Como fazer UX // UXNOW

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UXNOW / Daniel Furtado
Como fazer UX? Depois de conversarmos sobre 'o que é UX' e sobre 'o que é Design', agora é a hora d...
Video Transcript:
então como fazer o ex foi eu sou daniel e hoje a gente vai conversar sobre como fazer o ex os outros vídeos dessa série eu expliquei primeiro que que era o ex assim como fundamento e depois fiquei um pouquinho sobre o que é design para ficar claro que o designer gente está falando só da parte de aparência de alguma coisa então agora que a gente já sabe mais ou menos o que o ex e mais ou menos o que é design como que eu faço e o ex e imagina esse como eu faço no sentido
de projetar igual expliquei que é design design projetar alguma coisa então a gente vai conversar a respeito de como que o projeto a experiência de alguém como o projeto a experiência de usuário uma das coisas importantes a respeito de projetar a experiência do usuário é justamente disso a gente não vai tentar projetar a experiência dele a gente vai tentar projetar para a experiência dele e essa mudança de a para vai fazer uma grande diferença como que eu vou projetar alguém ficar feliz fazendo uma compra eu vou projetar alguém fica feliz eu não posso e não
vou interagir não vou mudar o humor daquele cara um cara que tá fazendo uma compra por exemplo laine elite ela brigou com a mãe por isso está comprando presentes para ela ele não vai ficar feliz por causa da compra mas eu vou tentar projetar para que ele fique feliz para que ele não se frustrar para que ele não saia do carrinho e é fundamental a gente imaginar isso eu vou projetar para que aconteça uma experiência positiva tem uma frase que o evento não só sempre comenta o agente tentou buscou tentam achar de que era que
é o seguinte a gente não projeta a experiência a gente projeta contêineres onde a experiência pode acontecer quer dizer o projeto um espaço um espaço limitado onde aquela experiência que eu quero que aconteça possa acontecer vou dar um exemplo disso com relação a alguém ficar seguro a fazer uma compra eu vou projetar um ambiente onde possa acontecer essa segurança eu não vou projetar a segurança no cairo não vou fazer uma frase falando fique seguro eu vou projetar para que ele fique seguro como é um projeto para que ele fique seguro e evita que ele cometeu
um erro e explicou a ele que se ele cometeu um erro está tudo bem eu boto um cadinho às vezes pra deixar em uma situação um pouco mais segura mas se ele for um cara insegura de fazer compra eu vou ter que colocar realmente um vídeo na tv falando ah faça uma compra é seguro para tentar estimular a mudar a opinião dele sobre isso como é improvável que todo mundo possa ficar estimulando positivamente fazendo campanha na tv para dizer é seguro fazer uma compra online por exemplo vamos tentar fazer o cara que já entrou pra
fazer aquela compra num perdi a esperança não saiu de lá frustrado não sai de lá revoltado então isso é uma frase muito legal pra gente imaginar ao invés de projetar a experiência de alguém eu vou projetar para a experiência de alguém uma peça fundamental que você imaginar a experiência de alguém é o alguém ou alguém pode ser cara mais velho que você ou alguém pode ser alguém mais novo do que você alguém pode ser alguém que têm menos conhecimento por exemplo de tecnologia do que você ou alguém pode ser alguém que torce pelo time de
futebol diferente do seu ou que têm sei lá que não come bacon ele pode ser qualquer outro tipo de alguém mais importante é que o alguém ele não é você como alguém não é você é um trabalho muito grande que a gente tem que fazer na hora de projetar a experiência diz colocar realmente no lugar do outro uma das maneiras mais legais uma das melhores maneiras de você então projetar para alguém essa experiência é usar uma abordagem chamada design centrado no usuário o design centrado no usuário que é dos assuntos que norma não fala muito
muito muito eu vou colocar depois na descrição alguns links de mico alguma coisa desse tipo dele ele vai falar que então você tem esse tipo de design alguém pode perguntar mas não é todo o design que é centrada no usuário não é é só o usuário é levado em conta quando você está no processo de design não é vou dar um exemplo é quando você vai fazer um aplicativo quando você vai fazer um aplicativo não é só o usuário está envolvido no aplicativo tem por exemplo uma camada tecnológica tem uma camada de ar quando eu
faço a distribuição desse aplicativo em que código escrever um aplicativo tem várias coisas têm várias várias variáveis e quando a gente fala de design centrado no usuário fundamentalmente é todo toda vez que a gente tiver uma dúvida toda vez que a gente falasse poxa vida eu tenho que jogar uma moeda para decidir isso essa moeda vai ser sempre puxando para o lado do que o usuário que é do que o usuário precisa qual é o objetivo do usuário qualquer tarefa do usuário naquele momento o design centrado no usuário é uma abordagem design onde em qualquer
