Olá meus amigos do adventismo Vivo sejam muito bem-vindos a mais um estudo da Bíblia por meio da lição da Escola Sabatina chegamos à lição de número seis cujo título é curando um cego Vamos estudar o episódio em que Jesus restaurou a visão de um cego de nascença agora acompanhe como a lição tem se desenvolvido até aqui na lição de número um Nós estudamos João Capítulo um na lição de número 2 estudamos João Capítulo 2 na lição de número 3 João 3 na lição de número 4 João 4 na lição de número C que foi na
semana passada estudamos João Capítulo 5 e 6 Então por essa sequência era de se esperar que a lição desta semana abordasse João Capítulo 7 ou os capítulos 7 e 8 porém a lição desta semana ela dá um salto do dos Capítulos 5 e 6 para os capítulos 9 e 10 então foram saltados os capítulos 7 e 8 A despeito disso a parte aqui de domingo tem o objetivo de fazer um rápido resumo do que aconteceu nos capítulos 7 e 8 e a lição de domingo inicia assim João 7 marca o início dos últimos seis meses
da vida de Jesus Então veja aqui nós ainda nem estamos na metade do livro de João e já é o já são os meses finais O semestre final da vida de Jesus no capítulo S Jesus sobe para Jerusalém para a festa dos tabernáculos e ali ele se envolve novamente em discussões em confrontos com os líderes religiosos no Capítulo 8 acontece a história da mulher apanhada em Adultério Jesus não a Condena Jesus a perdoa Então esse é o pano de fundo que nos prepara para chegar ao Capítulo 9 em que está registrada a história da Cura
do Cego de nascença vamos lá o texto vai ser projetado na tela para que você possa acompanhá-lo diz assim João Capítulo 9 verso 1 caminhando Jesus viu um homem cego de nascença e os seus discípulos perguntaram mestre Quem pecou este ou seus pais para que nascesse cego respondeu Jesus nem ele pecou nem seus pais mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus Já começamos o capítulo com uma polêmica por que os discípulos perguntam Quem pecou para que ele nascesse cego seria que a deficiência ou a doença tenha uma causa espiritual segundo o
ensinamento dos rabis sim segundo a tradição dos anciãos sim veja os seguintes textos na tela no talmud babilônico está registrado o seguinte a guemará continua sua discussão sobre punição em geral e a relação entre as ações de uma pessoa e as punições infligidas contra ela em particular ravian disse não há morte Sem Pecado Se uma pessoa não pecasse ela não morreria e não há sofrimento sem iniquidade então disso nós podemos derivar que no pensamento rabínico a doença o sofrimento a morte era causado pelo pecado individual era uma punição individual para um pecado específico ou para
uma vida de pecado mas não é só isso também vemos no talmude o seguinte Rabi Alexandre disse que Rabi irva baraba disse a pessoa doente só se recupera de sua doença quando o tribunal Celestial perdoa todos os seus pecados então também por esse esse texto os pecados são a causa da doença e em outra porção do talmud Nós lemos um texto que é bastante curioso e que diz respeito diretamente à história bíblica que nós estamos lendo diz assim o Rabino yohanan bai disse os anjos ministrantes me disseram quatro questões e esses anjos ministrantes aí não
são seres Sobrenaturais são outros sábios são outros estudiosos da Torá e a e as questões que eles disseram ao Rabino são as seguintes Por que razão as pessoas mancas existem é porque seus pais viram suas mesas ou seja envolvem-se em relações sexuais de maneira atípica Por que razão as pessoas mudas existem é porque seus pais beijam aquele lugar de nudez Por que razão as pessoas surdas existem é porque seus pais conversam enquanto se envolvem em relações sexuais Por que razão as pessoas cegas existem é porque seus pais olham para aquele lugar então o que esse
texto rabínico nos diz que havia uma tradição que havia uma forma de enxergar as doenças ou as deficiências como resultado de um pecado e especificamente de um pecado praticado pelos pais durante a concepção daquele bebê que seria formado que nasceria tempos depois então essa mentalidade rabínica estava também nos discípulos quando Eles veem o cego e perguntam Quem pecou este ou seus pais já Vimos a parte que explica como o pecado dos Pais causaria uma doença ou uma deficiência no filho mas se aquele era um cego de nascença Por que os discípulos perguntam Quem pecou ele
ou seus pais se ele era cego de nascença então ele só poderia ter pecado no ventre materno e é possível que uma pessoa peque no ventre materno no ensinamento dos rabinos na literatura rabínica sim Veja essa outra discussão rabínica que aparece no midrash berechit rá 63 é um comentário sobre Isaú e Jacó e diz assim os filhos lutavam dentre dela yohanan e hh lakish Rabi yohanan disse este corria para matar aquele e aquele corria para matar este é uma referência a Isaú e Jacó hh lakish disse este permitiu mandamento daquele e aquele permitiu mandamento deste
