Olá, aqui é o Matheus Santana do Zona de Progresso e esse vídeo será baseado nos ensinamentos do autor e empresário Vishen Lakhiani, então, bora começar. Nas palavras dele. .
. Atualmente, cerca de 95% da humanidade se encontra no Nível 1. E há algumas características peculiares sobre esse nível.
Para começar, é preciso entender que o Nível 1 foi completamente construído por nossos antepassados, e por incrível que pareça, nós fomos treinados por eles a seguir com a manutenção desse nível. Por exemplo, se você acredita genuinamente na sua religião, você está no Nível 1. Se você segue a rotina padrão das nove às cinco, ou se deposita sua confiança nas corporações, você também é parte do Nível 1.
Até mesmo se você se identifica com a prática de mindfulness, você ainda é classificado como Nível 1. Entretanto, é importante dizer que não existe uma conotação negativa ou positiva associada a este nível. O nível 1 não se trata de julgamento.
Se trata apenas de uma maneira de entender que estamos vivendo em um mundo regido por construtos mentais. Mas também existem alguns problemas quando estamos no nível 1. É o que chamamos de "Estágio de vítima".
Vamos lá, estamos vivendo em um mundo repleto de invenções incríveis, mas, muitas vezes, esquecemos que temos o poder de consertar e remodelar o mundo de acordo com nossos interesses. No entanto, em vez de sairmos por aí buscando ativamente mudar o mundo de acordo com nossas vontades, muitas pessoas optam por reagir como vítimas — e acredite, a maioria das pessoas vive dessa forma ou prefere viver assim. Elas se sentem impotentes diante da imensidão deste planeta com quase 8 bilhões de pessoas, e diante de tantas coisas acontecendo simultaneamente, o tempo todo.
Então, chega um momento em que você começa a despertar para algumas coisas. E quando isso acontece, é comum alcançar o que chamamos de "Nível 2". Esse nível é conhecido como o "Estado do Hacker Cultural".
Nele, você começa a se questionar sobre a cultura. Mas você pode se perguntar: o que é cultura afinal de contas? A cultura é a soma de todas as crenças humanas, todos os rituais e práticas ao longo da história da humanidade.
É como se fosse uma grande coleção de tudo o que os seres humanos acreditaram e fizeram. Mas cultura não se resume apenas a religião. A cultura se trata daqueles ideais que estão enraizados na nossa sociedade, por exemplo: a necessidade de obter um diploma universitário para conseguir ser bem-sucedido, fazer carreira em uma empresa, ou perseguir um objetivo como empreendedor.
Tudo isso são conceitos cognitivos que se originam na cultura. O problema é que, quando você chega no nível 2, você percebe que a cultura é uma "verdade absoluta" que você consegue hackear, dobrar e moldar da forma que você quiser, de acordo com seus próprios desejos e conceitos. É como o próprio Steve Jobs falava, "você percebe que todas as coisas que existem ao seu redor foram criadas por pessoas que não são mais inteligentes do que você".
Isso significa que você também tem a capacidade de mudar o mundo. E quando você conseguir fazer isso, como Jobs disse, você nunca mais será o mesmo. Essa citação de Jobs é muito relevante para explicar o nível 2, que como disse, é conhecido como o "Estado do Hacker Cultural".
Além disso, quando você alcança esse nível, outra coisa começa a acontecer: você começa a questionar as coisas, o que é algo muito incomum, pois a maioria das pessoas simplesmente aceita as coisas sem questionar. Quando éramos crianças, costumávamos perguntar e questionar tudo. "Por que isso?
" "Por que aquilo? " No entanto, muitas vezes, os nossos pais nos respondiam de forma brusca, dizendo apenas "Porque sim" ou "Porque não", desencorajando nossa curiosidade na infância. Mas se você ainda está aqui, me ouvindo ou assistindo a este vídeo e questionando as coisas, parabéns!
Porque provavelmente você já está chegando ao nível 2. Mas o nível 2 não é só sobre questionamento. Nesse nível, você não apenas questiona a cultura, como também começa a perceber que o mundo ao seu redor é flexível.
Por exemplo, se você não gosta de trabalhar das 8h da manhã às 6h da tarde, não tem problema! Você pode se tornar um empreendedor e ter um negócio com horários mais flexíveis, ou procurar um emprego que ofereça um horário mais adequado às suas preferências. Com isso, você finalmente entende que nada é imutável!
