vida atualizada palavra inspirada é essa é a nossa reflexão hoje na segunda carta de Pedro Capítulo 3 Eu quero convidar você a est sintonizado com a gente porque tem gente pensando que a bíblia pode ser mudada alterada atualizada aumentada diminuída Opa Isso não é coisa para sua vida nem paraa minha vida portanto em vez Dessa atitude equivocada o que precisa através da palavra inspirada ter a vida atualizada então fique em sintonia E não se esqueça de curtir ebu de se inscrever no canal de divulgar e seja você um parceiro da ibu uma comunidade saudável para
Um Mundo Melhor [Música] vida atualizada pela palavra inspirada hoje nós vamos na nossa reflexão bíblica pensar um pouco sobre a palavra de Deus e como é que a relação dessa Revelação divina e como que isso atinge a nossa vida bom nós sabemos muito bem que a propost bíblica nos apresenta a palavra Divina revelada uma palavra que não pode ser alterada porque é inspirada e claramente mostra o caminho a estrada para cada um de nós mas a nossa vida precisa ser redefinida realinhada e ela sim deve ser atualizada à luz dessa palavra e para pensar sobre
isso eu queria convidar você já nós estamos nesse mês aqui nas nossas reflexões na ibu pensando exatamente sobre ensino doutrina conhecimento fundamental para aqueles que caminham na fé em Jesus Então nós vamos ver a segunda carta de Pedro Capítulo 3 a partir do verso 10 quando lemos o seguinte o dia do Senhor porém virá como ladrão os céus desaparecerão com um grande com um grande estrondo os elementos serão desfeitos pelo calor e a terra e tudo que nela há será desnudada visto que tudo será assim desfeito Que tipo de pessoa é necessário que vocês sejam
vivam de maneira santa e piedosa esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda naquele dia os céus serão desfeitos pelo fogo e os elementos se derreterão pelo calor todavia de acordo com a sua promessa esperamos novos céus e nova terra onde habita a justiça Portanto amados enquanto esperam estas coisas empenhem se para serem encontrados por ele em paz imaculados e inculpáveis tenham em mente que a paciência de Nosso Senhor significa salvação como também o nosso amado irmão Paulo lhes escreveu com a sabedoria que Deus lhe deu ele escreve da mesma forma em todas
as suas cartas falando nelas destes assuntos suas cartas contém algumas coisas difíceis de entender as quais os ignorantes e instáveis torcem como também o fazem com as demais Escrituras para a própria destruição deles Portanto amados sabendo de guardem-se para que não sejam levados pelo erro dos que não t princípios Morais nem percam a sua firmeza e caiam cresçam Porém na graça e no conhecimento de nosso senhor e salvador Jesus Cristo a ele seja a glória agora e para sempre amém como nós podemos ver nós temos aqui a segunda carta do apóstolo Pedro Pedro escreve né
a sua primeira carta aí com cinco capítulos e uma carta menor eh pequena com apenas três capítulos e quando nós olhamos segunda Pedro nós temos podemos assim dizer uma carta e num período mais avançado na história epistolar do novo testamento é uma carta muito próxima da carta de Judas né os estudiosos Falam até que há o que a gente chama de uma relação de interdependência pelos temas e pela maneira como parece que de fato uma está citando a outra parece que Judas se baseia em segunda Pedro e e a discussão aqui envolve né uma eh
confusão eh de pessoas no ambiente da Igreja Primitiva que estavam sendo influenciadas por ideias assim de perfil pré gnóstico e que tinham ah conceitos diferentes daquilo que era tão importante na ah teologia se a gente pode assim chamar da Igreja Primitiva e tava causando confusão e essas cartas então aqui são orientadoras e é importante a gente observar por é tão importante essa questão da doutrina do ensino da diretriz para que a nossa a vida seja devidamente encaminhada muitas vezes nós encontramos algumas pessoas que ao pensar sobre esse tema vão talvez dizer algo da seguinte maneira
Olha o que importa é a gente ter amor no coração o importante é que a gente assim faça o bem para todo mundo e na verdade nem adianta a gente ficar entrando muito em assunto assim mais detalhado porque cada um tem uma opinião não vale a pena Então veja é verdade que em assuntos menores e há coisas que são discutidas nos ambientes religiosos e que na verdade são a gente pode dizer assim irrelevantes né não fazem muita diferença mas calma lá não é bem assim com respeito a quaisquer situações que envolvam um estudo mais aprofundado
