Mundanismo - Exposição em Tiago 4 - Augustus Nicodemus

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irmãos tiago capítulo 4 encerrando a nossa participação nessa abençoada conferência aqui em portugal saudamos os irmãos e também aqueles que nos escutam acompanham através da internet em qualquer parte do mundo onde porventura estejam tiago capítulo 4 nós se o tempo permitir queremos fazer a exposição de todo o capítulo 4 e talvez a primeira parte do capítulo 5 porque nós entendemos que é a continuação ou está essa primeira parte do capítulo 5 está ligada ao capítulo 4 e antes de entrarmos na exposição do texto vamos apenas relembrar algumas coisas a respeito desta quarta thiago escreveu com
dois objetivos em mente conforme vimos na nossa primeira exposição o primeiro era confortar a igreja que eles irmãos que estavam passando por muitas e variadas provações e dificuldades essas provações vinham das perseguições sofridas provavelmente da parte dos judeus a carta foi escrita muito cedo na história do cristianismo provavelmente ainda não havia perseguições da parte dos romanos coisa que só vai acontecer na década de 70 então como geralmente se coloca tiago um pouco antes aí na década de 50 alguns outros anos na década de 60 é incerto a de qualquer maneira os 50 60 ainda é
cedo para as perseguições romanas então é provavelmente perseguição dos próprios patrícios dos judeus eu digo patrícios porque os destinatário de thiago são cristão judeus espalhados pelo império romano a gente sabe que são judeus porque no capítulo 2 no verso 2 thiago diz assim se portanto entrar na vossa sinagoga então isso pode significar duas coisas primeiro que thiago está usando termos sinagoga no sentido à sinagoga ea tradução da pode ser uma tradução da palavra hebraica casal para juntamento a então ele está falando de maneira genérica então ele poderíamos traduzir é que esse portanto entrar no vosso
ajuntamento então mas essa seria a única vez no novo testamento em que igreja a palavra a igreja a idéia de igreja seria expressa através desse ajuntamento sinagoga ou então tiago está usando o termo no sentido em que ele era usado mesmo no judaísmo cristão os primeiros cristãos judeus eles copiaram muita coisa das sinagogas para a sua liturgia e os seus cultos ao contrário do que se pensa eles não seguiram a liturgia do templo mas o culto da igreja primitiva seguir a liturgia da sinagoga porque a liturgia do templo era vista como simbólica particularmente os sacrifícios
do trabalho dos levitas e havia se encerrado com cristo jesus os primeiros cristãos foram buscar na sinagoga a inspiração para o culto cristão tanto é que nas liturgias mais antigas que nós temos das sinagogas nos encontramos uma semelhança muito grande com a liturgia da igreja primitiva que constava de cânticos de oração pregação da palavra ah ah ah ah a diferença é que os cristãos trouxeram para o seu culto à celebração dos sacramentos né ou das ordenanças como batismo ea ceia do senhor coisa que não se fazia naturalmente nas sinagogas mas a de qualquer maneira a
inspiração vinha da sinagoga então é possível que os cristãos e os judeus convertidos ao cristianismo durante é muito tempo chamavam as suas igrejas de sinagogas porque era inclusive é assim que eles eram vistos como um ramo do judaísmo levou algum tempo até os judeus e os próprios romanos perceberem que o cristianismo era maior do que o judaísmo mas a princípio pensava que era uma seita do judaísmo quando os romanos descobriram que o cristianismo não era uma seita do judaísmo e que era uma coisa muito mais perigosa já era tarde demais o cristianismo já tinha chegado
na casa de césar e poucos séculos depois eles tinham que proclamar o cristianismo como religião oficial do império romano mas quando eles abriram os olhos já era tarde mas antes disso era visto como um ramo do judaísmo então é nesse sentido que provavelmente thiago diz aqui quando entrar na vossa sinagoga era a reunião dos cristãos judeus que era ainda chamará de sinagoga porque a carta escrita muito cedo na história talvez uma das primeiras a serem escritas e outro dizendo tudo isso para tentar entender que tipo de dificuldades eles estariam passando e as perseguições então eram
provavelmente dos patrícios judeus que nunca aceitaram muito é o que o messias era jesus cristo então o objetivo da carta era confortar aqueles cristãos que vieram do judaísmo e que estavam sendo perseguidos pelos seus próprios patrícios além de dificuldades relacionadas com a opressão econômica doenças e uma série de outras coisas sobre isso nós vimos o capítulo primeiro mas também à thiago escreveu essa carta com o objetivo de advertir a igreja corrigir a igreja num ponto fundamental é que aqueles irmãos não estavam colocando em prática os ensinamentos que já tinham recebido tiago constantemente está dizendo para
