[Música] Olá sejam todos muito bem-vindos a mais um episódio do nosso educast um programa que é dedicado aos nossos alunos onde trazemos referências do mercado para conversar com os nossos acadêmicos e nesse momento estamos conversando sobre o Mercado audiovisual brasileiro e as repercussões na prática profissional eu sou a professora Maria Raquel Marins ao meu lado eu tenho Leandro Cabral que é o gerente audiovisual e o nosso querido convidado o Murilo Morgado que é produtor de tecnologia e audiovisual do grupo Globo sejam muito bem-vindos a verdade nós somos filtrão de hoje é o Leandro Cabral e
eu queria na verdade eu vi um pouquinho de vocês sobre a trajetória profissional de vocês e depois a gente começa aqui o nosso grande bate-papo de hoje Obrigado professora prazer enorme tá aqui com vocês sou muito com Murilo que é uma das maiores referências para mim no audiovisual e queria começar aqui com o Murilo Contando um pouquinho da história dele como é que ele entrou no audiovisual como é que ele planejou a carreira dele legal legal legal legal Maria o Leandro Muito Obrigado aí pelo convite tô realmente muito honrado Ele está aqui com vocês dividindo
um pouco dessas experiências né queria começar rapidamente com uma alta descrição minha se Tenho 47 anos sou um homem branco tem cabelos ainda Preto né Estou com uma camisa polo cinza e uma calça marrom né então eu diria assim já tenho né alguns anos né dentro dessa história de produção de conteúdo né com foco ali em tecnologia para o audiovisual são alguns anos dentro do grupo Globo trabalhando com desenvolvimento de sistemas né então tive lá um processo no início da minha carreira que já tem 27 anos chegando agora né então no início né fazendo reparo
de equipamentos né entendendo as tecnologias para os estúdios né E aí fui acendendo e tendo oportunidades para poder começar um trabalho né dentro de um modelo mais aberto mais amplo né com produção de tecnologia congestão de projetos né então acho que hoje é bem mais tranquilo poder olhar todo todo esse repertório aí para trás e ver a dimensão que as coisas tomaram é em termos de escala né para produção de tecnologia Então acho que é gostaria de colaborando com vocês de alguma forma né então vamos lá vamos lá tá super satisfeita aqui sempre empolgado para
que a gente furando essa conversa Com certeza nós temos algum algumas curiosidades aqui em relação a esse mercado acho que é o sonho de praticamente todo estudante de audiovisual é trabalhar numa grande emissora trabalhar no cinema conta um pouco pra gente como é que esse caminho assim para o cara trabalhar um dia no grupo Globo Como eu posso trilhar isso quais as dicas você daria para esse aluno para alcançar esse objetivo aí Bom vamos lá Leandro Assim hoje o mercado de tecnologia no audiovisual ele tá muito muito versátil né assim há uma fusão né natural
dos processos de produção mais tradicionais de TV e cinema né junto né com sistemas relacionados à tecnologia da informação Então hoje nós temos oportunidades para diferentes tipos de Especialidades então assim profissionais relacionados a sistemas da informação tem uma grande Gama de atividades dentro da produção de conteúdo hoje profissionais da área de cinema profissionais da iluminação da captação de som Então acho que a verdade a alma do negócio né então assim quanto mais a gente puder ter experiências mistas acho que ajudam dentro desse processo de introdução dentro da área de trabalho bacana interessante você falar isso
porque dentro da minha carreira comecei com o objetivo de trabalhar mais na parte artística né de geografia direção de imagem e aí um certo momento trabalhando com você já foi gostaria de ir para tecnologia e na época eu decidi fazer engenharia telecomunicações sendo que eu sou migrou Em algum momento isso Partiu para ti e tá praticamente em todos os processos ali telecomunicações diminuiu bastante né como é que a Sua percepção nisso aí eu vejo que a gente tá extraindo né o melhor de cada especialidade né então assim o mercado de TI tem uma forma mais
dinâmica de gestão uma dinâmica de processos Inclusive a metodologia ágil veio dali né inclusive e eu acho que o grande desafio hoje é escalar essas essas metodologias né onde a gente tem né menos processos né menos energia gasta com o backstage da produção né Então as coisas sendo mais aceleradas né com foco realmente no cliente tendo ali um processo de de contato contínuo né sobre o que tá sendo produzido né durante muito tempo a gente tinha um modelo de trabalho mas relacionados a processos em Cascata e que existia sem um escopo muito rígido né E
hoje a gente vem quebrando isso de uma maneira muito muito acelerada né porque essa é a necessidade do mercado hoje a gente precisa produzir um conteúdo que se adapte a diferentes tipos de consumidores né e que de certa maneira também é comunique com a atualidade Então acho que o processo de tecnologia né complementando com o que você falou ele ele avança nesse sentido do artístico também né muitos das funções que no passado eram consideradas meio que artísticas né hoje ela a gente tem várias dessas especialidades embarcadas em processo de tecnologia design inclusive né então assim
produção de conteúdo é de certa maneira técnico né também tem esse viés artístico então quando a gente fala de especializações né necessários para as pessoas poderem atingir resultados rápidos dentro de mercado de trabalho a criatividade né continua sendo acho que uma protagonista nesses últimos anos né a criatividade junto com a consistência técnica e permeando um pouco ali pela pela pela cooperação assim a gente fala muito que o ambiente de trabalho hoje ele precisa ser colaborativo então sem colaboração os resultados demoram para chegar e as empresas Hoje não tem muita energia né para gastar com burocracia