de Bíblia ou de teologia portanto quando Nós pensamos sobre isso e a gente começa a perguntar veja você viu o texto como é que aparece aqui Pedro tá falando da realidade que nós aguardamos a vinda de Cristo Jesus que esse dia do Senhor virá de maneira Inesperada portanto virá como Ladrão e que isso tem para a vida das pessoas como é que elas vão viver Que tipo de vida elas devem ter que tipo de esperança devem construir e como que isso vamos dizer atinge a Vida Prática dessas pessoas e ao conversar sobre esse assunto ele
entra nessa questão de que o que vai acontecer no futuro está relacionado com aquilo que Deus disse então bem aqui quando a gente olha aí no no capítulo 3 que nós lemos né Vocês podem a observar o texto que diz no verso 13 por exemplo de acordo com a sua promessa nós esperamos novos céus e Nova Terra ah lendo um pouco mais adiante é interessante isso né as cartas de Paulo São anteriores você vai se lembrar Paulo Possivelmente começa escrever as suas cartas Começando por galatas talvez de acordo com alguns estudiosos ou então por primeira
Tessalonicenses isso quer dizer que estamos aí no começo da década de 50 ou talvez finalzinho da década de 40 se pensarmos em Gálatas como uma carta mais antiga e Paulo Então vai escrever quase tudo aí até a sua prisão em Roma no ano entre 60 e 62 e depois tem o desfecho um pouco mais adiante com as pastorais antes da sua morte e é curioso Porque Pedro não só entra no assunto de que existem promessas e palavras divinas que merecem a nossa atenção mas ele diz olha o irmão Paulo que recebeu uma sabedoria de Deus
né que Deus lhe deu ele escreve nas suas cartas que contém atenção algumas coisas difíceis de entender isso traz para nós aí dois horizontes importantes para serem percebidos um primeiro é qual que é a nossa referência quando você olha para o que Jesus fala pros apóstolos para o que Pedro está dizendo aqui ele faz referência direta à promessa a palavra Divina aquilo que foi falado e aquilo que foi escrito Então você tem esse conceito de uma palavra Divina inspirada que serve de referência paraa comunidade da fé e o segundo elemento que entra nessa história tem
a ver com o entendimento e a Interpretação Ou seja eu tenho aí a o cenário né o radar da hermenêutica da interpretação do texto bíblico pensando sobre isso nós precisamos talvez eh colocar a cabeça no lugar porque muitas pessoas fazendo uma leitura indevida da história da formação da Bíblia Ah vem sugerir que tudo que aconteceu aconteceu por razões políticas aconteceu por razões econômicas ou por razões de qualquer tipo sem considerar a perspectiva da Bíblia a partir da maneira como ela se apresenta né Então essa leitura externa é um tanto quanto preconceituosa e o que que
a gente vai perceber e deve entender aqui quando nós acompanhamos assim a história Sagrada nós vamos ver que o conceito fundamental é que Deus se revelou Deus se fez conhecido e isso tem um destaque especial particularmente quando Deus faz as suas alianças com Israel e Especialmente na revelação que Deus faz a Moisés tanto é que ele chama Moisés de profeta né O Profeta vamos dizer assim por Excelência e vai dizer que as palavras divinas são dadas a ele então essa formação da Bíblia ela começa com a experiência do sag grado com a experiência de Deus
com uma sabedoria que eh permanece na comunidade por meio da tradição oral e no grande desafio do mundo antigo ela passa a ser escrita e por que que ela é escrita porque essas palavras que permeiam a espiritualidade da comunidade são tão valiosas e significativas que elas são permanentes e são referência Então vai o que a gente pode assim dizer vai se desenvolvendo a ideia de que existe um registro escrito de palavras diferenciadas que vem da parte de Deus para nós Paulo quando vai tratar dessa questão particularmente citando segunda Timóteo 3:16 ele vai dizer né Eh
que essa palavra ela é inspirada por Deus ela é C nestos do grego ela é soprada por Deus então vem esse conceito de inspiração e que portanto a comunidade da fé vai se desenvolvendo dentro da tradição Judaica ao ponto de quando nós estamos aí próximo à época do novo testamento já existe um conceito de que essas palavras são diferenciadas e são diretriz de Deus isso é tão interessante que até dentro do Antigo Testamento você vai ver referência né à primeira parte do Antigo Testamento eh como algo que é pertinente à diretriz da Comunidade da Fé
