e como entender os movimentos racistas como explicar a persistência do racismo no brasil mesmo passados 132 anos da abolição da escravidão será que eu posso falar de raça na espécie humana para responder todas essas questões é importante a gente fazer uma viagem no tempo e retomar o século 19 que é justamente quando esse conceito se torna muito usual e muito comum para poder falar sobre diferenças na espécie humana vocês devem lembrar que lá no século 19 era muito com o que se fizesse o uso do determinismo biológico para explicar a diversidade cultural e qualquer tipo
de diferença que era encontrado entre os vários povos humanos que habitavam até lembrando determinismo biológico afirma que existiriam determinados traços biológicos dentro os livros que incidiriam sobre seu comportamento cultural sobre suas aptidões sobre suas habilidades então acreditava-se que algumas habilidades como por exemplo a capacidade intelectual ou a habilidade manual coisas desse tipo eram determinados na verdade por aspectos genéticos isso é o determinismo biológico que você já viu em outra vídeo aula influenciados por essa ideia do determinismo biológico e na verdade sendo talvez alguns dos principais autores desse determinismo biológico a gente não contra aqueles que
criaram que a gente chama de teorias raciais ou vocês preferirem racismo científico preste muita atenção são as suas teorias raciais que surgem lá no século 19 eu estou falando aqui de autores como ter o brozo mais especialmente de um cara chamado conde de rubinou na verdade o nome do conde de gobineau é arthur de dominou mas ele tinha esse título de conde pelo qual ele ficou conhecido e o conde de rubinou afirmava lá no século 19 o seguinte a espécie humana pode ser dividida em diferentes raças cada raça teria e traria ali consigo do ponto
de vista biológico algumas aptidões naturais que já nascia com essas raças então veja a noção de raça foi trazida lá da biologia a partir da crença de que os vários povos humanos distinguiam-se profundamente do ponto de vista biológico a ponto de produzir em comportamentos e respostas culturais também muito diferentes por conta dessas diferenças biológicas aí a massa em princípio tal qual era usada pelo arthur de gobineau ó ela não tem nada a ver com a ideia de cultura propriamente dita e não tem nada a ver com a ideia de etnia a ideia de raça é
de fato a mesma ideia que é usada lá na biologia na cidade lembrar que lá na biologia você pode pegar minha espécie e dividir em diferentes raças caso você verifique que existe uma variabilidade genética muito grande é que os indivíduos então essa ideia é apropriada e da biologia pelo conde dominou pelo arthur diego de nó e ele vai tão falar que a espécie humana pode ser dividida em três grandes raças os brancos ou caucasianos como ele vai chamar os negros ou negróides como ele costuma chamar e os amarelos ou mongolóides como ele costuma chamar veja
eu divido a espécie humana em três grandes raças e aqui gostaria de fazer mais uma colocação quando ele divide a espécie humana em três grandes raças e começa a atribuir a essas três grandes raças algumas aptidões como por exemplo o branco ele é mais potência e mais adaptado para o trabalho intelectual e para o trabalho industrial moderno o negro é mais habituado ao trabalho braçal a força física não tem a mesma competência intelectual do branco quando ele faz isso então quê que ele faz que ele começa a fazer ele começa a hierarquizar dizer que existem
raças então superiores existem raças inferiores novamente gente basta lembrar da nossa aula sobre evolucionismo cultural ele está na frança então para ele que está na frança obviamente a raça superior seria os brancos os caucasianos segundo ele e esse fato explica o exemplo que os brancos tivessem mais apitão por exemplo para dominação política galera conta um junto essa ideia de raça que é uma ideia é biologizante eu tô pegando da biologia dizendo que nós temos essa variados são genéticas tão grande que as pessoas produzem comportamento diferente então pego essa ideia de raça e misturo com a
ideia de evolucionismo dizendo que alguns povos nesse caso algumas raças se são mais avançadas no tempo e outras raças seriam mais atrasadas como é o caso que ele propõe em relação aos mongolóides e aos negros usando termos dele tá gente quando eu faço essa escala evolutiva mais usando a ideia de raça eu posso dar novo nome para esse fenômeno que é o darwinismo social então sempre que você vê essa palavrinha aí darwinismo social e invariavelmente eu estou falando dessa soma é a ideia de evolucionismo existem sociedades mais avançadas né e outros mais atrasados a ideia
