na super terça de hoje a gente vai fazer a experiência do tudo de rubens ou o pão do projeto das labaredas dançarinas mas a experiência é basicamente o fogão gigante que quando a gente coloca uma música perto dele as labaredas começam a dançar como chama tubo de rubens é óbvio que a gente faz um tubo esse é um tubo de alumínio de dois metros de comprimento ele tem 76 milímetros de diâmetro e aborda do alumínio tem três milímetros é bem grosso é pesadão a quinta dupla aparecendo 20 mas ele pesa uns quatro quilos e para
trocar a música pra tocar música eu vou usar um alto-falante pequenininho e vai ter algumas outras coisas mas como essa aqui é uma experiência que não é pra fazer em casa as outras coisas que eu vou usar eu vou mostrando ao longo do vídeo antes de qualquer coisa é preciso construir dois apoios de madeira para o tubo e um pronto falante vou fazer os apoios de compensado com essa madeira aqui de 18 milímetros de espessura uma coisa importante é que o cano encaixe dentro da estrutura mas fica uma parte sobrando pra fora que é por
onde vai sair o fogo para apoiar o alto-falante eu tenho que fazer uma coisa um pouco maior porque ele vai ser bem pesado buchak para tirar todos os reparos de compensado e colar tudo com cola branca e super cola pra acelerar um pouquinho processo não é por nada mas só por esses apoios eu já dariam a exigirem ficou chique no úrtimo bora então encaixar esse negócio parecido com o troféu aqui na ponta com canos de alumínio e olha só que belezinha que ficou de fazer flexão de braço em cima desse negócio a próxima etapa é
a mais chata de todas que a gente tem que fazer os furinhos por onde vai sair o gás de cozinha que é por onde vai criar o que vai criar o fogo que tem que fazer um furo a cada centímetro contém dois metros de comprimento são mais uns 200 com um pouco menos que vai deixar uma board não pontuou a bolinha sem furar o maior desafio nessa parte é deixar muito retinha ea distância entre os furos perfeita para garantir que a broca vai entrar no lugar que a gente quer eu vou marcar aqui com 11
são 11 são ele amassa um furinho em cima do alumínio vai ajudar a guiar broca eu vou usar uma kid metro e meio que vai nessa furadeira de bancada depois de um trabalho de grande pra ajeitar o tubo aqui em cima mas a vantagem que a furadeira de bancada for exatamente a 90 graus com bastante precisão sem pressa o nosso tudo de ruim que a melhor chama por cento para dar acabamento ainda tem que tirar esses papéis aqui de cima lixar um pouco para tirar as rebarbas e um cano furado vão engatar aqui a parte
do gás ou três peças um caps vai lá na ponta do cano depois uma flange que é pra gente conseguir um furo do caps e conectar alguma coisa na ponta eo que eu vou conectar na ponta é esse negócio aqui onde vai presa a mangueira de gás começar a fazer um furo com uma broca que não quer só que legal que irá fazer com essa choradeira que eu jamais faria na outra depois eu coloco a flange pelo lado de dentro e na franja vou prender aquele conector e no conector vou prender uma mangueira de gás
que estava servindo aqui pro meu pico de bronze na outra ponta do cano o gran finale uma luva de látex ela vai servir de membrana aqui pra tampar o que não deixa lugar sair ao mesmo tempo conseguir transmitir lá pra dentro do honda sonoras estava furando alto-falante ó a luva já estourou ou seja luva não é uma coisa todos aqui o o o agora também está na hora de prender o alto-falante aquele apoio grande que a gente fez fazer quatro furinhos aqui botar os parafusos e é lógico que a gente tem uma mangueira de gás
a gente precisa conectar aqui em baixo um com jam de gás sinto isso aqui vou pegar furadeira com uma boquinha e só 1 milímetros e em passas farpas ficarem do lado de dentro já vou aproveitar e cortar um vaso de flor depois colar na frente do alto falante e engatar esse alto falante com uma luva de látex aqui o túmulo a ideia que o som fique bem concentrado no tudo primeiro teste que a gente tem que fazer isso aqui é o teste mais perigoso também é o teste de chama tem que ver se a chama
