#026 - Velho Testamento: Livro Gênesis

50.02k views7836 WordsCopy TextShare
PortalSER
Estudo de Quinta-feira com Haroldo Dutra Dias. Data: 08 de Outubro de 2015 Horário: 20 hs Tema: Ve...
Video Transcript:
Bom Nós estávamos estudando quarto dia do Gênesis e, na semana passada, nós entramos um pouco em alguns padrões de ciclos, de datas, de características dos ciclos e, nesta, nós resolvemos mesclar vamos voltar para isto e mesclar alguns trechos de Emmanuel, porque a nossa preocupação é que este estudo seja feito de uma maneira que possa ser desvinculado de um aspecto moral, de uma aplicação mais prática na nossa vida, porque isto tudo tem que representar uma ferramenta para que possamos melhorar a nossa vida. Então, nos encontramos alguns trechinhos bem ligeiros mesmo Um dos trechos está em Vinha de Luz Capítulo 113 – que é uma mensagem muito importante, -, onde Emmanuel fala do texto evangélico do sermão profético: “Orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno, nem no sábado. ”.
É um versículo claro que já remete a ciclos: os ciclos das estações (primavera, verão, outono e inverno) e o ciclo muitíssimo importante, o principal ciclo bíblico, que é o ciclo dos sábados, porque ele é um ciclo setenário. A celebração do shabat – do sábado – é uma constante rememoração dos sete dias da Criação. Simbolicamente, sete dias, porque não são sete dias literais – – até porque o Sol foi criado no quarto dia.
Então, esta constante celebração do sábado, que é a base da festa judaica – e, depois, nós vamos ver outras festas que seguem o padrão setenário – dá, para nós, uma espécie de equação, uma estrutura simbólica para que possamos interpretar vários textos proféticos. Interpretar de uma maneira segura usando a própria bíblia intertextualidade bíblica para interpretar o texto bíblico. E, aqui, o Emmanuel começa interpretando esta passagem, dizendo assim: vou ler esse trechinho para nos no situarmos “A permanência nos círculos mais baixos da natureza institui para a alma um segundo modo de ser, olha que interessante em que a viciação se faz obsidente e imperiosa.
Para que alguém se retire de semelhantes charcos do espirito e imprescindível que fuja. Raramente, porém, a vítima conseguirá libertar-se, sem a disciplina de si mesma. Muita vez, é preciso violentar o próprio coração.
Somente assim demandará novos planos. ” Aí, ele começa a falar em que momento que dará esta fuga, que ela não deve ser no inverno da existência, porque toda a existência humana pode ser dividida em quatro períodos muito claros (primavera-verão, que é um ciclo ascendente e outono-inverno, que é um ciclo descendente). que e ó do meio para ao fim da existência Esta fuga, este esforço de fugir desta segunda personalidade, que não é o nosso eu interior, é uma periferia viciosa, exige, às vezes, violência ao próprio coração.
Não é algo agradável porque o Espírito extrai prazer desta natureza viciada é isso que ele esta dizendo. Mas, daí, Emmanuel solta uma frase que é a que nos interessa: “Cada homem possui, com a existência, uma série de estações e uma relação de dias, vou repetir Cada homem, cada pessoa, cada encarnado, casa ser humano. possui na sua encarnação uma serie de estações ou seja períodos definidos cada período com a sua relação de dias.
olha que interessante isso aqui é importante para nos gravar, que a medição e em dias estruturada ou seja essa serie estações estruturadas em precioso cálculo de probabilidades. ” Por que probabilidades? Porque, em cada estação e em cada dia, o Espírito pode movimentar-se.
Ele não pode movimentar-se infinitamente, porque só se movimenta infinitamente Deus. As nossas movimentações são limitadas porque nós estamos inseridos em uma teia de relacionamentos espirituais: um movimento que você faz, ele é resistido ou favorecido por outras criaturas. Então você não vai para onde você quer: você tem um número limitado de movimentações por isso, é um cálculo de probabilidades.
É importante isto aqui, porque, nós Espíritas, temos a mania de entender que programação espiritual é uma linha retilínea, é um movimento retilíneo uniforme, por exemplo, fulano vai nascer às 7h da manhã do dia 16 de junho não A mãe pode não ter dilatação. A mãe pode não ter dilatação Então, é um precioso cálculo de probabilidades. Continua Emmanuel: “Razoável se torna que o trabalhador e ai ó Emmanuel pega o que ?
As quatro estações básicas mas, é importante nos vermos que eu tenho quatro estações básicas primavera verão outono é inverno da existência né que é a infância mocidade maturidade é velhice mas eu tenho micro estações que dizer na infância tem micro estações na mocidade eu tenho micro estações na maturidade eu tenho também micro estações e na velhice também micro estações então ele esta dizendo assim olha que interessante é razoável que o trabalhador aproveite a primavera da mocidade, o verão das forças físicas e o outono da reflexão, para a grande viagem do inferior para o superior; que é na velhice nó inverno entretanto, a maioria aguarda o inverno da velhice ou do sofrimento irremediável na Terra, Você tem o inverno da velhice, mas também você tem o inverno da experiência e, se você adiou, a experiência vai se tornando profundamente dolorosa e, aí, quando você atinge um ápice de dor da experiência, aí, não tem mais jeito, porque as probabilidades vão diminuindo. A probabilidade é uma coisa curiosa: isto está na física quântica. Na medida em que a probabilidade vai sendo exercida, você vai concretizando e, depois, que concretizou não tem jeito.
Aí, não reverte mais. Em uma outra mensagem, Emmanuel diz assim: “A colheita não igual para todas as sementes da Terra”. Você não colhe o feijão junto com o café.