Rabi Bereia em nome de Rabi Levi para que você não diga que foi depois que ele Isaú saiu do ventre de sua mãe que ele o confrontou mas sim enquanto estava no ventre de sua mãe seu punho estava estendido em direção a ele é isso que está escrito os ímpios são corruptos desde o ventre Salmo 58 verso 3 os filhos lutavam dentro dela quando ela ficava próxima às sinagogas e salas de estudo Jacó se agitava para sair é isso que está escrito antes que eu te formasse no ventre eu te conheci Jeremias 1 verso 5
quando ela passava por casas de idolatria Esaú corria e se agitava para sair é isso que está escrito os ímpios são corruptos desde o ventre então por este comentário rabínico nós vemos Que ações pecaminosas como tentativa de assassinato o desejo de participar de um culto Pagão são atribuídas a Isaú quando ele era ainda um bebê dentro do ventre materno então Havia sim a concepção de que alguém poderia pecar antes mesmo de nascer e esse pecado no ventre influenciaria todo o destino daquela pessoa é por isso que os discípulos expressando a tradição dos anciãos perguntam para
Jesus mestre Quem pecou este ou seus pais agora isso que acabamos de ver são ensinos de homens a pergunta que precisamos fazer é o que a Bíblia ensina sobre a origem das doenças sobre a relação que existe entre o comportamento dos pais e o que acontece com os filhos Qual é o ensinamento bíblico A respeito para nós sistematizar isso nós vamos proceder agora na forma de perguntas e respostas então separei aqui nove perguntas sobre esse assunto acompanhe os slides e os textos na tela pergunta de número um toda tragédia é resultado do pecado e a
resposta é sim em romanos 5:17 está escrito pela ofensa de um e por meio de um só reinou a morte então a partir do pecado de Adão em nosso mundo passou a reinar a morte a corrupção e tudo está caótico porque o pecado foi introduzido a morte foi introduzida onde só existia vida então de maneira genérica de maneira geral todo o problema toda a tragédia é causada pelo primeiro pecado que introduziu a mortalidade na nossa existência agora nós podemos modificar essa pergunta número dois toda a tragédia individual é resultado de um pecado individual e a
resposta é não muitas vezes as tragédias as doenças as deficiências e todos os outros problemas são resultados da aleatoriedade caótica de um mundo de pecado e Jesus ensinou sobre isso lá em Lucas 13 veja o que o texto diz naquela mesma ocasião chegando alguns falavam a Jesus a respeito dos Galileus cujo sangue Pilatos misturar com os sacrifícios que os mesmos realizavam então ao que parece houve uma execução brutal da parte do império romano e as pessoas foram comentar essa notícia com Jesus e Jesus disse assim a eles pensais que esses Galileus eram mais pecadores do
que todos os outros Galileus por terem padecido estas coisas não eram eu Volo afirmo se porém não vos arrependeres todos igualmente perecereis ou cuidais que aqueles 18 sobre os quais desabou a torre de siloé e os matou eram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém não eram eu vol lo afirmo mas se não vos arrependeres todos igualmente perecereis então Jesus está dizendo que sofreram a execução do império romano de que desabar uma torre e um prédio sobre eles não foi causado por uma situação moral por um pecado específico não não foi as peculiaridades
Morais daquelas pessoas que atraíram a tragédia sobre eles não é possível traçar uma relação de causa e efeito entre as tragédias que muitas vezes nos acontecem pergunta de número três existem doenças que são resultados do pecado e a resposta é sim nós vimos isso até mesmo no estudo da semana passada em que Jesus curou o homem paralítico há 38 anos em João 5:14 está escrito o seguinte mais tarde Jesus o encontrou no templo ele disse olha que já estás curado não peques mais para que não te suceda coisa pior então o pecado pode levar a
algumas doenças Sim nós podemos complementar isso com o Salmo 38 verso 3 em que o salmista diz não é parte Sana Minha Carne por causa da tua indignação não a saúde nos meus ossos Por causa do meu pecado então sim os pecados individuais podem causar doenças individuais agora complementando essa pergunta temos ali número quatro toda doença é resultado do pecado individual e a resposta é não nós temos essa resposta a partir do próprio texto que acabamos de ler há pouco em João Capítulo 9 Jesus respondeu aos discípulos nem ele pecou nem seus pais mas foi
para que se manifestem nele as obras de Deus então aquela doença aquela deficiência não foi causada por um pecado específico nem toda doença é resultado de um pecado individual e para complementar esse entendimento essa conclusão nós podemos recorrer até mesmo ao caso de Jó as enfermidades e todas as desgraças que aconteceram com Jó não foram punição Divina por um pecado específico mas sim fruto resultado do grande conflito entre Cristo e Satanás vamos agora à pergunta cinco o pecado dos Pais pode causar doença ou deficiência nos filhos e a resposta é sim isso é fácil entender
