A PROVA da EXISTÊNCIA de DEUS que tirou o NOUGUÉ do ATEÍSMO!

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Marcelo Andrade
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Video Transcript:
Então vamos à segunda que é a prova da causalidade eficiente né Uhum uma uma coisa que a primeira também não deixa de ser causalidade eficiente tá se eu movo o copo é eu sou uma causa eficiente da Moção do corpo mas ele está pensando nessas causas eficientes na segunda na segunda via é sobretudo eh da geração Tá certo da geração Ora para que nasça um novo animal é preciso que haja o concurso da do do sêmen da semente e do óvulo do ovo Tá certo e assim vamos nós vemos que nada se faz a si
mesmo só um um homem complicado como aquele stepen rockins se lembra dele tiam sei fí problemas né teórico de buraco negro e outras coisas é ele afirmou uma coisa impressionante que o mundo os católicos T Sim razão o mundo veio do de nada mas só que veio por si mesmo isso entre isso e um desenho animado de Walt Disney não há muita diferença né você imagina o nada puxando-se a si mesmo para ser algo Então como é que uma pessoa tão inteligente faz um raciocínio desse pois pois é eh Alguém disse certa feita que Ele
era mais doente da alma que do corpo porque realmente havia ali uma uma pertinácia no ateísmo que não é possível que um homem inteligente não é muito difícil de admitir que ele não não entendesse coisas básicas que nada pode vir do nada por si mesmo assim como nada pode gerar-se a si mesmo Claro mas hoje o mundo está tão louco aliás que um um famoso filósofo tão gabado nos meios mais conservadores brasileiros como Lui lavel diz que Deus é causa sui Deus é causa de si impossível nada pode ser causa de si Deus é incausado
tudo mais é causado então nós temos uma série de causas eficientes isso foi gerado por esse que foi gerado por esse que foi gerado por esse né mas se você remontar ao infinito o que pode o que vai acontecer que nós não teremos um primeiro Gener um primeiro gerador se não há o primeiro Gerador não haverá o intermediário e se não há o intermediário nada será gerado eh e mais essas causas intermediárias podem ser uma várias ou até infinitas porque não não dá para entrar nisso hoje aqui mas eh Como disse Sant Tomás não é
absurda a ideia de que o universo tivesse existido desde sempre nós sabemos que não é assim por fé né No princípio Deus criou o céu e a terra então é no princípio ao início Então não teve não é infinito não é infinito mas ele disse que ele prova poderia ser eu tenho até um escrito sobre isto tá E que é de alta complexidade mas eh então poderia ser infinitos ainda é preciso Um primeiro gerante mas se tem o primeiro gerante como é que ele seria assim pois é é Ótima pergunta era o que eu queria
porque é Deus é o primeiro dessas séries todas mas estando acima da série não como eh não como eh semelhante à pró séri no mesmo nível ele está acima o o a doutrina dos perenialistas que tem o Wolf gan Smith como um dos seus expoentes eh chega a afirmar vou ficando smi que é Deus é tanto imanente como transcendente isso é uma meia verdade porque é verdade mas com uma coisa que ele não diz ele é muito mais transcendente que imanente ele não é ele não ele não está ele não está na série em si
ele estando acima da série ele pode gerar uma série infinita porque ele mesmo é infinito e lembre-se que a eternidade o infinito eh não é no tempo não é no tempo é Então veja hoje eu acabei de dizer isso né diz a Bíblia Deus criou No princípio Deus princípio deve entender-se duplamente princípio antes de tudo é Cristo mesmo Tudo foi feito nele e tal Evangelho de São João e eh no princípio é no temp mas veja é no tempo para nós para ele é na eternidade e a eternidade engloba Presente Passado futuro razão por por
