A República Oligárquica foi um período da história do Brasil com políticas polêmicas! Conheça os principais fatos deste período, aqui neste vídeo! Se você curte estudar com vídeos como este, já deixa o seu like e, é claro, se inscreva no canal.
A República Oligárquica é o período entre os anos de 1894 e 1930, e se caracteriza pela alternância de poder entre as oligarquias de São Paulo e Minas. O que é uma oligarquia, mesmo? Oligarquia é um regime político exercido por poucas pessoas.
Neste período os presidentes eleitos eram, na sua maioria, do Partido Republicano Paulista ou do Partido Republicano Mineiro. Essa fase da história também foi chamada de política do café com leite, fazendo uma alusão às duas maiores riquezas produzidas nos dois estados. Vamos conhecer os fatos mais importantes (.
. . ) Neste momento da história da república as elites rurais dominavam a política, e os presidentes eleitos usavam da sua influência para beneficiar cafeicultores e garantir assim, sua permanência no poder.
Por isso era importante construir alianças estaduais como a Política dos Governadores, que consistia em acordos realizados entre as oligarquias regionais e o governo federal, para assegurar o resultado eleitoral através de fraudes, como o Voto de Cabresto, que acontecia devido ao frágil sistema eleitoral da época, ficando fácil ser adulterado e manipulado segundo os interesses das elites agrárias - O eleitor só necessitava entregar pessoalmente um pedaço de papel com o nome do seu candidato, que era imposto pelo chefe local. Esses chefes locais que exerciam esta prática eram chamados de coronéis, apesar de não estarem vinculados ao Exército. Por isso, esta política de conseguir votos pela força é chamada de coronelismo.
Além da força, poderia acontecer a velha troca de favores para conseguir votos, que chamamos de clientelismo. E com tantas práticas duvidosas, dá para imaginar que este período não foi tranquilo (. .
. ) Primeiro porque os grupos e partidos que se encontravam fora do círculo de poder, como a classe urbana por exemplo, protestavam contra o governo. Tivemos a Revolta da vacina, a Guerra do contestado, a Revolta da Chibata e a Revolta do forte de Copacabana.
Além disso, o país passava por uma crescente industrialização e cada vez mais empresários e operários estavam reivindicando aumento dos direitos e espaço na política nacional. Os trabalhadores reivindicavam seus direitos através de greves e os empresários por meio de associações empresariais. Este período chegou ao fim quando a soma destes fatores se uniu à quebra de alternância entre Minas e São Paulo no poder.
O candidato derrotado nas eleições de 1930, Getúlio Vargas, se une com os partidos de outros estados para impedir a posse de Júlio Prestes através de um golpe, conhecido como Revolução de 1930, dando início a era Vargas. E aí, anotou tudo? Para continuar estudando este assunto assista estes vídeos (.
. . ) E para treinar seus conhecimentos, acesse os links na descrição.
Ficamos por aqui, Até a próxima.