porque nós vivemos na era da Medicina moderna especialmente são relevantes as influências pré-natais o que os pais fazem a maneira como a mãe procede durante a gravidez tem um impacto tremendo na vida do filho podendo gerar uma criança saudável ou mesmo uma criança doente uma criança deficiente e um texto bíblico muito interessante aquele que aparece em juízes Capítulo 13 versos 3 e 4 o Anjo do senhor aparece para a mãe de Sansão e dá instruções de saúde específicas para ela o texto diz assim apareceu o anjo do Senhor a esta mulher ele disse Eis que
és estéril e nunca tiveste filho porém conceberás e darás à luz um filho agora pois guarda-te não bebas vinho ou bebida forte nem comas coisa imunda por quê Porque se ela bebesse bebesse bebida alcoólica comesse carnes imundas não só a própria saúde seria prejudicada mas também a saúde do filho e aquele que deveria ser um Libertador do povo de Israel teria sua saúde e a sua força comprometida muito curiosamente acessando um documento médico do Ministério da Saúde que diz respeito aos cuidados da Saúde ocular na infância nós vemos que na fase PR Natal existe existem
situações de risco que podem levar a cegueira E essas situações de risco são a exposição a drogas como álcool e drogas ilícitas e também fatores nutricionais e metabólicos quando nós vamos ao texto de Juízes nós vemos que o anjo do Senhor deu exatamente essas orientações para a mãe de sanção não tenha exposição a drogas como álcool e cuide dos fatores nutricionais não comendo coisas imundas então resumindo o pecado dos Pais pode causar doença ou deficiência no filho sim porém Veja a próxima questão os filhos recebem punição de Deus pelo pecado dos pais e a resposta
é não o livro de Ezequiel no capítulo 18 nos responde isso com todas as letras e diz assim a alma que pecar essa morrerá o filho não levará a iniquidade do pai nem o pai a iniquidade do filho a justiça do justo ficará sobre ele e a perversidade do perverso cairá sobre ele Deus não pune os filhos pelo pecado dos Pais porém Veja a pergunta sete os filhos podem sofrer as consequências dos pais e a resposta é sim nós vemos isso no próprio texto dos 10 mandamentos no mandamento que proíbe a adoração de imagens é
dito o seguinte não as adorar ás nem lhes darás culto porque eu o Senhor teu Deus Deus Zeloso que visito a iniquidade dos Pais nos filhos até a terceira e a quarta geração daqueles que me aborrecem de que maneira Deus visita a iniquidade dos Pais nos filhos por meio das leis da hereditariedade Deus não impede as leis da hereditariedade de modo que uma vida de abuso dos Pais pode repercutir na saúde na moralidade e em tantas outras condutas e inclinações dos filhos questão de número oito as crianças pequenas cometem pecado segundo a teologia de muitos
rabinos do tempo de Jesus sim como nós já Vimos a princípio e também os discípulos absorveram esse conceito de que uma criança pudesse pecar dentro do ventre mas o que a Bíblia ensina sobre isso as crianças pequenas ali na na primeira fase de vida elas podem cometer pecado e a resposta é não porque para haver pecado é necessário saber escolher entre o bem e o mal e as crianças não possuem essa capacidade veja o que o texto de Deuteronômio 1:39 diz e vossos meninos de quem dissestes por presa serão e vossos filhos que hoje nem
sabem distinguir entre o bem e o mal esses ali entrarão e a eles darei a terra e eles a possuirão no mesmo sentido Isaías 7:16 diz na verdade antes que este menino saiba desprezar o bem saiba desprezar o mal e escolher o bem será desamparada a terra ante cujos dois Reis tu tremes de medo então crianças pequenas não têm a capacidade de distinguir entre o bem e o mal não tem a capacidade de desprezar o mal e escolher o bem consequentemente não cometem pecado e não podem ser responsabilizadas por seus atos última pergunta para nós
terminarmos existe registro na Bíblia de que o destino de uma criança pode ser definido pelo comportamento dos pais e a resposta é sim Você se lembra daquele momento de instituição da páscoa Deus determinou que o povo que estava prestes a sair do Egito matasse um animal e usasse o sangue para pintar as bordas os Marcos das portas da casa aqueles pais que pintavam o a a porta de suas casas tinham os filhos protegidos do anjo destruidor porém os pais principalmente os egípcios que não pintaram as vergas das portas tiveram seus filhos destruídos pelo anjo destruidor
então uma ação que foi tomada pelos pais determinou o destino dos filhos uma ação ou uma omissão dos Pais fez diferença entre a vida e a morte dos filhos Êxodo 12:13 diz o sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes quando eu vir o sangue passarei por vós e não haverá entre vós praga destruidora quando eu ferir a terra do Egito Isso é o que a Bíblia ensina entre a relação do comportamento dos pais e o que acontece com os filhos em resumo nós podemos dizer que os discípulos ao fazerem essa pergunta vendo
