Houve uma Maldição sobre Africanos e Negros?

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Caçador de Histórias
Matrícule se agora no Curso de Introdução a História da África. - https://go.hotmart.com/U87658818...
Video Transcript:
pessoas negras são amaldiçoadas A África é amaldiçoada os africanos foram amaldiçoados as pessoas negras foram amaldiçoadas a se tornarem servos ou escravos dos brancos qual é a origem desta ideia hoje conheceremos um pouco mais sobre a origem da ideia que diz que pessoas negro-africanas foram amaldiçoadas hoje estudaremos a história da maldição de Campo mas desde já deixa aqui seu like curta e compartilhe essa aula e Vem Comigo caçar esta história e se possível contribua para o nosso canal para que nós possamos alcançar mais e mais [Música] pessoas a nossa história de hoje ela começa no
Vaticano mais precisamente na capela cistina uma das mais incríveis capelas católicas do mundo e ela é famosa por seus afrescos extraordinários e foram pintados por Michelangelo entre 1508 e 1512 o teto ele é especialmente conhecido pela icônica Criação de Adão onde os dedos de Deus e Adão quase se tocam a arte na capela cistina é renascentista O que significa que reflete as ideias da Renascença um período que foi marcado pelo individualismo diferente de pinturas anteriores que eram centradas em Deus as obras na capela cistina destacam pessoas e contam histórias e uma destas histórias narradas através
da pintura de michelângelo é a cena embriaguez de Noé que foi pintada em 1509 este momento aqui retratado por michelângelo aconteceu após o dilúvio narrado na Bíblia o mundo de acordo com o relato bíblico sofreu um dilúvio e apenas Noé e sua família e poucos humanos além de animais sobreviveram na arca no relato bíblico em Gênesis após Noé sair da arca ele planta uma vinha uma plantação de uva então ele produz vinho e toma deste vinho e se embriaga e fica nua em sua tenda então seu filho cão o vê sem roupa vê a sua
nudez e conta aos seus irmãos sem e Jafé os seus irmãos ao contrário eles vêm e cobrem a nudez do seu pai sem olhar e ao despertar e saber do ocorrido Noé amaldiçoa Canaã o filho de cão declarando ele servo dos servos Noé abençoa sem e Jafé esta história está no livro de Gênesis na Bíblia no capítulo 9 o meu objetivo Neste vídeo não é analisar a veracidade da Bíblia da religião ou mesmo do dilúvio o nosso objetivo de hoje é tentar entender como um texto da tradição Judaica foi incluído na Bíblia Cristã e interpretado
de maneira tão equivocada para justificar a ideia errônea de que pessoas negr e africanas eram naturalmente inferiores ou destinadas à escravidão enquanto as pessoas brancas eram vistas como superiores é importante notar que este texto bíblico não fala em raça em nenhum momento não fala em África ou ideia de que africanos foram amaldiçoados como eu já expliquei na minha aula sobre as origens do racismo que está aqui no canal raça tal como nós conhecemos é um fenômeno da idade moderna mas a maldição que Noé lançou não foi nem diretamente sobre C seu filho mas sobre Canaã
o seu neto que era filho de c e que em tese nada tinha a ver com a história a associação da Pele Negra à maldição de Noé ligada à ideia de escravidão teve um impacto negativo ao longo da história a crença de que Deus destinou os negros à escravidão foi usada muitas vezes como justificativa para escravizá-los mas o texto bíblico não faz qualquer menção à cor de c ou do seu filho Canaã então de Onde tiraram esta associação veja só existem textos rabínicos com relatos de oralidade que foram transmitidos de geração em geração e que
narram sobre a origem da pele escura que teria sido na arca a fonte rabínica conta que durante o dilúvio todos os que estavam na arca foram proibidos de ter relações sexuais o filho de Noé Então transgride essa Norma e faz sexo com sua esposa e como consequência Deus o pune enegrecendo sua pele Mas esta informação é uma tradição rabínica mas veja só esta história rabínica nada diz sobre a escravidão a origem da escravidão conforme retratada no relato bíblico da maldição de Canaã por Noé é uma história separada como eu já falei no início deste vídeo