não implicar tempo ela pode ser o primeiro de uma série infinita isso é de alta complexidade eu bem o sei tá bem adiante da das provas da existência de mas eu deixo aqui registrado mas então é isto semelhantemente primeira via você po motar indefinidamente sem ter um primeiro porque sem o primeiro não há o intermediário se não há o intermediário não há o último e se não há o último Não há nada eh quatro três e a terceira também vai nessa linha três das cinco vias são nesse sentido se não há um primeiro não há
o segundo esse o que você fala causa das causas não causadas né exatamente causa causaram eh causa das causas en causaram incausada exatamente aliás e Santo Agostin dizia que eh Cícero o romano o orador Romano se tinha salvado porque na hora da morte parece que disse causa causar um misera eremi é o também eu vi essa história é verdade não é verdade não que Santo Agostinho disse dis sim agora não se sabe se realmente se não se sabe ele teria dito também morra eu na Pátria Que tantas vezes salvei e terminou com isso deu o
pescoço cortaram lhe a cabeça mas mas é interessante bom é muito bom agora a contingência então é contingência eu não gosto de chamar contingência ele chama dos possibil ou seja dos possíveis esta prova é ao mesmo tempo para mim pelo menos a mim quando saí do ateísmo e tal Foi a que mais me pegou Ah é Foi essa é foi essa mas é preciso entendê-la perfeitamente Por quê o que ele diz é o seguinte nós vemos eh que as coisas que há coisas que um dia não foram não existiram e um dia deixam de existir
tá certo e é tudo que nós vemos é assim não há nada nós mesmos né só a nossa alma mas nós não estamos na alma ainda ainda estamos pelo que é captável pelos sentidos bom [Música] eh nada do que deixa de existir pode ter deixado de não ser um dia tá certo de não ter existido né Ora se tudo quanto existisse um dia não foi é porque nada foi nada existiu o que é evidentemente absurdo porque nós viemos que al coisas existe É lógico Não é isso então é preciso que haja algum ente que não
seja possível senão que seja necessária Mas aí o necessário pode ser necessário quanto ao fim por exemplo a nossa alma a nossa alma não foi mas nunca deixará de ser né nossa alma é eterna é eterna nunca vai morrer mas veja ele não tá tratando ainda das coisas espirituais ele tá tratando das coisas materiais então é preciso que haja eh um algum ente que não seja só possível senão que seja necessário e seja a causa dos entes possíveis necessário Tá certo eh E no entanto se este ente necessário tiver sua necessidade causada por outro nós
acabamos remontando ao infinito também infinito de novo então é preciso em alguém que seja necessário e que seja encausado que não tem a causa e este é Deus Essa é simples me parece a mais Cabal é assim que eu a entendo eu resumi enxuguei para para ficar claro mas muitos interpretam que há ali uma escala os entes possíveis tá o cãs que nascem e morrem os que não fenecem mas que são gerados a alma por exemplo a alma por exemplo e finalmente Deus que é ing gerado e não e não perece bom eh mas então
pergunte-se se é assim não pode ser a alma nem os anjos porque ele não tá tratando ainda das coisas espirituais Então só pode ser uma coisa Que coisa é essa os astros que para eles foram criados que para São Tomás foram criados e eram Tá certo imper por uma razão complexa que não vem ao caso aqui bom eu não acho que seja isso mas se o for você tem duas saídas ou eh ou pular tranquilamente para Deus sem o menor problema você não precisa você precisa de algum a a palavra algum está em latim tá
algum que seja a causa dos entes possíveis ótimo é Deus tá certo você não precisa passar por uma escala intermediária se você quiser passar por uma escala intermediária nesta altura não pode invocar os anjos que Só conhecemos por fé nem a alma humana já que ainda não chegamos na essa altura Tá certo então só tem uma saída é que se diz necessário Não somente aquilo que não perece aquilo que não acaba é necessário por exemplo que o animal morra Isso é uma necessidade é necessário que o homem seja racional Issa é a causa formal e