Se você não se sente confortável com a ideia de casamento tradicional, isso também não é um problema, pois você pode se relacionar com alguém que compartilhe da mesma visão de relacionamento amoroso que você. E se a ideia de estudar por 4 a 5 anos para obter um diploma universitário não te agrada, não precisa se preocupar, pois você pode optar por abrir o seu próprio negócio e seguir um caminho diferente. Enfim, são muitas opções, e nesse nível, você começa a questionar as convenções culturais, e é nesse momento que você terá o seguinte insight: as coisas podem acontecer com você ou você pode ser o responsável por fazê-las acontecerem para você, através das suas ações.
Quando você percebe que tem total controle sobre sua vida e que é capaz de remodelar a realidade, você finalmente chega no nível 2, que é basicamente onde suas crenças podem ser modificadas e moldadas de acordo com suas necessidades. Agora, é importante lembrar que a cultura nada mais é do que um conjunto de crenças e rituais. Em outras palavras, quando você percebe que as crenças não definem quem você é, que elas não têm controle sobre você e que podem ser substituídas por outras crenças mais poderosas, você começa a compreender o significado da frase: "As coisas podem acontecer com você, ou então você pode fazer com que as coisas aconteçam para você, a partir de suas ações.
" Você tem o poder de transformar sua vida por meio do processo de hackear crenças, preenchendo sua mente com crenças que te fortalecem, e que não necessariamente são aquelas transmitidas por seus pais, pela escola em que você estudou, por sua religião ou cultura. Você começa a entender a diferença entre uma regra válida e uma regra sem sentido, e percebe que vivemos em um mundo cheio de regras sem sentido, as quais podemos sim, questionar e ignorar. A ideia de que seus próprios pensamentos podem criar sua realidade não é somente uma declaração mística baseada na Lei da Atração.
Se você realmente acredita nessa lei, tudo bem, é uma crença válida. No entanto, você também pode questionar e literalmente mudar sua realidade, porque você tem a capacidade de questionar todo o plano cognitivo. Veja bem, a maior parte do mundo em que vivemos hoje é composta por ideias que podem até estar desatualizadas, mas ainda as usamos em nosso dia a dia.
Agora, você pode descartar essas ideias ultrapassadas e substituí-las por ideias novas. No Nível 2, o hacker cultural começa a se desenvolver rapidamente dentro de você. Quando você chega ao Nível 2, percebe que o mundo está totalmente sob seu controle e que você pode questioná-lo.
Um ensinamento muito importante que aprendi com Michael Beckwith e que gostaria de compartilhar com vocês é a diferença entre Satori e Kensho. De acordo com o Michael há duas maneiras diferentes de crescer. 1ª: Você pode crescer por meio de momentos de Satori, que são momentos de despertar repentino.
Por exemplo, durante a meditação, você pode ter uma sensação de conexão com o mundo inteiro de repente. No entanto, esses momentos de Satori são raros. Eles são, de fato, despertares poderosos, mas ocorrem com pouca frequência.
E é por isso que a maioria das pessoas cresce por meio do Kensho. O Kensho é o crescimento através da dor. Por exemplo, quando alguém termina um relacionamento com você e parte seu coração, é uma experiência muito dolorosa, é claro, mas você aprende com isso e se torna mais resiliente, ou seja, você aprende a se amar mais, aprende a ter relacionamentos mais saudáveis, e embora você saia machucado, você também cresce por meio do Kensho e aprende a cuidar melhor de si mesmo.
Outro exemplo é quando você perde seu negócio e boom! O Kensho chega até você. Você sofre, é claro, mas também aprende a investir em seu crescimento, adquire novas habilidades comerciais, planeja melhor e tem maiores chances de acertar ao investir num novo negócio.
Tanto o Satori quanto o Kensho são maneiras incríveis de crescer. No entanto, quando você realmente compreende a ideia do Kensho, ou seja, que você cresce toda vez que enfrenta a dor, isso muda a maneira como você lida com decepções e sofrimentos. Por exemplo, comigo é assim: toda vez que sinto dor em alguma situação, eu grito e fico chateado, mas sei que é apenas uma maneira momentânea de lidar com isso e que haverá um grande aprendizado no futuro.
