o combate vamos discutir hoje um pouquinho mais do texto da ideologia alemã na nossa discussão de hoje pegaremos as páginas que vão de 47 a 50 da edição da ideologia alemã foi publicado publicada pela boitempo editorial nessa passagem Marcos vai estar discutindo fundamentalmente a relação que há entre as ideias EA vida material ou aquela frase geralmente conhecida de que as ideias dominantes fazem parte do leque da classe dominante E qual é o ponto de partida desta reflexão nas referidas páginas Marques vai dizer inicialmente as ideias da classe dominante são em cada época as ideias dominantes
com isto ele quer indicar que não existe uma ideia dominante geral cada modo de produção ao ter uma estrutura de classes específica produz também um conjunto de ideias específicos que buscam sedimentar a dominação de classe de uma classe sobre a outra e por outras palavras a classe que é a força material dominante da sociedade portanto a classe que detém os meios de produção reprodução material de uma determinada sociedade é ao mesmo tempo sua força espiritual dominante por outras palavras está em condições de produzir um conjunto de ideias que legitimem a sua dominação e a classe
que tem a sua disposição os meios de produção material dispõe também 12 meios de produção espiritual de modo que a ela estão submetidos aproximadamente ao mesmo tempo os pensamentos daqueles aos quais faltam os meios de produção espiritual por outras palavras os dominantes ao estarem subjugados a uma determinada classe ou ao estarem sob o controle e material de uma determinada classe raramente produzem enquanto enquanto os dominados no plano da vida cotidiana um conjunto de ideias sólido capaz de se contrapor às ideias dominantes a tendência é que os dominados assimilem as ideias dominantes e torne as ideias
dominantes é parte constitutiva da sua vida cotidiana também isto Acontece muito na vida dentro da sociedade capitalista Por exemplo quando percebemos épocas eleitorais nas quais os dominados votam em partidos que defendem fundamentalmente os interesses dos dominantes Isso significa que os dominados não conquistaram aquilo que grande chamaria de hegemonia no plano do pensamento não possuem um corpo reflexivo sólido capaz de se contrapor aos interesses dominantes ainda que seja aos interesses dominantes no plano das ideias e nesse sentido as ideias dominantes desmarques não são nada mais do que a expressão ideal das relações materiais dominantes são as
relações materiais dominantes apreendidas como ideias portanto são a expressão das relações que fazem de uma classe A classe dominante são as ideias de sua dominação o que Marques e hindus estão procurando assento do ar aqui esse estou procurando destacar que as ideias não nascem no espaço que as ideias estão enraizadas a vida material com isto é claro eles estão se contrapondo a todo o pensamento Idealista então dominante na época do Max que buscava autonomizar o campo das ideias em relação à vida material Ou seja a má E como estava a colocada como estava estruturada as
estavam estruturadas as relações materiais de produção daí este assento de Marques e induz ao afirmarem que as ideias elas são expressão ideal ou seja expressão no plano do pensamento de relações materiais dominantes ou seja e relações que estão estruturando estruturam a vida social ou se vocês quiserem das relações que existem na infraestrutura da sociedade que é Onde se produz e reproduz fundamentalmente a vida social e os indivíduos que compõem a classe dominante possui também consciência Lembrando que todos os indivíduos possuem consciência a questão é de saber qual é o grau de consciência que possui podem
possuir um grau de consciência que esteja voltada para o interesse os interesses da humanidade em geral ou podem possuir uma consciência consciência que seja meramente uma consciência egoísta individual a tendência da sociedade burguesa é que pro infere a consciência individualista daí que vemos por exemplo todos esses esforços dos jovens a respeito do empreendedorismo a consciência de que é o indivíduo que precisa dar o seu salto qualitativo e não conjunto da humanidade e os indivíduos que compõem a classe dominante osso importante também consciência e na medida em que dominam como classe e determinam todo o hábito
de uma época histórica eles o fazem em toda a sua extensão e eles dominam todo ano de uma época histórica porque se detém os meios de produção consequentemente eles vão configurar a sociedade a imagem pretendida da classe dominante e esses indivíduos que dominam materialmente ou a classe que domina material mente domina também através dos seus pensadores ou seja aquilo que o Marcos está chamando de produtores da ideia se que nós poderíamos chamar por ideólogos aqueles que regulam a produção EA distribuição de ideias de seu tempo portanto a classe dominante ela está preocupada em produzir e
