a Ana pode professora não tipo de ética profissional e tô aqui para responder esse desafio de contar para vocês em pouco tempo a um pouco da história da Psicologia como profissão o percurso que eu quero fazer com vocês é que primeiro que é psicologia nem sempre existiu para poder afirmar que a psicologia tem História 2º quais os interesses sociais que a psicologia tem respondido a quais interesses terceiro ela regulamentação dela em 1962 no Brasil pela lei 4119 passaram as condições históricas né que nos permitem compreender essa regulamentação Qual o projeto hegemônico da Psicologia no Brasil
a partir dos anos 60 na nos anos 60 em diante e o surgimento de outra alternativa para psicologia o projeto do compromisso social então a psicologia nem sempre existiu a gente gosta tanto dela que a gente raramente para pensar que nem sempre existiu e não nos perguntamos Nossa porque será que ela nem e desistiu achei tão a hipótese que eu levanto aqui Claro com a colaboração de outros autores né com Municipal de Figueiredo é de que ela nem sempre existiu porque foi preciso que surgisse o sentimento de eu do eu na essa existência de um
eu para que ela pudesse existir o capitalismo revolução burguesa tem um papel importante nessa história então a uma com a revolução burguesa a uma quebra necessária né para que eles pudessem os burgueses que tinham poder econômico pudessem passar até também um poder político eles fazem uma revolução e nisso eles quebram uma estabilidade existentes no mundo uma hierarquiza são existentes no mundo muito fixa muito paralisada fazem questionamento sobre os saberes religiosos contrapondo a esse saber dizendo que ser saberes era uma questão de fé que esses saberes o senso comum era misturado com o e com opiniões
pessoais né E eles Então vão produzir algo que é objetivo veja agora eu tô te falando que alguma coisa É porque eu tenho objetividade ao produzir essa ideia e isso é o que dá origem a ciência moderna né com toda sua objetividade e neutralidade é um novo pensamento que se impõe na a ciência assim põe no meio no meio social é como novas ideias e ela que vai ser responsável pela quebra de muitas certezas né a necessidade de libertar os humanos da terra na para que se tornassem força de trabalho Livre era uma necessidade do
capitalismo e os servos estavam colados na terra quando você vende a terra você vende o servo juntos e era preciso que isso então fosse efetivamente quebrado e as pessoas pudessem se sentir livres para vender a sua força de trabalho para quem desinteressar-se com isso se tornavam pessoa do salariado e poderiam consumir produtos as mercadorias né e o surgimento histórico dessa noção de privacidade é interessante daqui a gente tem castelos ainda medievais na Europa que mostram não só a gente tem também algumas construções no Brasil em Ouro Preto que mostram que a privacidade não existia os
banheiros não é um banheiros fechados comporta isolados não né A Casa dos Contos em Minas Gerais e assim você entra e dá de cara lá um lugar onde as pessoas fazem as suas necessidades e Então essa ideia de privacidade ela é uma ideia que vai surgindo historicamente vai surgindo em função dessa ideia de apropriar-se desse de ser livre de ser dono da força de trabalho na para vender para quem eu quiser então é todas essas ideias burguesas vão permitindo e claro ao mesmo tempo então essas ideias são esses sentimentos que não permitindo as ideias burguesas
né se constituindo ali uma noção de eu né mas aí acontece que as pessoas também quem sou eu então agora que eu me sinto como eu eu sou quem A então a uma crise de se eu não está o segredo sim tou muito isso a uma crise o sentimento de eu porque para me definir como quem eu sou eu preciso fazer escolhas e isto traz perturbações Sofrimentos para os humanos Então se busca um conhecimento que pudesse da conta desse sofrimento que pudesse ajudar nesse sentido na E é assim que vai surgindo uma noção de eu