o cego Quem pecou este ou seus pais estavam com uma teologia errada não ensinada pela bíblia e depois que os discípulos fazem essa pergunta Jesus responde assim no verso 4 é necessário que façamos as obras daquele que me enviou enquanto é dia a noite vem quando ninguém pode trabalhar enquanto estou no mundo sou a luz do mundo por que Jesus disse isso porque como nós vimos a princípio aqui a partir do Capítulo 7 de João nós estamos no nos últimos meses de vida de Jesus Jesus está consciente de que lhe resta pouco tempo para desenvolver
seu ministério então ele precisa aproveitar as oportunidades ele precisa trabalhar fazendo as obras de Deus e após falar isso o verso 6 registra dito isso cospi na terra e tendo feito lodo com a saliva aplicou Aos olhos do cego dizendo-lhe vai lava-te no tanque de siloé que quer dizer em ele foi lavou-se e voltou vendo Então os vizinhos e os que Dantes o conheciam de vista como mendigo perguntavam não é este o que estava sentado pedindo esmolas uns diziam é ele outros não mas se parece com ele por quê Porque aqueles que ele aquele mendigo
que eles conheciam era cego Mas agora eles viam um homem andando pela rua de maneira desembaraçada vendo interagindo com as pessoas não poderia ser aquele que eles conheceram ele mesmo porém dizia sou eu perguntaram-lhe Pois como te foram abertos os olhos respondeu ele o homem chamado Jesus fez lodo untou me os olhos e disse-me vai ao tanque de siloé E lava-te então fui lavei me e estou vendo disseram-lhe pois onde está ele respondeu não sei porque ele não sabia porque quando ele saiu da presença de Jesus ele ainda não estava vendo ele teve de chegar
ao tanque para que o milagre acontecesse e nesse momento Jesus já havia se retirado do local de origem porém depois que o milagre acontece os fariseus entram em cena verso 13 levaram pois aos fariseus o que Dantes fora cego e era sábado o dia em que Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos essa informação é muito importante veja como o verso é construído o verso diz assim e era sábado o dia em que Jesus fez o lodo primeira ação ele abriu os olhos segunda ação Nós já vamos ver porque esses dois verbos são
destacados aqui no verso 14 Então os fariseus por sua vez lhe perguntaram Como chegar a ver ao que lhes respondeu aplicou lodo aos meus olhos lavei e estou vendo por isso alguns dos fariseus diziam esse homem não é de Deus porque não Guarda o Sábado diziam outros Como pode um homem pecador fazer tamanh sinais e houve discão entre eles por que Jesus foi acusado de não ser de Deus e acusado de transgredir o sábado da mesma forma que nós fizemos na semana passada precisamos entender aqui a tradição dos anciãos precisamos entender a tradição interpretativa sobre
o que era guardar o sábado para os fariseus Então veja os seguintes textos rabínicos na tela na MN Shabat nós temos as 39 atividades ou trabalhos proibidos ao sábado e se você for até o número 10 da lista está ali amassar é proibido amassar no sábado e o que diz o verso 14 era sábado dia em que Jesus fez o lodo para fazer lodo é necessário amassar terra com saliva e dessa maneira Jesus violou Jesus praticou uma conduta que estava expressamente na lista das atividades proibidas no sábado mas não apenas isso o talmud também diz
que só era permitido praticar atos de cura atos de atendimento a um doente em caso de risco de vida veja o midr devarim rá diz assim uma pessoa de Israel que tem dor de ouvido qual é a decisão é permitida tratá-la no shabbat Ou seja no dia de sábado assim ensinaram os sábios qualquer caso em que haja incerteza quanto a uma situação de risco de vida isso sobrepõe-se ao shabbat esta dor de ouvido se for uma ameaça à Vida pode-se tratá-la no shabbat o caso do cego de nascença era uma doença uma incapacidade que apresentava
risco de vida não porque ele estava nessa condição desde que nasceu e não havia perigo iminente para sua vida então não se poderia fazer uma obra de medicina uma obra de cura no horário do sábado veja o próximo texto do talmud todas as necessidades de uma pessoa doente cuja vida não está em perigo são realizadas por meio de um Gentio no shabbat Jesus não era Gentio Jesus era judeu e Portanto ele não poderia socorrer uma pessoa doente no shabbat e o talmud continua assim e esta decisão está de acordo com a opinião do hav hamuna
Como diz hav hamuna diz Com relação a um assunto em que não há perigo mas apenas doença potencial disse ao Gentio para realizar o ato e o Gentio realiza o ato veja como Jesus foi acertado ao dizer em outro episódio que as tradições dos anciãos davam o mandamento de Deus de acordo aqui com o talmud era proibido fazer um ato de cura um ato de medicina se não houvesse risco de vida mas o mesmo talmud sanciona que um Gentio que um Forasteiro que uma pessoa de outra religião possa ser colocado para trabalhar ao sábado o