Então você lê por exemplo o Salmo 19 o Salmo 119 é todo um elogio a torat Adonai a lei do senhor né que é a revelação que aparece nos cinco primeiros livros da Bíblia então e a gente lê os últimos profetas né a referência que ele fazem o que aconteceu anteriormente esse conceito se cristaliza aí até o ponto que já na época de Jesus no primeiro século e um pouquinho mais tarde você tem essa referência do que a gente chama de palavra divina e que vai se tornar canônica mais do que isso vale muito a
pena né a gente prestar atenção eh no próprio comportamento de Jesus quando Jesus está fazendo tudo que ele faz ele se apresenta como profeta que fala em nome de Deus ele eh vai se apresentar como o rei o Messias cumprindo profecias e a teologia do novo testamento vai se desenvolver para também focalizar o aspecto sacerdotal de Jesus profeta sacerdote e rei e quando isso é feito Qual que é o argumento dos Evangelistas dos Apóstolos dos que escrevem é que está escrito é assim que disse Isaías é o que nós encontramos nos Salmos pois essas são
as palavras de Miqueias Isso foi o que disse Jeremias Então você observa que esse conceito já está devidamente estabelecido na comunidade da fé e aí a gente pensa mas como é que isso se define no final das contas o que aparece a partir da pessoa de Cristo e da sua obra devidamente encaminhada pelos apóstolos na mesma sintonia com aquilo que aconteceu no antigo testamento existe um caminho de compreensão daquilo que é palavra divina para nós aquilo que se define como o cânon bíblico e muita gente vai dizer mas o Saião o cânon não é é
definido só no século então quer dizer parece que a coisa é meio que se desencaminhar e houve lá alguma maneira de selecionar isso talvez de modo indevido Bom na verdade vamos nos lembrar que o Novo Testamento só vai estar terminado no final do primeiro século né Então aí você já tem um século que se passou Ah nesse cenário da história Sagrada e no segundo século na metade do segundo século especialmente em função dos desencontros do famoso marcion né o o antissemita né que surge nesse cenário da história da igreja é que o pessoal começa a
falar pera aí vamos ver o que que é escrito que é diretriz mesmo então se desenvolve o que a gente pode chamar dessa caminhada canônica e na verdade o que que vai aparecer como importante a comunidade da fé que cresceu que se tornou seguidora de Jesus que experimentou a fé ela recebe esses escritos e esses escritos a primeira pergunta é pera aí de onde vem isso Qual que é a autoridade e a gente vai ver que de maneira direta ou indireta todos os escritos neotestamentários têm o que a gente chama de autoridade Apostólica segundo tem
um caminho muito interessante é como esses escritos faziam diferença e estavam sendo recebidos e atuando dentro da vida da Comunidade da Fé Então foi uma espécie de movimento que a gente pode chamar natural ou para quem tem fé no que a própria escritura nos ensina foi um caminho que o próprio Espírito de Deus eh usa para que essa comunidade reconheça a gente sabe por exemplo que lendo primeira Coríntios que Tudo indica que tem uma carta anterior a primeira Coríntios mas essa carta não é inspirada ela nunca foi encontrada ela não teve desdobramento na história da
Igreja Primitiva E aí o que que a gente vai ver é que em função dos ensinos doutrinários fundamentais da autoridade Apostólica e desse caminho que os escritos neotestamentários tomam a gente vai ver que praticamente no final do terceiro século começo do quarto já existe um consenso ah com pouquíssimas exceções dos 27 livros do novo testamento isso vai a ver o que o reconhecimento do que o Espírito de Deus havia ah trazido na igreja do Senhor de reconhecimento da autoridade bíblica e portanto daquilo que a gente chama do cânon Ou seja a o conjunto dos livros
inspirados que são referência da Comunidade da Fé seguidora de Cristo Jesus e aí a gente pensa sobre isso e diz mas espera aí será que não existe algum caminho Talvez um pouco mais amplo em que a gente possa discutir essa questão não se limitando a essa essa trajetória canônica Pois é a gente até pode conversar sobre isso por quê Porque a experiência da Fé ela se abre né para alguns caminhos e quais são esses caminhos eu diria que o primeiro caminho é o caminho da experiência Mística pessoal tanto individual ou coletiva então algumas pessoas vão