fazer toda a organização psicológica vai ser concentrando em torno de uma ideia de eu aí eu tenho nome eu tenho sobrenome eu pertenço ar eu moro aqui Eu Sou psicóloga professora eu faço os coisa na PUC a aquilo vai-se concentrando em torno de uma noção de eu e isso é importante é para que surja a necessidade eu fiz um conhecimento né como da Psicologia portanto a gente tá aí concluindo que é psicologia ao tem história ela nem sempre existiu ela poderá até um dia deixar desistir né E ela tá diretamente relacionada a história social ela
responde a interesses da sociedade onde ela se constitui muito bem é um dos interesses é importante a gente destacar Porque além desse de acolher o sofrimento é é que toda essa libertação do humano essa possibilidade de mudar de lugar na sociedade de fazer escolhas de ser quem eu quero ser na tudo isso pois as pessoas em muitos lugares elas perderam o seu lugar fixo elas passavam a ser mais um membro da sociedade um sócio na sociedade né e e o próprio capitalismo que traz uma desigualdade muito grande né responsável pela produção de uma desigualdade que
faz parte de alguns que produzem alguns que se apropriam da produção há uma desigualdade que é estrutural do capitalismo isso vai essa contradição vivida vai exigir ou vai pedir conhecimentos que me afirmem Quem são os sujeitos válidos Quem são os melhores sujeitos né quem são os que podem ir para festa então essa esse conhecimento da Psicologia Ele nasce para tratar desse dessa subjetividade desse eu mas ele vem também marcado por uma distinção a discriminação uma categorização uma hierarquiza são que afirma Quem são os sujeitos válidos e quem não é sujeito válido muito bem é e
no Brasil a1962 nós vamos te então a lei 4119 que regulamentou e diz ao portador do diploma de psicólogo é conferido o direito de ensinar psicologia nos vários cursos de que trata esta lei observada as exigências legais específicas a exercer e a exercer a profissão de psicólogo constitui função privativa dos psicólogos papá me desculpem o diagnóstico psicológico a orientação EA seleção profissional orientação psicopedagógica e a solução de problemas de ajustamento veja que interessante naquela linha da gente separado os sujeitos válidos lá é as nossas tarefas e as tarefas inspiradas estão postas aí na lei que
é selecionar diagnosticar orientar na a gente tá ali trabalhando nessa distinção vou trabalhar sim vocês vão ver que é assim é dessa forma que a gente se instala no Brasil quais foram as condições históricas que permitiram compreender a regulamentação nós éramos pouquíssimos profissionais trabalhando com uma psicologia pouco diversificada o que será que Explica explica a gente tem recebido a certidão de nascimento a lei 4119 do bebê nascer a gente não tinha uma profissão com todas as características que a Sociologia a ponta na E no entanto nós recebemos de presente a lei 4119 algumas hipóteses o
projeto de modernização do Brasil Talvez seja a hipótese mais forte é lenta a outra eu diria que a nossa intimidade com elite nós aqueles que nós aqueles que frequentavam a universidade para ser psicólogos tinham uma intimidade com ele fica Universidade era frequentada pela Elite a é uma via essa intimidade essa facilidade a negociar de pedir de reivindicar uma lei que nos regulamentasse mas eu acho que principalmente o projeto de modernização do Brasil e havia o interesse entre a elite brasileira de ver o país o Brasil se transformar de um país Agrário em um país Urbano
industrializado e e era para isso a elite buscou a colaboração de todos os saberes que respondem sem de uma forma moderna técnica na alguma tecnologia a necessidades existentes naquele momento e a psicologia se apresenta então com os testes psicológicos a que tenham sido altamente desenvolvidos na Europa e nos Estados Unidos em especial por interesses da guerra na se apresenta com os testes para ajudar a selecionar se falava naquele período o homem certo no lugar certo a por quê Porque a gente tinha uma mão de obras diz preparada e era preciso selecionar aqueles que fossem trabalhar
