e aí com o auxílio divino permaneça sempre conosco amém ontem nós tínhamos visto a necessidade de nos conhecermos para conhecer a deus é porque senão nosso relacionamento com deus seria mentiroso seriam duas ilusões primeiro a ilusão de quem eu sou e sem me conhecer sem partir de mim da minha situação das minhas misérias dos meus conflitos das minhas tristezas e alegrias como é que eu posso de verdade me dá deus e como é que meu diálogo com deus vai ser sincero se não parte de mim se não sou eu ah e quem sou eu sou
eu e a sobrinha situações eu sou eu com a minha história com os meus conflitos todos nós temos feridas todos nós temos conflitos todos nós temos níveis nossos regiões nossas frustradas e será sempre assim sempre e isso teu concretamente que devo entrar em comunhão com deus o eu de verdade não eu fantasiado só assim eu posso encontrar também o deus verdadeiro o deus que vai me falar nas minhas situações o deus que vai dizer eu te amo como tu és eu te amo nas duas situações eu te amo com a tua história é quanto história
com a tua situação ou as suas características com a tua ferida que eu quero o teu sim que eu espero o teu cinco que eu quero me encontrar contigo ah então era o que eu dizia ontem eu dizia que se conhecer se conhecer a deus são simultâneas simultâneos o santos todinho fizeram isso a medida que conheciam a deus e um se conhecendo e à medida que eu sei conhecendo em um conhecendo a deus na tua luz contemplamos a luz não é eu me conhecer a minha própria luz não é o está bem comigo mesmo é
muito diferente o cristianismo viu da espiritualidade budista hinduísta não é eu me conhecer a partir de mim eu estar bem comigo não eu está bem com deus quando ele estiver bem com deus o está bem comigo será verdadeiro quem será verdadeiro porque o está bem simplesmente comigo mesmo pode ser estar bem comigo mesmo na mentira do pecado no erro e aí mano me lembre do que eu disse a referência do que a verdade a referência do que a luz a referência do que é santo é jesus é jesus não tendem outro mestre um só é
o vosso mestre jesus e também quando eu disse o que nós precisamos entrar em nós para nos descobrir é exatamente porque o espírito de deus habita em nós isso também tem que ficar claro para nós cristãos eu não sou uma fagulha de deus isso é conversa de botija mas não somos budistas eu não sou parte de deus eu não sou deus eu sou criatura pó que o vento leva por mim mesmo vou para o nada mas aí é que está deus que é tudo deus da sua misericórdia deus da sua glória e veio a mim
no seu filho jesus e por que eu fui batizado e recebi o espírito santo de jesus eu posso dizer que deus habita em mim de moto novo isso é fato isso é real o espírito de deus habita em mim né não é a não porque eu sinto a força interior não vamos deixar esse discurso esotérico não o espírito santo a terceira pessoa da trindade deus habita em mim desde o meu batismo e esse a gente cumpriu que são paulo pede não entristeçais não sufoquei não extingais o espírito que recebestes esse espírito santo de cristo trabalhará
em mim qual é o trabalho do espírito santo em mim me dá os sentimentos de cristo as atitudes de cristo o modo de ver a vida própria de cristo então depois de falar deste conhecesse vamos agora para um segundo tema um segundo ponto desertos o que é o tema que aparece tanto na bíblia povo de deus atravessou o deserto o povo de deus viveu numa região desértica de modo que deserto é uma imagem é o nosso salvador jesus cristo começa a ser o ministério público no deserto o deserto é um dos grandes temas da espiritualidade
cristã trata-se antes de tudo que um lugar inóspito torrido solitário e por vezes ameaçador é interessante que existem muitos tipos de zé do século cidade é o mais impressionante dos que eu já vi é tudo de pedra uns vales enormes muito bonito mas a terra do a terra dor de uma solidão a desertos como o saara só de areia apareceria do mar de dunas a desertos de areia perigosa como pissarro antes a grossa mas é sempre o deserto ali no deserto o homem está nu o despojado de todos os seus apetrechos apanhado entre a terra
e o céu entre dias este no antes de calor tremendo e noites geladas ali ninguém pode viver se não for ajudado por deus não tem garrafinha de água não tem ar condicionado não tem carro não tem nada não tem nenhuma árvore para dar sombra o homem está só diante de deus no deserto ou deserto o homem experimenta o quanto ele é pobre o quanto é limitado ninguém pode morar ali [Música] é sim enfrentar mais cedo ou mais tarde os assaltos dos demônios os primeiros bondes iam para o deserto para combater os demônios o que é