Você pode plantar ambos juntos, mas a colheita é diferente, porque cada espécie tem o seu dia e a sua estação. seu dia importante aqui e o dia cada especie tem o seu dia á sua estação “Eis porque aparecendo o tempo justo de cada homem e de cada coletividade, exige-se a extinção do joio, quando os processos transformadores de Jesus foram recebidos em vão. ” O que o Emmanuel está comentado aqui é que Jesus vai utilizando os chamados ‘filtros amorosos’.
Na medida em que a experiência vai se desenrolando, a misericórdia e o amor vão tentando encaminhar a criatura para uma soma de probabilidades que representem o melhor. olha que interessante aqui é complicadinho né ? Vamos abrir um parêntesis, aqui: abre um parêntesis observa-se, quando você colide partículas, que elas fazem um movimento – o chamado decaimento – é um movimento que parece uma linha.
um movimento em linha Se usar a geometria comum é uma linha reta. só que a geometria e outra ai e uma curva bonitinha porque, o espaço e curvo então ela esta andando em linha reta mas o espaço e curvo dá uma curvinha Por quê? Como a partícula se movimenta em probabilidade, era para ela fazer um movimento em curvas Então, o quê os físicos estruturaram?
No relacionamento entre as partículas, quando você conjuga a probabilidade de um e de outro, você dá um resultado otimizado um ótimo. Este ótimo é uma trajetória retilínea. então, e o caminho É o que a Bíblia fala do caminho do justo, endireitai as vossas veredas, preparai o caminho do Senhor.
É bem interessante isto! Então, o que o Emmanuel está dizendo, aqui, é que se estes filtros amorosos são rejeitados, chegará o momento do extremo, onde será a separação do joio e do trigo, que a mestra dor é chamada a agir. Depois, ele volta em uma mensagem curiosíssima e diz assim (livro Levantar e seguir – Capítulo 13): “é que o homem, na recapitulação de cada existência, defronta numerosas estações com finalidades específicas.
” esta todo mundo acompanhando esta difícil de mais esta indo Eu só queria chamar a atenção para isto aqui. Isto aqui é o mais importante: e que o homem na recapitulação de cada existência defronta numerosas estacões isso nos já sabemos já lemos aqui as estações ok o que muda aqui “com finalidades específicas”. Aqui que é fantástico!
Até Bergson, que é um filósofo, o tempo era visto como um transcurso de tempo (cinco, dez, vinte minutos). Então, vinte minutos atrás e vinte minutos depois não faz diferença, é tempo. Mas, não é assim.
Este filósofo propõe – e, depois, nós vamos ver isto em Jung, no conceito dele de sincronicidade – que cada momento tem uma qualidade. Então, tempo não é apenas uma sucessão de minutos sem sentido. não é O tempo tem qualidade, tem característica.
E, aqui, o Emmanuel vai mais longe Ele diz. que cada ciclo de nossa existência tem finalidade específica, tem um fim o que nos leva a crer que toda a existência apresenta um plano pedagógico de recapitulações, porque lições não aprendidas terão que ser revividas. Então, você tem um projeto de recapitulação em que você precisa reaprender ou aprender de novo ou efetuar de novo o teste que você foi mal.
então tem segunda chamada terceira chamada quarta chamada quinta chamada Nós percebemos isto. Cada um na sua experiência pessoal, já deve ter dado aquele déjà vu, e diz: ‘Caramba, já vivi esta situação! ”.
Parece que a situação está se repetindo, a mesma situação, o quadro é o mesmo. o quadro e o mesmo já passei por isso estou passando de novo. Nestes momentos nós temos uma percepção, uma ampliação da consciência em que você tem acesso às finalidades dos períodos da vida.
é isso que eu queria ressaltar aqui Tem um outra mensagem do Emmanuel, em que ele vai dizer assim (no livro Caminho, Verdade e Vida, capítulo 178): “através de muitas estações no campo da humanidade, então se o individuo tem estações á humanidade também humanidade também ela tem um projeto tem uma finalidade tem uma estruturação de estações á humanidade passou pela uma infância também passou por uma infância, passou por uma adolescência, por uma mocidade e entrou em uma maturidade. Com a chegada de Kardec, demarcou-se um período de maturidade da humanidade. Com a chegada de Jesus, foi o período da maioridade espiritual.
Então, amadureceu a chamada mocidade. atingiu os 18 anos a maioridade espiritual é provável recebamos proveitosas experiencias á mealhando as desenganos terríveis olha só tem um preço mas sô em cristo nó clima sagrado de aplicação dos seus princípios. E possível encontra a passagem abençoada, de definitiva salvação E, por fim, quando Emmanuel comenta uma mensagem do Apocalipse - em que Jesus diz assim: “sim, venho muito em breve” – breve para jesus né eai o emmanuel diz assim quase sempre enquanto a criatura humana respira na carne jovem, a atitude que lhe caracteriza o coração para com a vida é a de uma criança que desconhece o valor do tempo.
Dias e noites são curtos para a internação em alegrias e aventuras fantasiosas. Engodos mil da ilusão efêmera lhe obscurecem o olhar e as horas se esvaem num turbilhão de anseios inúteis. Raras pessoas escapam de semelhante perda.
Geralmente, contudo, quando a maturidade aparece e a alma já possui relativo grau de educação, o homem reajusta, apressado, a conceituação do dia. A semana é reduzida para o que lhe cabe fazer. Compreende que os mesmos serviços, na posição em que se encontra, se repetem a determinados meses do ano, perfeitamente recapitulados, qual ocorre às estações de frio e calor, floração e frutescência para a Natureza.