reproduzir as bases materiais da sociedade na medida em que ela está voltada para isso ela não vai se dedicar a produzir as ideias que legitimam esta sociedade É nesse sentido que elas se apropriam as classes dominantes se apropriam de ideias que circulam no interior da sociedade e na Idade Média por exemplo na sociedade grega grega por exemplo se apropriavam das ideias produzidas pelos filósofos e que acabavam legitimando a escravidão na idade média se apropriavam das ideias produzidas pela pela igreja e mesmo pelos pensadores da época para legitimar EA dominação dos Senhores sobre os servos e
na sociedade capitalista vamos ter por exemplo desenvolvimento no campo da filosofia da economia e da política de uma série de ideias que pavimentaram o caminho para dominação burguesa e portanto para ser de Minas a sedimentação do domínio burguês sobre o proletariado ou sobre a classe trabalhadora em geral e se as lutas reais por exemplo se encontram na base da doutrina da Separação dos poderes isto significa que por exemplo já existe na sociedade uma disputa pelo poder daí a discussão sobre a separação dos poderes o que o Marcos vai estar tentando indicar juntamente com o Windows
a todo momento é que essas idéias ela sempre vão encontrar o seu solo na base material da sociedade ou seja na maneira como socialmente são produzidas e reproduzidas as condições de existência de uma determinada sociedade E daí que ele vai introduzir na discussão a questão eles vão introduzir na discussão a questão da divisão do trabalho Girão Marques e induz a divisão do trabalho uma das forças principais da história se deu até aqui se expressa também na classe dominante como divisão entre trabalho espiritual aqueles que vão pensar a sociedade e trabalho material aqueles que estão voltados
para produzir e reproduzir a dominação na infraestrutura da sociedade e de maneira que no interior dessa Classe A classe que domina uma parte aparece como os pensadores dessa classe são os ideólogos como seus ideólogos ativos criadores de conceitos que fazem da atividade de formação da ilusão dessa classe sobre si mesma o seu meio principal de subsistência portanto se configura um determinado grupo dente de dualidades que ganham a vida como ideólogos da classe burguesa ganhou a vida comigo não Porque seja necessariamente remunerados pela classe burguesa mas na medida em que eles produzem um pensamento que está
em sintonia com o pensamento burguês eles têm acesso por exemplo para pensarmos no mundo moderno as mais diversas editoras as publicações a circulação certo a participação em eventos que vão discutir no campo o campo dos interesses da burguesia e não no campo necessariamente dos interesses da classe trabalhadora então a classe burguesa na medida em que ela não tem o tempo para ficar produzindo o conjunto ideológico necessário ela acaba terceirizando esta tarefa e encontra no interior da sociedade aquelas individualidades que estão em sintonia com o universo burguês e que consequentemente sem serem forçados a isso Acabou
Produzindo um pensamento que atende aos interesses e as necessidades da classe burguesa Continuará e continuaram Marx e engels no interior dessa classe essa cisão pode evoluir para uma certa oposição e hostilidade entre as duas partes a qual no entanto desaparece por si mesma a cada comissão para prática em que a própria classe se vê ameaçada momento no qual se desfaz também aparência de que as ideias dominantes não seriam as ideias da classe dominante é de que elas teriam a força distinta da Força Dessa classe eles querem dizer com isso o seguinte pode acontecer no interior
da sociedade burguesa que você tenha alguns questionamentos no campo intelectual aos rumos tomados pela sociedade burguesa e por exemplo é possível que discutam se o neoliberalismo é uma alternativa ou não para a sociedade brasileira ou então é possível que se discuta e determinado momento se o keynesianismo é uma saída ou não para a sociedade brasileira Isto pode gerar por vezes um desconforto a junto aos empresários no entanto se sublimações se lutas mais radicais começaram a ser gravadas no interior da sociedade não Pagaremos a verificar que aqueles críticos dos rumos da economia cerram rapidamente fileiras com
