olá meu nome é querido seja bem vindo a mais mal de língua portuguesa agora continuando o nosso trabalho com interpretação de textos você vai trabalhar com as chamadas figuras de linguagem a figura de linguagem é um ponto importantíssimo para quem trabalha com língua portuguesa e para quem precisa interpretar textos porque porque as figurações fazem parte do nosso cotidiano fazem parte da nossa vida e você ter a habilidade de identificar essas figuras da ainda mais autonomia interpretativa esses dias uma pessoa manda uma mensagem assim eu postei uma aula sobre oração subordinada e aí o cidadão escreveu
estou aqui perguntando na humildade porque eu vou usar isso para a minha vida aí eu fiquei pensando um tempão em responder várias coisas e daí desistir só que assim vou responder então aqui agora pra você porque você usa isso para a sua vida primeiro para responder uma prova a prova faz parte da sua vida então já justificaria aí certo em segundo lugar toda vez que você estuda uma língua uma estrutura de língua você está fazendo algo que a gente chama de iniciação científica ou seja a língua que você fala apesar de você falar livremente ela
não é sua intenção ela não é só ela faz parte um sistema lingüístico então a menos que você se comunique o tempo todo de forma coloquial para utilizar outro registro registro formal você precisa conhecer as regras e as nomenclaturas certo porque porque como falei isso é a iniciação científica da linguagem da mesma forma como você aprendeu física química e biologia naná sua graduação no ensino médio e você usou isso diversas na sua vida língua portuguesa mas também aprendeu dessa forma mas eu não aprendi eu não uso pra nada de física química e biologia não então
beleza quando você vai fazer uma dieta tá você vai selecionar seus alimentos com base em qual o conhecimento para você saber que é um carboidrato para saber que uma proteína você depende de qual o conhecimento aí não é do conhecimento de história ou não é do conhecimento que você trouxe de casa porque em casa você não aprende a termos como carboidrato e lipídio sérgio você não aprende em casa que quer a energia cinética mas quando você precisa fazer uma alavanca para desencalhar o teu carro da lama você lembra do que tal de física que diz
que se você tiver um ponto de apoio uma barra fixa você pode mover o mundo então perceba é pra isso que serve porque é um conhecimento sistematizado e todo o conhecimento sistematizado possui seu fundamento certo você aprende a língua portuguesa como iniciação científica para depois de muito tempo na sua vida você não sair reinventando no pará coisas que já existem o que muita gente faz hoje dentro das próprias letras tudo bem então vamos adiante aqui já fico já deu a minha palestra inicial vamos nos concentrar agora nas figuras de linguagem pode colocar esse jogo eu
trouxe pra você tá a definição de figura de linguagem as figuras de linguagem são recursos empregados para transformar o conteúdo das mensagens aquele chamado conteúdo proposicional o que nos vinculamos quando falamos veiculamos quando falamos nós sempre vamos promover algum tipo de efeito expressivo dentro de uma sentença vamos tentar transformar algo dentro da sentença as figuras estão associados a função poética da linguagem e elas não ficam restritas literatura na nossa vida regular nós utilizamos diversas figuras de linguagem e nós temos uma distinção aqui nós temos as chamadas figuras de som primeiro tipo nós temos figuras de
pensamento o segundo tipo e temos as figuras de construção só só que daí você tem um terceiro tiro existem muitas e muitas e muitas figuras de linguagem o que nós vamos fazer aqui é estudar de maneira simples e direta algumas das mais relevantes começando pelas chamadas figuras de pensamento paulo qual a diferença entre a figura de som figura de pensamento figura de construção a figura de som vai ter a ver com a sonoridade que as palavras produziram na frase e o conseqüente efeito sentido disso as figuras de pensamento tem a ver com a construção das