” Ou seja, o mesmo princípio que vige na natureza (repete a primavera, repete o verão, repete o outono, repete o inverno) repete na nossa experiência. como Tarefas e experiências são recapituladas também de quando em quando. Então, a determinado tempo, você recapitula experiência.
E, continua: “Agita-se, inquieta-se, desdobra-se, no afã de multiplicar as suas forças para enriquecer os minutos ou ampliá-los, favorecendo as próprias energias. ”. Mais uma vez, só para frisarmos esta questão do tempo que não transcorre um minuto, dois minutos.
Não e assim Ele transcorre em ciclos e cada ciclo tem um propósito, tem um significado. É assim e – eu acredito – não poderia ser diferente, não poderia ser diferente, por quê? Porque nós iríamos ferir a questão 13 de O Livro dos Espíritos (dos atributos da divindade), que é um Deus de Inteligência Suprema.
Deus iria deixar um tempo como se fosse uma torneira jorrando sem nenhum significado, sem que os acontecimentos tivessem um propósito? Não faria o menor sentido isto. Como diz Emmanuel, “Deus não manifesta propósitos a esmo”.
Por quê? Porque Ele é o Todo-poderoso. Tudo o que Ele quer acontece.
Então, Ele só quer aquilo que é digno de ser concretizado. Ele só manifesta propósitos justos, soberanos, amorosos, misericordiosos neste ciclo. tranquilo aí estão acompanhando Podemos da complicada?
qualquer coisa gente e só bater três vezes é a regra do judô e do jiu-jitsu. perdeu o folego bate três vezes vamos lá nos sabemos que o povo judeu recebeu através da intuição os processos mediúnicos ou intuitivos uma maneira de celebrar o tempo. Alguns especialistas em cultura judaica dizem que a religião hebraica tem uma característica muito peculiar – além do monoteísmo – do deus único das suas características que é unir a crença no deus único e a adoração em um Deus único à celebração do tempo.
O tempo é vital na tradição hebraica. Como o povo hebreu é o povo que engendrou a Bíblia e foi este espaço cultural que Jesus elegeu para encarnar, nós temos que conhecer isto, sob pena de deixarmos passar aspectos muito relevantes do Evangelho e, sobretudo, das profecias. entao vamos lá Primeira celebração: uma celebração a cada sete dias.
A semana não transcorre em vão para o hebreu, no sétimo dia ele pára para que para orar, para ler textos sagrados e para fazer uma refeição familiar e comunitária. Então, o sétimo dia é celebrado. É muito importante isto, porque isto é feito de uma forma tão radical que Jesus chegou até a adverti-los quanto a isto.
Eles levaram a questão tão literal que começou a perder o significado da celebração. Mas, a ideia que se tinha é de se afastar do mundo material, por isso a proibição de fazer coisas, de manipular matéria. E Jesus era criticado porque cuspiu no barro e colocou-o no olho do cego.
Você não pode manipular nada material no sábado. A ideia é que o sábado tinha que ser uma experiência espiritual. Você tinha que se afastar da matéria, da vida corporal, você tinha que se afastar dos processos que você manipula o mundo material para fazer uma viagem introspectiva.
Então, você faz a ceia no início do shabat (do sábado), acende as velas, come bem, come muito, porque você só vai comer dezoito horas depois, nas dezoito horas do dia seguinte. O shabat começa na sexta porque o sábado começa O shabat começa, na nossa contagem, às 18h da sexta e vai até às 18h do sábado. Para eles, o dia começa às 18h e, não, à meia-noite.
Então, se come bem, porque depois você vai orar, cantar os Salmos, ler os textos, você vai entrar em uma atividade introspectiva que será feita a cada sete dias. Então, imaginem a experiência do hebreu, na época de Jesus, o contato dele com o ciclo Ele tinha nítida. percepção de que, a cada sete dias, algo se renovava: um ciclo fechava e um novo ciclo se abria.
Isto ficava nítido e era interessante porque o ciclo se iniciava com um mergulho espiritual, um afastamento do mundo material e um mergulho na espiritualidade. Isto é muito importante para nós, porque é a base esse e o tijolinho base . Profecia, ciclo, tudo o que vamos falar, aqui, repousa sobre o setenário, a cada sete dias.
“Dia”, vamos gravar isto: dia. Emmanuel usou várias vezes a palavra dia: as existências têm suas estações calculadas em dias. dia dia dia nos vamos ver a pegadinha aqui O primeiro é este.
Agora, olha que interessante: tirando o shabat, vamos começar a primeira festa. É no décimo quarto dia do primeiro mês (o mês era variável, porque se tinha que se observar a Lua Nova). ó mes era variado No primeiro mês, conta-se sete dias e no décimo quarto dia: Páscoa.
depois ó que você faz olha que interessante Esta festa que começa com a Páscoa é celebrada durante sete dias: é a Festa do Pães Ázimos. E, aí, do vigésimo primeiro dia para o vigésimo segundo dia: a Festa das Primícias. Integra uma tríade: Páscoa – Festa dos Pães sem Fermento – Primícias.
E é assim: décimo quatro dias – sete dias – vigésimo primeiro dia para o vigésimo segundo dia. Daí, da Páscoa, você conta sete semanas. par isso é importante Até, agora, estava contando em dias.
Agora, começou a contar em semanas: sete semanas ou quarenta e nove, cai no quinquagésimo: Pentecostes, que é onde desceram as línguas de fogo sobre os apóstolos e eles falaram em doze línguas, para doze nações. Tem todo um simbolismo aí. Eu comecei a contar em semanas.