na indústria com melhor qualidade produzindo o maior lucro na então e era um interesse e a elite era uma necessidade da Elite que a gente tivesse uma profissão um conjunto de profissionais que pudessem fazer essa seleção de pessoal e logo em seguida o treinamento de pessoal trabalhávamos também na escola fazendo isso porque havia da pedagogia ideia de que se as salas de aulas classes fossem mais homogêneas nós teríamos um conjunto uma aprendizagem mais favorável mais rápida né então é nós fazíamos como psicólogas e psicólogos é uma a seleção em um diagnóstico daquele conjunto de crianças
e estabelecemos de principalmente de inteligência né estabelecermos quais as classes e ideais na montávamos as classes para escola Então veja trabalharmos nas indústrias dizendo Quem era a pessoa certa para o lugar certo e trabalhar vamos nas escolas criando classes mais homogêneas é isso permitiu que Bom dia tivesse um reconhecimento naquele momento como colaboradora da Elite a e isso nos a elite que tinha o poder político na mão nos leva então nos dá de presente nos anos 60 essa psicologia regulamentada como profissão no Brasil a ela é passou então para poder inventar a psicologia que era
necessária ela tava regulamentada mas ela precisava inventar a profissão ela é civil com a necessidade de importar conhecimento importava professores importava a gente né e importava Produções saberes que nós vamos lá como referência para podermos trabalhar né então é havia uma ficou colada aos interesses as possibilidades que a Europa e os Estados Unidos produziam para a gente ter material para trabalhar então é havia uma psicologia e colonizada na porque ela colonizada no sentido de que ela tudo aquilo que era produzido em outros países com urgentes daqueles países era importados sem muita adaptação às vezes Claro
se fazia por necessidade absoluta mas raramente por exemplo se considerou que nós éramos uma população que tinha uma quantidade de escravos na libertos há pouco tempo é que nós temos uma mistura que nós temos uma cultura que que carregada de de tradição indígena Negra Portuguesa que nós éramos uma população desigual como a desigualdade profunda que como o país colonizado nós tínhamos uma desigualdade maior do que aquela que o capitalismo foi capaz de produzir nos países do primeiro mundo na porque nós éramos o quintal nós estávamos ali para produzir aquela riqueza que era necessária para os
países do primeiro mundo então a desigualdade no Brasil fora a escravidão o clube algumas decorrente dela é o Brasil se estrutura é com essa história de desigualdade de escravidão a é de colônia de colonização e isso fazia a gente tem uma cultura e mistura de de populações de culturas a gente tinha uma população uma completamente diferente do que a Suíça do que os Estados Unidos do que Inglaterra do que a França na nós temos uma população bastante distinta é desses dessas origens portanto não servia completamente e nós achávamos que servir tanto que não estudar vamos
desigualdade social no estudávamos racismo na nós vamos ter uma psicologia marcada pela negação desses problemas sociais a gente por exemplo fazia tinha temos até pouco tempo atrás dele há uns 20 anos atrás nós temos caixas lúdicas para trabalho nas clínicas psicológicas para os alunos aprenderem né o bonequinho os negros só tinha bonequinhos brancos então consegui atender uma criança era Negra era obrigada a trabalhar com os bonequinhos brancos o própria risca do cabelo né é que é valorizada nos testes de figura humana de querer com crianças tinha um valor que não poderia existir porque nós temos
uma população negra que não tem risca no cabelo e assim fomos lá nós somos produzindo e usando uma psicologia que diz conhecia a desigualdade social que desconhecia as necessidades aplicar vamos por exemplo conhecimentos de Piaget importantes para entender o desenvolvimento humano o desenvolvimento das crianças aplicar vamos aqui mas é preciso que as crianças sejam estimuladas hora mas as crianças às vezes estavam sozinhas nas suas residências porque a mãe e o pai precisava reproduzir sobrevivência né eram crianças eu quando fiz estágio na favela conheci crianças que eram amarradas ao pé na mesa de a pesada na