idéias dentro de uma sentença e as figuras de construção tem a ver com a construção sintática dos elementos começando com as figuras de pensamento nós vamos explorar o significado dos termos empregados na sentença a primeira figura que eu trago pra você é chamado de comparação como comparação ou se lhe certo as duas figuras recebem esse nome aliás a mesma figura pode ter esses dois nomes o que é uma comparação é uma comparação direta entre elementos de uma sentença ou seja você deverá ter na frase um termo comparativo sério como uma conjunção ou adjetivo quem diga
que uma comparação qualquer coisa nesse sentido então veja só soube que paulino fala como um papagaio como um papagaio falaria aqui nós temos a figura de comparação ou se me porque nós temos esse elemento de comparação direta presente na frase certo isso significa que se trata de figura de comparação minha prima trabalho é igual gente grande essa que se pode ver é uma frase extremamente conotativa e muito coloquial né porque eu deveria dizer igual a gente grande se eu tivesse uma frase nada na construção normativa que o que é igual a e aqui eu escondia
preposição quando eu digo igual gente grande e estou realizando também uma comparação e é uma comparação direta por isso que nós chamamos de comparação ou se me e essa figura vem para contrastar diretamente com a metáfora a metáfora é também um tipo de comparação mas é uma comparação subentendida que nós realizamos sem utilizar as condições comparativos por exemplo a corrupção é um câncer quando eu escreva uma frase como essa aqui você pode perceber que eu não estou usando uma comparação eu estou dizendo a corrupção é como um câncer tarde ela é um câncer mas aqui
há uma comparação indireta atributos da corrupção que se assemelha a um atributo do câncer e se você pode investigar subjetivamente quais seriam esses atributos por exemplo o fato de o câncer acabar com a sociedade ou a corrupção também para o câncer acaba com a vida assim como a corrupção acaba com a sociedade é essa a ideia que nós podemos ter um segundo exemplo meu aluno é fera ou seja ele é muito bom não quero dizer que ele seja bravo aqui o que ele seja é desprovido de intelecto né por ser uma fera do campo não
é isso que eu sei que ele é muito bom em alguma coisa então nós temos aqui essa construção depois as lágrimas que verteu foram mágoas passadas mesmo esquema as lágrimas foram mágoas eu estou comparando as características sem utilizar a condição comparativa essa figura se chama metáforas e como eu falei pra você grande parte das figuras de linguagem são construções metafóricas a próxima figura se chama metonímia e aqui vem meta que significa metade ou para tim hoey o nó mar aninha é o mar significa nome então essa figura significa alguma coisa como metade do nome perfeito
é uma figura em que nós realizamos uma substituição com efeito expressivo uma substituição semântica quais podem ser as formas de metonímia eu posso ter uma metonímia de substituição de parte pelo todo por exemplo todos os olhos da sala me olhava os olhos estão representando as pessoas que as pessoas têm olhos então o que você precisa notar aqui a palavra olhos foi empregado no lugar da palavra pessoas essa é uma substituição metonímica perfeito então a metonímia que gera a substituição de parte pelo todo esse é um tipo de metonímia veja eu posso substituir o continente pelo
conteúdo ou seja aquilo que contém por aquilo que está contínuo perceba bebeu duas garrafas de conhaque ele não bebeu a garrafa ele bebeu o conhaque mas você disse ele bebeu duas garrafas para dar uma ideia figurada de quantidade não é errado falar isso certo não é errado só é preciso compreender que você está trabalhando com uma substituição semântica você pode trocar o autor pela obra por exemplo eu nunca havia lido tomás antônio gonzaga perceba você leu o livro dele as ligas de marília de dirceu ou as cartas chilenas mas quando você fala eu não calle
tomás antônio gonzaga o que você está fazendo é substituir a obra pelo autor ou substituição do autor pela obra nesse caso que eu estou trocando o livro que ele escreveu pelo autor quando você fala ver um portinari certo assistir a um almodóvar você está substituindo a obra pelo nome do autor você também pode substituir nenhum efeito pela causa jacira e na loa morte naquela sala perceba o que já assinalou foi a fumaça ea fumaça provocou a morte ou seja eu substituir o efeito tá pela causa como assim a causa da morte foi a fumaça e