Fecharam as quatro festas, faltam três, porque,_são sete festas_ Não pode ser coincidência. Nós não estamos fazendo interferência mística. Nós estamos apenas observando o calendário judaico.
Adivinha aonde começam as três últimas festas? No sétimo mês. Eu estava contando dias, passei a contar semanas e, agora, eu estou contando mês.
Depois, eu vou contar ano: ano sabático (acada sete anos). Depois, eu vou contar períodos de anos. A cada quarenta e nove anos: Jubileu.
Estão vendo como é uma progressão? Mas, o padrão esta complicado isso gente é o mesmo, o princípio que rege é o mesmo. E, aí vem, no sétimo mês, no primeiro dia: Festa das Trombetas (é o toque das trombetas).
Daí, você vai contar no décimo dia: Yom Kippur; depois, no décimo quinto dia, Sucot. Só que se você somar estas três festas, dá vinte e um dias (sete + sete + sete). Este é o ciclo.
Agora, vem o interessante. Quando você lê Daniel, quando você lê o Apocalipse, Ezequiel, Jeremias, Joel, qualquer profeta, a profecia tem um aspecto metafórico, simbólico que fala de acontecimento? Não.
Eu já li vários comentários de Apocalipse,inclusive de Espíritas, e o pessoal fica tentando identificar acontecimento. Por exemplo, eles pegam o versículo tal do capítulo tal de Apocalipse e afirmam que está descrevendo Hitler. Não está!
Por quê? Porque a profecia descreve ciclos evolutivos, ela descreve estações e finalidades, qualidades. O acontecimento é apenas uma consequência.
O que eu estou querendo dizer? A primeira e a segunda guerra mundial estão dentro de um ciclo que está descrito no Apocalipse. O ciclo está descrito.
A qualidade do ciclo está descrita. A finalidade da experiência está descrita. A advertência está escrita.
Mas, o acontecimento não está. Linhas de interpretação vão chegar e dizer, por exemplo, assim: o primeiro cavalheiro do Apocalipse são as cruzadas. Aí, eu estou identificando símbolo do Apocalipse com acontecimento.
O cavalheiro indica um período do ciclo. Dentro deste período, eu tenho vários acontecimentos que preenchem este símbolo e, não, um acontecimento. É, por isso, que muitos acertam e erram, mais erram que acertam.
Por isso, que é difícil. Quando você vai para o Antigo Testamento, lá na parte de Daniel que vai falar da estátua, cada pedaço da estátua é um ciclo de um período de um povo. fantástico você foi na veia porque você vê que porque e incrível isso porque No sonho do Nabucodonosor ele tem uma visão de uma estatua grandiosa Daniel tem um sonho sobre o mesmo siclo.
E ele vê animais Então, o que o encarnado vê com glamour A espiritualidade vê assim com olhos de Animalesco interessante né porque os períodos dos impérios Cabeça de ouro Peito de prata de cobre As pernas e os dedos de ferro. Daniel já vê um leão com não sei o que, um urso; vê bichos porque se você é ai, se você pega o período Pessoal isso aqui e importante que nos vamos falar nos não estamos falando do povo nem da nação nem do local. Mas o período vivido pela, Alemanha no nazismo.
E um período de Barbari ó período em que um povo se comportou como um bicho Apocalíptico não é nos estamos vendo agora o problema na Síria é um animal ó mundo superior olha para isso como um movimento de um bicho entregue aos instintos mais ferozes Distanciado de um padrão de humanidade que e o padrão trazido pelo cristo. Não é que o Emmanuel comenta Quando pilatos se refere a Jesus eis ó Homem quando se refere a jesus eis ai ó homem ó homem Jesus é o padrão e ó guia é o modelo do homem da humanidade ó que se afasta da aquilo já esta incursionando nas experiencias primitivas da animalidade interessante isso esse e o critério do apocalipse portanto se a profecia descreve ciclos, ela tem um base matemática é tem que té porque é astronômica ó relógio e´o movimento dos corpos celestes nos lemos isso Na mensagem do Arago nó ultimo capitulo do livro a´Gênesis essa menagem vale a pena ser lida dez vezes para começar á pegar algumas coisas porque ele vai falar dos movimentos, o movimento menor ai gera o movimento maior o movimento maior, maior, maior, cada movimento é um siclo por tanto quando os espíritos diz assim são chegados os tempos não é chute não é chute e que voce tem um conjunto macro cosmico que diz assim é agora só que tem um detalhe para você dizer é agora coce tem que esta olhando de sima então por isso somente consciências criticas Quem tem uma percepção de cima conseguem ver siclos mais amplos Mas nos conseguimos ver alguns siclos pequenos Agente consegue identificar alguns siclos então eu vou dar algumas reflexões aqui Simbolicamente simbolicamente não matematicamente porque matematicamente os siclos tem que ser observado no seu movimento, Saturno faz um giro em torno do sol. ele gera um siclo, e um siclo importantíssimo Aproximadamente vinte oito anos sete mais sete mais sete mais sete.
aproximadamente porque aproximadamente Porque quando eu falo ano eu estou falando da rotação da terra entorno do sol então eu estou medindo o siclo de saturno pelo siclo da terra Vai da certo ? não. Você que precisão que monta em saturno vai para o eixo de saturno espera o ciclo todo ai você vai ter precisão absurda quem quiser inclusive os internautas já aconselho vá para saturno aí você tem precisão total é agora fechou o siclo começou outro no mais são aproximações Nos estamos medindo um siclo pelo outro no DVD do apocalipse eu falei isso mas não foi compreendido ai algumas pessoas fala não mais o siclo de saturno não é vinte oito anos, não.