eles o verdadeiro cristianismo não é escutar sermões mas o verdadeiro cristianismo é amar os órfãos e as viúvas e guardar se incontaminado do mundo meus irmãos e que adianta vocês dizerem que vocês têm fé se vocês não têm obras a fé sem obras e sim as obras é morta e por que vocês estão é dizendo que tem fé no senhor jesus cristo e ao mesmo tempo vocês fazem distinção entre vocês fazendo tendo preconceito contra os pobres e aceitando os ricos fazer sendo imparciais no juízo de vocês a tudo isso está permeando a carta toda tiago
quer corrigi-los pela sua incoerência e uma das coisas que tiago combate na atitude daqueles irmãos é o que nós chamaríamos de mundanismo que seria uma atitude de amar o mundo ou viver de acordo com o padrão ou os padrões do mundo mundo aqui entendido não como o universo a criação de deus esse é um dos sentidos da palavra no novo testamento mas mundo como sendo o sistema de valores daquelas pessoas que não criam em deus ou não se sujeitavam revelação de deus e que viviam em aberta rebelião contra deus esse tem sido um eterno problema
na igreja a separação entre a igreja eo mundo ela nem sempre tem sido clara no decorrer da nossa história a a períodos em que essa separação fica muito clara ea igreja então ela aparece com todas as suas cores ela é muito bem delineado em contraste com o mundo à sua maneira de ser os valores a a sua orientação o seu propósito fica muito clara a diferença entre a igreja eo mundo mas às vezes essa diferença parece não existir os cristãos se comportam exatamente como o mundo estão ocupados com as mesmas coisas que o mundo está
ocupado há e portanto eles se tornam ineficazes eles não têm o que dizer um mundo estranhamente a igreja só tem podido falar ao mundo na sua história quando a diferença entre os dois se torna clara e aí então é que ela tem alguma coisa a dizer senão ela se amoldam ao mundo ela se conforma com esse século nas palavras de paulo em romanos capítulo 12 e aí ela deixa de ser profética ela deixa de ser sal ela deixa de ser luz e não tem absolutamente mais nada a dizer um dos crentes estão preocupados com os
confortos desse mundo em conseguir sua subsistência financeira ae procurar então há coisas materiais ou tomar atitudes que são absolutamente idênticas àquela do mundo se você pensa que esse é um problema da europa secularizada tá muito enganado thiago já estava enfrentando esse problema no início do cristianismo é ele se mostra mais agudo em algumas situações mas sempre existiu o mundo a nismo sempre foi um problema algumas pessoas pensam que um da nismo é quando os jovens da igreja bota um brinquinho na orelha ou um piercing no nariz ou uma tatuagem ou se vestem assim de maneira
desleixada ou escutam música do mundo então eles acham que aquele mundanismo hora você pode usar paletó e gravata ter o cabelo curto fazer a barba todo dia esse é completamente mundano no seu coração o organismo tem tanto a ver com o usos e costumes de acordo com a bíblia mas é mais uma atitude é mais uma atitude é o que thiago denuncia que eu queria ver com vocês hoje 1º com propósito primeiro de nos exame nos a nós mesmos e segundo para que nós tenhamos como ajudar as nossas ovelhas no rebanho que deus nos colocou
eles estão em contato com o mundo freqüentemente mais do que nós ea boa parte de nós a se dedica alguns de nós se dedica ao trabalho exclusivamente pastoral eclesiástico e perdemos contato com o mundo e o seu funcionamento mas as nossas ovelhas elas estão empregos elas estão universidades estão escolas estão em contextos estão em famílias onde a descrentes então a tentação do mundo a nismo sempre é muito grande e nós precisamos estar preparados para dar uma resposta nesse texto aqui thiago explica em primeiro lugar o que é um da nismo qual é a sua origem
depois como nós devemos fazer para nos livrar do mundo a nismo e por fim da três exemplos de atitudes mundanas vamos então começar com a definição de mundanismo a sua origem que vai do verso 1º até o verso 4 de onde procedem guerras e contendas que há entre vós de onde senão dos prazeres que militam na vossa carne cobiçais e nada tendes matais e invejais e nada podeis obter viveis a lutar ea fazer guerras nada tendes porque não pedis pedis e não recebeis porque pedis mal para esbanjardes em vossos prazeres infiéis não compreendeis que a
amizade do mundo é inimiga de deus aquele pois que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de deus aqui nesses 4 versículos iniciais tiago nos diz algumas coisas a respeito dessa atitude que ele chama de amizade ao mundo primeiro que ela é a origem de todos os conflitos na existência humana verso 4 de onde procedem guerras e contendas que há entre vós de onde senão dos prazeres que militam na vossa carne os prazeres que militam na vossa carne militar é um verbo que paulo tirou é claro da linguagem de guerra são prazeres que fazem guerra
