O Mal-Estar na Civilização | Freud

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Jul Fidelis
Oi, gente. Tudo bem? Esse vídeo foi um desafio pra mim, pois sintetizar o que entendi do livro foi ...
Video Transcript:
e aí oi oi gente tudo bem eu sou de fidelis eu tô aqui para fazer uma resenha de um livro teórico dessa vez que é um livro do pai da psicanálise freud o mal-estar na civilização essa edição que eu tenho que a medição da companhia das letras ela tem além de texto desse livro né o mal-estar na civilização ela conta com outros textos cecília grosso assim também são linda primorosa e é a primeira vez que eles estão traduzindo o frete direto então a gente não tinha nenhuma tradução direta essa é a primeira trazida pela companhia
das letras pelo paulo césar de souza paulo sérgio inclusive já ganhou o jabuti por tradução a partir do mal estar na civilização e nem metade desse livro mas eu comprei porque eu queria também as novas conferências porque eu tô lendo agora as conferências introdutórias como esse é um livro teórico eu vou tentar sem precisar de 10 desse livro que são muitas ele é um livro pequeno mas ele é minha eu não vou logo da resposta e eu vou tentar desdobrar o que seria a causa desse sentimento eu acho que vai ser um caminho mais fácil
por ser um vídeo do que lendo esse mal está o fraude vai explicar ele vende um sentimento de medo e angústia que na alemão vai ser a mesma palavra que quer eu não sei pronunciar em inglês ela se confunde também com outros sentimentos como sentimento de culpa e aí ele vai explicar o porquê dessa culpa essa culpa ela vem da nossa fiz que você acha da nossa mente que é estrutura do superego o superego é uma vozinha que fica controlando seus atos mas ele faz ele age como um repressor que ouvir seus pensamentos porque ele
tá dentro da sua mente então ele entende a sua intenção e quando a sua intenção ela é contra uma ética contra uma moral que você tem em projetadas dentro de você isso brincar de a culpa que sentimento de culpa e angústia ele serve como uma punição para um desejo que nem foi efetivado que na maior parte das vezes vai ser um sentimento de agressão que deriva de um instinto ou de uma função e ao instinto de morte com muito clara no livro todos que a religião principalmente tem essa morre professora que é o que se
introjetam no nosso superego que se projeta nossa própria mente que tenta buscar uma perfeição que vai eliminar os nossos instintos terminar os nossos desejos eliminar a nossa vida sexual e a partir daí a gente vai se sentir insatisfeito e culpados lhe volta como surgiu a sociedade e como ela caminhou para ser esse elemento repressor a gente onde vais a gente experimentar segurança e aonde a gente evita sofrer a gente fermenta a insatisfação e infelicidade um all star e tiram as famílias antes da civilização onde está a sociedade precisem dizer essa família então segundo a teoria
do freud exigia com patriarca um homem agressivo um homem que era o chefe daquela família ela surge ia porque para esse cara era vantajoso que ele tivesse colaboradores para trabalhar com ele na terra para poder se proteger das desventuras que a natureza poderia proporcionar para ele para mulher era importante é protegida e de suas crias protegidos por esse homem forte ele conta uma história sobre a formação da sociedade seria uma rebelião nos irmãos contra esse genitor mais forte tão assim sugerir pro freud a civilização é a partir dessa revolta de várias mais fracos para uma
de forte e esse assassinatos assassinato seria o que deu origem a civilização que aconteceu a partir de então esse assassinato e a parte de uma das pulsões e é a pulsão de morte ou o instinto de morte a partir desse instinto de morte vem outras manifestações entre elas a agressividade apesar da sociedade se surgiu dessa agressividade de ter matado esse pai essa vontade de se destruir destruir o próximo ela não pode prevalecer porque ela pode acabar com a sociedade por exemplo guerras mundiais que estão uma maior representação desse jeito de agressividade do ser humano elas
levam o mundo a quase ruína e ameaça a extinção da raça humana então civilização ela tem por objetivo se preservar e como é que ela se preserva ela se preserva reprimindo existido de agressão e como é que ele faz isso através de uma instância psíquica na cabeça de todo mundo que é exatamente esse super eu que é um código de ética que lê principalmente editado pela religião tem uma premissa máxima que é o mateu o convite mesmo e se ama o teu próximo como a ti mesmo não acredita-se próximo desse próximo de agressivo se não
agride ele de volta isso é para conter esses em cima de agressão mesmo que ele necessite de uma retaliação e mesmo que se mantenha um sistema injusto e como é que se super eu feliz se estabelece nas pessoas através do sentimento de ressentimento ou então de arrependimento pela matança daquele pai daquela família então eles meio que entrou já estão aquele pai na cabeça para não fazer mais isso para não existir mais agressividade ou então ela começa também como uma agressividade a esses pais ou essas figuras paternas e maternas de que o sentido de que criou
a a pessoa desde a infância e vende de um sentimento de agressão mas que também não quer agredir porque tem medo de perder o amor daquele que está proteger não tem sentido também então isso volta desse mal-estar encontra uma culpa enquanto uma angústia enquanto um medo então você tem medo que essa agressividade de faça você perder o amor primeiro de seus pais e depois da sociedade e essa figura paterna se figura de autoridade ela passa depois para a sociedade ou então para o destino para uma figura essa figura de vinho nessa se tem sempre quitar