biologizante de raça então aí vai dizer que existem culturas mais avançada que eu estou dizendo que existem raças que seriam mais avançados mais propensas a modernidade mais propensas a serem civilizados essa era a ideia do cara galera esse cara estava na frança mas as suas ideias influenciaram no mundo todo se a gente pegar por exemplo caso do brasil né o brasil ao longo do século 19 e durante boa parte do século 20 tentou se desenvolver imitando modelos europeus de desenvolvimento modelos eurocêntricos tá então quantas ideias do francês onde devo binoche chega no brasil e vai
influenciar autores como é o caso de nina rodrigues e oliveira viana vai começar se a com a ideia de que o brasil ele é atrasado porque porque a grande maioria da nossa população ou era negra ou era mestiça o pequeno parentes acho que eu não esqueceu de falar todos aqueles que não se enquadram nessas três grandes raças segundo o arthur de rubinou pode ser enquadrado na categoria de mestiço é o resultado do cruzamento entre essas várias raças neto a gente tem esse isso no brasil muito forte boa parte da mestiçagem aconteceu no brasil e forma
muito violenta a gente sabe o meio do estupro por exemplo dos senhores é em relação as suas escravas então eu chego no brasil com essas ideias de que o brasil é atrasado porque a maior parte da população é composta por raças atrasadas chego no brasil com a ideia de que o mestiço é um degenerado havia essa ideia tá gente uma parte uma das teorias raciais do século 19 as levava para mim que esses mestiços quando eu uni as duas raças eu geravam uma sub raça degenerada ainda pior ainda mais atrasada inclusive uma curiosidade que é
importante você saber o terror mulato e o termo lata vem da palavra mula emula para quem não sabe é resultado do cruzamento entre duas espécies diferentes de animais o cavalo eo burro na verdade aí a fêmea do cavalo égua e o burro do sexo masculino quando você tem esse cruzamento e você já era uma mula que seria justo que seria caracterizado justamente por ser um animal híbrido de duas espécies capaz de se reproduzir a mula seria então aí um animal mais fraco incapaz de reproduzir teria essa digamos assim essa falha genética juntamente com o tecido
o resultado o cruzamento de duas espécies distintas e aqui tá gente então retomando a o termo mulato ou mulata é exatamente esse significado que tem o tem um mulato ou mulata dentro das teorias raciais havia essa crença de quando você misturava raças diferentes quando você tinha esse cruzamento entre raças que são considerados muito diferentes exemplo entre caucasianos brancos né e negros você teria essa junção isso geraria um ser mestiço o que ele chamava o aí de mulato ou de mulata tá esse mestiço era considerado frequentemente um degenerado ficam de vista físico do ponto de vista
moral ou seja do ponto de vista de todos envolvimento de um país do retomando o caso do brasil esse mestiço que estou que que eles estão chamando de mulato é são considerados o grande motivo do ato em brasília não vai por esse motivo inclusive aí já dá uma dica que a gente não usa mais e se tem um mulato ou mulata porque ele traz essa carga pejorativa gigante tá comparando um mestiço com uma rua justamente esse animal que você quer cuidado mais fraco que é considerado geneticamente imperfeito geneticamente falho então gente percebo quando eu chego
com essa ideia no brasil o brasil ela está fadado ao atraso porque a maior parte da sua população é considerada ou negra ou mestiça então esses autores influenciados pelo conde de combinou que é são caso aí do oliveira viana e do nina rodrigues passa uma por a partir dessa ideia de raça que o brasil precisava de ser embranquecido porque ao embranquecer a população eu conseguiria se desenvolveram meu país porque afinal de contas a raça branca e era considerada mais moderna mais avançada lembrei aí de onde partiu essas teorias raciais da europa onde a maior parte
da população era uma população branca a ideia de embranquecer a população nacional ficar então conhecida como ideologia do embranquecimento no branco e ser para modernizar essa é a grande der embranquecer significava que o estado brasileiro passaria então a atuar de modo a pagar todas as marcas que a população negra ou mestiça poderia deixar no brasil e eu estou falando aí de uma medida que era apoiada por médicos por intelectuais brancos da do período final do século 19 e começo do século 20 quando inclusive aconteceu abolição da escravidão para quê a abolição da escravidão aconteceu em
1888 e quando acontece a abolição da escravidão o brasil está tomado por essa ideia de que a gente precisa de embranquecer a população aí você deve fazer a pergunta professor mas como se enfraquece uma população você vai sair pintando a pele das pessoas para que todos fiquem branquinhas como os franceses dos olhos claros não era isso várias medidas foram sendo adotadas veja a gente eu tô pegando o racismo que científico essa ideia de que é possível dividir o mundo em raças que existem raças atrasados toda essa ideia das teorias raciais e trazendo para dentro do