está sendo bonita pra isso é óbvio tem que ligar o gás e acendendo já falei que não apresentava bonita chama aac temas falhas no finalzinho que a gente não conseguiram furar direito também usou o adu aqui tem duas falhas também olha só tá fraca esta fraca talvez seja rebarba antes ligar isso aqui vamos entender o que a gente espera desse negócio que teoricamente deveria acontecer aqui se tudo der certo vamos lembrar antes de tudo rapidinho que quer som do som é a vibração de alguma coisa uma tremedeira que a gente consegue perceber que o nosso
ouvido então é uma vibração que vai normalmente por seres humanos de 20 a 21 hertz que significa hertz vezes por segundo então é uma vibração de 20 vezes por segundo até 20 mil vezes por segundo é isso que o nosso ouvido consegue perceber isso que a gente chama de som e detalhe é que essa vibração ela caminha ela anda então se eu estou fazendo um som aquisição está chegando no microfone ou e só está chegando no ataque atrás da câmera então vamos pensar como é que som se propaga primeira coisa é pelo ar que a
gente ouve normalmente o assunto também se propaga por sólido e políticos estiveram em baixo d'água você ouve normalmente se eu botar a cabeça assim nessa madeira e bater aqui se percebe o que se ouve normalmente também mas no ar o que interessa pra gente olha só que coisa tão ruim imagina um alto-falante certo aquela película do alto-falante connelly do alto falante ele fica indo para frente para trás e fica vibrando é aquilo que o causo som cada vez que ele vai pra frente ele empurra uma camada de areia faz pressão uma camada de aquidauana na
frente dele certo dá um empurrão e aquele empurrão ele vai andando como se fosse um engavetamento de carro então imagina que as moléculas do ar são carros que estão na avenida certo modo de carinho como se fossem moléculas de ar aí o primeiro carro bate no segundo debate no terceiro debate um quarto para quinto no vôlei vai batendo um atrás do outro e aí o atlante empurra de novo o carro bate bate bate bate bate bate na bola bate em você percebeu que não é o carro que está andando mas mesmo assim a energia que
foi colocada no começo ela vai andando porque um gol batendo no outro e vai transmitindo essa energia é assim que o som anda uma molécula vai batendo na outra e essa parte empurrada essa parte tem uma expressão foi criada pelo alto-falante ela suas pregas vocais perguntas e bateu ela vai caminhando sempre na mesma velocidade desde que esteja no mesmo meio no ar por exemplo centenas na cidade e que isso tem a ver com o túmulo de rubens que acabou de fazer escolhas de boto alto falantes na conta do tubo e faz som lá dentro a
gente está criando esses engavetamentos eles estão andando ali dentro certo e no ponto esse engavetamento por acaso chama onda sonora é com ponto em que o ar fica mais comprimido e ele está caminhando naquele lugar o gás vai sair com mais força do que existe mais pressão então quer dizer que quando a gente faz sol na ponta do túmulo a gente vai ver o fogo em formato diferente porque aqueles pontos que o povo tá mais alto ele tem mais pressão sim isso quer dizer que o som vai criar desenhos no fogo você vai conseguir ver
o som mas é um detalhe uma coincidência que pode acontecer que a gente vai tentar fazer acontecer que se chama esqueci o nome que se chama ondas estacionárias a gente consegue fazer nem o som para que eu vou fazer aqui um maggi em gonça para explicar como isso acontece imagine o seguinte instalar o engavetamento aconteceu em toda hora certo vai lá um carro e bati no primeiro toda hora do jeito que estava no alto falantes caso o engavetador só que quando chega no último carro o som tem eco o sol volta nele batman dura e