isso é que na solidão na solidão no hit a mesma coisa sem distração o que é que vai aparecendo o mundo interior da gente os demônios da gente eu repito nós vivemos na periferia da gente nós vivemos distraídos entre tantas conversas tantas distrações tanto internet tanto a televisão então a gente não se conhece e não se conhece às vezes a gente não não tenho grandes problemas eu não tenho não é porque a gente não se conhece gente entrar na gente sempre deixar que suba o nosso interior aí a gente vai ver como a gente precisa
ser tratado como a gente é referido como nós temos desejos sentimentos atitudes que são tão alienados daquilo que nós nos propomos a ser tô no deserto aparecem os demônios da os antigos o deserto é habitação dos demônios ó e aqui eu quero falar dos nossos demônios né dos meus vícios das minhas más tendências que me escraviza que me afastam do meu eu verdadeiro qual é o meu eu verdadeiro essa imagem de cristo jesus é ser livre para cristo então de modo que vivem no deserto é conviver com milagres e tentações no deserto a gente experimenta
a presença de deus na vida da gente como israel nos 40 anos de deserto ali israel experimentou o carinho de deus que vos fez atravessar o mar que lhe deu água da rocha que lhe deu o pão vindo do céu que fez vi as codornizes da carne é o povo ou seja deus que cuidou do seu povo acho que ontem não deu tempo é mas vocês podendo hoje pega e deuteronômio 8 para vocês ele senhor teu deus e provou-se colocou de um deserto disse solidão desoladora para ver o que tinha no coração olha como eu
desci ontem deus sabe o que a gente tem no coração a gente que não sabe então é na crise na solidão que vai aparecer o que eu tenho no coração e não tem certo abre-se para nós uma realidade que se você quer sonhávamos existir a gente descobre outro mundo o mundo de deus por outro lado paradoxalmente esse deserto que é lugar inóspito torre do solidário é também extremamente fértil deserto não é stereo e quando chove no deserto quando tem água é a vida brota tá certo então basta que haja água e brotam a erva e
até mesmo as flores e alice pode semear o trigo que alimenta a oliveira que produzem o óleo que ilumina e a uva que traz o vinho da alegria muito bem isso é o deserto os antigos místicos cristãos e iam para o deserto para estar só isso consigo mesmos para migrarem para dentro do seu coração e aí buscarem a deus e a si próprios é o sentido ainda hoje da vida monástica se alguém vai para o mosteiro não é porque está desiludido com a vida vai para o mosteiro para estar só isso com senhor a solidão
estéril o silêncio o dão ter de investimentos e de estações leva a pessoa a mergulhar no seu interior mas não é cura interior para tá lá numa boa não tem nada disso mergulhasse no interior diante de deus dentro de cristo para combater seus demônios e se parecer mais com jesus então isso é da tradição cristã com o monge faz isso os monges do início do cristianismo faziam muito isso mas todo cristão tem que fazer isso buscar a deus e a si próprio assim o deserto exterior é condição e imagem do deserto interior são gregório magno
falando de são bento lá no século 6º diz que bento e retornou a sua amada solidão e sozinho debaixo do olhar do celeste espectador passou a viver consigo mesmo expressão bonita essa viver consigo mesmo diante de deus enfrentasse a si mesmo diante de cristo na luz de cristo aqui eu peço muito a vocês isso aprendam na vida de vocês a criar momentos de deserto em qualquer pessoa pode fazer isso momentos de silêncio mas se preocupou esteja bem ontem alguns exemplos quando se levantar logo cedo levante-se tem logo cair na atividade se preocupa logo não tá
falando silenciosamente fazer seu passeio matinal em silêncio sempre pensando mil coisas diante de deus se colocando diante de deus tu mandou consciência de que um novo dia está começando não precisa pensar ficar pensando não não simplesmente esteja ali em paz para começar o dia sossegado a gente mal se sente a gente a gente divide tão fora da gente que a gente mal se experimentos é meu deus eu e o existo eu estou diante de ti eu vivo um novo dia tu estás me dando entende e criando isso as é uma horinha durante o dia para
rezar está em silêncio então esses momentos de deserto são importantíssimos e daqui a gente vai acabando essa quebradura de viver longe da gente de viver alienado da gente essa palavra alienado uma palavra muito tem um sentido muito forte vem do latim alienus ali e nos deu também em português alheio alienus alheio o outro o que eu sou o que é uma pessoa alienada é uma pessoa quebrada eu vivo como se não fosse eu como se fosse outro sou alienado de mim eu sou o outro em relação a mim eu não tô comigo pronto eu vivo