dizer olha o caminho de Deus para mim está estabelecido aqui porque eu tive uma grande visão Porque eu tive uma experiência muito forte e eu até caí ali no chão eu tive um sonho Espetacular Eu tive uma sensação de uma presença eh que me visitou E aí a pessoa pode tentar construir alguma coisa a partir da experiência pessoal preferencialmente de tipo Mística e a pergunta é será que isso teria um papel a desempenhar na diretriz da nossa vida na referência da fé é muito difícil imaginar que sim por quê porque primeiro a experiência particular individual
inclusive segunda Pedro 1 vai dizer que a profecia bíblica nunca foi produzida por esse perfil particular quando alguém age assim a gente vai ver que as pessoas têm experiências diferentes essas experiências apontam para direções variadas quando indiv fala nesses termos eh fica difícil estabelecer de fato uma base confiável que a gente possa considerar como referência paraa vida de da Comunidade da Fé até mesmo do próprio indivíduo Quem garante que isso não tem um efeito psicológico peculiar da pessoa quem garante que isso de fato é algo Divino e como lidar com as milhares de experiências diferentes
que apontam para direções totalmente distintas na caminhada da fé não é possível basear a fé nesse perfil que muita gente apresenta Eu fico às vezes eh pensativo sobre pessoas com as quais eu conversei e que me disseram uma frase que parece ser sábia mas não consegue se comprovar como tal a pessoa diz assim não eu não sigo um livro eu sigo uma pessoa eu sigo Jesus pois é mas como é que você segue Jesus ele aparece para você de noite e diz o que você deve fazer de onde você tem informação a respeito de Jesus
como é que é esse seguir Jesus sem livro nunca encontrei uma resposta minimamente razoável a outra maneira de lidar com essa ah realidade já que o indivído a pessoa né A Experiência particular não pode ser referência da Fé então quem sabe pode haver aí um outro caminho que nos ajude além de ter o texto bíblico e a maneira que muita gente parece querer e veja como a coisa é simples né porque ou você se baseia em si mesmo ou você se baseia na revelação que tá no livro ou você se baseia num consenso externo a
você e que não corresponda necessariamente ao livro que caminho é esse esse é o caminho da tradição ou da preponderância da própria comunidade O que quer dizer isso quer dizer que a pessoa ao pensar na caminhada da sua vida ele vai dizer pera aí deixa eu ver como é que a a maioria das pessoas estão enxergando isso não vamos ver o que que as pessoas pensam O que que a gente pode né Eh como é que a gente deve lidar com essa questão e e e a gente então deve entender que essa revelação Divina Talvez
seja meio dinâmica ela continue acontecendo no no caminho da comunidade da fé e outros até dizem não olha eu acho que a minha comunidade meu grupo Cristão específico a minha denominação é que tem a palavra final Então se desloca a autoridade do livro pra instituição ou para esse consenso comunitário histórico na hora de lidar com a referência pra vida Qual que é o grande problema dessa postura o problema mais sério é que a gente dificilmente consegue concordar com a ideia de que o Consenso da maioria faz sentido até porque na Bíblia na história bíblica você
vai ver que quase sempre o agir Divino tá do lado da minoria Então você imagina por exemplo né em alguns ambientes da história humana onde a maioria por exemplo apoiou o racismo apoiou uma vida promíscua apoiou ã assassinato e genocídio eh apoiou né regimes totalitários e cruéis e com mínimo de crítica então será que imagine uma pessoa que fez parte de uma comunidade religiosa nesse ambiente onde essa as coisas foram legitimadas a partir da instituição ou de um suposto consenso por isso que é difícil né considerar como referência esse tipo de argumento porque tem até