né Você tem um processo né interno burocrático e lento o seu concorrente vai de alguma forma está na frente de você então essa essa cultura já tem que ser absorvida desde alargada então as pessoas precisam é ter um portfólio mais amplo quando elas buscam uma empregabilidade dentro de um setor tecnológico isso aí não necessariamente se refere a produção de conteúdo especificamente a gente tem diversos estágios né dentro de um de um grande uma grande fábrica de produção e Distribuição de conteúdo e é necessário que a gente esteja atento a todas as etapas da produção de
todas as etapas do processo desde a sua criação né então assim quando a gente fala de um processo criativo né é que é embarcado dentro de uma da mesma empresa né então você precisa lidar com diferentes tipos de abordagem na criação É um tipo é uma percepção durante o processo operacional para poder de fato estarmos entregando aquele conteúdo é é uma habilidade e alguns times têm características específicas para isso tem um tratamento em pós-produção até que venha ser feita a distribuição em todas as plataformas hoje que o consumidores se conecta né então assim os desafios
para Quem produz de ponta a ponta São enormes mas ao mesmo tempo as habilidades meio que permanecem meio que idênticas né meio que necessárias e idênticas para todas elas então eu diria capacitação técnica para aquilo que você deseja fazer habilidade relacionados a criatividade né e soft Skills são muito importantes e de certa maneira também o otimismo né e um pouco de Psicologia positiva para que os ambientes de trabalho fiquem leves né hoje a gente vive num mundo muito ansioso e a tecnologia é um grande driver também dessa ansiedade então lidar um pouco com tudo isso
faz parte desse contexto parece que é uma super uma super é preparação mas de certa maneira é há muito tudo isso é muito diluído hoje em dia né então acho que não não há uma necessidade de ninguém ser especialista né logo na largada mas que de certa forma se atende a esses pontos porque eles vão estar presentes até dentro de dinâmicas de seleção de pessoal falando um pouquinho de já que você falou um pouquinho de ambiente de trabalho falar um pouquinho de gestão E aí eu tenho uma referência sua que é eu sigo até hoje
a gente tá fazendo um show de um cantor que ele tinha alguns toques e aí eu não sei o que aconteceu seria sobre um estágio ela não está de futebol na época e aí os painéis estavam numa posição e pelo toque a posição dele em relação algumas coisas esotéricas ele pediu para mudar tudo e a gente já tava trabalhando lá assim 14 horas já E aí a equipe Ficou desesperada entramos em crise pessoal querendo jogar toalha e aí você fez uma roda aliás 30 pessoas e você de alguma forma conseguiu engajar todo mundo ali para
poder dar continuidade o chute aqui para o ar né E aí eu lembro que eu tava sentado lá só para esperando operar Aí do nada eu tive que ver a caixa d'água enchendo passar de passar cabo debaixo do túnel e você conseguiu engajar e deu tudo certo como é que você traz essa Essa gestão de crise pode visual porque hoje eu também aqui eu tenho 47 pessoas comigo e às vezes acontece principalmente em live a gente tem que manter o controle Tem que manter a equipe ali engajada para entregar tudo né conta um pouquinho pra
gente como é que é quais são as dicas que você dá para isso daí perfeito eu acho que uma das características né do audiovisual é versatilidade né ele dá também um pouco com o imprevisível né então mudanças acontece e dependendo da natureza do que você tiver fazendo já ser um evento ao vivo se é um Reality Show algo que não tem assim um roteiro muito específico né para ser seguido né Você tem um Norte mas não necessariamente você tem um plano então assim essas situações podem acontecer né e eu acho que o que mais agrega
nessa hora né de lidar com crises né que imprevisíveis aí você fazer uma boa análise né de risco do que você tá de de onde você tá pretendendo atingir né identificar né seus principais steckholders ali né Para que você possa fazer uma na hora de uma de deflagrar uma crise saber quais são as habilidades de cada um né então você tem que ter um conhecimento muito forte sobre as habilidades e competências da sua equipe né Eu acho que a capacidade analítica do gestor ali é muito importante você de fato tem um novo cenário que você
precisa entendê-lo e tomar as ações necessárias rapidamente né a inteligência emocional é tudo nesse momento né a inteligência emocional vai fazer com que você tenha a tranquilidade necessária para se destacar um pouco do problema né porque quando a gente tem uma virada de chave muito grande é às vezes a gente fica pensando mais no esforço que aquilo ali vai gerado que efetivamente o que que precisa ser feito né então assim o retrabalho né então você tem que buscar uma série de de análise para que você tenha o retrabalho mínimo possível uma maior ganho e lidar
de certa maneira com restrições né então assim não quer dizer que você tenha um cenário novo que você vai entregar plenamente diante do prazo diante de certas circunstâncias a negociação com o teu principal cliente é muito importante porque pode ser que você precise dentro desse plano alternativo deixar de entregar alguma coisa em detrimento do que agora é a prioridade né então é capacidade analítica né Inteligência Emocional para que você tenha formas de negociar com as pessoas que de fato vão fazer o trabalho coisas acontecerem às vezes envolvem até fornecedores externos renegociação de contratos porque na