fora de mim quebrado de mim distante de mim oi e aí eu não posso bem me dar adeus nem os outros de verdade oi e o mundo nos aliena profundamente dos que manter longe de nós fora de nós pois bem o deserto a também para os antigos morada dos demônios tão bom dia para o deserto para se encontrar consigo diante de deus encontrar-se consigo e encontrar em si próprio deus mas aí ele ia ter que combater os demônios vai se ao deserto para lutar contra os demônios nossos demônios entrar no deserto é entrar no domínio
dos demônios e combatê-los frente-a-frente neste combate os místicos sempre tiveram consciência que lutavam pela humanidade toda sua vitória era vitória da humanidade sua vitória sobre os demônios se tornava o mundo mais transparente e saudável é assim mas como dizia elizabeth laser toda alma que se eleva eleva o mundo quando a gente melhora humanamente e quando a gente se torna mais de deus nas transparente a gente também melhora o mundo a gente melhora as relações ao redor da gente é uma pessoa em paz consigo uma pessoa centrada em deus ela pode levar a paz à tanta
gente um monge russo são serafim de sarov e dizia conserva em paz o teu coração e uma multidão se salvar ao teu redor e é verdade então veja o monge sabia que o combate dele ainda hoje é assim é pelo mundo todo é a humanidade como família humanidade como um todo que se torna melhor mais transparente mais saudável e eu repito a gente nunca teve tanta gente doente como no mundo atual né doente alienada de ser presa tanta bobagem a tanta coisa superficial pode pegar o mundo de hoje multiplica eventos eventos é copa e olimpíada
é carnaval fora de época porque se multiplicam os eventos para distrair a gente a vida na sua cotidianidade vai se tornando insuportável querem ver o outro sinal dessa doença o turismo e não é que o turismo em si seja mal turismo em si não é o mal mas é uma febre turística andando fugindo de mim porque anda anda anda para ver sempre o exterior e como nada nem pensar no misterio eu tenho que viver sempre o novo novo novo quase como uma coisa é compulsiva fugindo do meu interior quer ver o exemplo o consumo o
incentivo ao consumo do que eu não preciso despertam se necessidades que não são reais mas sempre me tirando bean de mim e quanto mais eu me ali no mais vazio mas infeliz mas quebrado é um processo terrível de alienação se eu não tiver isto eu não sou feliz veja como se a minha felicidade estivesse fora de mim nisto e quando a minha felicidade verdadeira está em mim em mim mas não é em mim sozinho é porque deus está em mim se o espírito de deus o espírito que cristo me deu stane bom então existe um
processo e a gente entra nisso de alienação é preciso voltar para nós e há muitos tipos de desertos o deserto e desertos por exemplo o deserto do próprio corpo como uma doença a velhice as consequências de um acidente são desertos e o deserto do coração o desejo não realizado um amor frustrado a seguras né ah só lembram os aborrecimentos a experiência do desamparo das carências as melancolia e e o deserto da inteligência quando aquilo que acontece no mundo o acontece comigo eu não posso compreender e o que significa essa violence o que significa ou aquela
injustiça que foi feita e ninguém repreendeu ninguém restauro a justiça o que significa por exemplo a dor daqueles que foram vítimas das cheias em alagoas e pernambuco são coisas que nos colocam em crise tudo o que me coloca em crise é deserto olá tudo que me coloca em crise e pode ser no corpo no afeto na inteligência se o deserto terrível da fé quando deus nos escapa quando desmorona nossa seguranças e falsas muletas quando as ideias que tínhamos transformado em deus desabam quando eu procuro por deus e parece que não consigo a tal paulo parece
que deus é uma sombra que deus vai real veja são desertos e o dia certo de uma coisa que eu queria muito mostrei uma coisa que eu esperava muito e não deu certo então a vida é cheia de desertos cheia agora por trás desses desertos no plural esconde-se sempre a realidade única do de zé é sempre o deserto pode ser de pensar ou de pedra pode ser de areia ou de colinas mas é sempre o deserto e o deserto nos convida ao autoconhecimento e ao conhecimento de deus o deserto é um perigo é uma ameaça
e é uma chance e eu posso me perder no deserto morrer de sede nunca mais me aprumar e eu posso do meu deserto me conhecer e conhecer a deus e sair livre maduro realizado o israel foi levado até o deserto para aprender a ser povo de deus e já perder sua segurança as falsas e aprender a confiar só no senhor então o deserto nos desmascara e faz cair nossas máscaras nossas falsas muletas né o deserto nos revela a fugacidade a fragilidade da existência humana e quando a gente de verdade e renuncia tudo isso as miragens
é porque tu dissesse também tem isso as miragens você sabe que só as garagens com calor com aquela areia aquela monotonia visual a gente começa a ver o que não existe ver água de palmeira mas ela disse existe quantas vezes a gente vê miragem na vida um sonho zucco na vida ilusões e se alimenta disso a deus que a gente vai descobrindo minha gente o que é mirage o que não é o que é verdade o que não é ela é dona é tão fácil a gente se perder na vida entrar por caminhos que não