se sujeitando isso é por isso que a religião tem um papel tão importante na sociedade então tu digitar formulando o que seria normas éticos normas morais o modelo a ser seguido de imperfeição como a própria figura de jesus cristo e que você precisa seguir aquilo e você precisa abrir mão dos seus instintos precisa abrir mão dos seus desejos e só de você desejar que o só de você pensar que o lu você já está pecando porque você é aquilo vai ser pensa não posso ser assim porque se eu desejar isso e se eu pensar isso
eu estou traindo ferindo quem me protege e eu posso perder o amor dele posso perder aquela proteção o destino pode se voltar contra mim essa divindade pode se voltar contra mim pode pode me punir parece é mais então duas origens para o sentimento de culpa o medo da autoridade e depois o medo ante o supereu o primeiro nos obrigam a renunciar satisfações instinto ice o segundo nos leva também ao castigo dado que não se pode ocultar ao supereu a continuação dos desejos proibidos então toda vez que você deseja uma coisa que as considerada proibida que
é considerada errada esse superior também ele vai pegar essa sua agressividade que você quer mandar para o outro enviar para o outro ele vai enviar para você e vai te castigar ele vai voltar para si a proximidade que vem do instinto de morte porque ele precisa para união e desce enchendo de morte que é de onde vem agressividade também vem a vontade de voltar a um estado primordial ele explica livro essas duas porções essa pulsão libidinal de querer se juntar de querer ser multiplicar de querer se manter ou seja de comer e de praticar atos
sexuais rir junto com ela agindo com ela um instinto de morte que disse dissolver destruir tudo então pra sociedade se manter é preciso que se em shinto um instinto de morte o stitch agressividade de acabar com tudo de destruir e esteja vigiada e esteja avisado dentro da gente através do superior ele fala também que toda renúncia que você fizer de seus distintos ela vai ser insignificante porque quanto mais pode ser renunciar mais culpado você vai se sentir quando você tiver um desejo que vai vai ser considerado um e vai que ser considerado antiético que vai
ser bonita pelo seu superior que vai estar cada vez mais severo porque ele vai ter cada vez mais exigente então pessoas mais puras sejam mais infelizes ele vai falar que a renúncia e junto ao já não tenha feito completamente libertador abstenção virtuosa já não é compensada com a certeza do amor ou de proteção né o infortúnio começa a ameaçar a partir de fora a perda do amor e castigo da autoridade externa é trocada por uma permanente infelicidade interna atenção da consciência de culpa então você taria se punindo estaria evitando de desejar ou de satisfazer os
seus desejos de atuais para não ter essa ameaça de descoberta por baixo quente protege mas fiquem te protege é uma divindade ou então é o destino então você tá o tempo todo sendo vigiados aqui você clicou curtiu às vezes enjoo você pegou porque você pensou todo esse vem áudio perfeição a atingir viu eles ótimos obstáculos ele passa por uma aparência de que a gente tem total controle sobre os nossos extintos que não é verdade é partir disso que venha nossa infelicidade através desse sentimento de culpa por desejar por ter essa parte espiritual por não aceitar
isso ser cada vez mais racional cada vez mais perfeito cada vez mais seguir um modelo ético seguir um modelo que vai ter fundamento principalmente religioso ele vai falar inclusive já capítulo final a ética que se apoia na religião e introduz aqui suas premissas de um alento humano melhor acho que enquanto a virtude não compensar já nessa vida aí fica pregará em vão parece-me também fora de dúvida que uma real mudança nas relações das pessoas com a propriedade será de maior valia nesse ponto que qualquer mandamento ético mas entre os socialistas essa compreensão curvada por um
novo de conhecimento de alicia da natureza humana é nada sem valor para aplicação tá falando aqui também que tipo você não pode ter o homem é um homem bom porque isso ignora o instinto de morte o instinto de agressividade de querer destruir o próximo ea si mesmo é preciso ter em mente isso para construção de um mundo melhor que realmente nos proteja de sofrer e que seja mais maduro porque ele fala que esse querer religioso de está submetido a uma autoridade a uma divindade primeiro é que ele fala isso claramente isso isso é uma alucinação
de você a partir desse princípio do prazer de que o que está em minha prazeroso mas o que está no externo que está no mundo não faz parte de mim e tá maldade não faz parte de mim agressividade não faz parte de mim eu nego e isso eu tenho que eu tenho que dizer alguma forma consegui botar esse para longe tem que ajeitar isso e e já com isso principalmente ele fala sobre um superego cultural que vai falar para você que quanto mais difícil for de alcançar sua perfeição mais mary que você vai ter ir
para mim eu vou concluir com essa frase dele que é muito boa a chamada ética natural nada tem oferecer aqui salva satisfação narcísica de um indivíduo poderá se considerar a melhor que os outros e e aí
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