maior parte das vezes você tem um escopo em que você os fornecedores né acabam cobrando por aquilo se há uma mudança muito drástica você pode estar desenhando um novo cenário um novo projeto e como é que se lida com isso tendo que o seu orçamento é não é assim hoje em dia os lançamentos são super apertados né então acho que essas são as principais habilidades né quando diz assim temos que ter uma referência então o líder precisa ter essas características né seja um pouco pela experiência seja um pouco também por aprendizado né hoje a gente
costumava dizer muito no passado que as pessoas chegavam o nível de maturidade a partir do momento que elas tinham muito tempo fazendo a mesma coisa e hoje a realidade não é essa você tem que aprender com o erro dos outros né você não pode se dar o luxo de ter uma jornada de aprendizado especificamente sua então quando você aprende com o erro dos outros quando você vê uma situação em que você de repente nem está totalmente inserido Mas você extrai o melhor daquela situação você cria justamente essas habilidades para que você lide com a crise
dentro de uma maneira plena e tenha um resultado né esperado lá no final que é o que todo mundo quer né tanto o cliente quanto a equipe quem constrói todos né entendi é Murilo nós temos hoje em dia assim vai estar oportunidade aí de trabalhar com audiovisual Acho que uns 15 anos para cá ouvir o dia YouTube qualquer um pode chegar e montar sua empresa até sua plataforma e antigamente para você trabalhar por exemplo numa emissora como um grupo Globo você não conseguiria se formar aqui fora e já chegar lá Pronto as oficinas E essas
oficinas que pelo que eu entendo a pouco tempo Acho que deram um tempo né Continua as oficina na Globo ou pararam continuam de certa forma né continua de certa forma sendo que como a gente falou um pouco aqui do início né as cadeiras estão em constante mudança né então assim o conjunto de habilidades hoje que traz uma uma produtividade que traz um diferencial no ar dentro da produção às vezes vende habilidades e conhecimentos que o mercado tem mais do que às vezes a Corporação internamente Então essa troca é que faz o diferente acontecer né como
você falou as pessoas hoje estão em casa e tendo acesso a equipamentos básicos né A internet boa um celular com uma boa qualidade hoje você compra ring Light iluminação de tudo quanto é tipo de natureza que podem dar uma cara diferente para até pronunciar as pessoas queriam cenário dentro de casa então acho que é assim o desafio hoje é o que você tem para mostrar é o que tá dentro porque o conteúdo Então assim Então habilidade relacionadas a a exposição né seja ela quando você começa a desenvolver algo internamente que há pouco tempo atrás você
tinha essas essas experiências né relacionadas à produção muito dentro de só de faculdade mesmo né que eram laboratórios que conseguiam ter equipamentos e tudo mais hoje as pessoas já conseguem fazer isso e outra coisa né então assim os processos de produção de TV não estão imunes né isolados dentro de um processo de algoritmo né vamos dizer assim Então hoje você consegue de certa maneira é automatizar processos você consegue usar Inteligência Artificial você consegue aplicar diversos tipos né de tecnologias que às vezes estão acessíveis ao usuário em casa dentro de um processo pro para uma TV
por exemplo então assim no mercado tradicional onde fisicamente é necessário né uma pessoa para poder gerir uma certa um certo equipamento né era muito importante né talvez exclusivo que as oficinas trouxessem esse Conhecimento hoje eu diria que essa troca É Tão rica que alguém de mercado pode vir a embarcar dentro de um processo de produção e trazer talvez 50% ali do conhecimento que que ele vai de fato executar lá na frente então essas habilidades assim tá um pouco acho que as oportunidades né vamos dizer assim né estão muito abertas nesse sentido muito aberto Então acho
que é isso aí é uma inspiração Talvez para alunos né que às vezes tem receio do processo né de seleção de pessoas Então acho que é assim a seleção de pessoas é um processo natural diante da relação candidato vaga mas fiquem confiante fiquem confiante porque o que se aprende em casa e o que se aprende nas escolas o que se traz de diferente né na bagagem pessoal de cada um faz a diferença quer fazer uma pergunta eu queria trazer um pouquinho essa questão do planejamento eu sei que a gente já falou um pouquinho sobre isso
mas a gente pensa né pensando em carreira é pensando em profissão eu acho que a palavra planejamento ela tá muito vinculada né a formação profissional a gente fala muito em dedicação a gente tem né A gente tá trabalhando estamos falando dentro de uma universidade e aí pensando em Universidade pensando no nosso público que são os nossos alunos o quanto que essa palavra ela tá ela carrega né um peso muito grande na formação acadêmica e também é na atuação profissional então no caso da profissão né do audiovisual eu queria saber se você falou que as coisas
são muito práticas e às vezes não tem um plano e como que isso acontece assim no dia a dia da profissão do audiovisual assim ainda que existam a diversidade é possível ter um planejamento prévio é possível as coisas são muito hoje assim amanhã não tem rotina como é que funciona assim o dia a dia né do teu mercado no caso bom perfeito essa pergunta acho que tem tudo a ver também porque há algum tempo atrás a gente tinha uma visão de que o volume né de produção era o que ditava a sua produtividade Então hoje