em 1968 o historiador americano intop Jordan em seu livro branco sobre o preto atitudes Americanas em relação ao negro ele demonstra que a ideia da maldição associada à Pele Negra foi na verdade adotada pelos estudiosos os cristãos hebraísmo através dos tempos até fazer sua aparição de forma muito prejudicial nas Américas a confusão entre as histórias bíblicas e rabínicas aqui é evidente pois as interpretações erroneamente combinam a história da arca contada pela tradição rabínica que explica a origem da pele escura misturando com a maldição bíblica de Noé que envolve a servidão é preciso distinguir as duas
narrativas para entender a evolução do mito da maldição de cã que une Pele Negra e escravidão e ainda existe uma outra etiologia da Pele Negra que é a islâmica nesta interpretação muçulmana a narrativa Bíblica da maldição de Noé tem duas mudanças cão ou cã é o amaldiçoado e não Canaã seu filho e a maldição é de pele negra e não de Servidão então na tradição islâmica cão é amaldiçoado e fica com a pele negra mas não tem nada a ver com a servidão Mas vamos entender uma coisa em várias culturas é comum encontrar histórias que
buscam explicar as diferenças entre as pessoas o termo que usamos para descrever a busca pelas causas e origens dessas diferenças é etiologia estas histórias TM o objetivo de explicar o que vemos ao nosso redor Especialmente quando se trata de fenômenos naturais que parecem estranhos ou incomum a bíblia por sua vez tem muitos exemplos conhecidos desse tipo de explicação na história de Adão e Eva no Jardim do Eden por exemplo um outro exemplo no Jardim do Eden também é a ausência de pernas nas cobras que é explicado de uma maneira muito peculiar A cobra foi amaldiçoada
Então perdeu as pernas e passou a rastejar sobre o ventre É o que diz a Bíblia da mesma forma a narrativa da Torre de Babel busca esclarecer porque há diversas línguas no mundo Outro exemplo é a maldição da escravidão de Noé que também é considerada uma etiologia esta história explica a posição submissa seja ela real ou imaginária dos cananeus na sociedade Israelita posterior as etiologias sobre a pele escura Ou seja a busca desse conhecimento desta origem da pele escura são encontradas em diversas culturas e algumas foram construídas em torno de figuras bíblicas como eu acabei
de dizer a ideia do surgimento destas diferenciações que não são raças pois este conceito não se aplica Nesse contexto ela foi observada em diversos povos ao redor do mundo por exemplo os povos crick nos Estados Unidos que depois de ter contato com europeus e africanos desenvolveram uma etiologia do surgimento das diferenciações de pele eles contam que três pessoas se banharam em um lago o primeiro surgiu completamente limpo e foi o ancestral dos brancos a segunda saiu mais escura porque a água já estava um pouco suja e dela vieram os nativos americanos quando a terceira pessoa
chegou ao Lago a água Estava bastante suja e a pessoa saiu preta e ele se tornou o ancestral dos africanos mesmo porque na experiência dos povos cricks eles conheceram os europeus se considerando superiores e os africanos em condição de escravidão os indígenas pima que viveram no sul do Arizona consideravam a sua cor da pele como ideal e eles ilustravam isso comparando o homem branco como aquele que ficou pouco tempo no forno e o homem negro como aquele que ficou tempo demasiado no forno da criação quando os gregos antigos entraram em contato com africanos negros eles
ofereceram duas explicações a cor da pele dessas pessoas a primeira não tinha nada a ver com mitologia porque argumentava que os habitantes do Sul eram bronzeados pelo sol os do Norte eram pálidos pela falta de sol enquanto aqueles do meio na Grécia e posteriormente Roma tinham a cor de pele considerada ideal gradualmente esta ideia inclusive foi aceita fora da Grécia e Roma a segunda explicação pra cor da pele dos africanos na Grécia antiga estava enraizada num mito de acordo com essa narrativa mitológica PA Filho do Deus Hélio ou Apolo trouxe a carruagem do Sol muito
perto da terra como resultado acredita-se que os povos da África adquiriram A Pele Negra mas nas sociedades de pele escura também encontramos explicações míticas paraa diversidade das tonalidades de pele um exemplo disso também os povos dogons do M são um outro Bom exemplo que dizem que os negros foram criados à luz do sol e os brancos a luz do luar E se para o mundo ocidental Cristão o branco é signo de Pureza para diversas culturas africanas o branco significa morte o que precisamos entender aqui é que estas ideias de diferenças cromáticas da cor da pele
