o tema geral dessa série de mensagens no livro de colossenses é cristo o centro todo toda energia de paulo toda a reflexão de paulo toda todo movimento de paulo nessa epístola não é outro senão um movimento de é elevar a consciência dos colossenses em relação à figura de cristo jesus e portanto a centralidade de cristo jesus em todas as esferas da vida humana é interessante a começar justamente a partir do ponto que seria a chave para a gente inaugurar essa reflexão que é o conceito de rei no reino de cristo o reino com cristo no
centro não é muito comum a gente ver nas escrituras essa relação do reino de cristo é muito mais comum a gente ver o reino de deus o reino dos céus mas quando paulo fala do reino do filho do seu amor e chama a atenção para esse reino de deus que está centrado na figura de cristo jesus é porque ele quer comunicar a essa igreja um ensino que nesse momento em que ela está vivendo ela precisa levar em consideração estamos falando portanto dodô anos 60 depois de cristo um ano bastante conturbado na vida de paulo paulo
não está como ele estava outrora com a liberdade de ir e vir mas está com a sua liberdade cerceada ele está como prisioneiro de roma ainda que seja uma prisão domiciliar é uma prisão com todas as suas os seus limites e toda a sua pressão psicológica exercida sobre obviamente aquele que está aprisionado em um contexto bastante interessante é o contexto onde ele aproveitar esse tempo da prisão para escrever e não parar de escrever orientações para as diversas igrejas que obviamente estão sob seu cuidado sob a sua orientação nesse mesmo momento dessa mesma época na igreja
de colossos havia um dos líderes da igreja que tinha sido prejudicado por um dos seus escravos o nome dele era filho irmão e o nome do seu escravo nome do seu servo era onézimo onézimo havia o possivelmente furtado alguma coisa ou algum bem define mão e ele portanto saiu foragido the colossus e ele foi o lugar mais distante de colossos na época que era justamente o lugar onde paulo estava em roma quando ele vai para roma ele não vai com a intenção é obviamente de encontrar paulo mas no meio do caminho ele escuta de alguma
forma possivelmente a mensagem do evangelho e esse evangelho transforma o coração de onésimo de uma tal maneira que ele visa então procurar paulo ele quem contra paulo e vai ao encontro de paulo em roma e chegando em roma ele encontra uma outra pessoa também muito importante da igreja the colossus alguém que sabia quem ele era que conhecia ele muito bem porque havia plantado a igreja the colossus não só a igreja the colossus mas também a igreja de laudicéia ea igreja de hierápolis essas três cidades eram as três cidades que compunham o vale do rio lico
que é aquele contexto a da ásia pro consular o centro da ásia para consolar o centro portanto dominado pelo império romano nesse contexto nesse momento dessa época e o curioso é que laudicéia hierápolis que eram as grandes cidades é de uma maneira muito é é visível explícita ou retiravam todo o brilho que se que é poderia possuir colossus naquela época uma cidade muito pequena mas era uma cidade que foi plantada a igreja lhe foi plantado exatamente por parras e passas estava também em roma nesse mesmo momento é passar chega em roma e chega em roma
para trazer relatórios da igreja the colossus então exatamente nesse contexto paulo encontra the colossus tanto o escravo onézimo que sair fugido de lá porque tinha aprontado a com seu senhor e agora teve um encontro com o evangelho mudou a vida mas que agora decorre a gente encontrar com paulo e ao mesmo tempo nesse mesmo contexto encontra ser palavras agora indo de encontro à paulo para trazer relatórios da igreja de colossos do que está acontecendo em colossus e o relatório de palavras a paulo é o relatório mais ou menos parecido com o encontro de um orientador
de pc com seu orientando né é mais ou menos assim ele entrega o trabalho orientador eu trabalho com vida o orientando para uma uma reunião quando encontra-se quando se dá o dia da reunião orientador começa em 1º lugar apresentando os aspectos positivos obviamente então apresenta elementos que são valiosos elementos que são importantes para depois apresentar mais e depois desse mais vem toda crítica ao texto do orientando então é mais ou menos isso que palavras faz traz um relatório onde ele apresenta aspectos extremamente positivos mas também aspectos negativos o aspecto que mais aflige o coração de