E vinte sete, trezentos, volta ó DVD não tem como medir ó ciclo por outro por isso quê Existe um siclo que e o nosso sistema solar gira em torno de algo que algo é ? não sei quanto tempo demorá? não sei mas o que você sabe ?
que gira que gera um ciclo E se você e um espirito que mora no sol Da equipe do cristo voce acompanha diariamente um informativo que vem a notificação automática no Iphone cósmico. dizendo hoje nos estamos nó tal do siclo do sistema tem um siclo vai medir ele como é um siclo gigantesco vai medir ele em dia em ano mais e um siclo ficou claro isso estou brincando assim falando porque tem que ficar muito claro isso da mesma maneira a nossa galaxia compõem uma família de galaxia porque e tudo família é tudo família mas sistema solar é uma família de mundos ó sistema solar tem uma família que e a família de sistemas essa família de sistema compõem uma constelação . essa constelação tem uma família de constelações ai forma uma galaxia que e uma grande família.
Essa família á nossa galaxia faz parte de uma família de galaxia é vai ser padrão ó bom é que ele não acaba nunca porque é infinito e as famílias se reúnem á grande família é tem os siclos próximos e ele estão vivendo os siclos é ali você vai somando então essa e a precisão matemática dos siclos que precisão vai para o eixo. se o siclo e do sistema solar vai para o eixo do sol ponto. ai eu observo o siclo Agora Metaforicamente simbolicamente á espiritualidade criou um quadro de analise setenário.
Que é a ? hã Haroldo mas poque você não chama de semana, eu não chamo de semana porque você vai achar que e de sete dias E o hebraico tem uma pegadinha Á linguá hebraica e assim você tem o radical e ai você brinca de mudar as vogais só que cada vogal que você muda, muda a palavra você muda uma vogal ela vira verbo você muda de novo ela vira substantivo você muda de novo ela vira numeral você muda de novo ela vira adjetivo é essas consoantes três se você mudar á vogal dela vira shevet sete vira shavua semana vira shabat sabado você muda só as vogais mas e tudo sete o hebreu olha para palavrinha ele vê o sete ó hebreu lé semana sete é tudo sete é tudo sete então shavua e um setenario é sete x quanto vale o x ? esse e o x da questão que é o quarto dia disse nos ó texto bíblico que o sol lua é os luminares foram criados para tempos determinados para sinais e para estações para siclos esta dito la no quarto dia então vamos voltar para nossa realidade porque nos temos.
o que nos temos nos encarnados tem um solzinho uma lua vamos voltar para os nossos siclos porque você não mora no sol porque você esta preocupado com os siclos do sistema solares, você não mora no centro da galaxia porque você esta preocupado com o siclo galalíticos toda hora você tem que encarna esquece tudo então nos temos que ir com calma mas entendendo, e o que o senhor Honório dizia A lei divina é linda porque e uma lei de unidade se você entender o principio você decifrou. Ò principio você deduz você não sabe, ó que que é eu não sei o que que é. Mas tem que obedecer ó principio, Bonito isso né então,.
shavua ou semana é um período de sete 7. x. Quanto vale x.
Bom eu estava buscando isso tinha dois caminhos eu podia chutar Ha eu acho que x vale tanto mas ai eu apliquei um principio qual que é o principio? ó principio da intertextualidade bíblica se eu atribui um valor a x eu tenho que achar um versículo bíblico que me confirma se não achar quarta se achar confirma achei os valores de x quantos sete sete só podia ser sete né? !
só podia ser sete. Essa eu bati cabeça nê, porque se eu tivesse aplicado ó principio Shavua e um período de sete x quanto vale o x ? tem sete valores Bibicos Essa se você tivesse me perguntado você já tinha matado já tinha matado não é fantástico então vamos lá ó primeiro e o mais básico ó primeiro é ?
elementar quanto vale x? um dia um dia sete x sete dias essa é mosca onde é que eu tiro gênesis capitulo um de gênesis é a base do Shabat qual versículo, qual á referencia, levíticos 12:5 não desculpa, perdão pulei aqui números 14;34 Ezequiel quatro seis peguei um texto proféticos e o texto de números que fala da observância mas eu poderia pegar aqui, que manda observa os sábados que tudo que fixa padrão da festa judica que é a cada sete dias. Para Shabat sete dias só que tem um detalhe vocês lembaram que o Emanuel usa dia dia dia dia Cada criatura possui com existência um precioso calculo da probabilidade estações determinadas calculadas em dia dia dia Eu tem uma semana são sete dias mas eu posso ampliar isso aqui posso ampliar é igual mapa você pega o mapa ó mapa de Belo Horizonte ai você comprou um quadro bonito né coube na sua parede direitinho Belo Horizonte inteiro coube na sua parede.
Como ai você vai la no cantinho do mapa tem lá escala cada centímetro desse mapa corresponde x, quilômetros são fator de convenção À bíblia também usa um fator de convenção usa vários eu vou pegar um só porque e o mais importante E para não torcer a cabeça de todo mundo, é não entender nada, ó objetivo aqui e que nos entenda, ó primeiro fator de conversão é um dia um ano um dia um ano esta em levítico 12 versículo 5 um dia e um ano entao á primeira shavua qual que a primeira dia sete dias mas eu posso aplicar cada dia um ano sete anos Achei um sículo importantíssimo todo mundo acompanhando vamos para segunda shavua quanto vale x uma semana é simples primeira shavua quanto vale x ? Um dia 7 x 1 dia = 7 Dias é se cada x for uma semana, for sete dias. 7x7 = 49 dias quarenta nove dias todo mundo acompanhando aplica um fator de conversão quarenta nove dias cada dia um ano quarenta nove tem esse sículo?
tem Levíticos 23:15 deuteronômio 16:9 10:16 quarenta nove anos e o ano Jubileu A cada quarenta nove anos a uma grande celebração e o ano do jubileu interessante isso todo mundo acompanhando perfeito esta difícil de mais? esta dando? terceira shavua na primeira shavua sete x, na primeira x era um dia na segunda x é uma semana agora é fácil x vai ser?