existiram em diversas culturas e neste ponto a narrativa de Noé não Doria porém o texto da Bíblia não faz menção a cor e sim a condição de servir uma outra questão tem a ver com o nome de cão ou cã que tem sido muitas vezes apresentado como significado de quente ou escuro mas que de acordo com o pesquisador de David goldenberg que é um especialista em estudos judaicos ele afirma que o nome c na Bíblia não tem conexão com palavras em hebraico ou outras línguas semíticas que signifiquem escuro preto ou calor portanto PR os antigos
Hebreus não havia ideia de que C representava o ancestral da África Negra quente e não há evidência na narrativa bíblica de que Deus pretendia condenar as pessoas de pele negra à escravidão eterna mas as ideias da relação da cor da pele cura com a maldição estavam presentes principalmente nas tradições orientais cristãs e depois muçulmanas só bem mais tarde que apareceu no ocidente no ano de 1453 nas Crônicas do descobrimento da Guiné que foi escrita pelo cronista português Gomes e Anes de zurara veja o que ele diz estes negros posto que sejam mouros como os outros
são porém servos daqueles pelo antigo costume o qual creio que seja por causa da maldição que depois depois do dilúvio lançou Noé sobre o seu filho C pela qual o ma disse que fosse a sua geração sujeita a todas as outras gerações do mundo zurara foi o cronista português que registrou as primeiras viagens e incursões de Portugal na costa africana Atlântica na busca por escravizados eu já abordei esse tema em um vídeo sobre a primeira captura de Africanos realizada por Portugal na África eu deixo aqui na descrição do vídeo para depois você Gu Lar conferir
mas urara nem foi o primeiro no ocidente a mencionar a maldição de C aproximadamente 30 Anos Antes de zurara escrever sua crônica Dom luí gusm um clérigo e alto membro da ordem Católica de calatrava ele solicitou ao Rabino Moses ar raguel de Castela que produzisse uma tradução da Bíblia Hebraica para o Castelhano e que fosse acompanhada de interpretações judaicas Olha só esta obra foi enriquecida por mais de 330 ilustrações e foi concluída em em 1430 e ficou conhecida como a Bíblia de Alba no seu comentário sobre Gênesis 9:25 ele escreve que Canaã era um escravo
de escravos e alguns afirmam que se referem aos mouros negros que estão cativos em todos os lugares e esta ilustração que representa a cena Bíblica da embriaguez de Noé é a primeira imagem conhecida de cão sendo retratado como pessoa com a pele escura na ilustração c é mostrado atrás dos seus irmãos sem e Jafé que estão cobrindo o pai que está embriagado e nesta ilustração ele é pela primeira vez retratado com a pele mais escura que seus outros irmãos Ou seja é no contexto das Guerras contra os mouros e das primeiras incursões para a captura
de af para serem escravizados que esta ideia ganha Novos ares na Europa a partir do século X Porém uma maldição definida Mais especificamente começa a aparecer agora se diz que a pele negra deriva diretamente da maldição de Noé em outras palavras da dupla maldição de c ou seja ser negro aqui se torna consequentemente ser um escravizado E isto é uma nova maldição uma nova interpretação é a partir deste momento no texto da expansão marítima de Portugal com a escravização de pessoas na África que essas ideias começam a ganhar popularidade principalmente como mecanismo para justificar a
escravidão em 1575 o Francisco Dea Cruz um missionário espanhol no peru Ele registrou o seguinte ele disse os negros são justamente cativos pela justa sentença de Deus Pelos Pecados de seus pais e que em sinal diso Deus manda essa cor em 1592 Diego de EPS um fra de Bispo de tarazona na Espanha ele escreveu que a maldição de Noé causou a destruição dos cananeus bem como as mudanças fisiológicas nos outros descendentes de C que todos nasceram negros e TM muitas deformidades não muito depois destes escritores já no início do século X nós encontramos Esta dupla
maldição em toda a Europa muitas vezes em escritos espanhóis no início do século X Juan de torquemada falando sobre a maldição de Noé ele disse o seguinte que cam foi trocado da cor vermelha para a cor preta como carvão Alonso de Sandoval em 1652 um Jesuíta criado em Lima ele descreveu a maldição de Noé da seguinte forma a pele negra dos etíopes não vem apenas da maldição que Noé lançou sobre seu filho mas também é uma parte inata ou intrínseca de como Deus os criou de modo que neste calor extremo os filhos gerados ficam com