mandamento de Deus era sistematicamente invalidado pela tradição humana é por isso que eles acusam Jesus de violar o sábado qual Jesus violava a lei de Deus não a lei dos homens a tradição dos anciãos Então veja Muitas vezes os Adventistas são atacados em debates em discussões teológicas dizendo vocês estão guardando o sábado mas foi um instituto que Jesus desprezou veja quantas vezes o Novo Testamento diz que Jesus violava o sábado quando esses opositores dos guardadores do sábado usam esse argumento eles demonstram um desconhecimento sobre a cultura da época sobre o que de fato está acontecendo
Jesus não é acusado nunca de ser um violador do sábado por violar a lei de Moisés mas sim por violar a tradição dos anciãos é isso que está em discussão aqui é por isso que o verso 14 usa dois verbos para falar do que fez Jesus porque Jesus violou a tradição dos anciãos em dois pontos diferentes ao fazer o lodo e ao aplicar o lodo nos olhos realizando um ato de cura que deveria esperar até o dia seguinte continuando agora a nossa leitura Vamos para o verso 17 de novo perguntaram ao cego Que dizes tu
a respeito dele visto que te abriu os olhos e o cego responde que é profeta respondeu Ele não acreditaram os judeus que ele fora cego e que agora via enquanto não chamaram os pais e os interrogaram é este o vosso filho de quem dizeis que nasceu cego como Pois vê agora Então os pais responderam sabemos que este é nosso filho e que nasceu cego Mas não sabemos como vê agora ou quem lhe abriu os olhos também não sabemos E por que eles disseram isso será que eles não sabiam Sim eles sabiam porque o início do
capítulo diz que os vizinhos aqueles que viam ele mendigando antes entenderam que houve um milagre então sim os pais sabiam o que estava acontecendo mas o que os pais dizem para os fariseus perguntai a ele idade tem falará de si mesmo ou seja os pais dizem não somos nós que vamos tomar a responsabilidade sobre o que aconteceu Ele tem idade ou seja ele é maior de idade e a maior idade nos tempos do novo testamento era de 13 anos Nós não sabemos a idade exata desse cego mas nós sabemos que ele tinha mais de 13
anos ele já era maior de idade Ele já tinha responsabilidade própria verso 22 isto disseram Seus pais porque estavam com medo dos judeus Pois estes já haviam assentado que se alguém confessasse ser Jesus o cristo fosse expulso da Sinagoga por isso é que disseram os pais ele tem idade interrogao essa expulsão da Sinagoga ela não coincide com a exclusão da igreja que nós temos hoje não essa pulão da Sinagoga eraa uma pena de suspensão de 30 dias durante esses 30 dias se houvesse uma se uma criança nascesse ela não receberia circuncisão pela lei de Moisés
se alguém da família dos expulsos dos suspensos morresse ela não receberia os serviços Os cultos funerários então além de ser uma grande vergonha um vexame público diante da sociedade a pessoa estava excluída também dos atos rit ritualísticos religiosos da religião do antigo testamento é por isso que ser expulso da Sinagoga era uma ameaça assim tão grande e os pais daquele cego que fora curado eles são intimidados e passam a questão de como foi o milagre dele para o seu próprio filho verso 24 então chamaram pela segunda vez o homem que fora cego e lhe disseram
dá glória a Deus o que significa esse D glória a Deus fale que foi Deus que curou você e não que foi um homem chamado Jesus porque quando você está fazendo isso Você está cometendo blasfêmia Você está cometendo idolatria por isso que eles falam dá glória a Deus nós sabemos que esse homem é pecador ele retrucou se é pecador não sei uma coisa sei eu era cego e agora vejo perguntaram-lhe pois que te fez ele como te abriu os olhos e ele respondeu já voo disse não atendestes por que quereis porventura ouvir outra vez porventura
quereis vós também tornar vos seus discípulos e a fala aqui daquele cego é é muito interessante porque ela é tomada de uma eloquência que até mesmo confunde os fariseus de uma de uma eloquência que envergonha os fariseus porque eles estavam insistindo tanto naquela questão eles estavam perguntando e reperguntas daqueles testemunhos eh apresentariam uma contradição apresentaria uma falha para poder perguntar Jesus mas a fala do cego que foi curado é tão fluida é tão direta que coloca eh os fariseus numa situação de vergonha porventura querei vós também tornar vos seus discípulos então o injuriar e lhe
disseram discípulo dele sejas tu mas nós somos discípulos de Moisés sabemos que Deus falou a Moisés mas este nem sabemos de onde é e agora o o o cego que fora curado ele vai arrematar o seu discurso vai dar uma verdadeira aula de teologia para aqueles que eram os teólogos do país para os fariseus e o cego curado diz assim no verso 30 respondeu-lhes o homem nisso é de estranhar que vós não saibais De onde ele é e contudo me abriu os olhos o que ele está falando é o seguinte se vocês são os líderes