a gente tem uma percepção um pouco diferente relacionada a isso né e no passado o excesso de produção de conteúdo às vezes evitava que tivéssemos um planejamento adequado só que hoje o planejamento em si continua sendo muito importante só que ele precisa ter características né estratégicas para que você de fato não perca tempo fazendo Planejando algo que ou vai estar obsoleto ou que já não é aderente mais aquilo que você se propôs a fazer então ele precisa ser de certa maneira orientado a propósitos né então acho que a gente fala muito começa pelo porque né
então assim vamos planejar não o que né vamos planejar porque né A partir do momento que você fecha essa Chaves Tudo começa a fazer muito mais sentido é natural que né que dentro da cadeia de produção Nem todos as etapas né Tem um total conhecimento do plano como um todo mas é muito importante que a área estratégica esteja alinhada em diferentes níveis né então a gente tá falando né do time de roteirização a gente tá falando do time de curadoria de conteúdo relacionado assim diretores também né que dentro de uma de uma área artística são
muito são as figuras né que tem essa essa responsabilidade né por fazer isso acontecer então tem todo um processo que envolve né dentro da produção de conteúdo não só o técnico né como o ambiente né como dos personagens as escolhas dos personagens então assim tem tem todo um contexto que faz com que essas histórias sejam interessantes para o consumidor lá na ponta Então acho que esse comitê estratégico precisa ter o planejamento né dentro de um processo né com Foco hoje muito fortemente em eficiência né então assim não adianta Só planejar né Tem planejado a melhor
maneira possível gastando o mínimo extraindo o máximo com otimização de escala de agendas de locações né então assim previsão do tempo assim parecia que pode parecer coisas bobagem mas hoje em dia é assim não se pode dar o luxo de se perder uma locação por uma questão de condições climáticas né então assim produzir por produzir não é mais o lema né Eu acho que o lema é mínimo extraindo o máximo né Então a partir disso você tem que ter né processos que sejam que sejam compartilhados em termos de lições aprendidas também né Isso é muito
importante como eu falei aqui antes né o conhecimento passando né de produção e produção sem necessariamente que vendo que os personagens de certa maneira passagem pelos mesmos desafios né então acho que o processo ele vai ser de planejamento ele vai ser melhor executado se ele usar esses artifícios das lições aprendidas planejamento do que necessariamente precisa ser feito uma análise um pouco mais crítica né Desse comitê e depois quando isso for distribuído diluído dentro das áreas que de fato vão fazer aquilo ali acontecer a gente já vai ter um cenário de respostas né e as pessoas
vão ter o conhecimento dentro da cadeia ao seu dentro da sua Ótica né explicar o plano para todo mundo né mas que a hora que você tiver executando alguma coisa você tenha em mente pelo menos o porquê daquele ali tá sendo feito então acho que isso aí é o princípio básico de um planejamento com um viés ali um pouquinho mais moderno relacionado a tudo que a gente precisa fazer hoje os desafios audiovisual não são pequenos né como a gente falou é ter uma grande Corporação e ter uma pequena Corporação ou até mesmo pessoas físicas tá
todo mundo no páreo né porque todo mundo tem acesso de certa maneira hoje em dia ao consumidor não existe nenhum bloqueio que que faça com que uma informação chegue de fato para o consumidor final e às vezes assim hoje até as plataformas né das redes sociais e tudo mais hoje tem propriedade de escala então se você tiver um conteúdo bacana e às vezes ele se impulsiona né ele viraliza naturalmente então assim dentro dessa nova realidade é necessário planejar dentro de uma estratégia e essa estratégia tem que estar alinhada com eficiência tem que estar aliado com
transparência tem que estar aliada com comunicação direta e Clara para que a gente não se deu o luxo de errar de maneira talvez primária né Eu acho que o erro acontece o erro faz parte do processo mas errar por elementos que são conhecidos já tradicionais já já que já estão superados né Eu acho que é perda de tempo erros na verdade problemas em qualquer Corporação né seja pequeno ou grande são os mesmos mas o problema é a dimensão né que isso você tá num grande grupo quando tem um problema quando tem né uma situação adversa
a dimensão que isso causa o impacto é maior né então eu imagino aí a sua responsabilidade o erro faz parte do processo a gente precisa ter conhecimento total né da nossa estratégia relacionada ao processo de aprendizagem diante do erro é uma produção ao vivo por exemplo ela tem uma característica uma produção gravada tendo as mesmas características de um programa ao vivo ela consome recursos de uma maneira desnecessário então assim a gente tá falando né que um programa ao vivo ele precisa Vamos dar um exemplo né ele precisa de um gerador de energia externo Porque se
você tiver uma falha né dentro da concessionária do serviço elétrico você tem como contingência aquilo ali de uma maneira que seja transparente para sua operação e outras situações né equipamentos dentro de um processo de produção podem vir a ser às vezes até duplicados né isso tem um custo para quem opera né então se você vem para um cenário mais conservador o tempo todo o teu custo operacional tá sempre em cima então assim a gente tem que saber os cenários onde a gente vai flexibilizar também as escolhas das contingências para que a gente tenha custo operacionais