é necessário quanto ao fim ex suposicion por exemplo que o oxigênio exista para que haja vida na Terra Tá certo então você pode colocar isso olha é são coisas necessárias é um ente necessário ex suposicion com relação ao fim Qual é o fim a vida na Terra então ele é necessário para isso mas a causa dessa necessidade o oxigênio não se dá a si mesmo senão que recebe de outros como não podemos remontar a infinito temos que parar em um que seja absolutamente necessário encausado tá que não tenha necessidade de causa alheia Essa é a
prova perfeito e essa é a correção eu fiz em livro Essa correção tá porque o editor da Loyola que lançou a Suma Teológica Loyola é o Freio Josafá eh disse que não que eram os anjos não pode ser os anjos não pode ser os anjos porque os anjos não entram nessa consideração estão longe dos Anjos na Suma Teológica como eu disse a Suma Teológica é um sorites né a conclusão de uma uma questão passa a premissa da outra questão e assim sucessivamente então é preciso ordem Como dizia Aristóteles o próprio do sábio é ordenar né
você tem de ordenar e aí se não tivesse se fosse o Anjo estaria desordenado desordenado completamente coisa que de que é incapaz Santo Tomás né ele tinha esses erros porque ele acreditava nos corpos de incorruptíveis celestes e tal mas era um erro de todo mundo todo mundo acreditava nisso todo mundo errou nisso todo mundo errou tá então essa para mim é a mais importante mas eu simplesmente anularia esse intermediário e pularia do possíveis para os eu sei que chama-se contingência Tá certo você não incorreu em nenhum absurdo porque todos os tomistas falando nso eu prefiro
possibilidade eu vejo certa diferença entre contingência e possibilidade perfeito agora a perfeição doent é essa é resultado de duas coisas primeiro da do levar por Santo Tomás a conclusão algumas premissas de Aristóteles e da teoria da participação de é aqui que entra Platão aqui entra Platão na his é aqui que entra Platão e isso estava Afinal Aristóteles foi discípulo de Platão então ele trazia isso em germe bom Aqui nós necessitamos uma correção um pouquinho mais firme tá por eh dizer que ass nós vemos entre as coisas que nós vemos coisas mais ou menos boas mais
ou menos nobres mais ou menos belas tá tá mais ou menos entes tá Porque de fato eh ente é aquilo que é né as pessoas chamam ser o melhor é chamar ente eh Como dizia aliás shitler né na naquela aula que eu referia aqui antes mas enfim eh eh então nós vemos que os entes bom ser cão é ser mais que uma pedra obviamente então há diferença de Entidade ser cão é ser mais que uma pedra então nós vemos que os entes T mais ou menos bondade mais ou menos verdade mais ou menos beleza mais
ou menos nobreza mais ou menos ser Tá certo ser pois bem e tudo em todo processo em que há o mais e o menos é preciso haver um máximo para que este máximo seja a causa mesmo do mais e do menos na na série de entes uma pessoa que tem bondade é necessário que exista bondade antes é preciso alguém com a máxima bondade para que qual é o exemplo que dá Santo Tomás é um exemplo que caducou que é o do Fogo porque para eles é para todo todo mundo antigo o fogo era maximamente quente
e mais que isso era a causa de todo quente Hoje sabemos que não é assim então ele diz assim como eh o mais ou menos quente será mais ou menos quente na medida em que mais ou menos se aproxime do maximamente quente que é o fogo mas nós podemos podemos acertar isso eh a transmissão do calor Hoje sabemos eh que se faz por três vias uma é pela condução e o resultado é o equilíbrio térmico dois corpos um transmitem eh calor ao outro m tem a o a convexão que é o que se dá na
água fervendo água fervendo é que há uma intercambiam a água fria com água quente tá E temos aqui pode ser usada aqui que é a transmissão de calor por irradiação é o que faz o sol mas o sol com relação à terra é mais complicado porque há concausas tá para que a terra possa assimilar esse calor desde o eixo da Terra ele é ligeiramente inclinado porque senão seria torrado pelo sol né então há várias concausas mas pode-se pensar uma casa um ambiente com uma fogueira Tá certo a casa tá menos 2 gra e a fogueira