parras era influência de um princípio de daquilo que a gente vai ter de maneira muito forte na igreja influênciando ele já era muito forte e negativamente no segundo século que o gnosticismo um de nós precismos nascente incipiente ainda mas que já medon ponta já causa espanto a epa faz porque esses guinote qos que se apresentam ali no contexto de colossos quando a epa frase está ali vivendo toda a realidade já do evangelho plantada vivenciado dando frutos naquela cidade a idéia é dogmático de que o conhecimento eo e ea obtenção do conhecimento levaria e conduziria o
homem a salvação e de que jesus não seria outra coisa senão um demiurgo que é um demiurgo uma espécie de deus menor porque eles entendiam que o mundo tal como ele existe com a matéria e toda aquela tem como ele é marca uma matéria é mal corpóreo é mau que é concreta é mau e deus não pode tocar no que é mal deus não pode tocar no que é corpóreo então deus cria um demiurgo que é menor do que ele e maior do que toda a criação e esse demiurgo olha pra mente divina ver as
idéias divinas todas ali na mente de deus e põe a mão na massa coisa que deus não pode fazer é interessante porque a imagem se torna quase que a imagem mais pregada anunciada pelo sig nós tivemos nesse primeiro momento a imagem de que jesus seria um deus menor a imagem que de jesus seria um ser inferior a deus embora fosse superior a toda a criação e merecesse nosso respeito porque afinal de contas ele criou todas as coisas a partir dessa relação que ele teve com a mente divina todas essas idéias juntas com também uma boa
parte da comunidade que era uma comunidade basicamente de gregos de gentios' não mas também de judeus de diáspora de judeus que também se converteram ao cristianismo e que por não entender muito bem ainda a visão do cristianismo evangelho ainda confundiam o evangelho com algumas algumas é práticas judaicas e que traz uma preocupação enorme pra e pastas ou seja a igreja está sendo bombardeada por que nós tínhamos que apresentam jesus menor jesus inferior e ao mesmo tempo sendo influenciada por uma corrente legalista de judeus que se convertem ao cristianismo mas não consegue ainda se libertar de
algumas práticas que já seriam desnecessárias num contexto em que o evangelho jazz estava plantado entendido e compreendido isso traz muita preocupação de pashtun que chega até paulo e daí a paulo todo esse diagnóstico não bastasse isso e para trás diz o seguinte paulo além desses problemas tecnológicos que a igreja está enfrentando uma bagunça terrível e as mulheres estão brincando com os maridos os maridos brincando com as mulheres filhos brigando contra pai pai contra filho filho levando o pai prejuízo senhor querendo é cada vez mais é explorar os seus servos os servos querendo de todas as
formas é é usurpar os bens de seus senhores então tá um caos mas o evangelho chegou ali mas eles estão assim vivendo dessa maneira desordenada o que a gente faz paulo porque o evangelho chegou aqui e esse povo continua fazendo as coisas mais absurdas porque não está na briga não mudou o que aconteceu exatamente nesse contexto que o paulo vai escrever às a epístola aos colossenses e como a gente sabe no final da epístola por ironia do destino ou melhor né da vontade de deus paulo escolhe típico para levar a carta aos colossenses e também
uma carta direcionada juntamente com a carta aos colossenses a carta filêmon e pede para que o nese mu vai junto com chico entregar esta carta à igreja onde nessa carta chico é e onésimo são responsáveis por entregar a igreja entregar sua filha monde vai ser-lhe dessas cartas não só para afirmar mas para todo o público pra toda a comunidade para todos os colocou senses então queria que você tentar se ver comigo essa carta agora levando em consideração todo esse contexto uma epístola ela tem uma uma estrutura elementar ela começa sempre com uma saudação nesta saudação
paulo sempre apresenta a si mesmo ou alguém que está com ele que seu companheiro apresenta o destinatário uma saudação onde ele cumprimenta a igreja com uma saudação e esse cumprimento tem uma razão de ser tem uma finalidade em seguida geralmente se faz uma ação de graça e uma oração ou somente uma ação de graça ou somente uma oração em terceiro momento da estrutura de uma epístola é o corpo onde toda a ideia tudo que paulo quer comentar e que ensinava está presente neste corpo depois diz de de transmitir todo e todo toda a orientação que
ele deseja transmitir a igreja então a epístola conclui com uma saudação final seguindo esse padrão vamos fazer a leitura então de colossenses primeiro lugar da saudação olha o que diz colossenses capítulo 1 versículos ao versículo 2 paulo apóstolo de cristo jesus pela vontade de deus e o irmão timóteo ao santos e fiéis irmãos em cristo que estão em colossus é interessante como começa essa saudação chamando atenção para dois aspectos o primeiro aspecto é o aspecto de que paulo diz que se apresenta como apóstolo justamente enfatizando que ele é apóstolo pela vontade de deus isso não