sala na no espaço do barraco e as Crianças eram amarrado no pé da mesa para que elas não engatinha as enquanto o pai e a mãe tava trabalhando e saíssem por debaixo das Tábuas do barraco e morressem Afogados no riacho que passava atrás no caso da minha experiência a história Era assim né então nós tínhamos um distanciamento da realidade da cultura brasileira claro que nós temos Produções desde o começo como Manoel Bomfim Ulisses Pernambucano Helena Antipoff Daniela ghinsberg Virgínia Bicudo Anita Cabral entre outros e outras né que tinham é uma preocupação com essas questões posteriormente
nós vamos encontrar a Neusa Santos Souza Santos Santos Souza Souza Santos é a Silvia Lenny aí Cleia Bose o Dante Moreira Leite É a Silvia Melo Sylvia leser de Mello né a Maria Aparecida Bento isildinha Nogueira tô as pessoas que depois São herdeiras desse pensamento crítico na que existia mas não era hegemônico a o hegemônico efetivamente era a psicologia importada da Europa e dos Estados Unidos muito bem essa é a nossa história até os anos começo dos anos 70 mas nos anos 70 nós vamos ver Surgiu uma outra alternativa para psicologia que é o projeto
do compromisso social da Psicologia como é que isso foi possível na também temos que ter condições históricas que explique em que permitam a compreensão na dessa desse surgimento uma nos fatores também e potes históricas é a ditadura militar e a construção subterrânea de uma oposição na havia ali um conjunto de coisas acontecendo no subterrâneo da ditadura militar na sociedade brasileira na a ditadura é que foram importantes como certo acúmulo de insatisfação que depois aquilo vai explodir como interesse em outros pensamentos outras ideias ou tentou em várias áreas em todas as áreas né Não só na
psicologia a ditadura militar ela fez um acordo com a camada média que quando ela abriu as portas do Brasil para o o capital internacional estrangeiro é a camada média começou a ver se os negócios faliram e os grandes monopólios e aí a vendinha lojinha começaram a falir e a camada média começa a retirar seu apoio da ditadura a ditadura militar e ela então oferece uma alternativa para poder manter o apoio da camada média ela oferece vagas nas universidades ela amplia as vagas abrindo autorizando universidades particulares ampliando vagas algumas poucas vagas mas ampliando nas universidades públicas
em universidades públicas né e isso vai permitir com que a camada média entre na universidade se torne médico advogado psicólogo Engenheiro na e isso satisfaz a camada média que continua então apoiando a ditadura militar EA presença da camada média dos filhos da camada média nas universidades é mexe naquela Universidade a é nas universidades né é a um crescimento por exemplo do movimento estudantil movimento estudantil e nos anos 70 vai vai para as ruas vai se manifestar no final dos anos 70 mesmo no começo dos anos 70 vai haver uma reorganização do movimento estudantil dentro das
Universidades a pouco é um exemplo disso né é a presença de professores críticos nas universidades por quê Porque os professores marxistas críticos estavam militando junto ao movimento operário quando a ditadura aperta o que nós vamos viver os anos de chumbo no início dos anos 70 com garrastazu Médici esses intelectuais recuam para o trabalho onde eles já tinham última possibilidade eu já trabalhava O que é a universidade e aí eles vão fazer ali no ampliar o caldo crítico vão ajudar no caldo crítico a interessante a gente encapava o livro marxista né o capital que fosse a
gente encapava com folha de um apelo a um papel de embrulho para poder entrar no ônibus porque não podia haver a identificação de que a gente tava usando o lendo aquele livro então é vai haver aí esse crescimento aqueles que já eram professores críticos que procuravam fazer uma ciência crítica que duvidavam questionavam como a Sílvia leite eu vou dar o exemplo da Silva Lene porque é dentro da PUC de São Paulo na vamos começar a produzir um novo conhecimento tanto em 84 se eu não tô errada a Silvia Aline vai publicar o que eu considero