instituições que historicamente tem que estar se explicando e até pedindo desculpas por um caminho em que Ah eles tomaram direções equivocadas e fizeram isso com uma pretensa autoridade que não consegue se definir como referência portanto ah como vemos ainda que algumas pessoas possam pontuar dificuldades ao dizer olha como é que eu posso ter certeza que esse livro ou que a Bíblia toda é inspirada e é referência quando você observa as alternativas apresentadas que tem a ver com essa via Mística individualista ou que se apresenta em função de uma instituição ou de um tipo de pensamento
controlador do Sagrado ou até mesmo de um determinado consenso a gente percebe que a coisa fica muito complicada por isso faz todo sentido voltar a atenção para aquilo que é referência da Comunidade da Fé desde os seus primeiros os dias e que também esteve presente em grande parte da história em muitos movimentos de inspiração Cristã que é a ideia da Bíblia como referência como diretriz de fé e prática para nossa vida entendemos isso essa comunidade entende isso como algo muito significativo e importante pra vida e portanto nós vamos entender como e por que isso é
tão valioso nesse texto de segunda Pedro Isso é é tão importante porque a falta de compreensão pode levar a pessoa por exemplo ao não entender certos textos bíblicos não compreender o ambiente o cenário o contexto histórico a intenção do autor a o que de fato precisa ser percebido como princípio e diretriz paraa comunidade da fé e não simplesmente vamos assim dizer uma um mandamento uma ordem que não se compreende o contexto né porque o mandamento uma ordem e pode est relacionado com um determinado contexto onde Aquilo tinha um significado que a gente a princípio não
compreende mas quando se entende o que tá por trás daquilo você entende qual é o princípio subjacente que é pertinente à nossa vida na nossa relação com Deus e essa falta de entendimento tem levado algumas pessoas a pensarem não pera aí a gente precisa reescrever a Bíblia não a gente precisa aumentar botar um livro A gente precisa fazer a Bíblia 2.0 não a Bíblia precisa ser atualizada Não não eu tenho a outra parte da Bíblia que tava faltando que tá comigo no meu coração não tá no meu quarto né Um dia eu encontrei um rapaz
realmente totalmente desorientado e que sugeriu que aliás uma parte da Bíblia não gostava muito e queria tirar um pedaço para ficar só com as partes selecionadas ao seu gosto particular e tem pessoas que exatamente vão numa outra direção dizendo Olha a gente tem aqui o que ah complementa ou então o que coloca a Bíblia né no lugar abaixo do novo documento que deve dirigir a nossa vida não é o caso Aqui nós temos a palavra inspirada para que a nossa vida seja atualizada a partir da Revelação divina e olha só como isso fica nítido em
Pedro ele tá dizendo pra gente o seguinte pessoal a história tá na mão de Deus é difícil para esses que sofrem como cristãos nesse tempo de perseguição que estão passando pelos dias do Imperador Nero e e vendo perseguição morte então a pergunta é como é que é isso direito explica para nós e a resposta é olha Deus continua no controle da história vai chegar o dia do Senhor esse dia ninguém tem controle ele vem inesperadamente ele vem como ladrão e a verdade é que não só o cenário histórico geográfico mas o o planeta todo o
universo olha os céus vão desaparecer com um grande estrondo né os os elementos serão desfeitos pelo calor a palavra aqui ela é muito forte né no sentido de falar desse desfecho catastrófico antes da renovação de todas as coisas e aí por que que isso é tão significativo porque quando a gente vê a revelação bíblica atenção ela não é mera Perfumaria teológica ela não apresenta simplesmente pra gente pensar pera aí será que a gente é corpo e alma ou a gente é corpo alma e espírito a gente deve seguir uma dicotomia ou uma tricotomia a gente
deve imaginar que ah o batismo deve ser feito com água quente ou com água fria precisa ser feito no tanque ou necessariamente ã em Água corrente percebe Não é esse o foco o texto tá dizendo o seguinte que quando a gente não presta atenção a revelação escrita nós temos desdobramentos complicados Ou seja a nossa vida pautada pela escritura Ela traz uma mudança de comportamento porque se eu de fato Imagino que toda a minha vida minha experiência aqui deve se concentrar apenas o meu benefício apenas para usufruir de bens transitórios isso é um tipo de vida
