Pr Juliano Fraga (Arrebatamento) Seminário parte 1

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Pr. Juliano Fraga
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[Música] então no Capítulo de número quatro quando Paulo escreve essa Carta à Igreja de tessalônica Nesta mesma carta o Paulo ele nos dá a entender que o próprio Timóteo que ficou em tessalônica quando Paulo na segunda viagem missionária fundar a igreja de tessalônica por 21 dias e o Paulo ele vai ser expulso de tessalônica após fundar essa igreja e os próprios Tessalonicenses diziam esses homens estão alvoro o mundo e essa igreja de tessalônica ela é fundada e no decorrer dos dias começou a surgir dúvidas entre os irmãos Tessalonicenses E essas dúvidas o próprio Timóteo levou
ao Apóstolo Paulo que é o fundador dessa igreja e fez com que Paulo então escrevesse essa carta de primeira Tessalonicenses e no Capítulo de número 4ro a partir do versos 13 o apóstolo Paulo ele vai esclarecer algumas dúvidas que os nossos irmãos em tessalônica tinham entre elas a esperança dos que morreram em Cristo e a esperança dos vivos em Cristo A Esperança dos que morreram em Cristo nós tratamos aqui ontem mas a esperança dos vivos em Cristo nós iremos tratar a partir de então claro que no arrebatamento da igreja este evento iminente que a igreja
aguarda envolve também os que morreram em Cristo e também envolve os vivos em Cristo essa palavra arrebatamento no Grego é harpazo harpazo na verdade vem de arpão arpão é usado para tirar uma presa uma caça da terra na verdade o harpazo é o que vai acontecer com a igreja a igreja será tomada a Igreja será elevada de forma repentina e Nós não sabemos o dia e nem a hora a Igreja será tomada desta terra e quando a igreja for tomada desta terra a igreja vai ter um encontro nas nuvens com os que morreram em Cristo
e o encontro que é o aptes o encontro nos ares com o nosso Senhor o que nós precisamos ter em mente é que no decorrer da história da igreja muitos homens sinceros outros não eles afirmaram em datas alusivas O Retorno de Cristo por exemplo nós vamos ter Guilherme Miller que ele era um pastor batista um fazendeiro americano ao estudar o livro do profeta Daniel Ele chegou à seguinte conclusão que Jesus voltaria no ano de 1843 e Jesus não voltou ele retorn tornou a fazer os cálculos em Daniel e ele afirmou que Jesus voltaria então no
ano de 1844 que ele havia errado os cálculos por um ano e na verdade Jesus não voltou se você quiser você pode dar um Google lá na sua casa escrevendo o grande desapontamento Adventista é realmente o desapontamento que houve nos Estados Unidos com a igreja do Advento ã ainda que eles neguem mas o Guilherme Miller ele aparece como um fundador dos Adventistas do Sétimo Dia Que posteriormente através de Helen White e os demais ã pastores e teólogos Adventistas eles vão dizer que Jesus realmente voltou que o guillherme Miller Não havia errado ã mas Jesus não
voltou no arrebatamento para buscar a igreja mas ele saiu do seu trono para o Santíssimo para expiar os pecados de 1843 até agora o que é chamado de Juiz investigativo Claro que isto ã não tem Amparo bíblico pois bem alguns outros homens sinceros também eles marcaram datas alusivas para o retorno de Jesus Cristo tentando acertar a data da volta de Jesus e todos nós sabemos que a data da volta de Jesus o dia ou o ano isso não compete à igreja Nós não sabemos Isto é assunto para o próprio Deus e que a qualquer momento
a trombeta de Deus vai soar E aí os mortos ressuscitarão primeiro e o Paulo continua dizendo que depois nós os que ficarmos vivos seremos Arrebatados Mas vamos lá como será o arrebatamento da igreja nós temos alguns textos que falam sobre o arrebatamento da igreja Este texto que nós lemos é um texto clássico muito usado que é primeira Tessalonicenses Capítulo 4 Versículo 16 e 17 mas não só este texto nós temos primeira Coríntios Capítulo de número 15 por exemplo a partir do verso 50 que no verso 50 Paulo diz que carne e sangue não podem herdar
o reino dos céus e a partir do verso 52 é que Paulo vai falar sobre o arrebatamento da igreja no contexto de primeira Coríntios 15 o Paulo vai tratar sobre a ressurreição e nesta ressurreição a incorruptibilidade a imortalidade dos corpos os salvos no momento do arrebatamento da igreja então primeira Coríntios 15 a partir do verso 50 até o versículo de número 54 primeira Tessalonicenses Capítulo 4 Versículo 16 e 17 e um outro texto que acredito ser o texto mais usado mais ministrado em sermões que os irmãos H conheçam que é João Capítulo de número 14
não se turbe o vosso coração crede em Deus e também em mim até o momento em que Jesus diz que ele voltará e nos levará a expressão levará ali é par lambano e tem a ideia de levar para um outro lugar e nós sabemos que lugar é este a casa do pai então a igreja está aqui reunida e de caráter iminente a qualquer momento ocorrerá o arrebatamento da igreja o harpazo O Rapto da igreja o raptar a trombeta de Deus vai soar mas antes é dado uma palavra de ordem alarido voz de arcanjo essa palavra