levam a nada então quando a gente de verdade e renuncia as miragens quando renunciamos a preencher os nossos vazios com bobagens e com nossas megalomania cê fixações então se nos revela o milagre da presença de deus do nosso próprio mistério e da beleza e riqueza de cada momento nosso que traz em si a semente da eternidade cada momento nosso na vida é bonito cada momento pode ser momento de alegria ou de tristeza pode ser momento de sorrisos ou de lágrima podem ser a vitalidade da infância os sonhos da juventude ou os achaques da velhice cada
momento se a gente viver diante de deus é bonito e é bonito é rico de possibilidades agora se eu sou superficial e não sei viver esses momentos a luz de deus esses momentos me frustram e esses momentos me marca ou negativamente e se eu começo a correr do deserto né como eu coloquei aqui enchendo meus fazias com bobagens por exemplo todos nós temos carentes todos nós que é que não é caripi e agora questão é essa eu preencho minha ficar em ciências com aquilo que me leva a deus que enche o meu coração ou eu
preencho minhas carências com bobagens a conclusões como miragens que depois não me leva a nada bem interessante como hoje os consultórios de psicólogos e psiquiatras são cheios o que as pessoas não são mais felizes porque não adianta porque não adianta fugir desse e não tem terapia milho não tem psicólogo melhor do que a hora some faz a oração verdadeira que não é repetir mantras e fórmulas para me sentir em paz comigo mesmo não é isso não é o olhar para o próprio umbigo é olhar cristo a cristo na cruz que eles aprenderem de mim vinde
a mim a entrar na dinâmica de cristo que foi todo para o pai tudo para os irmãos aí a gente encontra a cura aí a gente encontra a pérola de grande valor o tesouro escondido no campo aí a gente encontra a paz e aí a gente descobre o reino de deus bom então não adianta não adianta porque a nossa tendência é a nossa tendência é essa é fugir né das nossas carências e cheias com bobagens e lembra-te de todo o caminho que o senhor teu deus te fez percorrer durante quarenta anos no deserto a fim
de humilharte humilhar e colocar no uns colocar no teu chão coloca na tua verdade tirar ter das tuas ilusões tentart beija fazer colocar que a prova e conhecer o que tinha no coração portanto reconhece no teu coração que o senhor teu deus te educava como homem educa seu filho quando eu descubro que na minha vida é o caminho diante de deus e que mesmo nos momentos tristes e de crise da minha vida são chances que deus me dá para o meu crescimento para minha conversão para colocar minha esperança nele não nas minhas muletas quem vive
isso quem descobre isso nunca fez eu não tô dizendo que não faz sofrer não tô dizendo que não vai chorar mas não mais profundo desse rapaz olha nossa senhora ao pé da cruz quanta força e quanta integridade quanta dignidade de pé ao pé da cruz junto à cruz estava maria sua mãe onde foi encontrar essa força toda e ontem foi encontrar essa elegância toda é porque foi uma mulher provada pelo deserto o deserto da solidão em nazaré e naqueles anos de silêncio quando josé depois borre jesus sai de casa o deserto de perder um filho
que se dedica totalmente ao reino de deus o deserto de suportar o silêncio e as demoras de deus beijão resultado uma mulher livre uma mulher serena uma mulher totalmente encontrada em si porque encontrada em deus bom então sim esse caminho de deserto não tem vida cristã profunda e não tem vida espiritual profunda a vida cristã não se faz com oba oba oi nata ai eu tô sentindo uma coisa tão é muito mais do que tá sentindo isso aquilo sentimento um dia você mais de um outro dedo mas essa chutando até o vento sentimento o meu
celular se eu nem nada ter nesses animado sentimento um dia você mexe com vontade de rezar vendo deus em tudo tendo uma essa mas vendeu sem nada senti muito é assim você vive do sentimento você não constroem nada não não não não é uma atitude e profunda interior e numa atitude de profunda comunhão com senhor viver diante do senhor e por isso deus conduz seus amigos ao deserto para ali suportarem a luta com os demônios e através da luta poderia entrar no país da paz ou seja no país da visão de deus quem não tiver
sido tentado não poderá entrar no reino dos céus se suprimirmos à tentação ninguém se salvará de santo antão o pai de todos os monges tempo lá do século coar porque se supreme liss à tentação ninguém se salvará porque sem a tentação a gente não se conhece em tentação eu conheço uma ilusão de mim i am e eu não vejo nem coração para os pontos fracos eu só sei quando eu repito quando a gente vai ao médico estou com um adulto quer que ele faz ele tenta gente aperta dói aqui não dói aqui ele tá tentando