volta se a gente consegue perceber e falando na firma pedra aqui no manual no teto você percebe o etc então imagina o engavetamento vai acontecendo quando bati no último carro último carro bate e volta e um engavetamento começa a voltar isso é o eco então o som bate e volta só que ele encontra com o som está indo porque solta ainda continua acontecendo aqui e aí que acontece naquele ponto em que o engavetamento que está vindo encontro conta ainda que ele fica mais forte e fica uma batida muito mais forte naquele ponto se a gente
fizer conhecido de sempre no mesmo ponto a gente vai criar um lugar muito mais forte e é isso que vou mostrar com essa coisa maluca que voltar agora o que eu tenho enviar vai ser uma correia inês e ver a eu vou fazer alguns furos esses furos vão ser as ondas sonoras que na nossa brincadeira que na nossa metáfora é o engavetamento que está andando fechou [Música] olha só que lindeza aqui está uns furos certo tempo por aqui o furac esse furo é a onda sonora é um engavetamento então quando você emite o som ele
vai andando aqui pra frente certo ele vai até o fim só que quando ele bate e volta então ele volta aqui por baixo você vê aqui o buraco está indo refletiu tá voltando está agora vou colocar isso aqui na furadeira para a gente encontrar quais são os pontos em que o furo que está indo se encontra com que está voltando vamos lá esse aqui é o engavetamento é a onda sonora é o ponto em que o artista mais comprimido ele vai andando é o som ainda bate é refletido e volta voltando que por baixo beleza
ea gente vai ver que em alguns pontos o que está indo encontra com que está voltando eu vou virar rápido aqui para descobrir onde estão esses pontos tá vendo claramente eles se encontram aqui aqui e aqui são três pontos de encontro nesse lugar a pressão sobre o ar vai ser muito maior o engavetamento vai ser muito mais forte nesses três pontos uma coisa interessante é que ao girar muito rápido da impressão de que esses pontos são fixos e não percebe que tá tudo se movimentando você olha tem três buracos e isso é a onda estacionária
não é que é uma onda que está parada na verdade você está vendo é a coincidência das ondas exatamente naquele ponto e aí tem mais um último detalhe essa coincidência que faz existe a honda estacionária não acontece sempre ela só vai acontecer quando existe uma relação de multiplicação bem exata entre o tamanho da onda que essa distância entre um ponto e outro e o lugar que ela está andando então a gente tem essa distância aqui ea gente tem a distância entre as ondas é exatamente a metade desse espaço que a gente tem também eu já
cortei a cinta para 6 pode ver em um buraco aqui esse buraco exatamente na metade desta distância então fazer uma última experiência que é fazer uma falta de coincidência que como colocar na tela então a primeira experiência com uma onda inflacionária ea segunda experiência quando não cria um dicionário pode ver que na imagem de cima onde tal índice acionário os pontos são muito claros em baixo não que a gente espera então finalmente do tururi rubins eu vou colocar um gerador de tons no celular gerador de tons é um aplicativo que gera sons em notas diferentes
frequências diferentes isso quer dizer que em algumas frequências eu vou conseguir criar tais ondas estacionárias conforme for deixando são cada vez mais agudo em outras eu não vou conseguir e eu acho que vai ficar bem claro quando essas ondas formarem desenho você vai ver como vai ficar vamos tentar achar então as ondas estacionados vou botar um na freqüência que ó 55 hertz [Música] num hum ah [Música] olha só consegui achar aqui pelo menos quatro ondas estacionárias aqui ele está desligado uma opa sequência de 31 23 são aqueles três pontos igual à gente viu no nosso
exemplo da fita agora quatro pontos cinco pontos e seis pontos olha aqui perfeito cá é que rossi com após fundar o uhuu um louco é olha só eu acho que valeu já ia esse meu lado e maria extremamente afinada em bom vamos colocar uma música de verdade agora não sei se fica tão bom quanto a minha cantoria aqui mas que dá um resultado bacana [Música] [Risadas] [Música] [Música]