mas se a gente entende Qual é o caminho para onde a humanidade está indo se a gente Aguarda a intervenção de Deus a gente entende que a virtude e a fé são prioridades aí a gente vai ver né Que tipo de pessoa a gente deve ser Vivendo de maneira santa e piedosa interessante que a gente deve esperar n o dia de de Deus e apressar a sua vinda muito interessante essa Associação dos dois elementos né E então nós aguardamos novos céus e nova terra onde habita a justiça a minha compreensão bíblica e teológica define a
maneira como eu vivo a minha vida para a glória de Deus por isso é tão importante a compreensão mais ou menos pode de fato prejudicar a minha vida olhando um pouco mais adiante ele vai dizer que isso tem desdobramentos de natureza ética Olha só vocês devem ser encontrados por ele né empenhe-se para ser encontrados em paz imaculados e inculpáveis vai haver uma crítica aqui sobre pessoas né que estão numa ruptura com Deus verso 17 e que não tem princípios Morais e que estão afastados de Deus Ou seja a gente talvez não perceba quando uma pessoa
rompe com a diretriz da escritura e uma pessoa segue um caminho particularista sem ver a revelação na sua totalidade com toda a sua riqueza com todo da sua amplitude de ensino valioso para nossa vida esse caminho individualista sempre é um caminho suspeito sempre é um caminho perigoso essas pessoas que não estavam se baseando na palavra Divina eles tinham rompido né não tinham princípios Morais e eram tudo menos gente que estava se empenhando para estar em paz e vivendo de maneira Imaculada E inculpável então percebe que a relação com a teologia se desdobra em Vida Prática
no sentido ético também muitas pessoas podem para defender o estilo de vida indevido que escolhem selecionar a revelação bíblica para justificar a maneira de viver indevida por isso que a gente precisa ser sempre abençoado alimentado e também confrontado pela palavra divina mas o texto prossegue e tem coisas importantes para nós aqui porque ele vai dizer vai citar interessante Pedro citando o próprio Paulo né o apóstolo Pedro citando o apóstolo Paulo e ele vai dizer sobre as cartas de Paulo isso é muito valioso e importante que ele tem o que Pedro chama de coisas difíceis de
entender eu já encontrei muita gente por um caminho indevido dizer não ô Saião as coisas de Deus são simples não tem nada que ficar falando uma coisa mais e profunda aqui mais detalhada lá não o que importa é assim a sua intenção o seu bom coração porque tudo é muito simples atenção isso não é verdade o que é simples é a em Jesus crê no Senhor Jesus ou creia no senhor Jesus e você será salvo como também os de sua casa a o o o o projeto de Deus a maneira como a gente recebe a
fé a vida eterna é algo que uma criança pode entender mas isso não quer dizer que os estudos de escatologia ou a respeito da teologia do Espírito Santo ou da eclesiologia ou profetas do Antigo Testamento seja uma coisa que é simples e que qualquer pessoa pode falar o que bem entende que tá valendo não não está valendo é necessário estudar e compreender com a Total responsabilidade por isso que se Atenção se o nosso a nossa referência a escritura então eu não vou achar que a ESP experiência mítica individual é normativa e diretriz paraa minha vida
se eu tiver uma visão um sonho uma dita Revelação uma experiência diferente eu posso até prestar atenção mas ela vai ser pautada e julgada pela escritura se eu tiver uma definição de um consenso um grupo de cristãos assinou Uma Carta Magna definiu uma declaração de fé uma instituição tal disse A ou B ou C Ok eu posso olhar mas isso não é referência acho curioso que tem grupos cristãos que mais citam suas declarações de fé do que a própria escritura E aí a gente então percebe se a escritura é referência Qual é o nosso desafio
nosso desafio será o estudo e a Interpretação porque as escrituras têm coisas difíceis de entender e como elas são difíceis e elas são tão importante Imagina você tá perdido no meio do mato num lugar perigoso em que vai Talvez chegar uma terrível tempestade e você tem 5 horas para sair de lá e você tem o mapa na mão como é que você vai olhar para esse mapa com a maior atenção possível da mesma maneira a gente para lidar com a vida na vida da Vida Diante de Deus e e no contexto da comunidade da fé
