[Música] foi daqui da antiga sede da companhia de jesus em lisboa que saíram os primeiros padres jesuítas em direção ao brasil seguidores da ordem religiosa que mais teve influência na educação brasileira os jesuítas foram responsáveis pelo ensino no país por 210 anos ainda hoje se discute qual era o objetivo destes missionários que chegaram ao brasil junto com os colonizadores pouco depois da descoberta das novas terras catequizar educar afinal o que trouxe os jesuítas para tão longe o historiador português jorge couto estuda a influência dos jesuítas no brasil e no mundo e dirige a biblioteca nacional
de portugal onde a equipe da univesp tv veio encontrá lo se o projeto inicial era missionação conversão de almas conquista de almas fosse primeiro fiéis depois de antigos espera a salvação ea questão da educação surge um pouco depois o facto de a escola fundador da companhia de jesus ser detentor de um elevadíssimo nível intelectual que o texto guia das legalidade das ordens religiosas existentes e só é pressão da cellity católicas italianas espanholas portuguesas e francesas é que fizeram com que a companhia de jesus e sobretudo o seu fundador aceitasse é muito custo é que a
companhia também indicação ao ensino padre klein da ordem dos jesuítas foi aluno do colégio jesuíta são luiz em são paulo anos mais tarde tornou-se reitor do colégio eles educavam catequizandos catequizavam educando em virtudes e letras já era um princípio de santo inácio de loyola fundador da ordem era esse virtudes e letras era uma um elo uma ligação e tênis vinham e face à educação e através disso e transmitir os valores cristo mãos e suscitar a adesão do dos educandos para o cristianismo não é o filme lanche eta josé do brasil do cineasta paulo cesar saraceni
conta a história dos primeiros jesuítas que chegaram ao brasil colônia e as dificuldades que esses missionários enfrentaram convencer o europeu de que o índio era agente foi uma das grandes batalhas do padre manoel da nóbrega chefe da primeira missão jesuítica ao brasil essa questão está no texto diálogo sobre a conversão do gentio o professor de teoria literária alcir pécora diretor do instituto de estudos da linguagem da unicamp tem vários trabalhos voltados à literatura do período colonial nós convidamos os dois pra eles fazer uma leitura deste texto da do diálogo sobre a conversão gentil do padre
manoel da nóbrega esse é um diálogo de constituir apenas de duas personagens é um deles justamente o ferreiro matheus nogueira que de certa forma vai ser quem vai conduzir o diálogo na direção daquilo que pretende determinar novas e outro alguns álvarez que domina muito a língua do sismo e que pratica diariamente com ele as vendas da região o catecismo e tudo mais na leitura deste diálogo o ator eduardo paris e interpreta gonçalo alves o língua e o ator rodrigo p 5 faz o papel do ferreiro matheus nogueira dizerem irmãos nogueira esta gente são próximos parece
que sim porque razão porque nunca me acho se não com eles ou com seus machados e falsas e por isso deixa mais próximos chipp porque próximo chegados quer dizer e ele sempre se chegou a mim e eu como a próximo nos fácil cuidando que cumpre o preceito de amar ao próximo como a mim mesmo estes têm alma como nós está claro pois a alma tem três potências entendimento memória vontade que todos têm e aquilo usa santo agostinho é verdade que o grande teólogo nem que justamente que o homem se define por por estas por três
potências ou faculdades da alma e são entendimentos de inteligência memória é a capacidade de lembrança e vontade a pinacoteca nos enche eta legal então a sala dos quatros a uma coleção de quadros de pinturas que mostram esses padres que fizeram parte da história da cidade de são paulo tá legal então nós temos aqui a princípio um quadro bem interessante que mostra esses dois principais partidos que fizeram parte da história são paulo ou dois padres que são talvez nas duas figuras mais conhecidas nessa história da cidade que é o padre manoel da nóbrega o superior da
companhia de jesus aqui no brasil tá legal eo padre josé de anchieta um dia quer ou sequer um arranhão sui e apontar e essa cena do filme josé de anchieta mostra o jesuíta conversão em tupi com os índios que buscava catequizar anchieta falava fluentemente a língua dos índios os pados línguas com mais é ela que dá um para o aprendizagem de línguas indígenas é ensinavam aqueles que chegavam ao brasil a língua de terra como então se chamava para designar o tupi guarani e quando houve massa crítica suficiente passaram a ser formados quer no colégio coimbra
querem jogou no colégio de santo antão na língua dos povos em que trabalhar o educador e sociólogo fernando de azevedo no livro a cultura brasileira escreve que logo ao desembarcar em os jesuítas fundaram as suas residências ou conventos a que chamavam de colégios para o domínio das aulas eles penetraram às aldeias dos índios multiplicando ao longo da costa seus principais pontos de radiação criação de colégios porque os jesuítas fundavam colégios todos esses colégios é era fundados repetido das elites locais que tenham de contribuir financeiramente ou seja essas elites locais podiam a companhia fundação colégio e
apresentavam os bons e os rendimentos que este bairro que podiam em adotar esse colégio desde a vinda deles em 49 mil 549 até a expulsão do bombom já no século 18 eles foram praticamente hegemônicos em termos de ensino mas é de fato quem tinha acesso aos colégios jesuítas é o que ele chamava de elite na elite locais olá elite local sobre todas as grandes cidades grandes as principais cidades em que havia um colégio jesuíta então era geralmente meus filhos de portugueses nec que tinha o então alguém que já tinha indicado por algum motivo um dono
de engenho coisa parecida mas era em geral quem tinha emprego na nos empregos públicos na concessões reais de pessoas criam coisas da elite local quer dizer que os colégios eram para as elites mas os indígenas tá muito pouca é documentação que fira é presença é índio nos colégios mas nas aldeias obviamente de é esse rs generalizado mesmo colégio já era um grau superior gera um grau em que que normalmente elite é que tinham acesso havia dois tipos de ambientes escolares os aldeamentos que os colégios jesuítas enquanto os aldeamentos se dedicavam à educação e à catequização
dos índios os colégios cuidavam da educação dos filhos da elite colonial a um grande rigor do ponto de vista da austeridade do comportamento moral é das inovações pedagógicas que os juízes introduzida em todo o mundo é que vão é trair elite é e que visam levar a que por toda a europa católica surjam colégio desde o colégio de jesus em roma chegando é nagasaki no japão até a reduç colégios que foi criada no brasil eo primeiro em 1549 em salvador depois gradualmente são vicente santos também no espírito santo em elche em são paulo [Música] dia
25 de janeiro é o dia de são paulo já que o apóstolo paulo se converteu ao cristianismo esse dia o dia desse santo é utilizado pra celebrar essa missa do colégio e a partir daí o colégio passa a ser chamado de colégio são paulo de piratininga nome do colégio são paulo então o colégio que batiza região