eu coloquei o efeito certo você perceba como isso aqui dá uma dramaticidade para o que você fala nem dizer que inalou a morte meu deus que coisa você pode substituir a matéria de que um objeto é feito pelo objeto então veja onde estão as linhas pratas quando eu falo onde estão as minhas pratas eu estou querendo falar sobre os talheres perfeito porque porque em diversas ocasiões os estaleiros foram feitos de prata isso indicavam a riqueza então estou substituindo o objeto pela matéria de que o efeito eu posso realizar uma metonímia de marca e produto ou
seja tive que comprar uma gilete perceba não mais delete uma lâmina de barbear gillette é a marca assim como o cotonete que na realidade a haste flexível com pontos de algodão certo assim como vamos pegar como que essa mão em pó perfeito então aqui você está substituindo o produto é uma marca símbolo pela coisa naquele ano a cocaína ou a coroa espanhola quando falou coroa espanhola falando de uma velha que veio da espanha eu estou falando da monarquia então estou substituindo a coisa em si a monarquia pelo seu símbolo que é a coroa beleza vem
pra cá a figura de metonímia é uma figura interessante mas nem todo mundo tem sério por causa dessas diferenças de metrô news agora você viu aqui todas elas você vai conseguir realizar essa classificação com bastante tranquilidade eu acredito vamos adiante olha a próxima figura chamada de produzir o péia prosopopéia ou personificação significa na realidade você atribui características humanas a seres não humanos ou características animadas as eles não animados por exemplo o vento vai beijar a minha face o vento não beija tá em beja uma pessoa então aqui eu estou trazendo uma carta espumando ao vento
são prosopopéia e à noite grita e minha mente à noite um grita cara você está percebendo que aqui eu tenho uma construção figurada é uma figuração à noite gritar naquele dia os crisântemos sorriram para ela os crisântemos não sorri mas aqui estou que uma figura como se as flores os crisântemos sorrissem tá isso se chama prosopopéia ou personificação depois uma figura chamada de antítese ante contrário tese ideia então é uma tentativa de colocar dentro do mesmo segmento textual palavras com sentidos contrários para você criar um efeito cintilante o melhor exemplo aqui é um poema do
gregório de matos perceba na sol e não dura mais que um dia depois da luz se segue à noite escura entre estes sombras morre a formosura em contínuas tristezas a alegria então o que eu tenho aqui tenho palavras sem encontrar por exemplo nasce morre são antônimos aí eu tenho dia e noite são antônimos tristezas e alegrias são antônimos vem pra cá porque isso aconteceu porque o o gregório de matos fez isso porque as pessoas enxergam uma antítese mas não percebem o efeito de sentir então vou falar pra você o gregório de matos escreveu numa época
em que havia uma escola do que era conhecido como o barroco certa o barroco tem um contexto social muito complexo porque porque a sociedade da época estava uma sociedade está uma sociedade em evolução sofreu alguns choques de realidade a exemplo do terremoto que nós tivemos em lisboa tá nós tivemos há aliás não terremoto lisboa a exemplo do problema que nós tínhamos da colonização do brasil como ocorreu com no brasil nós tivemos o problema da regência espanhola em portugal isso deixou a porto deixou portugal o kun há o sentimento nacionalista totalmente quebrado e ele estavam vindo
de uma curva ascendente então isso em ser um momento no mundo que havia grande depressão grande depressão logo após uma fase que nós conhecemos como fazer um humanista e aí nessa época as pessoas estavam muito divididas entre cuidar da vida é corpórea ou seja da vida muda né ou cuidar da alma né buscar algo para a própria alma buscar algo para a salvação e essa esse conflito acabou criando algo que nós chamamos de dualismo o físico ou seja o homem que está dividido entre o céu e até o que é mais importante para ele esse
