a regra do 72 e os juros compostos você com certeza já ouviu falar de juros alguma vez na vida e infelizmente a maioria de nós acaba descobrindo juros como algo extremamente ruim logo na infância ou adolescência quando ouvimos nossos pais falando que tem que pagar tal conta porque senão vai ter que pagar juros em cima ou também falando que tava devendo pro banco r$ 5. 000 mas com juros a dívida chegou a 20. 000 por exemplo bom e é verdade todos esses juros de DV também são juros compostos sendo aqueles juros que incidem sobre todo o montante e não apenas sobre o que tá devendo se você não entendeu muito bem vamos para um exemplo bem simples Digamos que você esteja devendo R 10.
000 pro banco e que os juros sejam de 10% ao mês então olhando assim sabemos que se você deixar para pagar em um mês você terá que pagar os 10. 000 que pegou emprestado mais 10% disso sendo um total de R 11. 000 mas agora Digamos que você demore 3 meses para pagar sendo assim os juros sobre juros farão a dívida aumentar exponencialmente pois você vai ter que pagar os 10.
000 mais 10% do primeiro mês mais 10% do segundo mês e mais 10% do terceiro mês sendo assim 10. 000 mais 10% do primeiro mês igual a 11. 000 assim no segundo mês os 10% serão sobre os 11.
000 chegando a um total de 12. 100 e por fim no terceiro mês os juros serão em cima de 12. 100 totalizando então R 13.
310 Então veja que os juros sobre juros fazem a diferença à medida que o tempo passa aí eu te pergunto se a pessoa pegou o empréstimo de 10. 000 a juros de 10% ao mês quanto ela teria que pagar Se passasse 10 meses desde que ela pegou o empréstimo bom talvez você pense que em 10 meses com taxa de 10% ao mês terá que pagar 100% de juros sendo assim r$ 2. 0 pois são uns 10.
000 mais 100% de juros mas tá errado se a gente estivesse falando de juros simples tava certo mas o papo aqui são juros compostos ou seja juros em cima de juros E é assim que o mundo funciona com juros compostos tanto PR dívida quanto para investimentos dessa forma chegamos ao resultado de que se a pessoa demora 10 meses para pagar ess a dívida terá que pagar R 2 5. 937 42 invés de pagar apenas 20. 000 Olha a diferença disso e agora falando de investimentos sempre que investimos nosso dinheiro e recebemos rendimento mensal e ao invés de gastar reinvestimento Estamos fazendo acontecer o efeito dos juros compostos também é claro que quando falamos de investimentos os juros são bem menores quando comparados aos juros de dívidas porque montando uma carteira diversificada de investimentos com bons ativos de renda fixa fundos imobiliários e ações por exemplo conseguimos um retorno médio de 8 a 15% ao ano então já pegando como base o exemplo anterior Digamos que você Invista R 10.
000 uma única vez em um investimento com rendimento líquido de 10% ao ano e sempre reinv os rendimentos em quanto tempo conseguiria dobrar esse Capital E como você sabe não são 10 anos porque são juros compostos na verdade vai ser bem menos que isso sendo algo em torno de 7,2 anos Sim fiz essa conta de cabeça mesmo tudo isso com a regra do 72 Mas calma que já já vou falar melhor sobre essa regra o que quero que você entenda é que sempre que viê uma taxa de juros de dívida ou investimento saiba que se trata de juros compostos que estes tendem a ser exponenciais à medida que o tempo passa Então dessa forma concluímos que quando temos dívida o tempo corre contra nós porque os juros sobre juros vão estar fazendo crescer o valor da dívida cada vez mais à medida que o temp passa enquanto que quando investimos Estamos fazendo o tempo correr a nosso favor com rendimento sobre rendimento que faz o montante crescer à medida que o tempo passa é claro que em proporções diferentes pois os juros de dívida são extremamente altos porém a ideia dos juros compostos é a mesma assim como disse Albert Einstein os juros compostos são a oitava maravilha do mundo quem entende ganha quem não entende paga então agora que você entendeu a mágica do J juros compostos vamos logo pra regra do 72 que você já deve estar curioso para saber como funciona né olha para você ter uma ideia do que se tem registros essa regra foi mencionada pela primeira vez em um livro de 1494 publicado por Luca patii sendo este considerado por muitos o pai da contabilidade Então veja que não estamos falando de qualquer regra inventada por aí na internet e sim de um método que é utilizado há mais de 600 anos bom a regra do 72 consiste em descobrir em quanto tempo um investimento ou dívida dobra de valor foi como exemplo que dei sobre investir R 10. 000 uma única vez a 10% ao ano e reinvestir os rendimentos recebidos muitos pensam que em 10 anos o capital dobraria mas quando utilizamos a regra do 72 chegamos ao resultado de que demoraria 7,2 anos ou seja cerca de 7 anos e 3 meses e para chegar nesse resultado Basta fazer um cálculo muito simples que qualquer um faz de cabeça basta pegar 72 e dividir por 10 que é a taxa de retorno anual do nosso exemplo dessa forma sabemos que demoraria cerca de 7,2 anos para dobrar esse Capital isso tudo considerando que você só Invista 10. 000 uma única vez e apenas reinv todos os rendimentos sem aportar mais nenhum dinheiro do próprio bolso para ficar mais claro vamos para mais um exemplo Digamos que você tenha uma dívida de R 10.
000 e e que os juros cobrados sejam de 30% ao ano em quanto tempo dobraria o valor dessa dívida bem simples pega 72 e divide por 30 assim chegamos ao resultado de 2,4 anos ou seja demoraria cerca de 2 anos e 5 meses para dobrar o valor dessa dívida Então veja que simples e que interessante é essa regra se alguém tem por exemplo 100. 000 investidos em uma carteira diversificada com ativos de renda fixa fundos imobiliários e ações conseguindo um retorno médio de 12% ao ano podemos calcular em quanto tempo essa pessoa conseguiria dobrar esse valor basta pegar o 72 e dividir por 12 que é o rendimento anual do nosso exemplo chegamos à conclusão que demoraria cerca de 6 anos para dobrar o capital para 200. 000 veja que essa regra considera duas coisas sendo a primeira o efeito dos juros compostos no tempo ou seja como falei no começo do vídeo para que vejamos o efeito dos juros compostos temos que reinvestir os rendimentos para assim ter aquele efeito de rendimento sobre Rendimento o mesmo acontece com as dívidas Quando a pessoa não paga assim vai passando mês após mês com juros sobre juros aumentando o valor da dívida agora a segunda coisa é que a regra funciona para termos uma ideia de quanto tempo a gente conseguiria dobrar o valor de investimento apenas reinvestindo o rendimento sem aportar mais nada mensalmente se você por exemplo já tem um certo valor investido pode usar usar a regra do 72 para saber em quanto tempo aproximadamente o seu investimento vai dobrar apenas por você reinvestir os rendimentos sem aportar mais nada do próprio bolso então se você tem R 50.
000 investidos rendendo 12% ao ano em média em cerca de 6 anos terá R 100.