menores a gente precisa pilotar processos inovadores né e deixar que o erro Venha que o erro venha rápido para que a gente possa ter um diferencial no mercado nosso produto vai ser diferente se ele for inovador para ele ser inovador ele precisa as pessoas que trabalham nele Precisam fazer aquilo pela primeira vez Então acho que no Brasil assim a gente tá muito pouco acostumado a ser Pioneiro com tecnologia né Então esse é um desafio para todo mundo né dentro das instituições seja no ensino seja na produção de TV seja na produção de séries em tudo
né então assim para ser inovador tem que ter tem que se desafiar né e as pessoas precisam sair um pouco né da sua área de atuação comum evito dizer essa questão da zona de conforto né então eu acho que assim a gente precisa sair do Comum para poder trazer resultados inéditos é rápido com 7 rápido ajuste a rota siga adiante e assim revise o plano o tempo todo que às vezes simplesmente deixou de fazer sentido diante dessas experimentações então acho que isso aí é fundamental eu eu gosto de usar um exemplo do Simonal que ele
no show uma vez ele falou né parar de fazer só o feijão com arroz entregar o feijão com arroz tem que fritar um bife tem que botar uma cebolinha em cima porque é isso que vai fazer a diferença Então essa questão da Inovação É bem isso né parar de fazer o que todo mundo faz e acreditar e meter as caras né porque eu acho que é só isso que vai fazer a gente conseguir entregar o além é exatamente isso a gente precisa entender profundamente o negócio Aonde estamos inseridos né Acho que esse aí é o
início de tudo uma vez que você conheça o seu negócio que você entenda o seu consumidor Você sabe a necessidade dele até certo ponto né porque é muito comum também se a gente não estimula o mercado né o diferente no nosso produto que a gente simplesmente perceba que o processo de entendimento né do nosso produto com consumidor com a nossa marca com o nosso produto ele pode vir se desgastando com o tempo se a gente não está de certa forma com o olhar muito atento sobre isso de forma que a gente vai fazer aquela Cebolinha
caramelizada né vamos dizer assim você simplesmente abre caminho para alguém fazer diferente e começar a reter o seu cliente é e isso gera assim gera no consumidor né meio que uma uma expectativa né então assim se você é fiel né a uma marca né a um produto específico é natural que o consumo do pensa assim né que você que quer as empresas estimulem o crescimento estimulem as novidades estimulem o diferente também nesse canal né se você ficar por muito tempo fazendo a mesma coisa você corre esse risco corre esse risco então assim depende de cada
cenário né de cada de cada produto em específico né as empresas vão saber usar mais ou menos a oportunidade da novidade que não adianta também sair fazendo novidade por fazer e sentar bem comunicado com o consumidor né A Estratégia né é as expectativas e você também fazer as amostragens acho que isso é muito importante também né não saía entregando novidade para o público em geral sabendo que isso pode não ser bem avaliado né tem características de consumidores você tem que entendermos né Para que você faça um raio x de fato de quem são de como
eles agem Como eles pensam para que você Pivot né Para que você estimule os processos criativos E as novidades num grupo que está pré disposto a experimentar que é ansioso pela novidade o que de fato não é a característica de todos talvez 10 15% dos consumidores tem essa característica mais tecnológica isso depende de cada produto né mas assim eu acho que normalmente transita entre uma percentual em menos de 30% Então são aqueles ele é doptors né que a gente chama né então eu acho que entendeu o consumidor é a chave do negócio porque aí você
vai poder doar a escala do que você quer experimentar de fato como é que você enxerga hoje a divisão da parte técnica e a parte artística dentro de uma grande produção então Leandro eu acho que a gente está indo para um caminho em que as divisões né devem ser apenas das prioridades né o que no passado também de certa forma eu acho que a gente tinha muitos muros relacionados a isso então acho que hoje as iniciativas né Elas podem vir agregando o produto em todas as etapas em todos os Esquilos em todas as habilidades das
pessoas então quando a gente abre o Fórum para críticas e sugestões de um modo geral num processo assim muito transparente de certa maneira as colaborações elas vão acelerando esse moldando naturalmente eu acho que a gente tem mais dificuldade de lidar com esse cenário quando a gente se fecha quando a gente se fecha não há clareza no entendimento do que precisa ser feito E aí a partir do momento que não a clareza eu posso estar propondo alguma coisa que Tecnicamente faz sentido e na prática se constitui talvez ineficiente ou Desnecessário né então eu acho que a
clareza na comunicação das equipes eu acho que deve haver né uma representatividade técnica embarcada dentro do da conceituação né então hoje por exemplo sou um produtor conceituador então eu tô dentro de um processo de conceituação Então existe todo uma cadeia de Excuse e técnica né que vai fazer vai pegar aquele processo dali em diante uma vez já decorado entendido né conceituado E vai fazer aquilo ali acontecer então você tendo uma representatividade dentro desse comitê né que vai que de fato cometer criativo inclusive com a área técnica presente eu acho que quebra as barreiras abre caminho