na vossa carne então é claro que paula desculpem tiago não não tenha idéia de que há o pescado e os prazeres pecaminosos eles estão intrinsecamente ligados à nossa carne carne aqui não deve ser entendida como o tecido que cobre o nosso o nosso esqueleto mas se refere à nossa existência mundana como um todo a nossa existência aqui nesse mundo a própria realidade da existência humana é chamada às vezes de de carne no novo testamento e à nossa existência ela é assaltada a nossa existência pecaminosas vulnerável marcada pelo pecado ela é assaltada por prazeres alguns desses
prazeres eles são positivos e eles são prazeres lícitos o prazer de comer por exemplo o prazer de descansar o prazer de ver uma obra de arte de escutar uma boa música o prazer sexual foi deus inclusive que nos deu só que esses prazeres eles não podem ser satisfeitos e atendidos de qualquer maneira a um lugar um método a um sistema toda uma regulamentação da palavra de deus de como nós podemos ter prazer aqui nesse mundo mundanismo é quando nós vivemos para satisfazer esses prazeres de qualquer maneira é quando nós somos orientados nessa vida ao prazer
nós somos é o nome que se dá é do nista o hedonista era uma filosofia é o nome que se dá uma filosofia grega antiga do nismo cuja palavra vem do grego e do nei que significa prazer os hedonistas achavam que a razão final e última da existência era busca do prazer e num certo sentido eles eram é é não estavam tão ruim assim não estavam tão errados assim porque de fato o prazer a busca do prazer e da paz e da alegria e da satisfação é uma das coisas que impulsiona o ser humano a
fazer o que ele faz ah só que é claro quando nós pensamos nisso em termos bíblicos nós vemos que a razão da existência humana é conhecer a deus e gozá lo para sempre nosso prazer maior é deus e obedecer à sua palavra o nosso deleite maior são as realidades espirituais então enquanto que o prazer em se ele não é pecaminoso todavia quando ele vira um fim em si mesmo e ele se torna razão da nossa existência aqui e ele é entendido buscado a parte de deus que é a fonte maior da alegria e do prazer
e do gozo do homem aqui na terra ele se torna a causa do mundo a nismo é isso que é ser mundano é buscar esse fim principal do homem nos prazeres aqui desse mundo quando de fato gozar a deus conhecê-lo e gozar a sua presença o seu benefício esse sim é o fim correto com então quando uma pessoa está dirigida para esses prazeres que fazem guerra na nossa existência querendo ser atendidos então é daí que procedem as guerras com tendas porque as pessoas estão dispostas a tudo para satisfazer estes prazeres e aí elas começam a
guerrilha porque freqüentemente o meu prazer ele vai implicar no desprazer de outro para que eu seja feliz e vou ter que pisar em alguém pra que obtém aquilo que eu desejo eu vou ter que passar a perna em alguém vou ter que fazer a enganar alguém ou a entristecer alguém é então na busca desenfreada da satisfação dos prazeres que é o que caracteriza o mundo aí é que vem as guerras e as contendas e aqui está a origem de todas as guerras e contendas que há no mundo e e isso é porque elas nunca vão
parar porque organizações como a oi a onu essas grandes organizações mundiais que tentam promover a paz entre os homens e entre as nações elas não sabem qual é a raiz do problema a raiz do problema é natureza pecaminosas do homem dirigida para o egoísmo ea satisfação pessoal e é isso que qual é isso está por detrás de todas as guerras que jamais existiram com poucas exceções é isso que explica os conflitos nas famílias o conflito do casamento o conflito entre amigos o conflito na própria igreja quando as pessoas brigam é o mundo a nismo ou
seja a busca do prazer como sendo a razão principal de todas as coisas o homem diz assim eu tenho direito de ser feliz estou vivendo com essa mulher essa mulher me dá satisfação estou com ela 15 anos então eu tenho direito de ser feliz e vou largar essa mulher e vou conseguir uma outra mulher que me faça feliz então em nome do prazer ele é capaz de quebrar os votos do casamento desobedecer a palavra de deus enfim mas se justificando pela busca do prazer então aqui está uma boa definição do mundo a nismo é viver
para a satisfação desses prazeres sem levar deus em consideração segundo lugar nós vemos no verso 2 aquilo que eu já falei que o mundano ele está disposto a fazer qualquer coisa o mundo a nismo leva uma pessoa a fazer qualquer coisa para obter o que ela deseja mesmo o thiago diz o verso 2 cobiçais depois ele diz matais depois ele diz invejais e depois eles viveis a lutar ea inda disse vez a fazer guerras isso caracteriza bem o espírito mundano é uma pessoa está disposta a lutar fazer guerra era inveja os outros porque os outros
têm e elas nem e ela não tem ela queria ter ela cobiça e ela chega inclusive a matar eu não sei se tiago aqui está se referindo a um caso real de uma briga que teve na igreja e um crente matou o outro eu sei que no brasil eu conheço uma história em que isto chegou muito perto não é que 2 presbíteros brigaram numa reunião do conselho um pegou um tijolo que segurava a porta e outro pegou a cadeira e foram brigar mesmo com tijoladas e cadeiras e foi preciso separar os dois presos bitters de