da nação se vocês são os mestres religiosos e não conhecem alguém que fez um milagre tão espetacular então o problema não está com o homem que fez o milagre está com vocês que mesmo ocupando um alto cargo não tem informações básic sobre o milagre que ocorreu incisivas essas palavras verso 31 sabemos que Deus não atende a pecadores e nesse ponto a fala do cego curado converge com a teologia dos fariseus os fariseus também acreditavam que Deus não atende a pecadores Qual é o sentido dessa frase Deus atende sim aos pecadores contritos aqueles que querem se
arrepender que querem mudar de vida mas Deus não atende os aos pecadores atrevidos aqueles que estão praticando pecados dolosamente aqueles que estão em rebelião aqueles que estão com a mão levantada este Deus estes a estes Deus não atende mas o pecador contrito e arrependido sim Deus atende esse é o sentido da fala sabemos que verso 31 sabemos que Deus não atende a pecadores mas pelo contrário se alguém teme a Deus e pratica a sua vontade a este atende desde que a mundo jamais se ouviu Que alguém tenha aberto os olhos a um cego de nascença
se este homem não fosse de Deus nada poderia ter feito mas eles retrucaram tu és todo nascido em pecado e nos ensinas a nós eu o expulsaram Qual é a lição espiritual que nós tiramos daqui repare que a fala do cego transmite toda a teologia que nós temos visto desde o começo Jesus mostra a sua legitimidade a sua autoridade a sua messianidade por meio dos sinais miraculosos que ele realiza alguns vem esses sinais e creem nele outros duvidam mesmo diante dos sinais porque não examinaram a Bíblia e não aceitaram o que a Bíblia ensina a
respeito do Messias a lição ainda traz outro destaque ela retira daqui um princípio que se aplica à nossa vida eu vou ler aqui a parte de quarta-feira que diz assim os oponentes de Jesus interrogavam as pessoas que recebiam a cura tentando de algum modo distor o que estava sendo dito Sim eles interrogaram o cego várias vezes depois interrogaram os seus pais querendo apanhar alguma contradição na fala deles para desmentir o milagre de Jesus e qual é a lição espiritual que nós temos para nós hoje a lição conclui assim hoje em dia há muitos cristãos que
fazem da mesma maneira torcem e retorcem a palavra Na tentativa abusiva de forçar a Jesus de for Jesus a ser como eles querem a customização da fé tem mantido muita gente na ilusão quando os fariseus interrogavam repetidamente as pessoas eles queriam encontrar uma evidência uma parte do depoimento que mostrava que Jesus não era como o curado dizia que ele era e a lição pega essa situação e diz da mesma forma muitas pessoas hoje vão até a Bíblia e torcem e retorcem o sentido dos textos para formar um Jesus à sua própria Imagem e Semelhança um
Jesus que seja agradável a elas de que maneira isso ocorre vamos pensar em alguns exemplos práticos e eu anotei aqui na minha lição o seguinte a Bíblia estabelece uma um elevado parâmetro um elevado padrão de Pureza sexual uma ética sexual baseada na pureza mas o que dizem muit que se chamam cristãos hoje em dia dizem que ah essa questão de ética sexual é uma coisa ultrapassada se duas pessoas se amam se elas se desejam qual é o problema delas se relacionarem ora a Bíblia diz deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá
a sua mulher e então os dois serão uma só carne e daí o texto bíblico é torcido e retorcido e dizem ass sen ora mas a Bíblia ensina o amor se existe amor entre as pessoas está tudo liberado não é assim esse é o mesmo comportamento dos fariseus que queriam pegar os depoimentos das pessoas torcer até chegarem uma conclusão que era favorável a ele não podemos fazer isso com as escrituras podemos citar outro exemplo também do homossexualismo eu anotei aqui uma passagem primeiro Coríntios Capítulo 6 um texto que fala abertamente desse tema eu quero fazer
a a leitura com você porque não podemos deixar os ensinos da lição apenas de forma abstrata isso precisa significar alguma coisa na prática da nossa vida primeiro Coríntios Capítulo 6 verso 9 diz assim ou não sabeis que os injustos Não herdarão o reino de Deus não vos enganeis nem puros nem idólatras nem adúlteros nem efeminados e nem sodomitas nem ladrões nem avarentos Nem bêbados nem maldizentes nem roubadores herdarão o reino de Deus então com essa Ascensão da Teologia woke da cultura w as pessoas tomam a Bíblia e dizem novamente ah o texto diz aqui efeminados
e sodomitas Mas isso não significa e os homossexuais aqui o sentido é outro aqui é o sentido é de um prostituto cultual não está falando dos pecados que nós estamos cometendo Porque existe amor entre as partes Então está tudo certo quem procede dessa maneira está rejeitando uma clara declaração da Bíblia está torcendo o texto para que ele se amolde a sua realid e permita o pecado que ela está cometendo me permita ainda dar um outro exemplo e para esse outro exemplo eu quero ir até o livro de Filipenses Capítulo 4 verso 8 diz assim finalmente