tá cutucando não dói aqui aqui dói pronto agora vamos curar sem isso então deus vai fazendo isso na vida da gente que dói não aqui dói não há que dói aqui dói demais então é aqui que você tem que corrigir sem a tentação a gente exigiria na ilusão na imaturidade deus não alimenta imaturos a deus não alimenta nossas infantilidades deus nos faz livres homens e mulheres maduros e essa religião de besteirinha de infantilidade isso nunca foi religião verdadeira e tem muita coisa hoje assim na igreja parece produto supermercado todo dia tem coisa nova para olhar
como interessante hoje né todo dia tem um terço novo usar o novo antiga prova uma dancinha nova um slogan novo todo dia tem uns logo novo programa pastoral para salvar o mundo tudo isso é infantilidade e no fim das contas o que fica é deus que não chama a caminhar com ele e o caminho passa pela cruz e o que fica isso o que fica isso ah tá certo o que fica é isso que está lá no santo evangelho o que nossos antepassados viveram e o que nós temos de viver também é através das tentações
no deserto que o homem obtém um faro um instinto do deus verdadeiro sem tentação o homem estaria no perigo de apoderar-se de deus mas aqui não seria deus a galera é um ídolo e torná-los inofensivos eu inútil o meu deus ai meu deus lhe dar tudo o que eu quero isso não é teu são boneco que você fez ao meu deus não tem um problema com meu deus é não é nada do deus verdadeiro o deus verdadeiro é perigoso o deus verdadeiro coloca a gente em crise o deus verdadeiro é aquele deus que se revela
na cruz de nosso senhor jesus cristo é o deus verdadeiro é aquele que diz eu sou o senhor teu deus que não aceita suborno tu não me compras comprar ventinho o deus verdadeiro nos arranca da gente para nos fazer crescer na direção dele e não é o deus que que minha lisa é o deus que me dá a paz mas não me deixa em paz esse é o deus que me educa eu sou o senhor teu deus que tinha educa para o teu bem esse é o deus verdadeiro e aí na tentação que eu vou
descobrir a verdade da minha tesão a deusa no deserto pela tentação o homem experimenta existencialmente a sua distância em relação a deus sente a diferença entre deus e o homem experimenta a indisponibilidade de deus o nosso deus não é um cachorrinho que eu faço totó chegue e ele vem é data é nada e não e é por isso que no antigo testamento não se pronuncia o nome de deus ah e por isso também os cristãos e na nossa oração litúrgica nunca se diz o nome chave o nome de deus porque para deixar claro isso que
deus que se fez tão próximo de nós que se deu a nós em jesus que a gente pode chamar de a papai esse deus continua misterioso o misterioso me explique como é que deus permite uma tragédia daquela de alagoas expliquem como é que deus permite que uma pessoa boa decente de repente tem uns fortunas na sua vida que parece destruir toda sua existência explique como é que aquela mãe tô com três quatro filhos morre prematuramente deixando os filhos para criar me explique explique aquele pai que passou seis sete anos lutando com um filho com câncer
no cérebro com atuação louca e no fim a doença vence e depois de ter rezado tanto pedido tanto explique é o deus não existe é só existe o vazio o absurdo ou esse deus que existe e que é bom porque nós iremos a cruz de jesus é um deus que eu não consigo alcançar totalmente cuja lógica eu não consigo entender em outras palavras em teologia se diz é um deus diferente separado além de tudo o que eu possa imaginar existe uma palavra da isso em hebraico kadosh santo é isso que significa que deus é santo
esse é um outro com maiúsculo é o separado é o que está para além de tudo em diante disso a gente só pode sair como diz a benção hebraica dos judeus bendito sejas tu adonai nosso deus que guardas os segredos e eu não sei explicar e eu não sei explicar o porquê sou assim porque nasci dessa família porque nasci nessa época com esse temperamento com essas feridas com essas marcas ou vou dizer que deus não existe que não me ama ou eu vou dizer senhor que tu existes eu sei eu creio que tu és amor
eu vi na cruz do teu filho eu vi que tu és amor eu vi que tu me amas mas eu não te compreendo tu és grande demais eu não tenho dobro a mim eu tenho que me curvar ter a deus nunca será o deus essas receitas que você faz assim ele vem é o deus da arrumação por deus que me paparica não que se deus não existe na bíblia e esse deu três fichas na bíblia bom então é na provação é do deserto é na crise que o senhor nos teto cá olha o que já