estado dentro do governo então o governo deve tomar medidas para um para que ser a população quais são as medidas que a gente pode encontrar nessa passagem do século 19 para o século 20 que se enquadra é nesse teologia do embranquecimento de cara a gente pode lembrar por exemplo dos incentivos que o governo dava para a vida de imigrantes sobretudo italianos né e imigrantes europeus o brasil pagar vá para que os europeus bancos viesse para o brasil acreditando em um clã que ser a população havia inclusive um famoso médico brasileiro chamado joão batista de lacerda
que defende a tese que conforme essa população branca fosse chegando no brasil estabelecendo relações com as pessoas negras gerando indivíduos mestiços e esses indivíduos também estabelecer relações com outras pessoas brancas pouco a pouco você iria gerando dividir cada vez mais embranquecidos e ele fez a previsão ali no início do século 20 mais precisamente em 1911 de que se aquele processo o crescimento por meio do cruzamento dessa mistura entre os brancos europeus com a população que aqui morava dentro de cem anos você não teria mais nenhum indivíduo negro ou mestiço propriamente dito no brasil você teria
conseguido apagar essas marcas negras no brasil que era um motivo do nosso atraso então é isso era a ideologia do embranquecimento indo adiante tá o estado passa a proibir várias das práticas que eram associadas a populações negras aí entra uma espécie de um para aquecimento cultural as práticas culturais das populações negras assim como as próprias populações negras eram considerados aí mais atrasados já então você pode você vai encontrar também nesse período que sucede a abolição da escravidão tá gente tá estou falando teve abolição supostamente os indivíduos negros deveriam ser livre e para trabalhar para fazer
o que quisesse mas eles encontram essa condição dessa e deu logia de embranquecimento que está cada vez mais pegando essa população e jogando para escanteio por isso aliás a maior crítica que a gente vai encontrar em relação à poluição é que efetivamente ela não integram negro na sociedade que está surgindo ali possa depois da abolição tá muito pelo contrário ela vai pegar esses negros movidos por essa ideia de um para aquecer a população e vai colocando eles para escanteio tá nesse processo então de limpeza cultural ou melhor para usar o termo aí que a historiografia
utiliza que a gente utiliza que nas ciências sociais você começa um projeto higienista higienista vem da palavra em dinheiro mesmo limpar então você proibiu por exemplo que os negros tenham as suas religiões as religiões sobretudo a umbanda eo candomblé são e criminalizados porque o estado brasileiro passa a considerar aquilo ali um um sinal de atraso um sinal que está é atrapalhando a população há de fato se tornar branca isso tudo aconteceu e às vezes nem lembra né quando a gente tá estudando a história ou então você criminaliza capoeira você criminaliza música negra para você ter
ideia foi instituído por uma lei no final do século 19 justamente quando você teve a abolição da escravidão que instituem o crime de vadiagem que que eram o vadio aí né que poderia ser preso se você fosse abordado na rua por um policial e não conseguisse provar que você tinha um emprego fixo nossa era considerado um vadio vagabundo e você poderia ser preso pergunta o negro não acabou de ser libertado de conseguir sua liberdade será que todos saíram todos com seus empregos a resposta obviamente é não porque as indústrias e os empregadores na o preto
priorizavam a contratação de pessoas brancas porque eram considerados aí mais avançados mais modernas para esse trabalho por exemplo dentro de uma indústria com trabalho dentro de um comércio usa a população negra mesmo depois de liberta ela vai sendo preterida e vai ser no perseguida pelo estado porque aquelas representações e aquela imagem do negro como a raça inferior que atrapalha o desenvolvimento do brasil ela tem uma né se ela não some de uma hora para outra aí você pode me perguntar mas professor naquela época realmente a ciência acreditava que a gente podia dividir a sociedade em
raças será de fato que não tinham provado ainda que a gente não pode dividir a espécie humana em raças só um pequeno parênteses tá gente do ponto de vista biológico hoje está muito mais do que comprovado a variabilidade genética entre os vários indivíduos da espécie humana não justifica essa classificação da espécie raças a nossa variabilidade genética é muito pequena entre vários indivíduos de várias partes do mundo de modo que eu não posso usar o termo raça para falar da espécie humana e ainda mais estipular que a raça determina algumas aptidões culturais como acreditava e como