os detentores da economia do poder material e portanto decisões podem acontecer Só que essa cisões elas não pressupõe necessariamente uma ruptura com pensamento dominante apenas questionamentos parciais a certos encaminhamentos que se verificam no âmbito da classe dominante para produzir e reproduzir as bases materiais de uma determinada sociedade a esse questionamento ele só passa a existir efetivamente quando a classe dominante se encontra em confronto com corpo teórico que se ativamente está propondo um outro projeto de sociedade daí que Marques vai colocar juntamente com lindos a existência de ideias revolucionárias numa determinada época pressupõe desejar a existência
de uma classe revolucionária a partir do momento em que o proletariado começou a entrar em cena ficou evidente que estava se configurando o outro Campo ideológico e é importante observar que a ideologia alemã está sendo escrita em um momento que o movimento operário está em ascensão na Europa consequentemente o movimento operário começa a questionar A Dominação burguesa a ideologia alemã vai ser praticamente contemporânea do e do Partido Comunista aquele famoso texto no qual Marcos está dizendo juntamente com o Windows novamente tem um fantasma Ronda a Europa o fantasma do comunismo o espectro do como isso
e contra eles se levantam todas as classes dominantes na Europa Ok prosseguindo na reflexão ambos geral pela concepção do curso da história separarmos as ideias da classe dominante da própria classe dominante e se tornarmos autônomas ou seja tornarmos estas ideias autônomas em relação a base material da sociedade EA própria classe dominante se permanecermos no plano da afirmação de que numa época domino estas Ou aquelas ideias têm que sem nos preocuparmos com as condições da produção nem com os produtores dessas ideias e se portanto desconsiderarmos os indivíduos e as condições mundiais que constitui o fundamento destas
ideias então poderemos dizer por exemplo que durante o tempo em que a aristocracia dominou dominar os conceitos de honra fidelidade etc enquanto durante o domínio da burguesia dominar os conceitos de liberdade o que ambos querem dizer o seguinte se separarmos a produção das ideias da base material que eles dão origem simplesmente cairemos no campo dos conceitos mais genéricos mais abstratos e não explicaram jamais a realidade portanto é sempre necessário explicar o pensamento conjunto de pensamentos produzidos em uma determinada época com as condições materiais de existência dessa época condições materiais que vão pro o que reproduzir
no caso da sociedade de classe os interesses da classe dominante essa concepção da história se preparar a necessariamente com fenômeno de que as ideias que dominam são cada vez mais abstratas ou seja se os alemães no caso aquele está criticando os biólogos alemães e os ideólogos alemães continuarem trabalhando com a ideia de que o pensamento é totalmente separado da vida material ou que não existe uma correlação necessária entre ambos a tendência é que eles continuaram a trabalhar no plano das grandes Abstrações das grandes generalizações que são incapazes de explicar por sua própria natureza as relações
sociais efetivamente existência as relações sociais concretas existências portanto em um determinado momento do desenvolvimento histórico e em Marx e engels observarão que toda nova classe que toma o lugar de outra classe que dominava anteriormente é obrigada para atingir seus fins apresentar seu interesse como interesse comum de todos os membros da sociedade com isto Podemos verificar por exemplo na época das revoluções burguesas a classe em ascensão que era a burguesia ela apresentou o famoso slogan da liberdade igualdade Fraternidade como sendo uma bandeira de interesse de todas as classes os índios observará em dois momentos tanto no
texto do socialismo utópico ao socialismo científico na sua parte introdutória quanto no ano a introdução na parte de todo toria do anti-duhring que Bastou a burguesia assumir o poder para que se evidenciasse que a ideia de liberdade igualdade Fraternidade era a ideia de liberdade para burguesia igualdade para a burguesia e fraternidade entre os burgueses mas aquele momento de ascensão da burguesia no qual era mais prioritário para todas as classes superarem A Dominação feudal ela conseguiu passar para o conjunto da classe trabalhadora a ideia de que aquele conjunto de pensamentos aquele conjunto de ideias efetivamente seria