de ordem este alarido eh no contexto em que Paulo escreve esta carta os imperadores quando queriam reunir o seu exército era dada uma palavra de ordem o alarido era um grito de guerra e nesse grito de guerra havia essa reunião então o que nos parece que Paulo está nos ensinando é que será dado um grito de guerra uma palavra de ordem acreditamos que essa palavra de ordem venha do próprio pai e a voz de arcanjo na Bíblia nós conhecemos um Arcanjo que nós chamamos de Miguel que na verdade eh em Hebraica mirael quem é como
deus e mirael é o primeiro dos Príncipes né na verdade se mirael quem é como Deus o Arcanjo esse arque é o primeiro dos Anjos na verdade é o príncipe dos Anjos H quem diga alguns estudiosos que não existe somente um Arcanjo e que Miguel ele é o príncipe dos Anjos Ele é aquele em proeminência em destaque mas que possa existir outros arcanjos não sabemos qual Arcanjo É pode ser mirael Mas será dada uma palavra de ordem que é o alarido esse grito de guerra e a voz de arcanjo E aí diz o texto e
a trombeta de Deus soará tanto primeira Tessalonicenses 4 que nós temos a ideia da trombeta de Deus primeira Coríntios 15 Paulo fala da última trombeta e é interessante observar que em primeira Coríntios Capítulo de número 15 Paulo ele faz uso dessa expressão último por exemplo Paulo diz que aá o último Adão que é Cristo o último inimigo a ser vencido que é a morte e aí o Paulo fala sobre a última trombeta abra um parênteses aqui nós não podemos confundir a última trombeta de primeira Coríntios 15 com a última trombeta de Apocalipse 11 a trombeta
de Apocalipse 11 é uma série de Sete Trombetas e observe que o livro do apocalipse ele vem em uma ordem progressiva há uma expressão Zinha ali o cai esse cai é e E então entende-se que o livro do apocalipse ele não está completamente em ordem cronológica mas também não há uma anacronismo o livro do apocalipse ele segue uma ordem por exemplo celos Trombetas e taças nós não acreditamos que abertura de selo Sete Selos toque de Sete Trombetas e derram amamento de sete taças fala de o mesmo evento em ciclo pelo contrário Nós acreditamos na progressão
desses eventos primeiro a abertura dos Sete Selos no entanto que o sétimo selo quando ele é aberto aparece sete anjos com Sete Trombetas para tocar e depois sete anjos para derramar as sete taças da Ira o toque da última trombeta do Apocalipse 11 essa última trombeta é tocada por um anjo mas a trombeta do arrebatamento é trombeta de Deus As Trombetas do Apocalipse é uma série de juízos a trombeta de primeira Coríntios 15 e de Tessalonicenses do seu Capítulo 4 Versículo 16 e 17 é a trombeta de benção para a igreja porque é o arrebatamento
que envolve o encontro aptes da igreja com Cristo Outro ponto que deve salientar é que a ideia da última trombeta do arrebatamento é chamado na Bíblia de mistério este evento é um mistério e se é o mistério os anjos não sabiam deste mistério você não vai ouvir falar de arrebatamento no antigo testamento porque era o mistério em que Deus revelou a Paulo e quando Paulo escreve a igreja de Corinto falando da última trombeta 40 anos depois seria escrito o Apocalipse então não dá para harmonizar em simetria a trombeta do Arrebatamento em que Paulo trata com
a igreja de Corinto e aos Tessalonicenses com a trombeta do Apocalipse 11 não dá para harmonizar outro ponto importante é que a trombeta a sétima trombeta do apocalipse do Capítulo 11 não está no final da tribulação está na metade da tribulação ainda falta outros eventos para se cumprir como por exemplo as sete taças da Ira sendo derramadas na terra e também o último Ai quem estudou Apocalipse sabe que há três ais há um primeiro a um segundo ai e o terceiro ai só ocorrerá na conclusão no final da tribulação então eu separei três textos aqui
que mencionam sobre o arrebatamento claro que nós temos outros textos que mencionam a volta de Cristo mas esses três textos são os textos mais claros se assim podemos dizer primeira Tessalonicenses 4 Versículo 16 e 17 Primeira Coríntios Capítulo de número 15 a partir do verso 50 mas necessariamente os 52 a seguir e João Capítulo de número 14 ã quando a trombeta de Deus soar sempre em seminários Alguns irmãos fazem perguntas e se aqui houver tempo nós Deixaremos aí uns 20 minutos para perguntas sobre o tema e você pode fazer a sua pergunta geralmente existe uma
pergunta que é feita e esta pergunta é assim no toque da trombeta quem vai ouvir o som da trombeta falando em trombeta Talvez o que eu irei trazer aqui seja novo para alguns ã mas já é antigo para muitos existe estudiosos escat tolog que defendem que o toque da trombeta não é um instrumento musical a trombeta e que o toque da trombeta ou o som da trombeta seja a voz do próprio Cristo com base em que eles afirmam isto quando João está exilado ali na ilha de pá temos que fica a 86 km do Sudoeste