disse de jó vocês sabem é um personagem literário no livro de jó o autor sagrado o que responder a uma questão por que o justo sofre é porque o homem bom reto amigo de deus sofre a deus antigos diziam antes do ensino de babilônia desenho assim quem é amigo de deus tem longa vida dinheiro e muitos filhos de modo que quando morra o seu nome fique ou seus descendentes o homem ímpio tem vida breve e geral de morte violenta não tem filhos ou seus filho são desmanteladas e amaldiçoados e morre na miséria era essa visão
simplista o que existia no antigo israel não se sabia que existia vida após a morte o e exatamente o livro de jó e alguns outros livros da bíblia vão desmanchar essa visão e no livro de jó o autor mostra um homem um santo amigo de deus e que de repente perdeu tudo uns filhos os bens a saúde a honra e aí vem três amigos depois aparecem mais um para consolá-lo o e os amigos quer dizer uma coisa só ó você aprontou alguma coisa contra deus por isso tá sofrendo e jeová dizendo eu não aprontei nada
eu queria entender porque deus faz isso comigo ah e não fique quando deus aparece não é para explicar pelo contrário ele show quem és tu que questiona os meus designos vamos lá responder você que sabe tudo como foi que eu criei o mundo tá bom bia jó que eu escondo os ventos bom dia que eu guardo sol e o faço nascer do dia o major responda de onde vem a luz e quem deu força as ondas do mar e aí joão vai ficando assim e vai dizer olha aqui reconheço que tudo podes e que nenhum
de teus desígnios fica frustrado sou aquele que de alegria o teus desígnios com palavras sem sentido falei de coisas que não entendia bem maravilhas que me ultrapassavam conhecia ter só de ouvido mas agora viram tem meus olhos por isso o retrato me e faço penitência no pó e na cinza em outras palavras senhor eu não sei porque estou sofrendo porque perdi meus filhos minhas coisas mas eu confio em ti o senhor eu não te peço mais explicações eu confio em ti e eu me abandono em ti no deserto do meu sofrimento o deserto da minha
dor eu me jogo nas tuas mãos a de jó sai maduro eu repito deserto o desmantelo a gente de vez o confirma a gente o deserto do casamento e vocês são casados sabe disso em épocas em que a relação entre os dois damos certo parece que a compreensão desaparece e parece que a empatia é ameaçada e os dois se segura male naquele deserto e lutando e aí atravessando o deserto a moça e confirmado mais maduro mais profundo dependendo do menos de emoções e muito mais numa pezão profunda de todos e de um outro pode alimentos
a desmantelo acabou-se e não adianta a gente não constrói nada de duradouro nada de profundo sem passar pelo deserto e é da dinâmica da nossa vida que o senhor nos coloca no deserto para nos prova o senhor nos coloca no deserto para nos fazer crescer e repito deserto é uma ameaça pode me destruir e o deserto é uma chance pode me confirmar e me amadurecer para sempre ah depende do meu modo de entrar no deserto ah e não adianta fugir e não adianta fugir é tão deserto esse processo de amadurecimento por isso sim eu jesus
começa a missão dele no deserto e tentado tentado a um tipo de messias fácil que faz show bula do tempo para baixo milagreiro transformar pedra em pão beija segundo a lógica do mundo ajoelhasse diante da lógica do diabo para ter a amizade dos grandes o que jesus luta contra isso e abraço caminho da cruz é bom então a tentação faz-nos ver que não somos deus deus está no céu tu homem estais na terra e tu não és deus e tu não entende estudo e aqui tá revolta do mundo que o homem não aceita isso é
um homem quer ser como deus e se eu não entendo então devo existe se não cabe da minha lógica então deus não é o deus verdadeiro se não sai como eu quero então eu virar as costas para esse deus e vou procurar um deus mais fácil que é um ídolo o que é um ídolo o deserto portanto é lugar de tentações exteriores e interiores sem elas não entraríamos em contato com a nossa humanidade com a nossa realidade concreta e cair íamos no espiritualidade mentirosa angelismo idealizada completamente irreal alienante não libertadora de nós mesmos não sairíamos
de nós mesmos em direção ao homem novo jesus cristo e ao invés as tentações não só brigam a cravar nossas raízes ainda mais profundamente em deus e depositar nossa confiança nele pois as tentações mostram que a parte de nossas forças não podemos vencê-las as tentações exteriores e interiores e exteriores a situações da vida né aquelas que nos coloca em situações que não queríamos que nos dão a sensação de desconforto desamparo olhamos de um lado e para o outro e nos encontramos acuado e isso nos joga nas mãos de deus eu levanto os meus olhos para
os montes de onde podem ver o meu socorro vem do senhor e vai rezar de verdade o telefone é a tentação a crise e a prova me faz rezar de verdade ele tá senhor salva aí porque eu tô correndo senhor agora na palavra bonita não preciso mesmo o e as tentações piores ainda as tentações interiores e aqueles pedaços nossos o que não conhece a deus e que às vezes gritam dentro da gente por causa do nosso pecado e que se a gente se deixar levar por essas tentações a gente se desagregar todinho e se afasta