entrar numa briga então é não sei se tiago aqui está se referindo à situação real provavelmente não ele está apenas usando o que se chama de um exagero de linguagem dezenas estão disposta até matar para satisfazer os prazeres de vocês tal o mundo a nismo que está no coração de vocês um dano ele é capaz de tudo ele briga ele faz guerra ele luta para obter tudo aquilo que ele deseja só que em terceiro lugar deus frustrada com frequência os seus planos cobiçais e nada tendes matais e invejais e nada podeis obter viveis a lutar
ea fazer guerras nada tendes porque não pedis deus com freqüência frustra os desejos do mundano até quando ele consegue o que ele queria ele não fica satisfeito nunca é suficiente a o coração dele sempre está querendo mais por isso é uma pessoa conflituosa uma pessoa que provoca rixas com tendas discussões mundanismo tem sido a fonte todos os problemas que nós encontramos na igreja nas famílias e no casamento é o egoísmo em busca da satisfação dos prazeres pessoais em quarto lugar mundanismo impede as orações um dano uma das características do mundano é que ele não não
não consegue orar vejo que tiago dias no verso 3 pedis e não recebeis mundano até agora não é porque se ele freqüenta uma igreja ou está dentro de uma igreja cristã nasceu ali ou é membro desta igreja ele aprendeu que pode pedir a deus então ele pede mas não recebe de deus não costuma atender as orações dos mundanos porquê porque diz é que porque pedem mal uma das condições para que nós sejamos atendidos por deus nas nossas orações primeiro que nós o faremos e segundo que nós olharemos da maneira correta que nós busquemos aquilo que
está de acordo com a vontade de deus quando nós pedimos coisas na linguagem de tiago para gastarmos ou para estragarmos o esbanjámos em nossos prazeres então deus de fato não nos responde o mundano quando ele ora a oração do mundo você reconhece logo é tá cheia de eu eu para mim o que é meu por favor eu o tempo todo ele está pensando em se ele raramente hora pelos outros raramente ele pede a felicidade dos outros ele é o ele é o objeto ea preocupação das suas orações ele está preocupado com sua própria felicidade e
ele vê deus simplesmente como aquele que tem a obrigação de satisfazer as suas necessidades e aquilo que ele precisa e aqui nós já sabemos o resultado de orações assim pedis e não recebeis porque pedis mal para esbanjardes em vossos prazeres a quinta coisa que tiago nos diz a respeito do mundo a nismo é que ele nos coloca em inimizade direta com deus os infiéis não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de deus aquele pois que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de deus aqui nesse versículo pela primeira vez tiago usar a palavra
mundo e num contexto então pra dá pra perceber que o que ele quer dizer com ser amigo do mundo é ter esse tipo de atitude que ele escreveu nos versos anteriores de viver para os prazeres viver a lutar com as pessoas para conseguir estas coisas e até querer usar a deus para obter estas coisas então é isso que caracteriza a vida do mundo de pessoas que de fato não conhecem a deus e cujo deus é o próprio ventre thiago diz que esse tipo de atitude nos torna infiéis aqui na minha tradução está em fiéis a
literalmente no grego adúlteros e adúlteras a tiago chama de adultério espiritual e de fato mundanismo é o pior dos adultérios porque quando um grande mundo ano ele é culpado de dormir com o inimigo do marido que uma mulher do terry nós compreendemos mas ela do terá com o inimigo do marido é requintes de crueldade requintes de crueldade e é exatamente isso que thiago está dizendo aqui ele chama os mundanos de adúlteros porque eles estão dormindo com o inimigo de deus que o mundo vocês não sabem que a amizade do mundo é inimiga zardo encontra a
deus que os dois são irreconciliáveis irreconciliáveis o mundo está em constante inimizade diante de deus não existe neutralidade como disse disse lutero o homem uma besta ou ela está montada por deus ou pelo diabo mas não tem neutralidade o assim de peso um campo cinzento de neutralidade o mundo se coloca em constante inimizade contra deus a carne não está sujeita à lei de deus diz paulo em romanos 8 e nem na verdade pode estar a mente natural não se suja a deus nós somos por natureza filhos da ira como os demais também então o mundo
entendido como esse conjunto de valores e sistema de valores de gostos de maneira de ser dessa humanidade sem deus está em oposição a deus a sua palavra o seu espírito a sua vontade e ao seu evangelho quando nós vivemos como pessoas do mundo e no caso aqui vivemos para nós mesmos tivemos para os prazeres desse mundo nós nos tornamos inimigos de deus meus irmãos nós já temos inimigos demais né mas nós os enfrentamos porque se deus é por nós quem será contra nós mas irmãos e se deus for contra nós quem será nosso favor o