para você ter né uma experiência do Consumidor diferente porque hoje todas as empresas de mídia de certa maneira se preocupam em ser mídiatec então assim a tecnologia permeia tecnologia no design então assim a tecnologia de ponta a ponta colaborando com o processo criativo colaborando com a entrega final sustentando a operação então a tecnologia mais ou menos ela flutua tanto processo criativo então é necessário pensar de uma maneira mídia técnica é necessário estar e abrir espaço para tecnologia dentro da produção de conteúdo dentro do conteúdo especificamente Então quando você abre esse espaço acho que assim existe
um estado de fluxo que se segue a partir dali então eu diria que primeiro desafio é fazer essas partes se conectarem Claro que não é com uma estrutura com equipe completa e tudo mais existe essa figura de conceituação que a que as empresas começam a chegar nesse perfil a partir né de habilidades muito também relacionadas a ao artístico então assim você precisa investir um pouco nessa nessa quebra de paradigma né que tecnologia uma coisa muito de Staff é de equipe é operação a tecnologia e criação caminham lado a lado quando isso se constitui uma verdade
o resultado flui não precisa se desenvolver um departamento para cuidar disso é só deixar as pessoas um pouco mais susceptíveis ao próximo né entendendo também que o outro faz parte do enredo seja do artístico seja do técnico todo mundo tá mesmo mesmo barco né vamos dizer assim né Eu gosto bastante de usar engrenagem né fazem parte da mesma engrenagem não existe eu eu sem o outro né Acho que cada um entender a sua importância o seu papel e isso ter muito bem definido né papéis responsabilidade dentro de uma equipe né Eu acho que fica mais
fácil para a equipe entender e o líder entendeu o papel da liderança dentro dessa gestão É isso aí é cada um saber o seu papel está aberto para a colaboração do próximo eu acho que todo mundo ceder um pouco mais né a gente tá acostumado a ocupar muito espaço e ter dificuldade de que o outro passe pela nossa casinha ali né cara aqui foi demarcada até aqui você vem daqui para lá é o outro então assim por isso que eu costumo dizer essa divisão diárias hoje ela agrega pouco acho que a gente precisa ter um
ambiente mais colaborativo e multidisciplinar que envolve inclusive pílulas de conteúdo dentro desse processo tecnológico claro que é algo né limitado a grande massa né da equipe do processo de tecnologia tá voltada para as suas entregas fins né mas há de se identificar que personagem é esse que vai transitar nesses mundos de uma maneira muito fluida e aí assim hoje existem diversos nomenclaturas né para esse tipo de função né dentro do mundo de ti a gente fala muito do piou né É aquele cara que transita ali com um negócio também entende aquela aquela aquela demanda de
uma maneira muito mais Ampla né que muitas vezes gera ruído porque o pior é visto como um cara do negócio a equipe técnica já acha que o cara tá num outro time né então assim os desafios são enormes mas a gente precisa ter justamente né a leveza né para fazer com que a gente transite uma informação de um ambiente para o outro em harmonia porque não é fácil não não tem nada não é fácil não as pessoas precisam estar disposta mas ao mesmo tempo é importante trazer a clareza para o a estrutura que a estrutura
precisa ser mais leve sem uma estrutura burocratizada gera é produtos mais caros o esforço é maior e a competitividade final da empresa ela fica um pouco deteriorada em relação a outras que já chegam onde todo mundo faz tudo muitas empresas estão vindo nesse nesse conceito que todo mundo faz tudo é óbvio que vamos fazer as devidas comparações né com as grandes corporações corporações tomadas as devidas proporções o que pode ser feito acho que a gente não consegue fazer uma grande Corporação seja todo mundo é Pleno em tudo mas de certa maneira a gente precisa avançar
porque se não avançar nesse sentido a gente fica muito pesado nossa casa aqui ainda tem o terceiro fator né Tem a parte artística a parte técnica e a parte institucional acadêmica Então são três avaliações assim tá bonito Tecnicamente tá funcionando o usuário tá aprendendo então ainda é um pouquinho mais complexo Então mas essa complexidade ela eu acho que ela começa a se reduzida a partir do momento que a gente abre canal para feedback né então assim na prática uma boa tecnologia um ótimo roteiro um ambiente muito criativo e as normas e as questões técnicas todas
que são específicas de um institucional elas precisam atender a expectativa do aluno lá na ponta né que é o grande consumidor no final né então assim Precisa ter ferramentas né extrair a opinião e avaliação desse segmento o tempo todo né de maneira contínua né então hoje é dentro do mercado de produção de TV esse caminho é um pouco mais difícil porque a gente está falando de uma transmissão não identificada né num logada Então a partir do momento que a gente começa a avançar também no conceito né de consumo de conteúdo de TV através de streaming
você tem umas você tem dados adicionais que vem a reboque de estudo então acho que assim cada cenário É um cenário né Por exemplo cada aluno tem uma matrícula é uma coisa mais fácil de se rastrear o consumidor né da TV aberta elas 99% né de todos os municípios do Brasil então é um ambiente muito mais difícil nesse sentido o que de certa maneira vem avançando né Nós já estamos falando né de televisão 2.5 de televisão 3.0 da web 3.0 da Revolução Industrial 4.0 já tá em andamento então assim nós estamos caminhando né Para um
caminho é onde somos avançando por um caminho onde as pessoas vão estar plenamente disponíveis e identificadas para que as suas análises né fortaleçam o processo criativo então quanto antes a gente conseguir conectar o consumidor dentro do processo produtivo melhor porque na prática tudo que tá sendo feito aqui para eles né esse é o motivo que a gente faz com que a gente levante todo dia para fazer o diferente no nosso ambiente de trabalho é o quê levar o diferencial para o nosso consumidor encantá-lo né então assim o porquê de tudo começa dali então assim diz