colocado em marcha no interesse do conjunto da humanidade e não o s de uma única classe e a classe revolucionária por já se defrontar desde o início como uma classe surge não como classe mas sim como representante de toda a sociedade ela parece com uma massa inteira da sociedade diante da única classe dominante no caso aqui da transição da sociedade feudal para a sociedade burguesa a classe burguesa não se apresentava como uma classe também a representante de interesses particulares pelo contrário ela se apresentava como sendo a defensora dos interesses do conjunto contra a clássica tem
então dominava que era a classe dos senhores feudais ó e vai dizer Marx e engels isto é possível porque no início portanto no período de transição de um modo de produção para outro e do porque no início seu interesse ou seja o interesse da classe em ascensão realmente ainda coincide com o interesse coletivo de todas as demais classes não dominantes e porque sobre a pressão das condições até então existentes seu interesse ainda não pode se desenvolver como interesse particular de uma classe A o ou seja ela como precisa mobilizar o conjunto da sociedade para assumir
o poder ela tem que reafirmar a todo momento que aqueles interesses são os interesses Gerais mas tão logo é uma determinada classe no caso da burguesia por exemplo na transição da sociedade feudal para a sociedade sociedade burguesa quando a burguesia ela toma as rédeas do poder político era faz o movimento inverso ela tem que por todos os meios reprimir o proletariado a fim de consolidar o seu poder de Classe A partir deste momento ela não pode mais se apresentar como sendo a defensora dos interesses gerais da sociedade ela vai tentar a todo momento fazer isso
mas a todo momento também ela vai se confrontar com questionamento a respeito desses princípios uma vez que a exploração é tão evidente que vai demonstrar pelo em grande parte da classe trabalhadora que existem relações de dominação e que portanto a relação de assalariamento Contém uma relação de exploração e não de igualdade em geral Mark Andrews cada nova Classe instaura A sua dominação somente sobre uma base mais Ampla do que a da classe que dominava até então enquanto posteriormente a oposição das classes não dominantes contra a classe então dominante torna-se cada vez mais aguda e mais
profunda aqui ele está apontando para dois elementos primeiro a tendência da sociedade burguesa é se expandir uma vez que a sociedade burguesa precisa expandir as relações comerciais importante a venda de mercadorias consequentemente a tendência é que você tenha uma expansão do domínio burguês sobre a sociedade mas na medida em que a burguesia não pode viver sem produzir ao mesmo tempo proletariado isso significa não conflito de classe também tende a se generalizar da mesma maneira que se expande a burguesia se e o proletariado portanto se expande o conjunto da classe trabalhadora sempre lembrando que nem toda
a classe trabalhadora é planetária estamos aqui simplificando um pouco dentro do dos argumentos levantados por Marx está falando fundamentalmente do proletariado e que nós estamos chamando aqui uma maneira mais Ampla né dê a classe trabalhadora por meio dessas duas coisas estabelece-se a condição de que a luta a ser travada contra essa nova classe dominante Deva propor-se Em contrapartida a uma negação mais quiser luta e mais radical das condições até então existentes do que a que puderam fazer todas as classes anteriores e aspiravam a dominação aqui Marcos começa a mostrar a particularidade que deveria nortear a
luta do proletariado ele teria de travar uma luta muito mais o poder burguês no entanto a luta do proletariado ela tem uma particularidade a finalidade não seria você superar a sociedade burguesa para instaurar uma nova dominação de classe e sim superar a sociedade burguesa para instaurar uma sociedade de homens iguais iguais o sentido não de que todos vão ser formatados como um modelinho e sem iguais no sentido de que a todos estaria aberta a possibilidade de se apropriar das riquezas sociais produzidas pela humanidade portanto todos teriam as condições para expandir as suas potencialidades humanas que
exatamente o contrário do que acontece na sociedade burguesa onde apenas uma parte dela desfruta enquanto a grande maioria padece na miséria é uma vez que as ideias dominantes são separadas dos indivíduos dominantes e sobretudo das gravações que nascem de um dado estágio do modo de produção e que disto resulta o fato de que na história as idéias sempre dominam é muito fácil abstrair dessas diferentes ideias a ideia etc ou seja na medida que vocês e para as ideias da vida material Você tem toda a flexibilidade para construir o conjunto de ideias que é o que