de éfesos am mando de Domiciano Imperador em seu tempo o João ele recebe uma visita em pmos e que visita maravilhosa ele recebe o próprio Cristo glorificado e quando o Cristo glorificado aparece para João O João vai dizer que ele ouviu como voz de muitas águas como voz de trombeta então alguns atestam que o som da trombeta é a voz do próprio Cristo chamando a noiva chamando a igreja o que abrilhanta ainda mais o arrebatamento pois bem não obstante de forma majoritária principalmente no Brasil escat cólogo sempre defenderam que o toque da trombeta é realmente
um instrumento um toque de trombeta como acontecia em Israel se você estudar o antigo testamento você vai observar diversos toques de Trombetas em números Capítulo de número 10 por exemplo no verso um O próprio Deus pede para Moisés fazer duas Trombetas de prata uma quando é tocada E aí nós já estamos falando do versos dois a seguir uma quando é tocada é para reunir o arraial e a segunda quando é tocada é para a partida do Arraial e é exatamente o que acontece hoje na igreja a palavra de Deus está ressoando pastor estamos reunidos por
causa da palavra mas quando a trombeta de Deus soar é para a partida do Arraial por isso nós não podemos ser edifícios aqui na terra nós somos tendas E por que tendas porque tenda e ela está aqui agora mas daqui a pouco está lá e quando Soar a trombeta nós não temos nada aqui nós estaremos com ele na eternidade Ah quando essa tenda se desfizer aí Paulo em segunda Coríntios 5 ele está falando do momento da morte quando essa tenda que é o corpo se desfizer nós teremos um edifício na eternidade não feito por mãos
humanas então é mais ou menos assim é tenda aqui mas Edifício lá e não Edifício aqui e tenda lá ok então no toque da trombeta E aí seja a voz do Cristo chamando a igreja ou toque de uma trombeta mesmo ocorrerá que os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro aí vem a pergunta esses mortos em Cristo envolvem os Santos no antigo testamento e também a igreja ou só a igreja e não os santos do antigo testamento é uma boa pergunta até porque a escatologia no Brasil ah os nossos livros de teologia por autores brasileiros no tocante
a escatologia bíblica Há uma defesa de que quando a trombeta de Deus só todos os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro tanto os santos do Antigo Testamento entre eles alguns que nós conhecemos como Abraão Isaque Jacó Abel Davi Jefté lendo Hebreus 11 salvação no antigo testamento era pela fé Eu Me Lembro de já ouvir alguns professores ensinar que salvação no antigo testamento era pela lei Isso é um absurdo dentro do dispensacionalismo porque salvação Nunca será pela lei a lei não tem poder de salvar em Gálatas a palavra AIO É um pedagogo eh que ele trabalhava
na casa de uma pessoa ele era responsável de educar os filhos daquela família inclusive levá-los à escola para aprender Este é o aio e Paulo disse que a lei Serviu de aio ela não serviu para salvar mas serviu para nos levar a graça a Cristo aquele que salva a lei não tem poder de salvar somente apontar em nós o pecado e mostrar para nós pecadores que nós precisamos de um Salvador a lei tem este poder de mostrar para nós que por nós mesmos nós não conseguimos nos salvar e quando nós estamos diante da lei a
lei aponta para nós a necessidade de um Salvador por isso a lei Serviu de ao para nos levar para que ele somente que salva que é Jesus Cristo e pela graça então salvação no antigo testamento é somente pela fé e no momento do arrebatamento ã acredita-se principalmente em solo brasileiro nas assembleias de Deus ah aqueles que formularam também a declaração de fé Isso é ponto passivo nas assembleias de Deus de que no momento do arrebatamento os salvos do Antigo Testamento juntos com a igreja sobem para o arrebatamento porém todavia contudo não obstante H os dispensacionalistas
principalmente de Dallas nos Estados Unidos H homens que realmente defendem o pré-tribulacionismo o dispensacionalismo nenhum deles acredita ou defende que os salvos do Antigo Testamento sobem no arrebatamento com a igreja e por porque dentro do dispensacionalismo e também a natureza hermenêutica de uma interpretação das profecias do antigo testamento de forma literal gramática histórica nós temos a distinção entre Israel e igreja então todo dispensacionalista faz a distinção entre Israel e igreja e por que no arrebatamento nós não iremos fazer então esses que defendem a distinção entre Israel e igreja Assim como nós também defendemos eles dizem
da seguinte forma que no momento do arrebatamento só sobe no arrebatamento a igreja os salvos vivos e os que morreram em Cristo que fazem parte da igreja a igreja irmãos é um plano na eternidade porque a igreja é chamada de mistério a igreja não está no antigo testamento a igreja não é o novo Israel Israel é Israel igreja é igreja e a palavra igreja nunca foi mencionada no antigo testamento como corpo de Cristo a igreja vai ser anunciada pela primeira vez ali da de cesareia de filipi os irmãos lembram ã quando o próprio Cristo Faz