dualismo se traduzir nos poemas sob forma de idéias contraditórias como antítese e conceitos ecológicos como era o caso dos paradoxos então nesse poema quando gregório de matos escreve isso ele está mostrando o eu lírico cingido é cortado portanto entre antíteses porque ele tem nasce morre tristeza alegria dia e noite está mostrando o ciclo de passagem então quando você pega uma figura de linguagem você não pode simplesmente falar assim a essa figura aqui a figura de linguagem tem que contribuir para a construção do sentido senão ela está ali gratuitamente certo esse é um exemplo de figuras
de linguagem que contribui para construção no sentindo vamos adiante depois nós temos a sinestesia que é uma sinestesia papa é uma espécie de confusão dos sentidos em que nós temos uma construção frasal que mistura esses sentidos por exemplo o cheiro doce cheiro você percebe com o fato e doce você percebe com o paladar palavras duras palavras você percebe com a audição duro você percebe com o tato então o que nós temos aqui uma confusão de sentidos olhar frio voz clara aroma escuro a sinestesia é a figura de linguagem para trabalhar com os sentidos dessa maneira
figurada depois temos uma figura chamada de catacrese o que é uma carta cresce é praticamente uma metáfora desgastado que peluso já se cristalizou com uma expressão comum língua agora é importante você entender que no sentido específico para essas construções nós temos alguma coisa como utilizar uma parte do corpo para designar um nome de alguma coisa exemplo nós temos aqui dente de alho dente a parte do corpo que nem especificação se uma carta crésio pé da mesa até parte do corpo ea especificação isso catacrese boca do estômago no braço do sofá nariz do avião sempre vai
haver uma parte dele que designa parte do corpo depois nós temos uma hipérbole e r rolê tcm beber significa exagero é uma construção que busque exagerar uma expressão propositalmente por exemplo morrer de fome chorar um rio de lágrimas trabalhar até desmaiar que são todas formas exageradas aqui certo nessas construções de figuração evidentemente ironia é uma figura em que se diz o contrário daquilo que se pensa é certa então veja se você quiser falar mais alto pessoal da sala ainda não houve o segredo eu tenho que dizer pra você você está berrando sua mula certo é
basicamente isso que eu estou falando só que de forma irônica eu digo o contrário do que eu penso veja eu fico admirado com a inteligência daquela pessoa e aqui inteligência entre aspas justamente para indicar essa idéia é de que a pessoa inteligente é tipo um animal estilo depois o paradoxo o paradoxo é uma figura de linguagem próxima antítese a diferença é que a construção ela tem que ser contrária à lógica ela contraria a lógica na tentativa de difundir idéias contraditórias veja esse cara já nasceu morto não tem como nasceu morto pessoas e nasceu morto mas
eu estava morto é um paradoxo dinheiro não é tudo a 100% cem por cento é tudo isso é um paradoxo sei que maria dorme acordada para sonhar com o futuro não dá pra dormir se você tiver cuidado a apaf mas se foi eu quero que você entenda que o paradoxo é uma figura para contrariar a lógica então tem que pensar realmente não dá pra dormir acordar detenção paradox muito bem depois nós temos essa aqui ó frase que também se chama antonio márcia ou circunlóquio o que é isso é uma figura de linguagem que busquem empregar
uma expressão curta pra você substituir uma expressão mais longa tá veja só naquela época ainda exploravam ouro negro ouro negro significa petróleo isso é uma pele frase o anjo de pernas tortas foi um dos grandes do futebol anjo de pernas tortas era um garrincha é assim que ele era conhecido li pela primeira vez um livro do bruxo do cosme velho bruxo do cosme velho é o machado de assis sérgio e essas expressões são expressões consideradas periféricas depois nós temos a gradação gradação só pensar aqui grau beleza trata se de uma sequência de palavras uma ordem
