[Música] [Música] olá este é o curso básico de teologia do prime teologia a lição de hoje vai se concentrar o estudo da salvação ao considerar o estudo que envolve a salvação dos pecadores segundo ensinamento bíblico é fundamental estabelecermos desde agora o nosso entendimento de que todos pecaram e merecem a punição eterna de deus e que cristo morreu para obter a salvação para os nomes o estudo teológico da salvação é chamado de só tecnologia por causa da junção das palavras só ter salvador e logo ia estudo e é melhor compreendida se estabelecimento desta ação salvífica de
jesus na cruz ea atuação do espírito santo na vida do cliente for um pressuposto ou seja necessário crer nisso para se entender o que a bíblia fala sobre salvas o conceito inicial ao se pensar sobre a salvação é idéia de eleição ea idéia de reprovação eleição e 'reprovação a eleição é a decisão divina e eterna de salvar o homem isso já foi realizado como vimos antes da fundação do mundo mas não há dentro da teologia um consenso de como se apresentar essa ideia que satisfaça todos os cristãos existem dois grupos principais um que é chamado
de calvinismo dá uma ênfase maior de que este processo depende exclusivamente de deus e os que são chamados de arm anos afirmam que a necessidade de uma ação humana de uma escolha essas principais correntes ideológicas debatem o assunto há muito tempo e geralmente cada denominação deixa claro para os seus membros qual faz parte do seu entendimento doutrinário o curso de teologia não é de nome nacional e por isso nós apresentamos as questões e sugerimos que você procure a liderança da sua igreja para aprofundar estas questões vamos pensar um pouco sobre o que é a ideia
de predestinação várias passagens do novo testamento afirmam com clara que deus determinou de ante mão a todas as coisas ou seja aqueles que seriam salvos isso é chamado de predestinação o tempo na verdade é apresentado como um consolo para o cristão é uma razão para se louvar a deus eo incentivo à evangelização o entendimento de que haverá pessoas salvas o outro lado é a doutrina da reprovação uma vez que existe pessoas que foram salvas necessariamente o outro aspecto deve ser considerado ou seja a decisão soberana de deus de que pessoas não serão salvas essa decisão
de deus desde a eternidade é chamada de reprovação na teologia é comum tipos diferentes de pensamento e se resume finalmente a idéia de que aqueles que vão para o céu ou aqueles que vão para o inferno uma idéia que por vezes é disseminada conta com a possibilidade de uma segunda oportunidade ou de que todos serão salvos se não aqui mas num outro plano isso é chamado de universalismo e gera muita especulação dentro da teologia nós precisamos entender que existe alguns equívocos quando se pensa e eleição a eleição não é algo fatah lista porque ela se
baseia na presciência no conhecimento prévio de deus sobre a fé do homem este conhecimento é individual de cada pessoa e não há na bíblia nenhum lugar disse que deus nos escolheu por causa da nossa cena há equívocos a respeito da doutrina da eleição é preciso entender que quando se fala em eleição não é algo fatah lista pois se baseia da une ciência ou seja o pré conhecimento que deus tinha da fé também remete o conhecimento que deus tem de cada indivíduo e dos seus atos em parte alguma das escrituras vemos a afirmação que deus escolheu
salvar alguém por causa da sua fé a eleição está baseada na fé para muitos como o início de um processo que vai resultar na salvação a predestinação está baseada neste conhecimento que deus tinha de todas as coisas inclusive das escolhas que as pessoas viriam a fazer existem objeções a respeito da doutrina da eleição os principais são de que a eleição significa que nós não temos humanamente uma opção uma escolha de aceitar ou não a cristo com base nesta ideia de eleição as nossas escolhas então não são reais e nós estaremos apenas representando um papel também
se afirma que a doutrina da eleição mostra deus criando robôs ou marionetes e não pessoas reais também se pensa que a doutrina da eleição tem a ver com a ideia de que os incrédulos jamais poderão aceitar mesmo que deseja que a eleição portanto seria algo injusto o que vai contra o atributo de deus e deus totalmente santo deus totalmente justo e por fim a declaração da bíblia de que deus deseja salvar a todos alguns pontos são pacíficos não há necessidade de debates mais aprofundados sabemos que as posições são controversas mas é importante lembrar de que
nem todos serão salvos momento algum a bíblia diz que a salvação é para todas as pessoas também é necessário que se apresente o evangelho a todas as pessoas ou seja é completamente verdadeira dizer que quem quer chegar até jesus poderá fazer isso e obter a salvação e aqueles que chegam a ele de maneira alguma serão lançados fora ou seja a oferta das boas novas é dada de uma maneira universal a morte de cristo por cn o infinito filho de deus possui mérito e finito sendo suficiente para pagar as penalidades os pecados de todos mas só
