No vídeo de hoje eu vou te contar tudo sobre a quiropraxia, uma técnica que promete aliviar dores, corrigir problemas na postura e combater várias doenças simplesmente ajustando a posição das articulações. Ela ganhou a internet e gerou muita preocupação nas pessoas que se deparam com vídeos assim, de gente que teve o pescoço, o nariz e a coluna manipulados de um jeito bem… intenso Eu tô aqui pra revelar de uma vez por todas se faz mal estalar o pescoço e outras áreas do corpo. Será que existe algum risco oculto pra quem se submete a essa técnica?
A quiropraxia realmente traz benefícios para a saúde ou é tudo enganação? Fica até o final porque eu vou te dar dicas para você, que busca alívio da dor, não cair em cilada. Já aconteceu com você de acordar meio quebrado, com a sensação de que as juntas estão fora do lugar?
Você fica pensando que maravilha que seria ter alguém pra estalar meu pescoço, minhas costas, meus ombros… colocar tudo no lugar, não é mesmo? Era exatamente o que o Lucrécio queria pra aliviar suas dores na coluna de uma forma natural, sem remédios. Foi quando ele encontrou na internet a quiropraxia e ficou empolgado com os relatos de pessoas que diziam ter se livrado das dores e até da má postura por causa dela.
Será que isso é verdade? O que é essa tal de quiropraxia? “Quiro”, do grego, mãos e “praxia” que significa algo como ação, prática.
Ou seja, quiropraxia literalmente significa prática feita apenas com as mãos. A quiropraxia envolve cuidar da saúde das articulações, que são os pontos onde tendões, músculos e ossos se encontram para que você possa se movimentar. O objetivo do quiroprata, ou quiropraxista, é ver se essas estruturas estão no lugar certo e funcionando como deveriam.
Se não estão, ele vai tentar corrigir o problema, tudo isso sem usar remédios, apenas a manipulação do corpo. A parte mais conhecida da quiropraxia é a técnica de estalar as articulações, o que costuma ser bem chocante. Com um movimento rápido e certeiro, os quiropratas ajustam pontos que você nem imaginava que poderiam se mexer.
Me conta aqui nos comentários se você ficaria confortável colocando seu pescoço nas mãos de um quiroprata desse jeito. Esse barulho parece assustador, mas não é nada demais. Olha essa radiografia de um joelho, parece que os ossos estão flutuando, né?
Na verdade, eles deslizam um sobre o outro com a ajuda de um líquido viscoso, presente na maioria das articulações. Quando você força um movimento, o espaço dentro da articulação aumenta, o que diminui a pressão interna no líquido. Essa queda de pressão gera bolhas de gás dentro da articulação igual surgem bolhas quando você abre uma garrafa de refrigerante, que tinha gás dissolvido no líquido.
Quando essas bolhas se formam, surge o barulho característico da articulação sendo estalada. Existem outras possibilidades que explicam o barulho, como o movimento dos tendões e dos músculos. Mas o mais importante é você saber que o barulho em si é inofensivo.
Mas o foco dos quiropratas não é fazer barulho. O objetivo deles é colocar os ossos e articulações no lugar. Eu deixei pra falar se fazer é seguro no final do vídeo, mas antes a gente precisa descobrir se essa movimentação toda tem fundamento.
De acordo com as clínicas de quiropraxia, isso aliviaria dores articulares, tensões, dificuldades para se movimentar e uma série de doenças relacionadas, como artrite e hérnia de disco. E também doenças não relacionadas aos ossos, como fibromialgia, enxaqueca e asma. Foi exatamente o que conquistou o Lucrécio.
Ele sofre com dores lombares que não consegue se livrar. Mas como ele não queria tomar analgésicos nem anti-inflamatórios, a solução foi procurar um quiroprata, algo que parecia mais natural e eficaz. Será que a quiropraxia é de fato a melhor opção pro Lucrécio… e para você?
A quiropraxia realmente funciona? A quiropraxia existe oficialmente desde 1895. Tempo suficiente para ter vários estudos científicos avaliando se ela traz ou não benefícios para a saúde.
E a nossa equipe foi atrás desses estudos. O problema é que o resultado dessa busca foi uma decepção. Para dizer que a quiropraxia é um bom tratamento para algum tipo de dor ou doença, ela precisa comprovadamente gerar mais benefícios e gerar alguma melhora em comparação a não fazer nada.
No caso de quiropraxia para cólicas menstruais, enxaqueca, hipertensão e asma, a resposta é simples e já vai garantir o seu like nesse vídeo: quiropraxia e nada gera o mesmo resultado. Ou seja, quiropraxia não funciona pra isso. Agora para dores musculares e ósseas, o buraco é mais embaixo.
Existem vários tipos de dor, em diferentes regiões do corpo, com diferentes causas. E a quiropraxia pode ter um efeito melhor em um tipo de dor e não ter efeito algum em outro. Eu sempre repito que a pergunta certa não é se uma coisa funciona.
Pergunte-se funciona pra quê? Funciona para a dor no joelho que você está sentindo? Funciona para dor região lombar?
Funciona para dor cervical ou torcicolo no pescoço? A maioria dos estudos de quiropraxia avaliaram a capacidade dela no tratamento da dor lombar, na parte de baixo das costas. A maior análise que nós encontramos envolveu mais de 9 mil pacientes que estavam com essa dor e incluiu estudos que compararam a quiropraxia com as mais diversas intervenções.
Tinha estudo comparando quiropraxia com massagem, quiropraxia comparada com uma quiropraxia falsa em que não se pressiona bem as articulações e compararam a quiropraxia até com remédios e exercícios físicos. A gente foi a fundo e a maioria desses estudos era de baixíssima qualidade, o que significa que eles têm erros de metodologia e são poucos confiáveis. Mas de qualquer forma, nós conseguimos tirar algumas conclusões e todas as referências para este vídeo aqui estão no primeiro comentário fixado.