essa cor como sinal que descendem de um homem que zombou do pai para punir sua ousadia assim os negros também nascem escravos porque Deus pinta os filhos de maus pais com um pincel escuro vários escritores espanhóis como Antônio de Leon Juan de solo buenaventura Salinas Francisco Nunes concordam que a cor da pele dos negros é resultado da maldição de Noé e ainda na Europa mas na Inglaterra no ano de 1607 um clérigo inglês chamado Robert wilkinson ele proferiu um sermão em Londres e nesse sermão ele expressou a opinião de que os africanos são a semente
amaldiçoada de cã que tinha como marca o pecado de seus pais a cor do inferno colocada noos seus rostos o administrador francês e o explorador de Senegal Luis morau ele cita Os relatos de muitos negros que são descendentes da linhagem do dito C amaldiçoado por seu pai e são assim distinguidos dos demais homens como eterno memorial da maldição em 1677 Johan ludwick Hanneman um teólogo e médico Holandês ele elaborou uma obra que é intitulada uma curiosa investigação sobre a Negritude dos descendentes de cão e nesta obra ele argumenta que a maldição de Noé não apenas
estava associada à Negritude mas também trazia consigo o fardo da escravidão atribuída aos descendentes de cão e Canaã a tradição que associa os negros africanos à Servidão conhecida como maldição de C ela vai ter o seu Alvorecer na Espanha no século X e se dissemina por outras partes da Europa já no século XI é importante observar que a narrativa da maldição de cam ela evoluiu no contexto do Comércio árabe de Africanos escravizados e também no século X ela ganha novos contornos neste novo cenário do tráfico de escravizados promovido pelos europeus no ocidente a a associação
entre a Negritude e a servidão começa a ganhar força devido ao comércio de escravizados promovido pelos europeus após a queda de Constantinopla para os otomanos em 1453 a Europa passa a depender mais da África como principal fornecedora de escravizados e essa mudança desvia o antigo suprimento de escravizados que vinha da região do Mar negro e dos balcans onde eram escravizados indivíduos de peles Claras e agora vai para as terras islâmicas sobre influência turca que busca os escravizados pelo tráfico árabe vindos da África e as pessoas negras então entram nessa arquitetura ocidental de significados e agora
existe o tal Escravo negro e ele era negro porque era naturalmente escravo diziam eles e ele era escravo porque era naturalmente negro afirmavam eles Ou seja a partir deste momento ser negro era ser escravizado E esta ideia ela nasceu a partir desta conexão da maldição de c com este contexto político religioso da escravidão tanto árabe quanto na Europa a narrativa da dupla maldição foi utilizada para justificar a realidade da escravidão africana servindo como uma forma de manter o status na sociedade e legitimar o comércio de escravizados Ou seja a maldição desta Negritude da pele acabou
se tornando um conceito aceito na cultura Cristã por razões interesses muito óbvios manter o projeto de expansão e a escravização sobre os povos africanos a partir do século XVI observa-se na Europa um aumento significativo no interesse pela origem da cor da pele negra na década de 1730 naturalistas anatomistas e escritores religiosos começaram a debater essa questão com maior intensidade E este interesse vai culminar em 1739 quando a academia real de ciências de bordô oferece um prêmio pro melhor ensaio que abordasse a seguinte questão qual é a causa física da cor dos negros da qualidade de
seus cabelos e da degeneração de um e de outro durante este período surgem explicações não bíblicas e não metafísicas para a pele escura muitas vezes sem fazer referência à maldição de cam e quando ela é mencionada normalmente é para contestá-la ao invés de endossável das teses científicas do racismo científico Eu já falei sobre isso num vídeo que eu deixo aqui na descrição para que você possa conferir mas a maldição de C ela permaneceu presente no pensamento europeu como uma explicação pra pele negra muitos escritores Ingleses dos séculos XV e 19 apoiaram essa visão amplamente aceita