Dia, semana mês sete x mês sete x um mês sete meses sete meses mas meses não dá tem que converte para dias quanto são sete meses quantos dias Quantos dias ? duzentos e dez dias duzentos e dez dias importantíssimo importantíssimo isso que aqui o tema é brincadeirinha o mês judaico não tem 30 31 não tem isso mês e tudo 30 dias tudo 30 dias duzentos e dês dia são sete x 30 que o mês e trinta dias duzentos e dez dias ok Aplica o fator de conversão de escala duzentos e dez dias são? tenho aqui siclo biblio apocalíptico duzentos e dez anos.
duzentos e dez anos Importantíssimo esse siclo ele esta em Ezequiel texto bíblico confirmando para quem esta anotando. Ezequiel 39 versículos doze á quatorze mas para nos esse sículo tem um sabor delicioso. ó anjo Ismael no inicio do Brasil coração do mundo pátria do evangelho.
convoca no Brasil uma reunião seguindo o exemplo Porque todos os governadores de todos os países estavam convocando as assembleias espirituais respectivos países porque porque iam começar um siclo de duzentos e dez anos agora eu vou dar a charada ó sículo é de duzentos e dez anos então eles estavam chamando espíritos porque tinha que ter uma encarnação vários tinha que encarna Em diversas nações ia ser um movimento imenso de espiritualização do orbe então Ismael convoca essa reunião nessa reunião ele fala Não ignorais que vivemos no seculo do advento do consolador na terra ó Humberto de campos define bem porque ele diz. ele da referencia do primeiro reinado No fim do primeiro reinado ou de segundo 1831 ok acho que é primeiro reinado 1831 À reunião foi por volta de 1831 porque ele fala findava se o primeiro reinado Ismael reuni ele fala não ignorais que estamos no seculo do advento do consolador Kardec já estava encarnado. serão sem anos preparatórios dos próximos 100 sem anos preparatórios dos próximos sem duzentos chegou o proximo sículo de duzentos e dez anos ou seja ele esta se referido a que?
ó espirita pode abrir esse livro é falar assim nossa Ismael deu uma data ele fez uma previsão profética Ismael só leu ó sículo ele só leu é um sículo que sículo que é é uma shavua de meses sete x sete meses mês 30 dias sete vezes trinta dias duzentos é dez dias aplica o fator de conversão um dia um ano duzentos e dez anos é o apocalipse aqui nos temos um texto de Ezequiel que e o capitulo trinta e nove é joão vai usar isso no apocalipse tem hora que ele faz profecia é vincula á profecia ao sículo de duzentos e dez anos então você tem que sair é fechando os sículos aqui eu dou uma dica maravilhosa não é porque estendendo um pouquinho né 1857 mais cem 1957 mais cem 2057 puxa dez para da duzentos e dez anos 1847 á 2057 que é a data que o Emanuel prevê como entrada do mundo de regeneração Emanuel esta chutando ? Emanuel esta prevendo ? não Emanuel esta lendo um sículo qual sículo que ele esta lendo?
A terceira shavua que é a shavua de meses esta lendo ó sículo leu período é matemático astronômico hã Haroldo mas. qual e o movimento astronômico desse aqui gente essa pergunta é simples não sei mas aí seria sete vezes duzentos e dez Não terceira shavua sete vezes x sempre é sete x na terceira shavua x é um mês um mês são trinta dias sete vezes trinta duzentos é dez dias fecho fecho duzentos é dez dias porque eu tenho um sículo achei que era o x você tem um sículo pode começar observar Claudia na sua vida A cada duzentos é dez dias estão a mudança de sículo a cada duzentos e dez dias a cada duzentos e dez dias é um sículo importante então vamos lá aplica o fator de conversão porque é como a bonequinha russa. sabe aquelas bonequinhas russa?
tem as pequenininhas ai você pega as pequenas e coloca em uma boneca maior ai pega a menor é coloca na maior e isso que eu estou fazendo eu estou pegando os duzentos e dez dias coloca nas boneca maior duzentos é dez anos mas e o mesmo sículo é o mesmo padrão de sículo ele só amplia é como se fosse uma onda ela começa no centro e ela vai se propagando vai se ampliando é uma onda vai se ampliando no tempo ok querem mais agora gente muita atenção muita atenção agora muita atenção agora poque essa semana esta no livro A Caminho Da Luz. nao esta semana mas a quarta semana profética á quarta shavua x era mês x agora vai ser ano sete vezes um ano sete anos converte em dia um ano judaico são 360 dias fácil doze x trinta se o mês e trinta doze vezes trinta sete vezes trezentos e sesenta dias da quanto ? dois mil quinhentos é vinte dias para tudo se você chegou agora eu estou na quarta shavua shavua é um período centenário sete vezes x x é variável se x for um ano um ano judaico são trezentos e sesenta dias 7x360 dois mil quinhentos e vinte dias dois mil quinhentos e vinte dias da oitenta quatro meses divide isso ao meio eu tenho mil duzentos e sesenta dias ou quarenta é dois meses hã apocalipse capitulo 12 versículo 6 é versículo 14 apocalipse capitulo 13 versiculo 5 A besta Apocalíptica proferirá maldiçoes durante Mil duzentos é sesenta dias qual shavua ?