de cristo se afasta do nosso propósito e setor de cristo não é necessário enfrentar creia as situações externas que as internas para termos usar o tempo e com a maturidade humana e cristã uma coisa certa não conseguiremos chegar a deus sem lutar sem sujar as vestes não se pode ser cristão minha gente sem lutar esse é um combate um combate nós temos sentimentos desejos pensamentos doidinhos todos nós e é preciso lutar é quem nos purifica não é a gente mesmo é cristo tão bonito aquela passagem do apocalipse um dos anciãos tomou a palavra e disse
me estes que estão trajados com vestes brancas quem são e de onde vieram tão de branco porque porque nunca se sujaram porque são imaculados não e esses são os que vêm da grande tribulação vem da vida lavaram suas vestes e as alvejaram no sangue do cordeiro é cristo que nos purifica e é cristo que nos perdoa é cristo que nos restaura que nos cura que nos recompõe a a todos nós atravessamos portanto a situações na vida que a gente não gostaria de atravessar o e às vezes fazemos coisas das quais depois nos arrependemos tanto e
até nos envergonhamos mas aí a gente olha o senhor e busca nele o perdão a cura e a renovação da vida em diante das tentações não nos é pedido que sejamos impecáveis pertinhos sem defeitos e máculas o que o senhor nos pede é que lutemos prendo no amor de deus esse amor é o próprio espírito santo está lá em romanos no capítulo 5 versículo 5 o amor de deus foi derramado nos nossos corações pelo espírito que nos foi dado o espírito santo e o bom cristão não é o impecável mesmo porque não tem ninguém impecável
mas é aquele que é fiel no caminho para deus é aquele que luta que caindo se levanta que errando se conserta que se desviando volta a caminho aquele que se familiariza com os demônios através da tentação encontra a verdade de sua alma e descobre os arabismos do seu inconsciente os pensamentos homicidas a gente avisando quer matar o irmão matar de tanto jeito matar desprezando matar falando mal matar passando por cima matar com prepotência nossas representações sabe dicas de levar sofrimento as vezes que os outros de vingança as nossas fantasias e morais e nós só nos
tornamos seres humanos maduros quando nos confrontamos com esta verdade quando somos experimentados pela tentação então a tentação tem um aspecto positivo ela nos dá um novo tipo de familiaridade com deus de dizer senhor socorre-me senhor eu não sou bom não sim eu ajuda e como pedro salva-me sim o que eu estou oferecendo e a tentação faz a minha relação com deus ser mais verdadeiro eu não tô dizendo que a tentação é boa nesse mas que causam bem em nós por isso que jesus nos ensinou não nos deixes cair em tentação ele não ensinou assim te
dizer sim o que eu não seja tentado não sei o que eu não caia em tentação livra-nos do maligno ah tá certo livra-nos do maligno e aí tô escutando essa semana alguém dizendo o menino que tinha medo do bicho como é o nome do bicho meu deus do céu para o mal amém né sabe dessa história não sabe que o menino escutava a mãe dizendo que eu de livrai-nos do mal amém livrai-nos do mal amém recebi chamado malamente não é que é um bicho perigoso repara o lobisomem é um bicho pois bem então nós não
nos deixeis cair em tentação mas tudo bem a presença de deus muito mais profunda do que costumávamos experimentar anteriormente sem a tentação vamos nos tornando desleixadas autossuficiente como é que somos avg e espiritualmente repousando em nós mesmos e não em deus tentados aprendemos a combater e a gritar realmente por deus experimentaremos que é o espírito de cristo que a gente nós e deixamos que ele acha bendito seja o senhor meu rochedo que treinar minhas mãos para a batalha e meus dedos para a guerra meu amor e minha fortaleza minha torre forte e meu libertador o
escudo em que me abrigo e que a me submeti os povos bom então veja bem pela tentação que eu vou me conhecer repito deus me quer santo mas não com a santidade falsa fabricada a minha santidade e a dizer sim a deus a partir da minha realidade concreta das minhas limitações um dos meus vícios de caráter e temperamento é aí que deus me espera quem se preocupa sobretudo em ser correto certinho impecável pode correr o risco de não viver a vida plenamente com medo de possíveis falhas é como aquele que não se levanta da cama