é à toa essa apresentação de paulo como apóstolo segundo a vontade de deus não é à toa porque é exatamente esse vai ser o ponto fundamental fundamental da comunicação de paulo a igreja existe um reino esse reino é de cristo cristo é o senhor e o que ele tem como vontade e que a gente conhece e acessa essa vontade precisaria portanto ser é é é correspondida e o que paulo está dizendo é que ele se tornou apóstolo não meramente porque ele quis porque ele desejou contrário de um pastor por exemplo quando paulo vai falar aos
a aaa sobre a formação do pastor ou a questão da vocação pastoral vamos dizer assim a o apóstolo paulo fala que o que é suficiente é uma aspiração desejo do coração e quem deseja o pastorado grande coisa almeja grande coisa deseja eu lembro do chef falando dia da do concílio dele para o pastorado e perguntaram para ele como foi a vocação dele como foi chamado dele e esperavam que ele ia contar uma história mirabolante de um dia o céu se abrindo e deus chamando-o o o servo dele dizendo aos senhores me aqui e me disse
o seguinte olha a minha situação foi muito simples eu quis e pastor e disse sim senhor eu quero ser pastor seu desejo simples assim porque para ser pastor basta o desejo do coração basta a gente querer basta a gente tem a aspiração contar com a aprovação da comunidade contar exatamente com exercício do ministério da doutrina da correta doutrina ter integridade uma série de outros elementos que paulo vai elencar mas para ser apóstolo não basta apenas o desejo do coração é preciso algo mais do que isso e é interessante como paulo está dizendo e tentando mostrar
com uma ênfase bastante interessante que o seu apostolado ele nasce exatamente primeiro lugar a vontade de deus e ele só está cumprindo ali a vontade de deus o que deus quer isso pode até envolver um um aspecto contrário a própria vontade de paulo mas ao mesmo tempo manifesta o cumprimento dessa vontade tal como jesus manifestou no jardim das aflições senhor se possível afasta de mim esse cálice seja feito contudo a tua vontade é a condição daqueles que embora possa até é enfrentar luta em relação à vontade de deus não consegue ver outra saída se não
cumprimento da vontade de deus como sendo o caminho de sua felicidade ainda que o cumprimento dessa vontade clique em do sofrimento e todas as implicações que o apostolado vai trazer para a vinda do paulo e que neste exato momento em que ele escreve essa carta faz todo sentido está preso paulo não está numa condição de homem livre mas de um homem preso e ele não se considera prisioneiro de roma ele diz o prisioneiro de cristo jesus a maneira pela qual ele entende o aprisionamento dele não é outra senão a convicção profunda que ele tem de
que ali está atendendo chamado a vocação de deus para sua vida então está dando obviamente logo de cara no início dessa carta o tom de submissão à vontade de deus porque é isso que é isso um ponto chave de toda a discussão que paulo vai levantar em relação com relação aos colossenses a submissão com relação à vontade de deus o conhecimento da vontade de deus um segundo aspecto importante dessa apresentação de paulo é ele justamente se referir ao a comunidade colossenses como uma comunidade de santos e fiéis irmãos em cristo e em cristo obviamente o
que paulo está qualificando aqui é uma comunidade que portanto foi alcançada pelo evangelho e que existe uma dimensão de santidade e uma dimensão de fidelidade nessa igreja é uma igreja se em santa apesar de todas as dificuldades apesar de todos os dilemas apesar de todos os descompassos entre as diversas relações que existem na igreja e os problemas que ela está enfrentando é uma igreja de santos e de fiéis mas note em cristo jesus é interessante como a toda a análise de paulo vai começar falando da vontade de deus da situação dele em relação à vontade
de deus e da situação da comunidade de colossos como sendo uma comunidade de santos em cristo jesus logo depois da saudação seguindo o padrão a das epístolas né ele vai fazer uma transição para uma ação de graça e antes de fazer essa transição para a ação de graça eu queria que você prestar atenção na última na outra uma menção dessa saudação que ela está justamente ligada à abertura da ação de graças olha o que paulo vai dizer a vocês graça e paz da parte de deus nosso pai note que paulo está dizendo o seguinte graça
e paz da parte de deus nosso pai ou seja ele está olhando para toda a comunidade sendo para toda a comunidade que existe uma relação entre a comunidade ele deus essa relação não é outra senão a de deus como nosso pai mas logo em seguida ele vai começar a ação de graça fazendo um contraponto not aí o versículo 3 o que diz sempre agradecemos a deus o pai de nosso senhor jesus cristo ou seja duas maneiras de se relacionar deus como pai ele abre a saudação dizendo graça e paz da parte de nosso pai e