mundo a nismo faz com que deus se vire contra nós se vire contra nós porque ao querermos ser amigos do mundo nós nos constituímos nem inimigos do próprio deus vejam com que seriedade tiago trata esse assunto com freqüência é nós esquecemos de que esse tipo de atitude ela está por detrás da falta aparente de bênção às vezes nós pensamos porque é o meu trabalho não está dando certo e eu sei que há uma série de razões algumas justificam plenamente mas antes de colocar a culpa no mundo ou a culpa em qualquer outra coisa numa metodologia
nós devemos nos perguntar se de fato é não é o próprio deus às vezes que está contra nós por causa da nossa atitude mundana e por causa da nossa falta de cristo aos entre cidade de viver para a glória de deus e terminei o nosso maior de leite agora pergunta então então como é que eu faço para me livrar desse espírito mundano como é que o exorcismo esse espírito mudando como é que eu expulso como é que de fato eu deixo o mundo a nismo para trás a resposta de thiago está aí nos versos 5
a 10 que eu vou ler agora o supondes que em vão afirma a escritura é com ciúme que por nós anseia o espírito que ele fez habitar em nós antes ele dá maior graça pelo que diz deus resiste aos soberbos mas dá graça aos humildes sujeitai vós portanto a deus mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós chegai-vos a deus e ele se chegará a vós outros purificai as mãos pecadores e vós que sois de ânimo dobre limpai o coração afligi vos lamentai e chorai converta-se o vosso riso em pranto ea vossa alegria em
tristeza humilhai-vos na presença do senhor e ele vos exaltará ac tiago daqueles cristãos o caminho para sobrepujar aquele espírito de um organismo ea primeira coisa que ele nos diz aqui é que nós precisamos da graça de deus a graça de deus é maior do que esse espírito mundano e deus dá essa graça aos humildes ele a nega aos soberbos mas ele consegue essa graça aos humildes eu nesse sentido gostaria de sugerir uma tradução alternativa que os versos 5 e 6 a 1 literalmente no verso 5 está dito assim o supondes que em vão afirma a
escritura é com gelo que anseia o espírito que ele fez habitar em nós é polzer é com zelo ou com ciúme que anseia o espírito que ele fez habitar em nós na minha tradução os produtores bíblicos fizeram duas adições ao texto eles colocaram a expressão por nós aí a frase ficou é com ciúme que por nós anseia o espírito esta expressão por nós não está no original foi colocada pelos tradutores e mudou um pouco sentido e em seguida eles colocaram espírito com e maiúsculo vocês no grego não tem é em letras maiúsculas ou minúsculas a
palavra espírito ep numa e tanto se refere ao espírito de deus quanto ao espírito humano quanto o espírito como no sentido geral até espíritos malignos a palavra a mesma numa e o pique começa é não é maiúsculo então dá pra saber se é o espírito de deus o espírito humano os tradutores precisam estudar o contexto a pergunta a dificuldade é que nós não encontramos no antigo testamento nenhuma passagem que justifique tiago dizer que isso está na escritura supondes que em vão afirma a escritura aonde não tem nenhuma passagem do antigo testamento que o espírito santo
anseia por nós com ciúmes o espírito que ele fez habitar em nós além do mais o verso sei se essa é a tradução o verso 6 fica sem sentido porque disse antes ele dá maior graça você sabe qual é a interpretação tradicional dessa passagem que é provavelmente a que você já deve ter feito também já está dizendo versus 5 que o espírito santo que deus fez habitar em nós fica com ciúmes quando nós somos mundanos é porque nós somos de deus e quando nós começamos a namorar o mundo o espírito santo fica com ciúmes mas
se isso é interpretação qual o sentido do verso 6 antes ele dá maior graça e se antes estabelece um contraste entre que fica sem sentido e se nós lemos de outra maneira que é possível ler gramaticalmente se em vez de espírito com e maiúsculo nós entendermos espírito humano com e minúsculo e tirarmos o por nós que foi colocada pelos tradutores a frase ficaria assim é com zelo que anseia que cobiça pode ser essa tradução o espírito que ele fez habitar em nós aqui seria uma referência ao fato de que o espírito que deus fez habitar
em nós ele cobiça com grandes ciúmes com grandes desejos estas coisas mundanas e agora coisa faz mais sentido porque aqui é uma referência à queda do homem e o que aconteceu com seu espírito depois da queda esse espírito passou a cobiçar e desejar as coisas do mundo com grande intensidade com os erros portanto vocês acham que é em vão é então o ponto é esse thiago diz olha vocês acham que é em vão o que a bíblia diz que o espírito humano cobiça estas coisas com veemência a bíblia não desisto em vão a coisa é