acredita o racismo tá o racismo lata mais é porque esse determinismo biológico que institui que existem raças e essas raças tem algumas aptidões naturais ou algumas limitações naturais é isso que me diz o racismo inclusive o racismo científico seja hoje a gente tem certeza de que a gente não pode falar de raça na espécie humana do ponto de vista biológico daqui a pouco eu vou explicar para vocês porque quem segue falando sobre raça tá mas presta atenção essa descoberta não é nova hoje eu trouxe aqui para vocês um cara para vocês conhecerem chamado lima barreto
lima barreto viveu justamente aí nessa passagem do século 19 para o século 20 era um autor negro que nasceu ali logo antes da abolição da escravidão quando a abolição da escravidão acontece tem seis anos de idade né e aí ele vive ali nas primeiras metades também do século 20 e ele nesse livrinho aqui inclusive ele vai narrar que já naquele período lá na europa estavam sendo demonstradas que essa ideia de raça não faz o menor sentido que não existem raças tão diferentes assim capaz de determinar comportamentos biológicos tão diferentes como diziam os autores das teorias
raciais vejo lima barreto esse intelectual negro da passagem na passagem do século 19 para o século 20 já estavam mostrando isso para gente de modo que a nossa conclusão né em relação a este a essas teorias raciais é de que elas eram na verdade uma forma de tentar justificar todos esses projetos de dominação branca europeia sobre o resto do mundo especialmente sobre as populações negras aí que ainda eram tomadas com escravos ali no século 19 e mesmo depois quando você tem todos os processos de abolição da escravidão pela américa pelo caribe por exemplo você segue
utilizando essa ideia da teoria racial dos negros como inferiores essa ideia as teorias raciais da hierarquiza são de raça da separação de raças é por isso que eu digo que essas teorias raciais elas são a base do que eu chamo de eugenia eugenia nada mais é do que essa crença esse discurso de que existem raças mais avançadas e superiores que não podem se misturar com as raças inferiores por exemplo ou raças superiores que devem dominar as raças inferiores e se você for procurar na história desde o século 19 com a escravidão passando por essa ideologia
do embranquecimento no brasil e chegamos há vários outros casos pelo mundo como o caso do apartheid na áfrica do sul para quem não lembra o apartheid foi um sistema de segregação racial que separava brancos e negros em todos os níveis então casamentos entre brancos e negros eram proibidos a existir um bairro de branco e o bairro para negros existiam empregos que eram só para brancos empregos que eram só para negros saindo do apartheid na áfrica do sul você pode ir para os estados unidos né da primeira metade do século 20 toda que embora não existisse
mais bom então você tinha esse regime de segregação muito claro existe um bancos no transporte público que só poderia ser usado por pessoas brancas e outro por pessoas negras existiam lugares que não poderiam ser frequentados aí por pessoas negras e por aí vai e aí a gente chega e talvez num dos maiores das maiores atrocidades que a gente vai verificar no século 20 motivadas por essas idéias do racismo científico lado século 19 já que já tomou totalmente batidos por essa ideia de eugenia a gente chega então no local tu nazista que nada mais é do
que essa crença numa raça superior que deve subjugar as outras raças as outras raças e é nesse caso o judeus por exemplo são enquadrados nessa noção de raça pelo governo nazista os judeus sejam consideradas em uma raça que estava atravancando o desenvolvimento da nação esse era o discurso da eugenia na sexta mas né já gente olha né é isso por nazismo consulta como se fosse uma realidade muito diferente do que a gente vive no brasil e não foi no brasil nós tivemos aí algo muito semelhante talvez pior do que o holocausto nazista que foi um
negócio chamado primeiramente escravidão seguida de todo esse processo de embranquecimento dessa proposta de embranquecer a população né por meio da ação do estado por meio da ação governamental por meio da perseguição policial em relação ás populações negras eu acho muito representativo inclusive e que talvez resuma esse clima intelectual do século 19 influenciado por essas teorias raciais no quadro de um artista chamado modesto brocos cujo título é a redenção de cam po redenção de cam retrataria justamente esse essa ideia de embra e a população durante as gerações então você tem ali uma avó negra né sua