aí é interessante porque nesse sentido todos nós podemos chamar deus de pai mas quando ele abre ação de graça ele já abre ação de graça se referindo ao pai de nosso senhor jesus cristo um título que só jesus cristo pode chamar só jesus cristo pode se referir por que gastar um pouquinho de tempo isso aqui com vocês olha só uma coisa bem diferente é você criar uma coisa tá certo então você pode criar uma cadeira é uma madeira que uma cadeira outra coisa bem diferente você gerar a ninguém gera a cadeira pessoas geram filhos seres
da mesma espécie da mesma natureza eu gerei luiza eu gerei henrique e os dois são da minha natureza da natureza da minha esposa todos nós somos seres humanos e possuímos a mesma natureza porque aquilo que é gerado sempre tem a mesma natureza daquilo que gera isso não acontece com a relação da criança então aquilo que é criado não precisa necessariamente não é da mesma natureza do seu criador portanto a criação de deus toda boa criação de deus ela por mais que seja boa bela agradável ela jamais poderá ser confundida com a natureza de deus somos
criaturas de deus portanto não possuímos a natureza de deus se chamamos deus de pai e na nossas orações seguimos o pai-nosso dizendo pai nosso não chamamos de pai da mesma maneira que jesus chama porque quando jesus chama deus de pai jesus já não está mais chamando deus de pai como aquele que é o seu criador mas aquele que gerou aquele que tem a mesma natureza aquele que compartilha o mesmo ser aquele que compartilha a mesma essência isso faz todo sentido dentro do contexto que a gente vai trabalhar aqui de colossenses quando jesus está sendo confundido
com um demiurgo quando jesus está acontecendo confundido com ser menor do que deus olhe está chamando a atenção de toda a igreja para que eles lembrem de que jesus ele é o filho de deus e o deus pai é o pai de nosso senhor jesus cristo na medida em que deveríamos lembrar dessa relação do único gerado de deus do único gerado do pai aquele único que tem a mesma essência a mesma natureza ou mesmo ser de deus então todos nós podemos chamar de pai mas nenhum de nós é capaz de chamar de pai como jesus
chama porque quando jesus chama deus de pai jesus não está se referindo ao seu criador jesus está se referindo à aquele que tem a sua mesma natureza o seu mesmo ser a sua mesma essência então que paulo está fazendo logo de cara chamando a atenção dos colossenses para a realidade divina de jesus em seguida paulo seguindo relatório de epa frutas vai apresentar uma ação de graças a deus a este que é o pai de nosso senhor jesus cristo quando hora quando ele ora pelos o senses lembrando do que ele ouviu o que ele ouviu de
parras ouviu falar da fé que vocês têm em cristo jesus e do amor que tem por todos os santos por causa da esperança que lhes está reservado nos céus a despeito da qual vocês ouviram por meio da palavra da verdade o evangelho essas três palavrinhas são xavi nef fé amor e esperança quando a gente estuda teologia a gente descobre que essas são as três virtudes teologais as três virtudes que não podem faltar em alguém que foi alcançado pelo evangelho se existe uma característica típica do evangelho na vida de alguém ela vai sempre se manifestar na
fé no amor e na esperança são três coisas que não podem faltar na vida de alguém que foi alcançado pelo evangelho a fé e não é uma festa e simplesmente mas é uma fé em cristo não é o amor simplesmente mas é o amor pelos santos pela comunidade esse amor que pela comunidade existe porque estamos todos em cristo jesus é uma coisa difícil de você explicar mas ao mesmo tempo é aquilo que faz a gente olhar pra igreja dizer apesar de todas as dificuldades apesar de todas as tensões como é gostoso viver em comunhão com
os irmãos quando os irmãos todos são assim são tocados por essa virtude são e responde essa virtude do evangelho é manifestado na vida dos irmãos tão fé e amor fé em cristo e amor pelo santos é um produto do evangelho é um efeito magmático do evangelho prático do evangelho na vida de uma igreja de uma comunidade que foi alcançada pelo evangelho mas note que falta uma terceira virtude que a esperança e essa virtude paulo lhe dar um curso traz um cuidado enorme pra falar dela porque porque sobre a esperança o que paulo afirma ela é
justamente a razão o fundamento da fé e do amor olha o que paulo diz ouvimos falar da fé que você está em cristo jesus e do amor que vocês têm uns pelos outros e essa fé em jesus e esse amor uns pelos outros têm uma explicação não é por causa da esperança que lhes está reservado nos céus de a respeito da qual vocês ouviram por meio da palavra da verdade do evangelho todas as vezes que o evangelho é pregado em algum momento de nosso desespero de nossa angústia brota a esperança e essa esperança do evangelho