uma pergunta aos discípulos E vós o que vocês dizem que eu sou e o Pedro confessa dizendo tu és o cristo filho de Deus e o próprio Jesus responde para Pedro não foi carne nem sangue que te revelou senão pai que está nos céus e sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do rades não prevalecerão contra ela ou seja a primeira vez que a igreja é anunciada é na região de cesareia de Filipe e observe sobre esta pedra que é Cristo eu edificarei no futuro então a igreja seria edificada a igreja não
está no antigo testamento mas a igreja nasce na cruz mas ela vai ser inaugurada no dia de Pentecostes quando cumpre-se Joel 228 o espírito é derramado sobre toda a carne então no momento do arrebatamento da igreja os que acreditam que a distinção entre os santos do Antigo Testamento e a igreja no Novo Testamento a partir de Atos 2 todos os que morreram em Cristo no toque a trombeta a partir de Atos 2 ressuscitam primeiro mas há aqueles principalmente no Brasil que defendem que no momento do arrebatamento tanto salvos do Antigo Testamento e Abraão Isaque Jacó
quanto salvos igreja a partir de Atos 2 sobem todos juntos e quem defende essa distinção no arrebatamento entre os salvos do Antigo Testamento e os salvos do novo testamento mortos em Cristo fazem uso de Daniel Capítulo 12 e confesso se você ler Daniel 12 sem o óculos que você já tem da sua interpretação pessoal do que você aprendeu mas ler o texto como ele está sem influência de ninguém você vai chegar à conclusão de que o salvos do Antigo Testamento eles ressuscitam no final da tribulação e não juntamente com a igreja estou sendo muito honesto
biblicamente falando isto ã até porque eh de forma majoritária no Brasil a defesa é outra mas lendo Daniel Capítulo 12 você vai observar que a ressurreição ocorre depois de uma angústia que virá sobre toda a terra tempo tempos e metade de um tempo 3 anos e meio que são os 3 anos e meio últimos no final da tribulação a ressurreição ocorre posterior a esses 3 anos e meio que a tribulação totaliza sete tá ok mas isto não implica em salvação são apenas pontos de vista sobre o texto se você disser assim eu acredito que os
salvos do Antigo Testamento e a igreja os que morreram em Cristo crentes em Cristo todos ressuscitam no momento do arrebatamento da igreja isso não há problema algum você só vai precisar ter textos para afirmar aí a sua defesa o que nós precisamos enfatizar aqui é que quando Soar a trombeta no toque da trombeta os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro e observe que a construção do texto que no toque da trombeta no suar da trombeta no Ressoar da trombeta os mortos ressuscitarão primeiro então é que o toque da trombeta é um despertamento para os que
morreram em Cristo alguns chegaram a dizer no decorrer da história coisa de pregadores né Eh em em seminários academia você não ouve H esse tipo de comentário isso Surge mais com pregadores que Israel vai ouvir o toque da trombeta e vai se lamentar a Bíblia não fala nada disso nós não temos eh nenhum texto para apoiar essa ideia o que nós temos em Tessalonicenses é que quando Ressoar a trombeta os mortos ressuscitarão primeiro então o toque da trombeta é para arrebatamento é paraa igreja e para aqueles que morreram em Cristo um despertamento Quem são estes
que morreram em Cristo e ressuscitarão todos os que morreram em Cristo salvos nós temos por exemplo no templo da Igreja Perseguida nossos irmãos que morreram no Coliseu ali em Roma devorados pelas feras para negar a Cristo e eles não negaram interessante que se você estudar a história irmãos e irmãs morreram e os corpos dilacerados pelas feras por leões e leoas que não comiam há mais de TRS dias e que após os corpos estarem sendo devorados pelas feras eles morriam cantando hinos a Deus e morriam sorrindo felizes e por quê Porque sabiam que a morte não
é o fim para o Cristão morte é um passaporte paraa Vitória a morte é um veículo a qual Deus usa para nos levar ao nosso senhor Jesus Cristo afinal de contas onde está a morte o inferno e teu aguilhão porque tragada foi a morte pela vitória de Jesus Cristo ã na cruz do Calvário ã pois bem então no toque da trombeta os que morreram em Cristo esses nossos os irmãos que perderam a vida no Coliseu irmãos nossos que no decorrer da história por defender a fé tiveram os corpos Queimados e os corpos se tornaram cinzas
e se perderam no solo lembram do Titanic irmãos nossos que morreram afundados ali naquele navio e que os seus corpos viraram comidas de peixes no oceano e esses mesmos corpos que não viraram comidas de peixes mas se perderam nas águas nossos irmãos que morreram no covid nossas irmãs quando o som da trombeta se ouvir todos eles todos os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro Ah eu lembro que um jovem um dia fez uma pergunta mas o corpo se perdeu virou cinza virou comida de peixe Como pode este mesmo corpo voltar em Glória eu respondi para
