Søren Kierkegaard - O Pai do Existencialismo | Prof. Anderson

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foi um dinamarquês que viveu no século XIX uma época considerada a era de ouro da cultura dinamarquesa Ele estudou teologia e filosofia na Universidade de Copenhague e apesar de ter sido uma pessoa bastante religiosa acabou se dedicando integralmente a filosofia e pessoal essa sua dedicação integral a filosofia em grande parte só foi possível porque assim como schopenhauer o química também recebeu uma herança muito boa do pai dele o pai dele era um rico comerciante na Dinamarca um homem muito bem sucedido nos negócios Só que também era uma pessoa muito introspectiva uma pessoa muito melancólica muito
triste e o próprio kirkgar nos diz que ele herdou do pai não apenas o dinheiro mas também a depressão e a depressão pessoal é muito marcante não apenas na vida do que chega mas também na sua filosofia a sua depressão era tão forte que ele até terminou um noivado que ele tinha com a Regina Olsen Ele conheceu a menina namoraram por 3 anos depois esses três anos eles noivaram e aí um ano depois ele simplesmente terminou com ela ele chegou para Regina e disse olha não dá mais certo o problema não é com você o
problema é comigo eu sou uma pessoa muito melancólica muito triste muito depressiva e não vou ser um bom marido para você eu mal consigo lidar com a minha existência imagina com a minha e com a sua então é melhor a gente terminar por aqui do que a gente continuar com esse erro eu continuo aqui com a minha depressão com a minha tristeza com a minha melancolia e você está livre para procurar a sua felicidade procure outro homem aí que vale fazer feliz porque eu mesmo esse negócio de felicidade não é para mim eu vou só
atrapalhar sua vida e realmente pessoal nesse ponto o que que gatinha razão ele era uma pessoa tão melancólica tão depressiva que ainda muito jovem com apenas 42 anos de idade Ele morreu de um mal súbito Dizem que ele estava caminhando normalmente num dia qualquer pelas ruas de Copenhagen E aí ele simplesmente desabou caiu inconsciente no chão um mês depois ele veio a falecer não havia nem um diagnóstico de alguma doença física e estima-se que realmente ele morreu por conta da sua tristeza por conta da sua depressão e foram justamente temas como a depressão angústia a
solidão e o desespero temas tão caros a existência humana que foram os temas tratados pela filosofia do que que criticavam muito a filosofia por nunca ter tratado esses temas como eles deveriam ser tratados e como o kirkga foi o primeiro filósofo a tratar desses temas de uma forma bastante profunda e original ele acabou sendo considerado o pai do existencialismo e dentre as suas principais obras a gente pode destacar três pessoal a primeira delas temor e tremor publicada em 1843 a segunda Ou isso ou aquilo publicado também no mesmo ano no ano seguinte em 1844 ele
publica sua obra mais importante que foi o conceito de angústia e toda essa sua obra formam uma filosofia que foi uma reação aos sistemas especulativos da sua época o que que foi um grande crítico da filosofia especulativa da sua época principalmente do idealismo do reino esses sistemas filos altamente abstratos não explicavam nada não ajudavam em nada as pessoas a única coisa que eles traziam eram explicações ilusórias e mentirosas com toda essa filosofia com todo esse sistema filosófico altamente abstrato os filósofos não conseguiam ajudar ninguém porque eles não traziam soluções para os problemas práticos das pessoas
do dia a dia aqueles assuntos que mais interessavam as pessoas não eram abordados por esses sistemas especulativos no sistema do reino segundo Kirk a gente encontrava tudo menos o principal que era um indivíduo o que que ganha nos diz que uma Filosofia de verdade deve ter como foco o indivíduo e a sua existência concreta ela deve estar voltada para isso para resolver os problemas do indivíduo no seu dia a dia resolver os problemas inerentes à existência humana uma existência humana uma existência concreta que não é determinada por uma necessidade racional no sistema do regan nós
temos o reino dizendo que há uma lei histórica determinada pela razão Universal e tudo tudo que aconteceu na história foi em decorrência necessariamente dessa racionalidade desse espírito que desemboca na época deles tudo que aconteceu foi para que a época deles acontecesse da forma que ela aconteceu o que que ela olha para isso com total desprezo com Total nojo Não isso daqui não ajuda a gente em nada porque a existência humana ela não é determinada por essa necessidade racional não são antes do passado que determinam necessariamente a vida presente a vida futura a existência humana concreta
ela é uma série de infinitas possibilidades ela está totalmente imensa no campo da contingência e sendo dependente dessa contingência ela se espalha ela se vai em um campo de possibilidades que são determinadas pelas escolhas das pessoas viver é viver fazendo escolhas e essas nossas escolhas elas não são condicionadas pelo contexto histórico cultural e social como queria o reino como queria o Marx como queria o positivismo essa nossa existência concreta ela é determinada única e exclusivamente pela nossa vontade as possibilidades que aparecem na nossa frente uma delas se torna real por conta da nossa escolha da