acontece muito hoje na sociologia contemporânea que ao abandonar fundamentalmente a discussão das classes sociais enveredou para ideias totalmente abstratas genéricas e que muitas vezes tangenciam muito mais com a psicologia do que com a própria sociologia se encaminhando A reflexão e a respeito das ideias dominantes EA classe dominante Marcos e índios vão dizer os filósofos os pensadores como Tais sempre dominaram na história ou seja sempre se atribuiu um grande peso aos produtores de ideias na medida em que estas ideias legitimavam as relações sociais existentes em todo o truque consiste em demonstrar a supremacia do Espírito portanto
da consciência das ideias na história reduce Aos três seguintes as fotos o primeiro e deve-se separar os esforços que foram desenvolvidos né não se o Marcos e o ônibus estão defendendo e previa-se separada as ideias dos dominantes que dominam por razões empíricas sobre condições empíricas e como indivíduos materiais desses próprios dominantes e reconhecer com isso A Dominação das idéias ou das ilusões da história portanto ao separar o que é o campo da produção e o campo das ideias o que se teve foi um conjunto de ideias de pensamentos totalmente Descolados da vida real o encaminhamento
que se seguia também jogava muito peso no sentido de colocar uma ordem nessa dominação das ideias demonstrando uma conexão Mística entre as ideias sucessivamente dominantes ou seja trocava se o campo das ideias mas se não se chegava a explicar as relações de dominação existentes no interior da sociedade e por fim a fim de eliminar aparência Mística desse conceito que se alto determina ou seja das ideias Se alimentavam assim mesma totalmente descoladas da realidade desenvolveu-se desenvolveu-se uma pessoa auto consciência ou seja determinado momento passou se atribuir a certas figuras o papel de autoconsciência da história seria
como é você pegar Napoleão e jogar em Napoleão toda a possibilidade da transformação histórica considerando Napoleão como o portador da Razão da civilizatória naquele momento em que ele estava dominando a Europa a ou ir ao Marx e o Windows a respeito desta auto consciência atribuir a uma série de pessoas o atributo de representantes do conceito na história portanto atribuir a determinados pensadores a responsabilidade por compreender a dinâmica da história e consequentemente serem os responsáveis pelos rumos tomados e tomados pela história o que o Max em Deus estarão demonstrando é que ideias são fundamentais mas as
ideias são fundamentais quando elas fundamental quando elas se transformam em ação e através desta ação transformam efetivamente a realidade porque se as ideias são produzidas apenas com o intuito de alimentar em novas ideias e sem ter uma intervenção prática na realidade essas idéias elas estão apenas presas em si mesmas elas estão enclausurados no campo da generalidade elas estão enclausurados em um âmbito que não vai produzir transformação nenhuma na vida social É lógico que poderia se perguntar neste momento o que acontece com o proletariado quando ele domina caso ele venha a dominar a vida social portanto
superar a sociedade burguesa isto quer dizer que ao se tornar classe dominante ele acabaria sedimentando novas formas de dominação A reflexão do Marcos vai caminhar em outro sentido para ele uma revolução portátil do proletariado só teria sentido se este proletariado estivesse efetivamente embuído da necessidade de superar todas as formas de dominação de classe tão logo retirasse a burguesia do controle da vida material Marques vai ter uma observação fundamental sobre isso não texto chamado a sagrada família quando ele diz que para ele e para induz o proletariado não é uma categoria sacrossanta da história ou seja
não é por ser proletariado e necessariamente você vai ter a revolução desembocando nos caminhos pretendidos existe uma complexidade no interior da história que pode fazer com que tem de ter o processo de bolsonaro se desvie das suas finalidades iniciais Este é um problema que atravessa a obra marxiana mais para os quais tanto Marcos e ainda deram apenas algumas indicações bastante Gerais mas é fundamental que se Observe aqui que para eles a finalidade de uma resolução que superasse a sociedade burguesa não era de restabelecer novas formas de dominação de classe e sim Conduzir à superação de
todo o ordenamento que estivesse ancorado em relações de exploração em relações de dominação importante em relações de sucateamento do gênero humano e é isso por hoje espero que tenha ficado que tenha ficado mais claro essa passagem encaminhe suas considerações para que nós possamos continuar o nosso trabalho em defesa da sociologia até a próxima