muito forte agora vem antes porém inverso 6 deus dá maior graça a graça de deus todavia é maior do que essa cobiça do espírito humano do que esses desejos pecaminosos deus dá uma graça maior do que esses desejos pelo que diz e ele cita provérbios 3 34 deus resiste aos soberbos que são os mundanos arrogantes mas dá graça aos humildes o que nós precisamos é a graça de deus porque essas paixões como diz a escritura e ela não diz isso em vão são paixões tremendas o espírito humano ele cobiça estas coisas violentamente e somente a
graça de deus pode de fato sobrepuja deu para entender o que estou falando eu não sei quem tenha a nv a nova versão internacional aí mas ele já traz essa tradução já como uma tradição alternativa que talvez entende que seja melhor do que as traduções tradicionais porque deixa o verso 6 em sentido interpretar isso aqui como sendo o espírito de deus mas já outras traduções já colocam assim eu entendo que do jeito que eu falei é claro eu não sou o autor dessa interpretação e são outros aqui me chamaram a atenção para isso e eu
quero concordar com eles que faz total sentido a cobiça eo mundanismo e os prazeres eles são muito fortes em nós por causa do pecado e a escritura não afirma isso em joão mas deus dá uma graça maior a graça de deus é maior do que as nossas paixões só que deus não dá essa graça todos ele dessa graça aos humildes porque ele resiste aos soberbos aos arrogantes os autos suficientes mas os que se aproximam dele com humildade receberam essa graça poderosa para poder vencer o mundo a nismo e agora vem o próximo ponto o primeiro
ponto foi esse nós precisamos da graça de deus para vencer essas baixas segundo ponto é deus dá essa graça aos humildes e aí vem um apelo pra que nós nos humilhamos diante de deus no verso 7 até o verso 1010 imperativos dez ordens de tiago todas elas dizendo mais ou menos a mesma coisa verso 7 sujeitai-vos a deus ainda no verso 7 resisti ao diabo verso 8 chegai-vos a deus ainda verso 8 purificai as mãos ainda não versa 8 limpai o coração verso 9 afligi-vos lamentai e chorai converta se o vosso riso em pranto e
no verso 10 humilhai-vos na presença do senhor 10 imperativos todos eles convergem num ponto só que é o último humilhai-vos na presença de deus o que é que thiago está dizendo àqueles irmãos primeiro eles têm que se sujeitar a deus versus 7 eles têm que se colocar em sujeição à vontade de deus ter a deus como fim maior nessa vida em vez de os seus prazeres segundo eles têm que resisti ao diabo e ac tiago faz uma ligação entre um da nismo e o diabo quem está por detrás do espírito mundano quem é que usa
o mundo para distrair os crentes para enreda los com as coisas deste mundo preocupados com estas coisas para levá los a viver a vida inteira busca destas coisas e deixando deus em segundo lugar é o diabo então tiago ver o diabo como estando por detrás a tentativa do mundo de nos engolir por isso ele diz resisti ao diabo digam não ao diabo resistam ao diabo resisti ao diabo aqui ele não explica como nós fazemos mas com certeza não é dizendo satanás tamarrado né eu te repreendendo onu com certeza não é assim mas é simplesmente tomando
uma posição firme contra a tentação é ficando firme contra os apelos do mundo sujeitar-se a deus existir ao diabo chegar-se a deus se aproximar de deus em oração em humildade buscando a sua presença purificai as mãos aqui thiago está usando a linguagem sacerdotal do antigo testamento lembrem a como isso faria era música no ouvido dos judeus convertidos ao cristianismo né no antigo testamento nós tínhamos aquelas purificações inclusive as mãos tinham que ser purificados pelos sacerdotes antes dele fazer determinados sacrifícios ou determinados rituais e aqui é simbólico é claro de água que não está dizendo que
os cristãos tanque lavar as mãos com água pra poder louvar a deus mas as mãos aqui são um símbolo do que nós fazemos purificar as mãos significa parar de fazer o que é errado parar de tomar atitudes que são contra a palavra de deus e aqui é o único lugar no novo testamento em que alguém chama os crentes de pecadores nenhum outro lugar é só tiago que vira pra igreja e diz pecadores purifiquem as mãos purificai as mãos pecadores tiago com certeza não seria um pregador muito popular hoje em dia né purificai as mãos pecadores
também empregadores também é os empregadores precisam mais do que os pecadores né isso e vós que sois de ânimo dobre limpai o coração lembra que nós já encontramos essa expressão ânimo dobre no capítulo primeiro é a expressão que significa alguém que tem duas ao mas alguém que é inconstante e de água que se dirige para esses irmãos e diz limpem o coração da incerteza da dúvida da dubiedade firme o propósito em deus limpem o coração vocês que têm um ânimo dobri o ânimo instável no verso 9 veja só ele manda e os crentes parem de