um Manifesto de se ter dessa psicologia crítica que é uma nova concepção de homem para psicologia Então veja vai havendo ali e aí muita gente fazia produção Tô dando um exemplo ali de uma produção que se torna que Vai acumulando na uma crítica uma vontade de ser diferente tanto que os nossos encontros de estudantes da Psicologia a gente perguntava que você coloca Eu quero ser a quem eu quero servir com a psicologia Essas eram as questões de uma semana de Psicologia por exemplo né o movimento social dos trabalhadores e da sociedade em geral né das
mulheres como vem de creches e dos Operários tudo isso lógico que vai ajudando fomentando a incrementando na e associado a um crescimento da insatisfação e da mobilização nós vamos ter um novo contexto onde pode surgir onde pode surgir uma nova psicologia O que é a psicologia do compromisso social durante muito tempo a gente duvidou que essa psicologia pudesse ser a gente gostava muito dela mas que ela pudesse ser um projeto profissional hoje um estudo da luanny Santos né feito aí na PUC é com uma sobre a minha orientação e aí no programa de educação psicologia
da educação a ela fez um estudo sobre o projeto do compromisso social buscou muitas fontes para dizer que ele existia efetivamente como o projeto na que ele passa um período é como uma uma condição de projeto né A senhora é uma condição podia haver um condições sociais que permitiram novo projeto essas que eu descrevi depois começa a ver uma sensibilidade uma sensibilização dos profissionais para abrir aquelas ideias que ela chama de difu o projeto e por fim há a consolidação do projeto aqui é fim dos anos noventa e dois mil em diante e ela vai
estudar bom se existe um projeto do compromisso social ele tem que estar ele tem que ter Campos de expressão ele tem que se expressar de alguma forma Ela estuda muitos documentos muitas publicações muita coisa anais de Congresso né para concluir naquele momento 2017 que existiam nove Campos de expressão O primeiro é a inserção e qualificação do trabalho das psicólogas nas políticas públicas estão sempre que se falava em compromisso social da Psicologia sem falava em política pública a condição autônoma e a produção do trabalho coletivo e interdisciplinar havia sempre uma uma forte defesa do trabalho interdisciplinar
a defesa dos direitos dos direitos sociais dos Direitos Humanos a diretamente a questão de política pública a havia um enfrentamento das temáticas ligadas à dominação em suas diversas expressões havia uma ampliação eo fortalecimento das relações e nas instituições das relações sociais democráticas há uma ênfase nas relações democráticas um combate ao colonialismo cultural pensamento colonizado Então essa revolução epistemológica de repensar o sujeito de repensar a forma de produzir ciência né a defesa EA urbanização da Psicologia latino-americana Por que veja criticando a colônia o pensamento colonizado nós vamos buscar parceiros é onde será que tem parceiros para
a gente se fortalecer e produzir naqueles países que tinha uma história semelhante à nossa e vou me encontrar esses parceiros no continente onde vivemos na América Latina a reinvenção dos saberes e das práticas havia gente que saía do curso de psicologia e a e às vezes nem recebia dinheiro para depois das 11 horas começa a ter possibilidade de remuneração mas que nem recebi o dinheiro é porque estavam inaugurando uma prática é muito interessante porque essas pessoas vão depois de um certo tempo se pensar como fora da Psicologia Porque como universidade e os conselhos de Psicologia
não reconheciam aquilo como uma prática em psicologia eles vão se sentir também como fora disso e é no ano 2000 que a mostra de práticas em psicologia põe essa gente pra dentro convida essa gente Conselho Federal faz um enorme evento de mostra de práticas em psicologia psicologia e compromisso social e traz essa gente convidada para apresentar seus trabalhos com indígenas com mulheres Rendeiras com negros com meninos que viviam na rua com psicoterapia feita na rua o que vocês quiserem magina ver nos presídios a família dos presidiários havia de tudo de se tornar a mostra contou