filha seria hoje a uma mestiça né conhecida lá como mulata lembre esse termo está fora de uso ele é pejorativo tá então experiência mestiça aí né é filha da avó negra e você teria essa mestiça casada com um homem branco cujo filho o neto da senhora negra é 100 porcento branco e essa senhora negra então agradece né pelo seu neto c branco ter realizado esse projeto então aí de desenvolvimento de melhoria genética da sua família eu era negra minha filha neste se meu neto branco e aí esse é o quadro a música representa exatamente aquela
ideia lá é que eu estava falando para vocês vão batista lacerda é a respeito dessa dessa ideia de embranquecimento dessa eugenia que a gente tem no brasil essa ideia de que o brasil precisa desse embranquecer para se desenvolver e novamente lembro a vocês que já haviam evidências científicas muito claras de que a gente não poderia fazer essa separação da espécie em raças então isso era única e exclusivamente um projeto político para você simplesmente excluir tirar do caminho essa população negra e mestiça considerado degenerada atrasada fraca do ponto de vista moral lascívia então era sempre associada
a irracionalidade atraso a criminalidade e nesse aspecto da criminalidade aliás em especificamente você tinha teoria do cesare lombroso cesare lombroso dizia que alguns indivíduos tinham mais tendência genética para a criminalidade o que ele disse que esses indivíduos são justamente as pessoas negras então você tinha essa percepção policial tá que impedia ali que as pessoas negras efetivamente pudessem gozar da sua liberdade você tinha lindo e neste século 20 no rio de janeiro o negócio chamado reforma pereira passos que removi as populações negras por exemplo do centro da cidade das oportunidades de emprego e deixava elas à
revelia então elas começam nesse período justamente a subiu subiu os morros subirem e criar e construir suas casas disse que ficou depois conhecido como favela né porque não tinha outra opção de moradia caso quisessem ficar próximos das oportunidades econômicas no sudeste da cidade então percebi você tem todo esse processo tá gente tem que a poluição da escravidão acontece mas justamente porque você tá sendo influenciado por essa ideia de ímpar aquecimento em alguma medida de europeização da sociedade brasileira vamos tentar construir o brasil 11 oi lilo próximo ao que seria as sociedades europeias por esse motivo
então você tem as populações negras deixe serão deixados de escanteio em todos os níveis nós não aceitávamos é a nossa identidade brasileira como a identidade formada por pessoas negras por pessoas indígenas por pessoas mestiças nós fazíamos de tudo do ponto de vista governamental estatal e até mesmo intelectual para poder imitar e para poder criar essa ideia de um brasil branco e aí a ideia de ir embora aquecimento então não é novidade nenhuma de que a abolição da escravidão como denuncia que nosso amigo lima barreto ela não elimina o racismo em relação as pessoas negras muito
pelo contrário ela segue repetindo as ideias e os estereótipos negativos dessas populações inclusive o clima barreto ele é alvo de inúmeras números casos de racismo cotidiano e ele narra tudo isso aí ele denuncia tudo isso a grande verdade é que as pessoas o governo não estava interessado e lidar com essa questão porque afinal de contas interesse do governo tanto do governo federal como dos governos dos estados sai da cidade era em para aquecer a população era tornar o brasil um modelo muito parecido sociedade muito parecido com a europa basta você pegar todos os prédios construídos
nessa época eram prédios que imitavam para dos europeus né tudo que nós fazemos nesse período era imitando sobretudo ali a frança né o existe um no processo de afrancesamento digamos assim por exemplo do rio de janeiro era a capital do brasil você tem em são paulo processo de interiorização se você pegar a história de são paulo é sempre narrada contando principalmente é se essa a ação italiana né se separa deus que vieram subsidiados pelo governo brasileiro para cá de graça tá porque existe essa ideia vamos construir uma metrópole branca e com isso você expulsando então
das oportunidades de emprego você ia fazer um criando uma série de imagens negativas que impediam com que as populações negras efetivamente fossem de fato integrados essa sociedade que tava se reconstruindo após a proclamação da república e após a abolição da escravidão de modo que você tem então essa prima é essa permanência eu não posso dizer que a abolição da escravidão foi uma quebra justamente por conta dessas ideias contidas aí nessas teorias raciais nesse racismo científico e nessas propostas de eugenia no brasil então gente sempre que vocês verem lá e ficarem chocados né com o calça
alemão que de fato é chocante lembra que no brasil a gente tão e por isso é importante resgatar essa parte da nossa história para que a gente lembre como foram tratados populações negras de fato abandonadas ao relé