se alegrar aflijam se lamentem chorem converta se o riso de vocês em choro em pranto e alegria em tristeza meus irmãos a alugar na vida cristã para triste para alegria pra festa pra felicidade para gozo pra risadas mas não quando a nossa situação não vai bem então aqueles cristãos eles estavam era um estavam vivendo um período de 12 meses mesmo e uma das características do mundo a nismo é que ela fecha os nossos é que ele fecha os nossos olhos para que nós não entendamos a nossa verdadeira situação pensamos que tudo está bem e de
árvores podem parar de festejar para ilo o vozão de vocês sejam tem que tá fazendo o vozão coisa nenhuma você não tem que tá fazendo ações de graças ou festa para com isso na verdade existem que está chorando lamentando diante de deus vocês têm que se humilhar rasgar o coração diante de deus não é hora de alegria não é hora de festa não é hora de o vozão mas é hora de quebra andamento de humilhação diante de deus e ele termina no verso 10 humilhai-vos na presença do senhor é tudo isso que ele quis dizer
o milícia na presença de deus 10 imperativos e três promessas primeira promessa versus 7 quando nós nos sujeitarmos adeus resistimos ao diabo o diabo fugirá de nós quer botar o diabo para correr então tá aqui o caminho é quando você se humilha diante de deus se achega deus e resiste a ele e ele vai embora segundo a promessa de deus se chegar a nós versus 18 a deus e ele se chegará nós ea terceira promessa verso 10 humilhai-vos na presença do senhor e ele vos exaltará queremos ser exaltados por deus conhecer o verdadeiro gozo aqui
nesse mundo o verdadeiro prazer da comunhão com deus o caminho é esse o mundo anistas freqüentemente impede os ministros de deus de conhecer este gozo e esta alegria essa comunhão preciosa essa exaltação que vem de deus essa intimidade com deus e para nos livrar dele só tem um caminho é a graça de deus poder de deus na nossa vida só que isso deus não dá aos soberbos é preciso que nós nos humilhamos para que alcancemos essa graça como elisa que em resumo é isso que thiago está dizendo aqui sobre mundanismo três exemplos que ele nos
dá em seguida de atitudes mundanos a primeira é a maledicência peças 11 12 irmãos não faleis mal uns dos outros aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei ora se julgas a lei não és observador da lei mas juiz um só é legislador e juiz aquele que pode salvar e fazer perecer tu porém quem és que julga o próximo é interessante que logo após a condenação do judô mundanismo de água já entra na questão da maledicência o falar mal do irmão e julgar o irmão
porque é isso isso faz parte da atitude mundana porque isso faz parte do lutar fazer guerras contender invejar e matar na busca dos nossos interesses para consegui-lo nós freqüentemente julgamos os irmãos e falamos mal small dos irmãos porque queremos destruir a sua reputação a sua eficácia e sua importância para que nós assumamos o seu lugar oprah que nós temos alguma vantagem então isso é típico do mundo a nismo a maledicência que nos torna juízes dos irmãos e absolutamente mundanos a segunda atitude que ele condena está no verso 13 a 17 atender agora que vós quem
dizeis hoje ou amanhã iremos para a cidade tal lá passaremos um ano e negociaremos e teremos lucros mas não sabem o que sucederá manhã que a vossa vida somos apenas como neblina que aparece por instante e logo se dissipa em vez disso deveria dizer se o senhor quiser não só veremos como também faremos isto ou aquilo agora entretanto já thais das vossas arrogantes pretensões toda jactância semelhante a esta é maligna portanto aquele que sabe que deve fazer o bem e não faz nisso está pecando essa segunda atitude aqui é também típica do espírito mundano que
freqüentemente invadir as nossas igrejas ea vida dos nossos irmãos dos membros das nossas igrejas não é pecado planejar o futuro não é pecado fazer plano pecado é você fazer planos e planejar o futuro sei levar deus em consideração o que thiago está condenando aqui é a atitude daqueles irmãos empresários que fazem planos de expandir os seus negócios abrir filiais aumentar afirma ganhar mais dinheiro aumentar o número de empregados e eles não levam em consideração que ele só farão isso se deus quiser se deus permitir eles deveriam dizer se deus quiser e se deus permitir nós
faremos visto e faremos aquilo o mundo a nismo é exatamente isso é quando os membros das nossas igrejas ou quando nós fazemos planos para o futuro como se deus não existisse como se não dependesse dele como se não dependesse da sua mês e sei da sua graça a realização desses planos thiago diz assim o que a vida de vocês vocês hoje é comum vapor que hoje existe e amanhã e lançaram no forno e isso nos lembra a parábola que o senhor jesus com todo aquele rico que não tinha mais onde guardar o rick insensato não
tinha mais onde guardar os seus tesouros e disse eu vou destruir todos os meus armazéns ou construir maiores e aí vou dizer a minha alma tens a tua disposição bem para todo o futuro come bebe regala ti e deus lhe disse louco essa noite pediram a tua alma e que tem se preparado para quem será esse é o espírito clássico do mundo a nismo é viver e fazer planos como se deus não existisse isso às vezes pega em nós até pastores empregadores pecadores que nós somos frequentemente nós nos encontramos fazendo planos organizando o futuro o