se torna eficaz para aqueles que o aceito ou seja a questão está nos métodos sofrimento de pela morte de cristo mas no número de pessoas pelas quais o pai o filho entender no momento da morte de cristo que a sua morte seria um pagamento suficiente uma vez entendido que os alvos dão algum tipo de resposta o evangelho podemos analisar como isso acontece na pregação humana do evangelho três elementos muito importantes precisam ser incluídos o primeiro é a explicação dos fatos concernentes à salvação qualquer pessoa que venha cristo para receber a sanção deve ter um entendimento
básico de quem cristo é e de como eles satisfez as nossas necessidades de salvação porém precisamos ressaltar sempre de que todas as pessoas pecaram de que a pena pelos nossos pecados é a morte de que jesus cristo morreu para pagar a pena por estes pecados entender esses fatos e concordar ou não com isso é o elemento divisor entre uma pessoa ser ou não ser salva é preciso também ter um convite uma oportunidade de resposta individual para que a pessoa mark de uma maneira clara que saiu da incredulidade para a fé pessoal em cristo jesus este
convite pessoal precisa ser acompanhado de arrependimento a bíblia fala no novo testamento muito claramente que é necessário um reconhecimento da sua condição de pecadora ea necessidade de se afastar disso chamado arrependimento e à fé a decisão de crer em cristo e nos seus méritos não naquilo que eu faço mas aquilo que cristo fez por mim também é importante lembrar das promessas crêem em cristo tornar-se um cristão dá a nós a garantia do perdão divino e como consequência a vida eterna a principal mensagem do evangelho está baseada no perdão dos pecados é conseqüente vida eterna ao
lado de deus este é o grande argumento do versículo joão 3 16 onde diz que deus deu seu filho ao mundo para que todo aquele que nele crê não pereça mais desfrute da vida eterna quando pedro cheio do espírito santo faz o seu discurso em atos ele convida as pessoas a se arrepender converter para que tenham seus pecados cancelados ou seja quando se entende essa decisão começa se a falar agora na conversão conversão como um processo para alguns ou como um ato de uma só vez mas a bíblia fala de dois termos e nós precisamos
entender o zoom é a retenção e outro é o nascer de novo ou seja a regeneração em um ato invisível de deus pelo qual ele nos concede uma nova vida espiritual nascer de novo remédio é o que há uma regeneração como obra exclusiva de deus embora nós não entendamos a natureza exata dessa regeneração é bíblia chama de mistério o fato é que ela se dá pela ação e vontade de deus por intermédio do espírito santo quando a pessoa está em comunhão com jesus cristo seja toda trindade participa deste processo nesse sentido de regeneração ela vem
junto de uma fé salvífica ou seja uma fé para a salvação quando jesus fala nascer de novo ele fala de se tornar uma nova pessoa uma nova criatura que agora então teve no seu espírito regenerado e por fim a regeneração deve produzir resultados palpáveis na vida do cristão quem é novo homem christo possui uma nova natureza e por isso tudo que ele faz deve remeter a essa realidade espiritual ela tem consequências claros chamado realizado por meio da palavra não é que a pessoa pertence a uma igreja local apenas ou seja um religioso mas sim que
tenha comunhão com o filho que sai das trevas para a luz que desfrute da liberdade que vivem santidade e pertença ao reino de deus neste processo de conversão à o papel do espírito santo no convencimento o convencimento é algo que o espírito santo realiza de forma individual mostrando para o perdido a sua realidade como pecador a bíblia fala que ele veio para convencer do pecado da justiça e dos juízes ou seja quando alguém percebe que é pecador entende a necessidade de salvação e de que jesus cristo sendo santo e sendo deus deu a sua vida
e aqueles que rejeitarem esta palavra esta mensagem a bíblia ensina que já estão condenados ou seja a conversão tem que ser demonstrada uma decisão pessoal que inclua fé e arrependimento na parte humana e à ação de deus pai deus filho e do espírito santo na vida daquele indivíduo a fé eo arrependimento preciso ver juntos a verdadeira festa houve fica não está baseado no conhecimento intelectual respeito de jesus ou seja acreditar que jesus é um homem bom um mestre moral não é o suficiente também não há a possibilidade de se crer temporariamente eu creio que jesus
é deus o filho de deus não já não creio mas também eu volto a crer não é esse o entendimento porque uma vez que a fé se manifesta existe uma aprovação por parte de deus então é necessário uma decisão na dependência de cristo como o suficiente salvador e de uma maneira ideal esta fé deve aumentar à medida que o conhecimento da pessoa de jesus aumenta o fato é que esse arrependimento e fé devem ser demonstrados ao longo de toda a vida quando se fala em salvação é importante ressaltar que com ela vêm alguns resultados diante