nossa escolha que é determinada pela nossa vontade uma vontade que é absolutamente livre uma vontade que goza de uma liberdade absoluta essa nossa vontade essa nossa escolha ela não é determinada Pelas nossas circunstâncias mas é determinada única e exclusivamente pela nossa condição humana que é uma condição de liberdade é por isso que existe angústia como eu tenho um leque de infinitas possibilidades na minha frente eu que tenho que escolher qual dessas possibilidades eu vou materializar na minha vida e não existe garantia nenhuma de que eu vá me dar bem eu posso muito bem dá com
os burros na água quebrar a cara não existe garantia de que nada vai dar certo é por isso que essa nossa liberdade Ela traz angústia no seu âmago toda escolha moral que a gente toma na nossa vida ela é uma escolha que vem determinada por essa vontade que é absolutamente livre e essa liberdade repito Ela traz em si a angústia a existência humana o química ela é angustiante porque a gente tá só no final das contas é a gente que escolhe a nossa vida e tudo que der certo e tudo que der errado é fruto
da nossa escolha por isso é Nossa responsabilidade não adianta querer culpar a b c ou D porque a responsabilidade é inteiramente Nossa e também não adianta querer se alguém resolva as coisas pela gente porque ninguém vai resolver a escolha é nossa A liberdade é Nossa isso é bom não sei mas o que eu sei é que essa condição humana de Total Liberdade ela é absolutamente angustiante ela é muito desesperadora é uma forma de existência que traz muita angústia para o homem viver é viver angustiado na visão do que segundo ele existem três formas a gente
viver essa existência humana a primeira delas é a forma de vida estética em que eu vivo pura e simplesmente para obter prazer eu vivo somente para satisfazer as minhas vontades para satisfazer os meus Prazeres a segunda forma de vida é a forma de vida ética em que eu viver de acordo com a moral social de acordo com as regras da sociedade eu sou aquele homem de bem Aquele cidadão Virtuoso aquela pessoa que vai andar na linha seguir todas as regras sociais cumprir com as minhas obrigações e não fugir as minhas responsabilidades Essa é a forma
de vida ética que o que quer diz que é a segunda forma e a terceira é a forma de vida religiosa que para ele é a forma mais Sublime e autêntica que tem da existência humana de acordo com o Kirk a fé é o elemento Central para que a pessoa escolha viver essa forma de existência humana essa que é uma forma de existência que rege toda nossa relação com a divindade com Deus com o senhor e essa forma de vida que segundo o kirkga nos salva da angústia nos salva dessa existência humana angustiante é aquela
forma de vida que alivia o peso no coração e que segundo ele também é a existência autêntica viver a forma de vida religiosa é viver de forma autêntica e pessoal uma coisa que deve ficar bem clara aqui é que não existe nenhum critério objetivo de escolha da forma de vida que a gente vai viver eu posso escolher viver qualquer um desses tipos de forma de existência humana não é que eu começo a vida e aí eu sou ainda muito jovem vou viver uma forma de vida estética depois eu fico Maduro e vou viver uma forma
de vida ética seguindo aí a moral social e aí depois quando eu tenho alguma Revelação depois quando eu amadureço mais ainda o entendimento do mundo e da vida eu vou viver uma forma de vida religiosa Não é nada disso O que que diz que como não existe critério objetivo para escolher uma forma de vida porque não há nada que nos obriga a viver de um jeito ou de outro a escolha da forma de vida é uma escolha absolutamente irracional não existe nenhum critério de verdade que me obrigue a viver a forma de vida estética ou
a ética ou a religiosa eu posso muito bem ter escolhido viver a forma de vida ética e um dia eu jogo tudo para cima e disse Ah quer saber eu vou é deixar esse negócio de obrigação para lá de responsabilidade e vou passar agora a viver do jeito que eu quiser eu vou viver agora satisfazendo apenas Os Meus interesses eu vou viver agora somente buscando prazer já chega acabou não tenho mais saco para viver seguindo a cartilhazinha aqui da sociedade eu não quero mais viver desse jeito e aí eu vou lá viver uma forma de
vida estética tô vivendo de uma forma de vida estética e aí um dia deu um clarão aconteceu alguma coisa esse cara quer saber eu vou agora viver uma forma de vida Religiosa e assim vai não existe um critério objetivo racional que me obriga a viver de uma forma de vida ou de outra é tudo muito subjetivo percebam aqui pessoal que a filosofia do que quer ao tentar ajudar as pessoas a viver uma existência humana que é intrinsecamente angustiante e desesperadora coloca um indivíduo bem acima da sociedade o indivíduo na filosofia do que que é aquele
ser soberano que tem a liberdade para escolher a forma de vida que ele achar melhor ninguém tem nada a ver com isso essa forma de enxergar a vida de enxergar a existência humana ela vai influenciar outros grandes filósofos que vem depois do kirkga como o nit o Heider e o Sartre Esse foi um pequeno resumo da filosofia existencialista do kirkga e se você quiser entender melhor o seu pensamento bem como toda a história da filosofia clica no primeiro link aqui da descrição e faça agora a sua inscrição no nosso curso de história da filosofia é
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