que pode ser crescente ou decrescente ea ideia é claro trazer um sentido específico veja o bebê a criança jovem ou adulto idoso representam todas as fases da vida que ele perdeu o bebê a primeira fase a criança segunda joga um terceiro adulto quarta idoso quinta você percebe que tudo isso aqui está indo numa escala crescente essa expressão se chama gradação se fosse o idoso um adulto jovem a criança o bebê ainda assim seria uma gradação só que ser uma gradação decrescente outra figura apóstrofe o trophy é um vocativo empregado na construção com a finalidade de
interpelar enfaticamente destinatário de uma emissão ou seja isso acontece dentro de um poema o que será de você meu irmão no meio décimo da guerra essa expressão meu irmão que está aqui sim taticamente falando um vocativo a figura de linguagem que se usa dentro do poema tá é conhecida como apóstrofe feita é o feminismo é uma figura de linguagem que tenta atenuar uma expressão que poderia parecer ruim ou desagradável por exemplo depois de muita luta madeiro finalmente descansou e se cansou significa ele morreu eu acho que não sou muito arrumado para que ela menotti veja
não sou muito arrumado isso significa que que é feio mas as pessoas um eufemismo em vez de falar assim olha sou feio pra lascar né utilizou uma construção eufemística depois nós temos nosso gol chamada lides feminismo o que é um desfile mesmo é uma figura que subverte o eufemismo ou seja ele piora o sentido de uma expressão que já seria desagradável por exemplo depois de muita luta mas eu fui chupar cana pela raiz meu deus do céu chupar cana pela raiz é muito pior do que falar morreu depois eu acho que sou o rascunho do
mapa do inferno quer dizer é aí é feio entender para piorar o sentido de que a pessoa tenha jogo pode jogar aqui então vocês perceberam essas aqui que eu mencionei isso as principais chamadas figuras de pensamento tá as figuras de pensamento aí o que acontece você tem ainda as figuras de sonoridade as figuras de construção beleza vamos continuar para você poder entender todas elas de maneira clara beleza vamos jogar na tela c agora figuras de som figura de som nós vamos explorar sonoridades da sentença a primeira delas é a chamada diário de interação uma aliteração
é uma repetição proposital de um fonema consolando tal certo é para buscar um sentido específico por exemplo o rato roeu a roupa do rei de roma paulo porque o evento repete assim eu nunca entendi porque se você ler mais rapidinho só o rato roeu a roupa do rei de roma e sr causa esse sonho que é o som de roer sabia disso ah ah se você não sabe aprendeu agora é pra isso que serve uma alteração depois tenta tanto tristemente fitrae a torcida certo tenta tanto tristemente que trai a torcida a repetição que nós temos
aqui é do t tá pra você ter uma idéia e se te está trazendo para a leitura o som de batidas atenta tanto tristemente que trai a torcida essa batida para indicar essa repetição que 80 tanto percebeu isso é uma figura de som coisa com uma liberação a nós temos a a sonolência que é a repetição proposital de um fonema focaria a iol com o mesmo a idéia é evocar um sentido expressivo havia lada altiva antiga e amorosa aqui a repetição proposital do a sede av a lada ao shiva antiga e amorosa você vai repetir
você vai perceber que a repetição cíclica assim havia lá da altiva antiga amorosa e se a epa da lei de que se trata de um verso claro como é que sabe que é um verso claro porque ele é aberto ele é a a algum tempo inteiro entre heitor vieira serrat a repetição do e serve para dar a idéia de continuidade aqui entre eitos e ira serrat certo para a idéia de que ele continuava fazendo uma reforma atividade muito bem depois nós temos aqui para o novo malásia que é uma figura de linguagem em que ocorre
a exploração das semelhanças sonora de elementos para ônibus ou seja com os sentidos completamente diferentes mas com uma sonoridade aproximada o eminente estava iminente naquele lugar o eminente o elevado estava iminente estava para chegar carrega o sonho ea sanha no coração o sonho o desejo e à sanha a vergonha perceba são palavras que são padronizadas nós colocamos isso para criar o efeito de sentindo dentro de um texto uma música pode explorar para no máximo uma tocaia que a figura que tenta imitar os sons da natureza então o clássico claque das palmas um comandado clark claque