quarta shavua shavua Anual sete vezes um ano um ano trezentos é sessenta dias sete vezes trezentos e sesenta dois mil quinhentos vinte divide na metade porque divide na metade que todo sículo tem um período acedente é tem um período dessedente i é exatamente pegando dois mil quinhentos e vinte dias aplica o fator de conversão eu tenho um sículo de dois mil quinhentos é vinte anos esse e o siculo que esta ligado A terra gira em torno do propio eixo. gera um dia gira em torno do sol gera um ano só que ela faz a´terra faz aula de dança ela dançando então ela da uma rebolada ela da uma rebolada uma rebolada completa são quase vinte seis mil anos se você divide a´rebolada em doze eu tenho esses períodos aqui aproximadamente porque aproximadamente ? porque esse sículo aqui e outra realidade ó importante e dois mil quinhentos e vinte anos divide no meio tem mil duzentos é sesenta anos quanto tempo durou ó papado mil duzentos é sesenta anos E o que o Emanuel descreve no capitulo.
A besta Apocaliptítica Interpretando capítulos 13 é capítulos 12 do Apocalipse e o Emanuel Tem ai á Caminho da luz a Caminho da Luz Julio ? A caminho da Luz a Besta Apocalíptica o capitulo da besta vale á pena ler esta perguntando se o papel acabou? acabo acabo acabo voltemos ao principio.
voltemos ao principio. O apocalipse descreve acontecimentos ? não O apocalipse descreve sículos ele, ao descrever ó sículo ó que ele dá para nos ?
á quantidade que é ó período de tempo e á? qualidade ó que o apocalipse previu? que nos teríamos um sículo de mil duzentos é sesenta anos tranquilo pegou A shavua a quarta shavua divide no meio nos vamos ver porque divide no meio porque ó sete se divide no meio já esta aqui já já esta aí so um minutinho Julio ai você precisa sô de ler vamos pegar isso aqui ele previu que nos teríamos um sículo em que ocorreria do ponto de vista da qualidade do sículo um fenômeno um fenômeno na evolução do pensamento religioso da terra, nos passaríamos por um período em que autoridade religiosa se jugaria infalível e o chamado sículo da infabilidade duro do momento que ela foi declarado pelo imperador focas 670 ate ó momento que Napoleão Bonaparte tirá á coroa do papa é se auto coroa acabo a infabilidade por isso quê é um grande ha mas o papado não acabou mas a profecia não descreve acontecimento a profecia não esta preocupado se existe vaticano se tem o papa francisco ela não esta preocupada com isso a´profecia descreve sículos na evolução experiencia religiosa da terra nos tivemos um período em quê autoridade religiosa máxima sé julgou ó representante de Deus infalível isso estava previsto?
estava em Daniel em Isaías é em apocalipse inclusive com período ok Vamos ver o que o Emanuel disse no inociosinho que ele vai ensina o calculo olha. Resa ó apocalipse que a besta poderia dizer grandezas é blasfêmias por quarenta dois meses acrescentando que ó seu numero era 666. Apocalipse 13,5 é 18 examinando sem importância do simbolo da quela época e seguindo ó rumo certo das interpretações podemos tomar cada mês como sendo de 30 anos opá ó que Emanuel fez ó fator conversor aplico o fator conversor 30 dias Aplica o fator conversor 30 anos Em vez de 30 dias obtendo desse modo um período de 1260 anos comuns justamente período compreendido entre 610 e 1870 da nossa erá quando ó papado se consolidava pós seus surgimentos com Imperador Focas em 607 é o decreto da inafabilidade papal com Pio IX, em 1870, que assinalou a decadência e a ausência de autoridade do Vaticano, em face da evolução científica, filosófica e religiosa da Humanidade então oque Emanuel esta descrevendo Não foi nem a data exata que ó papado começou é nem a data que terminou mas um período qualitativo qualitativo, que calculo ele fez?
esta todo mundo me acompanhando sete divide ao meio 3,5 3,5 são quantos ? 7 x meio complicou como é que eu agrupo Daniel capitulo 7 versículo 5 eu vou transforma á shavua na equação matemática ok. a´shavua não é sete?
não é sete divide ela ao meio então eu tenho 2x abre a chave eu tenho Daniel 7 versículo 25 Daniel fala da mesma coisa do apocalipse dis assim tempo tempos metade de um tempo quanto que da isso? x+2x+meiox 3,5 x dois vezes três e meio 7 Toda shavua agora complicando depois vocês esquecem isso complicando toda shavua que eu dei aqui pode ser dividida ao meio tempos tempo metade de um tempo no caso da shavua dois mil quinhentos é vinte anos eu divido ao meio dá mil duzentos é sesenta ai eu tenho tempo tempos metade de um tempo quarenta e dois meses mais quarenta e dois meses para ficar espelhado ó que ó Emanuel não contou é que esse 1260 anos do imperador Focas até Pil IX é metade da semana tem uma metade anterior para dar o sículo de 2520 Então a outra metade esta antes do que isso? esta antes mas tem uma depois também porque as metades vão se somando ai você qual é o seu ponto de referencia antedeu é a metade de antes ou metade depois?