ele dizendo Tu acredita em Gênesis 1:1 que No princípio criou Deus céus e terra sim ele disse acredito então para Deus trazer esse corpo é fácil no som da trombeta todos ressuscitarão primeiro mas detalhe este corpo não será corruptível no arrebatamento este corpo não será mortal no arrebatamento aquilo que é corruptível se revestirá de de incorruptibilidade e aquilo que é mortal se revestirá de imortalidade Então cumprir-se à a palavra tragada foi a morte H pela vitória ã alguns tentaram no decorrer dos seus estudos imaginar como vai ser os nossos corpos acredito que também esta possa
ser a sua dúvida é indubitável que ocorra esta pergunta nós não temos textos muitos muito claros para entender como vai ser esse corpo somente que o corpo será glorificado esse corpo será incorruptível Imortal mas Daniel Capítulo ainda que esteja tratando de uma Ressurreição no final da tribulação para aqueles que acreditam assim em Daniel ali no versos dois ele trata de que os ímpios ressuscitarão para o horror para o castigo eterno mas no verso TR o Daniel fala dos justos que ressuscitam para a vida eterna e que os seus corpos A ideia é que resplandecerão H
como o fugor do firmamento esse fugor do firmamento tem uma ideia como o brilho das estrelas Então você observa a distância de uma estrela da terra e você consegue enxergar o brilho dela o que Daniel está dizendo é que na ressurreição os nossos corpos terão este brilho aí do fugor ã do firmamento e tem mais Mateus 13:43 agora são palavras do nosso Jesus os justos resplandecerão como o Sol então dá para entender como será o brilho o fugor dos nossos corpos como o Sol como estrela e agora eu entendo o por que a Nova Jerusalém
não vai precisar nem de sol e nem de lua Aleluia porque Cristo é a Candeia e com certeza a igreja glorificada irá iluminar toda a Nova Jerusalém novos céus e a nova Terra então no toque da trombeta os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro Olha a convicção do apóstolo Paulo ele diz e depois nós os que ficarmos vivos seremos arrebatados encontraremos com eles nas nuvens eles quem os que morreram em Cristo então uma ordem no arrebatamento no som da trombeta os que morreram em Cristo ressuscitaram primeiro e depois nós os que ficarmos vivos nós seremos
arrebatados encontraremos com eles nas nuvens a palavra nuvem no Grego é nefle eh se você estudar essa expressão no antigo testamento nefle ã pela septuaginta Claro você vai chegar à mesma uma nuvem que acompanhava o povo no deserto então no som da trombeta os que morreram em Cristo ressuscitam primeiro depois nós os que ficarmos vivos seremos arrebatados encontraremos com eles nas nuvens olha agora para o encontro com o Senhor nos ares eu ouvi um glória a Deus é porque eu sei que para alguns essa palavra mexe ainda sobre o arrebatamento e esse encontro esse aptes
é o encontro entre os salvos com Cristo quando nós falamos de salvação é importante aqui deixarmos um adendo existe uma salvação passada existe uma salvação presente existe uma salvação futura você foi salvo na cruz quando você aceitou a Cristo o sacrifício de Cristo na cruz é válido para ti Então eu fui salvo no passado Cruz sou salvo no presente pela justificação pela Regeneração e pela Santificação inclusive há um podemos dizer um tema mas nós temos Liberdade aqui para escolher os temas e o pastor pediu que fosse escatologia regenerados pela palavra ã essa palavra regenerados ela
aparece também em Tito 35 essa essa lavagem é essa Regeneração nós somos lavados somos regenerados pela palavra Ou seja todos nós mortos em Pecado todos nós pecadores todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus todos carregamos o pecado original e sendo assim nenhum ser humano consegue chegar a Deus sem que este Deus não habilite pela graça este pecador a reconhecer o seu estado de miséria e ser habilitado para poder dizer sim então nisso não há mérito isso é graça então quando a graça habilita o pecador a dizer sim nós estendemos a mão à oferta
do evangelho e quando nós ofertamos quando nós Recebemos a oferta do evangelho e estendemos a mão a ela e aceitamos a Cristo a ideia do Novo Nascimento é a Regeneração e o instrumento que Deus usa é a palavra de Deus Deus usa Esta palavra para nos regenerar e somos justificados e nascemos de novo e quando nascemos de novo nós agora somos participantes da natureza Divina porque até o momento você é participante você carrega a natureza pecaminosa uma natureza pecaminosa uma imagem semelhança afetada completamente pelo pecado a degradação humana e não há nada bom em nós
ã ainda que você veja um ímpio fazendo algo bom o céus não é para bonzinhos o céus é para pecadores arrependidos Então na verdade a qual é a ideia a ideia de que quando eu nasci de novo eu fui regenerado essa minha natureza pecaminosa ela agora ela recebe a presença do Espírito Santo e agora eu me torno participante da natureza divina e sendo participante da natureza Divina você vai observar e aqui eu vou parafras ar para facilitar para você que veio me ouvir o Pedro diz assim olha se você eu vou parafrasear claro se você