vamos quebrar as vaidades do processo produtivo vamos quebrar as barreiras do processo produtivo Porque sem o consumidor lá na ponta nada disso justifica fica todo mundo pleno esse leque de audiovisual se concorre com todo mundo né então assim você acompanha um pouquinho o nosso processo aqui em 2007/2008 a gente queria simular a sala de aula boiadeiro vamos gravar o professor ali dando aula agora não tem que achar que ele tá na sala de aula e hoje em dia completamente diferente né Você viu que temos formato de roteiro esse aqui é um que é um videocast
nós temos é enquetes nós temos um modelo de entrevista nós temos um dia a dia com um profissional então é um formato que eu pego o Murilo Morgado e eu vou acompanhar ele no processo de trabalho dele é algo que em sala de aula seria impossível né então assim o áudio visual também enriqueceu muito a possibilidade de Educar né de mostrar então faz parte disso aí que você falou exatamente Leandro porque é o seguinte o consumidor Hoje ele tem acesso a um cardápio enorme de opções de consumo de conteúdo né se você cria um modelo
engessado um modelo um modelo pouco atraente né para esse público mais jovem que inclusive é o que domina né as redes sociais hoje então assim temos muitos plataformas hoje né que entregam experiências relacionadas a conteúdo não acadêmicos mas de entretenimento de um modo geral em que tudo isso é faz parte de um mesmo ecossistema né Quantos são os alunos hoje que consomem os serviços né do institucional através de celular no mesmo celular que ele tá zapeando por outras plataformas que Claro tem são mundiais né esse aí é Um Desafio que a gente né tem que
lidar né com uma realidade que a gente tem que lidar né você lidar com uma plataforma um aplicativo Mundial é natural que você tenha performance que você tenha funcionalidades difíceis de serem implementadas dentro de um modelo mais segmentado né nível Brasil nível Regional então assim tomadas as devidas proporções né é natural que a gente pense em fazer alguma coisa diferente que estimule o consumo e que a gente possa medir o sucesso dessas dessas dessas novidades e tudo mais e investir naquilo que deu certo transformar um pouco aquilo que deu errado né que não de repente
não engajou tanto né criar uma um ambiente em que haja uma troca para falar dessas avaliações e que decisões sejam tomadas no intuito de novos pilotos acontecerem então assim a gente se todo mundo também tiver só focado no ambiente de produção ninguém tiver pensando para frente não tem renovação né então assim ao mesmo tempo que a gente está produzindo a gente tá pensando alguma coisa nova né enquanto uma novela tá no ar a outra tá sendo pensada né então assim você precisa estar com fôlego para poder fogo em termos de estrutura que eu quero dizer
né para poder avançar nesse sentido né sempre inovando sempre estando adiante e sempre fazendo um bom benchmark aí com o mercado para entender é para onde esse segmento está indo Porque hoje assim as mudanças acontecem no que acontecem 50 anos hoje acontece é para passar 10 anos hoje há 5 anos hoje anualmente a gente tem que começar a fazer nossas revisões estratégicas e trimestralmente começar a avaliar essa aquilo ali tá fluindo da forma como foi planejado não tem jeito continua o nosso trabalho de de análise né na nossa análise sobre modelo de negócio sobre capacidade
de produção e perfil né da operação acho que isso aí também é um ponto muito importante a ser avaliado Nesse contexto perfil das pessoas para que a gente possa integrar habilidades gerar espaço para o novo e ao mesmo tempo engajar as pessoas porque as pessoas querem também fazer algo diferente né Se as pessoas estão fazendo a mesma coisa muito tempo é difícil de engajar né É difícil de você ter perspectiva então novidades de vocês consegue a gente consegue fazer mesmo dentro do pequeno do básico eu acho que a gente tem que estar sempre promovendo o
estímulo de pertencimento né então assim eu faço alguma coisa é repetitiva mas o que que poderia fazer para isso ficar melhor então assim aumentar o canal disputa né interno que é muito importante também tem muitas ideias boas que ficam dentro de casa porque não há um ambiente às vezes é pleno para que discuta para entender oportunidade de melhoria tá todo mundo meio que na rotina você não consumido pelo dia a dia e existe também muitas oportunidades importantíssimas de escuta do nosso consumidor final que precisam ser aceleradas e precisam ser consideradas dentro desse comitê tomador de
decisões bacana mas uma consideração por mim Ah eu acho que a gente podia fechar perguntando né aquela Perguntinha básica aí para quem tá começando a trajetória aí profissional quem tá fazendo alguma graduação focada né nos cursos visual que que você diria aí para os nossos alunos que estão nos assistindo que tem essa expectativa essa perspectiva e essa ambição de chegar num grande grupo e de trabalhar aí com áudio visual bom [Música] sugestões são sempre né mixadas né assim eu tenho uma Eu tenho um especialista dentro de um segmento né eu também tenho prestado muita atenção
né no mercado de um modo geral então assim falando um pouco do negócio da onde o atum né mais fortemente eu diria que a gente precisa ter em mente né No início um sentimento de perseverança né porque a gente vai passar por muitos processos né até que a gente de fato conquista e se Estabeleça dividir o caminho né a gente precisa dividir o caminho e amenizar a expectativa né Às vezes a gente está querendo dar um pulo muito muito amplo né então a gente pode e deve valorizar pequenas conquistas Então acho que é assim tenha