O Kensho é uma crença incrível de se ter, pois é a forma como o universo nos belisca e nos direciona para o caminho certo. Mas também temos o Satori, que como já foi dito, é uma ótima forma de crescer também, mas é mais rara de acontecer. Conforme você atravessa as crenças de Kensho e Satori, você começa a questionar tudo sobre o mundo e sobre as crenças mais arraigadas na sociedade.
E é nesse momento que você finalmente alcança o nível 3. No nível 3, você deixa de ficar obcecado por metas, mesmo as grandes metas que a sociedade nos diz para sempre buscar. Com isso, em vez de se concentrar nessas metas, você começa a se dedicar a um propósito maior, e ai, você entra no que chamo de "estado ilimitado".
Nesse ponto, percebemos que a inspiração leva à intenção. Em um certo nível de despertar, você vai notar que está conectado e em sintonia. Você não está mais separado da força vital, do universo, de Deus, ou qualquer que seja o nome que você dê a esse propósito maior.
Você está alinhado com ele. E graças a essa conexão, você passa a receber inspirações de cima, que vêm desse ser maior. E essas inspirações são aquelas que impulsionam suas intenções.
Por exemplo, você acha que teve a ideia de escrever aquele livro, de abrir aquela empresa, ou de servir aquela causa, tudo sozinho? Não. Alguém estava falando sobre isso com você e plantou isso na sua cabeça.
E você pode chamar isso de força vital, de universo, ou como quiser, mas fato é que você foi escolhido e intencionado com essa determinada inspiração. E o seu trabalho é simplesmente aceitar o recebimento dessa inspiração e colocar a mão na massa. Quando pensamos em objetivos, estar no nível 3 faz muita diferença se comparado a quem está nos níveis inferiores.
Por exemplo, a grande maioria das pessoas estabelece metas e, em seguida, já dispara loucamente em direção a essas metas. Elas decidem que vão fazer isso, que vão fazer aquilo, e que dessa forma vão chegar aos seus objetivos. Porém, quando você está no nível 3, você não pensa mais apenas em um objetivo e dispara em direção a ele — afinal, e se a pessoa que estiver com você na hora não for a pessoa certa para te ajudar neste determinado objetivo?
Ou então, e se a empresa que você deseja trabalhar não for aquela onde você vai encontrar a sua futura alma gêmea, ou o seu futuro parceiro de negócios? Existem muitas possibilidades para dar errado. No nível 3, você adota uma perspectiva mais ampla.
Em vez de focar em um único objetivo, você se conecta com a inspiração que recebeu e permite que ela guie suas ações. Você compreende que o caminho para o sucesso pode ser repleto de oportunidades inesperadas e encontros surpreendentes. Em vez de se prender rigidamente a um plano, você se abre para seguir o fluxo da vida e aproveitar as sincronicidade que surge no seu caminho.
Então, quando você alcança o nível 3, algo muito poderoso acontece: suas intenções são guiadas por inspirações e intuições. Isso é uma crença incrível que tem sido desenvolvida recentemente. Quando uma inspiração surge em sua mente, não importa o que as outras pessoas pensem, não importa o quão maluco ou impossível isso possa parecer, você vai querer prestar atenção.
E se você estiver no nível 3, você vai querer começar a agir em direção a esse objetivo. E quando você faz isso, sua vida começa a mudar. É nesse momento que você realmente começa a viver uma vida com propósito.
Claro, a alegria e o prazer são maravilhosos, e você pode encontrá-los em diversas coisas, como através do álcool ou do cigarro por exemplo. No entanto, a verdadeira felicidade, a felicidade profunda, está na realização continua do seu propósito. E nada, absolutamente nada, pode te proporcionar tanta felicidade e satisfação como viver uma vida com propósito.
O proposito é algo que foi projetado para impulsionar a raça humana. Aliás, uma das minhas citações favoritas é essa: "Pequenos empresários trabalham pelo dinheiro, já os grandes e verdadeiros empresários trabalham para impulsionar a humanidade. " Quando você chega a esse ponto e ouve a inspiração, significa que o universo te escolheu e que você está pronto para começar a agir.
Portanto, quando você estiver no nível 3, se abra para as inspirações que surgem em sua vida. Esteja disposto a seguir essas ideias, mesmo que pareçam loucas ou impossíveis. Lembre-se de que a verdadeira felicidade está na busca e na realização do seu propósito.
Você foi escolhido para desempenhar um papel importante no avanço da humanidade. Então, não hesite em agir quando a inspiração chegar até você. Está na hora de começar a fazer a diferença!