na Europa Cristã não seria surpreendente que a maldição de C fosse transmitida para América pelos colonos ingleses que migraram para lá onde hoje são os Estados Unidos e Canadá e também com religiosos católicos que fizeram parte na colonização portuguesa no Brasil e também na América Latina com os espanhóis em 1837 o pintor e teórico francês jacqu nicolá pelot ele escreveu o seguinte branco é o símbolo da divindade ou de Deus preto é o símbolo do espírito maligno ou do demônio o branco é o símbolo da Luz o preto é o símbolo das trevas e as
trevas expressam todos os males o branco é o emblema da harmonia o preto é o emblema do Caos branco significa beleza Suprema a feiura é negra branco significa perfeição preto significa vício o branco é o símbolo da inocência o preto o da culpa do pecado e da degradação moral o branco uma cor positiva que indica felicidade o preto uma cor negativa que indica Infortúnio A Batalha entre o bem e o mal ela expressa simbolicamente pela oposição de brancos e negros o ex-escravizado Samuel rgold que se se tornou editor de jornal Ministro e defensor da Abolição
ele escreveu em 1855 o seguinte eu sei que maldito seja Canaã às vezes é citado como se viesse dos lábios de Deus embora Estas são apenas palavras de um homem bêbado recém acordado houve tanta inspiração nessas palavras Quanto poderia ter havido em qualquer coisa dita por LW em duas noites muito vergonhosas de sua existência Lógico que aqui é uma ironia na América assim como na Europa a popularidade desta dupla maldição ela reflete o aumento da difamação associada à pele escura James slowen um ministro Presbiteriano do Mississippi ele escreveu o seguinte em 1857 C merecia Sua
Morte Por sua conduta não filial e ímpia mas o grande legislador achou por bem em sua boa vontade não destruir cã com a morte imediata mas colocar nele uma marca de degradação toda a posteridade de c é negra ou escura e portanto trazem seu semblante a marca de inferioridade que Deus colocou sobre o progenitor negro contido desprezado curvado são as palavras usadas para expressar a condição e o lugar dos filhos de C trazendo a marca da degradação em sua pele James Pinton um abolicionista afro-americano um ex-escravizado e Ministro presbiteriano ele sugeriu sarcasticamente que os proprietários
de escravizados teriam um argumento mais forte se encontrassem e escravizassem os cananeus porque de acordo com a Bíblia a maldição era sobre os cananeus e não sobre os africanos em que Pese digam que os africanos descendem dos cananeus e outros teóricos e escritores americanos se esforçaram para fazer essa conexão entre pessoas negras e os povos cananeus como se fosse a conexão óbvia por exemplo John jacobos flornoy um um sulista excêntrico ele escreveu outra raça de negros os cananeus o torton string fellow Ministro Batista da Virgínia ele fala cananeus ou africanos o Josia PR um autor
antinegro que é amplamente lido escreveu o Escravo negro ou cananeu o Iverson Brooks Ministro e Professor Batista pró escravidão inclusive ele escreveu a raça Cananéia ou africana Samuel Davis baldwin um ministro Metodista do tenessee ele escreveu os negros são da linhagem de Canaã tipo os negros de Canaã os negros são descendentes diretos de Canaã William dalman um pastor luterano escreveu o negro é o principal descendente vivo de cão e Canaã não há nenhuma evidência para afirmar que Canaã era negro ou que os negros descendiam de Canaã a única razão para pensar assim baseia-se numa interpretação
inventada da história bíblica que foi destinada para justificar a situação existente da escravatura dos povos africanos de pele negra mas é preciso lembrar que a escravidão esteve presente em diversos lugares do mundo não somente de africanos negros na África Mas também de povos na Europa de povos na Ásia entre povos indígenas Ou seja a história da maldição de c é uma história que foi construída para subjugar as pessoas negras e para manter a escravidão sobre pessoas Africanas a base pro nosso estudo de hoje foram os livros A Maldição de cã raça e escravidão no judaísmo
antigo cristianismo e Islã E também o livro preto e escravo as origens e a história da maldição de can e estas duas pesquisas são do professor David goldenberg da Universidade da Pensilvânia outros links eu deixo aqui na descrição para você continuar os seus estudos o que achou desta história deixa aqui nos comentários quero saber sua opinião e lembre-se tudo tem história tudo é história a África os africanos e seus descendentes tem muita história e eu vim aqui contar para [Música] você i
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