traz para o nosso coração de que existe uma vida eterna de que tudo o que reduz tudo o que nosso olhar reduz apenas ao que está diante dos nossos olhos e que se que se desfaz como fumaça no ar a gente descobre na esperança do evangelho que a visão de deus para o homem ela extrapola todos os limites do instante do momento difícil que ele está vivendo outra situação mais terrível que ele esteja vivendo como por exemplo um aprisionamento o curioso é perceber que essa esperança que vai fomentar na vida da igreja fé e amor
três coisas não podem faltar numa igreja fé em cristo jesus amor uns pelos outros ea esperança na vida eterna todas essas virtudes poderiam ser encontradas na igreja de colossos era uma igreja que tinha fé em cristo jesus uma igreja que amava uns aos outros e uma igreja que tinha esperança sólida no evangelho mas o que há de errado com essa igreja o que há-de complicado nesta comunidade é interessante como paulo vai montar o argumento antes de apresentar os problemas né depois de apresentar as virtudes o que paulo vai dizer no versículo ainda no versículo 6
por todo o mundo este evangelho vai frutificando crescendo como também ocorre entre vocês desde o dia que eu viro entender uma graça de deus em toda a sua verdade é interessante como a mensagem de paulo aqui chama a atenção para uma metáfora metáfora do fruto a metáfora de um evangelho que é como uma árvore que é plantada e que produz frutos e que dá frutos e quer frutífera e que portanto tem a ver com o crescimento tem a ver com o tesouro o movimento tem a ver com essa realidade de crescimento de frutificação e o
que paulo está mostrando aqui onde o evangelho passou onde o evangelho e e colocou as suas raízes ele cresceu e produziu frutos então agora inclui los us eles vão produzir eles vão ver esses frutos eles se eles vão vivenciar essa realidade do crescimento do evangelho exatamente no dia a dia na prática do dia a dia entretanto olha o que paulo diz esse fruto esse crescimento que ocorre entre vocês ocorre desde o dia em que vocês ouviram e entenderam a graça de deus ou seja a condição para se vivenciar o evangelho é ouvir e entender o
evangelho o evangelho não é uma coisa que a gente tem que incluir não é uma coisa que tem que a gente sentir o evangelho é uma coisa que a gente tem que ouvir e entender é uma mensagem que a gente escuta uma mensagem que a gente entende e que modifica as nossas ações então paulo entende que toda mudança na vida de uma de uma igreja de uma comunidade decorre sempre da capacidade que essa comunidade tem de ouvir deus entender sua a sua palavra talvez você esteja hoje aqui pensando consigo mesmo queria tanto mudar de vida
talvez você esteja pensando todo está sendo tudo está sendo dito e tem olhado para a sua vida tem feito uma revisão de sua vida se puxa eu tô muito aquém do que poderia ser que eu precisaria fazer paulo disse para você ou seu evangelho mas não apenas opção evangelho entendo o evangelho porque se você ouvir o evangelho entender o evangelho ele vai transformar a tua vida o evangelho das formas esse entendimento do evangelho como elemento transformador ele não é um elemento transformador que que nos afeta sem o entendimento é necessário entendimento e você deve estar
perguntando bom jesus o que isso tem a ver com os colossenses é basicamente isso que os gnósticos diziam se você tiver um conhecimento profundo de deus o conhecimento que nem todo mundo tem mas se você fizer parte da nossa comunidade e passar por um processo itu de iniciação você vai chegar esse conhecimento profundo e você vai ser salvo é interessante como paulo ele vai mostrar ao mesmo tempo fundamento de verdade que existe nos preciso mas ao mesmo tempo vai desmantelar todo o argumento de nós tico no que diz respeito a esse pensamento contrário ao que
paulo está querendo ensinar é óbvio que o que paulo que paulo entende que o conhecimento do evangelho vai trazer modificação mas que tipo de conhecimento é esse é um conhecimento iniciados é um conhecimento esotérico secreto que ninguém pode ter acesso que ninguém pode conhecer óbvio que não como paulo vai construir esse raciocínio lembrando exatamente como ele lembra no versículo 7 aos colossenses vocês aprenderam o evangelho de palavras nós chamado operador fiel ministro de cristo para conosco que também nos falou do amor que vocês têm no espírito então se o evangelho chega até alguém alguém compreende