pegar uma porca o Pedro diz que a porca volta lama não é eu vou desenhar aqui para ficar melhor o que Pedro está dizendo é que se você pegar uma porquinha isso já acontece ã em alguns lugares algumas regiões do Brasil ã porquinha de estimação eles dão banho na porquinha toda bonitinha tal coloca um lacinho joga um talquinho ela fica toda perfumada leva pro seu condomínio e a porquinha fica lá no dia que você deixar a porta aberta a porquinha vai fugir ela vai procurar a lama E por quê Porque a natureza da porca é
lama não é Condomínio não é tapete não é ar condicionado não é talquinho Ok mas o Pedro diz olha mas o cão volta ao vômito ele ele come aquilo que ele vomitou Porque se você tiver o maltex todo bonitinho levar ele no pet cheiroso lindo Ok no dia que ele comer alguma coisa e passar mal e ele vomitar ã Saia da sala porque ele vai comer do vômito Ok porque a natureza do cão é esta sabe o que Pedro está dizendo que quando nós somos participantes de uma nova natureza eo somos regenerados pela palavra você
não volta mais pra lama porque você agora é participante de uma nova natureza e aquilo que você comia lá no mundo e que para você tava tudo bem agora faz mal então você não come mais aquilo que você já vomitou ok Porque você hoje é participante da natureza Divina Ah então fui salvo no passado salvo no presente mas eu vou ser salvo no futuro como isso funciona é só ler Romanos 13 versos 11 sabe o que Paulo diz que a nossa salvação está mais próxima do que quando aceitamos a fé essa salvação é futura e
porque futura porque a ideia da glorificação do corpo ã dentro desse adendo que eu já estendi demais mas isso é importante ã eu irei tratar esse assunto H semana que vem em Arapongas com mais perspicácia quando você aceitou a Cristo e agora você é salvo Você também é santo eu não sei se você já observou que tem pessoas na igreja que dizem assim na igreja não tem ninguém santo é não é verdade a igreja é santa e por mais que a igreja tenha as suas dificuldades os seus desafios e os seus problemas do dia a
dia a igreja de Jesus Cristo ela é santa e Por que essa igreja de Jesus Cristo é santa porque a igreja foi separada para Deus a ideia de rias ou de a ideia de Santo ela foi separada então eu sou santo agora para viver em santidade e sem a qual ninguém verá a Deus é progressiva então eu sou santo mas para viver em santidade sem a qual ninguém verá Deus eu dependo de duas coisas a primeira do Espírito Santo que trabalha de dentro para fora e é por isso que você vai ver Cristão carnal ele
é salvo mas ele é carnal ele se tornou Santo porque ele foi porque ele aceitou a Cristo mas ele não tem uma vida de santidade ele é carnal porque ele não permite que o Espírito Santo tem a liberdade dentro dele para trabalhar essa liberdade só se dá e não diga eu fiz um sacrifício hoje eu jejuei jejum não é sacrifício oração não é sacrifício Sacrifício é o que Cristo fez na cruz Ok Isso é disciplina assim como um atleta tem uma disciplina o Cristão tem a sua disciplina Cristã Qual a disciplina Cristã vida de oração
jejum leitura da palavra quando você exerce essa disciplina o Espírito Santo tem mais Liberdade nesse processo de santidade e outro instrumento que Deus usa para a ideia de santidade é a palavra de Deus aí você entende porque o culto do Louvorzão ele enche mais do que o culto de doutrina porque João 17:17 diz santificai na verdade a tua palavra é a verdade então a palavra de Deus quando está tá exposta sendo pregada pode ver que no louvor tem gente que fica lá sentindo arrepio levanta a mão faz toda aquela cena espiritual e às vezes tá
sentindo mesmo mas no momento da palavra ela vai no banheiro ela conversa ela se distrai por quê Porque a palavra ela santifica de fora para dentro e tem muita gente que não gosta que a palavra mexa em algumas coisas que você tem como estimação aí dentro de você que precisa ser retirado e quando isso for retirado pelo processo da palavra de santificação pode ter certeza que você terá uma vida de santidade porque Santificação plena é futuro então eu me tornei Santo quando aceitei a Cristo Vivo em um processo de santidade mas a Santificação plena Quando
vamos ser como ele é será no momento do arrebatamento o corpo será glorificado isso é futuro e com o corpo glorificado nós não teremos mais uma inclinação ao pecado no corpo glorificado no momento do arrebatamento da igreja nós teremos somente inclinação às coisas do céu inclusive vai se cumprir o pedido nosso no Pai Nosso para livrar da tentação e é verdade no momento da glorificação você nunca mais será atacado pela tentação inclusive tentação vem para adolescente vem para jovem vem para pastor vem para Presbítero tentação não respeita tempo de igreja mas com o Espírito Santo