irmãos tudo que é verdadeiro tudo que é respeitável tudo que é justo tudo que é puro tudo que é amável tudo que é de boa fama se alguma virtude há e se algum louvor existe seja isso que ocul o vosso pensamento esse texto diz que devemos pensar e contemplar apenas aquilo que é puro amável que é de boa fama o ensinamento é claro mas muitos cristãos de hoje dizem assim ora Qual o problema de ver um filme com cenas de violência com cenas de sexo com cenas de crime é uma obra da cultura Qual o
problema disso O problema é que viola exatamente o que o texto diz você está contemplando algo que não é puro algo que não é de boa fama mas o texto novamente é torcido para que o pecado possa ser praticado sem que a consciência fique pesada a lição nos chama atenção para não cometermos o mesmo erro dos fariseus no tempo de Jesus nesse Episódio da cura do cego querermos torcer os fatos para que eles se adequem à nossa perspectiva ao que queremos que eles signifiquem a nossa postura diante da palavra de Deus deve ser uma postura
de humildade de nos conformarmos ao que é ensinado pela bíblia e não de fazer a Bíblia se conformar à maneira que nós queremos viver o erro dos fariseus não deve ser o nosso erro devemos adotar uma postura de humildade diante da Bíblia e diante de Deus terminamos de ler o verso 34 em que os fariseus dizem tu és todo nascido em pecado e nos ensinas a nós eu o expulsaram da Sinagoga mas aquele que foi expulso por um decreto humano é agora recebido novamente pelo Deus encarnado veja o verso 35 ouvindo Jesus que o tinham
expulsado encontrando lhe perguntou cres tu no filho do homem Ele respondeu e disse quem é Senhor para que eu nele Creia e Jesus lhe disse já o tens visto e é o que fala contigo então afirmou ele creio Senhor e o adorou Por que o homem adorou a Jesus porque Jesus se revelou a ele como filho do homem quem é o filho do homem é o personagem de Daniel Capítulo 7 que recebe o reino da Glória do ancião de dias é o messias então Jesus se proclama Messias diante do cego do cego que fora curado
ele acredita e adora a Jesus ele se prostra De Joelhos diante de Jesus e Jesus aceita sua adoração verso 39 prosseguiu Jesus eu vim a esse este mundo para juízo a fim de que os que não vem vejam e os que não vem se tornem cegos e aqui Jesus usa novamente daquele recurso Literário de que nós temos falado nas últimas lições Jesus transita daquilo que é literal para aquilo que é simbólico ou figurado Jesus transita do que é material para o que é espiritual vamos entender Esse verso 39 quando Jesus diz assim eu vim a
este mundo para juízo ele não está se referindo ao ato de julgar mas Jesus Está se referindo ao resultado do julgamento por quê Porque a presença de Jesus causa polaridade alguns decidem ser do partido de Jesus e outros tomam posição contra Jesus então a missão de Jesus é justamente causar o resultado da missão de Jesus é causar essa polaridade alguns o amam outros o odeiam e quem fica indiferente já está do lado daqueles que odeiam a Jesus Esse é o sentido da frase eu vim a este mundo para juízo a fim de os a fim
de que os que não vem vejam e os que vem se tornem cegos o que significa os que não vem vejam num primeiro aspecto literal significa Os Cegos aqueles que padecem de uma enfermidade ou de uma deficiência Jesus curou os cegos quando estava aqui nesse mundo porém o sentido que extrapola o literal e passa a ser também figurado ou espiritual os que não vem representam aqueles que não tê um Claro discernimento de quem é Deus que não tem conhecimentos espirituais Jesus está dizendo eu vim para revelar o pai eu vim para que vocês entendam quem
é Deus que vocês saibam Qual são as obras de Deus Eu vim trazer conhecimento informação eu vim apresentar o pai como um Deus de Amor isso isso é o que significa a fala de Jesus a fim de que os que não vem ou seja aqueles que não têm uma compreensão correta do pai vejam E a continuação e os que vê se tornam cegos esses que vêm são aqueles que estão convictos da sua própria compreensão são os líderes religiosos judaicos que se orgulhavam do seu conhecimento que se orgulhavam de de memorizar como era comum naquela época
memorizar toda a lei de Moisés esses que estão cheios das próprias concepções Cheios do próprio conhecimento que se gabam das suas interpretações fantásticas da lei de Moisés este serão tornados cegos porque o seu orgulho os impedirá de ter uma compreensão correta das coisas de Deus mesmo que eles tenham muita informação acerca da Bíblia acerca de como Deus procede verso 40 ao alguns dentre os fariseus que estavam perto dele perguntaram-lhe acaso também nós somos cegos ou seja eles entenderam que aqui Jesus estava falando dele e por isso eles perguntam nós somos cegos espirituais e veja como
Jesus responde verso 41 respondeu-lhe Jesus se fosseis cegos não teriais pecado algum mas porque agora dizeis nós vemos subsiste o vosso pecado essa fala de Jesus tem um peso teológico muito grande na doutrina do Pecado em como nós entendemos O que é pecado Jesus diz assim se fosseis cegos não terias pecado algum O que significa ser cego Jesus está falando de forma figurada espiritual ser cego significa não ter conhecimento bíblico não ter uma concepção de quem é Deus se fosseis cegos não terias Pecado Se vocês não soubessem Qual é a vontade de Deus se vocês