etapa que você volta nela você vai falar projetando pra mim eu tô projetada para aquele usuário aliás deixa fazer só uma pausa eu comentei coisas que eu falei em outros vídeos eu tô falando do design esse tipo de projeto que tem um outro vídeo então se você não viu outro vídeo assistir outro vídeo falando sobre o que é design se inscreve no canal porque a gente tem mais vídeos nessa série de fundamentos que compartilha com todo mundo se eu pudesse vídeo um dos motivos para a gente criar essa conversa é que isso saia um pouco
apenas do universo dos designers e se espalhe para outros profissionais de outras áreas então se você tiver alguém aí que você de repente acha que esse vídeo ultimando a ele beleza uma imagem é muito comum que todo mundo viu eu vou colocar aqui mostra esses dois círculos um circo onde tem os objetivos do negócio e um circo que mostra os objetivos do usuário e esse pedaço no meio sem exceção é onde ocorre a experiência do usuário ou seja a gente vai tentar realizar porque o negócio pede para ser realizado eo que o usuário espera que
o negócio realize com que o produto realize que o aplicativo realize ea experiência do usuário você fazer uma boa entrega disse a gente já trabalhou aqui na origem com uma equipe de programação que a gente era o time do ex deles pode desenhar novas interfaces discutir como é que poderiam ser as interações com este tipo e esse time que nos contratou mas se colocou num problema a gente desenhou um tipo de interação que a gente imaginava olha essa melhor interação para esse cenário e choca é complexa de ser implementada não existe um componente pronto por
exemplo que faça isso e na hora o pessoal da equipe falou poxa e agora e agora e agora e uma pessoa que era chefe de desenvolvimento falou não a gente compra briga de fazer isso quer dizer mesmo a gente sabendo que isso vai levar mais tempo dos nossos espíritos vai levar mais tempo da nossa produção a gente compra fazer isso porque isso é o melhor para o usuário então quando a gente fala de design centrado no usuário quer dizer que tenha acompanhamento de olhar e falar poxa vida e essa decisão agora é pra mim ela
é vou fazer o que é mais barato para minha equipe e vou fazer o quê vai entregar mais rápido mas o que vai entregar mais valor para o usuário às vezes o que vai entregar mais valor dá mais trabalho de fazer às vezes aquilo que vai realmente responder o problema do usuário é um negócio que que não existe você vai falar assim com chave e vou ter que programar com 80 horas a mais por que isso responde melhor que aquele usuário precisa então quando a gente fala design centrado no usuário quer dizer isso cada um
daqueles momentos que você tem cada vez que você fala assim o auê agora agora vai pensar o que o usuário que é e não só o que o seu gerente quer não só o que às vezes o marketing quer não só o que o seu design que é eu preciso fazer o que é o melhor para aquele usuário uma das coisas mais legais do design centrado no usuário versus outras abordagens de design é que você colocar o que o usuário em prioridade você colocar querer dele em prioridade faz com que você também tira um pouco
da sua carga de responsabilidade falou assim ah mas isso é assim que você como design falou assim ah eu quero assim por exemplo a mas eu gosto de azul eu gosto de azul eu vou fazer aquilo que eu gosto de azul mas você vai pega estudo os usuários pega em uma pesquisa faz uma entrevista e descobrem poxa vida mas nenhum dos meus usuários trabalha bem com juízo loja azul azul não os representa então você não vai fazer isso você vai puxando meu gosto como designer não quer dizer absolutamente nada porque o meu gosto como designer
e perde para o gosto do usuário o meu querer é menor do que eu queria do usuário naquele gráfico que eu mostrei a gente tem três coisas a gente tem o ex-aluno meio ea gente tem objetivos de negócio no objetivo do usuário então a gente fala fala de duas coisas ainda para a gente terminar essa série de fundamentos uma delas a gente fala de como é o traço objetivos de negócio objetivo de produto e como é que eu sei o que o usuário quer como é que eu sei que aquele usuário como eu sei que
aquele usuário é esse cara e que aquele usuário não é esse cara ou será que meu usuários são os dois caro então os próximos dias vão se a respeito disso então de novo se inscreve no canal fica de olho é quando tiver alguma dúvida alguma coisa fala de um comentário com parte do pessoal então obrigado ea gente se vê no próximo vídeo tchau valeu
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