São sículos bonito de mais isso né não é muito bonito eu vou dar uma paradinha por aqui, por causa das outras shavuas da para fazer porque as outras tem uma shavua mais simples eu vou pular a quinta, a quinta é bem complicada á sexta é fácil gente ó homem foi criado em qual dia? sexto sexto é se cada x for mil anos Uai Haroldo você ó fato de conversão quem te autoriza á dizer que x é mil anos Pedro Pedro tem á chave do céu ele me autorizou segunda carta de Pedro Capitulo 3 vermiculo 8 Oseias capitulo 6 versículos 2 versículos 3 Sabendo primeiramente isso para para senhor um dia é como mil anos mil anos é como um dia sete dias sete mil anos gente que shavua é esta? sete mil anos é a bíblia inteira Adão pergunta dos livros dos espíritos em que época viveu Adão?
mais ou menos na época que lhe assinalei aí todo mundo fica perguntando gente porque na bíblia tem aquele negocio de Matusalém viveu aquilo são sículos não são indivíduos se você soma todos personagens bíblicos você vai ver que Adão viveu simbolicamente quatro mil anos antes de cristo quatro mil mais três mil sete mil quatro mil mais dois mil seis mil é o que nos estamos vivendo agora é ai você vai para apocalipse que fala dó do período milenar do milênio em que ó demônio seria preso por um tempo ai daria um aliviada depois ele seria solto no final para ser derrotado é a tipica descrição de mundo de regeneração. da uma aliviada todo mundo entra no período de convalescença se recupera até te força para o planeta entrar no mundo de todos sete mil anos deu deu deu 3 um dois três três e meio por hoje semana que vem não teremos teremos ter só na outra aí nos vamos falar eu estou tomando um floral para conseguir perdoar porque eu tenho uma magoa ainda não trabalhada com á pessoa que fez á entrevista ó chico Xavier foi entrevistado por uma pessoa da revista da Legião da boa vontade é o chico deu uma sintonizada com Emanuel assumiu é o Emanuel começou á falar de um sículo de 520 mil anos dividido ao meio claro todo sículo é dividido ao meio tem uma fase acedente e uma fase dessedente 2060 mil anos 2060 mil anos e o Emanuel disse que esse é ó sículo da renovação da matéria no orbe tem á ver com a vida vida biológica é com á vida humana é ai ele pega ó corte é logico que ele não vai la no paleolítico ele pega ó agorá a metade que nos estamos vivendo dos 2060 mil anos é começa descrever dizendo quê Ha um sículo para civilizações planetárias esse sículo é um sículo de 28 mil anos tivemos uma primitiva depois uma outra primitivas depois ele muda depois o que nos estamos vivendo é advinha são sete que são as experiencias que as civilizações podem fornece a´um espirito encarnado tem tudo direitinho que ele divide 28 mil anos 4x7 É o mesmo principio, mesmo principio e nos então desenhamos depois de muito custo né identificamos pelos padrões de referencia que o Emanuel deu. E chegamos aos siclos esta aqui ó siclo ó seu período Lembrando que ó que nos importa são os 2060 mil anos começou 201 mil, antes de Cristo.
com surgimento do primeiro Homem do hominídio é vai Até 59 mil depois de cristo quando encerra esse sículo. Que é Primavera e ai entra no outono civilizatório 59 mil depois de cristo Esta tudo aqui certinho. os sículos que sículo é esse um sículo de 520 mil anos ele se refere a que ?
será que é o tempo dura á rotação do nosso sistema solar em torno daquele; Eixo pode ser porque eu estou tomando floral é ainda eu não estou conseguindo recuperar a magoa do entrevistador ou da entrevistadora Ela não perguntou. Nada. ela não perguntou ó Chico fala do sículo é tudo é ela não se desenvolve muda para outra pergunta Não perguntou nada.
E á humanidade perdeu com isso. Agora só deus sabe que essa informação vai vim só deus sabe que ela estava de frente ó Emanuel falando pela boca do Chico e á pessoa não perguntou nada. não perguntou nada.
O bonito disso é que ó sete mil anos bíblicos de Adão. Ate final de Apocalipse São sete mil Ele esta dentro de um quadro de 28 mil Nos vamos ver que quadro e esse ? Dentro do quadro dos vinte oito mil ele e o terceiro dos sete então, teve um 7 mil, teve outro 7 mil, teve ó terceiro 7 mil, é vai ter mais um outro 7 mil, Encerra um sículo de 28 mil, depois vai ter mais dois de 28 mil Para encerra um total de sete sículos de vinte oito mil anos lembrando que mais ou menos vinte oito 26, á 28 mil anos, que é a mudança do eixo da terra Os pessoal os Misticos ficam falando de mudança do eixo da terra Mudança do eixo da terra Mas não e que vai mudar ó eixo vai acontecer uma cataclisma.
ó Saara vai virar um cam cum não é isso é porque é um sículo é um sículo ocorre á cada vinte mil oito anos Como sículo lunar á cada vinte oito dias. ó sículo setenário vinte oito anos a´encarnação se completa com sete anos depois mais sete quatorze mais sete vinte um mais sete vinte oito retorno de saturno Se você amplia isso vinte oito mil anos é o mesmo principio é o mesmo principio se você conhece ó micro? você deduz ó macro para encerra centurião de Cafarnaum Senhor eu não sou digno que entreis de baixo do meu telhado Mais dizeis uma só palavra do meu servo sarara que eu também sou homem sobre autoridade é digo a um soldado meu vai.
Ele vai E digo á um servo faz isso. E ele faz por tanto. Aplicando o principio da simetria o senhor deve se um Centurião Muito acima de mim Mas ó principio é o mesmo ó senhor também tem soldados é tem também servos é basta uma ordem sua para que as coisas aconteçam porque ó principio é o mesmo Ai jesus olha para ele é dissê assim Nem mesmo Israel viu uma fé como á desse centurião porque não era uma fé simplesmente acredito era fé baseada em um principio da simetria da lei da unidade.
A fé raciocinada.
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com