não conhecessem a Bíblia se vocês não fossem informados sobre o que diz a lei de Moisés então vocês não teriam pecado porém mas porque agora dizeis nós vemos subsiste o vosso pecado vocês se gabam de conhecer a lei de Moisés vocês se gabam de conhecer e interpretar corretamente a Bíblia Portanto vocês não TM desculpa vocês estavam informados Qual é o ensinamento que nós tiramos daqui Jesus ensina que o pecado Só existe só pratica pecado quem tem conhecimento quem tem discernimento é por isso que nós falamos minutos atrás que o ensinamento bíblico é de que as
crianças pequenas não praticam pecado por quê Porque elas não têm discernimento elas não sabem escolher entre o bem e o mal Isso é reafirmado por Jesus aqui ao final do texto e depois que Jesus fala essas palavras ele começa um outro discurso de maneira subsequente que dá o origem aqui ao Capítulo 10 e diz assim em verdade em verdade vos digo o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas mas sobe por outra parte esse é ladrão e salteador aquele porém que entra pela porta esse é o pastor das ovelhas para este o porteiro
abre as ovelhas ouvem a sua voz ele chama pelo nome e suas próprias ovelhas e as conduz para fora depois de fazer sair todas as que lhe pertencem vai adiante delas e elas o seguem porque lhe reconhecem a voz mas de modo nenhum seguirão o estranho antes fugirão dele porque não conhecem a voz dos Estranhos Jesus lhe propôs esta parábola mas eles não compreenderam o sentido daquilo que lhes falava eles não compreenderam o que Jesus quis dizer com essa ilustração e de fato existem alguns elementos aqui que são enigmáticos mas de maneira geral o que
nós podemos dizer sobre essa fala de Jesus Jesus lista duas maneiras de lidar com a ovelha a primeira maneira é a do pastor o pastor protege as ovelhas o pastor dá vida pelas ovelhas a outra maneira é a maneira do ladrão do salteador do Mercenário ele quer se aproveitar das ovelhas as ovelhas para eles têm apenas um proveito econômico e nenhum sacrifício fazem em prol das ovelhas o que que Jesus quer dizer com isso que entre aqueles que precisavam ser pastoreados em sua vida espiritual os líderes poderiam tomar duas atitudes ser como Jesus gastando-se e
se deixando gastar em prol das pessoas necessitadas ou usar as pessoas necessitadas apenas para o seu proveito os líderes religiosos que estavam discutindo com Jesus estavam nessa segunda categoria as ovelhas espirituais que Deus confiou a eles eram usadas apenas para os seus próprios interesses apenas para sustentar a classe religiosa apenas para serem os admiradores daqueles grandes doutores da Lei eles não se sacrificavam em prol das ovelhas pelo contrário como acabara de acontecer eles expulsaram o cego curado da Sinagoga significando o aprisco de Deus mas Jesus diz eu não expulso de dentro do aprisco eu protejo
dentro do aprisco eu sou o meio eu sou a porta para que a ovelha fique protegida dentro do aprisco ao contrário desses outros interesseiros no meu rebanho Então essa figura essa metáfora que Jesus usa é uma repreensão aos líderes que por razões injustas expulsaram aquele cego da Sinagoga tiraram aquela ovelha do aprisco do Senhor mas o que Jesus complementa é mesmo estando fora da Sinagoga dos homens aquele cego estava em conexão com Deus porque ele era pastoreado pelo sumo pastor pelo pastor messiânico Jesus Cristo que o aceitava Aqui nós temos uma grande lição e um
apelo para nossa vida Qual é a sua situação você tem andado longe do aprisco de Jesus você está distante da casa paterna você está como uma desgarrada Jesus hoje apresenta-se a você da mesma forma que ele se apresentou aquele cego muitos anos atrás e ele diz eu sou o bom pastor eu sou a porta pela qual você pode ter entrada no reino de Deus não viva mais longe de mim é hora de se entregar é hora de voltar para o aprisco portanto se você tem visto o estado do mundo tem visto as profecias se cumprirem
tem visto que estamos caminhando para as cenas finais da história desse mundo não se demore fora do aprisco é hora de você retornar é hora de você entrar em um relacionamento de paz com Deus Jesus se apresenta hoje para você como um pastor e ele declara assim o que vem a mim de modo algum lançarei fora Jesus chama hoje Você a vir como está ele limpará sua sujeira ele curará a suas feridas e você estará Protegido dentro do aprisco do senhor não se demore porque pode ser tarde demais hoje você precisa decidir está ao lado
de Jesus Ele é um compassivo e misericordioso pastor que aceitará você perdoará os seus pecados e dará a você a vida eterna que Deus abençoe sua vida foi um prazer estudar a bíblia na sua companhia e nos vemos na semana que vem até [Música] lá di [Música]