de deus e diante dos homens os resultados da salvação vamos conhecer melhor alguns aspectos que têm relação direta com a salvação em cristo primeira é conhecido como justificação como o nome indica significa fazer o declarar alguém justo ou seja diante de deus nós agora podemos receber a justiça que está plena em cristo jesus e seu sacrifício na cruz tanto na teologia do antigo testamento no novo testamento a ideia é de pronunciar diante de uma autoridade no caso autoridade maior deus de que alguém é inocente e existe um contraste claro entre justificar e condenar deus nos
justifica por meio da fé em cristo e pode nos declarar justo porque ele imputa coloca sobre nós a justiça que vem de cristo paulo diz que com isso nós recebemos o dom o presente da justiça como ocorre este processo de justificação primeiramente é importante ressaltar que a fé em cristo é o único meio para que isso ocorra e o preço pago por essa justificação é cristo e seu sangue derramado na cruz isso significa que no aspecto legal existe uma declaração da parte de deus do reconhecimento dessa justiça e também é parte da graça data por
deus no seu plano interno de salvação em momento algum nós podemos fazer justiça para os nossos próprios atos quando alguém crê esta pessoa está em cristo e isso faz dela um homem ou uma mulher justo aos olhos de deus deus então é o justificador daqueles a quem ele julgaria o que é julgado a nossa natureza pecaminosos o julgamento deveria livrar o crente do poder do pecado porque o poder do pecado está ligado velha natureza do homem perdido mas pela fé nós vemos uma nova natureza e essa sim é considerada justificada diante de deus a certeza
é que um dia nos livraremos desta natureza e podemos exercer plenamente os direitos e as benesses da nova natureza em cristo jesus o texto de romanos 6 paulo mostra claramente os resultados do tabulação do poder desta velha natureza isso vai mostrar que não somos mais escravos do pecado e agora podemos viver em obediência a deus a morte de cristo dá ao crente o privilégio de ter uma comunhão na família de deus porém algumas condições estabelecidas a bíblia para isso uma é conformar seu padrão desta luz que é vinda do próprio deus o segundo é confessar
os pecados entendemos assim que participamos do processo de adoção veja a justificação é um processo ea adoção é outro a noção nós entendemos ser um ato divino que integra aqueles que crêem em cristo jesus a família de deus paulo fala que existe dois grupos que foram adotados por deus de maneiras distintas israel como povo como nação mas isso não pressupõe que todos eles serão salvos afinal de contas estamos falando de uma revelação distinta do antigo testamento mas deus também adota aos cristãos como indivíduos como parte agora da família de deus os resultados dessa adoção pela
fé vai nos fazer será aceito parte daquela família não natural uma família espiritual e nos dá todos os direitos e privilégios dos filhos de deus assim sendo nós temos uma segurança da salvação é importante ressaltar as evidências bíblicas da segurança da salvação ou seja o entendimento de que o cristão que vive para deus estará com ele no céu e desfrutará da vida eterna segurança da salvação depende da obra que deus faz em nós mas quando nós entramos em cristo fazemos parte do corpo de cristo somos selados pelo seu espírito o propósito é continuarmos vivendo como
propriedade de deus como membro da família de deus e esta obra que deus iniciou ele irá completar e nada neste mundo ou do outro mundo poderá nos separar daquilo que deus tem para nós a vida cristã deveria ser marcada por um processo contínuo chamado de santificação ou seja eu sou regenerado quando o aceito a cristo sou feito justo mas também sou feito santo esta santificação é o mesmo processo aquilo que cristo fez é imputada colocado sobre mim christus e no santo em cristo eu também sou santo a santificação é algo que pode ser avaliado e
pode ser medido podendo aumentar ao longo da vida ensina paulo mas ela só se completará totalmente na morte ou seja durante o período que eu viver eu posso ter uma vida mais ou menos santa mas na hora do julgamento a justiça de deus me fez santa o fato é de que deus dá ao homem é a oportunidade de uma cooperação neste processo qual é o papel de deus na santificação ele efetue nós tanto querer quanto realizar e o nosso papel é viver de acordo com este querer tomarmos decisões mais ou menos de acordo com a
revelação bíblica e podemos nos separar de tudo aquilo que nos cerca final a palavra santo desde o antigo testamento é alguém que está separado há alguém que está a lei ou seja viver uma vida santa é se afastar deste mundo e concentrar os nossos esforços para a eternidade para a vida espiritual oferecida por cristo jesus concluímos assim o nosso estudo sobre a salvação como deixamos claro antes a prime teologia é um curso não denominacional e sugerimos que você procure a liderança local a sua igreja e possa aprofundar os ensinamentos da sua igreja a respeito deste
assunto