Número 1. Para a dor lombar, a quiropraxia pode sim ser melhor do que não fazer nada. Mas atenção: isso parece uma coisa boa, mas não é tão bom assim.
Em vários casos, se você faz qualquer coisa pra tentar melhorar a dor, como uma massagem, uma bolsa de água quente ou simplesmente deitar em uma posição diferente, isso provavelmente vai ser melhor do que fazer nada. Pra saber se você deveria recorrer à quiropraxia para sua dor lombar, a gente precisa comparar ela com o que já existe por aí. Então vamos para a segunda conclusão a partir dos estudos: 2.
A quiropraxia é ligeiramente melhor do que intervenções que sabidamente não são boas, como a massagem feita por alguém não profissional ou técnicas que podem fazer mal, como a terapia para dor usando choques elétricos. Sim, isso existe. 3.
Apesar de a quiropraxia realmente mostrar um efeito benéfico para a dor lombar, ela não é melhor do que técnicas que sabidamente funcionam, como a prática de exercícios físicos, fisioterapia e tomar remédios para dor. Quando você coloca na conta que um quiroprata pode te custar algumas centenas de reais e várias sessões, começa a pesar na decisão se você realmente deveria recorrer à quiropraxia ou usar outras estratégias que são eficazes e mais baratas. Fato é que tirando esses casos de dor na lombar, o que a ciência mostra é que faltam bons estudos para afirmar que a quiropraxia é boa para outras dores e doenças.
Ao contrário do que muita clínica de quiropraxia divulga por aí, não faz sentido você procurar esses profissionais a qualquer sinal de dor ou desconforto. Na verdade, você pode estar se colocando em risco sem saber. Sim, a Quiropraxia traz perigos subestimados que eu vou te contar agora.
Se você chegou até aqui é porque está gostando do meu trabalho, então considere se tornar um membro do canal se você já é inscrito aqui. Os membros nos apoiam financeiramente e ajudam demais a gente a continuar esse trabalho investigativo que é muito trabalhoso Buscar referências, estudar e trazer tudo de mão beijada para vocês aí A gente realmente se empenha em trazer a melhor informação disponível, então agradeço demais se você puder apoiar. É só clicar no seja membro aí embaixo.
Muito obrigado. Algumas pessoas que procuram a quiropraxia fazem isso para evitar os riscos de tomar remédios ou de fazer uma cirurgia. Mas a verdade é que a quiropraxia também tem riscos.
Cientistas viram que 55% das pessoas que passam por um quiroprata manifestam efeitos colaterais. Os efeitos mais comuns envolvem desconforto no local manipulado e dor de cabeça, provavelmente causados pela compressão momentânea de algum nervo ou vaso sanguíneo. Mas é um sinal de que algo não está certo, já que, em situações normais, esticar articulações não dói.
A não ser que você já esteja com alguma lesão ou inflamação que deixou o local mais sensível. Mas agora olha isso aqui. O que eu preciso te contar é que existem relatos de complicações graves, como derrame e até perda dos movimentos do corpo.
Em 2016, uma modelo de 34 anos morreu depois de passar por técnicas de quiropraxia no pescoço. Uma outra mulher de 28 anos teve um derrame e ficou paralisada pelo mesmo motivo: rompimento de artérias do pescoço. Esses casos normalmente vêm de um puxão mal conduzido em um ponto da coluna vertebral, o que pode romper a parede dos vasos ao redor.
É um problema gravíssimo que acontece principalmente na manipulação do pescoço, que é uma área cheia de vasos e nervos vitais. A pessoa entra em alto risco de sequelas irreversíveis, como perder o movimento do corpo ou morte por trombose, embolia e derrame. Deixando bem claro, o risco aqui não tá no simples ato de estalar as articulações.
Mesmo porque, todo mundo estala uma ou outra parte do corpo ao longo do dia, de propósito ou sem querer, e isso não faz mal para a saúde. Agora, se você tá com incômodo em uma articulação e não consegue estalar sozinho com alongamentos simples, nunca, jamais tente forçar um estalo. Isso pode até piorar a situação e já teve gente que descobriu isso da pior forma, como esse homem que ficou cego quando tentou fazer quiropraxia em si mesmo.
É isso mesmo, eu não falei errado não. Ele tentou fazer quiropraxia em si mesmo. O melhor caminho pra tratar qualquer dor que está atrapalhando a sua rotina, começa por uma avaliação médica para descobrir a raiz do problema.
A partir daí, o seu médico vai indicar um tratamento. A profissão de quiropraxista não é regulamentada no Brasil, apesar de existirem cursos livres e cursos de graduação em quiropraxia. Mas considerando que a quiropraxia no máximo é tão boa quanto o que já existe para o tratamento de alguns tipos de dor e ainda tem riscos, eu pensaria duas vezes antes de me submeter a ela.
Caso ainda assim, você deseje buscar um profissional quiroprata para estalar o seu nariz ou o seu pescoço, a Sociedade Brasileira de Reabilitação Traumatológica e Ortopédica recomenda buscar sempre quiropratas com diploma de ensino superior em quiropraxia ou fisioterapeuta que tenha especialização em quiropraxia, fechado? Muito cuidado com quem te promete benefícios demais com risco zero, assim como você deveria ter cuidado com esse tratamento que promete beleza e saúde com uma simples injeção, chamado soroterapia. Um grande abraço, meus dedos não vão estalar porque eu acabei de estalar tentando fazer essa cena final e diga Olá, Ciência!