de manhã para não errar então pronto fica na cama noite todinha o dia todinho não vai viver e não é na batalha que a gente se faz e veja esse que vive assim preocupado em ser correto no sentido de certinho poderá até ser uma pessoa correta mas não terá grandes horizontes não desabrochar a será medíocre medroso teve medo de enfrentar a vida conta com a possibilidade da tentação saber enfrentar em paz com a consciência de que ela faz parte da vida torna-nos mais humanos e portanto mais humildes santo isaac de nínive já o percebia tem
uma frase que eu gosto muito santo isaac de nínive feliz o homem que conheceu as próprias misérias porque aprendi a ter misericórdia e tem misericórdia do outro porque eu conheço as minhas misérias quem não conhece suas misérias trata os outros com chicote o que não se conhece não conhece suas misérias é prepotente em relação aos outros não tem misericórdia julga não admite o erro dos outros uma pessoa que age assim é uma pessoa que nunca entrou em si para ver sua própria fraqueza sua própria alimentação sua própria incoerência seu próprio pecado e quanto mais o
homem diante de deus se conhece mas se encher de misericórdia para com os outros ah pois bem e as tentações nos torna vigilantes e nos abre então para os outros é uma imagem falsa da santidade pensar que o santo está acima de todas as tentações estar conscientes delas das tentações sem deixar-se dominar por elas é um caminho que nos mantém vivos e sempre de novo nos recorda que não podemos nos tornar melhores por nós mesmos mas somente deus poderá nos transformar somente ele nos dá a vitória contra as tentações um experiência e na minha vida
que eu agradeço a deus foi o tempo do mosteiro exatamente por isso a gente vai vendo os pecados da gente e a gente trazendo que tá gente não é bonzinho e que sozinho a gente não pode sair disso é muito quebrado o pecado feriu muito a gente o pecado prejudicou muito a gente nossos pensamentos nossos desejos nossas ideias e aí a gente é obrigado a dizer senhor salva-me porque eu estou me afogando senhor se tu não me sustentar isso eu jamais serei livro de mim mesmo quantos desejos quantas intenções nossa não são puras não são
sinceras quantas máscaras quantos joguinhos pense afirmar quantos sorrisos e abraços não blocão da pureza do nosso coração e quanto mais a gente entra na gente mas a gente vê que é quebrado salva-me senhor porque eu estou parecendo salva-me de mim mesmo senhor salva-me de minhas máscaras de minhas falsas muletas bom eu deixei para aqui para vocês meditar em primeiro essas palavras tão bonitas olhe seja como for não conseguiremos escapar ao deserto é o que restará de nosso corpo quando o tempo tiver reduzido a pó e aí a vaidade vai desaparecer não tem jeito né é
o que restará do nossos amores quando aprovação estiver desatado de seus mais doces laços é o que restará de nossos pensamentos mais sublimes quando esquecimentos tiver apagado é o que restará de nossas crenças quando contemplamos a deus tal como ele é e não mais como cremos ou pensamos ou imaginamos que seja aceitar nosso deserto é aceitar nossa carência de ser a nossa pobreza de criaturas somos limitados somos deus não é aceitar o nosso sei como pó e saber que não pode haver melhor leite não pode haver panos mais belos onde possamos acolher a luz porque
despojados de nossas ilusões seremos nós mesmos mas passamos nesse passamos depressa é bem gastar simple e depois eu só você tokyo vento leva pó não estou dizendo isso para gente se ver se cuidar da vida não tem ideal mas é para gente lutar e ideal sabendo que no entanto a gente é ela vivo não absolutizar nossas ideias não absolutiza nosso trabalho não a pessoa não pisar nada nem ninguém mais para frente nós vamos ver isso no outro tema bom então aprovação do deserto é aprovação da maturidade o fruto maduro sem pressa e sem lamento que
cai da árvore porque amadureceu é tão bonito carinho esse plenitude não tem certo permanecem indissoluvelmente ligadas aqueles que conseguirem suportar esse casamento essas looks de carência e plenitude morreram também sem dúvida mas não morreram sem terem vivido e poderão por fim repousar no coração do senhor ó e aqui para responder quais são meus demônios fundamentais eu procuro assumi-los quer dizer reconhecê-los da nesse nome eu vou mascarando como me comporta em relação a eles fujo sucumbo o luto com paciência diante de deus até vencê-los bom fiquem com isso para meditar nos encontraremos se deus quiser as
1530 o nosso auxílio está no nome do senhor é tampar em relevo com calma meditem se quiserem tome deuteronômio 8 tem também a meditação de ontem quando tiverem cansado de pensar vão andar um pouco olhar o rio se sentir necessidade de conversar com alguém que queira também conversar se sentir isso também não vou querer que subiu pelas paredes mas que não faça isso aqui no meio do corredor atrapalhando bom são todos adultos mas quanto mais em silêncio e vocês ficarem mais proveito o perdão do retiro deixe que nosso senhores fale tá certo até mais tarde
se deus quiser e e aí