o evangelho é porque se alguém contou com alguém que lhe falou do evangelho alguém que tentou explicar o evangelho e você em algum momento tentou entender o evangelho tentou compreender o evangelho não tem outra maneira de a gente encontrar um caminho que possa transformar nossa vida que não comece com os nossos ouvidos lucas 15 diz que publicanos e pecadores se aproximaram de jesus pra ouvir enquanto fariseus escriba se aproximaram para criticá lo porque ele comia bebia com publicanos e pecadores de que lado você está eles que se aproximam porque tem muita coisa pra dizer adeus
ou daqueles que se aproximam de deus porque sabem que tem muita coisa que precisam ouvir e que pra ouvir é preciso se calar é preciso da vossa palavra de deus é preciso ouvir a voz de deus se você está procurando uma orientação para a sua vida o único caminho para você obter essa oração essa orientação é através do silêncio que dá voz a palavra de deus é o vindo a palavra de deus e tentando entender as escrituras que a gente consegue transformação da nossa vida o nosso caráter que a gente consegue desenvolver hábitos espirituais que
com certeza trarão bons frutos e demonstraram os frutos os verdadeiros frutos do evangelho em nossa vida a grande virada está exatamente a partir do versículo 9 e aqui a gente chega já o caminho de conclusão da nossa reflexão em duas partes a oração e exatamente o pensamento chave que caracteriza o núcleo do pensamento de paulo nessa carta aos colossenses note que depois de fazer a a ação de graças que agradecer a deus porque a igreja the colossus apresenta virtudes tais como fé amor e esperança paulo agora vai fazer uma oração que é na verdade um
pedido pela igreja qual é o pedido que paulo faz preste atenção de 59 por essa razão desde o dia em que ouvimos não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de deus com toda saber o sabedoria e entendimento espiritual note que o versículo 9 está dizendo pra gente é algo muito precioso que não é o conhecimento de deus mas o conhecimento pleno da vontade de deus a gente tem três grandes demandas na vida a vontade dos outros a nossa vontade é a vontade de deus você pode
passar uma vida inteira tentando corresponder às vontades de pessoas que estão à sua volta e você pode de repente no dia 17 não quero mais saber disso está me cansando e aí você diz agora quero fazer o que eu quero e aí você pode atender a segunda grande demanda da vida de alguém que é tentar satisfazer as suas próprias vontades mas existe uma terceira demanda que talvez seja a demanda mais importante da vida de alguém saber o que deus quer que ele faça uma pergunta nessa noite qual é a vontade de deus pra tua vida
o que deus quer que você já parou para pensar que você não está aqui nesse mundo à toa de que você não está no emprego que você está à toa de que a empresa que deus colocou em suas mãos não foi colocada à toa de que as habilidades manuais que deus te deu não não estão aí você à toa de que o talento que deus deu pra você falar ou talento que você deu pra você pensar construir fazer raciocínios não está em você é à toa de que você não está aqui neste mundo à toa
que você não é fruto do acaso de que o acaso não poderia ser fazer algo inteligente se o acaso não é inteligente como ele poderia ser justamente a causa de um ser inteligente como você óbvio que não o acaso não pode ter criado você não pode ter formado você quando você não está aqui sem um propósito você não está aqui sem uma razão existe um sentido na vida existe uma razão para viver não é a tua razão para viver qual é a tua vontade à vontade de deus pra tua vida não é outra pergunta se
não por que você está aqui aqui você está aqui porque você está nesse mundo porque deus colocou no seu caminho e tantas pessoas porque você tem encontrado tantas pessoas ao longo de sua vida não tem passado essas pessoas na tua vida em vão como você tem lido a mão de deus na sua vida como você tem lido jeito de deus conduzirá sua história em algum momento a gente precisa parar a gente está fazendo e tentar ver os sinais de deus na nossa história os sinais da mão poderosa de deus nos conduzindo ao longo da história
ele é o rei ele é o senhor ele é o soberano sobre toda a criação ele não vai ser sem uso de sua vida me parece que paulo está ansioso para que essa igreja compreenda exatamente o raciocínio de como é importante como é necessário saber qual é a vontade de deus o que me parece que enquanto a gente não entende a vontade de deus olha o versículo seguinte diz isso para que vocês vivam de maneira digna ou seja enquanto a gente não compreende a vontade de deus parece que a gente não sabe como agir bem