e com a palavra de Deus nós vencemos a tentação até porque primeira Coríntios 10 13 diz que não vem tentação que não seja humana pela qual nós possamos suportar Ok então você suporta vive esse processo de santidade até o momento da glorificação do nosso corpo Então o que vai ocorrer no arrebatamento da igreja é que no toque da trombeta tantos que morreram em Cristo que ressuscitaram primeiro e depois nós que ficarmos vivos a igreja viva seremos arrebatados com os corpos em Glória corpos glorificados no entanto que filip esses 320 Paulo diz a nossa cidade está
nos céus mas no verso 21 aí o Paulo diz assim que o corpo abatido será transformado então o corpo sofrerá uma transformação na glorificação tá Ah você pode ver o processo de mecânica talvez eu eu possa usar essa palavra a mecânica de salvação você pode observar em romanos capítulo 8 Versículo de número 28 29 e 30 aos que Dantes conheceu esses chamou e os que chamou predestinou os que predestinou justificou e os que justificou glorificou então a glorificação é o momento futuro da igreja a glorificação dos nossos corpos vocês estão aí OK Ah então o
arrebatamento da igreja nós trabalhamos com texto de primeira Tessalonicenses Capítulo 4 Versículo 16 e 17 e esses que morreram em Cristo que ressuscitarão são aqueles que no estado intermediário após a morte os salvos as almas estão neste momento no paraíso que é o terceiro céu aguardando o arrebatamento da igreja uma outra perguntinha que surge talvez você não não tenha pensado nisto por isso que não é uma dúvida mas tratando isto você vai concordar que realmente existe essa interrogativa quando trata do arrebatamento da igreja Alguém já me perguntou em seminário se os salvos que morreram em
Cristo suas almas já estão no paraíso Por que que no arrebatamento da igreja esses que morreram em Cristo participarão deste arrebatamento se as almas já estão com Cristo primeiro ponto as almas que estão em consciência com no terceiro céu no Paraíso Eles não estão usufruindo da totalidade da eternidade e após o arrebatamento eles irão usufruir de forma plena da totalidade da eternidade Outro ponto ele não quer somente a alma que já está com ele ele quer também o corpo existia dentro da filosofia uma ideia socrática e aí igreja de Corinto é exatamente uma igreja fundada
na segunda viagem missionária de Paulo ele ficou lá por um ano e se meses fundada na Grécia então todos os gregos que se converteram a Cristo eles carregavam a cultura e o costume e as ideias filosóficas socráticas e qual era a ideia platônica o corpo não presta o corpo é a prisão da Alma logo o que a filosofia ensinava em Corinto era que o corpo humano Ele não presta e que o que presta é a alma e chamava este corpo os filósofos de prisão enquanto a alma estiver aqui ela está presa e este corpo não
presta por isso que surgiu uma ideia hedonista satisfação dos Prazeres da Carne de forma exacerbada Porque se o corpo não presta precisamos satisfazê-lo Porém quando Paulo escreveu a primeira Carta à Igreja em Coríntio capítulo 15 ele está refutando no ensino da Ressurreição e também tratando do arrebatamento da igreja mas a ênfase é na ressurreição porque ele diz que é num abrir e fechar de olhos e tentamos calcular este um momento ou num momento num abrir e fechar de olhos isso é incalculável é 7 milésimos de 1 segundo então num piscar a igreja já não está
mais aqui porque esse átomo 7 milésimos de 1 segundo corpo já está glorificado e o que Paulo está refutando na filosofia grega ensinando a igreja em Corinto que carregava esse ensinamento Platônico é se Platão está dizendo que o corpo não presta o nosso Deus no arrebatamento ele quer esse corpo porque presta assim e no toque da última trombeta ele quer alma corpo e espírito glorificado e com eleé Glória a Deus por causa desse aleluia eu tenho uma boa notícia ele quer você por completo glória a Deus ã então nós temos primeira Tessalonicenses 4 Versículo 16
e 17 Primeira Coríntios 15 a partir do verso 50 nós trabalhamos aí dentro do nosso eh limite aqui João 14 é um texto muito importante porque tanto em Tessalonicenses ou em Corinto quem tratou sobre o arrebatamento foi o próprio Paulo mas Jesus ele fala sobre o arrebatamento Jesus ele fala sobre o arrebatamento ainda que ele não use a expressão harpo mas ele vai usar a expressão par lambano no grego e par lambano no grego esse levar Nem sempre é levar paraa bênção o que vai definir é o contexto então para quem é estudioso e estuda
um pouquinho do grego e e e observa a palavra par lambano na Bíblia que é uma ideia de levar Nem sempre o que é levado no par lambano é levado para bênção às vezes é levado para juízo ok porém João 14 a expressão par lamban é para benção e o eu vou explicar a última semana de Jesus foi uma semana com ausência de Milagres porém nós temos um Jesus eu eu posso dizer isso um Jesus mais irado Ah esse Jesus de amor também é o Jesus que ele Ira e e Jesus após desde o domingo