com quase 2.000 trabalhos de psicólogos no Brasil inteiro que trabalhavam das mais diferentes formas que até então não se denominavam não se sentiam no campo da psicologia e é com a mostra que a gente arruma essa Fronteira colocada pela academia e pelas entidades e diz assim olha a gente isso tudo é psicologia Olha o tamanho que a psicologia tem no Brasil né e por fim o outro último Campo da Luane é a centralidade do exercício crítico antes então é a partir daí que muita coisa vai ser organizava e se consolidar né como por exemplo os
conselhos criarem uma comissão permanente de direitos humanos hoje 2022 todos os conselhos de Psicologia tem uma comissão permanente é obrigatória uma comissão de direitos humanos e e em que tem feito trabalhos muito importante tem colado a psicologia hoje quando se fala no Brasil em direitos humanos se pensa em no direito a área do direito e na área da Psicologia outro foi o crepop Né o centro de referências em psicologia e políticas públicas que passou a produzir o a coordenação entre alisar organizar e produzir orientações para atuação da Psicologia nas políticas públicas a ele é um
órgão do Conselho de psicologia dos conselhos de psicologia e ele faz essas publicações ajudando estudantes e profissionais a desenvolverem a sua prática nesses Campos mais novos na a a psicologia de um exemplo no Brasil inteiro de formas democráticas de organização nós somos considerados a profissão que tem a organização + CD a música no campo dos conselhos na no campo das entidades nós temos sempre que é um Fórum de entidades nacionais a psicologia brasileira que reúne vinte e tantas entidades para pensar para defender para pensar a psicologia no Brasil né Aí nós temos o congresso ciência
e profissão que aliás vai acontecer em novembro desse ano de 2002 o congresso ciência e profissão reúne todas as entidades a psicologia e quem propõe mesa as mesas são dialogantes a entre a ciência psicológica e a prática psicológica é um congresso que reúne 10 mil 12 mil profissionais em São Paulo antes então é também uma o resultado né de tudo isso que vem fortalecer o projeto do compromisso social ao lápis reunião latino-americana de entidades de Psicologia a biblioteca virtual de Psicologia que tirou a tanto a biblioteca virtual quantos o norte nordeste possibilitaram tirar do eixo
são paulo-rio na único espaço de produção e circulação da Psicologia aqui era um dia psicologia era valorizada era a quando ela era produzida nesse espaço isso tirou o norte nordeste o botou lá no Norte no nordeste os um dos maiores congressos que a psicologia faz a e apvs a bvs-psi é possibilitou a organização de toda a produção da Psicologia não só estrangeira mas toda a produção da Psicologia brasileira que ficava então assim uma pessoa lá do Pará não tinha acesso não tinha Sabe tem um livro mas como que eu vou arranjar esse livro isso agora
tá tudo a na biblioteca virtual de Psicologia circulando pelo Brasil todos possibilitando uma qualificação grande dos profissionais de uma maneira geral né então esses são os elementos né eu corria aí com vocês para dizer que a psicologia tem história é para dizer que ela responde a interesses da sociedade em especial e inicialmente a interesses de classificação e discriminação na e com a tarefa de dizer quem são os sujeitos válidos ela é regulamentada no Brasil aparentemente Sem condição alguma dessa regulamentação Mas ela é regulamentada por que ela servia o interesse da Elite com seu projeto de
modernização E então havia condições históricas que permitem essa regulamentação como vai haver condições históricas posteriormente que permitem a construção de um projeto diferente de um projeto alternativo na psicologia que é o projeto do compromisso social até então a ética que a gente estuda na nossa disciplina a inclui todo esse debate Na que que psicologia é essa que eu O que é psicologia é essa que eu tenho nas minhas mãos que psicóloga eu quero ser Valeu gente Bom proveito