é pra parecer que é uma paula todo aquele livro nos carro ser alguém no kers e dores 51 é a tentativa de indicar o som de um carro de um fusca talvez ram pa daí sempre daqueles todo depois acelerar o fluxo muito bem essas são as chamadas figuras de som pode trazer pra cá ju depois as figuras de som nós temos as chamadas figuras de construção e daí o que vai entrar em jogo é a relação estrutural certo tem que sempre pensar isso pode aparecer num conto pode parecer uma crônicas podem fazer um poema e
vai utilizar isso da análise vamos lá então figuras de construção agora o que nós temos aqui sempre a construção da frase por exemplo o pleonasmo é uma figura de construção sa é certo que busca a ideia então é uma repetição de idéias eu posso ter dois tipos de pleonasmo o chamado plasma o lírico que é o comumente utilizado com o valor literário lutaram a luta dos lutadores veja aqui eu tenho uma repetição lutar luta e lutadores o que nós temos aqui é uma figura de construção pra dar essa idéia é enfática de que era uma
batalha e o pleonasmo vicioso que deve ser evitado coisas como subir pra cima de ser pra baixo hemorragia de sangue é o de ligação goteiras no teto porque essas são formas evidentemente pleonástica e que não contribuem para o sentido de uma sentença por isso devem ser evitadas depois temos a construção a na fábrica há na forma como figura de linguagem é a repetição de uma estrutura sintática sempre que chegamos com um ponto um texto isso é muito comum um poema você pensa em coisas boas você pensa em coisas ruins você pensa em dias plenos você
tem seus dias em um você pensa em em isso aqui ó isso aqui se chama a mafra dentro de um poema uma construção semelhante aquilo que já foi dito anacoluto é uma figura que representa uma quebra na estrutura sintática da frase muito como uma fala veja madalena que não tenho certeza mas ela não vem hoje e se eu não tenho certeza não tem nada a ver com a sintaxe da frase certo nem nada fazendo ascendência interferente é uma sentença interferente e são anacoluto dietas como seria se eu morrer de fome está melhor na coluna porque
porque o quinto depois dessa expressão dietas não há explicação o que entra depois é uma pergunta que não tem nada a ver com o emprego dos dois pontos aqui então anacoluto quebra a estrutura sintática previsível da sentença tudo bem ele psi é a omissão de um elemento que você consegue recuperar pelo contexto sei que posso vencer os desafios a elipse um sujeito tanto que a gente tem um sujeito oculto ou sujeito e lítio é eu sei aqui segunda frase eu quero comprar o carro então compre o que eu escondi que eu escondi tanto o sujeito
está no imperativo compra você enquanto escondia um objeto direto contra o que o carro certo aqui o objeto direto está elíptico perfeita e você recupera pelo contexto porque aqui está aquilo que eu quero comprar que é o carro depois nós temos diesel uma zew não é uma figura de construção que se trata da elipse do verbo perceba saírem mais cedo hoje minha irmã mais tarde minha irmã sairá mais tarde mas em vez de utilizar o verbo coloca uma vírgula tempo começou nessa língua vírgula ricardo s já estudou esse aqui comigo certo e o nome desse
processo é ser humano pedro trabalha pela manhã mauro à tarde mauro que mauro trabalhar mauro trabalha à tarde então usei alguma aqui está indicando que para nós está indicando a ele precisa do verbo depois a sindetur é uma figura de linguagem que consiste na junção de sentenças sem produzir empregar conectivos veja trabalhei ganhei perdi reconstruir tornei a perder torneio trabalhar e tornei a vencer eu não estou colocando em uma conjunção aqui para dar mais dinamismo à frase certo eu não coloco as conjunções isso se chama assim de tom eu não estou colocando 1 e nenhum
mas nem nada disso estou deixando tudo sem conjunção ao contrário do assim dentro existe o police in dentro que é a colocação da conjunção propositalmente para você criar uma ideia de repetição fala ingrid reclama e anota e promete mas nada faz e se e grita reclama ea norte promete criar a ideia de repetição de seqüência de ações lembre se de que a vírgula obrigatória conhecia está já sabe disso depois a na astrofísica a mas trouxe é a inversão na ordem natural da frase é natural é sujeito verbo e objeto ou sujeito velho complemento tá só