vai tornando cada e cômodo da casa mais ou menos quente tá certo por irradiação e com a vantagem seguinte nenhum esses mais ou menos quentes será tão quente quanto a fogueira e é exatamente isso ou seja Deus é o máxim bom é o maximamente verdadeiro é o maximamente Nobre é o maximamente Belo e é o maximamente ente já dizia Aristóteles O máx o aquele ente que seja maximamente verdadeiro é também o maximamente ente B bem Este é o que nós chamamos Deus tá são os graus do ser com participação assim como na na na transmissão
de calor por irradiação né Eh a a temperatura que esquenta nos vários cômodos o é por por participação na fogueira né Tá certo certo é mais ou menos isso fazendo esta precisão Zinha você escapa a caducidade da da da doutrina científica antiga né e acerta tudo perfeitamente sem sair sem sair atenção sem sair do do do visível ao nosso sentido né O calor tá é a quentura calor hoje é considerado uma energia né é uma energia para pros antigos não era assim né é uma energia que é transmitida que cada corpo tem é temperatura Tá
mas não necessariamente a temperatura quente é resultante do fogo como eles cria eles achavam que era tudo vinha do Fogo tudo vinha do fogo né mas fazendo essa pequena adaptação você num sistema fechado uma casa com seus cômodos tendo eh transmissão de calor por irradiação pronto você resolve o assunto resolve o problema sem sem maiores dilemas né É muito bela eh eh É talvez a hav viia que mais Como é que eu vou dizer que mais seja tomista apesar de ser aristotélico platônica interessante embora a terceira é que me tenha eu gosto mais dessa Essa
eu sempre achei muito interessante todo mundo só eu que gosto daquela talvez por uma memória afetiva eu eu fui convertido do me convenci da da de que o ateísmo não era possível e aquela que me pegou né aquela me pegou mesmo aí depois eu fui vendo os probleminhas tendo de adaptar Mas essa é Belíssima Essa é belíssima é de uma beleza essa é muito bonita muito é muito Boom e é assim Santo Tomás como eu digo é uma síntese Como dizia garrigo laran síntese tomista Mas é uma síntese muito superior às partes que a constituem
muito superior mas muito né vai além de Aristóteles assim né corrige Platão ele não negava nada mas ele sempre consertava as coisas né então por isso é que ele podia adaptar pegar tudo Mas também quando ele ficava zangado ele rompia né ele ficou zangado com a com os averías latinos porque ameaçavam a fé né então ele no livro eh da unidade do intelecto contra os averías eh ele deixa de chamar a aver RZ o comentador para chamar o corruptor e tava furioso porque porque tava ameaçando a fé né quando ameaçava a fé er um santo
né é um santo é aí ele ele chama o cerde barbant eh que era o seu opositor diz em vez de falar com esses jovenzinhos aí que não conhecem nada na faculdade vem vem discutir comigo Chamou pra briga né esse era Santo Tomás Santo Tomás era santinho assim Pacífico Mas ele também sabia ser irônico no no opúsculo da eternidade do mundo contra murmurante ele ele lança farpas irônicas de uma ironia finíssima contra eh São Pedro Damião contra o conterrâneo o contemporâneo dele São Boaventura até contra São Boaventura sim João peca contemporâneo dele ele lança umas
ironia Zinha assim eh vai ver que era isso que o depois nas atas de canonização o Frei Reginaldo de piperno que era os sócios Frater dele né e morava na mesma ela era filha espiritual dele era copista bom E ele disse né a última confissão ele fez comigo e era a confissão de um menino de 5 anos deve ser alguma coisa assim né é muito curioso Você acaba de assistir um corte do Caravelas podcast na tela está aparecendo Episódio completo e outro corte Muito obrigado pela atenção
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