parece que a gente não sabe como agir corretamente é interessante como paulo vai construir o raciocínio precisamos saber qual é a vontade de deus não só pra que a gente viva de uma maneira correta não só para que a gente tenha uma vida diária e uma prática que corresponde à vontade de deus mas porque todo aquele que foi afetado pelo evangelho ele ele descobri que só tem uma razão a vida dele agradar a deus dure ficará deus te dê prazer sua presença então como a gente poderia agradar a deus se não fazendo sua vontade ea
outra pergunta derradeira e talvez a mais importante de todas elas será que existe felicidade para além da vontade de deus eu lembro que quando entrei no seminário de uma frase não sei de quem é essa frase estava na entrada do seminário essa essa frase ficou marcada dia seguinte faça a vontade de deus o sofrimento perderá o seu poder você já parou para pensar que talvez a maior parte dos sofrimentos da nossa vida sejam decorrentes da nossa desobediência da nossa incapacidade de conhecer a vontade de deus em alinhar o nosso pensamento com o pensamento de deus
o desfecho todo dessa história é um paulo dizendo o seguinte é preciso conhecer a vontade de deus para que a gente possa frutificar pra que a gente possa crescer pra que a gente possa ser fortalecido para que a gente possa glorificar a deus veja como está presente no texto e isso para que vocês vivam de maneira digna do senhor e em tudo possam agradá-lo frutificando em toda boa obra crescendo no conhecimento de deus sendo fortalecidas com todo o poder de acordo com a força da sua glória para que tenham toda perseverança e paciência com alegria
dando graças ao pai que nos tornou digno de participar da herança dos santos no reino da luz ele nos tornou dignos nós nos tornamos dignos ele nos tornou dignos isso é interessantíssimo porque o que está no trânsito dessa afirmação não é outra coisa senão a graça de deus o que é a graça de deus senão uma herança se não uma dádiva de deus alguém que trabalha para conquistar uma herança para se obter uma herança não se trabalha uma herança uma dádiva que chega até nós é o resultado do trabalho de uma outra pessoa na verdade
a herança é um é algo que chega até nós e que nós e que não é por nossos méritos não é porque a gente fez xyz portanto somos merecedores do de toda a herança não é interessante como herança uma dádiva e é uma dádiva para aqueles santos do reino da luz quem são esses santos obviamente que não é esse referente a esses integrantes desse time que hoje bateu de 3 a 0 palmeiras é muito doído falar sobre o santos hoje mas enfim é interessante como esses santos aqui se recessão o som é a própria comunidade
dos colossenses são os próprios colossenses eles são santos que precisam ter conhecimento da vontade de deus para corresponder essa vontade e aí ele conclui o raciocínio tal como vamos concluir a nossa mensagem de hoje dizendo o seguinte pois ele ele quem o pai de nosso senhor jesus cristo ele nos resgatou o domínio das trevas e nos transportou para o reino do filho amado em que temos a redenção a saber o perdão dos pecados nossa mensagem termina exatamente com é com a maneira pela qual paulo tenta despertar a comunidade para a submissão à vontade de deus
lembrando a essa comunidade de onde ela veio ele faça essa pergunta nesta noite de onde você veio melhor dizendo de onde deus que tirou não é possível você fechar seus olhos e lembrar de onde deus te tirou e você não se curvar diante da sua vontade hoje a coisa mais importante da nossa vida é lembrar de onde ele nos tirou é interessante porque a passagem deles pois eles nos resgatou o domínio das trevas como não lembrar das aventuras de israel saindo do egito não porque israel era poderosa não porque israel tinha força e poder mas
porque ela contava com a graça de deus porque deus tirou o povo do egito deus tirou o povo de hoje interessante ver como a mão de deus na história uma coisa maravilhosa do celb daniel capítulo 11 você fica estarrecido porque o texto não diz que o povo é da babilônia é nabucodonosor foi lá e dominou o povo conquistou povo texto diz que o senhor entregou nas mãos da boca do los ou de que se deus não quiser se deus não entendem o povo não seria vencido de que o poder de deus quando está sobre o
seu povo é um poder incrível de crescimento de frutos e didi e de desafios dos mais incríveis possíveis entretanto a gente vive esse povo que foi liberto do egito mesmo a despeito da libertação e da grandeza da obra de deus na vida deles ao longo da caminhada com mentalidade ainda de outrora com a mentalidade do egito sabia que essa é a impressão que paulo tendo essa igreja de uma igreja que cuida de uma comunidade que conhecer o evangelho que vivenciou o evangelho mas continua fazendo algumas coisas que não fazem mais sentido elas fazem sentido quando