quando ele é apresentado como o rei em Jerusalém ele chora sobre Jerusalém depois ele expulsa os cambistas do templo amaldiçoa a Figueira e posteriormente você vai observar Jesus ensinando sobre o banquete das bodas e depois Jesus ele trazendo um sermão muito duro contra os fariseus se tivesse um tema ali de homilética do sermão de Jesus era hipócritas Jesus no seu sermão ele chama os fariseus de hipócritas e sepulcros caiados a mensagem de Jesus era dura porém o próprio Jesus depois no decorrer da semana ele está na ceia com os discípulos ali na quinta-feira e os
discípulos percebendo que a última semana era uma semana mais difícil e que Jesus realmente estava expulsando cambistas trazendo sermões mais duros e não fazendo Milagres estava perturbando o coração também dos discípulos a ideia da Despedida porque Jesus por diversas vezes ele falou que ele iria pra cruz no entanto que quando Judas Iscariotes entendeu que ele não teria um gabinete na convenção com ar condicionado e tesoureiro do reino de Jesus quando ele percebeu que a proposta do reino de Jesus é pegar a cruz e seguir e renunciar Aí Judas vendeu Jesus porque tem pessoas que só
caminham contigo quando você tem algo para oferecer isso é Judas mas tem aqueles que vão até o fim e ficam nos pés da cruz porque ele o ama Esse é João e nessa última semana ceia Jesus percebeu que o coração dos discípulos sobre o coração deles havia um pesar uma angústia ah Jesus era o nome mais falado em Jerusalém Jesus estava sendo procurado para ser preso e inclusive ninguém quis convidar Jesus naquela última semana para tomar um café somente o Simão O ex leproso porque ele era devedor a Cristo porque ele carregava uma lepra Como
Jesus o curou na última semana ele falou vem na minha a casa simples aqui em Betânia Mas vem tomar um café aqui pode trazer também os discípulos inclusive nessa casa tinha 17 pessoas Outro dia eu falo sobre isso então na ceia quando Jesus percebeu que o coração dos discípulos havia uma tristeza aí Jesus disse não se turbe vosso coração crede em Deus e também em mim na casa do meu pai há muitas moradas vou preparar-vos um lugar Observe algo aqui é uma estranheza no texto a estranheza é na casa do meu pai há muitas moradas
vou preparar-vos um lugar Ora se na casa do pai já há morada o que ele vai preparar a expressão grega é preparar o caminho então na casa do meu pai já há morada mas eu vim para preparar um caminho que só eu posso percorrer esse caminho vem do atemporal ao temporal ao último do santo dos santos não sei se você vai pegar que é o ventre de uma virgem ae a glória encarnada está ali o caminho de Nazaré o caminho da ceia o getsemane o Caminho das Dores o caminho do sined a Pilatos a Herodes
a Pilatos o caminho da Cruz o caminho do sepulcro o caminho da Ressurreição e da sua ascensão aos céus no entanto que quando Jesus Ele termina de falar sobre preparar-vos um lugar e aí é sempre o Tomé né aí o Tomé ele faz uma pergunta o Tomé diz mais ou menos assim tá mas e aí como nós vamos encontrar o caminho Talvez o Tomé tinha em mente que o caminho era guardar o sábado como todo bom judeu Talvez ele tinha a ideia de que o caminho era o templo o caminho sagrado alegria quando me disseram
vamos à casa do Senhor e aí Jesus vai explicar para Tomé que o caminho não é um dia da semana o caminho não é um espaço geográfico o caminho é uma pessoa eu sou o caminho então para chegar na casa do pai tem um caminho mas esse caminho você não vai encontrar na religião esse caminho você não vai encontrar guardando o dia da semana esse caminho é uma pessoa sou eu e em mim vocês encontrarão Pag em minha vida com abundância por isso ele é a porta e quando Jesus ele diz na casa do meu
pai há muitas moradas vou preparar-vos um lugar ele diz que se não fosse assim eu V teria dito aí ele vai preparar o lugar olha o que ele diz agora e eu virei e vos levarei para mim mesmo o que é isso senão arrebatamento da igreja eu virei e vos levarei para mim mesmo para onde eu estiver estejais vós também a promessa é eu venho mas enquanto eu não vier eu não deixo vocês órfão no contexto ele está dizendo que vai deixar o consolador a expressão outro Consolador a palavra grega para outro pode ser éos
ou alos alos e héteros H uma diferença por exemplo em Gálatas 18:8 mesmo que um anjo Desça do céu revele CPF seu RG local onde você trabalha o dia que você nasceu o tombo que você levou quando estava na adolescência ainda que deça um anjo do céu revelando trazendo um outro evangelho esse outro é héteros é um outro de uma outra espécie de uma outra Essência seja anátema seja maldito agora quando ele usa a palavra outro alos é outro da mesma Essência exemplo se alguém ferir um lado do rosto deu o outro o outro que
Jesus usa no contexto ali é alos é o outro mas da mesma Face quando Jesus fala que enviará o outro Consolador não é éos é alos ele está dizendo é outro da mesma essência é Deus e a igreja então não está só nós estamos com o Espírito Santo até o dia em que eu virei e ele vem nos ares nos esperar e a igreja sobe para o encontro e eu vos levarei e onde eu estiver Vocês estarão para onde ele vai pra casa do pai Glória a Deus então a promessa pra igreja é a casa
do pai
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