consciência da sua formação né busque fazer o melhor eu acho que hoje é muito acessível né a informação complementar então assim eu acho que a gente tem uma estrutura acadêmica forte mas ao mesmo tempo a gente consegue conectar diversos diversas realidades de mercado em múltiplas plataformas e assim bem acessíveis ao consumidor Então acho que assim estamos falando de de nenhum conteúdo pago necessariamente então assim procure ampliar o seu conhecimento acerca de dos temas procure ter uma capacitação técnica que faça sentido com que você gosta né e normalmente isso acontece porque quando a gente faz aquilo
que a gente gosta as coisas vão evoluindo naturalmente né então a gente começa a pesquisar mais então assim se debrusse sobre aquilo que você ama de fato que as coisas vão começar a acontecer a partir do momento que você tiver uma grande oportunidade e de repente não for bem sucedido não desanime não desanime porque assim a gente não sabe exatamente o que tá por trás dos interesses de quem tá contratando então de repente você tem uma habilidade excepcional para algum tema que de repente não faz tanto sentido para Corporação naquele momento as vagas hoje elas
muito abertas relacionadas a propósitos específicos não tem muito mais aquela questão do generalista né então às vezes o mercado tá indo ali e você tá competindo com uma vaga que você acha que tem todas as habilidades mas naquele momento tinha uma pessoa que tinha um Skill diferente né que para a empresa fez mais sentido então assim isso não vai chegar a 100% ao conhecimento né dos participantes dentro de um processo Mas o importante é saber assim que você precisa ter confiança naquilo que você aprendeu tem a sua confiança procure né complementar o seu conhecimento com
materiais de mercado procure fazer essas experiências é pontuais em empresas nesses programas que a gente fala né de oficinas treinamentos é mais embarcados né dentro das instituições das organizações eu acho que favorece muito o entendimento dos propósitos da Necessidade S das empresas confie tenha né um pouco mais de paciência para lidar com a revolução tecnológica que tá acontecendo né e dentro de uma oportunidade assim que ela surgir tente analisar a corporação de uma maneira mais Ampla né [Música] eu vejo também o tarnova muito alto né entre os mais jovens também que às vezes entram dentro
de uma numa empresa e rapidamente também já querem pilotar outras e outras e outras oportunidades Porque dependendo do segmento que a pessoa atua o mercado tá mais aquecido ou menos né isso e a realidade da do mercado dita essa regra né durante a pandemia a gente teve um excesso de contingente em alguns segmentos hoje a gente já tá percebendo um declínio né nesse sentido para que as contas comecem a se ajustar dentro de um processo natural em que as pessoas não estão reprimidas em casa e tudo mais então assim começa eletrônico né a experiência em
consumo de conteúdo plataformas de n tipos de de aplicações estão sentindo um pouco mais agora natural então assim é o mercado pode estar desaquecido para algumas habilidades técnicas Então procure também está ter essa esses diferentes discursos para cada tipo de propósito que você vai fazer para uma vaga então assim entenda Qual que é a vaga entenda suas habilidades específicas para aquilo e construa uma narrativa que faça com que você seja melhor pessoa para aquela vaga então assim não não avalie um processo de seleção de uma maneira muito passiva sabe que é muito comum né Tem
uma vaga você tem o meu currículo e eu vou fazer minha apresentação do meu currículo só que a apresentação de currículo hoje o Linkedin Já faz muito bem né então assim você precisa de fato convencer as pessoas de que você é adequada aquela vaga e o convencimento vem de otimismo né vende autoconfiança que a gente tem que já partir na largada com essas habilidades que antigamente né um tempo atrás eram construídas a partir de momento que você estava de fato empregado tudo era muito assim é abre-se as oportunidades porque os mais jovens precisam entrar hoje
tá tudo misturado né então assim as oportunidades que você tem enquanto jovem você divide também com mais experiência tá todo mundo no mercado junto então assim faça com que as empresas acreditem em você porque você tem algo a mais para oferecer em qualquer sentido né Desapega um pouco da competência técnica porque o técnico é muito importante né técnico quando eu falo né a competência específica né da sua habilidade da sua formação né e atende-se um pouco também a todo o contexto ao redor com confiança né e propriedade as oportunidades chegam perfeito Murilo muito bom muito
bom muito bom gente eu queria agradecer né Murilo né por ter aceitado aqui o nosso convite para bater esse papo com os nossos alunos Espero que os nossos alunos também tenham curtido esse episódio tem inspirado os nossos alunos a continuar a buscar aí essa essa formação e essa trilha né profissional é Leandro muito obrigada também aí para por ter conduzido esse momento ter também convidado Murilo para fazer parte aí desse nosso Episódio queria agradecer aos dois e aos nossos alunos né e alunas que ficaram aqui acompanhando esse episódio muito obrigada vocês vocês são a razão
por estarmos aqui reunidos e Queremos queremos trazer sempre o melhor para vocês então pensamos aqui em especialistas e por isso trouxemos o Murilo para tá conversando um pouquinho com vocês muito obrigada e até o próximo episódio [Música]