era lá atrás daquele jeito quando todos eram dominados pelas trevas ea treva aqui tem que ser exatamente o oposto à luz que o entendimento onde as coisas estão obscuras onde as coisas não batem não estão conecta-se onde as coisas não fazem sentido do absurdo parece tomar conta de tudo era diante desse domínio que as pessoas estavam que os colossenses se encontravam e que deus fez deus pegou libertou esse povo desse domínio desse reino de trevas e conduziu eles estão vendo de luz ele diz que ele resgatou tirou e transportou de um lugar para o outro
eu gostaria de nessa última imagem pensar com vocês exatamente aquilo que paulo aos poucos ele vai colocando a imagem da árvore que produz os frutos e que está crescendo e que produz frutos e que portanto ele não tira de um lugar para outro como se o problema do povo de deus fosse um problema geográfico ele não está tirando você domínio das trevas e colocando domínio da luz do tipo do tirano você lá do mundo e colocando você aqui na ibm 1 ele está tirando você com raízes de um contexto onde a tua mentalidade é dominada
apenas por você o soberano da sua vida você mesmo senhor de si mesmo aquele que dá cartada aquele que decide os rumos aquele que toma as rédeas da vida e dizendo o seguinte filho agora você vai criar as raízes do outro terreno e essa mentalidade vai mudar porque não existe nesse reino dois senhores existe um só senhor e este senhor jesus cristo e foi por causa dele que você foi transportado desse império que você era escravo de você mesmo escravo de sua auto referência ego referência que era era na verdade um egocentrismo centrado em si
mesmo vivendo uma vida centrada esse mesmo do seu trabalho sua família seus afazeres seus dons seus talentos seu próprio corpo tudo orbitando ao redor de um único centro você mas o evangelho de deus chegou até você ele desestruturou toda essa essa órbita organizada todinha tutinha ao redor de você e orbitou todos os astros todas as estrelas e toda a constelação da tua vida do teu ministério dos seus afazeres dos teus dons e talentos e orbitou tudo isso redor de um único centro que jesus de nazaré ea pergunta que faço é qual é o centro de
jesus na sua vida onde está jesus na sua vida onde está jesus do contexto da tua vida interessante quando a gente vê isso ele nos transplantou e nos tira de um contexto onde a gente precisa ganhar aqui uma espécie de acomodação com uma nova realidade aqui não faz mais sentido viver a vida toda tomando a mim mesmo como referência no reino do filho do seu amor a gente aprende uma coisa vital de que todas as nossas grandes decisões não são mais tomadas nossa própria vontade quando a gente muda de reino e descobre que nós não
somos mais senhores todas as escolhas da nossa vida precisam ser submetidas ao senhorio de jesus quantas vezes você e eu somos incapazes nas grandes decisões da nossa vida submeter as nossas escolhas a deus porque nós temos tanta dificuldade de fazer isso porque lutamos contra uma raiz quem está acostumada com o ambiente um habitat de todas as coisas giram ao redor de nosso próprio ego mas o evangelho é o machado na raiz o evangelho é a modificação de todo o cenário onde esse cenário é reconstruído agora sobre o senhorio de cristo imagine que alguém está lendo
essa carta e quem está do lado ouvindo essa carta é onézimo é também filêmon são famílias em conflito são famílias em que o país está revoltado com o filho porque o filho está fazendo a sua vontade ou filho está levando o pai prejuízo não é porque o pai não está correspondendo com seus deveres que ele acredita serem necessários e ele o dente conflito mas imagine um desvio houve exatamente isso ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o reino do seu filho amado em que temos a redenção e o que a redenção
se não o perdão dos pecados talvez você seja comum onézimo alguém que aprontou tá fugindo tentando escapar de seu egocentrismo tentando escapar de seus erros de suas falhas chegou a hora de você enfrentá las de uma vez por todas e pra gente enfrentá las a gente conta com um poder mais forte do que o nosso ego com o poder de deus jonas eu tenho muita dificuldade porque eu sou uma pessoa muito arrogante eu gosto das coisas sempre do meu jeito eu gosto das coisas elas sejam obsessivamente cumpridas tal como eu espero e quero está difícil
a minha relação com deus porque ele não quer fazer o que eu quero agora teus por isso porque essa é a maneira pela qual deus vai tratar com o teu caráter com o meu caráter o nosso caráter para que o nosso caráter ea nossa imagem seja como a imagem do seu filho amado que sendo o senhor sobre todas as coisas senhor da criação senhor da igreja e deus não jogou por usurpação ser igual a deus mas assim mesmo se esvaziou assumindo a forma disseram que deus abençoe a todos o curioso nome de jesus amém