e da missão a gente precisa se aprofundar na escritura sim Pedro diz olha que que acontece o que Paulo escreveu que é sabedoria de Deus para nós é difícil de entender é Um Desafio desafio hermenêutico mas olha lá infelizmente os ignorantes eu acho o cúmulo quando eu vejo pessoa que tem orgulho da sua ignorância ele acha o máximo desprezar quem aprendeu que estudou e simplesmente Age de modo inadequado simplista e até irresponsável e não beneficia nem a sua vida nem a dos outros os ignorantes e os instáveis pessoa que cada hora em função da sua
condição frágil tá pensando e Crendo de uma maneira diferente eles torcem como faz com as as demais escrituras paraa própria destruição deles então você observa que o entendimento errado da escritura desequilibrado herético falso equivocado manipulado é problema sério na nossa vida por isso a nossa responsabilidade como seguidores de Jesus é ouvir a palavra de Jesus ouvir a palavra dos Apóstolos ouvir a orientação de fé que ficou para a igreja do Senhor não é possível levar a sério uma pessoa que se diga mesmo muito voltada para a fé que não tem interesse em conhecer com mais
detalhe e profundidade a palavra do senhor que aliás é o caminho para se conhecer o próprio Deus por isso é tão importante E se nós não fazemos isso nós corremos o risco isso que é a responsabilidade da interpretação muito séria porque se temos uma outra diretriz Se temos um um caminho inadequado a pessoa corre o risco de consciente ou inconscientemente torcer a escritura para a sua própria destruição e para o seu próprio prejuízo por isso Pedro vai vai fechar na sua carta dizendo E olha que ele fala isso num tom tão cheio de amor tão
cheio de coração não é a pessoa querer e e picuinha para brigar com o outro por causa de uma interpretação diferente em coisa pequena não tem coisa que é decisiva em relação à Vida ele chama os o os que recebem a carta de amados Portanto amados sabendo disso guardem-se para que não sejam levados pelo erro dos que não têm princípios Morais nem percam a sua firmeza e venham a cair quantas vezes na minha vida eu encontrei pessoas que na conversa pessoal derramaram suas lágrimas choraram ah mostraram a sua dor contaram a sua história dizendo o
seguinte olha naquela época eu não tinha discernimento naquela época eu me deixava Levar né pelo calor do momento pelo brilho nos olhos de uma coisa que me chamou a atenção e quando eu vi eu tava envolvido por um caminho de abuso espiritual um caminho de equívoco um caminho que me trouxe conflitos eu me lembro de um senhor muito sincero com lágrimas ele disse olha eu não sabia mais o que fazer porque me foi ensinado uma coisa tão estranha sobre Deus como se se Deus fosse apenas alguém parecido com a gente que não era Divino mesmo
e eu não sabia mais como orar falei como é que eu vou pedir a a a ação ajuda de Deus se ele é mais ou menos a mesma coisa do que o meu amigo que mora ali na esquina a oração para mim virou um negócio muito difícil então o desdobramento É sério então não permitam isso a Palavra Final de Pedro é portanto cresçam Porém na graça e no conhecimento de nosso senhor e salvador Jesus Cristo a ele seja a glória agora e para sempre amém muito bonito porque Pedro ele fala com ah de incisiva séria
e responsável da boa doutrina mas ele chama quem tá ouvindo de amados né e ele mostra esse sentimento positivo olha pessoal cresçam na graça e do conhecimento do senhor Jesus e ele termina né com uma declaração de louvor de adoração você já reparou com uma coisa interessante doutrina boa produz coração que ama a Deus doutrina boa produz louvor e adoração doutrina boa produz relacionamento adequado com base naquilo que Deus nos apresenta por isso nosso convite a você que tá sintonizado com a gente com a nossa proposta de seguidores de Jesus aqui é que você leve
mais a sério a sua própria Bíblia que você leia mas não lê para assim ah não preciso ler a Bíblia todo dia porque afinal de contas eu sou crente e crente lê a Bíblia Não leia para entender leia para ser atingido e alcançado por essa palavra leia para ser ministrado no seu coração leia para que a sua mente se torne ao mesmo tempo graciosamente abençoada por Deus mas ao mesmo tempo Ah com discernimento e capacidade de separar aquele ensinamento que não procede de Deus que Deus abençoe a sua vida que você cresça no conhecimento de
Deus se aprofunde no estudo bíblico teológico e seja fortalecido e que a sua vida seja canal de bênção pros outros e que glorifique ao nosso Deus Deus seja louvado amém [Música]