que aqui é na ordem natural das palavras como assim eu tenho o substantivo e o adjetivo essa é a ordem natural em verter é criar uma astrofísica essa aqui é uma bela cidade em vez de falarmos uma cidade bela sérgio filho meu não vêm a este lugar em vez de falar meu filho perceba que aqui nessa nação se muda o sentido filho meu é qualquer filho se eu dissesse meu filho eu teria um filho só então a uma mudança de sentido você aprendeu lá nas primeiras aulas quando falo sobre objetivos e pronomes tá agora já
sabe o nome dessa figura a inversão na ordem natural das palavras uma amostra iperba ator a iperba o hyper button é uma inversão na ordem na frase não só na hora da palavra lembra que o que eu falei sujeito velho complemento tac dos meus problemas cuido eu sujeito verbo objeto se liga na inversão eu cuido dos meus problemas seguem você modificou tá bom discorde da frase no salão no desespero entrou com a z da astúcia meu triste coração meu triste coração opa meu triste coração sujeito entrou velho na sala um salão do desespero adjunto adverbial
que deveria ficar no fim da frase tá no início como a z da astúcia adjunto adverbial também certo que deveria estar no fim da frase e estava no começo então invertemos a ordem natural da sentença que isso é um e perde button estão quase acabando mas devagar sim 15 é uma inversão sintática tão radical e violenta que promove uma dificuldade de compreensão da mensagem o pobre da gente ávida incessante combate veja a forma direta seria o pobre combate a vida da gente incessante então o pobre opel desloquei da gente então é combate a vida da
gente incessante combate a vida da gente é certo incessante e aqui nessa ordem nessa frase foi tão drástica reversão sintática que você quase não conseguiu compreender você tem quase um labirinto para absolver que isso se chama síntese depois aí palagi a epad é uma atribuição confuso de características certo veja só esta calça não entra em mim mas veja não é a calça que entra em você é você que entra na calça então seria eu não entro mais na causa e não a causa não tremem isso se chama e palagi o charuto pensativo o homem acendeu
outra vez pensativa o homem não um charuto mas dá a ideia de que o charuto é que era pensativo nessa frase o nome disso é e palagi perfeito tudo bem e por fim a silepse a silepse é um recurso de concordância que nós podemos fazer com a idéia da palavra e não com a palavra em si veja quando digo vossa excelência senhor ministro está seguro de si eu tenho que saber que vossa excelência são expressões femininas mas como eu me refiro ao ministro eu concordo assim ó está seguro eu estou concordando com o engenheiro do
cara não com gêneros a palavra recebeu aqui fiz uma sinopse de gênero silepse de pessoa eu digo todos somos brasileiros veja todos representa terceira pessoa do plural então diria todos são brasileiros mas quando falo todos somos brasileiros eu estou incluindo a pessoa que fala aqui então faça uma transição para a primeira pessoa todos terceira primeira somos isso se chama silepse de pessoa eu concordo com a ideia o todos aqui representa a palavra nós e depois temos os flaps de número tá e daí você realiza concordância com a ideia da palavra não comprava em si o
grupo saiu pela floresta e se perderam em poucos instantes porque se perderam porque supõe se que o grupo seja formado por mais de uma pessoa isso se chama silepse de número eu estou concordando com a idéia de grupo não uma palavra grupo eu também poderia dizer o grupo saiu pela floresta e se perdeu mas o que estou dizendo é que nessa figura de construção você pode utilizar a construção se leve de caminhar concordância com a ideia pode vir pra cá nós finalizamos agora nossa conversa sobre figuras de linguagem que você percebeu que esse assunto é
muito interessante há muitas coisas para explorar aqui espero que você tenha curtido demais que você assista à aula mais vezes para você aprender isso de verdade tudo bem um grande abraço e até a próxima força guerreiro