mundo são as pessoas de mais de 60 que estão lá e eu tenho que ser tolerante com
crianças o máximo possível mas existe um limite Claro que não eu nunca tive raiva de criança Car não é o cara que tem a estratégia igual a sua de ligar o telefone tocando música alta é o thgo e imagina que ele é DJ então ele tem umas com batidão assim poderoso e o pilão trabalha comigo Diz que o que acontece comigo é que eu começo o gingado da capoeira porque eu ouço a pessoa com coisa e eu fico indignada que a pessoa não entendeu então eu começa a fazer assim é capoeira até aí uma única
vez G uma única vez eu estava indo para um evento que eu estava levando uma caixinha de som hã e eu conectei o meu celular na caixinha de som direcionei a pessoa que estava ouvindo selecionei o quarto movimento da Nona Sinfonia de Bethoven o coral cantado pelo Tabernáculo Mórmon com 2000 vozes e botei no volume máximo Claro parei o aeroporto e de novo as pessoas ficam surpreendidas elas ficam surpreendidas gente será eu deixo eu tocando sem fone olha vai além da minha redoma exatamente a parte é a questão da intimidade né as pessoas debatendo questões
íntimas sentadas no avião debatendo questões íntimas e El não nos dão de direito a voto porque se pudesse pudesse dar direito a voto teu poder não separa mesmo eu acho que tem que separar Então vamos lá você quer ter poder de voto Então bora terminar por sentir que merece mais ou aceitar menos di ficante porque não tem ninguém que ofereça mais essa negociação vai depender da sua carência Adão era carente só tinha Eva e ele não tinha nenhum problema com isso era Eva ou a mão então Adão Ficou sempre com EVA né Então nesse caso
às vezes eu tenho escolha às vezes eu tenho escolha uma uma coisa é o tédio de Salomão com 1 esposas e a outra coisa você está buscando você vai determinar isso porque toda escolha implica perda a pessoa que você deixar por seus defeitos também tinha qualidades e a nova renovará os defeitos e as qualidades você vai ter que dizer se o total de coisas positivas vale a pena Isto é sempre uma decisão difícil não há um gabarito oficial porque quando você for para outra pessoa você já será outra pessoa também tamb e você não vai
ter condições de avaliar a pessoa que você era não é verdade eu a Gabriel discutimos isso há muitos anos num programa de televisão aquela linguagem de avó homem é tudo igual mulher é tudo igual fica não não é verdade isso as pessoas são diferentes e às vezes dá para dá para conseguir algo muito melhor mas eu tenho que saber o que me levou a escolher aquele tipo de pessoa porque senão eu vou repetir o erro se eu não sabia escolher automóvel e troquei o meu carro a minha ignorância permanece e agora eu vou levar minha
ignorância para um carro novo então avalie que carência ele levou para aquela pessoa e se você tiver consciência disso você vai poder dizer resolvendo isso eu posso ficar com essa pessoa ou eu preciso de outra pessoa ou eu vou entrar numa fase de Solitude produtiva ficar sozinho um tempo para avaliar isso confie no ti o problema está também em quem escolhe e não só no objeto de escolha Chau Então é isso né acabamos mais um episódio mais um não mais um é o milésimo episódi primiro episódio do nosso podcast platitudes Gabriela prioli e Leandro carnal
muito a gente podia uma vez Falar com Gabriela carnal e Leandro prioli Ih já teve tanta história sobre isso é melhor deixar assim Mas coitado do Thiago Você sabe que eu descobri esses tempos que ele recebe mensagem falando que ele é um corno manso porque eu tenho um caso com você Ah ele não é Manso Ele é super agitado Não não é há dois tipos de cornos no mundo os que sabem e os que não sabem e nesse caso é calúnia injúria e difamação tudo junto platitudes com Gabriela prioli e Leandro [Música] carnal perder a
esposa deve ser sempre difícil mas perder Fi deve ser pior [Risadas] né Deixa eu ver assim desenho animado brasileiro Fudêncio e Seus Amigos 2005 2011 na MTV MTV MTV me desenho de humor do Absurdo fuden era um estudante punk literalmente monoco ele só pronunciava a palavra você nunca deixa eu falar Pronto agora estou falando pra gente conseguir ver se o meu microfone funciona sem o carnal atrapalhar E você vai para onde quinto círculo do Inferno É mas eu vou para qual círculo ah mas tem tanta escolha o melhor de todos é um pouco antes de
morrer você trair o Thiago porque o segundo ciclo dos adúlteros é um vento é um vento que bate para lá e para cá e você fica indo para lá e para cá eu sou qualquer qualquer qualquer brisa eu já fico resfriada alérgica é mas o melhor é que você pode ir com amante alegra inf isso desculpa a antessala do inferno é onde estão os homens bons não cristãos como Platão Aristóteles as mulheres boas não cristãs Engraçado que Dante não encontra nenhuma entendi Olha só que coisa boa escuta tem o círculo dos cancelados tem o círculo
dos cancelados existe sim sim é muito curioso durante a rebelião de Lúcifer uma parte dos Anjos ficou com Deus ficou com a situação uma parte ficou com uma parte fo centrão esses anjos são recusados por Deus e não estão condenados ao inferno nem o demônio nem Deus deseja a presença desses anjos eles estão excluídos eles estão perto do purgatório mas não podem entrar nem no céu nem no inferno estão na Câmara dos Deputados agora então talvez fosse o seu seriam os que não tomaram partido em época de crise