nós temos que considerar que a tecnologia ela trabalha com dados que estão escondidos lá debaixo da terra você não pode fazer uma teoria porque amanhã pode encontrar outra coisa que vai provar que existem coisas diferentes nós descobrimos então essas adaptações aqui estados unidos mesmo ano passado e se encontrar um sítio de 130 mil anos no chile nós temos um ciclo de 125.000 anos no uruguai de 70 mil aqui nós temos 110 mil [Música] eu cheguei aqui a primeira verão foi em 1970 é onde hoje é coronel josé dias isso perguntei sobre sítios que tinham pinturas
e umas pessoas lá me levaram foi o primeiro que eu visitei não quer dizer que me impactou foi porque foi a primeira vez que eu venho assistindo os quatro peças que eu não conhecia que denuncia ninguém nunca tinha estudado esse tipo de arte no pé [Música] eu fiquei muito impressionada pela riqueza pela universidade das figuras nossa só porque foi o primeiro que depois cada um cada outro que eu fui descobrindo me dava então o impacto maior ainda [Música] na europa em geral você tem 10 20 e aqui você tem assim diz que tem mais de
mil figuras quer dizer alguma coisa completamente diferente e hoje nós já estamos com 945 sítios aqui é uma quantidade imensa na eu comecei a escavar debaixo dessas paredes pintadas se ouve é dos meus alunos durante as férias fazer pesquisas aqui e quando eu voltava para paris é um dever os cartões das primeiras escavações que fizemos na pedra furada uma de datta laboratório na em paris quando me mandaram o resultado com adaptação de 28 mil anos eu fui até o laboratório a chefe do laboratório de continue pesquisando lá porque são as tuas amostras e um homem
chegou à américa vindo tanto da ásia puderem como veio também de ilhas do pacífico no chile e é aqui que vieram da áfrica então eles se instalaram aqui havia muitos rios água tudo quer dizer eu precisaram sair daí [Música] nas pinturas no pé se você encontra cenas de cerimoniais cenas de dança tudo aquilo que é importante para o público deles você tem cenas de sexo cena de parto cenas de luta quer dizer todo o histórico dele se instalem quando eu estudei a tecnologia na frança se dizia que a tecnologia dos homens pré históricos americanos ela
muito primitiva mas aqui eu descobri peças que têm uma alta tecnologia [Música] quando estava no museu do ipiranga - em uma exposição em 1963 sobre a arte do peço do brasil e essa pessoa que vê visitar um senhor que era prefeito da cidade de petrolina ele disse olha lá perto da minha cidade no sul do piauí também tem esses desenhos e me mostrou uma fotografia e trabalhei lá até quando nós tivemos então movimento militar que eu então tive que ir embora do brasil porque muitas pessoas da usp foram denunciadas em 64 tive que ir embora
pra fãs mas aquilo ficou na minha cabeça [Música] pesquisadores que estávamos trabalhando aqui fizemos um relatório sobre meio ambiente sobre a importância de manter esta região eu fui até brasília para fazer então o pedido pra que fosse transformado no parque nacional [Música] foi todo um grupo de pesquisadores que trabalhou aqui na região do ponto de vista científico os resultados são absolutamente fantástico você tem no parque você tem não somente a atração das pinturas rupestres do sítio arqueológico mas tem também toda beleza da fauna você tem animais que não existem mais por ano nós temos um
museu da natureza onde estão expostos todas as descobertas relacionadas com a natureza da região começa quando ainda era maior porque nós temos muitos fósseis marinhos porque esta região foi marco e depois então movimento tectônico que levantou acerto e daí então as novas espécies que se instalar em meu nome e no seu nome americano nós colocamos então os todos os materiais que foram descobertos pinturas também e começamos então pelo mais antigo isso foi mostrando a evolução tecnológica e cultural desses povos até a chegada do homem branco que acabou então as populações originais da cnaa [Música] o
[Música] nos anos 60 são raimundo nonato era um povoado minúsculo onde tiago não tinha luz quando chovia tenham comida quando não chovia não tinha e não tinha nenhuma fonte de trabalho que permitisse uma sobrevivência na criação do parque com as pesquisas aqui foram criados muitos empregos quando foi declarado um patrimônio mundial pela unesco de patrimônios mundiais são atrativos turísticos absolutamente fantástico no mundo todo recebe no mínimo 5 milhões de turistas a fundação fez cursos para formar nias lançamos tudo o possível para de número o turismo que seria a única possibilidade de desenvolvimento da região então
nós contratamos primeiro um japonês que vem ensinou o pessoal daqui depois fizemos um italiano que também ficou aqui e ensinou se as pessoas nós criamos essa cerâmica aqui se desenvolver o que deu um excelente resultado foi o potencial turístico do parque realmente é absolutamente único então cabe agora aos jovens e ao governo brasileiro aproveitar tudo que foi feito na [Música] vim aqui para fazer um trabalho que me dava pro vez quer dizer na realidade estava em busca de algo que desce vontade de fazer e prazer e aqui eu pude fazer tudo isso e sobretudo graças
à amplidão da região a quantidade imensa de sítios são os 50 anos que cada vez se descobrem coisas novas e é isso que eu acho que a maravilha daqui quando você pensa que já viu tudo ainda parece uma coisa nova [Música]