futuro dos nossos filhos o futuro do nosso ministério e nós nem levamos deus em consideração às vezes no final depois de termos planejado tudo é que nós chegamos e dizemos deus dá um visto a quinta coloca a tua tua briga que autorizando e dizem que tudo está de acordo thiago diz que isso é uma pretensão demoníaca e disse que quem sabe fazer o bem e não faz isso comete pecado o que seria o bem aqui que pecado de omissão é esse é não levarmos deus em consideração os irmãos as nossas ovelhas com freqüência precisam aprender
a viver corão deu na presença de deus tudo na vida diante de deus o negócio delas o trabalho delas o estudo delas tudo o que elas fazem é coran deu expressão latina que significa na presença de deus temos que ensinar isso pra eles a última atitude aqui denunciará por thiago é da impiedade dos ricos busca das riquezas que alguma coisa mais mundana do que isso a atender agora ricos chorar lamentando por causa das nossas desventuras que vos sobrevirão as vossas riquezas tão corruptas e as vossas roupagens comidas de traça o vosso ódio a vossa prata
foram gastos de ferrugem ea sua ferrugem a descer por testemunho contra vós mesmos ea devorar como fogo as nossas carnes tesouros acumulações nos últimos dias eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram os nossos campos e que por voz foi retido com fraude está clamando e os clamores dos ceifeiros penetraram até os ouvidos do senhor dos exércitos feliz vivido regaladamente sobre a terra eis um dano tem vivido nos prazeres a mesma palavrinha usada lá no início do capítulo 4 deles engordado vosso coração em dia de matança tênis condenado e matado justos em que ele vos
faça resistência aqui nessa passagem tiago descreve o típico mundano o homem quem vive para os prazeres para engordar o seu coração e para fazer isso ele passa por cima de tudo e de todos como ele é rico e poderoso ele oprime os seus empregados oprimidos assalariados torce o seu salário não paga o que deve enquanto isso ele vai acumulando vai acumulando esse o espírito mundano meus irmãos de água que não está descrevendo um crente não pensa que ele está descrevendo cristão ele está descrevendo o homem do mundo e trazendo um alerta a respeito do homem
do mundo o que ele está condenando aqui é quando nós cristãos vivemos como pessoas do mundo pessoas assim nos nossos negócios no tratamento com os nossos subordinados na hora de fazer relacionamentos financeiros com as pessoas na hora de olhar para a vida e ver que o alvo da vida é simplesmente viver nos prazeres viver regaladamente engordar o coração acumular riquezas thiago diz que estas riquezas serão testemunhas no dia do juízo contra nós elas se levantaram no dia do juízo como testemunha de acusação ele diz que estas pessoas estão engordando o coração para o dia de
matança não interessa a ironia disso tudo eles estão lá se banqueteando mas na verdade no em português brasileiro nós dizemos eles estão servando o boi cevar oboé você engordar um boi não se pega um bom e um pouco se começa a dar comida pra ele e ele vai engordando vai ficando cada vez mais médio ele diz puxa o meu patrão gosta de mim porque está me dando tanta comida só que o patrão está esperando o dia em que vai então a figura que é do rico engordando o coração dele para o dia da mata sá
aquele dia em que deus então vai executá los deus está servando mundano ele está engordando os ímpios para aquele dia em que finalmente ele vai fazer justiça juízo nesse mundo imaginem a seriedade do mundo a nismo se nós vivemos como estas pessoas vivem lutando fazendo guerras tirando o direito dos outros à buscando os nossos prazeres em primeiro lugar não seremos nós condenados com o mundo aqui está então essa poderosa exortação de tiago contra um da nismo um problema que sempre afligiu as igrejas desde o seu início está aqui um dos livros mais antigos um dos
primeiros a ser inscrito até os dias de hoje especialmente um continente como esse marcado pela secularização e o materialismo os nossos membros os membros das nossas igrejas eles não estão isentos dessa tentação e é nosso dever como pregador espectadores primeiro examinar o nosso coração a nossa vida em seguida ajudar os nossos membros a buscar a graça de deus para se humilhar diante dele e viver nesse mundo de maneira digna deus abençoe o ministério de vocês irmãos sejam pregadores fiéis da palavra de deus prega em todo o concelho de deus e não tenha medo mesmo de
perder membros dizendo a verdade né é melhor que a verdade seja dita agora expõe todo o concelho de deus lhes ensine também com a graça de deus está disponível para aqueles que de fato o buscam amém
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